Vous êtes sur la page 1sur 12

2 3 4 5 8 9

Suas Notas Perfil: Jos Miguel Wisnik Efeito Sonoro Aqui na Weril: Bocato Intercmbio Workshop: Exerccios de respirao

10 Monte sua discoteca bsica de jazz


Maio/Junho - Ano 21 - n 123 Distribuio Gratuita - www.weril.com.br

12 Nivaldo Ornelas: reciclando emoes

6
O Sopro no Pagode

11

SUAS NOTAS
Leitores aprovam a nova Revista Weril A Revista Weril ficou linda demais no novo formato Clio Martinato - Jundia (SP) Estou muito orgulhoso por receber a nova Revista Weril. Ela j era da melhor qualidade, mas agora a impresso e suas matrias surpreenderam. Parabns equipe que trabalha nesse projeto Carlos Antonio da Silva, por e-mail Parabns pelo artigo Msica para Leigos (edio n 122). Concordo com a professora Graziela Bortz quando diz que devemos possibilitar o acesso da msica a todos. Em tempo: a Revista ficou uma maravilha Daniel Carlos Moreira - Itu (SP)
Registramos ainda as cartas e e-mails gentilmente enviados por: Alexandre Votter Bruning, Entre Rios do Oeste (PR);Associao Lira Musical Abadiense, Abadia dos Dourados (MG); Banda Marcial Nossa Senhora do Carmo, Pombos (PE); Crlison Ohnesorge, Eng Coelho (SP); Charley Soares Feitosa, Monteiro (PB); Cludio Csar dos Santos, Sorocaba (SP); Desimar Mauro de Souza, So Domingos do Prata (MG); Eules Santos, Fortaleza (CE); Ewerton Costa Gonzaga, Osasco (SP); Fabrcio Costa Idalino, Laguna (SC); Fausto Ferreira da Silva, Itana (MG); Filarmnica Visconde do Rio Branco, Visconde do Rio Branco (MG); Gledson Silva da Conceio, Camaari (BA); Grupo Musical 2 de Janeiro, Canavieiras (BA); Henrique Perbeche, Pe., Ponta Grossa (PR); Irisnaldo Silva Santos, Pilar (AL);Jaques Nirenberg (por e-mail); Jonathan J. Lima dos Santos, Vrzea Grande (MT); Jos Antnio Pereira Bueno, Novo Horizonte (SP); Jos Carlos de Lima Jr., Sorocaba (SP); Jos Sandro Ventura Alencar, Pianc (PB); Josu Mendes da Silva, Paulista (PE); Juliana Soares da Costa (por e-mail); Junior O. Cruz, Campinas (SP); Leandro Cremasco, So Paulo (SP); Ldia Correa, So Paulo (SP); Luciano Luiz Torres, So Paulo (SP); Mrcio Leandro de Oliveira, Braslia (DF); Nelson Moreira Campos, Taubat (SP); Neri Rodrigues Contim, Juiz de Fora (MG); Olavo Belintani Filho (por e-mail); Orlando Russo Filho (por e-mail); Ozenildo Severino da Silva, Recife (PE); Paulo Antonio Cassiano, Juiz de Fora (MG); Ricardo G. de Figueiredo, Hortolndia (SP);Roberto Marques da Silva Filho, Itana (MG); Rosimeire Francisco, So Jos dos Campos (SP); Srgio Francisco Vieira, Leme (SP); Sidnei F. Coelho, Barra Mansa (RJ); Sidney Barros, Natal (RN); Wagner Gregrio, Andir (PR); Welliton C. Nogueira, Mag/RJ; Wilson de Almeida Pinto, Sorocaba (SP); Zonir Pereira Menezes, Porto Alegre (RS).

Dicas & Tcnicas Parabns Revista Weril e ao Ivan Meyer pelo texto Superagudos no Sax I (edio n 121), que ficou excelente, didtico e muito claro. H tempos sentia falta de artigos assim em portugus. Ivan aborda o tema de forma objetiva, deixando o msico vontade para iniciar o treinamento. Parabns tambm ao Angelino Bozzini pela matria sobre os regentes Fbio Jos P. Lima, por e-mail A Revista Weril tem abordado com muita maestria a tcnica musical, com textos bem elaborados e ilustraes esclarecedoras. A matria sobre os superagudos no sax estava tima Ado G. C. dos Santos, So Joo da Barra (RJ) Gostei muito das Dicas & Tcnicas de Ivan Meyer sobre as posies dos harmnicos. J estou aplicando seus ensinamentos no sax alto Carlos A. Jos Sobrinho, Taquaritinga (SP) R: O objetivo do saxofonista Ivan Meyer era esse mesmo: abordar um assunto importante como os superagudos de forma clara e objetiva, para incentivar seu estudo. sempre uma experincia enriquecedora conferir os artigos de nossos colaboradores. Achei espetaculares as Dicas & Tcnicas sobre regncia (edies n 120 e 121). As entrevistas com estrelas do jazz tambm so o mximo Daniel Estevo, Campos do Jordo (SP)

Da clarineta ao sax Tenho 12 anos e comecei a estudar clarineta na Filarmnica de minha cidade. Foi minha me que me inscreveu nas aulas, sabendo que meu grande sonho sempre foi tocar saxofone. Por enquanto, estou aprendendo a tocar a clarineta Weril. Gostei bastante do instrumento, parabns pela qualidade. Meu professor disse que logo poderei tocar saxofone e realizar meu sonho. S depende da minha dedicao Douglas Barros de Oliveira, Miguel Calmon (BA) R: Estudar com muita vontade realmente o caminho mais curto para um msico se destacar, seja ele iniciante ou profissional. Continue se esforando, nos estudos e na vida, que logo novos sonhos se tornaro realidade.

