Vous êtes sur la page 1sur 15

ARRANJOS DE SUBESTAES I.

INTRODUO As subestaes so definidas pela NBR 5460/1981, Terminologia de Sistemas Eltricos de Potncia, como: - " Parte de um sistema de potncia, concentrada em um dado local, compreendendo primordialmente as extremidades de linhas de transmisso e/ou distribuio, com os respectivos dispositivos de manobra, controle e proteo, incluindo as obras civis e estruturas de montagem, podendo incluir tambm transformadores, equipamentos conversores e/ou outros equipamentos ". Uma definio mais simples relacionada com a sua finalidade : - " Um conjunto de equipamentos com a finalidade de manobrar, e/ou transformar, e/ou regular a tenso eltrica ". Uma subestao dever atender ao operador do sistema eltrico de potncia, que de conduzir das fontes geradoras at o usurio, a energia eltrica que ele necessita. Para esta finalidade ela dever ento permitir em conjunto ou isoladamente realizar: Manobras: Conexes ou desconexes de parte do sistema eltrico, ao restante do mesmo, para orientar o fluxo da energia eltrica ou isolar partes defeituosas, garantindo assim a segurana do sistema; Transformao: Mudanas dos nveis de tenso para adequ-los ao sistema de transmisso ou distribuio; Regulao: dentro de faixas admissveis, de cada nvel de tenso eltrica do sistema. Assim, uma subestao que realize estas trs funes ser constituda de chaves seccionadoras, disjuntores, transformadores de fora e dispositivos de controle de tenso, tais como transformadores reguladores ou controladores de reativos (bancos de capacitores/condensadores sncronos ou controladores estticos a tiristores). A segurana do sistema ser garantida atravs da instalao nas subestaes de dispositivos automticos que agindo atravs dos disjuntores permitiro isolar as partes defeituosas e orientar o fluxo de energia sobre circuitos alternativos.

Estes dispositivos realizaro tambm a proteo da prpria subestao. Portanto, uma quarta funo, a de autoproteo, tambm deve ser considerada, embora no ligada s finalidades das subestaes. Para realizao da autoproteo, alm de dispositivos automticos que atuam ao se caracterizar a existncia de uma falha, outros elementos passivos so necessrios. Estes elementos so por exemplo: um bom projeto eltrico com adequada disposio de equipamentos e espaamentos, adequada coordenao de isolamento e equipamentos que visam reduzir as solicitaes a nveis razoveis, tais como: pra-raios e reatncias em derivao.

II. GENERALIDADES Dentro da definio que se deu para subestao, os exemplos mais simples corresponderiam a uma chave seccionadora no meio de uma linha de transmisso ou um transformador na extremidade de uma linha. medida que aumentam as exigncias feitas subestao, ela evolui e torna-se mais complexa. Alm dos equipamentos necessrios, que dependem do grau de proteo que se deseja para a subestao e das solicitaes que o sistema impe, requisitos especiais sero necessrios para atendimento da flexibilidade e segurana operativa. Na existncia de mais de dois circuitos, ser normal a existncia de uma barra para sua interligao. Com o aumento do nmero de circuitos, as instalaes se tornaro mais complexas; porm, se os examinarmos atentamente, verifica-se que limitada a possibilidade de escolha da forma de realizar as conexes eltricas entre os vrios circuitos. A disposio eltrica relativa dos barramentos de uma subestao, entre si e em relao aos dispositivos de manobra dos circuitos, o que se define como arranjo de barramentos. A ligao eltrica s possvel atravs da ligao fsica, mesmo quando se utilizam equipamentos que proporcionem uma isolao galvnica entre circuitos. As possibilidades de realizao dos arranjos fsicos so, entretanto, muito mais amplas. Existe uma bibliografia diversa, em geral emitida por profissionais de empresas, sobre a escolha de arranjo de barramentos. O comum a toda esta bibliografia que no existe arranjo ideal, mas um arranjo adequado a cada caso, e que os arranjos utilizados em cada pas esto muito ligados a sua tradio, aos seus sistemas eltricos e a consideraes econmicas.

