Vous êtes sur la page 1sur 5

ANALISTA DE SISTEMAS - SUPORTE

PADRO DE RESPOSTA
QUESTO no 1

No possvel estabelecer a comunicao. Analisando o endereamento do servidor A e do Roteador A, observamos que: o Servidor A est em uma rede IP com o endereo de rede (1 endereo da rede) 10.10.1.0 e o endereo de broadcast (ltimo endereo da rede) 10.10.1.63. o Roteador A est em uma rede IP com o endereo de rede (1 endereo da rede) 10.10.1.192 e o endereo de broadcast (ltimo endereo da rede) 10.10.1.255. Quando o Servidor A for tentar uma comunicao com o Roteador A, ser verificado que esto em redes IP diferentes, logo o endereo de Default Gateway do Servidor A est inalcanvel para ele. Sem um endereo vlido de Default Gateway, o Servidor A no conseguir acesso a nenhum equipamento fora da sua prpria rede IP, e isso inviabiliza a comunicao do Servidor A com o Servidor B. (valor: 10,0 pontos)

ANALISTA DE SISTEMAS - SUPORTE


PADRO DE RESPOSTA
QUESTO no 2

a) No, pois o Firewall est atuando apenas na camada de Transporte, logo ele no est analisando a camada de aplicao onde pode ser localizada a falha no protocolo HTTP que permite que a vulnerabilidade seja explorada. (valor: 5,0 pontos)

b) Sim, pois o IDS capaz de realizar anlises na camada de aplicao, verificando se determinado comportamento pode ser uma tentativa de explorar uma vulnerabilidade. Alm disso, o IDS capaz de atuar em conjunto com um Firewall, bloqueando determinado endereo ou conjunto de endereos que estejam realizando acessos suspeitos. Assim, mesmo que o Firewall no seja capaz de impedir a explorao da vulnerabilidade, em conjunto com IDS, poder bloquear um ataque e manter a aplicao em funcionamento para os demais acessos vlidos. (valor: 5,0 pontos)

ANALISTA DE SISTEMAS - SUPORTE


PADRO DE RESPOSTA
QUESTO no 3 a) starvation uma situao em que um processo nunca executado. Exemplo: falta de equidade no algoritmo de escalonamento de processos - sempre so executados os processos mais prioritrios. Caso sempre cheguem processos de prioridade alta, um processo de baixa prioridade jamais ser executado de acordo com esse algoritmo. (valor: 5,0 pontos)

b) deadlock uma situao em que um processo solicita um recurso e o recurso no est disponvel no momento, quando vrios processos competem por um nmero finito de recursos. Nesse caso, o processo entra em estado de espera e pode acontecer que os processos em espera nunca mais mudem de estado, porque os recursos que eles solicitaram esto sendo mantidos por outros processos em espera. Exemplo: Processo 1 (P1) est de posse da impressora Processo 2 (P2) est de posse da unidade de backup P1 solicita unidade de backup e P2 solicita impressora, mas ambos s podem liberar seus recursos aps a aquisio do outro recurso. Isso gera uma situao de impasse. (valor: 5,0 pontos)

ANALISTA DE SISTEMAS - SUPORTE


PADRO DE RESPOSTA

QUESTO no 4 a) O inode, disponvel no sistema de arquivos EXT3, por exemplo, uma estrutura utilizada para armazenar informaes sobre arquivos e diretrios. Registra o dono e as permisses de um arquivo ou diretrio. (valor: 5,0 pontos)

b) chmod: altera permisses de arquivos ou diretrios. chattr: modifica atributos estendidos (append only, p.ex.) de arquivos ou diretrios. (valor: 5,0 pontos)

ANALISTA DE SISTEMAS - SUPORTE


PADRO DE RESPOSTA
QUESTO no 5 a) Para manter a atomicidade de uma transao realizada entre bancos de dados diferentes de forma a garantir que a transao seja efetivada (commit) por todos os bancos de dados participantes ou por nenhum deles. (valor: 4,0 pontos)

b) 1. Fase - O SGBD que iniciou a transao, que o coordenador, envia uma mensagem a todos os bancos de dados participantes sobre a inteno de efetivar os resultados da transao e aguarda que todos se manifestem. Depois de receber o aviso do coordenador, cada n participante tenta salvar seus resultados parciais em memria permanente, respondendo positivamente efetivao se tiver sucesso ou negativamente caso no consiga.

2. Fase - Aps receber os votos de todos os SGBD participantes, se houver pelo menos um voto contrrio efetivao, o coordenador avisa a todos eles que a transao deve ser cancelada e seus resultados devem ser desfeitos. Se todos os votos forem favorveis, o coordenador notifica aos participantes que os resultados da transao devem ser persistidos permanentemente. Aps completar a operao indicada (cancelamento ou confirmao da transao), os participantes notificam o coordenador, possibilitando que haja o controle centralizado do encerramento do processamento em todos os locais. (valor: 6,0 pontos)

Vous aimerez peut-être aussi