Vous êtes sur la page 1sur 5

MAONARIA E ASTROLOGIA Avaliao: / 74 Fraco Bom

Avaliar

I - INTRODUO A Astrologia (1) era na antiguidade considerada a chave de todas as cincias humanas e naturais e no de duvidar que algum dia descubra, inmeras razes para que volte a ocupar esta posio. A Astrologia teve sua origem, por volta do ano 3000 a.C., provavelmente na cidade de "Ur", supostamente a ptria de Abrao, fundada no 4 milnio a.C., por um povo do norte da mesopotmia, os Sumrios. Este povo tinha um grande interesse pela observao do cu. Para os Sumrios, este parecia uma grande abbada de veludo negro onde as estrelas estavam fixas como enfeites de brilhantes. Notaram, entretanto que alm do Sol e da Lua, cinco estrelas apresentavam um movimento mais rpido que as outras; eram os planetas: Mercrio, Vnus, Marte, Jpiter e Saturno. Mais tarde foram os Caldeus que introduziram a astrologia como hoje conhecida. As estrelas foram agrupadas em constelaes, para servirem como marcadores do movimento dos planetas. O Zodaco, ou o Caminho de Anu, era a rota seguida no cu pelo Sol, Lua e planetas, sempre pela mesma massa de estrelas, as Constelaes Zodiacais. A diviso do Zodaco em doze partes talvez tenha vindo da diviso em doze partes de duas horas cada uma do dia dos Caldeus. A maonaria, com seus templos onde sempre so representados os signos do zodaco e a abbada celeste, sempre serviram de veculo para a difuso de ensinamentos da Astrologia e, com certeza, foram em lojas que a Astrologia deve ter primeiro florescido em nosso pas, em especial no Rio de Janeiro.

I - AS ERAS DA ASTROLOGIA Grande Ano, em Astrologia, o perodo de 25.858 anos que a terra leva para percorrer todos os signos do zodaco. Esse perodo constitudo por doze Grandes Meses, cada um dos quais com uma durao aproximadamente de 2.000 anos. Um Grande Ms, assim, corresponde a uma Era, regida por um dos doze signos, que se seguem, em sentido decrescente. ERA DE LEO (de 10.000 a.C. a 8.000 a.C) Era mais antiga da qual possvel ter conhecimento. Governada pelo signo de Leo, cujo astro regente o Sol, e marcou um perodo dominado pela criao: o homem comeou a cultivar as plantas, a criar os animais e a polir a pedra e

adquirindo os meios para um rpido progresso. Iniciava-se o Perodo Neoltico da Pr Historia, o inicio da civilizao estratificada. ERA DE CANCER (de 8.000 a. C a 6.000 a.C) Com o termino da Idade de Gelo, por volta de 9.000 AC, o homem deixou as cavernas e comeou a construir as suas habitaes, abandonando o nomadismo e tornando-se sedentrio. Sob o governo de Cncer, signo da maternidade e do lar-regido pela Lua, a me universal, o princpio feminino, que fertiliza todas as coisas a humanidade comeou a se estruturar socialmente por meio da famlia. ERA DE GMEOS (de 6.000 a. C a 4.000 a. C) Esta Era foi caracterizada pelo dinamismo e pela elaborao dos grandes projetos humanos. Governada por Gmeos regido por Mercrio, o representante do intelecto uma Era de grande efervescncia intelectual e de muita curiosidade, um dos seus mais valiosos tesouros: a escrita. O homem comeou a fixar as suas idias e a registrar a sua prpria memria. Comeava, ai, a Historia. ERA DE TOURO (de 4.000 a. C a 2.000 a. C) Representando a fora criativa de ries, transformada nos poderes de fecundao e procriao da natureza, o signo, atravs de sua influncia na Terra, com sua solidez e riqueza, significou o florescimento de grandes civilizaes humanas e a egpcia. Perodo de grandes progressos materiais, a Era de Touro legou, humanidade, cidades importantes, como por exemplo, Tebas e Mnfis, no Egito, onde era cultuado pis, o touro sagrado. ERA DE RIES (de 2.000 a. C a 0) Sendo regida por Marte, deus da guerra, na mitologia romana, foi caracterizada por grande atividade blica, com muitas invases e muitas lutas entre os povos. Um exemplo o territrio antigo da Grcia, que sofreu, durante esse perodo, diversas invases; as mais produtivas delas, foram as dos drios e dos jnios, j que, dessa miscigenao de povos, surgiu a magnfica cultura grega, que tanta influncia teve nos destinos da humanidade. ERA DE PEIXES (de 0 a 2.000 d.C) Regido por Peixes, signo da f, da piedade, da compaixo, do esprito de sacrifcio e do misticismo, este perodo viu surgir o seu fato mais marcante: o cristianismo, que, como religio, o tpico exemplo da mentalidade de Peixes. O signo influenciou tanto este perodo, que o seu smbolo dois peixes, dispostos lado a lado, mas em sentindo inverso, simbolizando o momento final da liberao do esprito das malhas matrias acabou se tornando o sinal secreto dos que aderiam f crist. Este o perodo dos pescadores de homens. ERA DE AQURIO (de 2.000 d.C a 4.000 d.C) A Era de Aqurio, a se iniciar no ano 2.000, ter, como mensagem especial, o

