Vous êtes sur la page 1sur 25

OS DOZE SAIS TECIDUAIS DE SCHSSLER

RELACIONADOS AO WU XING (OS CINCO MOVIMENTOS)

AUTOR:

SANDRO PEDROL CRT 39.529

08/02/2009 Itapeva SP Brasil

com profunda gratido a muitos mestres aos quais tenho tido contato atravs de seus escritos e trabalhos, que me inspiraram a no continuar numa mesmice cartesiana e a seguir um outro caminho que acredito ser melhor e mais humanstico, que pao a citar por nome a alguns destes como Giovanni Maciocia, Helena Campiglia, Henrique Vieira Filho e Wong Kiew Kit.

Sumrio Resumo 1 O que so os Sais Teciduais de Schssler 2 Como funcionam os Sais Teciduais no organismo 3 O que o WU XING 4 Os 12 Sais Teciduais de Schssler aplicado aos Movimentos Bioenergticos. 4.1 CALCAREA FLUORICA 4.2 CALCAREA PHOSPHORICA 4.3 CALCAREA SULPHURICA 4.4 FERRUM PHOSPHORICUM 4.5 KALI MURIATICUM 4.6 KALI PHOSPHORICUM 4.7 KALI SULPHURICUM 4.8 MAGNESIA PHOSPHORICA 4.9 NATRUM MURIATICUM 4.10 NATRUM PHOSPHORICUM 4.11 NATRUM SULPHURICUM 4.12 SILICEA

5 Metodologia e aplicao 6 Resultados 7 Discusso e Concluso

8 Referencia Bibliogrfica 9 Apndices e Anexos

Resumo

O meu objetivo ao fazer uma ligao de um sistema criado no ocidente por Wilhelm Schssler (1821 - 1898), com o sistema oriental chins de viso holista dos distrbios, visa uma ampliao da aplicao de tcnicas teraputicas por parte dos profissionais de sade, que se interessam em unir cada vez mais o conhecimento humano natural, transformando em sabedoria prtica a favor daqueles de quem cuidamos e tratamos, com humildade e reverncia ao nosso Criador e maior Mdico, que restabelecer todo o equilbrio na medida e tempo certos! E com esta humildade e reverncia que disserto minha viso aqui neste momento! Desejo lembrar tambm que ao mesmo tempo que descrevo e relaciono sais ocidentais a movimentos bioenergticos interiores, descritos na teoria vitalista do Wu Xing chins, posso afirmar que tenho usado o preceito proposto para mim mesmo, meus familiares e meus clientes, com resultados animadores!

1 O que so os Sais Teciduais de Schssler


O Dr. Schssler, de Oldenburg, Alemanha, desenvolveu esta forma de terapia baseando-se na genialidade de outro mestre, Samuel Hahnemann, que fora o primeiro a utilizar-se dos sais inorgnicos diludos homeopaticamente para tratar o ser humano, logo aps tambm, os mestres Constantine Hering e Grauvogl terem observado os efeitos fantsticos destes sais inorgnicos. Mas Schssler foi um pouco mais longe destes mestres, ele passou a descrever em 1873 num artigo no jornal alemo de homeopatia, no qual ele mostra que seus experimentos com sais teciduais isto , compostos diferentes dos sais inorgnicos usados pelos antigos mestres, mas idnticos aos produzidos no organismo humano, diludos como no sistema homeoptico, podiam tratar diversos distrbios. Logo aps esta publicao o Dr. Hering recomendou uma investigao mais profunda destes 12 Sais Teciduais, assim vrias edies seguidas deste conceituado jornal, foram abordados os experimentos de vrios Mdicos homeopatas com este novo sistema, o qual ficou marcado como Mtodo Bioqumico, e foi consagrado por diversos mdicos na Alemanha e Europa, onde, at a morte do Dr. Schssler em 1898 foram publicados sequencialmente no jornal os efeitos em vrios distrbios, mas uma coisa importante a sublinhar o seguinte, embora este sistema tenha nascido numa escola homeoptica, ele obedece a uma forma bioqumica de tratamento, isto , diferente do Similia Similibus Curentur, ou, semelhante cura semelhante, a base vitalista da homeopatia clssica.