Sinfnica x Filarmnica Qual a diferena entre orquestra sinfnica e orquestra filarmnica? Moiss E. O. Tomaz, Nerpolis (GO) R: Filarmnicas so orquestras patrocinadas por entidades privadas. As orquestras sinfnicas, por sua vez, so mantidas por rgos pblicos.

expediente REVISTA WERIL uma publicao bimestral da Weril Instrumentos Musicais Ltda. Conselho Editorial: Angelino Bozzini, Demtrio Lima, Eduardo Estela, Gilberto Gagliardi, Ivan Meyer, Jess Martinez, Magno DAlcntara, Marcelo de J. Silva, Milton Lelis. Editora: Aurea Andrade Figueira (MTb 12.333) - Redatores: Nelson Loureno e Maria Helena Diniz - Fotos da capa: Beatriz Weingrill/Arquivo Pessoal - Redao e correspondncia: Em Foco Assessoria de Comunicao - Rua Dr. Renato Paes de Barros, 926, So Paulo/SP 04530-001 e-mail: iweril@uol.com.br Projeto grfico, diagramao e editorao eletrnica: Matiz Design - Tiragem: 15 mil exemplares

Atendimento ao Consumidor Weril 0800 175900

Revista Weril - n 123 - Maio/Junho -1999

PERFIL

Msica em todas as suas formas


Um dos maiores estudiosos de msica, professor de literatura na Universidade de So Paulo, compositor e ensasta renomado, Jos Miguel Wisnik unanimidade naquilo que se props: tornar-se uma pessoa que pensa e faz msica. Sua habilidade em transpor para o mundo dos sons todo o conhecimento adquirido nos livros tornou-o fonte para o aprimoramento de estudantes, msicos e profissionais da rea musical. Por mais difcil que possa parecer, conciliar os encargos de msico, escritor e professor - com a realizao das mltiplas tarefas que essas atividades impem - completa profissionalmente Wisnik. Desse modo, me sinto inteiro; impossvel desmembrar uma coisa da outra. Hoje, ele considera-se uma pessoa que lida com msica e palavras, duas frentes que se encontram. Entre seus projetos para 99 esto a preparao de um livro sobre Guimares Rosa e o lanamento de um CD com composies exclusivamente de sua autoria. O talento de Wisnik pode ser apreciado em composies - sempre interpretadas por grandes nomes da MPB-, espetculos de dana, peas teatrais, cinema e ensaios, com destaque para o livro O Som e o Sentido, obra que se tornou uma referncia para o segmento musical e que foi relanada h pouco, acompanhada de um CD. Em O Som e o Sentido, Wisnik explica as relaes entre os sons, criando uma analogia entre batimentos cardacos e respirao com ritmos correlatos na msica. Um acorde , na verdade, um jogo de ritmos, ensina. A poesia e a MPB Desde criana, Wisnik teve sua vida ligada msica e literatura. Das aulas de piano aos livros de Monteiro Lobato, ele encontrou na cano popular uma das formas mais privilegiadas de poesia. Como crtico e ensasta, defende com veemncia que a msica brasileira passa atualmente por um dos seus momentos mais criativos. Sobre a Tropiclia, diz que o movimento surgiu numa poca de grandes esperanas e grandes iluses, para as quais a MPB era o grande fermento. Ele no sente aquele saudosismo doentio, que evita aceitar as boas novidades e segue insistindo no jargo de que nada de qualidade foi feito depois dos anos 60. Segundo Wisnik, grandes instrumentistas, arranjadores
Beatriz Weingrill

e compositores realizam, hoje, um trabalho ainda mais intenso do que o feito h 30 anos. A diferena que a mdia est preocupada em investir nos produtos que tenham retorno imediato. Por isso, os profissionais talentosos acabam trafegando perifericamente. Compositores j consagrados, por sua vez, continuam recebendo o mesmo destaque e produzindo msica da melhor qualidade. Para ele, tambm a msica clssica evoluiu muito nos ltimos anos. Na poca em que estudava piano, o repertrio era formado apenas por composies do sculo passado, diferente dessa vanguarda da msica instrumental, que domina vrios instrumentos, toca msica de cmara, contempornea, barroca, entre outras. A faculdade de msica contribuiu para esse fenmeno, formando msicos que transitam de um estilo para outro com a maior facilidade, explica. Diante desse quadro, Wisnik da opinio que o msico precisa ampliar os horizontes, fugindo dos preconceitos para experimentar novos rumos musicais, sem medo de ouvir. Devemos estar sempre expandindo o conhecimento musical, do sertanejo ao clssico. importante no empobrecer nossa capacidade de ouvir, sentencia ele. S podemos aprender abrindo mo do preconceito de classe, travestido de posio crtica. Todo tipo de msica vale a pena, completa.

Devemos estar sempre expandindo o conhecimento musical, do sertanejo ao clssico. importante no empobrecer nossa capacidade de ouvir

O Som e o Sentido, de Jos Miguel Wisnik, 2 edio, 284 pginas, acompanha um CD. Editora Companhia das Letras, R$ 36,00

