Vous êtes sur la page 1sur 76

Violino Livro 1

Violino
Origem: Wikipdia, a enciclopdia livre.

O violino um instrumento de quatro cordas, do naipe das Cordas Friccionadas, que seria corresponde ao Soprano da voz humana. O timbre do Violino agudo, brilhante e estridente, mas, dependendo do encordoamento utilizado, tem como produzir timbres mais aveludados, mornos. Na orquestra, o lder do naipe de primeiro-violino chamado de spalla. Depois do maestro, ele o comandante da orquestra. O spalla fica bem esquerda do maestro, logo na primeira estante do naipe de primeiro-violino. O som geralmente produzido pela ao de friccionar um Arco de madeira sobre as cordas. Esticada sobre o arco est a Crina, que pode ser feita de vrios fios de crina de cavalo, ou de material sinttico, porm a crina de cavalo tem maior qualidade no som. Antes de tocar o instrumento, o violinista passa sobre as crinas do arco uma cera chamada Breu, que tem o efeito de produzir o atrito entre os fios da crina e as cordas, gerando o som. O som produzido pelas cordas transmitido ao corpo oco do Violino, caixa de ressonncia, pela alma, um cilindro de madeira que fica dentro do corpo do violino, mais ou menos embaixo do lado direito do cavalete. A alma liga o tampo superior ao inferior do violino, fazendo com que o som vibre por todo o corpo. O Violino requer muitos cuidados, j que um instrumento "sensvel" s variaes de temperatura e humidade, alm de ser muito frgil. Recomenda-se sempre passar por ele uma flanela limpa e seca aps toc-lo e, sempre, guard-lo em local longe do sol, poeira e humidade. E sempre afrouxar o arco aps o uso, para que o mesmo no fique torto.

Posio do Corpo Se o corpo no ficar na posio correta, o aluno no ir aprender com perfeio a tcnica do violino e no ser um bom violinista. Posio Correta Corpo ereto e busto para frente. As pernas devem ficar um pouco abertas, para no se cansar. A perna direita pode ser recuada um pouco para trs. Motivo: Quando o movimento do arco for rpido, o brao direito ter maior facilidade para executar as notas. O peso do corpo fica mais apoiado na perna esquerda.

Lidiane Carvalho Rodrigues

Violino Livro 1

Posio do violino no corpo O violino deve ser colocado em cima da clavcula esquerda e apoiado de leve no ombro esquerdo. O brao esquerdo deve estar na mesma direo do p esquerdo. Inclinar o violino para o lado direito. Puxar a queixeira e encost-la no queixo, para manter o violino horizontalmente. No levantar nem abaixar o ombro esquerdo; deix-lo solto. A tcnica do violino muito delicada. Forando-se o ombro, o movimento dos braos ser impedido. Se o ombro for baixo, usar espaleira, para no forar o queixo nem o ombro. A espaleira para adaptar o corpo do aluno ao instrumento. H pessoas que no precisam usar espaleira, pois seu corpo j adequado ao violino. A queixeira deve ser adequada a cada pessoa para o violino ficar bem seguro. Quando segurar o violino, a posio tem que ser natural, isto , sentir o violino como se fosse uma parte do corpo Observadas as posies acima explicadas e o arco tocado perpendicular em relao corda, mais fcil de se tocar.

Como usar a mo esquerda O cotovelo esquerdo deve ser posto no centro do corpo (tampa traseira) do violino. Para facilitar a movimentao dos dedos esquerdos, o pulso deve estar na mesma direo do antebrao. A juntura dos dedos esquerdos deve estar na altura das cordas. Os 4 dedos (indicador, mdio, anular e mnimo) devem estar arredondados. Coloc-los na direo da corda para depois apert-los. O polegar deve estar apoiado de leve no brao do violino, um pouco acima da 1 falange do mesmo. O polegar deve estar assim para que os 4 dedos restantes se apiem com a mesma fora nas cordas. Se algum tiver o polegar maior, este sobressair para cima do brao do violino ao apertar corda sol. No espao entre o polegar e o indicador poder entrar 1 dedo. Quando as cordas forem apertadas pelos dedos, cuidado para no endurecer as falanges dos dedos, nem o cotovelo. Os dedos devem ser apertados com fora sobre as cordas. Quando os dedos no esto sendo usados, deix-lo s na posio natural, isto , arredondados. Conservar a mesma forma e fora nos 4 dedos, e no brao esquerdo.

Como pegar o arco Deixar o brao direito solto, como se estivesse andando. Pegar no arco com a mo direita livre, sem modificar sua posio. Isto facilitar a movimentao do arco nas cordas. Forma igual anterior, com as duas falanges do polegar um pouco curvadas. A extremidade do polegar deve estar na extremidade do talo, deixando o polegar metade para a madeira do arco e metade para o talo. O polegar deve estar perpendicular em relao ao arco. Segurar o arco entre a 1 e 2 falanges do indicador e na 1 falange do mdio; deixar o dedo mnimo na forma arredondada e perto do boto do arco. O dedo anular deixado naturalmente. O polegar deve estar no meio do dedo indicador e do mdio, s que do outro lado do arco. Conforme a pessoa, a maneira de segurar o arco e o violino, bem como de tocar, tem diferena, por isso o aluno precisa ter mtodo e estud-lo at o fim. Segurar o arco apropriadamente muito importante para uma boa execuo. A mo direita controla a presso das crinas do arco nas cordas, o que afeta o timbre do instrumento. O violinista, precisa manter o pulso relaxado.

