Vous êtes sur la page 1sur 7

Preparao para pintura

Um problema Normalmente, a superfcie metlica est sujeita ao fenmeno da corroso. Entretanto, esse fenmeno pode ser atenuado, e at retardado, quando se prepara corretamente a superfcie antes de ser pintada. Existem diversos processos para essa preparao. O problema consiste em adotar o processo adequado pea que ser pintada e escolher a melhor tinta para isso. Nesta aula, estudaremos os processos de preparao das peas que sero pintadas.

Introduo O resultado desejado para uma pintura depende da preparao correta e adequada da superfcie. Essa preparao envolve limpeza e formao de uma rugosidade na superfcie, necessrias fixao da pelcula da tinta. A limpeza e a rugosidade dependem dos seguintes fatores: Caracterstica de adeso da tinta de fundo (primer) que ser aplicada. Tipo de equipamento: mvel de ao, automvel, reservatrio, tubulao etc. Espessura total da pelcula de pintura. Vida til desejada para o sistema.

47

A limpeza tem a funo de remover materiais da superfcie como: leos e graxas; xidos metlicos de laminao (carepas); xidos da corroso (ferrugem); sais minerais; restos de pintura; poeiras e ps de abrasivos; umidade e resduos de tratamentos especiais. Tais substncias precisam ser retiradas da superfcie para que se possa obter perfeita adeso da tinta superfcie do metal.

Etapas da preparao A preparao da superfcie envolve trs operaes: Inspeo - Efetua-se uma inspeo em toda a superfcie. Marcamos os locais que tenham leo, graxa, outras sujidades e defeitos superficiais. Avaliamos o estado de oxidao. Com base nessa inspeo, define-se o tipo e a quantidade de solvente, assim como as ferramentas necessrias para remover os xidos e os defeitos.

Limpeza com solvente e remoo de defeitos superficiais A oleosidade e as gorduras identificadas na operao de inspeo sero removidas. Os defeitos constatados tambm sero reparados. A limpeza com solvente deve ser feita antes da limpeza mecnica, caso contrrio, o leo ser espalhado contaminando (sujando) as ferramentas mecnicas (lixas, escovas, palhas de ao, abrasivos).

Limpeza por ao mecnica - Aps a limpeza com solvente e a remoo de defeitos superficiais, procede-se preparao
48

mecnica da superfcie, a fim de obter o perfil de rugosidade necessrio ao sistema de pintura. Os procedimentos para limpeza e criao da rugosidade podem ser dos tipos: limpeza manual; limpeza com ferramentas mecnicas manuais; limpeza por jateamento abrasivo. Limpeza manual - Usamos ferramentas manuais como escovas de ao, palhas de ao, esptula, lixas, raspadores. O resultado uma limpeza precria, de baixo rendimento de execuo, normatizada pela Petrobrs com a norma N - 5.

Exemplos de equipamentos para limpeza manual

Limpeza mecnico-manual - So usadas ferramentas como escovas rotativas, marteletes de agulhas, lixadeiras. Apresenta rendimento um pouco melhor do que a limpeza manual. Est normatizada pela Petrobrs com a norma N - 6.

Jateamento abrasivo - Este o tipo de preparao mais adequado e recomendvel. Apresenta alto rendimento e proporciona

49

limpeza adequada. O jateamento deixa uma rugosidade na superfcie que possibilita boa fixao da pelcula de tinta.

Cabine de jateamento

A limpeza com jateamento feita da seguinte maneira: escovamento: limpeza ligeira e precria usada em alguns casos de repintura; comercial (ao metal cinza): limpeza com retirada de xidos, carepa de laminao etc.; metal quase branco: limpeza com a retirada quase total dos xidos, carepa de laminao etc.; metal branco: limpeza com a retirada total de xidos, carepa de laminao, etc., deixando a superfcie totalmente limpa. A dimenso do perfil de rugosidade depende da espessura da camada de tintas, da espessura da pelcula seca da primeira demo de tinta de fundo e das condies do ambiente em que permanece o equipamento, entre a aplicao da primeira e da segunda demo de tinta. Os padres dos diferentes tipos de jateamento so normatizados pela norma Petrobrs N - 9.

Tratamentos alternativos Em algumas situaes, as superfcies no podem ser jateadas. O fundo no fica convenientemente preparado para a aplicao da tinta, pois falta-lhe a limpeza adequada e/ou o nvel de rugosida-

50

de necessrio. Nesses casos, so feitos tratamentos complementares: Fosfatizao - Consiste na aplicao de uma soluo fosfatizante na superfcie. A fosfatizao forma uma pelcula rugosa. Alm de complementar a limpeza, aumenta a proteo contra corroso. A fosfatizao o pr-tratamento aplicado nas pinturas de carrocerias de automveis, caminhes, carcaas de eletrodomsticos. Wash primer - A aplicao do wash primer necessria pintura de superfcies galvanizadas, de alumnio e ligas de zinco e alumnio, aumentando a resistncia corroso e promovendo maior aderncia da tinta. As superfcies galvanizadas no podem ser jateadas. O jateamento arranca o revestimento protetor (zinco metlico). Teste sua aprendizagem. Faa os exerccios a seguir e confira suas respostas com as do gabarito.

Exerccios Marque com X a resposta correta. 1. Antes de pintar uma superfcie metlica, ela deve ser: a) ( ) lixada; b) ( ) engraxada; c) ( ) preparada; d) ( ) lavada; 2. A preparao de uma superfcie metlica para pintura consta de: a) ( ) limpeza e eliminao de rugosidade; b) ( ) limpeza e formao de rugosidade; c) ( ) limpeza e raspagem; d) ( ) formao de rugosidade e aplicao de base.

51

3. A espessura total da pelcula de pintura interfere na: a) ( ) tinta selecionada; b) ( ) rugosidade a ser formada; c) ( ) qualidade da limpeza; d) ( ) extenso da rugosidade. 4. Ferrugem, leos, graxas e sais minerais so removidos por meio de: a) ( ) lavagem; b) ( ) jateamento; c) ( ) saponceos; d) ( ) desengraxe. 5. A limpeza da superfcie que ser pintada importante porque permite: a) ( ) adeso perfeita da tinta ao metal; b) ( ) polimento do metal; c) ( ) consistncia da tinta; d) ( ) solidificao rpida da tinta. 6. A preparao da superfcie envolve: a) ( ) limpeza com solvente, inspeo e lavagem; b) ( ) inspeo, limpeza com solvente e por ao mecnica; c) ( ) observao prvia, lavagem e ao mecnica; d) ( ) raspagem, lavagem e limpeza com solventes. 7. A rugosidade da superfcie feita: a) ( ) mecnica ou quimicamente; b) ( ) naturalmente; c) ( ) automaticamente; d) ( ) eletricamente. 8. A limpeza pode ser feita: a) ( ) com ferramentas mecnicas, manuais, decapagem; b) ( ) manual, com ferramentas mecnicas, por jateamento; c) ( ) por jateamento, raspagem, usinagem; d) ( ) manual, automtica, mecnica, eltrica.

52

Gabarito 1. c 2. b 3. b 4. d 5. a 6. c 7. a 8. d

53

Vous aimerez peut-être aussi