Para os arranjos fsicos, embora existam fatores similares aos dos arranjos de barramentos, pode se dizer que a escolha recai sempre sobre a soluo econmica. O que se vai apresentar a seguir so critrios para auxlio na escolha dos arranjos e em seguida alguns exemplos ilustrativos. Os critrios se aplicam indistintamente a subestaes de usinas, subestaes seccionadoras ou subestaes de distribuio. A grande diferena estar na ponderao que se dar a cada um deles.

lll. ARRANJOS DE BARRAMENTOS lll.1. CRITRIOS TCNICOS Sendo as subestaes elementos do sistema eltrico, com funo conforme apresentado no item l, podem ser estabelecidos critrios relacionados s mesmas, para escolha de arranjos de barramentos. Estes critrios ou requisitos a serem atendidos pelos arranjos de barramentos so os seguintes: - Segurana do Sistema Eltrico; - Flexibilidade Operativa; - Condies para limitao do nvel de curto-circuito; - Simplicidade do sistema de proteo. A importncia de cada um dos requisitos variar de caso para caso, e depender essencialmente do papel a ser desempenhado pela subestao dentro do sistema eltrico. Alguns critrios adicionais tambm devem ser considerados, embora no diretamente relacionados com os propsitos das subestaes. So eles: - Facilidades de manuteno; - Facilidades de expanso. Apresentaremos a seguir comentrios sobre os critrios citados e em seguida analisaremos os arranjos das figuras 1 e 2 luz destes mesmos critrios.

III.1.1 SEGURANA DO SISTEMA ELTRICO No planejamento de um sistema eltrico fundamental a definio de requisitos a serem atendidos pelas subestaes para que a segurana do sistema seja, obtida. Estes requisitos devero certamente considerar que nenhuma subestao ser totalmente confivel. O arranjo ideal seria aquele que para qualquer falha interna resultasse sempre na possibilidade de eliminao da mesma sem perda da interligao do sistema eltrico, e para qualquer falha no sistema eltrico apenas e exclusivamente o elemento afetado seria isolado. Isto impossvel de ser alcanado, porm pode se chegar prximo. Considerando este conceito pode-se dizer que do ponto de vista da falha externa os arranjos mais adequados seriam aqueles que tm disjuntores distintos para cada circuito e para falhas internas aqueles que tm duplicao das possibilidades de interligao dos circuitos. Um arranjo que praticamente satisfaz estas condies o arranjo chamado de disjuntor duplo e barra dupla. Neste arranjo so duplicadas as possibilidades de interligao dos circuitos e cada circuito tem disjuntores distintos para sua isolao, porm, sendo necessrio a abertura de dois disjuntores, a probabilidade de no ser bem sucedido na isolao da falha externa maior.

III.1. 2 FLEXIBILIDADE OPERATIVA Flexibilidade operativa significa poder repartir as cargas ativas e reativas de acordo com as necessidades do sistema. Assim, deve ser possvel agrupar os circuitos para se obter as melhores condies de regulao, tanto em condies de operao normal quanto em condies de emergncia. Nestas condies os arranjos com barramentos mltiplos, nestes incluindo-se arranjos tipo disjuntor e meio, disjuntor e um tero e duplo disjuntor, so superiores aos arranjos em anis. Deve-se notar que a flexibilidade operativa desejada estar intimamente ligada estrutura do sistema eltrico planejado. Alguns aspectos de ordem prtica tambm devem ser considerados. Assim alguns arranjos so de difcil visualizao pelo operador, em outros a transferncia de cargas exige grande nmero de manobras e outros, quando de rejeies de carga, exigem nmero maior ainda de manobras, pois as mesmas devem ser realizadas em seqncias bem definidas.

