Vous êtes sur la page 1sur 14

Instituto de Engenharia Microprocessadores Professor: Ivan Turma: EA9P30/EA8P30 PWM Leonam Moreira Ra: 223310-0 Danillo Norberto Ra:

878575-9 Vitor Jannuzzi Ra: Wellington Pereira Ra: 219644-1 Braslia, Maio de 2010 Introduo As principais utilizaes do PWM (Pulse Width Modulation) ou Modulao de Largura de Pulso so os, controles de potncia, conversores para servomotor, fontes chaveadas e muitos outros circuitos utilizam essa tecnologia como base de seu funcionamento. Para que se entenda como funciona esta tecnologia no controle de potncia, partimos de um circuito imaginrio formado por um interruptor de ao muito rpida e uma carga que deve ser controlada, de acordo com a figura a seguir.

No instante em que o interruptor fechado, a carga recebe a tenso total da fonte e a potncia aplicada mxima. Para obtermos uma potncia intermediria, de 50% aplicada carga, fazermos com que achave seja aberta e fechada rapidamente de modo a ficar 50% do tempo aberta e 50% fechada. Isso significa que, em mdia, teremos metade do tempo com corrente e metade do tempo sem corrente.

A potncia mdia e, portanto, a prpria tenso mdia aplicada carga neste caso 50% da tenso de entrada. Veja que o interruptor fechado pode definir uma largura de pulso pelo tempo em que ele fica nesta condio, e um intervalo entre pulsos pelo tempo em que ele fica aberto. Os dois tempos juntos definem o perodo e, portanto, uma freqncia de controle. A relao entre o tempo em que temos o pulso e a durao de um ciclo completo de operao do interruptor nos define ainda o ciclo ativo, conforme mostrado na figura.

Variando-se a largura do pulso e tambm o intervalo de modo a termos ciclos ativos diferentes, podemos controlar a potncia mdia aplicada a uma carga. Assim, quando a largura do pulso varia de zero at o mximo, a potncia tambm varia na mesma proporo, conforme est indicado nos grficos.

Na Prtica No dia a dia, substitumos o interruptor por algum dispositivo de estado slido que possa abrir e fechar o circuito rapidamente como, por exemplo, um transistor bipolar, um FET de potncia, um IGBT ou at mesmo um SCR. A este dispositivo ento ligado um oscilador que possa ter seu ciclo ativo controlado numa grande faixa de valores. Na prtica, difcil chegar durao zero do pulso e 100%, j que isso implicaria na parada do oscilador, mas podemos chegar bem perto disso. Nos grficos anteriores temos um exemplo de circuito que pode ser usado num controle PWM simples para um motor DC de pequena potncia (com corrente de at alguns ampres).

O oscilador, montado com um circuito integrado 4093 tem sua sada no nvel alto determinada pelo ajuste do potencimetro, enquanto que sua sada no nvel baixo determinada pelo resistor R1

(fixo). Assim, fazendo R1 suficientemente pequeno em relao ao valor do potencimetro, o circuito poder gerar sinais numa ampla faixa de ciclos ativos, e esses sinais ento aplicados ao transistor de potncia que comanda a carga. Tipos de PWM O exemplo de aplicao o que se denomina de simple magnitude PWM, onde o sinal aplicado carga determina simplesmente a potncia que ela deve receber, pela largura do pulso. No entanto, existe um segundo tipo de controle PWM denominado Locked anti-phase PWM, que pode incluir na modulao do sinal informaes sobre a potncia aplicada carga e o sentido da corrente que deve circular por ela. Este tipo de controle, em especial, interessante quando se trata de motores eltricos onde o sentido da corrente determina o sentido da rotao ou do torque. O seu princpio de funcionamento simples de ser entendido. Se os pulsos aplicados carga no variarem entre 0V e um valor mximo de tenso +V, por exemplo, mas entre uma tenso negativa e uma tenso positiva (-V a +V), o ciclo ativo determina tambm o sentido de circulao da corrente pela carga. Se, por exemplo, o ciclo ativo for de 50% conforme mostra na figura, a tenso mdia na carga, e portanto a potncia, ser zero.

Agora, variando o ciclo ativo para mais e para menos de 50%, teremos uma predominncia dospulsos positivos ou negativos de modo que a corrente mdia tende a circular num sentido ou noutro, de acordo com a mesma figura.

Logo, neste tipo de circuito, a corrente na carga variar entre 100% e +100%, conforme o ciclo ativo do sinal aplicado. Um circuito simples de aplicao para este tipo de controle fornecido na figura abaixo.

