Vous êtes sur la page 1sur 18

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE TECNOLOGIA DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECNICA FABRICAO DE SISTEMAS MECNICOS

MEMORIAL DESCRITIVO REDUTOR DE VELOCIDADE

Natal RN Novembro/2012

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

IGOR GUEDES REBOUAS igorguedes_0@hotmail.com

MEMORIAL DESCRITIVO REDUTOR DE VELOCIDADE

Este memorial serve de critrio avaliativo para a 3 unidade da disciplina de Fabricao de Sistemas Mecnicos, ministrada pelo professor Luiz Pedro de Arajo.

Natal RN Novembro/2012

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

Sumrio
1. 2. 3. OBJETIVO ............................................................................................................. 4 INTRODUO....................................................................................................... 5 TOLERNCIA DIMENSIONAL .............................................................................. 6 3.1. 3.2. 3.3. 3.4. 3.5. 3.6. 3.7. 3.8. 3.9. 3.10. 3.11. 3.12. 3.13. 4. Rolamento rgido de esferas / Eixo de entrada ............................................... 6 Rolamento de rolos cilndricos / Eixo de sada ................................................ 6 Carcaa / Rolamento rgido de esferas ........................................................... 7 Carcaa / Rolamento de rolos cilndricos ........................................................ 8 Retentor 01/ Eixo de entrada .......................................................................... 8 Retentor 02/ Eixo de sada ............................................................................. 9 Tampa 01 / Retentor 01 ................................................................................ 10 Tampa 02 / Retentor 02 ................................................................................ 10 Chaveta / Eixo de sada ................................................................................ 11 Engrenagem ou Polia/ Chaveta ................................................................. 12 Bucha / Eixo .............................................................................................. 12 Engrenagem / Eixo de sada ..................................................................... 13 Polia / Eixo de sada ................................................................................. 14

TOLERNCIAS GEOMTRICAS ........................................................................ 15 4.1. 4.2. 4.3. 4.4. 4.5. 4.6. 4.7. 4.8. Desvio de batida radial ................................................................................. 15 Desvio de batida axial ................................................................................... 15 Desvio de cilindricidade ................................................................................ 15 Desvio de planicidade ................................................................................... 15 Concentricidade ............................................................................................ 15 Simetria ........................................................................................................ 15 Perpendicularismo ........................................................................................ 15 Paralelismo ................................................................................................... 16

5. 6.

CONCLUSO ...................................................................................................... 17 REFERNCIAS ................................................................................................... 18

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

1. OBJETIVO
O objetivo principal deste projeto a aplicao prtica do contedo ministrado na disciplina construo de mquinas Tolerncias dimensionais e geomtricas selecionando e especificando componentes mecnicos, no caso especfico, para um redutor de velocidades. Isso, levando-se em considerao a viabilidade econmica e tcnica necessrias para um perfeito funcionamento do mesmo.

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

2. INTRODUO
O projeto escolhido para a discusso nessa disciplina foi um redutor de velocidade, composto apenas por um par de eixos, sendo que um deles foi fabricado diretamente com um pinho. A reduo feita por meio de engrenagens acopladas nos eixos, que esto apoiados em mancais de rolamento. Todo o redutor protegido por uma carcaa e tampas com retentores, que auxiliam na reduo de contaminao do sistema por agentes externos. O primeiro eixo, de dimetro nominal de 30 mm, recebe a rotao de um motor eltrico e transmite potncia atravs de um pinho, de 64 mm de dimetro primitivo, a uma engrenagem, com dimetro primitivo de 160 mm. Essa engrenagem transmite a rotao ao segundo eixo, com dimetro nominal de 48 mm, atravs de uma chaveta. O primeiro eixo apoiado por um par de rolamentos rgidos de esferas, enquanto que o segundo apoiado por um par de rolamentos de rolos cilndricos. Percebe-se que a relao de transmisso desse redutor bastante baixa, sendo esta de 1:2,5. Entretanto, na sada desse redutor encontra-se uma polia que recebe a rotao do segundo eixo atravs de uma chaveta. Essa polia, se necessrio, pode assumir o papel de um agente redutor, dependendo da situao em que se deseja utilizar. Alguns dados tcnicos desse redutor: Reduo: 1:2,5; Rotao (na entrada): 1160 rpm; Torque: 80 N.m; Potncia: 5 CV.