2 Como funcionam os Sais Teciduais no organismo


A base desta forma teraputica que todas as estruturas do organismo e sua constante sade dependem da constante presena de certas quantidades destes sais orgnicos, assim, quando h falta destes no organismo aps a combusto natural pelos tecidos, forma-se a os distrbios que afetam a sade e qualidade de vida das pessoas. Mas quando identificamos qual, ou melhor, quais sais esto em desequilbrio, podemos repor em doses homeopticas os mesmos, e ento estes reagiro produzindo um efeito quntico, isto , ao produzirmos uma sensibilizao num pequeno grupo de clulas, estas reproduzem o efeito positivo a outro grupo maior, e assim repassando o efeito a todo o organismo, equilibrando o todo. A fora teraputica se d na seguinte base: Em toda a natureza, tomos e molculas formam a base das operaes, o crescimento de animais e plantas est ligado a um novo acrscimo de novos tomos e molculas massa existente. Quando alimentamos estes novos grupos de molculas com doses nfimas destes sais teciduais, estas em si mesmas fortalecem o organismo por causar uma reao positiva, que podemos comparar seguinte situao, quando um organismo exposto a uma condio extrema, causada por exemplo desidratao e os sintomas decorrentes desta, se dssemos apenas um copo de gua de 200 ml, a reao do organismo a este pequeno gesto seria tremendo, e aos poucos, mesmo com doses pequenas de gua em pouco tempo todo o organismo seria restabelecido e totalmente hidratado, restabelecendo o principio vital da hidratao celular. Quando damos a este mesmo organismo doses diminutas de sais teciduais que estejam em falta gerada por vrios fatores, restabelece-se a o equilbrio e a sade de todo o organismo fsico e emocional. Muitos objetaro esta forma teraputica, afirmando que as doses so muito pequenas para ter qualquer efeito de tratamento, o que desejamos lembrar que o mnimo em nveis moleculares faz uma grande diferena em nveis teciduais em longo prazo, tanto positivamente quanto negativamente, aqui neste caso podemos citar o Mercrio, um metal pesado, mas que mesmo em doses muito pequenas (em doses homeopticas) pode levar a uma intoxicao grave!

3 O que o WU XING
No pensamento taosta chins (TAO = CAMINHO, e pode ser entendido como um caminho no espao-tempo, a ordem na qual as coisas acontecem.) , os movimentos da natureza toda, desde microcosmos ao macrocosmos, pertencendo o ser humano e outros seres vivos ao microcosmos, e o funcionamento e ordem de coisas maiores como do planeta Terra e outros, galxias e outras, ao macrocosmo, influenciando e sendo influenciadas mutuamente e constantemente como numa dana eterna, e podem ser classificados simbolicamente em cinco movimentos: metal, madeira, terra, gua, fogo (em chins: ). Estes Cinco Movimentos ( wxng) no so somente as matrias aos quais os nomes se referem, mas metforas e smbolos para descrever como as coisas interagem e se relacionam umas com as outras. Por exemplo:

A referncia do TAO original era sobre as estaes do ano (ou "os cus"), e elas seriam ento mais apuradamente descritas como as cinco fases.

No ciclo da produo, a madeira produz o fogo, o fogo produz a terra, a terra produz o metal, o metal produz a gua, a gua produz a madeira. No ciclo de controle, a madeira controla a terra, a terra controla a gua, a gua controla o fogo, o fogo controla o metal, o metal controla a madeira.

Essas interaes e relacionamentos formam o esboo para diferentes escolas de filosofia.