Revista Weril - n 123 - Maio/Junho -1999

EFEITO SONORO

R X
AIO

O som suave e angelical da nova Clarineta em D Weril


Se fosse s pela sonoridade, a nova Clarineta Weril em D j seria um arraso. Mas o design revolucionrio, o corpo em ABS com furao feita no Centro de Usinagem Weril e suas 13 chaves prateadas, produzidas por processo de microfuso, acrescentam ao instrumento maior durabilidade e beleza. A inovao fica por conta do novo registro, com borda saliente, para facilitar a manipulao e evitar erros. perfeita para iniciantes e no acompanhamento de hinrios evanglicos, que exigem instrumentos afinados em D. Para testar o lanamento, a Revista Weril convidou o regente e clarinetista Waltercides Hiplito da Silva. Membro do corpo de regncia da Congregao Crist do Brasil, ex-regente da Banda da Polcia Militar de So Paulo, h 38 anos ele adotou a clarineta como instrumento e profisso. Sobre a Clarineta em D Weril, Hiplito - como conhecido - fez questo de ressaltar a sonoridade e afinao. O instrumento perfeito para iniciantes, pequenos conjuntos, sinfnicas ou bandas evanglicas. No existe uma banda que no possua clarineta, um instrumento de larga utilizao, explica. Segundo Hiplito, o transporte de Sib para D em um instrumento complicado e exige muita prtica do msico. Se pensarmos que existem milhares de msicos espalhados pelo Brasil, principalmente em igrejas evanglicas, tocando msica sacra, concluiremos que a Clarineta em D facilitar o trabalho desses msicos, alm de fazer com que mais pessoas sintam vontade de toc-la. Estudantes e iniciantes tambm so beneficiados, j que o aprendizado desse instrumento muito mais fcil, se comparado a outros instrumentos de sopro. No incio das aulas, o aluno j consegue executar, com facilidade, a escala de notas. A estrutura da Clarineta permite que o acionamento de cada chave emita uma nota musical. Se o aluno tiver vontade e aptido, no encontrar dificuldade, finaliza.

Beatriz Weingrill

Detalhe da nova Clarineta em D Weril

Hiplito: A msica sacra deve expressar sentimentos espirituais, com sonoridade suave e angelical, prprios da Clarineta em D

ICA DO MESTRE

O hinrio padro executado em igrejas evanglicas no usa agudos, preferindo tons mdios e graves. Da a utilizao desse modelo de clarineta em todos os conjuntos evanglicos, harmonizando com o tom do piano, do rgo ou do teclado. Vale ressaltar que o modelo no obriga o msico a realizar o transporte de Sib para D no instrumento, acrescenta Hiplito.

Tuba Compacta 4 Pistos em D da Weril


Atendendo a pedidos, a Weril preparou a verso em D da nova Tuba 4 Pistos. Com a mesma versatilidade do modelo em Sib, o instrumento possui estrutura especialmente reforada e oferece mobilidade e qualidade sonora.

Revista Weril - n 123 - Maio/Junho -1999

AQUI NA WERIL

Programa de workshops da Weril completa

Novo CD

4 anos

A Weril desenvolve h quatro anos o Como Montar uma Fanfarra, um programa de workshops dirigido s escolas pblicas e privadas de So Paulo, que j passou por 150 instituies de ensino em todo o estado. Coordenado pelo maestro Milton Pereira Lellis (Chocolate), o workshop mostra a alunos, professores e diretores o quanto o aprendizado musical pode ser fcil e divertido, principalmente quando se utilizam os recursos da fanfarra. As atividades prticas e tericas de Chocolate e seu auxiliar Jos Donizeti prendem a ateno das crianas e as estimulam a participar da fanfarra, com o incentivo dos professores. O resultado que muitos grupos surgiram, outros foram reativados e j existem as fanfarras que se transformaram em bandas. Esse o caso do Colgio Nossa Senhora das Dores, na capital, um dos primeiros a receberem o workshop. poca, o prprio Chocolate foi convidado para dirigir a fanfarra recm-criada. Hoje, quatro anos depois, o maestro est preparando os msicos para a mudana de uma formao simples, apenas com cornetas e percusso, para a formao de banda, com naipe de sopros completo. O esforo dos alunos agora ser muito maior, mas esto todos muito animados, comenta Chocolate. Segundo ele, o perodo de transio ir durar trs meses. Esse o tempo suficiente para os msicos adquirirem uma embocadura em instrumentos como o trombone de vara, por exemplo. Para quem passa da corneta para o trompete mais fcil. Mas a adaptao para outros instrumentos mais demorada, explica Chocolate. Com a mudana, o repertrio tambm amplia-se consideravelmente. Poderemos executar peas populares, o que ir aumentar a procura dos alunos pela banda, afirma Chocolate. Para ele, o perodo de quatro anos entre a formao da fanfarra e a passagem para banda est dentro da mdia. No comeo, foram 10 meses de ensaios at a Nossa Senhora das Dores poder se apresentar com segurana. Chocolate acredita que pelo menos 50% das escolas visitadas ativaram ou reativaram sua fanfarra.

Chega ao Brasil Samba de Zamba, do internacional trombonista Bocato. Lanado oficialmente em 17 de maio, durante show no Sesc Paulista, o CD contou com o apoio da Weril na produo. Durante visita fbrica, em Franco da Rocha, Bocato conferiu as novidades em instrumentos e entregou pessoalmente o CD ao diretor superintendente da empresa, Nelson Eduardo Weingrill. Em Samba de Zamba, Bocato celebra a sua maturidade musical, que, associada a excelentes condies tcnicas, produziu um trabalho capaz de transitar livremente no mercado da msica, sem rtulos. Samba de Zamba conta com a participao especial do conjunto formado pelos msicos Felipe Lamoglia (sax tenor), Tiago Costa, Gilberto Pinto, Marcelo Munari e Marco Costa. Em uma combinao de vrios estilos musicais brasileiros, Bocato obtm uma mescla sutil e agradvel do samba e do jazz, em sua busca por uma sntese harmnica do esprito nacional. Este CD marca minha retomada como compositor, sendo resultado de um trabalho feito com liberdade e que expressa um estilo de msica feita para os ps e para a cabea tambm, completa o trombonista.

