Vous êtes sur la page 1sur 4

Cordeirpolis, Abril de 2009 Nmero 167

Programao da Semana da Citricultura e Expocitros refletem o momento da citricultura


Entre 1 e 5 de junho, o Centro de Citricultura do IAC promover a 31 Semana da Citricultura e a 35 Expocitros, os principais eventos da citricultura brasileira. So acontecimentos consolidados e bem conhecidos nesse segmento do agronegcio, e nos quais todos os aspectos relacionados atividade so debatidos e atualizados. Como nos anos anteriores, a programao busca oferecer aos participantes as novidades em todas as reas, com destaque para as apresentaes sobre questes fitossanitrias, de melhoramento gentico, biotecnolgicas e econmicas. Tambm como nas outras ocasies, a programao resulta de sugestes enviadas por diferentes segmentos do setor. comisso organizadora compete montar a agenda das apresentaes, convidar os palestrantes e incluir temas relevantes que no foram sugeridos. As palestras na Semana da Citricultura so agrupadas por temas comuns, constituindo simpsios e sesses. Os simpsios focalizam temas com palestras de maior durao e/ou maior nmero de apresentaes e com debate no final. Nos simpsios, o objetivo central apresentar pacotes tecnolgicos para atualizar o citricultor na conduo do pomar, em tarefas do dia-a-dia. As sesses tambm procuram agrupar temas importantes, porm sem a obrigatoriedade de interrelacionamento entre eles. O fato que, em qualquer forma de apresentao, so convidados pesquisadores, agrnomos, economistas, bilogos etc., que efetivamente atuam na rea e que apresentam informaes relevantes para o setor. Observe-se, entretanto, que nem sempre possvel atender a todas as sugestes recebidas, em funo da inexistncia de palestrantes atualizados em determinados assuntos, explica o pesquisador Marcos A. Machado, diretor do Centro de Citricultura. A seguir, tem-se uma sntese do que ser apresentado durante a 31 Semana da Citricultura. citricultura. Questes como valor nutricional e nutracutico do suco de laranja sero abordadas. Eficincia de uso de gua em viveiros, um assunto de interesse crescente, tambm ser objeto de discusso. Alm disso, qual o efeito da muda produzida em ambiente protegido sobre o vigor e produtividade da planta? H dvidas que mudas produzidas em estufas sejam melhores que aquelas que eram produzidas em viveiro de campo? So questes a serem respondidas nessa sesso. Eficincia de uso de gua, manejo ecolgico de pragas e novos produtos fitossanitrio tambm sero temas abordados, demonstrando a crescente preocupao de enquadrar os sistemas de produo de citros com a agenda ambiental.

Simpsio: Manejo de pomares nas diferentes regies da citricultura paulista


O objetivo das apresentaes ser comparar diversos elementos utilizados nos sistemas de produo de citros, em diferentes regies do Estado. Tratam-se de assuntos importantes em funo da migrao da atividade citrcola para regies no tradicionais, fugindo de algumas doenas, indo ao encontro de outras e na busca de maior produtividade com novos sistemas de produo. Sero abordadas questes como: em que difere o manejo de pragas e doenas no Norte e no Sul do Estado? Nessas diferentes regies, como manejar a fertilidade do solo? Em diversas reas de produo de citros, em que medida o clima e a gua podem ter manejos diferenciados? Como melhorar os sistemas de produo com o uso de diferentes variedades copa e porta-enxertos regionalizados? Como todos esses fatores afetam a qualidade da fruta e a produtividade e, em sntese, a rentabilidade para o citricultor?

Sesso: Inovao tecnolgica

Neste caso, se procurar apresentar resultados de pesquisa com potencial imediato de transferncia ao setor de produo, na forma de produtos ou servios. As palestras devero focalizar a eficincia do uso de defensivos atravs de quimigao no controle de Diaphorina citri e as novas opes de variedades copa e porta-enxertos desenvolvidas pelas instituies de pesquisa do Estado de So Paulo, muitas delas com alta resistncia a doenas limitantes. Em temas como avanos em agricultura de preciso, principalmente no monitoramento de Sesso: Atualidades citrcolas sistemas de irrigao, assim como o uso de fotnica com laser para o diagnstico Nesta sesso sero apresentados precoce de plantas com HLB, devero temas pontuais, porm de grande surgir novidades aplicveis ao setor. importncia para o conhecimento da (Continua na pgina 2)