Tcnicas do violino
Pizzicato (l-se pitzi-cato) - Consiste em tocar as cordas com os dedos, dando pequenos puxes.
Lidiane Carvalho Rodrigues 2

Violino Livro 1

Col legno - "com a madeira", o arco segurado de lado, de forma que nas notas tocadas a madeira do arco bata nas cordas. Vibrato - Tem 3 tipos de vibrato: o de dedo, o de mo e o de brao. Consiste em fazer o som vibrar, formando uma flutuao mnima na afinao da nota, para cima e para baixo. O vibrato de dedo para passagens mais rpidas, o de mo o mais comum e o de brao para expressar com certa fora, paixo, drama o trecho. Corda dupla - Significa tocar duas cordas, e consequentemente duas notas, de uma s vez. Harmnicos - Notas suaves produzidas pelo toque muito leve sobre a corda. Glissando - O violinista escorrega o dedo sobre a corda, tocando todas as notas dentro do intervalo tocado.

Liuteria
A liuteria uma manifestao artstica que engloba a produco de instrumentos musicais de um modo artesanal, a forma mais comum de denominar os que exercem esta profisso de liutaio ou de luthier, tais palavras tiveram a origem da construo do alade, que em italiano se chama liu ,portanto, liutaio significa quem faz alade.

Stradivarius
Os violinos Stradivarius so os mais valiosos do mundo. Foram feitos apenas 250 pelo mestre Antonio Stradivari (1644-1737). Um Stradivarius de 1720 foi comprado num leilo em Novembro de 1990 por 1,7 milho de dlares. Um dos vrios segredos da qualidade dos violinos Stradivarius reside em que o seu construtor (Antonio Stradivari) construa-os em simetria perfeita segundo o nmero de ouro (phi: 1,618), isto , se medirmos o comprimento total de um tampo e medirmos o comprimento desse mesmo tampo at metade, e depois dividirmos esses nmeros obtidos, dar 1,618!

Lidiane Carvalho Rodrigues

Violino Livro 1

Partes do Violino
Os ouvidos ou efes - So os orifcios que ajudam as vibraes geradas no corpo do instrumento a atingir o espao externo e finalmente nossos ouvidos, onde se convertem em som. Cravelhas - Afina o instrumento girando as cravelhas para trs e para frente a fim de retesar ou afrouxar as cordas. Os violinos desafinam com facilidade, especialmente com mudanas de temperatura, ou em viagens longas. Um violino precisa ser afinado muitas vezes at que as cordas novas se acomodem. Cavalete - So pequenas ranhuras no cavalete mantm as cordas no lugar. Cordas - Tm protetores de plstico ou de borracha para impedi-las de entranhar na madeira. Estandarte - Cada corda fica presa com segurana no estandarte ou na presilha do estandarte. Afinador pequeno parafuso que permite preciso na afinao das cordas. Arco - feito de muitos fios de crina de cavalo ajustados extremidades de uma pea de madeira longas e curva. As crinas so tencionadas para a execuo e afrouxadas quando o arco no est sendo usado. Afrouxar o arco ajuda a preservar a flexibilidade da madeira do arco. O Arco para o Violino como a respirao para os cantores ou os instrumentistas de sopro. Seus movimentos e sua articulao constituem a "dico" dos sons e a articulao das clulas rtmicas e meldicas. Todas as nuanas sonoras, colorido e dinmica musical do Violino esto intimamente ligadas relao existente entre a conduo do arco e a preciso dos movimentos sincronizados da mo esquerda. Afinador - Pequeno parafuso que permite preciso na afinao das cordas.

Acessrios do Violino
No violino h vrios acessrios que ajudam na produo de um som melhor. Breun - uma cera que se passa na crina do arco, para o arco produzir som. Capas e Estojos - So estojos feitos para guardar violino. Cordas - Produz o som. Diapases de Sopro - Para afinar o violino. Espaleiras - Conhecido como descansador de ombros. Surdina - Serve para abafar o som.

Lidiane Carvalho Rodrigues

Violino Livro 1

Habilidades Bsicas:
O melhor modo para aprender seu instrumento praticar uma habilidade de cada vez. Repita cada passo at que voc se sinta confortvel demonstrando isto para seu professor e colegas. Muitos alunos de violino comeam tocando seu instrumento em posio de violo. Da mesma forma que voc aprender os fundamentos, seu professor lhe ajudar a assumir a posio correta.

Partes do violino: __________________________________________________ ________________________________________________________________ ________________________________________________________________ Partes do arco: ____________________________________________________ ________________________________________________________________ As cordas do violino so: ___________________________________________

O Pentagrama possui cinco linhas e quatro espaos, onde se escrevem as notas:

Para escrever uma msica, divide-se o Pentagrama em partes iguais, chamadas COMPASSOS. Para dividir os compassos, usamos as BARRAS ou TRAVESSES:

Batida: o pulso da msica: Cada batida corresponde a um tempo. Nos compassos com denominador 4, a figura que corresponde a um tempo a SEMNIMA:

Semnima: vale 1 tempo

Pausa da Semnima: vale 1 tempo

As notas musicais so: A (l), B (si), C (d), D (r), E (mi), F (f), G (sol).

