Vous êtes sur la page 1sur 6

Por que o USB 3.0 foi criado?

A tecnologia USB surgiu no ano de 1994 e, desde ento, foi passando por vrias revises. As mais populares so as verses 1.1 e 2.0, sendo esta ltima ainda bastante utilizada. A primeira capaz de alcanar, no mximo, taxas de transmisso de 12 Mb/s (megabits por segundo), enquanto que a segunda pode oferecer at 480 Mb/s. Como se percebe, o USB 2.0 consegue ser bem rpido, afinal, 480 Mb/s correspondem a cerca de 60 megabytes por segundo. No entanto, acredite, a evoluo da tecnologia est fazendo que velocidades muito maiores sejam necessrias. No difcil entender o porqu: o nmero de conexes internet de alta velocidade cresce rapidamente, o que faz com que as pessoas queiram consumir, por exemplo, vdeos, msicas, fotos e jogos em alta definio. Some a isso ao fato de ser cada vez mais comum o surgimento de dispositivos como smartphones e cmeras digitais que atendem a essas necessidades. A consequncia no poderia ser outra: grandes volumes de dados nas mos de um nmero cada vez maior de pessoas. Com suas especificaes finais anunciadas em novembro de 2008, o USB 3.0 surge para dar conta dessa e da demanda que est por surgir. isso ou perder espao para tecnologias como o FireWire, por exemplo. Para isso, a novidade tem como principal caracterstica a capacidade de oferecer taxas de transferncia de dados de at 4,8 Gb/s (gigabits por segundo). Mas no s isso...

O que USB 3.0


Como voc viu no tpico acima, o USB 3.0 surgiu porque o padro precisou evoluir para atender novas necessidades. Mas, no que consiste exatamente esta evoluo? O que o USB 3.0 tem de diferente do USB 2.0? A principal caracterstica voc j sabe: a velocidade de at 4,8 Gb/s, que corresponde a cerca de 600 megabytes por segundo, dez vezes mais que a velocidade do USB 2.0. Nada mal, no?

Smbolo para dispositivos USB 3.0

Mas o USB 3.0 tambm se destaca pelo fator alimentao eltrica: o USB 2.0 fornece at 500 miliampres, enquanto que o novo padro pode suportar 900 miliampres. Isso significa que as portas USB 3.0 podem alimentar dispositivos que consomem mais energia.

claro que o USB 3.0 possui as caractersticas que fizeram as verses anteriores to bem aceitas, como Plug and Play (plugar e usar), possibilidade de conexo de mais de um dispositivo na mesma porta, hot-swappable (capacidade de conectar e desconectar dispositivos sem a necessidade de deslig-los) e compatibilidade com dispositivos nos padres anteriores.

Conectores USB 3.0


Outro aspecto no qual o padro USB 3.0 difere do 2.0 diz respeito ao conector. Os conectores de ambos so parecidos, na verdade, mas no so iguais.

Conector USB 3.0 A


Como voc ver mais adiante, os cabos da tecnologia USB 3.0 so compostos por nove fios, enquanto que os cabos USB 2.0 utilizam apenas 4. Isso acontece para que o padro novo possa suportar maiores taxas de transmisso de dados. Assim, os conectores do USB 3.0 possuem contatos para esses fios adicionais na parte do fundo. Caso um dispositivo USB 2.0 seja utilizado, este usar apenas os contatos da parte frontal do conector. As imagens a seguir mostram um conector USB 3.0 do tipo A:

Estrutura interna de um conector USB 3.0 A - Baseado em imagem da USB.org

Conector USB 3.0 A - imagem por USB.org

Voc deve ter percebido que possvel conectar dispositivos USB 2.0 ou 1.1 em portas USB 3.0. Este ltimo compatvel com as verses anteriores. Fabricantes tambm podem fazer dispositivos USB 3.0 compatveis com o padro 2.0, mas neste caso a velocidade ser a deste ltimo. E claro: se voc vai interconectar dois dispositivos por USB 3.0, o cabo precisa ser deste padro.