Informativo Centro de Citricultura

Editorial
Entre a cruz e a espada
Sbio o ditado popular, que ilustra muito bem a situao de milhares de citricultores no atual momento de crise econmica internacional. Se para muitos deles mesmo as pocas de vacas gordas no significaram melhoria de suas condies, neste momento de vacas magras a situao se agrava. As perspectivas de curto prazo so extremamente negativas. Fatores como ausncia de contratos, baixo preo spot da laranja, suposta queda no consumo mundial de suco, aparente desinteresse da indstria pelas variedades precoces, aumento do percentual de suco NFC no quadro geral da produo, investigao de formao de cartis por parte do CADE/SDE, entrada do Ministrio Pblico na investigao de cartel e agravamento e aumento do HLB no Estado, esto direcionando e determinando o relacionamento entre produtor e indstria. No entanto, por ser uma cultura perene, a citricultura no permite movimentos bruscos no sentido de mudana de rumo, obrigando o produtor a se manter em compasso de espera, reduzindo tratos culturais, controle de pragas e doenas e adubao. O acmulo de perodos de indefinio agrava ainda mais a competitividade do citricultor que, quando quiser voltar a controlar a produo, sentir a diferena na capacidade de resposta do pomar, refletida na queda da produtividade. Isso tudo agrava o crculo de pobreza do citricultor, at o completo abandono da atividade. Essa tem sido a histria comum de milhares de citricultores nesses ltimos anos. Mas no existe uma frmula mgica para resolver essa equao. As foras que regulam as relaes entre as partes nesse mercado nem sempre, ou quase nunca, vem os produtores como parceiros. Agem como se a laranja fosse um mal necessrio na produo industrial. Portanto, torna-se difcil vislumbrar mudanas significativas enquanto o produtor depender de poucos compradores. Urge oferecer ao produtor opes para se manter na citricultura. Nesse sentido, o Centro de Citricultura tem focalizado o desenvolvimento de variedades direcionadas ao mercado de fruta fresca como uma opo alternativa ao produtor que quer se manter na atividade, com qualidade e produtividade. uma escolha difcil entre a cruz e a espada. Quem sabe no seja a espada a arma que garantir sua sobrevivncia.
Cordeirpolis, Abril de 2009 Nmero 167

Matria de Capa
Simpsio: Fitossanidade
O tema fitossanidade ainda continua da maior importncia na citricultura brasileira. Provavelmente seja o aspecto mais discutido ao longo das trs dcadas de realizao da Semana da Citricultura. Manejo de mancha preta, mancha marrom de alternaria, CVC e morte sbita continuam assuntos de grande importncia, embora minimizados pelo impacto do huanglongbing nos ltimos anos. No entanto, de conhecimento geral que essas doenas continuam a desafiar o citricultor, elevando significativamente seus custos de produo.

Algumas apresentaes devero abordar novas oportunidades aos citricultores, como financiamento na linha de agricultura familiar e exportao de fruta fresca. Diferentes vises sobre o futuro da citricultura tambm devero ser debatidas.

Expocitros 2009

Em se tratando de uma feira de marketing da citricultura paulista, a Expocitros sempre refletiu o momento da citricultura. Em 2009 no ser diferente. Todos notaro a ausncia de tradicionais expositores, conseqncia direta das crises na economia global e na citricultura, em particular. Apesar disso, a Expocitros continua sendo o principal ponto de encontro de todos os componentes do setor citrcola. Ao Centro de Citricultura Simpsio: Huanglongbing cabe a funo de continuar com as porta abertas a todas as empresas interessadas O huanglongbing (HLB ou greening) em se manterem ativas na Expocitros, diz continua a impactar a citricultura paulista, Machado. sendo que os conseqentes reflexos sero discutidos na Semana da Citricultura. Desde Dia do Citricultor a ltima edio da Semana o tema passou a merecer especial ateno, reservando-se Oficialmente se comemora o Dia do dois perodos na quinta-feira para debatCitricultor em 08 de junho, da uma das lo. Ao longo dos ltimos anos a doena origens dos eventos que culminaram com teve significativa evoluo no Estado, com a atual Semana da Citricultura. O Centro mudana na legislao e no controle. Muito de Citricultura incorporou essa progresso foi feito pela pesquisa e pela comemorao na sua programao por experincia de trato do pomar, entender que alcanar e estar ao lado do estabelecendo-se um pacote mnimo de citricultor o objetivo maior de sua manejo da doena. Surtos espordicos do existncia. Entre os elevados custos de vetor tm levado a questionamentos na produo que reduzem sua atual estratgia de controle. O simpsio competitividade e a indstria que no o sobre HLB trar atualizaes sobre a doena nos estados de So Paulo, Flrida valoriza, milhares de citricultores (EUA) e Paran, discutindo-se tambm os abandonaram essa atividade nos ltimos avanos nas pesquisas conduzidas no Brasil anos. Ao focalizar seus esforos de e no exterior, inclusive o status de pesquisas na produo e liberao de desenvolvimento de plantas transgnicas novas variedades copa e porta-enxertos, resistentes doena. Como uma das o Centro de Citricultura oferece ao medidas de manejo, o controle qumico do produtor novas ferramentas para a vetor ser debatido, destacando-se a produo de citros. importncia de sua utilizao sistemtica a curto e mdio prazos.