Lidiane Carvalho Rodrigues

Violino Livro 1

Posio de violo:

Posio de ombro:

Lidiane Carvalho Rodrigues

Violino Livro 1

1) Nota R:

2) Nota L:

3) R e L:

4) Porta de Pierrot

5) Conte a Batida

6) Sobe e Desce

Lidiane Carvalho Rodrigues

Violino Livro 1

Novidade: Ritornello: Sinal de repetio

7) Conte os tempos com cuidado!

8) Elementos Essenciais

Amoldando a mo esquerda:
Amolde sua mo esquerda como mostrado. A palma da sua mo deve estar de frente pra voc.

0 = corda solta 1 = primeiro dedo 2 = segundo dedo 3 = terceiro dedo 4 = quarto dedo

Notas da Corda R (Terceira Corda):

Lidiane Carvalho Rodrigues

Violino Livro 1

Traga sua mo ao brao do violino. Coloque seus dedos na corda R, conforme os desenhos abaixo. Esteja seguro de que seus dedos formaram um quadrado com o espelho, mantendo seu pulso relaxado.

G tocado com os 3 dedos


na corda r (terceira corda):

F# tocado com os 2 dedos


na corda r (terceira corda):

E tocado apenas
com o primeiro dedo:

9) Vamos ler e tocar a nota G:

Lidiane Carvalho Rodrigues

Violino Livro 1

10) Vamos ler e tocar a nota F#:

F#
Todos esses fs so sustenidos!

11) Decole!

12) No mesmo estilo

13) Vamos ler e tocar a nota E:

14) Passeio das Notas

15) Belgrado

Lidiane Carvalho Rodrigues

10

Violino Livro 1

16) Cano de Inverno

17) Rolling Along

18) Mantenha uma batida fixa:

Exerccio com o lpis:


1) Segure um lpis em sua mo esquerda a nvel de olho. 2) Pendure seus dedos da mo direita em cima do lpis, como mostrado.

3) Coloque seu 4 dedo em cima do lpis.

4) Agora coloque seu dedo polegar no lpis, na direo do 2 dedo. A curva de seu dedo polegar com o 2 dedo ter uma forma oval.

Lidiane Carvalho Rodrigues

11

Violino Livro 1

5) Apie os outros dedos sobre o lpis. Mantenha seus dedos relaxados. 6) Remova sua mo esquerda do lpis. Pratique a frma da sua mo direita no lpis at que fique natural para voc.

7) Empurre o lpis com o 4 dedo, com a palma da mo virada para baixo. Depois, vire a palma da mo para cima e empurre a caneta com o 1 dedo, a fim de adquirir maior firmeza quando for utilizar o arco.

8) Ponha o polegar dentro da mo e, com o cotovelo imvel, vamos balanar o brao semelhante ao tchau, porm como mostra o desenho: Observe que o cotovelo no se meche, e sim o brao!

Baladas populares foram uma parte importante de culturas durante sculos e foram passadas de gerao em gerao. Melodias de balada popular ajudam definir o som de uma cultura ou regio. Esta balada popular vem da regio eslava da Europa oriental: 19) Dana Matutina (folclore eslavo)

20) Exerccio do Dia

Lidiane Carvalho Rodrigues

12

Violino Livro 1

21) Wenceslas (folclore gals)

22) Tneis

23) Vamos cantar

24) Eu j sei solfejar (prepare o F#!)

Notas da Corda L (Segunda Corda):

Lidiane Carvalho Rodrigues

13

Violino Livro 1

D AGUDO tocado com os 3 dedos


na corda l (segunda corda):

C# tocado com os 2 dedos


na corda l (segunda corda):

B tocado apenas
com o primeiro dedo na segunda corda:

Toque os exerccios seguintes com seu professor. Estude cuidadosamente:


25) Vamos ler e tocar o D Agudo:

D
Lidiane Carvalho Rodrigues 14

Violino Livro 1

26) Vamos ler e tocar o C# :

C#
27) R e D# :

28) Ilha Caribenha

29) Salto Olmpico

30) Vamos ler e tocar o B :

31) Notas descendo:

Lidiane Carvalho Rodrigues

15

Violino Livro 1

32) Notas subindo:

Revise sempre os exerccios da mo direita (pginas 7 e 8)

Escala: uma ordem de notas em graus conjuntos, ascendentes ou descendentes.


Na pauta abaixo, escreva a escala de D subindo e descendo:

33) Escala de D descendente:

34) Escala de D ascendente:

35) Cano para Christine:

Lidiane Carvalho Rodrigues

16

Violino Livro 1

36) Desafio!

Lembre-se: Mo esquerda:
Faa as notas com as pontas dos dedos O pulso deve estar na mesma direo do seu brao Observe a posio do cotovelo ao tocar:

Equilibrando o Arco
1) Identifique todas as partes do arco (veja pgina 1). 2) ponha seu dedo polegar direito e o 2 dedo perto do meio do arco, como no desenho. 3) Coloque os outros dedos, curvados, como no exerccio feito com o lpis (pgina 7)

37) Carolina Breeze (Faa a leitura Mtrica ou o Solfejo antes de cantar, se tiver dificuldade.)