Na terapia tradicional chinesa (T.T.C), cada rgo do corpo humano associado a um movimento. O fgado e os rgos associados, os (tendes, os olhos) so movimento madeira; o corao e os rgos associados (os vasos sangneos, a lngua) so movimento fogo; o bao e os rgos associados (os msculos, a boca) so movimento terra; os pulmes e os rgos associados, a (pele, o nariz) so movimento metal; o rim e os rgos associados, (os ossos, o ouvido) so movimento gua. (A lista dos rgos associados apenas ilustrativa e est incompleta). Essa classificao seguida ao avaliar e ajustar o equilbrio do corpo. Para entender isso melhor, h que tomar em conta que na T.T.C, os rgos no so simplesmente rgos anatmicos como entendemos no ocidente, mas se referem de fato a fases, sistemas e energias no corpo, o que inclui no s as partes acima mencionadas mas tambm emoes ligadas a cada fase, um som de voz, um cheiro, uma direo, um alimento, um sabor, etc. Assim quando mencionamos o WU XING e o cuidar da sade de outrem, queremos estar atentos ao TODO, mencionado de maneira simplificada acima, e jamais somente s partes, como se estas estivessem separadas e fragmentadas, e todos ns fossemos uma forma de somatria de pedaos, ao invs de sermos interligados atravs de algo muito maior que imaginamos, sendo esta a filosofia do WU XING, e a qual a forma teraputica apresentada aqui pode ser muito til a muitos profissionais.

4 Os 12 Sais Teciduais de Schssler aplicado aos Movimentos Bioenergticos.

4.1 - CALCAREA FLUORICA

Mineral da Elasticidade - Componente das clulas dos ossos, no revestimento dos dentes, fibras da pele, tecidos musculares e artrias. Sinais de deficincia incluem, sensao de aperto, constrio, tosse seca, veias varicosas, eczemas, supuraes nos ossos, hemorridas, m circulao sangunea, revestimento fraco dos dentes, unhas quebradias, pele com fissuras e rachadas, etc.

MOVIMENTO ENERGTICO CORRESPONDENTE: YIN + (*) METAL / PULMO (PO) APEGO DEMASIADO AO MATERIAL (PESSOA MATERIALISTA), PERSONALIDADE INFLEXVEL, SENTIMENTOS DE OBRIGAO, PROCESSOS ANORMAIS DE PENSAMENTO, SONHOS VVIDOS DE PERIGO IMINENTE EM NOVOS CENRIOS E LUGARES.

4.2 - CALCAREA PHOSPHORICA

Sal Tnico para o Organismo Mineral de maior concentrao em todas as estruturas celulares, tecidos e fluidos do organismo exceto tecidos conectivos. Componente vital para o processo nutricional do organismo provindo da digesto, assimilao, crescimento e renovao celular. Sinais de deficincia incluem, fontanelas abertas dos bebs, ossos fraturados que demoram a regenerar, falta de apetite, m digesto e m absoro de elementos vitais ao organismo no sistema digestrio, baixo metabolismo, demora em restabelecer a sade e fora aps uma doena ou distrbio. Circulao lenta, causando espasmos, tremores, extremidades do corpo frias e/ou amortecidas. Todos os distrbios nos ossos.
MOVIMENTO ENERGTICO CORRESPONDENTE YIN + (*) GUA / RIM (JING) MEDOS, FOBIAS, FUNES MENTAIS DIMINUIDAS, ANSIEDADE COM QUALQUER COISA. APS CHOQUES TRAUMTICOS E DESAPONTAMENTOS, PIORA EM QUALQUER MUDANA CLIMATICA.

4.3 - CALCAREA SULPHURICA

Integridade Celular e Purificador Sanguneo Mineral constituinte do Fgado/Vescula Biliar. Ajuda a remover subprodutos impuros contidos no sangue e tecidos do corpo. Limpa e purifica. Sinais de deficincia incluem acne, vesculas na pele, supuraes na pele, catarro amarelo esverdeado e bolhas com pus. Nos casos mais extremos pequenas vesculas podem se tornar abscessos ou ulceras. Dores de cabea no fronte e neuralgias.
MOVIMENTO ENERGTICO CORRESPONDENTE YANG + (*) MADEIRA / FGADO / VESCULA BILIAR (HUN) INDECISO, RAIVA CONTIDA COM TENDENCIAS MELANCOLICAS E DEPRESSIVAS, PERDA DE CONSCIENCIA E MEMORIA REPENTINA, PESSOA ANSIOSA QUE SE SENTE MELHOR EM LOCAIS ABERTOS, PESSOA DESCONTENTE CHEIA DE MEDOS, FACILMENTE IRRITAVEL, SONOLENTA DURANTE O DIA E DESPERTA DURANTE A NOITE.

