Vous êtes sur la page 1sur 11

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEAR COORDENADORIA DE CONCURSOS CCV

Data: 29/junho/2008 Durao: 04 horas

TESTE DE ADMISSO AO SEMESTRE I CADERNO-QUESTIONRIO

Coloque, de imediato, o seu nmero de inscrio e o nmero de sua sala nos retngulos abaixo. Inscrio Sala

Lngua Portuguesa I
20 questes

TEXTO 01 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 17 Devido poluio atmosfrica e seus efeitos, muitos cientistas apontam que o aquecimento global do planeta a mdio e longo prazo pode ter carter irreversvel e, por isso, desde j devem ser adotadas medidas para diminuir as emisses dos gases que provocam esse aquecimento. Outros cientistas, no entanto, admitem o aumento do teor do gs carbnico na atmosfera, mas lembram que grande parte desse gs tem origem na concentrao de vapor de gua, o que independe das atividades humanas. Essa controvrsia acaba adiando a tomada de deciso para a adoo de uma poltica que diminua os efeitos do aumento da temperatura mdia da Terra. O carbono presente na atmosfera garante uma das condies bsicas para a existncia de vida no planeta: a temperatura. A Terra aquecida pelas radiaes infravermelhas emitidas pelo Sol [...] O carbono forma uma redoma protetora que aprisiona parte dessas radiaes infravermelhas e as reflete novamente para a superfcie. O excesso de carbono, no entanto, tenderia a aprisionar mais radiaes infravermelhas, produzindo o chamado efeito estufa: a elevao da temperatura mdia a ponto de reduzir ou at acabar com as calotas de gelo que cobrem os plos. Os cientistas ainda no esto de acordo se o efeito estufa j est ocorrendo, mas preocupam-se com o aumento do dixido de carbono na atmosfera a um ritmo mdio de 1% ao ano. A queima da cobertura vegetal nos pases subdesenvolvidos responsvel por 25% desse aumento. A maior fonte, no entanto, a queima de combustveis fsseis, como o petrleo, principalmente nos pases desenvolvidos.
WIKIPDIA, A ENCICLOPDIA LIVRE. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Polui%C3%A7%C3%A3% >Acesso em:20 jun.2008

01. Pela leitura da expresso carter irreversvel (linha 02) correto concluir que irreversvel o que: A) precisa de rpida soluo. B) merece especial ateno. C) desperta preocupao. D) exige conserto. E) imutvel. 02. Assinale a alternativa que apresenta o verbo apontar com sentido equivalente ao do mesmo verbo no texto (linha 01). A) Apontava as medidas a serem tomadas. B) Apontam-no como heri de mil faanhas. C) Apontou as passagens mais difceis do livro. D) Logo que apontou sacada, foi prontamente ovacionado. E) A testemunha do crime no conseguiu apontar os criminosos. 03. No fragmento Outros cientistas, no entanto, admitem o aumento do teor do gs carbnico na atmosfera (linhas 03-04), o termo em destaque equivale, quanto ao sentido, a: A) condio. B) proporo. C) qualidade. D) quantidade. E) capacidade. 04. Assinale a alternativa cujo termo est em desacordo, quanto ao sentido, com a palavra controvrsia (linha 06). A) disputa. B) polmica. C) apelao. D) discusso. E) contestao.

Casas de Cultura 2008.2

Lngua Portuguesa I

Pg. 2 de 11

05. Na linha 04, a locuo no entanto pode ser substituda, sem que se altere o sentido do texto, por: A) todavia. B) por isso. C) visto que. D) uma vez que. E) por conseguinte. 06. Assinale a alternativa que contm uma informao implcita. A) Muitos cientistas acreditam que o aquecimento global do planeta pode ter carter irreversvel. B) Acreditam, tambm na necessidade de medidas imediatas para diminuir as emisses de gases. C) Eles atribuem poluio e seus efeitos o carter de irreversibilidade do aquecimento global do planeta. D) Outros cientistas acreditam que as aes do homem no so as nicas responsveis pelo aumento de gs carbnico na atmosfera. E) Eles admitem o aumento do gs carbnico na atmosfera, mas atribuem a origem de grande parte desse gs concentrao de vapor de gua. 07. Marque com S (sim) ou N (no) os parnteses abaixo, conforme a frase represente ou no unanimidade de pensamento dos cientistas. ( ( ( ) ) ) Admitem o aumento do teor de gs carbnico. Acreditam que o efeito estufa j est comeando. Preocupam-se com o aumento do dixido de carbono.

Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. A) S, S, N. B) S, N, N. C) N, S, S. D) S, N, S. E) N, N, S. 08. Assinale a alternativa correta. A) A substituio de para a (linha 08) por da altera o sentido do texto. B) A substituio de muitos (linha 01) por outros prejudica a coeso do texto. C) O emprego de lembram (linha 04) indica que est elptica a expresso Muitos cientistas. D) A coeso textual fica mantida com a colocao do artigo Os no lugar do pronome Outros (linha 03). E) Inserir a preposio a antes de seus efeitos (linha 01) caracteriza um erro de regncia prejudicial compreenso do texto. 09. Depreende-se da leitura da expresso pode ter (linha 02) que a afirmao sobre o carter irreversvel do aquecimento global do planeta : A) inquestionvel. B) incontestvel. C) indiscutvel. D) duvidosa. E) segura. 10. Assinale a alternativa que apresenta a frase cujo sentido equivale ao da frase Devido poluio atmosfrica, muitos cientistas apontam que o aquecimento global do planeta pode ter carter irreversvel. A) Muitos cientistas apontam que o aquecimento global do planeta, como conseqncia da poluio atmosfrica, pode ter carter irreversvel. B) Muitos cientistas apontam que a poluio atmosfrica, no obstante o aquecimento global do planeta, pode ter carter irreversvel. C) A poluio atmosfrica, apontam muitos cientistas, resultado do aquecimento global do planeta e pode ter carter irreversvel. D) A poluio atmosfrica, causa do aquecimento global do planeta, pode ter carter irreversvel, apontam muitos cientistas. E) O aquecimento global do planeta, causa da poluio atmosfrica, pode ter carter irreversvel, apontam muitos cientistas.
Casas de Cultura 2008.2 Lngua Portuguesa I Pg. 3 de 11

11. Numere os elementos da Coluna 2, associando-os aos da Coluna 1, de acordo com a relao que se estabelece no texto. Coluna 1 Coluna 2 (1) carbono ( ) Sol (2) excesso de carbono ( ) Terra (3) radiaes infravermelhas ( ) temperatura ( ) efeito estufa Assinale a alternativa que apresenta a seqncia correta. A) 1, 2, 3, 2 B) 1, 2, 3, 3 C) 2, 2, 1, 1 D) 3, 2, 1, 3 E) 3, 3, 1, 2 TEXTO 02 01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 11 12 13 14 15 16 Os dois maiores descobrimentos do sculo XX tero sido a fome e a bomba atmica, no dizer de Josu de Castro, que denunciou a situao de fome, apontou causas (econmicas) e efeitos desse fenmeno. Foi ele quem afirmou que, no Brasil, a fome endmica (e no epidmica): alimentao abaixo do necessrio por falta de alimentos vitais, embora os famintos vivam em ambientes com abundncia de tais alimentos. A fome, assim como o sexo, um instinto primrio; e, para uma cultura racionalista, esses assuntos so chocantes; da, devido ao predomnio da razo sobre a conduta humana, a busca de acobert-los. Por isso, somente aps duas guerras (mundiais), que provocaram a morte, por fome, de 12 milhes de pessoas a questo passou a ser encarada objetivamente: em 1943, realizada a Conferncia de Alimentao de Hot Springs, que deu origem FAO. As comunidades cientficas, que j resolveram com tanto brilho problemas bastante complexos, sentem-se envergonhadas por terem sido incapazes de formular meios para acabar com a fome. Mas que fome essa, de que se fala, e que to mobilizadora? a fome oculta, na qual, pela falta permanente de determinados elementos nutritivos, em seus regimes habituais, grupos inteiros de populaes se deixam morrer lentamente de fome, apesar de comerem todos os dias. So principalmente essas coletivas fomes parciais, essas fomes especficas, em sua infinita variedade, que constituem os estudos de Josu de Castro.
BONFIM, Joo Bosco Bezerra. A fome no Brasil: o que se diz, o que se fez, o que fazer. Disponvel em: <http: // www.senado.gov.br/web/conleg/artigos/especiais/AfomenoBrasil.pdf> Acesso em:20 jun. 2008.