Lidiane Carvalho Rodrigues

17

Violino Livro 1

38) Jingle Bells

39) O Velho MacDonald tinha um stio

D.C al Fine: indica que se deve repetir a msica at a palavra Fine.

40) Brilha Brilha Estrelinha (Mozart) O compositor austraco Wolfgang Amadeus Mozart (1756 - 1791) era um prodgio de criana, que executou seu primeiro concerto a idade de 6 anos. Ele viveu durante o tempo da Revoluo americana (1775 - 1783). A msica de Mozart meldica e imaginativa. Ele escreveu centenas de composies, inclusive uma pea para piano baseada nesta cano familiar.

Lidiane Carvalho Rodrigues

18

Violino Livro 1

Armadura de Clave de D Maior: A partir de agora, os sustenidos das notas F# e C# estaro indicados na ARMADURA DE CLAVE, logo aps a Clave de Sol. Sendo assim, no necessrio mais colocar o # nessas notas, pois a armadura j indica que todos os C e F sero sustenizados.

41) Marcha de Matthew

42) A Melodia de Christopher

43) Ponte de Londres Dueto

Lidiane Carvalho Rodrigues

19

Violino Livro 1

Passando o Breu no Arco:

1 - aperte as cerdas do arco, instrudo por seu professor. 2 Pegue o breu com sua mo esquerda. Segure o arco ao ponto de equilbrio, como no desenho. 3 Mova o arco de um lado para outro lentamente, passando-o no breu. Lembre-se: mover o arco, no o breu.

Exerccios com o arco no violino:


Mover o arco para baixo Mover o arco para cima

44) Faa estes trs exerccios no Breu:

a)

b)

c)

Agora, vamos sair da posio de equilbrio e vamos segurar o arco com a posio regular de agora em diante.

Lidiane Carvalho Rodrigues

20

Violino Livro 1

Posio de equilbrio:

Posio regular:

Observe o local de colocao do polegar:

45) Arco na corda D:

Lidiane Carvalho Rodrigues

21

Violino Livro 1

46) Arco na corda A:

Lembre-se: - Seu brao move ao se curvar em cordas diferentes. - Levante seu brao para tocar as cordas mais grossas. - Abaixe seu brao para tocar as cordas mais finas.

47) Abaixa e Levanta

48) Balano e Cambaleio

49) Espelho

Lidiane Carvalho Rodrigues

22

Violino Livro 1

50) A festa do D e do A

51) Desafio Olmpico

Voc tocou padres de notas com seu arco na 3 e 2 cordas, orientado por seu professor. Antes de continuar, pratique a escala de D junto com o arco!

Reunindo Tudo
Parabns! Voc agora est pronto para praticar como um msico avanado, combinando mo esquerda e habilidades da mo direita, enquanto l as notas. Siga estas dicas para o sucesso: 1 faa uma leitura rtmica ou cante as notas antes de tocar. 2 toque em pizzicato, cante as notas. 3 Toque com o arco, marcando o ritmo com o dedo do p, se necessrio 4 Faa a arcada pedida. Assim, quando tocar em conjunto, as arcadas ficaro iguais. 5- Se for tocar por improvisao, siga a escala da msica e lembre-se que cada instrumentista tem a sua vez de improvisar! 52) Tocando com o arco:

53) De um lado pro outro

54) Para baixo e para cima

Lidiane Carvalho Rodrigues

23

Violino Livro 1

55) Voar sem parar

56) D Agudo

57) Flutuando

58) Descendo o elevador

59) Subindo o elevador

60) Avalanche

Lidiane Carvalho Rodrigues

24

Violino Livro 1

61) Lamento Tribal

62) Name this Tune

63) Dia dos avs (Cano norte-americana)

1 e 2 vez: Indica que a msica deve ser repetida, porm com o final diferente da 1 vez.

64) Msica em homenagem a: _______________________________

Lidiane Carvalho Rodrigues

25

Violino Livro 1

Andamento
Andamento se refere velocidade da msica. Normalmente so escritos em italiano, logo no comeo da msica, ou no meio dela, se o andamento mudar.

Andante: Reduza a velocidade, andando, pausadamente . Moderato: Tempo moderado, um pouco mais rpido que o Andante. Alegro: Tempo rpido, luminoso

65) Eu j sei Solfejar (Dueto)

Lidiane Carvalho Rodrigues

26

Violino Livro 1

66) O divertido Sr. Nicholas Dueto

67) Vamos revisar o D agudo e o C#:

Histria
Canes populares freqentemente contam histrias. Esta cano popular israelita descreve um jogo chamado dreidel, jogado com uma espcie de pio que gira. Esta brincadeira foi desfrutada por famlias durante sculos. O jogo especialmente jogado em dezembro, durante o tempo de Hanukkah. 68) Dreidel (folclore israelita)

Lidiane Carvalho Rodrigues

27

Violino Livro 1

Vamos conhecer a colcheia:

Colcheia

Pausa da Colcheia

Como a colcheia e sua pausa valem MEIO TEMPO, ser preciso 2 figuras para que, somando, se tenha 1 TEMPO:

= 1 tempo

= 1 tempo

= 1 tempo

= 1 tempo

Observao: a colcheia possui cabea, haste e colchete. Quando 2 colcheias esto juntas, substitui-se os colchetes por uma BARRA: . Colchete Haste Cabea 2 colcheias unidas

Para contar os tempos: bata o p na 1 colcheia e levante na 2.