4.4 - FERRUM PHOSPHORICUM

Sal de Primeiros Socorros Constituinte da Hemoglobina. Carrega as molculas de oxignio vital para cada clula do corpo. O Ferrum Phos. Deve sempre ser tomado como um suplemento mais que um tratamento especfico no importando os sintomas. Indispensvel no tratamento de distrbios agudos e traumas repentinos. Indicado sempre em casos de inflamao, calor, vermelhido e dor. Febre, resfriados e congestes. Extremamente til nos casos de anemia ou perdas sanguneas abundantes de qualquer tipo, incluindo menstruaes abundantes.
MOVIMENTO ENERGTICO CORRESPONDENTE YANG + (*) FOGO / CORAO (SHEN) CHOQUES EMOCIONAIS REPENTINOS (POSITIVOS E NEGATIVOS), HIPEREXCITAO, INDIFERENA A COISAS IMPORTANTES, PERDA DA CORAGEM E ESPERANA, SENTE-SE MELHOR APS DORMIR. COISAS PEQUENAS PARECEM MONTANHAS, MANIAS, DELIRIOS, FALA DEMAIS, CONSEQUENCIAS DA RAIVA, INABILIDADE PARA DIZER PALAVRAS CERTAS PARA SE EXPRESSAR. NERVOSISMO NOITE, SONHOS ANSIOSOS, SONO QUE NO RESTABELECE. SENTE NECESSIDADE DE ESTIMULANTES.

4.5 - KALI MURIATICUM

Condicionador Sanguneo Maior constituinte da fibrina, a qual est presente em cada tecido do corpo, exceto ossos. Sua deficincia resulta em secrees brancas purulentas pelos tecidos, como por exemplo, muco e catarro. Resulta em congestes no sistema linftico favorecendo infeces e inflamaes em qualquer regio do corpo como articulaes, sistema reprodutor feminino e masculino, sistema respiratrio etc. O qual o organismo tem dificuldade em se livrar pela falta deste sal.
MOVIMENTO ENERGTICO CORRESPONDENTE YANG - (*) MADEIRA / FGADO (HUN) PESSOA SENTE-SE SEMPRE FAMINTA (FSICA E/OU EMOCIONALMENTE), NO CONSEGUE PROGREDIR, VIDA SEM FLUIDEZ, ESTAGNADA. SONOLNCIA CONSTANTE, ACORDA POR QUALQUER RUDO, SONO NO RESTABELECEDOR.

4.6 - KALI PHOSPHORICUM

Sal Constituinte dos Nervos Importante na formao e manuteno dos tecidos nervosos, como tambm crebro, msculos e clulas sanguneas. Sinais de sua deficincia incluem, sensao de cansao constante, fraqueza, estresse nervoso e estafa mental, ansiedade constante, perda de memria, histeria, mania, hipocondria, terrores noturnos, tem a impresso de ver e ouvir coisas do alm , medo do escuro, alucinaes e confuso de idias, omite palavras e letras quando fala e escreve, fala enquanto dorme, sonambulismo, aberraes mentais. Auxilia em casos de insnia, estados depressivos, ansiedade doentia, dores de cabea por tenso nervosa e problemas digestivos. Todos os distrbios relacionados ao crebro e sistema nervoso, dores nos nervos, paralisias nervosas, paralisias de qualquer parte do corpo, nervosismo e exausto, distrbios relacionados a excessos sexuais, o frio piora todos os sintomas, piora tambm das 02:00 HS s 05:00 HS da madrugada.
MOVIMENTO ENERGTICO CORRESPONDENTE YIN + (*) TERRA / BAO PANCREAS - ESTOMAGO (YI) PENSAMENTOS REPETITIVOS EM CONJECTURAS QUE ESGOTAM O SER. SONHOS CONSTANTES COM INCENDIOS, LADRES, QUEDAS, FANTASMAS, ETC. ACORDA NO MEIO DA NOITE COM GRITOS E PAVORES. NO TEM DESEJO DE LEVANTAR-SE PELA MANH! NO CONSEGUE FICAR SOZINHO.