Em Samba de Zamba, Bocato celebra sua maturidade musical

Revista Weril - n 123 - Maio/Junho -1999

Beatriz Weingrill

de Bocato

POR ESTAS BANDAS

O show das
Ritmo, graa, desenvoltura, alegria, beleza. Acompanhar os movimentos da baliza um atrativo a mais na grande festa proporcionada por uma banda de msica. frente de suas corporaes, juntamente com as porta-estandartes, guardas de honra e outros destaques, elas anunciam a passagem dos msicos com delicadeza e simpatia. um momento de realizao. Pouco importa se o sacrifcio para se apresentar grande. O aplauso do pblico compensa as horas de treinamento, as viagens e, muitas vezes, a decepo com os rigorosos jurados dos desfiles. As balizas comeam a realizar suas evolues muito cedo. A campeonssima Priscila Yokoi um exemplo. Ela comeou a se apresentar com a Banda Marcial do Colgio Joo XXIII, de So Paulo, aos oito anos de idade. Hoje, aos 15 e se recuperando de uma fratura no p, decidiu se aposentar e se dedicar apenas ao curso de bal. As balizas, assim como os msicos, fazem uma srie de sacrifcios apenas pela satisfao de desfilar, diz ela. Foi essa paixo que levou a baliza Mrcia Helena Duque a ingressar no meio das fanfarras. Em 1983, ela j participava de desfiles. Tornou-se bailarina e coregrafa, fez cursos de especializao em Nova York, mas no deixou o universo das bandas. Depois de ser a baliza da memorvel banda do Colgio Paralelo (dirigida pelo maestro Domingos Sacco), aceitou o convite para se integrar banda do Colgio Progresso, em Guarulhos, onde est atualmente. Adoro participar de festivais. As viagens de fim de semana so desgastantes, mas vale a pena. O mais gratificante entrar na avenida e ganhar o aplauso do pblico, explica ela. Alm do eventual cansao que as viagens podem provocar, as balizas reclamam do rigor de alguns jurados ao

Inspirao divina
A maior orquestra evanglica do pas surpreende pela grandiosidade e pela maneira como consegue unir a tradio da msica erudita de inspirao religiosa - realizaDivulgao

Filarmnica AD Nipo: a maior corporao musical evanglica do pas

da por Bach, Haendel, Mendelsson e at mesmo Beethoven - execuo de temas da cultura pop, como as trilhas dos filmes Guerra nas Estrelas e ET. So 137 msicos, incluindo 11 trompetistas, 8 saxofonistas, 9 trompistas e 7 trombonistas, que se revezam nos concertos. Com esse naipe de sopros invejvel, toda apresentao da Filarmnica AD Nipo acaba se transformando em uma celebrao. O repertrio contm, naturalmente, mui-

tos hinos de louvor, que so a maioria entre as faixas do primeiro CD gravado pela orquestra. Lanado recentemente, o CD mostra ao pblico em geral um pouco do trabalho da filarmnica, reconhecida como um centro formador de msicos de primeira linha, muitos deles j se apresentando profissionalmente nas melhores orquestras de So Paulo. O trompista Eraldo Alves, por exemplo, pertence Sinfnica do Estado. Outro talento da trompa, Francisco da Silva, segue carreira meterica, atuando na Orquestra Jovem Estadual. A maioria dos msicos que conseguem projeo continua colaborando conosco, explica o maestro da corporao, Jeremias de Oliveira Rufino. Para o ano 2000, o objetivo da AD Nipo ampliar o centro de msica que possui e oferecer aulas gratuitas para toda a comunidade. Os professores sero os prprios msicos da Filarmnica. A msica instrumental eleva o esprito, e a igreja um local onde as pessoas despertam para a beleza proporcionada pelo som de um sax, de um trompete. Por isso, as orquestras evanglicas tornaram-se um celeiro de msicos, conclui o maestro Jeremias. Alm da Filarmnica, a AD Nipo mantm a Celestial Jazz Band, que agrupa os metais da orquestra. Quem quiser conferir as apresentaes da Celestial pode comparecer na sede da igreja em So Paulo, s quartas e sbados, das 19h30 s 21h30. A Filarmnica toca nos cultos dominicais, sempre s 19 horas. Informaes pelo telefone (011) 278-6844.

Revista Weril - n 123 - Maio/Junho -1999

POR ESTAS BANDAS

balizas
aplicar o regulamento dos campeonatos Nacional e Estadual, que cobram delas movimentos acrobticos de ginstica olmpica em pleno asfalto. Os concursos exigem muito nesse aspecto, mas acho que a ginstica olmpica no mais importante que a ginstica rtmica, por exemplo. A baliza deve se preocupar com o conjunto da apresentao e utilizar tcnicas e movimentos variados, defende Mrcia. A baliza Denise Kindermann, da Fanfarra Marcial Independente guias Negras, de So Paulo, concorda com ela. O que importa a dana, a beleza. Essas exigncias esto afastando as meninas. Ns no somos ginastas, e o asfalto no um lugar apropriado para fazer ginstica, afirma Denise. O corografo Gilson Kindermann, tio de Denise, acompanha o cenrio das balizas e refora: fazer evolues de ginstica olmpica muito complicado na avenida. O espao, as condies do terreno e, muitas vezes, as roupas, no so adequados para isso, completa ele. Coreografias Assim como Mrcia, Priscila e Denise, a maioria das balizas possui conhecimentos de bal clssico, ginstica olmpica ou ginstica rtmica desportiva (GRD). Podemos considerar que h milhares delas no Brasil, j que praticamente toda banda ou fanfarra possui uma baliza entre seus componentes. Mas esse nmero poder se multiplicar, pois algumas corporaes j esto desfilando com grupos de balizas. o caso da Fanfarra com Pisto do Colgio Pinheiro, em So Paulo (SP), onde o coregrafo Abel de Morais introduziu uma apresentao com cinco garotas. Aps muito ensaio, elas atingiram o grau de harmonizao necessrio para conseguir efeitos como a troca simultnea de objetos no ar, arremessados pelas cinco balizas ao mesmo tempo. A presena de coregrafos como Abel e Gilson est se tornando corriqueira entre as bandas. Eles se encarregam no apenas do trabalho com as balizas, mas tambm da performance de todo o peloto de frente das corporaes. Abel orienta as balizas do Colgio Pinheiro com dicas importantes. Para ele, uma baliza no deve ser nem uma ginasta pura, nem uma bailarina, mas sim uma mistura das duas especialidades. Sempre digo para as meninas para no correrem risco tentando ser uma ginasta no asfalto, pois sempre existe a possibilidade de surgir um problema fsico mais grave. Elas podem machucar o p ou at mesmo a coluna, comenta. Apesar de todas as novidades, entre as coreografias mais aplaudidas ainda esto as evolues com fita, bola,