69) Vamos ler o ritmo abaixo e depois vamos tocar, somente com a mo direita: use as cordas soltas!

Lidiane Carvalho Rodrigues

28

Violino Livro 1

70) Pizza de Pepperoni - Faa a leitura antes de tocar. Observe o comando do arco.

71) Escala de D com semnimas e colcheias:

72) A festa das Semnimas e Colcheias: Moderato

73) Elementos essenciais:

74) Pas de Algodo (folclore norte-americano)

Lidiane Carvalho Rodrigues

29

Violino Livro 1

75) Agora, vamos tocar msicas com o Compasso Binrio cada compasso!

: significa 2 tempos para

76) Contando: 1, 2...

77) Reciclando

78) Can-Can (Jacques Offenbach )-Dueto O compositor francs Jacques Offenbach (1819 - 1880) tocava violoncelo e comps muitos trabalhos para teatro musical. Uma das peas mais famosas dele a dana "Can-Can", de "Orpheus e o Mundo dos Criminosos (Orpheus and the Underworld). Este trabalho popular foi escrito em 1858, s trs anos antes do comeo da Guerra civil americana (1861 - 1865).

Lidiane Carvalho Rodrigues

30

Violino Livro 1

Agora, a vez da Mnima:

A Mnima e a Pausa da Mnima valem 2 tempos!


MNIMA PAUSA DA MNIMA

1 Mnima igual a 2 Semnimas ou 4 colcheias:

As pausas tm os mesmos valores:

Lidiane Carvalho Rodrigues

31

Violino Livro 1

79) Vamos ler este ritmo e fazer as arcadas:

80) Porta de Pierrot

Observe estes 2 Ritornellos:

A seo que estiver entre os ritornellos deve ser REPETIDA!

81) Michael passeia de barco na praia

Utilizando o 4 dedo:
Segurando seu violino em posio de ombro, toque o prximo exerccio com sua mo esquerda, em pizzicato, utilizando o 4 dedo. Observe os desenhos: Seu 4 dedo emparelha com os outros dedos na mesma corda. Observe que a nota formada com o 4 dedo, no desenho, a L.

Lidiane Carvalho Rodrigues

32

Violino Livro 1

Ento, conclui-se que ela ter o mesmo som (altura) da corda mais abaixo, que a corda L. Ao se tocar a NOTA L com o 4 DEDO, ganha-se agilidade com o arco, j que no ser preciso trocar de corda para execut-la. 82) Melodia do 4 dedo: pizz.

83) Quatro por quatro

84) Maratona do 4 Dedo:

Lidiane Carvalho Rodrigues

33

Violino Livro 1

85) Ode to Joy (L. V. Beethoven) O compositor alemo Ludwig van Beethoven (1770 - 1827) foi um dos maiores compositores do mundo. Ele foi acometido de surdez e, em 1802, j estava completamente surdo. Embora no pudesse ouvir msica como ns, ele podia ouvir na mente dele. O tema da sinfonia final dele (N. 9) chamado "Ode Alegria", e foi feito a partir de um poema de Johann von Schiller. "Ode Alegria" foi caracterizada em concertos que celebram a reunificao de Alemanha em 1990.

86) O velho homem (Folclore americano)

87) Musette (J. S. Bach) O compositor alemo Johann Sebastian Bach (1685 - 1750) escreveu centenas de msicas para coral e instrumentos. Viveu e trabalhou durante a era Barroca (1600 - 1750). Bach tambm era professor, organista, e um grande improvisador.. Ele teve 21 filhos, dos quais muitos se tornaram compositores famosos. Imigrantes europeus comearam a se instalar nas colnias americanas durante a vida de Bach.

Lidiane Carvalho Rodrigues

34

Violino Livro 1

Notas da Corda Sol (Quarta Corda):

C tocado com os 3 dedos


na corda sol (quarta corda):

B tocado com os 2 dedos


na corda sol (quarta corda):

A tocado apenas
com o primeiro dedo:

Lidiane Carvalho Rodrigues

35

Violino Livro 1

Armadura de Clave de G Maior: Possui apenas o F sustenido. O D natural.

Toque estes exerccios com seu(a) professor(a). Escute cuidadosamente:

88) Vamos tocar o G grave: escrito na 2 linha suplementar inferior!

89) Nota C grave: lembre-se de que ela est natural! escrita na 1 linha suplementar inferior.

Lidiane Carvalho Rodrigues

36

Violino Livro 1

90) Nota B grave: escrita no 2 espao suplementar inferior:

91) Vamos tocar o A grave: escrito na 2 linha suplementar inferior:

92) Decole faa uma leitura mtrica antes de tocar!

A seguir: Rond O Rond (Crculo) uma forma musical onde os artistas tocam ou cantam a mesma melodia em tempos diferentes. Isto chamado contraponto, um tipo de harmonia. Ao Rond se englobam os chamados cnones.
Lidiane Carvalho Rodrigues 37

Violino Livro 1

Divida-se em 4 grupos. O 1 violinista comea a tocar a msica abaixo. Quando ele chegar ao nmero 2, o 2 violinista toca o nmero 1. Quando o 2 violinista chegar ao nmero 2, o 3 violinista toca o nmero 1. Quando o 3 violinista chegar ao nmero 2, o 4 violinista toca o nmero 1. Ento vai se repetindo at o maestro dar a ordem de parar.