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

3. TOLERNCIA DIMENSIONAL
Vrios so os ajustes encontrados nesse projeto. Portanto necessrio especificar cuidadosamente as tolerncias dimensionais para cada tipo de ajuste. Um bom projeto aquele que est dentro da norma e satisfaz as condies exigidas pelo mesmo por um longo tempo. Qualquer erro na especificao dos ajustes pode acarretar em uma futura falha. A seguir sero apresentadas as tolerncias encontradas na literatura para os diversos ajustes desse redutor.

3.1.

Rolamento rgido de esferas / Eixo de entrada

Peas: 5 / 1; Sistema de Ajuste: Furo-base; Ajuste: 30 H7k6; Tolerncias: o Eixo:

Furo:

Tipo de Ajuste: Ajuste incerto

Justificativa: O sistema furo-base foi utilizado, pois se trata de um rolamento, e este por sua vez um elemento normalizado, sendo, assim, feita a usinagem no eixo a ser fixado o rolamento. A solicitao da carga a que est submetido o eixo e o mancal foi o principal fator que determinou o tipo do ajuste. Para o grupo de dimenses desse ajuste, a literatura oferece uma tabela com o grau de preciso, onde foi escolhido o grau Preciso, que tem por furo-base a qualidade H7 e o eixo k6.

3.2.

Rolamento de rolos cilndricos / Eixo de sada

Peas: 4 / 11; Sistema de Ajuste: Furo-base; Ajuste: 40 H7k6;

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

Tolerncias: o Eixo:

Furo:

Tipo de Ajuste: Ajuste incerto

Justificativa: Assim como o ajuste anterior, o sistema furo-base foi utilizado, inclusive pela maior facilidade em se usinar superfcies externas do que internas. Tambm pelo fato de que os rolamentos j so normalizados. Para esse caso, o dimetro do eixo um pouco maior que o ajuste anterior, sendo esse o motivo pelo qual escolheu-se a classe m6 para o eixo, de modo que o ajuste fique um pouco mais interferente.

3.3.

Carcaa / Rolamento rgido de esferas

Peas: 8 / 4; Sistema de Ajuste: Eixo-base; Ajuste: 72 J7h6; Tolerncias: o Eixo:

Furo:

Tipo de Ajuste: Ajuste incerto

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

Justificativa: O sistema eixo-base foi utilizado devido o rolamento ser um elemento normalizado, impossibilitando a sua usinagem. Dessa forma ele deve ser usado como referncia. A classe do ajuste foi determinada pelas condies de operao entre a caixa e o rolamento - e o fato da caixa ser inteiria tambm.

3.4.

Carcaa / Rolamento de rolos cilndricos

Peas: 8 / 5; Sistema de Ajuste: Eixo-base; Ajuste: 90 J7h6; Tolerncias: o Eixo:

Furo:

Tipo de Ajuste: Ajuste incerto

Justificativa: Da mesma forma que o ajuste anterior, o sistema eixo-base foi utilizado devido o rolamento ser um elemento normalizado, impossibilitando a sua usinagem. Dessa forma ele deve ser usado como referncia. A classe do ajuste foi determinada pelas condies de operao entre a caixa e o rolamento - e o fato da caixa ser inteiria tambm.

3.5.

Retentor 01/ Eixo de entrada

Peas: 12 / 1; Sistema de Ajuste: Furo-base; Ajuste: 30 H7f6;

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

Tolerncias: o Eixo:

Furo:

Tipo de Ajuste: Ajuste com folga

Justificativa: O sistema de ajuste furo-base foi escolhido devido maior facilidade de se usinar superfcies externas do que internas. Sendo necessrio um acoplamento justo, optouse por um ajuste indeterminado, sendo outra justificativa para isso o fato do retentor ser feito de um material mais elstico, apropriado para sistemas com interferncia.