12. Pelo significado da palavra mobilizadora (linha 12), entende-se, de acordo com o texto, que a fome: A) varia de local. B) muda de forma. C) ataca vrias pessoas. D) destri os organismos. E) movimenta muita gente. 13. Assinale a alternativa cujo termo pertence ao mesmo campo semntico de vitais (linha 04). A) vitela. B) vitalina C) vitfero. D) vitcola. E) vitalcio. 14. As alternativas abaixo contm definies do verbete comunidade (FERREIRRA: 1986). Assinale a que corresponde ao sentido de comunidades (linha 10). A) Qualquer grupo social cujos membros habitam uma regio determinada, tm um mesmo governo e esto irmanados por uma mesma herana cultural e histrica. B) Qualquer conjunto populacional considerado como um todo, em virtude de aspectos geogrficos, econmicos e/ou culturais comuns. C) Grupo de pessoas considerado, dentro de uma formao social complexa, em suas caractersticas especficas e individualizantes. D) Agrupamento que se caracteriza por forte coeso baseado no consenso espontneo dos indivduos.
Casas de Cultura 2008.2 Lngua Portuguesa I Pg. 4 de 11

E) Grupo de pessoas que vivem submetidas a uma mesma crena religiosa. 15. Assinale a alternativa cuja frase tem sentido conotativo. A) provocaram a morte, por fome, de 12 milhes de pessoas (linhas 07-08). B) resolveram com tanto brilho problemas bastante complexos (linha 10). C) incapazes de formular meios para acabar com a fome (linha 11). D) falta permanente de determinados elementos nutritivos (linhas 12-13). E) grupos inteiros de populaes se deixam morrer lentamente de fome (linhas 13-14). 16. A relao de sentido entre as frases do fragmento A fome endmica, embora os famintos vivam em ambientes com abundncia de alimentos est indicada na alternativa: A) causa. B) tempo. C) condio. D) concesso. E) proporo. 17. Segundo o texto, para Josu de Castro, a fome endmica. Entende-se por fome endmica aquela que: A) aparece e desaparece sem deixar seqelas. B) acontece de maneira rpida em vrios lugares. C) existe, constantemente, em determinado lugar. D) surge, com freqncia, em perodos ps-guerra. E) ataca, momentaneamente, grande nmero de pessoas. 18. Entende-se por instinto (linha 05) uma fora que: A) tem origem psicolgica. B) independe de aprendizado. C) surge de maneira consciente. D) adquirida com a maturidade. E) exclusiva dos animais superiores. 19. Segundo o autor, Josu de Castro escreve sobre a fome decorrente: A) da desnutrio. B) da falta de apetite. C) das greves de fome. D) das dietas exageradas. E) dos sacrifcios coletivos. 20. Assinale a alternativa em que o termo em destaque um pronome que est substituindo o agente da ao verbal. A) Josu de Castro afirmou que, no Brasil, a fome endmica. B) A fome e a bomba atmica so os dois maiores descobrimentos a que Josu de Castro se refere. C) A fome, que provocou a morte de 12 milhes de pessoas, passou a ser encarada objetivamente. D) A informao de que a fome e a bomba atmica so assuntos chocantes em uma sociedade racionalista. E) Josu de Castro disse que os dois maiores descobrimentos do sculo XX tero sido a fome e a bomba atmica.