4.7 - KALI SULPHURICUM

Sal da Pele Tem uma afinidade especial com a formao celular da pele e mucosas do organismo. Trabalha com FERRUM PHOS. Para carregar as molculas de oxignio para todas as clulas. Sinais de sua deficincia mostrada por uma cobertura amarelo-esverdeada na lngua, e tambm por qualquer secreo no corpo que se mostre com estas caractersticas, tanto na pele como mucosas, qualquer distrbio que cause descamao da pele (uso int. e ext.).
MOVIMENTO ENERGTICO CORRESPONDENTE YANG + (*) METAL / PULMO (PO) PAVOR DE FALHAR, MUITO IRRITVEL, ANSIEDADE AO ANOITECER, TRABALHO MENTAL AGRAVA TODOS OS SINTOMAS, SEMPRE EM ESTADO DE ALERTA, TIMIDEZ. SONHOS MUITO VIVIDOS, SONO NO RESTAURADOR, ACORDA FREQUENTEMENTE MUITO CEDO, SENTE-SE MELHOR NO FRIO E EM LOCAIS ABERTOS. PIORA MUITO COM O CALOR E EM LUGARES QUENTES.

4.8 - MAGNESIA PHOSPHORICA

Relaxante Nervoso e Anti Espamdico o maior constituinte dos musculos, nervos, ossos, cerebro, esperma, dentes e dos corpsculos sanguineos. Este sal combina com a albumina e gua para formar um fluido que ir nutrir as fibras nervosas brancas no sistema nervoso. Sinais de deficincia so indicados por tenses musculares e nervosas, dores de cabea, todos os tipos de dores nervosas, viso embaada, resfriados, rigidez muscular, todas as formas de dores espasmdicas, clicas. Dores que predominam mais no lado direito do corpo. Melhora sempre com o calor ou esquentando a regio dolorida.
MOVIMENTO ENERGTICO CORRESPONDENTE YIN + (*) TERRA / BAO-PANCREAS (YI) INSONIA POR EXAUSTO, SONO INTERROMPIDO POR PESADELOS OU POR DORES NO PESCOO QUE SE ESTENDEM AT O OCCIPUT. PESSOA EXAUSTA, CANSADA, INCAPAZ DE FICAR EM P, TIQUES NERVOSOS, MOVIMENTOS CORPORAIS INVOLUNTARIOS, TREMORES DOS MEMBROS. ILUSES DOS SENTIDOS, PESSOA ESQUECIDA, INDISPOSIO PARA TRABALHOS INTELECTUAIS, PESSOA QUE S LAMENTA NA VIDA, MUDA AS COISAS DE LUGAR SEMPRE, FALA SOZINHA OU FICA SENTADA, COMO QUE MUDA COM O OLHAR DISTANTE.

4.9 - NATRUM MURIATICUM

Balano Eletroltico Tambm conhecido como CLORETO DE SDIO, sendo o maior constituinte de toda clula no organismo. Mantm o balano hidrico por controlar o movimento de entrada e sada de gua das clulas. Sinais de sua falta, qualquer sinal de desidratao ou inchaos em qualquer parte do corpo mostra-se a a falta de NATRUM MUR. Por exemplo, reteno liquida ou inchaos em partes do corpo, pele ressecada, constipaes, lngua seca ou rachada.
MOVIMENTO ENERGTICO CORRESPONDENTE YANG + (*) GUA / RIM (JING) VISO NEGATIVA QUANTO AO FUTURO, PESSIMISMO, SENTIMENTO DE VAZIO, CONSOLANDO-SE PIORA, APEGO AO PASSADO, TENDENCIA MELANCLICA NA ADOLESCENCIA, MEMORIA FRACA, EXCITAO AO PRATICAR ESPORTES, TENDENCIA DE CANTAR E DANAR AO MESMO TEMPO, IRRITABILIDADE E TENDENCIA PASSIONAL, INCAPAZ PARA REALIZAR TRABALHOS INTELECTUAIS. SEMPRE PIOR PELA MANH, SENTIMENTO DE CANSAO CONSTANTE, ESPASMOS HISTERICOS E DEBILIDADE. SONHA COM LADRES DENTRO DE CASA.