Deve-se ainda considerar que, quando se est fazendo uso da flexibilidade pode-se tambm estar reduzindo a segurana operativa. Um exemplo disto so os arranjos em anel ou tipo um e meio disjuntor onde, para obteno da segurana deve-se operar com todos disjuntores fechados. Entretanto quando se faz uso da flexibilidade, parte dos disjuntores estaro abertos.

III.1.3 LIMITAO DO NVEL DE CURTO-CIRCUITO Sendo a vida til de uma subestao de pelo menos 25 anos, e considerando que no planejamento de um sistema eltrico nem sempre possvel prever sua estrutura para prazos superiores a 10 ou 15 anos, provvel que em algumas subestaes os nveis de curto-circuito superem aps um determinado perodo de operao os nveis considerados no projeto. Um aspecto, portanto a ser levado em conta na escolha do arranjo de barramento, seria a possibilidade de atravs de seccionamento do mesmo manter o nvel de curto-circuito no local dentro da capacidade dos equipamentos. Este aspecto deve ser examinado com ateno, pois em alguns casos se poder de incio prever qual, o mximo curto-circuito ao longo de toda a vida, no necessitando nenhuma precauo especial. Em outros casos, porm no sendo possvel previses, os investimentos iniciais para atendimento de qualquer evoluo futura podem tornar a instalao no econmica.

III.1.4 SIMPLICIDADE DO SISTEMA DE PROTEO Um sistema de proteo simples fundamental para o bom funcionamento da instalao e sua simplicidade proporcional a dos arranjos de barramentos. Sistemas de proteo complexos implicam em maiores possibilidades de falhas. Sistemas que necessitam da manobra de apenas um disjuntor para isolar os elementos com defeito so preferveis sobre os que necessitam da manobra de dois ou trs disjuntores. Arranjos de barramentos com mltiplas barras, quando se pretende sua plena utilizao, resulta em sistema de intertravamentos complexos que pode comprometer o bom funcionamento da instalao. Sistemas nos quais cada disjuntor pode pertencer a mais de uma zona de proteo tambm so mais complexos.

fundamental, portanto, na escolha de um arranjo de barramentos que se avalie corretamente os benefcios que uma soluo complexa com grande flexibilidade operativa pode trazer, comparado a complexidade inerente ao seu sistema de proteo. Na medida em que adotam sistemas automticos de restabelecimento de servio (religamento etc...) mais importante se torna a simplicidade do arranjo.

III.1.5 FACILIDADES DE MANUTENO Considerando que uma subestao no livre de manuteno isto deve ser levado em conta na escolha do arranjo de barramentos. O que, durante a manuteno, ficar fora de servio, por quanto tempo e como isto afeta a segurana do sistema devem ser os aspectos a examinar. Estas consideraes podem levar a solues com equipamentos ou circuitos duplicados ou solues com equipamentos facilmente substituveis na medida em que o consumidor possa suportar pequenas interrupes.

III.1.6 FACILIDADES DE EXPANSO Uma expanso de uma subestao ao longo de sua vida til bastante provvel. Sempre que a expanso corresponde adio de novas sees similares s existentes ela ser relativamente simples. Expanses que resultem na mudana do arranjo inicial, seja pela incluso de novos barramentos seja por qualquer outra modificao, so sempre muito complexas. Quando uma subestao planejada e se sabe que ela dever se transformar, por exemplo, de subestao de distribuio em subestao de seccionamento, torna-se necessria uma avaliao precisa da situao, pois poder ser mais adequado constru-la diretamente em seu arranjo final apesar dos investimentos iniciais superiores. A expanso da subestao, uma vez considerada em seu projeto, ser ento sempre relativamente simples, trazendo apenas problemas devido s interrupes de servio ou condies de operao no timas durante a realizao da mesma.

III.2 ARRANJOS DE BARRAMENTOS Nas figuras 1 e 2 so exemplificados diversos arranjos tpicos. Os arranjos da figura 1 se caracterizam pelo uso de barramentos para interligao entre circuitos e o uso de um, disjuntor por circuito.