3.6.

Retentor 02/ Eixo de sada

Peas: 10 / 11; Sistema de Ajuste: Furo-base; Ajuste: 40 H7g6; Tolerncias: o Eixo:

Furo:

Tipo de Ajuste: Ajuste com folga

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

10

Justificativa: De semelhante modo, o sistema de ajuste furo-base foi escolhido devido maior facilidade de se usinar superfcies externas do que internas. Sendo necessrio um acoplamento justo, optou-se por um ajuste indeterminado, sendo outra justificativa para isso o fato do retentor ser feito de um material mais elstico, apropriado para sistemas com interferncia.

3.7.

Tampa 01 / Retentor 01

Peas: 9 / 12; Sistema de Ajuste: Eixo-base; Ajuste: 40 J7h6; Tolerncias: o Eixo:

Furo:

Tipo de Ajuste: Ajuste incerto

Justificativa: O sistema de ajuste eixo-base foi adotado devido maior dificuldade de se usinar a superfcie de um retentor. Sendo necessrio um acoplamento justo, optou-se por um ajuste indeterminado.

3.8.

Tampa 02 / Retentor 02

Peas: 9 / 12; Sistema de Ajuste: Eixo-base; Ajuste: 56 J7h6;

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

11

Tolerncias: o Eixo:

Furo:

Tipo de Ajuste: Ajuste incerto

Justificativa: De semelhante modo, o sistema de ajuste eixo-base foi adotado devido maior dificuldade de se usinar a superfcie de um retentor. Sendo necessrio um acoplamento justo, optou-se por um ajuste indeterminado.

3.9.

Chaveta / Eixo de sada

Peas: 7 / 12; Sistema de Ajuste: Eixo-base; Ajuste: R8h8 Tolerncias: o Eixo:

Furo:

Tipo de Ajuste: Ajuste com interferncia

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

12

Justificativa: Estes ajustes so necessrios para uma fixao rgida entre o eixo e a chaveta, para transmisso do torque, alm de grande preciso e possibilidade de constantes desmontagens entre chaveta e canal de chaveta no cubo.

3.10. Engrenagem ou Polia/ Chaveta

Peas: 3 ou 2/ 7; Sistema de Ajuste: Furo-base; Ajuste: H8h8 Tolerncias: o Eixo:

Furo:

Tipo de Ajuste: Ajuste com folga

Justificativa: Selecionou-se um ajuste com folga pelo simples fato de facilitar a montagem e desmontagem do elemento de mquina no eixo. Deve-se ter cuidado com relao ao nvel de folga que o elemento deve ter, pois em caso excessivo pode causar falha.

3.11. Bucha / Eixo

Peas: 3 / 7; Sistema de Ajuste: Eixo-base; Ajuste: 48 H9h7

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

13

Tolerncias: o Eixo:

Furo:

Tipo de Ajuste: Ajuste com folga

Justificativa: Ajuste deslizante, sistema eixo-base, devido folga necessria entre a bucha e o eixo para realizar a montagem e a desmontagem. Este ajuste poder se tornar mais ou menos preciso dependendo das condies de lubrificao e rotao.

3.12. Engrenagem / Eixo de sada

Peas: 3 / 7; Sistema de Ajuste: Furo-base; Ajuste: 48 H8h7 Tolerncias: o Eixo:

Furo:

Tipo de Ajuste: Ajuste com folga

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

14

Justificativa: Como nenhuma das peas so normalizadas, optou-se pelo sistema furo base pelo fato de se ter maior facilidade em se conseguir tolerncias dimensionais em eixos que em furo. O ajuste deve ser deslizante para facilitar a montagem.

3.13. Polia / Eixo de sada


Peas: 3 / 7; Sistema de Ajuste: Furo-base; Ajuste: 40 H7h6 Tolerncias: o Eixo:

Furo:

Tipo de Ajuste: Ajuste com folga

Justificativa: Nesse caso, optou-se por um ajuste mecnico de preciso do tipo forado leve, de modo que a polia permanea fixa no eixo sem o auxlio de elemento de fixao. A escolha de um ajuste interferente no seria o ideal, tendo em vista a montagem ou desmontagem desse mecanismo.