humanitarismo. Nela ocorrer uma reconciliao entre a cincia e o homem, entre as mais fantsticas descobertas da mente cientifica e as verdades eternas, que tem sido motor e dnamo da humanidade. Sendo regido por Aqurio signo da originalidade, da independncia, da lealdade, da ao vontade de mudar e de criar, alm de uma grande preocupao com o futuro da humanidade. Nesse perodo, os homens tero a oportunidade de transformar o mundo, tornando-o feliz e prspero. Mas podero, tambm, destru-lo, mesmo que a prudncia seja uma caracterstica de Aqurio.

III - A INTERPRETAO ASTROLGICA (2) A Igualdade o smbolo de Libra ou Balana. Este signo o smbolo universal do equilbrio, da legalidade e da justia, concretizado pelo senso da diplomacia e da cortesia. Libra significa, em ltima anlise, um carter afvel, um sentido de justia, harmonia e sociabilidade, que so todos atributos da igualdade. A Fraternidade perfeitamente ilustrada pelo signo de Gmeos em sua dualidade, que so os mticos Castor e Plux, cada um desempenhando seu papel sem nenhuma proeminncia sobre o outro. O signo de Gmeos dual, porque simboliza o momento em que a fora criativa de ries e Touro dividem-se em duas correntes: uma tem sentido ascensional, espiritual, e a outra descendente, no sentido da multiplicidade das formas e do mundo fenomnico. Considere-se, tambm que face a Gmeos est Sagitrio, governado por Jpiter Zeus, Deus do qual todos os homens emanam, o que os faz irmos uns dos outros, com cada um procurando-o, sua maneira. A Liberdade apangio de Aqurio, simbolizado por Ganimedes, pelo anjo derramando sobre a humanidade o cntaro do saber; saber que, se for bem utilizado pode ser um meio de acesso liberdade, com a condio de que aceite a superioridade do iniciado. S o iniciado, o sbio, poder reconhecer os limites alm dos quais no poder ir, pois esta a maneira dele chegar ao conhecimento dos mistrios divinos. Essa ligao com o divino, da qual Moiss um smbolo, o respeito s leis divinas, fundamentais para uma existncia pacfica e harmoniosa, sero tambm assinalados pelo signo frontal a Aqurio: Leo, cujo smbolo o Sol, smbolo do UM, smbolo de Deus. Esses trs signos: Libra, Gmeos e Aqurio so os signos do ar do zodaco. E os signos do ar so smbolos do esprito, so smbolos do cosmos, que o iniciado deve procurar conhecer e compreender.

IV - AS PROVAS DOS QUATRO ELEMENTOS. Uma das primeiras lies que aquele que receber a Luz recebe justamente da simbologia e da importncia da depurao pessoal ou limpeza pelos quatro elementos: terra, gua, ar e fogo. Estes so os elementos bsicos que