Usamos uma fonte simtrica de +6V/-6V para controlar um pequeno motor de 50mA a partir de um integrado LM555. Uma etapa de potncia com transistores pode ser acrescentada a este circuito, para o uso com motores de maior corrente. O potencimetro ajusta tanto a largura como os intervalos entre os pulsos de modo que a carga e descarga do capacitor sejam derivadas por diodos diferentes, agindo assim no ciclo ativo do sinal de sada. Este circuito pode ser facilmente simulado no MultiSim, ou at mesmo montado em uma matriz de contatos. Um ponto importante que deve ser observado neste tipo de circuito que na posio de 50% de ajuste do potencimetro, na verdade temos uma corrente circulando o tempo todo por ela, o que vai causar dissipao de calor. Assim sendo, para cargas elevadas, este tipo de controle no dos mais indicados e no funcionaria, por exemplo, se a carga controlada fosse justamente um elemento de aquecimento ou uma lmpada. Mesmo no caso de motores DC preciso ter muito cuidado na escolha da freqncia de operao do circuito para que na condio de parado (0% de potncia) ele no se mantenha vibrando na freqncia do oscilador. Eventualmente componentes adicionais podem ser previstos em paralelo com o motor como, por exemplo, um capacitor, para evitar este problema.

Vantagens do PWN Na operao de um controle por PWM existem diversas vantagens a serem consideradas e alguns pontos para os quais o projetista deve ficar atento para no jogar fora estas vantagens. Na condio de aberto, nenhuma corrente circula pelo dispositivo de controle e, portanto, sua dissipao nula. Na condio de fechado, teoricamente, se ele apresenta uma resistncia nula, a queda de tenso nula, e ele no dissipa tambm nenhuma potncia. Isso significa que, na teoria, os controles PWM no dissipam potncia alguma e, portanto, consistem em solues ideais para este tipo de aplicao. Na prtica, entretanto, isso no ocorre. Em primeiro lugar, os dispositivos usados no controle no so capazes de abrir e fechar o circuito num tempo infinitamente pequeno. Eles precisam de um tempo para mudar de estado e, neste intervalo de tempo, sua resistncia sobe de um valor muito pequeno at infinito e viceversa, numa curva de comutao semelhante a mostrada na figura.

Neste intervalo de tempo a queda de tenso e a corrente atravs do dispositivo no so nulas, e uma boa quantidade de calor poder ser gerada conforme a carga controlada. Dependendo da freqncia de controle e da resposta do dispositivo usado, uma boa quantidade de calor poder ser gerada neste processo de comutao. Entretanto, mesmo com este problema, a potncia gerada num controle PWM ainda muito menor do que num circuito de controle linear equivalente. Transistores de comutao rpidos, FETs de potncia, e outros componentes de chaveamento podem ser suficientemente rpidos para permitir que projetos de controles de potncias elevadas sejam implementados sem a

necessidade de grandes dissipadores de calor ou que tenham problemas de perdas de energia por gerao de calor que possam ser preocupantes. O segundo problema que poder surgir vem justamente do fato de que os transistores de efeito de campo ou bipolares usados em comutao no se comportam como resistncias nulas, quando saturados. Os transistores bipolares podem apresentar uma queda de tenso de at alguns volts quando saturados, o mesmo ocorrendo com os FETs. Deve-se observar em especial o caso dos FETs de potncia que so, s vezes, considerados comutadores perfeitos, com resistncias de frao de ohm entre o dreno e a fonte quando saturados (Rds(on)) mas na prtica no isso que ocorre. A baixssima resistncia de um FET de potncia quando saturado (resistncia entre dreno e fonte no estado on) s vlida para uma excitao de comporta feita com uma tenso relativamente alta. Assim, dependendo da aplicao, principalmente nos circuitos de baixa tenso, os transistores de potncia bipolares ou mesmo os IGBTs podem ser ainda melhores que os FETs de potncia. Circuitos Integrados Para implementao de controles PWM existem muitos circuitos integrados especiais, alguns deles incluindo as etapas de potncia e at mesmo circuitos de pontes H para reverso de sentido. Um circuito integrado bastante popular neste tipo de aplicao o LMD18200, da National, que consiste numa ponte H com controle PWM para cargas de 3 A e tenses de at 55 V. Este circuito integrado fornecido num invlucro SIL de alta potncia, de 11 pinos, para ser montado num radiador de calor, tendo seu diagrama em blocos mostrado abaixo.

Circuito Proposto O circuito a seguir demonstra o funcionamento de um motor DC controlado por PWM.