Casas de Cultura 2008.2

Lngua Portuguesa I

Pg. 5 de 11

Lngua Portuguesa II
20 questes

21. Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, ditongo decrescente, dgrafo, hiato e ditongo crescente. A) Causas, que, teor, necessrio. B) Abaixo, irreversvel, mdio, razo. C) gua, chocantes, racionalista, seus. D) Deu, aquecimento, outros, apontam. E) Abundncia, assim, poluio, efeitos. 22. Assinale a alternativa em que o elemento mrfico est corretamente analisado. A) cultura (a desinncia nominal de gnero). B) independe (e desinncia modo-temporal). C) denunciou (u desinncia nmero pessoal). D) aquecimento (a prefixo de negao). E) atmosfrica (atm radical primrio). 23. As palavras aquecimento, aquecer, aquecedor tm a mesma raiz, por isso, so cognatas. Assinale a alternativa em que ocorrem trs palavras cognatas. A) Razo, razovel, racional. B) Epidmica, epiceno, epilepsia. C) Atmosfrica, atmosfera, atestao. D) Humana, humilhao, humorismo. E) Descobrimento, descongelar, desconhecer. 24. Numere a segunda coluna pela primeira: ( 1 ) Este alimento ( 2 ) Esse alimento ( 3 ) Aquele alimento ( ( ( ( ) est com quem se fala. ) est com quem fala. ) est longe dos dois. ) est com voc.

Assinale a seqncia correta. A) 1, 2, 3, 1. B) 2, 3, 2, 1. C) 2, 2, 1, 3. D) 1, 1, 3, 2. E) 2, 1, 3, 2. 25. Assinale a alternativa em que o artigo sublinhado denota familiaridade. A) O Brasil um pas de gente pobre. B) O Josu de Castro falou sobre a fome. C) O Cear das rendeiras fica no Nordeste. D) Todos os pases devem proteger o meio ambiente. E) O conferencista comunicou-se bem com o pblico. 26. Assinale a alternativa em que a inverso dos termos implica na alterao semntica da expresso. A) Abundantes alimentos. B) Situao catastrfica. C) Cultura racionalista. D) Pessoas famintas. E) Certas medidas. 27. Assinale a alternativa que preenche corretamente, na seqncia, as lacunas do perodo: Os cientistas solicitam a _________________ que _________________ adoo de medidas que se encontram em __________________ mos. A) V.Exa.; proceda; suas. B) Sua Exa.; procedei; suas. C) V.Exa.; procedei; vossas. D) Sua Exa.; proceda; vossas. E) V.Exa.; procedeis; vossas.
Casas de Cultura 2008.2 Lngua Portuguesa II Pg. 6 de 11

28. Assinale a alternativa cuja frase est gramaticalmente correta quanto concordncia nominal. A) Os governos estaduais e federais no apontam- nos as causas da fome. B) Os governos estadual e federal no apontam-nos as causas da fome. C) Os governos estadual e federal no nos apontam as causas da fome. D) O governo estadual e federal no apontam-nos as causas da fome. E) O governo estadual e federal no nos apontam as causas da fome. 29. Numere a segunda coluna, relacionando as locues prepositivas sinnimas. ( 1 ) devido a ( ) no obstante. ( 2 ) a respeito de ( ) por causa de ( 3 ) apesar de ( ) acerca de ( ) em virtude de A seqncia correta : A) 1, 2, 3, 2. B) 2, 3, 2, 1. C) 3, 1, 2, 1. D) 1, 3, 1, 2. E) 2, 1, 2, 3. 30. Assinale a alternativa em que o termo destacado tem a mesma classificao morfolgica da palavra sublinhada na orao: Esses assuntos so chocantes. A) A fome um instinto primrio. B) Eles vivem com abundncia de tais alimentos. C) Aps duas guerras, a fome causou milhes de mortes. D) Foi Josu de Castro que denunciou a situao de fome. E) As emisses dos gases provocaram o aquecimento global. 31. Na orao A maior fonte, no entanto, a queima de combustveis fsseis, o conectivo oracional indica: A) excluso. B) concluso. C) contraste. D) concesso. E) explicao. 32. Assinale a alternativa em que a classe gramatical do conectivo que a mesma do sublinhado na frase: lembram que grande parte desse gs tem origem na concentrao de vapor de gua (linhas 04-05). A) que o aquecimento global do planeta (linhas 01-02). B) que provocam esse aquecimento (linha 03). C) que independe das atividades humanas (linhas 05-06). D) uma poltica que diminua os efeitos do aumento da temperatura (linhas 06-07). E) uma redoma protetora que aprisiona parte dessas radiaes (linhas 09-10). 33. Assinale a alternativa que analisa corretamente a frase: Deve haver muitos participantes na conferncia. A) Est correta, pois o verbo haver impessoal. B) Est correta, porque o sujeito indeterminado. C) A forma correta : Devem haver muitos participantes. D) A frase est incorreta, pois no apresenta complemento. E) Est incorreta, pois o auxiliar tem que concordar com o sujeito. 34. Assinale a alternativa em que a regncia verbal est em desacordo com a norma culta. A) A humanidade aspira a um futuro promissor. B) Procede-se, cuidadosamente, em tais situaes. C) Notific-lo-emos de todas as medidas adotadas. D) Os participantes assistiram conferncia impassveis. E) Eles preferem denunciar do que compactuar com os erros.