4.10 - NATRUM PHOSPHORICUM

Neutralizador de Acidez: Um constituinte do sangue, msculos, nervos, clulas cerebrais e dos fluidos extracelulares. NAT. PHOS. necessrio quando h quadros de hiper acidez, principalmente relacionados ao metabolismo do fgado, regula a blis. Sinais de sua deficincia incluem sensao de queimao, azia, refluxo ou indigesto, todos os tipos de inflamaes, principalmente nas articulaes e grandes juntas do corpo, azia acompanhada de diarria, urina retida, descargas de secrees vaginais.
MOVIMENTO ENERGTICO CORRESPONDENTE YANG + (*) MADEIRA / FGADO (HUN) PESSOA ANSIOSA E APREENSIVA COMO SE TIVESSE ALGO RUIM PARA ACONTECER, PENSA QUE OUVE PASSOS NOITE EM SEU AMBIENTE, GRANDE PROSTRAO MENTAL, SENTE-SE SEMPRE ATINGIDO MESMO POR PEQUENAS COISAS DO COTIDIANO, PESSOA SEM AMBIO. SONHOS ERTICOS.

4.11 - NATRUM SULPHURICUM

Eliminador de gua Elimina o excesso de gua dos tecidos, sangue e outros fluidos. Age como um limpador e purificador das toxinas presentes ao redor de todas as clulas no corpo. Necessrio para um funcionamento saudvel do fgado e pncreas. Indicado para todos os distrbios que afetam o fgado, por ex. ataques biliosos, depsitos arenosos na urina, sinais de sua falta so indicados tambm por uma cobertura marrom-esverdeada na lngua. Trata os problemas reumticos, gota e resfriados, bem como eliminando fluidos txicos do organismo.
MOVIMENTO ENERGTICO CORRESPONDENTE YIN + (*) MADEIRA / FGADO (HUN) TENDENCIAS SUICIDAS, PRESCISA TREINAR MUITO O AUTODOMINIO, ATAQUES FURIOSOS E IRRITABILIDADE SEGUIDOS POR NOITES DE SONO QUE NO RESTAURAM, MUSICAS MELANCOLICAS PIORAM OS SINTOMAS, PIOR PELA MANH, SEM PRINCIPIOS MORAIS, CAI SEMPRE NO MESMO CIRCULO MENTAL PROBLEMATICO. TREMORES PELO CORPO TODO, MEXE CONSTANTEMENTE AS MOS E OS PS DURANTE O SONO. SONHOS PESADOS E CHEIOS DE ANSIEDADE, MUITOS SONHOS PAVOROSOS LOGO QUE ADORMECE, ACORDA NO MEIO DA NOITE COM UM ATAQUE DE TOSSE OU COM ATAQUE DE DORES.

4.12 - SILICEA

Elimina Toxinas O maior constituinte do sangue, pele, cabelo, unhas, ossos, fibras nervosas e outros tecidos. Sinais de sua falta so os locais onde h formao de pus, por ex. abscessos, espinhas e furnculos. Tambm em formaes de cistos em qualquer regio do organismo. Dissolve formaes de tecidos endurecidos em qualquer junta ou articulao do corpo, bem como em msculos, ossos e mucosas. Unhas e cabelos quebradios tambm so sinais de sua deficincia no organismo.
MOVIMENTO ENERGTICO CORRESPONDENTE YIN + (*) METAL / PULMO (PO) DESGOSTO PELA VIDA, FAZ MUITAS PROMESSAS, PESSOA OBSTINADA, DIFICULDADE DE FIXAR ATENO EM ALGO, SUPERSENSITIVO AOS BARULHOS, ABSTRAO MENTAL PECULIAR COM BRINQUEDOS, MENINAS QUE SE TORNAM CONFUSAS POIS NO CONSEGUEM CONCENTRAR SEUS PENSAMENTOS, PALPITAES, PULSO RPIDO, REPUXA AS PERNAS DURANTE O SONO, PESADELOS.

