Vous êtes sur la page 1sur 3

Duas histrias de amor no vividas Ou: De como se fez viva Isabel Archer

Por Maricia Ciscato


Diz Henry James, no prefcio de Retrato de uma senhora, que pretendia desvendar o que faria Isabel Archer, a jovem protagonista, com sua vontade de viver. O que ela vai fazer?1 foi a pergunta que o guiou nas pginas desse cativante enredo. Henry James instiga o leitor a acompanhar como essa jovem, curiosa e vivaz, construir seu caminho, partindo do pressuposto de que no h texto previamente escrito na vida de nossa protagonista. Sem a envolver em grandes cataclismos, o autor aposta nos intensos sentimentos e conflitos que os pequenos encontros, bons e maus, podem acarretar: o que pode ser mais verdadeiro que o fato de que suas aventuras devero ser de fato suaves, no sentido de no dependerem de mar e terra, de acidentes dramticos, de batalha e assassinato e morte sbita?.2

Isabel Archer surpreende ao negar, logo no incio de sua jornada, dois homens que, apaixonados, a pedem em casamento Caspar Goodwood e lorde Warburton. Charmosos, inteligentes, cada qual com seu modo de lidar com o dinheiro que fizeram ou herdaram, de lidar com as questes polticas que os envolvem, Isabel nega ambos. Ao negar um e outro, Isabel provoca no primo, um pacato e moribundo rapaz, um aprofundamento da admirao que j sentia por ela e uma vontade enorme de observar o que far Isabel de sua vida, que texto escrever para si.

O que far Isabel? O que quer Isabel? perguntam-se autor, personagem e leitor.

Isabel, que no sabe o que quer, apenas que sente uma excitao com a vida, parece no se ver envolvida em enredos que talvez suponha j escritos, como, por exemplo, casar-se jovem com um homem financeira e socialmente bem posicionado e querido pela famlia. Isabel no sabe bem o que a leva a dizer no a esses dois pretendentes, mas o faz decididamente e disso no arreda p.

Henry James confessa-se espantado com algumas mulheres: o que espanta, todo o tempo, ao olharmos o mundo, como as Isabel Archer, ou mesmo os espcimens femininos menores, insistem em ter importncia, de maneira absoluta e imoderada.3 E parece ser com esse seu espanto que escreve, pgina a pgina, essa que considerada por muitos sua melhor obra.

1 2 3

JAMES, H. Retrato de uma senhora. So Paulo: Companhia das Letras, 2007 Prefcio, p. 20. Ibidem. Idem, p.13.

A genialidade do autor faz com que Isabel decepcione. Casa-se, no muito tempo depois de iniciar a jornada que supunha de viagens e abertura, com um homem manipulador e egosta, por quem se encanta. Dois anos depois de casada, encontra-se infeliz e presa s obrigaes de esposa, s quais acredita ter se comprometido e, por isso, no poder mais abdicar das mesmas, mesmo diante das argumentaes do primo e dos ex-pretendentes, que permanecem apaixonados at o fim do enredo. Descobre seus limites, a dor e a angstia, sem se calcar em arrependimentos.

justamente por sua intensidade, ambigidade e indefinies que Isabel encanta. No uma herona precisa, uma guerreira que luta fervorosamente por objetivos determinados, nem uma mocinha ingnua que descobre os horrores da vida e torna-se uma mulher forte. Isabel permanece surpreendente at a ltima pgina por manter sem resposta as questes que todos lhes fazem. Isabel sabe pouco sobre elas. Sente, vive e chora.

O que mais surpreende em Isabel , assim, sua marca inicial: a recusa pelos dois pretendentes. , portanto, no por suas afirmaes que Isabel se faz, mas pelo que nega. No no fato de ter se apaixonado pelo excntrico e sem dinheiro Gilbert Osmond, o homem com quem se casou, que est a marca maior de Isabel. Isabel se faz muito mais pelas duas histrias de amor que deixou de viver. As duas recusas so os restos de Isabel que a acompanham para sempre e que fazem dela uma personagem singular.
Isabel preferia pensar no futuro a pensar no passado, mas s vezes, enquanto ouvia os murmrios das ondas do Mediterrneo, seu olhar alava-se num vo de volta. Ia pousar em duas figuras que, a despeito da distncia crescente, ainda eram bastante destacadas; podiam ser reconhecidas sem dificuldade como Caspar Goodwood e lorde Warburton. Era estranho como essas imagens de energia tinham cado to rpido para segundo plano na vida de nossa jovem.

Li Retrato de uma senhora ao mesmo tempo em que li o livro Restos4 do psicanalista Marcus Andr Vieira. Tomar os restos de Isabel como o que faz dela essa personagem cativante parte de um princpio da psicanlise, o objeto a, que nos apresenta Marcus Andr de forma clara em seu livro:
Nosso lixo sempre mais singular que nossas aspiraes, razo pela qual, para o analista, o resto conta mais do que o ideal. Ao abordar o ideal pelo dejeto, as coisas mudam de figura. Em vez de tomar o resto como aquilo que demonstra nossa incompetncia em chegar l, ele , ao contrrio, o que sustenta o ideal. justamente pela extrao do lixo que o espao de onde ele foi retirado pode sonhar com a perfeio. Afinal, no h carro mais brilhante do que aquele que contemplo com a esponja ainda suja nas mos, ou casa mais arrumada do que aquela da qual acabamos de jogar fora o que no presta. Desse ponto de vista, o lixo precede o ideal, sustenta-o, est, segundo Lacan, atrs do desejo e no sua frente. ele que, recm

VIEIRA, M.A. Restos: uma introduo lacaniana ao objeto da psicanlise. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2008.

varrido, distingue a sala de uma revista da sala habitada - as duas podem ser lindas, mas s a segunda viva.5

Viva pode ser o significante que mais marca, a meu ver, nossa personagem. Ela no uma herona exemplar, muito menos alcanou a felicidade em sua jornada. O que lhe peculiar justamente o fato de no poder prescindir de suas recusas com relao a esse dois homens, em nenhum tempo, pois so elas que permitem que viva todas as suas outras histrias. Isabel se faz viva por ter em sua bagagem dois pontos que, embora destacados, imagens de energia, esto sempre no segundo plano de suas lembranas. pelo o que Isabel perde que ela se faz, com base em sua recusa Caspar Goodwood e lorde Warburton que vive.

Se me ama, se tem pena de mim, deixe-me em paz diz ela a mais uma tentativa de Caspar Goodwood de tom-la para si e salv-la de suas dores, j nos ltimos momentos do livro.
Ele fuzilou-a com o olhar por um timo em meio obscuridade e, no momento seguinte, ela sentiu os braos dele em volta de seu corpo e seus lbios sobre os dela. O beijo dele foi como um lvido relmpago, um claro a espalhar-se, e de novo a espalhar-se e deixar marca; e o extraordinrio era, enquanto estava sendo beijada, ela ter sentido cada aspecto da sua spera virilidade que menos a tinha agradado, cada agressivo fato de seu rosto, do seu corpo, de sua presena, justificada em sua intensa identidade e tornados todos um nesse ato de posse. Era isso que ela ouvira falar das pessoas que se afogam e vo afundando seguindo uma srie de imagens enquanto descem para o fundo do mar. Mas quando a escurido voltou, ela estava livre. No olhou nem mesmo em volta; apenas saiu correndo daquele lugar.6

5 6

Idem, p. 119-20. JAMES, H. 2007, p. 672.

Vous aimerez peut-être aussi