93) Esccia est Queimando (Folclore Ingls)

Ligadura de Durao: uma linha curva que une notas de mesma altura. Toque a
primeira nota da ligadura, mas espere o tempo de todas as notas que estiverem ligadas!

94) Amarre as notas:

95) Escala de G com ligaduras:

Lidiane Carvalho Rodrigues

38

Violino Livro 1

Mnima Pontuada: Vale 3 tempos!


Lembre-se: O PONTO DE AUMENTO vale a metade do valor da nota!

96) Vamos fazer este exerccio de arco:

97) Sempre conte o Ponto de Aumento

98) Alouette (folclore francs)

Compasso Ternrio: Trs tempos por compasso.


RECORDANDO: Nos compassos de denominador 4, a unidade de tempo a Semnima! 99) Vamos ler esse ritmo:

Lidiane Carvalho Rodrigues

39

Violino Livro 1

100) Contando: 1, 2, 3...

101) Cano Popular Francesa (Mova seu arco mais lentamente ao tocar as notas mais longas!) Observe a armadura: F# e C#

102) Uma Valsa Principal A valsa uma dana em compasso 3/4. Foi introduzida primeiro na ustria, durante os anos de 1800, ao mesmo tempo em que exploradores americanos como o Lewis e Clark chegaram ao Oceano Pacfico. Muitas valsas ainda so populares nos programas de orquestra sinfnica de hoje.

103) Cano do Marinheiro (cano de mar inglesa)

Lidiane Carvalho Rodrigues

40

Violino Livro 1

Ligadura de Expresso ou Legato


Um Legato uma linha curva que une duas ou mais notas diferentes. Toque inarticuladamente as notas ligadas, no mesmo golpe de arco.

104) Pare e v

105) Toque unindo as notas com Legato:

106) Navegando entre os Legatos

107) Legato na corda G:

Lidiane Carvalho Rodrigues

41

Violino Livro 1

108) Gangorrando com o Arco

109) Ao Contrrio

110) Frere Jacques Rond (folclore francs)

111) Exerccio na Escala de D

Anacruse
Anacruse uma nota que vem antes do primeiro compasso cheio. As notas do ltimo compasso completam o primeiro.

Lidiane Carvalho Rodrigues

42

Violino Livro 1

112) Cano Especial

113) Tocando o D com o quarto dedo (O D ser tocado com o 4 dedo na corda Sol)

Signo de Compasso

: o mesmo que

114) Melodia com notas graves

115) Jingli Nona (msica folclrica oriental) A Msica Oriental vem de Malsia, Indonsia, China e outras reas. Historiadores acreditam as primeiras orquestras, conhecidas como gamelans, existiram nesta regio por volta do 1 sculo A.C. As gamelans de hoje incluem rebabs (uma espcie de violino), gongos, xilofones, e uma variedade larga de instrumentos de percusso. Escute gravaes de msica Oriental e descreva os sons que voc ouve.

Lidiane Carvalho Rodrigues

43

Violino Livro 1

116) Kookaburra Rond (folclore australiano)

D.C. al Fine
Toque at que voc veja o termo D.C. al Fine. Ento, volte para o comeo e toque at que voc veja a palavra Fine. D.C. a abreviao para Da Capo, o termo italiano para "retorno ao comeo". Fine a palavra italiana que indica "o fim."

117) Banana Boat Song (folclore latino-americano) A msica latino-americana combina a msica folclrica das Amrica do Sul e Central, das ilhas caribenhas, de culturas africana, espanhola, e portuguesa. As melodias vm freqentemente acompanhadas por uma percusso viva de tambores, maracas, e claves. Dos estilos latino-americanos unidos ao clssico surgiram gneros como o jazz e rock.
Lidiane Carvalho Rodrigues 44

Violino Livro 1

118) Firoliralera (folclore mexicano)

Lidiane Carvalho Rodrigues

45

Violino Livro 1

Um padro de dedo novo - 2 dedo abaixado

1 Passo: Faa a frma da sua mo esquerda como mostrado. Esteja certo de que a palma da sua mo esteja de frente pra voc. Note seu 2 dedo ligeiramente prximo ao 1 dedo.

2 Passo: Traga sua mo ao brao do violino. Coloque o 1 e 2 dedos juntamente. H um espao entre o 2 e 3 dedos, e entre o 3 e 4 dedos.

tocado com o 2 dedo abaixado na corda D.

Bequadro
Um bequadro cancela um sustenido ou bemol. Seu efeito dura um compasso inteiro, para notas de mesmo nome e mesma altura.

Observe o toque do seu professor nos exerccios seguintes. Escute cuidadosamente.


Lidiane Carvalho Rodrigues 46

Violino Livro 1

119) Vamos ler e tocar a nota F (F natural):

Semitom ou Meio Tom


Um Semitom a menor distncia entre duas notas. Observe: H um semitom: Do E para o F . Do F para o F . Um Tom formado pela soma de 2 semitons.

Do F para o G.

120) Semitom e Tom

121) Passo a passo

Lidiane Carvalho Rodrigues

47

Violino Livro 1

122) Dois por dez

123) Observe a afinao! No tem armadura de Clave, portanto, o F natural.