formam toda a Criao no estudo da Astrologia. Compreendendo as caractersticas destes elementos pode-se compreender tudo, pois tudo o que existe foi criado com esta matria prima bsica. Muitos IIr.'. restringem os estudos dos elementos s lies e indicaes do Ritual e assim deixam de compreender a amplitude deste conhecimento. S para ilustrar, nas antigas tradies iniciticas, aquele que dominava os elementos tornava-se igual e semelhante ao Gr.'. Arq.'. do Un.'. pois dominaria totalmente tudo o que foi criado. O iniciado deveria dominar o elemento em seu universo particular. Deveria dominar a terra e o medo do desmoronamento, a melancolia, a avareza, a falta de horizontes em circunstncias que elevariam ao mximo estas tendncias como, por exemplo, dentro de um buraco ou caverna estreita, mida e profunda. A gua deveria ser dominada, por exemplo, dentro de um rio caudaloso e com correnteza violenta, vencendo-se a incerteza, a insegurana, a sensao de abandono e da falta de apoio. O elemento ar deveria ser dominado nas alturas de um precipcio ou montanha (hoje uma montanha russa serviria), vencendo-se a vertigem, o desequilbrio, a dificuldade de respirao em funo da apreenso. Finalmente o fogo deveria ser dominado dentro de um salo incendiado, ou com o iniciado circundado por trs enormes fogueiras. Ele deveria controlar suas reaes quanto ao calor, luz excessiva e sensao de proximidade com um poder terrvel que pode destruir.

V - OS CARGOS EM LOJA E OS SETE PLANETAS ESOTRICOS. Ven.'. M.'. - assimilado ao planeta Jpiter, (nmero 6) que no panteo dos deuses babilnicos, simbolizava a sabedoria. Rege a viso, a prosperidade, a misericrdia, a liturgia, o sacerdcio, o mestre e a felicidade. Ord.'. - est relacionado com Mercrio (nmero 2) o planeta que rege a expresso da Verdade, pois o enviado de Deus. Mercrio tem asas nos ps e o porta-voz, aquele que d as boas vindas e domina os escritos. Associado ao Sol, pois dele emana a Luz, como guarda da lei manica que , alm de responsvel pelas peas de arquitetura. 1o Vig.'. - associado ao planeta Marte, que era o senhor da guerra, simbolizando a fora. Marte rege o incio, a coragem, o pioneirismo e o impulso. 2o Vig.'. - assimilado ao planeta Vnus, feminilizado na mitologia babilnica e que, sendo a deusa mgica da fertilidade e do amor, simboliza a beleza. Vnus rege a harmonia, o prazer, a alegria, e a beleza como reflexo da manifestao do Gr.. Arq.. do Un... Secr.'. - relaciona-se com o planeta Saturno (nmero 7). ele o responsvel de gravar para a eternidade os fatos de forma fria e exata. Ele o controlador rgido da ordem dos processos e cioso pela documentao dentro das normas.

Assimilado Lua, pois reflete as concluses legais do Orador. Tes.'. associado a Cronos (Saturno, para os romanos), pai de Zeus e filho de Urano, um dos deuses primordiais, que, com Gia (a Terra) estava no incio de todas as coisas, simboliza a riqueza. Recebe a simbologia da Lua (nmero 1) em sua atividade. A atividade de receber os metais e de organizar o movimento financeiro da Loja considerada ---por lidar com a frieza dos nmeros --- fria e calculista, alm de inflexvel. . A Lua rege a famlia, a cidade, o lar e o corpo; portanto rege o Templo. M.'. de Cer.'. assimilado ao planeta Mercrio, o deus veloz e astuto. Est relacionado ao planeta Sol. O Sol (nmero 4) caminha diariamente pelo Cu, levando e trazendo a existncia, a verdade e a justia. ele que anima a vida e que circula no oriente e no ocidente. Notas: (1) A palavra astrologia tem origem grega. formado a partir de aster, astro e "logos", discurso, relato, razo, definio, faculdade racional, proporo. (2) A 1a. Repblica conheceu bem a divisa Liberdade, Igualdade, ou a Morte, mas tal programa ideolgico no foi jamais o da Maonaria. Foi somente sob a 2a. Repblica que a trplice divisa surgiu. Mas no foi a Repblica que tomou emprestada a divisa Maonaria, mas, sim, a Maonaria que a tomou emprestada Repblica (in Dictionnaire de la FrancMaonnerie et des Francs-Maons - Belfond - Paris - 1971) . Jos Castellani Bibliografia: 1.Maonaria e Astrologia/ Jos Castellani So Paulo: Landmark, 2002 Brasil 2a. Edio 2.Liturgia e Ritualstica do Grau de Aprendiz Maom Editora A Gazeta Manica - 1a. edio - 1985 - 2a. Edio 1992. Carlos Galvo, Joo Paganelo e Eduardo Gennari, MM'.MM.'. - A.'.R.'.L.'.S.'. Thomaz Idineu Galera, Gosp - So Paulo- Brasil

Vous aimerez peut-être aussi