Os arranjos da figura 2 se caracterizam pelo uso de disjuntores para interligao entre circuitos e eventualmente de barras e o uso de mais um disjuntor por circuito. Destes so bastante utilizados no Brasil os seguintes:

a) barra principal e barra de transferncia; b) barra dupla com by-pass; c) barra dupla com barra de transferncia; d) disjuntor e meio; e) anel duplo ou interligado.

Os arranjos com conexes por barramentos so utilizados principalmente em subestaes at 230 kV e aqueles com conexes por disjuntores em subestaes de 345 kV e acima. As consideraes que se faro a seguir sobre os diversos arranjos so qualitativas e como tal tm uma parcela de subjetividade. A filosofia de projeto, operao e manuteno de cada empresa concessionria podero resultar eventualmente em preferncias para este ou outro arranjo, porm, acreditamos que a essncia, luz dos critrios estabelecidos no se alterar. Pode-se afirmar que no existe um mtodo quantitativo que por si s possa indicar o arranjo ideal, mas a anlise da confiabilidade do conjunto, com a anlise qualitativa, certamente nos permitiro uma escolha mais precisa.

III.2.1 ANLISE QUALITATIVA

Os arranjos de barra simples (Fig. 1.1, 1.2 e 1.3) no oferecem nenhuma segurana para o sistema pois implicam na perda total da instalao para defeitos internos. Com o barramento seccionado possvel o restabelecimento parcial. Quando da manuteno das barras ou seccionadoras ligadas s barras tambm h perda total da instalao. Por outro lado as protees e intertravamentos so simples.

Os arranjos com barras mltiplas (fig. 1.4, 1.5 ,1.6 e 1.7) podem oferecer maior segurana para o sistema, em funo dos dispositivos de proteo adotados e da forma de operar as subestaes. Quando utilizadas as chamadas protees de barras possvel a perda de apenas parte dos circuitos e mesmo assim apenas durante o espao de tempo necessrio transferncia de barra.

Os sistemas de proteo so em conseqncia mais complexos, bem como os intertravamentos. As condies oferecidas para manuteno, entretanto so bastante superiores especialmente quando se dispe de barra de transferncia ou seccionador de "by-pass". Tambm as possibilidades de distribuio das cargas e limitao de curtocircuito so muito boas. Os arranjos em anel simples (fig.2.1 e 2.2) so superiores aos arranjos com barra simples e tm algumas vantagens sobre os arranjos com barra dupla.

Nos arranjos em anel possvel a manuteno de qualquer disjuntor sem perda de circuitos e a falta na barra causa a perda de apenas um circuito. Entretanto, com um disjuntor fora de servio, o anel aberto e a sada de qualquer novo circuito implica na separao do anel em duas partes o que pode-resultar em problemas para atendimento da carga ou a estabilidade do sistema. Assim os arranjos em anel so limitados aos casos onde se tem o mesmo nmero de entrada e sadas e as mesmas podem ser dispostas alternadamente. Outra desvantagem corresponde capacidade nominal dos aparelhos do barramento que devem ser todas iguais mxima corrente que pode circular na barra. O arranjo em anel duplo ou modificado (fig.2.3) elimina algumas das desvantagens do anel simples, porm passa a ser necessrio o desligamento de 3 (trs) disjuntores, na maioria dos casos para eliminao de falta em circuito, o que aumenta a probabilidade de insucesso.

Os arranjos tipo disjuntor duplo e barra dupla, disjuntor e meio e disjuntor.e um tero (fig. 2.4, 2.5 e 2.6) so arranjos que oferecem a maior segurana, na ordem em que foram apresentados. De forma geral combinam as vantagens dos arranjos em anel com a dos arranjos com dupla barra. Sob alguns aspectos o arranjo disjuntor e meio pode ser superior ao arranjo disjuntor duplo e barra dupla particularmente quando o nmero de circuitos elevado. A proteo do disjuntor e meio porm mais complexa que a do disjuntor duplo. Eventualmente problemas podem tambm existir com as capacidades nominais dos equipamentos.