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

15

4. TOLERNCIAS GEOMTRICAS
4.1. Desvio de batida radial

Aplica-se o desvio de batida radial no eixo de sada. Durante uma revoluo completa em torno de seu eixo geomtrico o valor de sua superfcie externa no deve exceder o valor da tolerncia, que de 0,01mm.

4.2.

Desvio de batida axial

O desvio de batida axial aplicado nos anis internos de ambos os rolamentos, utilizados para apoiar os eixos na caixa do redutor. O valor tolerado pra esse desvio de 0,01mm. Como o projeto composto por rolamentos radiais essa tolerncia ajuda na eliminao de esforos axiais no sistema de reduo.

4.3.

Desvio de cilindricidade

O desvio de cilindricidade foi utilizado nos espaos destinado para o ajuste dos rolamentos na caixa do redutor. O cilindro que o compe deve estar contido em um espao entre dois cilindros concntricos cuja distncia entre eles de 0,02mm. O desvio de cilindricidade tambm foi utilizado na bucha de encosto, de modo que possa ser ajustado no eixo de sada do redutor. Seu valor de tolerncia de 0,01mm.

4.4.

Desvio de planicidade

recomendada uma tolerncia de planicidade na superfcie de contato com a carcaa no valor de 0,02mm.

4.5.

Concentricidade

Deve-se controlar o desvio de concentricidade entre os furos da caixa que acomodam os rolamentos. Grandes excentricidades podem gerar grandes tenses nos eixos que esto apoiados. Dessa forma, utiliza-se uma tolerncia de 0,05mm.

4.6.

Simetria

Foi considerado um desvio de simetria no rasgo de chaveta no eixo de sada do redutor, cuja tolerncia tem o valor de 0,08mm. Esse tipo de desvio permite a variao do eixo de simetria da chaveta.

4.7.

Perpendicularismo

O desvio de perpendicularismo foi considerado no furo do cubo da polia em relao a uma de suas faces, ajustada no eixo de sada. Esse o tipo de tolerncia entre linha e superfcie e o seu valor de 0,06mm.

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

16

4.8.

Paralelismo

As faces da engrenagem devem ser controladas a partir de um desvio de paralelismo. Esse valor de desvio no deve exceder 0,01mm.

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

17

5. CONCLUSO
Com a finalizao deste projeto (redutor de velocidade), verifica-se que para um bom funcionamento de um determinado sistema mecnico, no basta apenas este possuir parmetro de clculos envolvidos de forma correta (potncia, torque, relao de transmisso, rigidez, etc.), mas sim os relacionamentos dos pares de peas neste sistema existente, dando nfase no somente as medidas das peas, mas tambm as tolerncias geomtricas e dimensionais destas, pois s assim o sistema mecnico poder realmente ser efetuado com sucesso. Nota-se, portanto, que os contedos e ferramentas apresentadas na disciplina Construo de Mquinas nos deram possibilidade de concretizar o projeto de forma completa, nos deixando capacitados de atuar no mercado de trabalho atual.

Memorial Descritivo Fabricao de Sistemas Mecnicos DEM 0450

18

6. REFERNCIAS
1. AGOSTINHO, Osvaldo Lus, Tolerncias, ajustes, desvios e anlise de dimenses, Editora Edgard Blucher LTDA, So Paulo, 1981. 2. Catlogo de Rolamentos SKF e NSK. 3. DE ARAJO, Luiz Pedro, Apostila de Construo de Mquinas, Natal, 2002. 4. DE ARAJO, Luiz Pedro, Notas de Aula, Natal, 2002. 5. NOVASKY, Olvio, Introduo Engenharia de Fabricao Mecnica, Editora Edgard Blucher LTDA, So Paulo, 1981.

Vous aimerez peut-être aussi