Casas de Cultura 2008.2

Lngua Portuguesa II

Pg. 7 de 11

35. Assinale a alternativa que completa corretamente a frase: Os inconseqentes no ____________ com o que venha acontecer ____________ mesmos. A) se importaro, conosco. B) se importaro, com ns. C) importa-se-o, com ns. D) importa-se-o, conosco. E) importaro-se, conosco. 36. Assinale a alternativa em que o predicado da orao classifica-se como verbo-nominal. A) Isto independe das atividades humanas. B) Josu de Castro denunciou a situao de fome. C) A fome, assim como o sexo, um instinto primrio. D) Os cientistas julgam o aquecimento global irreversvel. E) Essas fomes constituem os estudos de Josu de Castro. 37. Assinale a alternativa em que o termo em destaque tem a mesma funo sinttica do termo sublinhado na orao: o que independe das atividades humanas. A) As calotas de gelo cobrem os plos. B) O carbono forma uma redoma protetora. C) A fome, assim como o sexo, um instinto. D) Eles se preocupam com o aumento do carbono. E) A Terra aquecida pelas radiaes infravermelhas. 38. Assinale a alternativa que analisa sintaticamente a expresso grifada na frase: A conferncia deu origem FAO. A) Objeto direto. B) Objeto indireto. C) Adjunto adverbial. D) Adjunto adnominal. E) Complemento nominal. 39. O perodo Os cientistas admitem que aumentou o teor do gs carbnico, mas lembram que parte desse gs tem origem na concentrao de vapor de gua, composto por: A) uma orao principal e trs coordenadas. B) uma orao principal e trs subordinadas. C) duas oraes coordenadas e uma subordinada. D) uma orao principal, uma coordenada e duas subordinadas. E) uma orao principal, duas coordenadas e uma subordinada. 40. Assinale a alternativa em que o termo destacado classifica-se como aposto. A) A Terra aquecida pelas radiaes emitidas pelo Sol. B) Esse gs tem origem na concentrao de vapor de gua. C) O excesso de carbono aprisionaria mais radiaes infravermelhas. D) A maior fonte a queima de combustveis fsseis, como o petrleo. E) O aquecimento do planeta a mdio e longo prazo pode ser irreversvel.

