Vous êtes sur la page 1sur 7

Indenizaao por Abandono Afetivo

1. Introduo A natureza ensina por si s que a convivncia no s uma prerrogativa do bicho homem; tendo o ser humano necessidade de integrar sentimentos, esperanas, valores e se sentir, por isso, a caminho da realizao de seu projeto de felicidade; no importando a posio que o indivduo ocupa na famlia, ou qual a espcie de agrupamento familiar a que ele pertence. A prpria organizao da sociedade se d em torno da estrutura familiar. A sociedade, em determinado momento histrico, institui o casamento como regra de conduta. Essa foi a forma encontrada para impor limites ao homem, ser desejante que, na busca do prazer, tende a fazer do outro um objeto. por isso que o desenvolvimento da civilizao impe restries total liberdade, e a lei jurdica exige que ningum fuja dessas restries.

2. Princpios Constitucionais da Famlia

2.1 Da dignidade da pessoa Humana O constituinte ptrio consagrou a dignidade da pessoa humana como princpio essencial da constituio em funo de sua preocupao com a promoo dos direitos humanos e da justia social . A dignidade da pessoa humana encontra na famlia o solo apropriado para florescer. A ordem constitucional d-lhe especial proteo independentemente de sua origem. A multiplicao das entidades familiares preserva e desenvolve as qualidades mais relevantes entre os familiares - o afeto, a solidariedade, a unio, o respeito, a confiana, o amor, o projeto de vida comum -, permitindo o pleno desenvolvimento pessoal e social de cada partcipe com base em ideias pluralistas, solidaristas, democrticos e humanistas. Se o direito da pessoa humana constituir ncleo familiar, tambm direito seu no manter a entidade formada, sob pena de comprometer-lhe a existncia digna. direito constitucional do ser humano ser feliz e dar fim quilo que o aflige sem inventar motivos. Desse modo, tambm o direito de buscar o divrcio est amparado no princpio da dignidade humana, nada justificando a resistncia do Estado, que impe prazos e exige a identificao de causas para pr fim ao casamento.

2.2 Da Liberdade

A constituio, ao instaurar o regime democrtico, revelou enorme preocupao em banir discriminaes de qualquer ordem, deferindo igualdade e a liberdade especial ateno. Esses princpios, no mbito familiar, so consagrados em sede constitucional. Todos tm a liberdade de escolher o seu par, seja do sexo que for, bem como o tipo de entidade que quiser para constituir sua famlia. A isonomia de tratamento jurdico permite que se considerem iguais marido e mulher em relao ao papel que desempenham na chefia da sociedade conjugal. Tambm, na unio estvel, a isonomia que protege o patrimnio entre personagens que disponham do mesmo status familiae.

2.3 Da Solidariedade Familiar Solidariedade o que cada um deve ao outro. Esse princpio, tem origem nos vnculos afetivos, dispe de acentuado contedo tico, pois contm em suas entranhas o prprio significado da expresso solidariedade, que compreende a fraternidade e a reciprocidade. A pessoa s existe enquanto coexiste. O princpio da solidariedade tem assento constitucional, tanto que seu prembulo assegura uma sociedade fraterna. Tambm ao ser imposto aos pais o dever o dever de assistncia aos filhos (CF 229), consagrada o princpio da solidariedade. O dever de amparo s pessoas idosas (CF 230) dispe do mesmo contedo solidrio. Uma das tcnicas originrias de proteo social que at hoje se mantm a famlia. Aproveitase a lei da solidariedade no mbito das relaes familiares. Ao gerar deveres recprocos entre os integrantes do grupo familiar, safa-se o Estado do encargo de prover toda a gama de direitos que so assegurados constitucionalmente ao cidado. Basta atentar que, em se tratando de crianas e de adolescentes, atribudo primeiro famlia, depois sociedade e finalmente ao Estado o dever de garantir com absoluta prioridade os direitos inerentes aos cidados em formao ( CF 227 ). A mesma ordem repetida na proteo do idoso. 2.4 Da Afetividade O estado impe a si obrigaes para com os seus cidados. Por isso elenca a constituio um rol imenso de direitos individuais e sociais, como forma de garantir a dignidade de todos . Isso nada mais do que o compromisso de assegurar afeto: o primeiro obrigado a assegurar o afeto por seus cidados o prprio Estado. Mesmo que a constituio tenha elencado o afeto no mbito de sua proteo, a palavra afeto no est no texto constitucional. Ao serem reconhecidas como entidade familiar merecedora da tutela jurdica as unies estveis, que se constituem sem o selo do casamento, tal significa que a afetividade, que une e enlaa duas pessoas, adquiriu reconhecimento e insero no sistema jurdico. Houve a constitucionalizao de um modelo de famlia eudemonista e igualitrio, com maior espao para o afeto e a realizao individual.

3 O ABANDONO AFETIVO E A RESPONSABILIDADE CIVIL

O abandono afetivo no novidade no meio jurdico. A sua existncia constantemente analisada em hipteses de destituio familiar, a mais grave pena civil a ser imputada a famlias flagrantemente desestruturadas. Nesses casos extremos, sem qualquer possibilidade de conciliao que resguarde os direitos da criana, temos a ausncia de afeto como parte de um conjunto de males causadores de verdadeira tortura ao filho abandonado. Falta no s carinho, como condies de sobrevivncia. Desse modo, incontestvel a existncia do dano.