Na tabela 1 apresentamos uma comparao entre os arranjos mais significativos. Nesta comparao so consideradas as melhores possibilidades de cada arranjo. Evidentemente para cada arranjo bsico existem variantes que podem alterar um pouco as condies de segurana, flexibilidade, etc. Estas variantes so obtidas com diferentes tipos ou quantidades de equipamentos, complexidade da proteo e tambm dos arranjos fsicos. A complexidade da proteo est ligada essencialmente aos sistemas de proteo contra faltas nos barramentos ou aos casos onde existam disjuntores que pertencem a mais de um circuito.

III.2.2 CONFIABILIDADE No se pretende aqui esgotar o assunto confiabilidade aplicada a arranjos de barramentos, pois o mesmo extenso, e principalmente porque a confiabilidade sozinha no capaz de resolver o problema de escolha de arranjo. O que se pretende orientar sobre a aplicao da confiabilidade na escolha de arranjos, indicando alguns aspectos que consideramos importantes. A confiabilidade de uma subestao pode ser definida como a probabilidade dela atender seus propsitos por um intervalo de tempo definido sob condies de operao definidas. Dois aspectos desta definio devem ser salientados, o atendimento dos propsitos e as condies de operao. O primeiro significa investigar detalhadamente as formas de falha dos componentes ou do conjunto uma vez que falha pode no se traduzir numa interrupo no fornecimento, mas apenas em tenso no satisfatria. 0 segundo leva em conta que as taxas de falha dos componentes podem variar com as condies de operao: por exemplo, em perodos de tempestades as taxas aumentam consideravelmente. Na anlise dos arranjos de barramentos os componentes sero os disjuntores, seccionadoras, barramentos, etc., e as condies de operao sero as normais admitindo-se tambm que nenhum componente tenha atingido o fim de sua vida til. Sero necessrias tambm as taxas de falha e de reparao dos diversos componentes, e normalmente so consideradas constantes uma vez que se admite a existncia de manuteno preventiva. Ser necessria, ento a escolha de um modelo matemtico e de mtodo adequado para avaliar o modelo matemtico.

importante que se tenha em vista a redundncia existente no arranjo para evitar concluses errneas. Para exemplificar apresentaremos alguns dados extrados de um trabalho apresentado no SC 23 da CIGR. Nestes casos no foram consideradas reparaes ou manutenes e considerou-se apenas o suprimento de energia ao consumidor. Exclui-se tambm o transformador visto que, pela sua relativa alta taxa de falha e independente do arranjo, ele poderia alterar os resultados. As taxas de falhas adotadas foram respectivamente:

Barramentos A, B Seccionadoras K Disjuntor S

0.9/100 anos 0.5/100 anos 3.5/100 anos

A figura 3 mostra os arranjos considerados e os respectivos diagramas de blocos. Os resultados para a situao aps 5 anos de servios, calculados utilizando programa computacional so apresentados no quadro abaixo.

Arranjo Barra simples fig. 3.1 Barra dupla fig. 3.2 Anel fig. 3.3 Disjuntor e meio fig.3.4

Confiabilidade R 0,77 0,83 0,92 0,941

Taxa de Falha 1/100anos 4,99 3,57 1,44 1,16

Os clculos de confiabilidade permitem notar que em alguns casos a maior quantidade de equipamentos, a longo prazo pode representar uma menor confiabilidade de um determinado arranjo. Os clculos de confiabilidade permitem tambm avaliar a influncia de taxa de falha dos equipamentos sobre o conjunto. A maior dificuldade para realizao dos clculos de confiabilidade est nos dados estatsticos necessrios ou nmeros de falhas ocorridas, tempos de indisponibilidade, tempo de reparao, tempos de manuteno, etc. Estes devero ser muito bem definidos e dependero de cada empresa, seus hbitos. O uso de dados de outros, regra geral levar a resultados no satisfatrios.

Vous aimerez peut-être aussi