Casas de Cultura 2008.2

Lngua Portuguesa II

Pg. 8 de 11

Conhecimentos Gerais
20 questes

41. O tombamento e a restaurao do Passeio Pblico, cuja construo data do final do sculo XIX, justifica-se: A) pela preservao da memria do Exrcito que ocupa essa rea desde o perodo colonial. B) por sua histria, pois constituiu um espao de resistncia dos negros que ali organizaram um quilombo. C) por constituir patrimnio cultural edificado da cidade que guarda marcas da ocupao do espao urbano. D) pelo apelo do setor imobilirio, j que essa rea vem se valorizando a partir da construo de residncias modernas em seu entorno. E) pela importncia simblica que tem para a populao de Fortaleza, pois tem servido como palco para manifestaes polticas desde a Repblica Velha. 42. Justifica-se a preservao e a manuteno do Parque do Coc, em Fortaleza, por: A) garantir a conservao das reas de mangue. B) permitir o reflorestamento das reas de Mata Atlntica. C) fornecer ambiente propcio ao cultivo de frutas em sua rea. D) destinar reas de reserva para a expanso de vias para trfego de carros. E) estimular atividades econmicas a partir do criatrio de camares em cativeiro. 43. Em relao s prticas religiosas no Brasil colnia, correto afirmar que: A) o Estado era laico e permitia a liberdade religiosa. B) os negros e os escravos fundiram sua religio numa nica. C) os padres ensinavam aos indgenas, nos aldeamentos, a religio catlica. D) a Igreja Catlica defendia o direito dos negros professarem suas crenas. E) o protestantismo superou o catolicismo na Colnia durante a invaso holandesa. 44. Neste ano esto sendo comemorados os cem anos da migrao japonesa para o Brasil. A migrao para o pas relacionou-se: A) ao desenvolvimento das primeiras plantaes de uva ao longo do Rio So Francisco. B) ao retorno dos imigrantes europeus para seus pases e sua conseqente substituio pelos asiticos. C) chegada da indstria no Brasil, pois aqui no existia mo-de-obra qualificada para ser empregada nas fbricas. D) expanso da extrao da borracha na regio Norte do pas que demandou grande nmero de trabalhadores. E) aos acordos estabelecidos entre os dois pases para trazer famlias japonesas para trabalhar nas fazendas de caf de So Paulo. 45. A transferncia da famlia real para o Brasil acarretou importantes mudanas na cultura. Assinale entre as alternativas abaixo aquela que caracteriza corretamente tais transformaes. A) Desestruturao da imprensa e das editoras que foram proibidas aps a chegada da Corte. B) Modernizao da cidade do Rio de Janeiro e adoo de hbitos e produtos europeus. C) Valorizao dos intelectuais por meio da fundao da primeira universidade do Brasil, no Rio de Janeiro. D) Valorizao da cultura indgena atravs da literatura e da difuso de objetos em cermica por eles produzidos. E) Introduo de valores oriundos da Amrica do Norte o que permitiu a alfabetizao de todos os sditos. 46. No processo da abolio da escravatura, podemos compreender, corretamente, que a imprensa brasileira no final do sculo XIX: A) esteve ausente dos movimentos pela abolio. B) colocou-se em peso a favor da manuteno da escravido. C) serviu como veculo para artigos redigidos pelos escravos. D) esteve dividida entre os grupos que defendiam e os que atacavam a escravido. E) encontrava-se sob rgida censura do Estado, que defendia a imigrao europia.
Casas de Cultura 2008.2 Conhecimentos Gerais Pg. 9 de 11

47. A Padaria Espiritual surgida em Fortaleza, no final do sculo XIX, foi composta por: A) intelectuais que organizaram uma agremiao literria. B) mulheres letradas, as primeiras a escrever na imprensa diria. C) jornalistas que defendiam a adoo de padres estrangeiros na cultura. D) homens de letras que fundaram um jornal para veicular idias anarquistas. E) polticos e militares que pregavam o direito educao para todos os cidados. 48. O aparecimento do Presidente Lus Incio Lula da Silva, no cenrio poltico do pas, esteve relacionado: A) ao surgimento dos ambientalistas no incio dos anos 80. B) ao retorno dos exilados, quando volta de Cuba aps dez anos. C) s primeiras eleies diretas para presidente, ocorrida em 1985. D) aos grupos armados do qual fazia parte e que resistiram ditadura. E) ao movimento sindical surgido em So Paulo no final dos anos 70. 49. Podemos identificar corretamente como uma das bandeiras polticas propagada pelo Estado durante a Era Vargas: A) desmilitarizao do Estado. B) flexibilizao das leis trabalhistas. C) defesa do fim dos monoplios estatais. D) supresso dos partidos polticos e da Constituio. E) colaborao entre as classes, intermediada pelo governo. 50. A construo das igrejas barrocas, em Minas Gerais, est ligada ao perodo: A) das bandeiras, quando os bandeirantes construram igrejas nas cidades por eles fundadas. B) do apogeu dos engenhos, quando as Igrejas eram construdas pelos grandes senhores em suas propriedades. C) da minerao, ocorrida no sculo XVIII, quando os mineradores expressavam seu status por meio de luxuosas construes. D) do caf, quando os grandes proprietrios buscaram embelezar as cidades mineiras para se equipararem s do Rio de Janeiro. E) da invaso holandesa, quando o Estado incentivou os jesutas a construrem mais igrejas para se opor ao crescimento dos protestantes. 51. A Campanha das Diretas J constituiu importante marco no processo de abertura poltica do pas. Podemos afirmar, corretamente, que a campanha mobilizou em seu favor: A) as Foras Armadas. B) os banqueiros e grandes industriais brasileiros. C) os membros da ARENA (Aliana Renovadora Nacional). D) os prefeitos e vereadores eleitos de forma direta no ano anterior. E) a sociedade civil por meio de comcios e manifestaes pblicas. 52. O Convnio de Taubat, assinado entre So Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, em 1906, visava: A) limitar a ao do Estado no comrcio interno. B) introduzir o caf no mercado latino-americano. C) exigir do Estado a manuteno das polticas de imigrao. D) assegurar a estabilidade do caf na pauta comercial do pas. E) tornar o caf o nico produto da pauta de exportao do Brasil. 53. A Coluna Prestes, liderada por Lus Carlos Prestes, entre 1922 e 1927, mobilizou: A) soldados contra o governo. B) tenentes que reprimiram o nascente movimento operrio. C) o exrcito para destruir Contestado, Caldeiro e Canudos. D) a Marinha que se colocou contra o crescente poder do exrcito no governo. E) as Foras Armadas contra movimentos que pregavam a volta da monarquia.