124) Tic Tac

125) O encantador de cobras

126) Trs em um arco

Lidiane Carvalho Rodrigues

48

Violino Livro 1

127) Ligue as notas de trs em trs

128) O expresso do Oriente

129) Barcarolle

Segundo dedo abaixado na corda A:

Observe a frma da mo esquerda como mostrado:

Lidiane Carvalho Rodrigues

49

Violino Livro 1

A nota tocada com o 2 dedo abaixado na corda l: Observe que o C agudo!

Oua seu professor. Escute cuidadosamente.


130) Vamos ler e tocar o C natural:

131) Semitom e Tom: Ateno!

Cromatismo
uma sucesso de notas formadas por intervalos de semitom. Dentro de um mesmo compasso, respeite o sinal de alterao da 1 nota para as outras notas de mesmo nome e altura, at que aparea outro sinal indicando um segundo tipo de alterao.

Lidiane Carvalho Rodrigues

50

Violino Livro 1

132) Movimentos cromticos

133) Cano para Ashley

134) O semitom especial

135) A cano do Azulo (Cano popular do Texas)

Lidiane Carvalho Rodrigues

51

Violino Livro 1

136) Tekele Lomeria A frica um continente grande composto de muitas naes, e a msica folclrica africana to diversa quanto suas muitas culturas. Canes populares podem expressar sentimentos de amor, guerra, tristeza ou alegria. Esta msica popular do Qunia. As palavras descrevem os guerreiros, como eles se preparam para a batalha. Escute exemplos de msica folclrica africana, e descreva o som.

137) Bingo

138) Parabns a Voc

Lidiane Carvalho Rodrigues

52

Violino Livro 1

139) A neve est caindo

140) Tema da Sinfonia n 1 (Johannes Brahms) O compositor alemo Johannes Brahms (1833-1897) escreveu quatro sinfonias e mais obras para muitos instrumentos, e trabalhos para coral. Ele completou sua primeira sinfonia em 1876, o mesmo ano em que Alexander Graham Bell inventou o telefone. Este um dos temas (ou melodias) principais, da Sinfonia de Brahms N1 em C menor.

141) Misturando os padres de dedo Rond Ingls

Lidiane Carvalho Rodrigues

53

Violino Livro 1

Tema com variaes: Tema com variaes uma forma musical onde um tema, ou
melodia, seguido por verses diferentes do mesmo tema.

142) Tema de uma cano familiar

143) Cnon de Tallis - rond O ingls Thomas Tallis (1505-1585) serviu como compositor do Tribunal Real durante os reinados de Henry VIII, Edward VI, Mary, e Elizabeth I. O grande artista Michelangelo pintou a Capela da Sistina durante a vida de Tallis. Ronds e cnones eram formas populares de msica durante princpios do sculo VI. Divida a turma em grupos e toque ou cante o Cnon de Tallis como um cnone de 4 partes.
Lidiane Carvalho Rodrigues 54

Violino Livro 1

144) Flua suavemente, doce Afton (folclore gauls)

145) Bala de canho de Wabash (folclore norte-americano)

Lidiane Carvalho Rodrigues

55

Violino Livro 1

Staccato
Notas de Staccato so marcadas com um ponto acima ou debaixo da nota. Toca-se uma nota de staccato com um golpe de arco parado. Escute: H um espao entre notas de staccato!

146) Tocando o Staccato:

147) Dana de chapu mexicana (folclore mexicano)

Ligadura com Staccato


Ligadura com Staccato so duas ou mais notas tocadas na mesma direo com uma parada entre cada nota.

Lidiane Carvalho Rodrigues

56

Violino Livro 1

148) Ligadura com Staccato em D Maior

149) Valsando com o arco

150) Estouro: vai, doninha! (folclore norte-americano)

Lidiane Carvalho Rodrigues

57

Violino Livro 1

Prtica de Grupo
O objetivo da prtica de grupo encorajar os artistas da mesma categoria. Os violistas e violoncelistas tambm aprendero notas novas, desafiadoras. O sucesso de sua orquestra depende de todos, com talento e pacincia. Faa o seu melhor! Estude estas sees e avance sua tcnica musical.

151) Nota C: Reviso

152) Nota F: Reviso

153) Nota E: Reviso

154) Nota D: Reviso

155) Decole (leia as notas antes de tocar!)

Lidiane Carvalho Rodrigues

58

Violino Livro 1

156) Escala de C: No possui armadura de clave: todas as notas so naturais.

Semibreve = 4 tempos de som! 1 e 2 e 3 e 4 e

Pausa da Semibreve: 4 tempos de silncio!

Lembre-se: A pausa da Semibreve diferente da pausa da Mnima, que escrita acima da 3 linha!

Pausa da Mnima = 2 tempos!


157) Estudo de Ritmo

1e 2e 3e 4e

1e 2e 3e 4

1e 2e 3e 4e

1e 2e 3e 4e

158) Arcadas Lentas

Lidiane Carvalho Rodrigues

59

Violino Livro 1

159) Longo e Curto

Arpejo
O arpejo feito selecionando-se alguns graus da escala.. A ordem dos graus a serem tocados, em um arpejo, :

I, III, V, VIII, V, III, I


160) Escala de C Maior e Arpejo:

161) Toque e escute as sees

Lidiane Carvalho Rodrigues

60

Violino Livro 1

162) A Melodia de segunda-feira

Notas da Corda Mi (Terceira Corda):

AGUDO tocado com os 3 dedos na corda mi (primeira corda):

Lidiane Carvalho Rodrigues

61

Violino Livro 1

G tocado com os 2 dedos


na corda mi (primeira corda):

F# tocado apenas
com o primeiro dedo na primeira corda:

Toque junto com seu(a) professor(a). Estude cuidadosamente!


