Vous êtes sur la page 1sur 5

Catequese n.

2
29/09/12

Este o meu filho muito amado Experincia humana:


Uma vez que escolhemos como alternativa, de trabalho de casa, que os meninos pesquisassem no catecismo do ano passado trs catequeses sobre Jesus que mais gostaram, a alternativa para a experincia humana ser a segunda.

2 Alternativa:
O catequista interage com os meninos, perguntando sobre o seu trabalho de casa e em bocados de folhas de papel aponta palavras-chaves, que retira do dilogo com cada criancinha e, de seguida, vai coloca-las no placar, em volta do que foi afixado na catequese passada. Comentando de seguida: Muito bem! Vejo que vocs tm admirao por Jesus! E eu tambm tenho. E com a vossa admirao por ele, at eu fico a admir-lo mais! Que outras pessoas conhecem que tenham a mesma admirao que vocs tm? ( importante realar as pessoas com que tm maior relao afetiva). Sabiam que por essas pessoas gostarem tanto de Jesus, que elas gostam de vocs? E porqu? Isso faz sentido para vocs? E se no gostassem de Jesus? Pois bem, Jesus que faz com que ns amemos tambm os outros, pois ele est repleto de amor! E quem acredita com muita fora nele, vai receber esse amor!

Vamos cantar o cntico da catequese passada? Ainda se lembram? Guiado pela mo

Proponho que seja a FILIPA a dar esta parte! Tendo em conta que sou eu que preparo os pedaos de papel. Algo de dizer? Ou sugerir?

Palavra:
Proponho que seja a SANDRA (eu) a dar esta parte, uma vez que a parte gorda da catequese. Porque ser que Jesus aquilo que vocs disseram que ele (como est no placar) e tudo aquilo que eu disse? Querem mesmo saber quem ter feito com que Jesus fosse to bom? Vamos ento continuar a histria que comeou na semana passada! Algum se lembra da histria da semana passada? (Dilogo com os meninos e recordar a histria!) Ento, aquele belo encontro de Jesus no alto monte, bem perto do cu, no terminou com aquelas belas palavras de Pedro. Falta ainda dizer o que de mais importante aconteceu! Querem saber? Foi assim: Quando Pedro acabou de dizer aquelas palavras, veio uma nuvem do cu que os cobriu a todos: Jesus com Moiss e Elias e os trs amigos (Lembram-se dos nomes?). Eles, ao verem-se dentro da nuvem, perceberam logo que ia acontecer alguma coisa ainda mais maravilhosa! O que ter sido?

Leitura da Bblia (Andr!- proposta. Algo a dizer?) Mc 9, 7, lendo apenas o seguindo excerto: Formou-se , ento, uma nuvem que os cobriu com a sua sombra, e da nuvem fez-se ouvir uma voz: Este o meu Filho muito amado. Escutai-O O Andr pe tambm os seguintes dsticos no placar: ( proposta. Algo a dizer?) ESTE O MEU FILHO MUITO AMADO ESCUTAI-O Eu levo os dsticos! Retomando o dilogo: Quem disse estas palavras? DEUS. Aquele Deus de quem Jesus falava a toda a gente! O Deus que est no cu. E est no cu porque igual a ns? No! diferente. muito melhor que qualquer pessoa que existe neste mundo. Foi ele que criou sabem o qu, que j falamos no ano passado?

O cu, a Terra, as plantas, os animais, lembram-se? Aquele que muito amigo dos Homens! E ele tratou Jesus por qu? (pista: olhem para o placar). Por filho! E tal como os vossos pais, Deus tambm amava muito, muito, muito o seu Filho. E por Deus gostar tanto dele, que Jesus to bom. (ir dando exemplo de contexto real ao longo da Palavra).

Expresso de F:
Sofia Ribeiro. Estas so as minhas propostas. Algo a dizer ou a acrescentar? Referir que vamos entrar numa orao e por isso, apelar muito ao silncio! Explicar s crianas que devem preparar-se para o momento, referindo os gestos que vo acompanhar as suas palavras: Ajoelhar-se, inclinao, mos levantadas ou erguidas. (explicar que quando passam diante do sacrrio devem fazer a genuflexo) Preparadas inicia-se a orao: (os catequistas tambm rezam e , por isso, ficam ao lado dos meninos e no frente)

Sabem o que os amigos de Jesus devem ter feito quando ouviram a voz de Deus? O mesmo que ns fazemos na igreja, na altura mais importante em que Jesus se mostra a ns. Nalgumas dessas alturas, ns ajoelhamo-nos. E dobrar os nossos joelhos at ao cho mostra o qu? (esperar por respostas) O respeito que temos por Jesus! (A Sofia, se seguir a linhagem que estou a pensar, ensina mais uma vez como nos ajoelhamos na igreja, como erguer as mos ou como nos levantamos para o cu).

Repetir como nos benzemos. Agora, que recapitulamos como se reza com o corpo, vamos rezar a cantar. Obrigado Jesus- Msica que proponho. Aceito sugestes.

(Se for possvel amanh, gostava que os levssemos igreja, para eles terem mais noo do espao sagrado!!) Quando chegssemos l:

Ajoelhemo-nos () e agora vamo-nos benzer: Em nome do Pai e do Filho e do Esprito Santo. Amen Cantamos baixinho Obrigado Jesus

Um catequista (proponho sermos todos um de cada vez, do gnero como vai em baixo!) diz e os meninos repetem: - Jesus, Tu nasceste para ns (Andr) - Jesus, Tu cresceste para ns (Filipa) - Jesus, Tu falaste-nos de Deus Pai (Sofia) - Jesus, Tu s Deus como o Pai (Sandra) - Jesus, Deus Teu Pai o Teu maior amigo (Andr) - Jesus, Tu vieste do cu para junto de ns (Filipa) - Jesus, Tu o meu Senhor (Sofia) - Jesus, Deus fez tantas coisas por meio de Ti (Sandra) - Jesus, Deus criou-nos, criou os animais, as plantas e o cu (Andr) - Jesus, tu ds-nos pessoas que nos amam e fazes com que nos amem acima de qualquer coisa (Filipa)

Em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo. Amen Ide em paz e o Senhor nos acompanhe Resposta: Graas a Deus

RECAPITULAR REGRAS DA MISSA.

Vous aimerez peut-être aussi