corda, bandeira ou basto - objeto que, alis, muito ligado imagem da baliza. Alm das coreografias, a modernizao atingiu tambm o vesturio. As roupas tradicionais das balizas costumam ser repletas de bordados e lantejoulas. So pesadas e dificultam os movimentos. Mas j existem vestidos mais leves e confortveis. O uniforme geralmente inclui um quepe ou chapu no estilo da banda e as botas, que alguns coregrafos abominam. O couro acima dos tornozelos atrapalha a baliza. melhor substituir a bota por uma polaina com sapatilha, que d mais aderncia e equilbrio, explica Abel. Todos esses detalhes tornam os concursos de balizas cada vez mais disputados. No raro dar empate na contagem final e o ttulo ter que ser dividido entre duas ou mais concorrentes. De qualquer maneira, vencendo ou no, o apoio das corporaes s suas balizas fundamental. Nenhuma baliza remunerada, ento o mnimo que as bandas devem fazer reconhecer o nosso esforo. Meu primeiro uniforme foi pago do meu prprio bolso e isso s foi possvel porque a costureira e o figurinista no cobraram pelo trabalho. S mesmo quem ama as bandas que pode entender todo esse nosso sacrifcio, lembra Denise.

Apoio s fanfarras e bandas do MS


O governo do Mato Grosso do Sul lanou o Programa Estadual de Apoio s Fanfarras e Bandas. O objetivo cadastrar as agremiaes existentes no Estado, oferecer instrumentos musicais dentro do Projeto Bandas, da Funarte, orient-las sobre leis de incentivo, cursos e workshops e incentivar a realizao de concursos musicais. Informaes: Fundao de Cultura - Secretaria de Estado de Cultura - Governo do Estado de Mato Grosso do Sul - Av. Afonso Pena, 2986 - Campo Grande (MS) 79002-075 - Telefones (067) 725-7181 e 742-1987, aps as 13 horas.

Arquivo

Mrcia Duque, baliza h 15 anos: paixo pelos desfiles

Revista Weril - n 123 - Maio/Junho -1999

FIQUE DE OLHO

Quinteto de Sopros de Curitiba lana CD


Foram dois anos de espera, mas valeu a pena. J est disponvel para quem quiser conferir o primeiro CD do Quinteto de Sopros de Curitiba, grupo formado para divulgar a msica erudita brasileira, que conta com o vencedor do 1 Prmio Weril para Solistas de Instrumentos de Sopro, o clarinetista Ovanir Buosi, em sua formao. Gravado em 97 e remasterizado no ano passado, o disco s saiu com o apoio da Lei Municipal de Incentivo Cultura, de Curitiba. Inclui composies de Villa-Lobos, Ernesto Nazar, Radams Gnatalli e Jlio Medaglia, entre outros. Os interessados em adquiri-lo podem ligar para a Sociedade Cultural Elysium, telefone (041) 262-8498.

Quinteto de Sopros de Curitiba: Ovanir (segundo da esq. para dir.) venceu o 1 Prmio Weril

NAVEGUE
mhopus.org/low/ about/ dreyfuss.shtml Pgina da Mr. Hollands Opus Foundation, dedicada ao msico e professor norteamericano, cuja vida foi retratada no filme Adorvel Professor, com Richard Dreyfuss no papelttulo. destinada a professores, com o objetivo de propagar o ensino de msica nas escolas do mundo inteiro. Oferece suporte tcnico, informaes sobre novos projetos, programas, partituras, letras, concursos e um canal direto com todas as novidades do setor. A inscrio gratuita. Em ingls.

Partituras: onde comprar


Procurando novas partituras? Acompanhe a partir desta edio da Revista Weril as dicas de lojas em todo o pas onde possvel adquirir esses materiais. Neste nmero, as lojas indicadas so de So Paulo. Os pedidos podem ser feitos pelo telefone. As partituras so enviadas pelo correio. So Paulo Free Note - Rua Teodoro Sampaio, 785, Pinheiros, telefone (011) 853-4690. As compras tambm podem ser feitas atravs do site: http://www.freenote.com.br. Casa Manon - Rua 24 de Maio, 242, Centro, telefone (011) 222-3055; Av. Ibirapuera, 2956 - Ibirapuera, telefone (011) 542-5166. Aceita pedidos tambm pelo site: http://www.casamanon.com.br Irmos Vitale - Rua Frana Pinto, 70, V. Mariana, telefone (011) 574-7001; Rua Direita, 115, Centro, telefone (011) 3107-5564. Aceita tambm pedidos pelo e-mail: casa@vitale.com.br. revendedora de instrumentos Weril. Casa Amadeus - Av. Ipiranga, 1129, Centro, telefone (011) 228-0098.

Intercmbio
l Alessandro Alves da Silva deseja se corresponder com trompetistas de todo o Brasil, para troca de partituras, mtodos e experincias. Seu endereo : Rua General Osrio, 50, Jd. Joo Paulo II, Sumar/SP, CEP 13172671. l Maurcio Soares de Alcntara quer trocar correspondncia com coordenadores de bandas marciais e fanfarras, para aprimorar seu trabalho frente de sua corporao. Escrevam para ele: Rua das Rosas, 195, Paulista/PE, CEP 53413-030. l Jailson Chaves da Costa participa de bandas evanglicas e tem interesse em trocar partituras de trombone com msicos de todo o Brasil. Escrevam para: Rua da Palma, 531, Vergel do Lago, Macei/AL, CEP 57015000. l Leandro Tussolini saxofonista e gostaria de trocar partituras de msicas evanglicas para sax alto. Anotem seu endereo: Rua Evangelista Diniz, 299, Guarapuava/PR, CEP 85100-000. l Andr Souza, de Lins (SP), pede para divulgar seu email. Ele quer trocar informaes com apreciadores de instrumentos de sopro. Mandem e-mails para: andresouza@loja.net. l O Centro Cultural Ana Maria Ferreira procura CDs gravados por bandas e fanfarras do Brasil e endereos onde possa adquiri-los. Informaes podem ser passadas pelo endereo: Rua Ibirapitanga, 178, Centro, Pontas de Pedras, Goiana/PE, CEP 55908-000, ou pelo e-mail: afsilva@alepe.pe.gov.br l Evelyn Patrcia Pereira, de Perube (SP), procura bandas que precisem de balizas. Cartas para: Rua 9 de Julho, 143, Centro, Perube/SP, CEP 11750-000.