Conector USB 3.0 B


Tal como acontece na verso anterior, o USB 3.0 tambm conta com conectores diferenciados para se adequar a determinados dispositivos. Um deles o conector do tipo B, utilizado em aparelhos de porte maior, como impressoras ou scanners, por exemplo. Em relao ao tipo B do padro USB 2.0, a porta USB 3.0 possui uma rea de contatos adicional na parte superior. Isso significa que nela podem ser conectados tantos dispositivos USB 2.0 (que aproveitam s a parte inferior) quanto USB 3.0. No entanto, dispositivos 3.0 no podero ser conectados em portas B 2.0:

Conector USB 3.0 B - imagem por USB.org

Micro-USB 3.0
O conector micro-USB, utilizado em smartphones, por exemplo, tambm sofreu modificaes: no padro USB 3.0 - com nome de micro-USB B -, passou a contar com uma rea de contatos adicional na lateral, o que de certa forma diminui a sua praticidade, mas foi a soluo encontrada para dar conta dos contatos adicionais:

Conector micro-USB 3.0 B - imagem por USB.org

Para facilitar a diferenciao, fabricantes esto adotando a cor azul na parte interna dos conectores USB 3.0 e, algumas vezes, nos cabos destes. Note, no entanto, que essa

no uma regra obrigatria, portanto, sempre conveniente prestar ateno nas especificaes do produto antes de adquir-lo.

Sobre o funcionamento do USB 3.0


Como voc j sabe, cabos USB 3.0 trabalham com 9 fios, enquanto que o padro anterior utiliza 4: VBus (VCC), D+, D- e GND. O primeiro o responsvel pela alimentao eltrica, o segundo e o terceiro so utilizados na transmisso de dados, enquanto que o quarto atua como "fio terra". No padro USB 3.0, a necessidade de transmisso de dados em alta velocidade fez com que, no incio, fosse considerado o uso de fibra ptica para este fim, mas tal caracterstica tornaria a tecnologia cara e de fabricao mais complexa. A soluo encontrada para dar viabilidade ao padro foi a adoo de mais fios. Alm daqueles utilizados no USB 2.0, h tambm os seguintes: StdA_SSRX- e StdA_SSRX+ para recebimento de dados, StdA_SSTX- e StdA_SSTX+ para envio, e GND_DRAIN como fio terra para o sinal. O conector USB 3.0 B pode contar ainda com uma variao (USB 3.0 B Powered) que utiliza um contato a mais para alimentao eltrica e outro associado a este que serve como "fio terra", permitindo o fornecimento de at 1000 miliampres a um dispositivo. Quanto ao tamanho dos cabos, no h um limite definido, no entanto, testes efetuados por algumas entidades especialistas (como a empresa Cable Wholesale) recomendam, no mximo, at 3 metros para total aproveitamento da tecnologia, mas esta medida pode variar de acordo com as tcnicas empregadas na fabricao. No que se refere transmisso de dados em si, o USB 3.0 faz esse trabalho de maneira bidirecional, ou seja, entre dispositivos conectados, possvel o envio e o recebimento simultneo de dados. No USB 2.0, possvel apenas um tipo de atividade por vez. O USB 3.0 tambm consegue ser mais eficiente no controle do consumo de energia. Para isso, o host, isto , a mquina na qual os dispositivos so conectados, se comunica com os aparelhos de maneira assncrona, aguardando estes indicarem a necessidade de transmisso de dados. No USB 2.0, h uma espcie de "pesquisa contnua", onde o host necessita enviar sinais constantemente para saber qual deles necessita trafegar informaes. Ainda no se que se refere ao consumo de energia, tanto o host quanto os dispositivos conectados podem entrar em um estado de economia em momentos de ociosidade. Alm disso, no USB 2.0, os dados transmitidos acabam indo do host para todos os dispositivos conectados. No USB 3.0, essa comunicao ocorre somente com o dispositivo de destino.

Finalizando
O USB 3.0 veio para substituir o padro anterior? Pode at ser que isso acontea em um futuro prximo, mas no momento a resposta : no. Isso porque ainda h uma srie de dispositivos que so bem atendidos pela tecnologia USB 2.0, tanto que, pelo menos nesta fase inicial, ser comum encontrar laptops e placas-me, por exemplo, que oferecem portas nos dois padres. Para saber mais sobre USB 3.0, visite o site USB.org (em ingls). Confira tambm o texto do InfoWester sobre USB 2.0 e anteriores.

Vous aimerez peut-être aussi