163) Vamos ler e tocar o E Agudo (corda solta!):

164) Vamos ler e tocar o A Agudo:

Lidiane Carvalho Rodrigues

62

Violino Livro 1

165) Vamos ler e tocar o G Agudo (2 dedo abaixado!):

166) Vamos ler e tocar o F# Agudo:

F#

167) Decole (Observe a armadura de clave!)

168) Escala de G em teras:

Lidiane Carvalho Rodrigues

63

Violino Livro 1

Tocando com os quatro dedos na corda Mi:


Observe a nota do 4 dedo: B agudo!

Toque os prximos exerccios com seu(a) professor(a). Estude cuidadosamente.

169) Vamos ler e tocar o B Agudo:

Sinal de abreviatura de pausas:


Quando, em uma msica, houverem dois ou mais compassos vazios seguidos, usa-se o sinal de abreviatura. O nmero grande representa a quantidade de compassos que voc dever esperar. (Observe se o compasso binrio, ternrio ou quaternrio!)

Lidiane Carvalho Rodrigues

64

Violino Livro 1

170) Compassos Unidos

171) Escala de G descendente utilizando staccatos:

172) Tema da Sinfonia n 4 (Tchaikovsky) O compositor russo Peter Illyich Tchaikovsky (1840-1893) escreveu seis sinfonias, trs bals, e centenas de outros trabalhos. Ele era um mestre em escrever melodias populares. Sua Sinfonia n 4 foi escrita em 1877, o mesmo ano que Thomas Edison inventou o primeiro gravador (record player), batizado de fongrafo.

173) Elementos Essenciais

Lidiane Carvalho Rodrigues

65

Violino Livro 1

Sinais de Dinmica
Os Sinais de Dinmica indicam com que volume deveremos tocar ou cantar.

Forte: Toque fortemente. Acrescente mais peso ao arco. Piano: Toque suavemente. Retire o peso do arco.

174) Forte e Piano

175) Contrastes da Dinmica

176) Escala de R Maior e Arpejo: Toque Forte na 1 vez e Fraco na 2 vez.

177) Escala de R Maior e Arpejo:

Lidiane Carvalho Rodrigues

66

Violino Livro 1

Numerao de Compassos
Em msicas maiores, usa-se numerar todos os compassos ou alguns deles, para facilitar o estudo e evitar que o executante se perca ao tocar em conjunto.

178) Tema da Sinfonia Surpresa (Franz Josef Haydn) O compositor austraco Franz Josef Haydn (1732-1809) escreveu 104 sinfonias. Muitas destas composies tiveram apelidos, enquanto incluindo "A Surpresa" Sinfonia N. 94. No segundo movimento, macio, Haydn somou dinmica alta e sbita deliberadamente para acordar uma audincia freqentemente sonolenta. Toque a dinmica cuidadosamente quando voc praticar este famoso tema.

179) Riacho (folclore norte-americano) - Arranjo de Orquestra (Arr. John Higgins) A = melodia; B = harmonia.

Lidiane Carvalho Rodrigues

67

Violino Livro 1

180) Minueto (J. S. Bach) - Arranjo de Orquestra (Arr. John Higgins)

Lidiane Carvalho Rodrigues

68

Violino Livro 1

181) Proposta de William Tell (Gioachino Rossini)- Arranjo de Orquestra (Arr. John Higgins) O compositor italiano Gioachino Rossini (1792-1868) escreveu algumas das peras favoritas do pblico. "William Tell" foi a ltima pera de Rossini, e seu tema popular ainda ouvido na televiso.

Lidiane Carvalho Rodrigues

69

Violino Livro 1

182) Rockinstrings - Arranjo de Orquestra (Arr. John Higgins)

Lidiane Carvalho Rodrigues

70

Violino Livro 1

183) Presentes Simples Folclore Shaker - Arranjo de Orquestra (Arr. John Higgins)

Lidiane Carvalho Rodrigues

71

Violino Livro 1

Solo
Um solo uma composio escrita para um instrumentista, freqentemente com acompanhamento de piano. Este solo foi escrito por Johann Sebastian Bach (1685-1750). Voc e um acompanhador de piano podem executar para a orquestra, sua escola, sua famlia, e outras ocasies. Tocar para um pblico uma parte emocionante em seu envolvimento com esta arte to bela que a msica.

Lidiane Carvalho Rodrigues

72

Violino Livro 1

184) Minueto N 1 Solo (J. S. Bach) (Arr. John Higgins)

Lidiane Carvalho Rodrigues

73

Violino Livro 1

Lidiane Carvalho Rodrigues

74

Violino Livro 1

185) Reviso de ritmos: Pratique estes ritmos em qualquer corda.

Parabns, querido(a) aluno(a)! Siga em frente no seu caminho pela msica!

Lidiane Carvalho Rodrigues

75

Violino Livro 1

Quadro da 1 posio do Violino:

Lidiane Carvalho Rodrigues

76

Vous aimerez peut-être aussi