Casas de Cultura 2008.2

Conhecimentos Gerais

Pg. 10 de 11

54. A expulso dos jesutas do Brasil, no sculo XVIII, est relacionada: A) administrao pombalina. B) s lutas e movimentos pela independncia. C) entrada das ordens franciscanas na Colnia. D) destruio dos aldeamentos pelos indgenas. E) proibio da educao aos colonos, promovida pelos padres. 55. Analisando a vinda da famlia real para o Brasil, em 1808, sob o ponto de vista econmico, compreendese que o grande beneficiado pelas novas polticas promovidas por D. Joo VI foi a: A) Frana. B) Holanda. C) Espanha. D) Inglaterra. E) Argentina. 56. Nos anos 1920/30, com a ascenso do fascismo na Itlia e do nazismo na Alemanha, movimentos congneres surgiram em vrias partes do mundo. Analisando o caso brasileiro, no mesmo perodo, podemos afirmar, corretamente, que: A) o Estado fechou as escolas pblicas, copiando, assim, o modelo italiano. B) a ao integralista brasileira apresentava semelhanas com o fascismo europeu. C) os comunistas promoveram perseguio s minorias tnicas, assim como os nazistas. D) o movimento operrio apoiou a centralizao do poder e a adoo do partido nico, como ocorreu na Itlia. E) os anarquistas defendiam a concentrao de poderes nas mos de um lder, como ocorria na Itlia e na Alemanha. 57. As bandeiras organizadas no perodo colonial tinham por objetivo: A) formar e manter os quilombos. B) capturar indgenas e buscar minas. C) organizar a produo de charque e acar. D) construir cidades para ocupar a costa brasileira. E) garantir a segurana dos missionrios no interior. 58. A msica Alegria, Alegria, composta e gravada por Caetano Veloso, em 1968, pode ser, corretamente, relacionada: A) ao samba. B) Tropiclia. C) Bossa Nova. D) Jovem Guarda. E) ao samba-cano. 59. A oligarquia acciolyna dominou o Estado durante 20 anos (1892-1912) e chegou ao fim aps: A) interveno militar da capital federal. B) revolta popular que deps Nogueira Accioly. C) ocupao da cidade pelos marinheiros revoltosos. D) assassinato de Nogueira Accioly por Franco Rabelo. E) golpe de Estado, que deu origem oligarquia comandada por Franco Rabelo. 60. A instituio do Parlamentarismo, em 1961, alterou o regime de governo do Brasil, que era o presidencialismo. Tal medida visava: A) limitar os poderes do Congresso. B) restituir a constitucionalidade ao pas. C) reduzir os poderes do Presidente Joo Goulart. D) dar nova posse a Jnio Quadros, que renunciara Presidncia. E) atender ao plebiscito em que a populao optou pelo parlamentarismo.

Casas de Cultura 2008.2

Conhecimentos Gerais

Pg. 11 de 11

Vous aimerez peut-être aussi