Cdigo utilizada no programa Edsim, para simular o funcionamento do PWM, para se obter o pleno funcionamento do sistema o Switch Bank 2 deve estar on para funcionamento a 90% e os demais off, para o funcionamento a 50% o Switch Bank 3 deve estar on e os demais off e para o funcionamento a 20% o Switch Bank 4 deve estar on e os demais off. Para o desligamento DC o Switch Bank 6 deve estar on. motorP EQU P3.0 ; +motor motorN EQU P3.1 ; -motor Abilita EQU P3.2 ; Abilita saida de ciclo Switch100 EQU P1.2 ; rotate motor to 90% duty cycle

Switch80 EQU P1.3 ; rotate motor to 50% duty cycle Switch70 EQU P1.4 ; rotate motor to 20% duty cycle liga EQU P1.5 ; liga motor desliga EQU P1.6 ; desliga motor LED EQU P3.4 ; org 0H CLR P0.7 ; Liga osciloscopio MOV P1, #0h Main: setb LED; mov R7,#0h mov P1,R7 JB P2.2,RMotor90 ; se P2.2 ligada entao chama rotina RMotor90 JB P2.3,RMotor50 ; se P2.3 ligada entao chama rotina RMotor50 JB P2.4,RMotor20 ; se P2.4 ligada entao chama rotina RMotor20 JB P2.5,Runmotor ; se P2.5 ligada entao chama rotina RunMotor JB P2.6,SMotor ; se P2.6 ligada entao chama rotina SMotor sjmp Main ; RMotor90: Setb motorP ; clr motorN ;

MOV R7,#0e6H ; Seta amplitude do PWM 5V mov P1, R7; manda sinal para osciloscopio acall PWMsetup1 ;chama rotina PWMsetup1 acall tempo; chama rotina tempo sjmp Main; RMotor50: Setb motorP ; clr motorN ; MOV R7, #082H; Seta amplitude do PWM mov P1, R7;manda sinal para osciloscopio acall PWMsetup2 ;chama rotina PWMsetup2 acall tempo ;chama rotina tempo sjmp Main; RMotor20: Setb motorP ; clr motorN ; MOV R7,#00AH ; Seta amplitude do PWM mov P1, R7;manda sinal para osciloscopio acall PWMsetup3 ;chama rotina PWMsetup3 acall tempo ;chama rotina tempo sjmp Main;

RunMotor:;liga motor Setb motorP; liga positivo do motor clr motorN; Setb Abilita; abilita saida de ciclo sjmp Main; SMotor:;parar motor clr motorP; clr motorN; clr Abilita; sjmp Main PWMsetup1: MOV TMOD,#00H ; carrega o acumulador tmod SETB EA ; abilita interrupo SETB ET0 ; ativa contador de interrupes SETB TR0 ; inicia contador ret PWMsetup2: MOV TMOD,#00H ; carrega o acumulador tmod SETB EA ; abilita interrupo SETB ET0 ; ativa contador de interrupes SETB TR0 ; inicia contador

ret PWMsetup3: MOV TMOD,#00H ; carrega o acumulador tmod SETB EA ; abilita interrupo SETB ET0 ; ativa contador de interrupes SETB TR0 ; inicia contador ret tempo: JB F0, ALTO ; se F0 estiver setado, entao finaliza BAIXO: ; ciclo que chama rotina ALTO SETB F0 ; seta F0=1 pra iniciar a seo acima SETB Abilita ; realiza PWM no pino de saida alta MOV TH0, R7 ; CLR TF0 ; limpa contador de interrupes RETI ; retorna para tempo ALTO: CLR F0 ; se F0=0, entao inicializa a seo BAIXO CLR Abilita ; Raliza PWM no pino de saida baixo MOV A, #0FFH ; CLR C ; SUBB A, R7 ;

MOV TH0, A ; CLR TF0 ; RETI ; retorna END

0 Comentrios
ESTATSTICAS

2191 visitas 133 downloads 0 comentrios


TAGS

PWM microcontrolador 8051... DESCRIO

PWM microcontrolador 8051usando o Edsim


ARQUIVOS SEMELHANTES

Palestra de Microcontroladores
Esta palestra apresenta os principais microcontroladores e suas peculariedades.

Microcontroladores
Microcontroladores

Microcontroladores pic
MICROCONTROLADORES PIC

Apresentao Arduino
Uma apresentao em slides da placa Arduino

apostila micro
Micro

apostila micro
Apostila de microncotrladores baseada em microC

apostila micro
Apostila basica de Microcontroladores

Microcontroladores
Apostila detalhada sobre microcontroladores Freescalle

Aula - 10
Acesso indireto memria; Interface de Entrada e Sada - Parte 1: Modulo CCP - Captura, comparao e...

Vous aimerez peut-être aussi