Vous êtes sur la page 1sur 16

Grupo 12: Carolina Rodrigues Calvo Celina Garcia Yassui Daniela Kanno Mathias Marina Borsali Sarian

Reino: Bacteria Filo: Proteobacteria Classe: Betaproteobacteria Ordem: Neisseriales Famlia: Neisseriaceae Gnero: Neisseria Espcie: Neisseria gonorrhoeae

Bactria patognica: causa gonorria (DST).

Diplococos gram-negativas; No flagelado, no formador de esporos; Presena de plis e fimbrias; Imveis (no motilidade); no apresenta cpsula polissacardea; Protenas externas da membrana:OMP-1 e OMP2, com a funo de porinas.

Aerbio ou facultativamente anaerbio; Oxidase-positivas ; Catalase-positivas; No reduzem nitrato; No formam H2S; Realizam oxidao dos carboidratos; Cresce em meios enriquecidos (como o Agar Mueller-Hinton e o Thayler-Martin);

N.gonorrhoeae sempre considerada patognica, podendo infectar: mucosas vaginal, anal e da orofaringe. Ocasionalmente pode infectar tambm a conjuntiva de recmnascidos. A gonorria encontrada apenas na espcie humana; A transmisso ocorre geralmente por contato sexual; As mulheres apresentam risco acrescido de contrarem a doena em uma nica exposio em relao aos homens (50% para 20%); Cerca de 50% das mulheres so assintomticas, o que no ocorre em homens, assim h maior probabilidade de infeces graves em mulheres. No h vacina. A profilaxia indicada o uso de preservativos. Variao de fase e variao antignica permitem bactria escapar da resposta imune do hospedeiro. Sistema de captao de ferro contribui no processo de patogenia.

Os gonococos se aderem s clulas mucosas utilizando os pilis que so formados por protenas tubulares cuja expresso est controlada pelo complexo de genes pil. Os pilis proporcionam um mecanismo de resistncia ante a destruio das bactrias mediada pelos neutrfilos. As protenas que formam os pilis possuem um regio conservada aminoterminal e uma regio muito varivel no extremo carboxiterminal resultando em variao antignica. Essas bactrias possuem protenas POR que so porinas codificadas pelo gene PorB o qual interfere na desgranulao dos neutrfilos protegendo a bactria da resposta imunolgica do hospedeiro. Pode-se encontrar gonococos em leuccitos polimorfonucleares (neutrfilos).

Gonococos aderido a membrana celular epitelial

As protenas OPA tem funo na unio das bactrias com as clulas epiteliais e clulas fagocitrias. J as protenas Rmp estimulam os anticorpos que inibem a atividade bactericida srica contra as neisserias patgenas. O lipdio A uma endotoxina liberada na expanso celular devido diviso celular na qual pores contendo LOSe protenas de membrana se desprendem da membrana celular da bactria na forma de bolhas. As gonococos sintetizam uma protease que cliva a imunoglobulina A1, gerando fragmentos inativos do ponto de vista imunitrio. Essa neisserias possuem vrios plasmdeos em seu citoplasma muitos dos quais so conjugativos, sendo que dois possuem genes que codificam lactamases para resistncia penicilina e, e alguns possuem o gene tetM que confere resistncia a tetraciclina.

Variao de fase: o fato da expresso de um determinado gene poder ser ligada ou desligada. Variao antignica: so variaes na sequncia do gene que provocam mudanas nos aminocidos que compem a protena codificada. O principal antgeno de superfcie que sofre esses 2 processos a fimbria tipo 4. N. gonorrhoeae apresenta facilidade para realizar transformao. Esses 3 fatores contribuem para tornar a resposta imune do hospedeiro obsoleta.

A infeco , na maior parte dos casos, restrita uretra; Inicia-se com secreo uretral purulenta e disria (dor ao urinar); Complicaes so raras, mas podem levar a epididimite, prostatite e abcessos peri-uretais.

O local de infeco primordial o colo do tero ( as

bactrias infectam as clulas epiteliais colunares endocervicais e so incapazes de infectar as clulas epiteliais pavimentosas ligeiramente queratinizadas da vagina); Como grande parte das mulheres inicialmente assintomtica, a infeco ascende e pode originar salpingite, abcessos tubo-ovricos e doena inflamatria plvica; Pode ainda surgir a Sndrome de Fitz-Hugh-Curtis (processo inflamatrio intra-abdominal adjacente ao fgado) ou a conjuntivite porulenta (em recm-nascidos infectados durante o parto).

Microscopia : sensvel e especfica em homens com

uretrite porulenta, mas insensvel para assintomticos e mulheres mesmo sintomticas; Cultura: amostras genitais devem ser cultivadas tanto em meios seletivos quanto em no seletivos ( a presena de Vancomicina inibe o crescimento de diversas estirpes de gonococos); Identificao: presena de diplococos gram-negativos oxidase positivos e produo de cido a partir de glicose; Sondas genticas: deteco direta em amostras clnicas. So testes sensveis, especficos e rpidos; Serologia: podem detectar antgenos e anticorpos. No so to sensveis nem especficos como as sondas.

A penicilina no pode ser utilizada como antibitico de eleio; J h casos de resistncia a fluoroquinilonas; aconselhada a administrao de: Cefriaxona, Cefixina, Ciprofloraxina, ou Ofloxacina. Para casos complicados deve ser associodo o uso de Doxiciclina e Azitromicina; A quimioprofilaxia ineficaz, exceto no caso de proteo de infeces oculares em recm nascidos.
O recm nascido adquire oftalmia neonatal durante o parto normal, o que facilmente prevenido pela aplicao de nitrato de prata ou de pomada oftlmica de eritromicina nos olhos.

Quais

as caractersticas morfolgicas da bactria e quais conferem virulncia?

Quais

os principais fatores que contribuem para a resistncia da bactria?


os principais meios de transmisso e preveno da doena ?

Quais

Site: http://pt.scribd.com/doc/54561010/19/Neisseriagonorrhoeae Estrutura do gene e secreo extracelular de Neisseria gonorrhoeae IgA protease Pohlner Johannes *, Halter Roman, * Konrad Beyreuther & Thomas F. Meyer * * Max-Planck-Institut fr Biologie, Spemannstrasse 34, D-74 Tbingen, FRG Universitt zu Kln, Institut fr Genetik, D-5 Kln, FRG

Microbiologia Mdica. Patrck R. Murray, PhD, Ken S. Rosenthal, PhD, MichaelA. Pfaer, MO. 5 edio, pgs:311-317

Vous aimerez peut-être aussi