Curso - O Centro de Comunicao e Artes do Senac-SP est recebendo inscries para grupos iniciantes e intermedirios de instrumentos de sopro. Informaes pelo telefone (011) 3872-6722. Concurso - Conjuntos de metais, cordas ou vozes tm at o dia 17 de setembro para se inscrever no II Concurso de Msica de Cmara Henrique Nirenberg. A promoo da Academia Nacional de Msica. Informaes pelos telefones (021) 240-1491 (ramal 53), 543-9442, 547-3813 ou 552-2984. Ou ainda pelo fax (021) 551-7672/543-9442.

Revista Weril - n 123 - Maio/Junho -1999

Intercmbio Intercmbio Intercmbio

WORKSHOP

RESPIRAO RESPIRAO
Matias Capovilla* redundante dizer que o aspecto mais importante para a formao e manuteno de um instrumentista de sopro a respirao. De um modo geral, todas as atividades do corpo e da mente, e esta uma delas, rendem muito mais quando se possui uma postura e uma respirao adequadas. O prprio ditado diz: Respire fundo e resolva tal situao. Como tocar um instrumento de sopro exige uma capacidade extra de ar, deve-se dar uma ateno especial a esta funo.As dificuldades com a sonoridade sempre so atribudas a uma embocadura inadequada, como se isso fosse o mais importante. Se fosse realmente, os saxofonistas que possuem a palheta pronta para vibrar praticariam menos que os instrumentistas de bocal, mas isso no acontece. Atravs de exerccios de respirao e notas longas, principalmente para o aquecimento antes dos estudos ou de uma apresentao, consegui superar as dificuldades e obter progressos rapidamente. Exerccios de flexibilidade com respirao contnua (fazer os intervalos sem separa fora e o peito para frente e para cima, sempre mantendo uma postura ereta e deixando os ombros relaxados, como se os msculos que trabalham para este processo estivessem independentes do quadril e da coluna vertebral, sem interferir com os outros. Para soprar o movimento contrrio, exceto pelo fato de que o abdome continuar tenso dessa vez, empurrando o diafragma como um mulo para cima. Nunca pressione o bocal contra os lbios. Quando se ensaia uma apresentao com um repertrio pr-estabelecido e todo ele escrito, pode-se aos poucos prever e controlar os momentos em que se usa mais ou menos ar, como um maratonista que j conhece o percurso e consciente de sua capacidade. J numa performance onde se abre para improvisaes imprevisvel a durao, as direes e a intensidade que se ir precisar. como um jogador de futebol que precisa estar sempre pronto para um imprevisto, o que torna sempre bom estar preparado alm do necessrio. O aquecimento a seguir muito simples, porm muito til para o primeiro contato do dia com o instrumento:

parar com a lngua) tambm so importantes e eficazes, tais quais os que integram o mtodo de trombone para iniciantes do prof. Gilberto Gagliardi. No uso uma movimentao especfica do trax e abdome para a inspirao e sustentao da coluna de ar, e sim procuro preencher o pulmo puxando o diafragma para baixo, as costas

A dinmica, a durao e a alternncia da descendncia e da ascendncia so elementos positivos para um bom aquecimento. * Matias Capovilla trombonista, arranjador e compositor (e-mail: anapar@zaz.com.br)