Simpsio: Economia e Poltica


As palestras devero trazer importantes temas para discusso, abrindo espao para todos os representantes do setor. Deve ser destacado que a consulta prvia aos temas, aos palestrantes e aos diversos agentes da cadeia citrcola a forma democrtica de abrir esse espao. Portanto, qualquer argumento que o Centro de Citricultura e a Semana da Citricultura no favorecem um ambiente neutro para debate no procede.

Notas

Palestra sobre HLB


Em 15 de abril, o pesquisador Marcos A. Machado apresentou palestra sobre Avanos nas pesquisas sobre HLB durante reunio de produtores com a Citrosuco Fischer. O evento, coordenado pelo Eng. Agr. Helton Leo, teve como objetivo levar atualizaes aos produtores associados ao grupo Fischer.

Informativo Centro de Citricultura


Palestra na Argentina
Em 21 de abril, no congresso da Red Bio (Rede de Cooperao Tcnica em Biotecnologia Agropecuria para a Amrica Latina e Caribe, rgo da FAO), em Rosrio, na Argentina, o pesquisador Alexandre Morais do Amaral (Embrapa/Centro de Citricultura) apresentou, a palestra intitulada O cancro ctrico no Brasil e os estudos de genmica, que abordou a histria da doena no Pas e a contribuio da cincia para o seu entendimento biolgico e manejo no mundo.

Reunio com o Gconci


Dando prosseguimento aos trabalhos em colaborao entre os grupos, foi promovida a primeira reunio anual de consultores do Gconci com pesquisadores do Centro de Citricultura, no dia 17 de abril, no Hotel Carlton, em Limeira. Na oportunidade, foram levantados e discutidos vrios temas de interesse dos grupos, com foco nos desafios do huanglongbing para a pesquisa e produo de citros.

Pesquisa do Centro
Estudo da herana gentica da tolerncia ao HLB
O huanglongbing (HLB) tem sido uma das principais preocupaes da citricultura. Embora a literatura relate a suscetibilidade de praticamente todas as espcies e variedades de citros ao HLB, o Poncirus trifoliata Raf. considerado mais tolerante. O Centro de Citricultura/IAC, dentro dos Programas de Melhoramento, vem conduzindo a obteno de hbridos de parentais contrastantes para resistncia a doenas em citros, visando o estudo da herana gentica da resistncia nas populaes em conjunto com o mapeamento gentico da caracterstica. Esta estratgia foi utilizada para o estudo da herana e mapeamento gentico da tolerncia ao HLB do Poncirus trifoliata. Para tanto, foram utilizados 94 indivduos F1 obtidos do cruzamento entre Citrus sunki (suscetvel ao HLB) e Poncirus trifoliata cv Rubidoux (com maior grau de tolerncia ao HLB). As plantas foram multiplicadas sobre limo Cravo e o experimento foi conduzido em casa de vegetao. Os resultados obtidos por qPCR mostraram que existem diferenas na taxa de infeco e na multiplicao da bactria nas duas espcies estudadas. Na tangerina Sunki possvel a deteco de Ca. Liberibacter asiaticus a partir de 180 dias, em cinco das seis repeties biolgicas. No entanto, em Poncirus trifoliata, a primeira deteco foi somente aos 240 dias aps a inoculao. Ao final dos 360 dias verificou-se que o nmero mdio de cpias da molcula 16S rDNA foi de 5,0853 x 104 na tangerina Sunki e de 4,7872 x 102 no Poncirus trifoliata. Nas anlises realizadas nos 94 indivduos da populao de hbridos observou-se que o nmero estimado de cpias de 16S rDNA bacteriano variou de 0 a 330.376,27 cpias da molcula/ ng de DNA total, aps 240 dias da inoculao.Nos mapas de ligao foram localizadas de trs regies genmicas (QTLs - quantitative trait loci) associadas tolerncia ao HLB, com base nas respostas obtidas nos 94 indivduos da populao. Com o presente trabalho, foi possvel confirmar que a caracterstica resistncia/ tolerncia ao HLB contrastante em Citrus sunki e Poncirus trifoliata, sendo este ltimo mais tolerante, e que esta caracterstica se diferencia nos hbridos. Com base na distribuio das freqncias da caracterstica, ela parece ser controlada por vrios genes. Maringela Cristofani-Yaly e Samanta Marengo
Cordeirpolis, Abril de 2009 Nmero 167