3.1 CONFIGURAO DO ABANDONO AFETIVO

do maior interesse da sociedade em geral que o afeto, bem como a prestao econmica, seja efetivamente oferecido, pois resta comprovado por meio de estatsticas que, quando a entidade familiar falha ao proporcionar esses elementos, h grande risco de o infante enveredar pelo caminho da ilegalidade, criminalidade, vcios e outros destinos no mais desejveis. Como nos afirma Meirelles (2007, p. 34):

O abandono e a negligncia familiares e a falta de afeto e dilogo tambm so problemas comuns que afligem os jovens, no sendo de espantar que mais de 90% dos adolescentes infratores internados provenham de famlias bastante desestruturadas, marcadas por agresses fsicas e emocionais, problemas psiquitricos e pela ausncia das figuras paterna e materna, seja pela rejeio pura e simples, seja pela morte ou doena, muitas vezes causados tambm pela violncia urbana.

Tambm o fato da famlia nuclear ceder lugar famlia monoparental tem gerado graves problemas para os filhos oriundos da unio do casal. Ocorre 3

frequentemente um afastamento entre a figura paterna e filhos, tornando-se corriqueiro, a me criar e educar sozinha a prole sem ter nenhuma colaborao ou participao do pai. Este, simplesmente torna-se indiferente ao seu descendente, agindo como se o mesmo no existisse. Parece haver uma relao diretamente proporcional entre o fim da unio do casal e o rompimento do afeto da figura paterna pelos filhos. Os motivos que ocasionam o distanciamento entre pais e filhos so de diversas ordens, dentre elas, o mau relacionamento entre o pai e a me, uma gravidez indesejada, sentimentos de vingana, desprezo, a separao do casal, a construo de uma nova famlia, e outros, que no deveriam nunca atingir a criana. Ela um ser que paga um preo muito alto pelos erros cometidos pelos pais, sendo ela a nica vtima da histria, no poderia sofrer as conseqncias por condutas alheias que no provocou. Sob esse prisma, a figura paterna, aps a separao, deveria ter a conscincia de zelar pelo bem estar de seus filhos e manter com os mesmos um vnculo constante. certo que, repentinamente, o filho se v obrigado a viver uma situao de no desfrutar no seu lar da presena do pai por questes que no buscou e, como se no bastasse isso, tem o rompimento completo com algum que muito ama e que possui uma importncia capital para sua formao. Inmeros so os casos de crianas que so abandonadas afetivamente por seus pais no recebendo nenhuma demonstrao de carinho e at mesmo respeito, chegando ao cmulo do desprezo. Tal abandono cria dores profundas com cicatrizes que permanecem por toda a existncia humana, da infncia at os ltimos dias de vida daquele que sofre por falta de amor.

3.2 O AMOR PATERNO FILIAL: DIREITO OU DEVER

O amor paterno, ou a falta dele, contribui tanto quanto o materno para o desenvolvimento da personalidade e do comportamento da criana. Em alguns aspectos, o amor do pai at mais influente.

Em se tratando de amor, nota-se que o mesmo tanto um direito quanto um dever. Direito de ser amado e de amar, e dever de amar aquele a quem colocamos no mundo. Olhando sob o prisma da psicologia, o amor no deveria ser nem um direito nem um dever, mas sim uma relao afetiva meramente incondicional, onde realizamse sentimentos que afloram de dentro de nossos coraes.

CONCLUSO

O fundamento do dever de indenizar o abandono afetivo de um filho demanda uma reflexo pautada no princpio da dignidade da pessoa humana e no desenvolvimento sociopsicocultural adequado dos filhos. Com referncias expressas ao princpio da afetividade no ordenamento, diante da interpretao sistemtica e teleolgica da CF, do CC e do ECA, bem como dos seus princpios informadores, muito claro que o legislador concebeu uma legislao voltada ao bem-estar do menor. Conforme todo o exposto, esse bem-estar composto tanto da assistncia econmica como afetiva, de forma que impossvel haver o desenvolvimento adequado da personalidade sem que ambos os elementos estejam presentes na formao da criana. Como se viu, o afeto atualmente o trao que identifica e diferencia uma relao de pessoas como famlia. Se o ordenamento garante o direito da criana convivncia familiar e ela no recebe amor dos pais, significa dizer que em ltima anlise, o seu direito a conviver em famlia no se concretizou, ainda que haja a presena fsica desses pais. A ausncia da convivncia saudvel com os pais ou com aqueles que ocupam o lugar-pai ou lugar-me tem o condo de gerar dores emocionais e inseguranas no ntimo da criana que podem culminar inclusive em patologias e transtornos de personalidade.

certo que o Direito no tem o poder de compelir um pai e uma me a amarem seus filhos, no entanto, medida que confere direitos s suas crianas e deveres aos pais delas, no pode fechar os olhos para os danos sofridos pelo menor abandonado moralmente. Como alhures, ainda que no haja o amor, deve haver o comparecimento. Os principais argumentos trazidos pela doutrina contrria reparao civil do abandono afetivo apenas retomam com nova roupagem a discusso da possibilidade de indenizar o dano moral, h muito tempo superada pelo Direito ptrio. A responsabilidade civil por abandono afetivo uma prova de que o direito familiarista comea a perseguir um caminho mais adequado ao processo de repersonalizao que colocou o indivduo no centro de suas atenes. A construo jurdica do instituto atender s funes compensatria, punitiva e dissuasria da indenizao civil, to essenciais para a essa mudana de paradigmas. O Poder Judicirio, por sua vez, pode evitar que o abandono moral se torne uma indstria indenizatria atravs da anlise tica das circunstncias envolvidas e da prudncia nas decises, a fim de verificar em cada caso a efetiva presena de danos causados ao filho.

Referencias Cavaliere Srgio Filho Programa de responsabilidade civil Berenice Maria Dias Manual de Direito das Famlias

Vous aimerez peut-être aussi