Revista Weril - n 123 - Maio/Junho -1999

MSICA VIVA

Apure os ouvidos com os mestres


O mercado fonogrfico brasileireproduzir capa, prensar e cuidar de ro ainda carente de ofertas em outros detalhes. muitos gneros musicais. O jazz cerA lista de Calado tem indicaes tamente um deles. Por isso, quem para oito instrumentos. O crtico est interessado em montar uma disprocurou ser o mais equilibrado coteca bsica e ter sempre mo as possvel, e o resultado uma relamelhores gravaes com as feras do o que inclui alguns clssicos do sopro precisa estar preparado - essa jazz, obras que devem fazer parte As sugestes do no uma tarefa fcil. no s da discoteca de um msico Atendendo solicitao da Rededicado ao sopro, mas de qualquer crtico Carlos Calado vista Weril, o crtico de msica apreciador do gnero. Calado s laCarlos Calado, da Folha de S. Paumenta no poder indicar um ttulo para comear a lo, preparou uma relao de CDs para performance com flauta. Atumontar sua discoteca que merecem um lugar na estante almente, no h boas gravaes disdos msicos de instrumentos de soponveis nas lojas brasileiras, afirbsica de jazz pro. Mas ele avisa que sua lista ma ele. muito circunstancial. Com a alta do Praticamente todos os discos j dlar, os importados subiram de preforam editados no Brasil, com exo e o varejo no reabasteceu seus ceo de Kind of Blue, do mestre estoques. As lojas esto depenadas, Miles Davis. Segundo a gravadora Calado e os CDs escolhidos: uma Sony, todos os trabalhos do msico explica ele. lista equilibrada, com clssicos At o ano passado, com o cmso importados para o mercado brado jazz bio prximo do 1 para 1, era vantasileiro. Kind of Blue foi gravado joso importar discos. Em duas ou h 40 anos (1959) e nunca saiu de trs semanas era possvel receber o CD encomendado por catlogo. um sucesso de crtica e pblico, que, segundo um preo igual ou pouco superior ao do nacional. O acesso Calado, merece um lugar entre os trs melhores discos de a catlogos estrangeiros era facilitado e a oferta era granjazz de todos os tempos. No ano passado, uma edio de. Hoje, um CD importado custa em mdia 35 reais na especial do disco foi lanada nos Estados Unidos, com loja. S mesmo quem deseja muito ter um determinado uma faixa a mais. ttulo importado em sua discoteca que paga esse preOutros nomes da lista, como Wayne Shorter e o tubista o, diz o crtico da Folha. Howard Johnson, estiveram recentemente no Brasil, e suas A evoluo da situao vai depender da economia gravadoras aproveitaram para abastecer as lojas com CDs muito provavelmente as gravadoras vo voltar a produzir dos artistas. No mais, encontrar os ttulos da lista pode aqui os discos, o que mais demorado: elas precisaro significar um bom trabalho de garimpo nas lojas especializadas. Na verdade, se o msico no encontrar o ttulo especfico da lista, ele pode se basear no artista. Qualquer outro disco gravado por um Miles Davis, um John Coltrane, um Gerry Mulligan, ser bom, comenta Trompete Miles Davis - Kind of Blue (Columbia/Sony). Com Cannonball Adderley (sax o crtico da Folha. alto) e John Coltrane (sax tenor) Com relao s gravaes de msicos brasileiros, CaTrombone J.J. Johnson - Proof Positive (Impulse/GRP) lado indica o comentado CD Aldeia, da Banda MantiTuba Howard Johnson - Gravity !!! (Verve/PolyGram) queira. Apesar de ser ligado muito mais MPB do que Clarinete Benny Goodman - Stompin at the Savoy (Movieplay) Sax soprano Wayne Shorter & Herbie Hancock - 1 + 1 (Verve/PolyGram) ao jazz, o trabalho da Mantiqueira pode ser considerado Sax alto Charlie Parker - Compact Jazz (Verve/PolyGram). Com Dizzy Gillespie e Miles uma referncia entre a produo nacional. Nesse disco, o Davis (trompetes) ouvinte vai encontrar feras em praticamente todos os insSax tenor John Coltrane - Giant Steps (Atlantic/Warner) trumentos de sopro, explica. Na verdade, o jazz hoje Sax bartono Gerry Mulligan - Re-birth of the Cool (GRP/BMG). Com Phil Woods engloba muitos idiomas e fuses. Por, isso o msico deve (sax alto), Wallace Rooney (trompete), John Clark (trompa), Bill Barber (tuba) e Dave Bargeron estar com ouvidos abertos para a maior variedade poss(trombone) vel de sons, completa.
Beatriz Weingrill

As sugestes de discos de jazz

10

Revista Weril - n 123 - Maio/Junho -1999

TODOS OS TONS

Samba, pagode, soprocompanhia e


Os grupos de pagode costumam ter vrios componentes. Alguns, como o Negritude Jr., possuem um naipe de sopros que enriquece os arranjos e est presente tanto nas levadas mais animadas quanto nos momentos romnticos. O sopro nos oferece uma gama incrvel de possibilidades sonoras. Nosso ouvinte fica extasiado ao ouvir a metaleira misturada com samba e pop, comenta o saxofonista Lino Izaguirre, integrante da formao oficial do Negritude desde os primeiros anos da banda. Alm do sax alto de Lino, o naipe de sopros do Negritude inclui sax tenor, trompete e trombone de vara. Alguns arranjos utilizam flautas. Nos shows, os sopros esto presentes durante 70% do tempo. Momentos marcantes so o tempero especial romntica cano Timidez e o solo de trompete com toques caribenhos em Tanajura. Outra banda de pagode consagrada, o grupo Katinguel, estava procura de um saxofonista que pudesse suavizar os arranjos e explorar o lado romntico de seu repertrio. O escolhido foi o msico Elias Maria, que acompanha a banda nos shows e participa das gravaes do Katinguel desde o disco No Compasso do Criador. Elias j passou pelo clssico, trabalhou em bailes, excursionou com o cantor Roberto Leal e participou de apresentaes da Orquestra Paulista de Soul. Hoje, um dos dois saxofonistas atuantes no Katinguel. Boa parte dos arranjos do grupo utiliza sopro, explica ele. O sax no novidade no samba, mas sempre funcionou como coadjuvante do estilo percussivo desse ritmo tipicamente brasileiro. O que grupos de pagode como o Negritude Jr. e o Katinguel fizeram foi elevar os metais, teclados e outros instrumentos condio de integrantes do som que fazem. Eles acoplaram raiz fortemente percussiva do samba elementos utilizados pelo pop e a MPB. O samba pop hoje, arremata Lino. O saxofonista pagodeiro Como os saxofonistas dos grupos de pagode se preparam para executar seus solos? Lino estuda pela menos duas horas dirias e faz muitos exerccios, inclusive de solfejo. Ele possui seus mtodos de cabeceira, aqueles aos quais o msico volta e meia deve estar recorrendo e recordando. Entre estes, Lino cita o mtodo de Eric Marienthal (exerccios de timbre e execuo de agudssimos, fabricao de notas, embocaduras, diafragmas e afinao para ter fluidez e suavidade) e Ernie Watts (exerccios de velocidade com nfase
Divulgao

nos graves; execuo de notas longas e rpidas no sax Negritude Jr.: sopro tenor, expandindo os recursos inclusive para se exercitar enriquece os arranjos no sax alto). O saxofonista inclui ainda os mestres Jimmy Dorsey, Paquito DRivera e John Louvano como suas referncias. Mas guarda elogios tambm para os brasileiros. O timbre do Leo Gandelman, do Paulo Freire, so inconfundveis. Infelizmente, gente como eles e mais Ivan Meyer, Bolo, esses caras no produziram nenhum mtodo escrito, acrescenta. Diferente de Lino, Elias msico de apoio e precisa estar preparado para acompanhar outros ritmos, alm do samba e do pagode. Foi essa a tnica de suas aulas particulares com o professor Eduardo Pecci, o Lambari. Ele me ensinou que o msico deve desenvolver uma tcnica que lhe permita tocar de tudo, completa.