Engenheiro Agrnomo Destaque da Citricultura 2009


Nascido no dia 02 de dezembro de 1934, na Fazenda Santa Alice, em Bebedouro, Joo Pedro herdou do pai a paixo pela vida rural e escolheu a profisso de Engenheiro Agrnomo. Formou-se na Esalq/USP em 1957 e j em maro de 1958 iniciou sua carreira como Agrnomo Regional da Casa da Lavoura (atual Casa da Agricultura) de Monte Azul Paulista. Logo depois se transferiu para Bebedouro, onde permaneceu at sua aposentadoria em 1995, tendo ocupado ainda os cargos de Supervisor e Delegado Agrcola. Sua posio sempre atuante e contnua em Bebedouro permitiu-lhe participar de toda a evoluo da citricultura da regio, do estado e do pas. Em 1960 organizou o 1 Curso de Controladores de Doenas e Pragas dos Citros, tarefa julgada impossvel, pois tinha que transmitir conhecimentos tcnicos e prticos a trabalhadores rurais, quase sempre semi-analfabetos ou mesmo analfabetos. Esse curso perdura at hoje. Foi um dos organizadores da Festa da Laranja de Bebedouro, criada em 1960 a fim de divulgar e incentivar a citricultura na regio. Em 1976 participou da criao da Coopercitrus, e atuou na criao da Frutesp em maro de 1979. Em 1983, participou da fundao da Credicitrus. Em outubro de 1982, participou da fundao da Estao Experimental de Citricultura de Bebedouro (EECB), atendendo um antigo anseio dos citricultores da regio. Sua aposentadoria, aps 37 anos de servio na Secretaria da Agricultura, permitiu-lhe uma maior aproximao e participao nas atividades da Coopercitrus. Atualmente Diretor Vicepresidente da Coopercitrus e Presidente da Estao Experimental de Citricultura de Bebedouro e da Fundao de Pesquisa Agroindustrial de Bebedouro.

Joo Pedro Matta

Prmio Centro de Citricultura 2009


O talento e a dedicao dos docentes, alunos e funcionrios da Universidade de So Paulo (USP) tm sido reconhecidos por diferentes rankings mundiais, criados para medir a qualidade das universidades a partir de diversos critrios, principalmente os relacionados produtividade cientfica. Esse desempenho, gerado ao longo de 75 anos de uma intensa busca pela excelncia, permite USP (fundada em 1934) integrar um seleto grupo de instituies de padro mundial. Nesse contexto, destacam-se vrias aes em colaborao com o Centro APTA Citros Sylvio Moreira, do Instituto Agronmico, que vo desde a formao de recursos humanos at a participao em projetos de pesquisa e eventos, que atenderam objetivos institucionais para a citricultura brasileira. Sua graduao formada por 229 cursos, dedicados a todas as reas do conhecimento, distribudo em 40 unidades e oferecido a quase 56 mil alunos. A vocao internacional vem desde a sua fundao, feita a partir da unio de escolas que j existiam e por meio do relevante papel desempenhado pelas misses de professores estrangeiros, principalmente franceses, italianos e alemes, que vieram dar aulas na antiga Faculdade de Filosofia, Cincias e Letras, cuja posterior diviso gerou boa parte das faculdades e institutos da Universidade. As novas exigncias da globalizao tm levado a USP ao aceleramento do processo de internacionalizao das suas atividades de ensino e pesquisa, o que indica que a Universidade de So Paulo continua no caminho certo, aliando tradio inovao, em prol do desenvolvimento da sociedade brasileira e do mundo.