5 Metodologia e aplicao
Os Sais devem ser preparados em Farmcias Homeopticas Oficiais segundo os preceitos da Homeopatia para preparar os mesmos em escalas decimais, tanto na forma em glbulos de sacarose ou lquida em lcool, que pode variar de 5% a 40% como conservador, dependendo da idade e sensibilidade da pessoa tratada. Assim sempre faremos o uso de baixas diluies, como explicado acima obedecendo a um funcionamento bioqumico destes mesmos sais no organismo, e no aos preceitos do Similia Similibus Curentur, (que s podem ser aplicados por mdicos qualificados), os objetivos de tratamento sero atingidos sempre utilizando as diluies D6 a D12, sendo que preferiremos utilizar para cada sal tecidual a seguinte prescrio, D6 em casos crnicos que se arrastam h longo tempo e a D12 para casos mais agudos e que apareceram recentemente. Geralmente indicamos inicialmente para ser utilizado pelos clientes um COMPOSTO com os 12 Sais Teciduais de Schssler (composto denominado BIOPLASMA) durante um perodo de 30 dias, os quais devem ser tomados 4 vezes ao dia diretamente na lngua ou um pouco diluda em gua (no max. 50 ml), sempre aliado a outras formas de estmulos para o equilbrio energtico tais como acupuntura, shiatsu, reflexologia, holopuntura e auriculoterapia, sero revistos os sinais que o corpo e as emoes apresentam dentro das linhas escolhidas de tratamento, e da sim passando a uma escolha especifica dos sais para cada desequilbrio em qualquer movimento energtico que persista e durante o tempo que for necessrio. (*) Lembramos aqui que os sinais (- +) indicam quer deficincia (-) ou excesso (+) de YIN OU YANG, e que os sais referidos agiro a para equilibrar as fontes energticas nos rgos onde nascem.

6 Resultados
A observao na prtica clinica na melhora de muitos clientes com os mais diversos distrbios e desequilbrios energticos,tem sido constantes dentro dos preceitos holsticos aqui abordados, lembrando sempre que no se obedece a uma regra cartesiana de sintomas = sal x, y ou z, e sim como sempre nesta nossa rica rea nos aproximamos mais da arte de tratar o ser humano e suas complexas combinaes internas e externas, sempre relacionando o TODO na abordagem e tratamento, assim nos aproximamos do real e til a favor da sade e qualidade de vida.

7 Discusso e Concluso
Embora possa parecer dogmtico afirmar que estamos cada vez mais nos aproximando da perfeio em tratar o ser humano na sua integridade, e isto no significa que acabaremos erradicando todos os problemas enfrentados pelas pessoas, assim como NENHUMA FORMA HUMANA DE TRATAMENTO, temos de estar abertos a novas possibilidades de utilizao destes 12 Sais Teciduais de Schssler, talvez externamente sobre os pontos de acupuntura/reflexo, ou talvez aliada a outras formas que tentemos, sempre claro respeitando os limites de nossa profisso.

8 Referencia Bibliogrfica
1 . The 12 Tissue Remedies of Schssler BOERICKE & DEWEY , 1914 B. Jain Publishers PVT. LTD. 6 Edition New Delhi 2005 2 . Os fundamentos da MEDICINA TRADICIONAL CHINESA GIOVANI MACIOCIA EDITORA ROCCA 2007 3 . PSIQUE E MEDICINA TRADICIONAL CHINESA - HELENA CAMPIGLIA EDITORA ROCA 2004

9 Apndices e Anexos

Dr Wilhelm Heinrich SCHSSLER (1821-1898)

http://www.scribd.com/doc/12178081/Os-Doze-Sais-Teciduais-de-Schussler-aplicadosa-Terapia-Tradicional-Chinesa

Vous aimerez peut-être aussi