Revista Weril - n 123 - Maio/Junho -1999

11

ENTREVISTA

Reciclando as emoes

Reciclando as emoes
Lanado em abril, o novo CD do saxofonista, arranjador e compositor Nivaldo Ornelas uma produo independente, gravada ao vivo, sob o ttulo Reciclagem. O momento para ele propcio para resgatar as lembranas e os encontros com msicos famosos que atuaram ao seu lado, como Hermeto Pascoal, Nelson Ayres, Milton Nascimento, Egberto Gismonti, Wagner Tiso, Paulo Moura, entre outros. Sem revelar a idade - estou chegando aos 50 -, Ornelas j percorreu um longo caminho na msica, desde os sete anos, quando tirava as primeiras notas de uma flauta de lata, em Belo Horizonte. No dia de seu aniversrio, ele conversou com a Revista Weril no flat onde hospedou-se durante temporada de shows em So Paulo. Confiram a entrevista:
Maristela Martins

RW: Qual seria a influncia de movimentos ps-64 - como o Clube da Esquina, do qual o sr. participou - na formao do atual perfil do pblico brasileiro de msica? NO: O Clube da Esquina, a Tropiclia e outros movimentos tinham a ver com o Brasil de antes. Era o resultado de uma poltica de educao que tinha acontecido antes. Ns hoje estamos vivendo as conseqncias, os reflexos do golpe de 64. Durante vrios anos, a educao no foi prioridade nesse pas e no prioridade at hoje. Acredito at que o governo agora esteja olhando para a educao com mais interesse, mas leva tempo para se implantar um sistema de educao. Acontece que faltam movimentos coletivos no Brasil e sobram aes individuais. Ns perdemos a capacidade de se encontrar, de debater. Na msica, por exemplo, no vejo movimentos, entendendo como movimento algo espontneo, que rena pessoas que tenham a mesma idia. RW: Como o sr. se prepara para um show? NO: Msico como jogador de futebol, precisa ter trabalho dirio. O atleta treina a semana inteira para estar sempre em forma, seno no pode jogar, mesmo tendo muito talento. Com o msico a mesma coisa. A gente precisa se exercitar todo dia, principalmente instrumentista de sopro, que trabalha com esforo fsico. O lance musical muito fsico, voc precisa estar preparado fisicamente. Nem precisa estudar durante muitas horas, a no ser que seja realmente poca de show ou alguma coisa assim, mas precisa ser um esforo dirio. Um show no s uma maratona fsica, mas tambm emocional e espiritual. RW: O sr. acredita que o msico de sopro que no ensaia acaba perdendo a embocadura? NO: No questo de acreditar, ele perde mesmo a embocadura. Conheo gente que no estuda e tem o dom de sair tocando, mas so raros. E tem gente talentosa e super-estudiosa, como o Hermeto Pascoal, que considero um dos maiores msicos desse sculo. O Milton tambm, conheo ele desde os tempos de baile. Infelizmente, ns no cultuamos nossos artistas, nossos dolos. RW: Quais so seus planos para o futuro? NO: Sou de uma gerao pioneira na msica popular e instrumental brasileira, e acho que vou continuar nessa, acreditando. Com pblico, sem pblico, com espao, sem espao, no quero saber. A msica no depende disso, depende da convico do artista. RW: O sr. teria um recado para quem est comeando a carreira? NO: Uma coisa boa nessa nova gerao que ela muito talentosa e tem muita informao, como livros e palestras. Hoje em dia, se voc talentoso e interessado, voc progride muito rpido. O que falta para o jovem abandonar o isolamento, deixar de ficar posando de gnio no quarto. Ele precisa se relacionar com os outros e participar de movimentos, associaes, grupos onde possa debater, conversar. Sozinho mais difcil. Juntos, adquirimos mais fora em nosso conceito artstico.

Revista Weril: Como foi sua formao musical? Nivaldo Ornelas: Eu venho de uma famlia de msicos. Meus pais tm at hoje um grupo de serestas em Belo Horizonte. Eles no estudaram msica, mas fizeram questo que eu estudasse. Aos 10 anos j estava na Escola de Formao Musical da Polcia Militar. L tinha uma banda de msica formada por garotos, um tipo de corporao que muito importante para a formao do msico. Na banda ele treina, aprende a ler partitura. Foi uma formao muito slida, super-disciplinada, mas o objetivo nem era ser militar. Tive toda a base terica atravs desse incentivo. Depois passei pela Orquestra Sinfnica Jovem, onde tive uma formao mais clssica, que tambm foi muito boa.

Nivaldo Ornelas: lembranas do Clube da Esquina

RW: Como o sr. comeou a se envolver com a MPB? NO: S entrei mesmo no universo da msica popular depois dos 20 anos. Antes, vivia num ambiente de msica erudita. Tocava clarinete, queria ser clarinetista clssico. Comecei a tocar saxofone aos 23 anos, quando j era msico h muito tempo. Foi quando conheci a turma do Clube da Esquina, aquele pessoal todo l de Minas. No havia s interesse pela MPB, mas tambm pelo jazz. A gente ouvia muita bossa nova naquela poca. A surgiu uma nova proposta musical e conheci gente muito talentosa, como o Toninho Horta, Milton, Wagner Tiso, esse povo tudo. Ns criamos o Berimbau Clube, que era uma espcie de clube de jazz, de msica instrumental. RW: Por que o sr. parou de tocar clarinete? NO: Porque ele , na minha opinio, o mais nobre dos instrumentos de sopro, e precisa ter dedicao exclusiva. O clarinete j um universo a parte, no d para dividir seu tempo com outros instrumentos. Como j toco dois tipos de saxofone (N.R.: tenor e soprano), ento deixei o clarinete para depois. Ocasionalmente tambm toco flauta.

12

Revista Weril - n 123 - Maio/Junho -1999

Vous aimerez peut-être aussi