Universidade de So Paulo

Informativo Centro de Citricultura

Citrandarins foram destaque no IV Dia do Porta-Enxerto


Os citrandarins so porta-enxertos hbridos de tangerinas com trifoliatas criados para somar as qualidades das tangerinas, como tolerncia ao declnio, s dos trifoliatas, entre elas a imunidade tristeza e resistncia gomose. Alguns citrandarins induzem a formao de plantas pequenas altamente produtivas e que permitem elevadas densidades de plantio, possibilitando maiores produes por hectare. Possibilitam ainda maior eficincia nas inspees e no controle de pragas e doenas e aumentam a segurana nas colheitas. Eles j participam das citriculturas da frica do Sul, Estados Unidos e Espanha. A alta performance desses portaenxertos dominou as discusses ocorridas durante o IV Dia do Porta-enxerto, realizado no ltimo dia 30 de abril, no Centro de Citricultura Sylvio Moreira. No Brasil, os experimentos desenvolvidos por Jorgino Pompeu Junior, neste Centro, e Eduardo Sanches Stuchi, na Estao Experimental de Citricultura de Bebedouro, mostraram que os citrandarins Changsha x English small (foto) e Sunki x Benecke destacam-se como porta-enxertos ananicantes e produtivos para laranjeiras. Sob o ponto de vista sanitrio, mostraram tambm serem resistentes a morte sbita dos citros (MSC). Entre os dez porta-enxertos mais produtivos para a laranja Valncia, e que no exibem os sintomas dessa doena, esto os citrandarins acima citados e tambm o citrandarin Clepatra x Swingle 1662, os citranges C-7, C-25 e C-8 (todos hibridos de laranja Pra x trifoliata) e o trifoliata Barnes. Apenas duas selees de limo Cravo esto entre os dez portaenxertos mais produtivos: Limeira e Ipanema, que ocuparam a stima e a nona posio, ambos tambm sem sintomas da morte sbita. Alm desses aspectos abordados no evento, outro foi a apresentao de dados

que ampliam o entendimento do comportamento fisiolgico de laranjeiras enxertadas nos porta-enxertos limo Cravo e citrumelo Swingle, sob condies de frio intenso e estresse hdrico, apresentados na palestra de Jos Rodrigues Magalhes Filho, resultados do trabalho de dissertao submetido ao curso de Ps-graduao em Agricultura Tropical e Subtropical do Instituto Agronmico.

2 Simpsio Brasileiro de Gentica Molecular de Plantas


Os pesquisadores Marcos A. Machado e Raquel Boscariol-Camargo e a ps doutoranda Ana Carla Silva Pinhati apresentaram trabalhos no 2 Simpsio Brasileiro de Gentica Molecular de Plantas, promovido pela Sociedade Brasileira de Gentica (SBG) e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). O evento ocorreu em Bzios (RJ) entre 31 de marco e 3 de abril. O foco dos trabalhos do Centro concentrou-se em genoma funcional de citros, com destaque para palestra sobre genoma expresso de citros.

Dissertao do Centro
No dia 28 de abril, o bilogo Marcos Paulo Rosseto, orientado de mestrado do pesquisador Fernando Alves de Azevedo, do Centro de Citricultura, defendeu sua dissertao intitulada Resistncia varietal e manejo de mancha preta dos citros, obtendo o ttulo de mestre em Agricultura Tropical e Subtropical, pela Ps-graduao do Instituto Agronmico. Foram membros da banca examinadora a pesquisadora Ktia Cristina Kupper, tambm do Centro de Citricultura e Marcel Bellato Spsito, do Fundecitrus. Os resultados do trabalho sero apresentados durante a 31 Semana da Citricultura, no incio de junho.

Expediente
Informativo Centro de Citricultura Editora e jornalista responsvel
Cristina Rappa (MTb 15.213)

Conselho Editorial

Jos Dagoberto De Negri Marcos Antonio Machado Vivian Michelle dos Santos

Colaborao

Visita ao Centro de Citricultura


Um grupo de tcnicos, da Embrapa Transferncia de Tecnologia e do Servio de Defesa Agropecuria do Estado de Gois, visitou o Centro de Citricultura, no dia 26 de maro. Foram recebidos pelo diretor da . instituio, que apresentou uma palestra sobre o huanglongbing. O principal interesse do grupo era conhecer a doena e discutir formas de monitorar o risco em Gois.

Seminrio Cientfico
Em 30 de abril, a ps doutoranda Ana Carla Silva Pinhati apresentou seminrio sobre Expresso de genes envolvidos na biossntese de flavonides em Citrus sinensis, evento que contou com a participao de pesquisadores, estudantes de graduao e ps-graduao deste Centro.

Alexandre Morais do Amaral Arthur Antonio Ghilardi Fernando Alves de Azevedo Jorgino Pompeu Junior Jos Orlando de Figueiredo Katia Cristina Kupper Maringela Cristofani-Yaly Raquel Luciana Boscariol-Camargo Rod. Anhanguera, km 158 Caixa Postal 04, CEP 13490-970, Cordeirpolis, SP Fone/fax: (19) 3546-1399 www.centrodecitricultura.br informativo@centrodecitricultura.br

Cordeirpolis, Abril de 2009 Nmero 167

Vous aimerez peut-être aussi