Vous êtes sur la page 1sur 4

Tese Fichamento O Tribunal do Jri: o julgamento da morte no mundo dos vivos Angela M.F.

. Moreira Leite Doutorado UFRJ orientador Michel Misse Junho 2006. Introduo de conhecer um pouco mais a forma como a sociedade administra os homicdios dolosos, crime que pensava ser o mais penalizado pelo nosso sistema penal. p. 11 Neste ponto observo duas coisas: primeiro o tema da Administrao dos Conflitos Sociais. Em segundo, lugar a percepo da autora quanto a penalizao do tipo de crime, o que nos faz pensar num quadro em relao `a outros crimes. A importncia dos trabalhos do Roberto Kant de Lima. Aqui preciso ler todos, fichar e possivelmente encontrar pressupostos para minha pesquisa. Creio que o Kant de Lima vai longe, juntamente com o Michel Misse ao teorizar sobre as questes da violncia brasileira. A autora menciona os seus estranhamentos. P. 11-12 Apenas os crimes dolosos de homicdio e tentativa iam a Jri popular no RJ Segundo estranhamento ou espanto: a estrutura fsica da sala do Tribunal do Jri remete ao passado. Pompa e solenidade. P. 15 Aqui daria para pensar no Ritual do Jri ligado a deferncia e distino presentes nos estudos de Erving Goffman??? Distino Social pelas vestimentas tradicionais do juiz, advogados, promotores e meirinhos? Ver Bourdieu, Distino entre outros. Comea o texto pela descrio de um julgamento. Uma boa soluo para comear o texto. Para isso necessrio utilizar um caderno de campo bem escrito e detalhado. Descrio: observaes gerais, mas importantes. Revelam comportamentos sociais. Juiz conversando e despachando, promotor cumprimentando com adjetivos, etc. O uso pelo promotor do laudo cadavrico. A tentativa do promotor e do advogado de defesa em explicar em linguagem simples os meandros dos cdigos. Na assistncia a irm da vtima reclama com raiva. p. 23 Justificativa: o que acontece ali, no julgamento pelo Tribunal do Jri, mescla comportamentos, papis, subjetividades, espelha a sociedade e ao mesmo tempo pretende-se que por suas decises essa mesma sociedade estabelea seus limites, regule suas emoes e se comportamento. O Jri ocupa um espao privilegiado, aciona profissionais de todos os nveis, representa anos de trabalho de todo um aparelho policial, judicirio, jurdico, enfim social, que espera ali ver as correes dos seus desvios, a punio dos infratores... p. 24.

Menciona os trabalhos de Marisa Correia, Ana Lucia Pastore e Roberto Arriada Lorea. A construo do objeto de pesquisa. O Jri no pode ser entendido s pelo que acontece naqueles momentos, mesmo que sejam horas a fio. Ele o resultado, primeiro, de um contexto que precede o seu acontecimento gerador, j que foi interpretado como um delito transgressor de uma regra social no matar e enquadrado em uma norma jurdica artigos do Cdigo Penal. Depois, representa a finalizao do uso de uma mquina estatal e particular extensas, que envolve pessoas, instituies, segmentos os mais variados da sociedade, smbolos e significados, que lida com valores do campo jurdico, porm adaptados aos vrios parmetros, inclusive os econmicos, vigentes na sociedade abrangente. Enfim, se coloca como uma obrigao e, ao mesmo tempo, um nus para a sociedade enquanto ela desempenha uma de suas tarefas mais importantes, que o julgamento de quem tirou a vida de um de seus componentes. p. 26. Comenta sobre a linguagem comum para decifrao dos cdigos. P.27 Hiptese de trabalho. ...verificar at que ponto o Tribunal do Jri o lcus privilegiado no qual o campo do direito pode argumentar com a sujeio criminal, como desenvolvida por Michel Misse, no sentido de operar analiticamente com a categoria nativa bandido e com os tipos sociais a ele associados: malandro, marginal, vagabundo, traficante, favelado, assaltante, etc, tanto para acusar quanto para defender. P. 27 Captulo 1 Para entender o que vi no Jri 1.1. Operadores analticos e metodolgicos. Estruturado em cima da leitura de Geertz, Saber Local. Como so dados os passos jurdicos na representao social dos agentes do Tribunal do Jri: advogados, promotores, juiz e juzes leigos. O direito como campo. ...o direito alm de ser entendido como um saber local compreendido como elemento de um universo social relativamente independente em relao s presses externas, no interior do qual se produz e se exerce a autoridade jurdica, como constituindo um campo. P. 29 De forma geral o campo do direito, como um domnio autnomo da cultura e da sociedade, produz e reproduz argumentos e estratgias que se difundem pelo sistema social, que acabam se tornando veculos privilegiados para a compreenso dos significados sociais das instituies jurdicas. (Kant de Lima, 1995:11)

Nossas prticas judicirias so marcadas pela pelos processos de inquirio. quem pergunta, sempre, sabe mais do quem responde Aproveita-se muito da noo de acumulao social da violncia, na qual a violncia considerada o referente de uma representao social de perigo... p. 31 Ler a tese do Michel Misse. Mecanismos de controle social. Os agentes acusveis so representados no imaginrio social como aqueles que se individualizaram excessivamente, ultrapassando os limites das normas... p. 32 Anlise dos aspecto da pesquisa etnogrfica. Comenta sobre Levi-Straus. Tristes trpicos. Tamanho da amostra. 14 jris. No texto da tese 04 foram usados extensivamente. Na pgina 38 e seguintes comenta sobre a estrutura da tese. A autora constri um captulo todo fundamentado na origem do Tribunal do Juri. Ainda que muito sucinto e pouco analtico. Utilizou poucas referncias. Abusou de citar a tese do Roberto Kant de Lima. Contudo, h um excelente roteiro do Jri Argumentao sobre o processo de inquirio semelhante ao processo inquisitorial na construo dos processos. p. 59. O julgamento como espelho p. 61. Os jurados leigos: sensibilidade ou vingana?? Os bons e maus cidados julgados pelo Jri. Para o Kant de Lima o jri no uma instituio democrtica e popular, mas autoritria e excludente. Os jurados devem se concentrar no processo. O processo nosso mundo e se no estiver em nosso mundo no existe. P. 79. Fala de um promotor que o advogado tem que ter presena de esprito, muita cultura, habilidade e rapidez de raciocnio. p. 101. Bourdieu o direito de dizer o direito. Disputa pelo campo. P. 103. Comentrio sobre a plateia. p. 128. Na maioria estudantes de direito, etc. Parentes do ru e da vtima, etc.. Ela trabalha com a ideia do Misse sobre a construo do crime e do criminoso como um processo de acumulao social. P. 129

Captulo sobre o Plenrio do Tribunal muito interessante. P. 170 O Plenrio dos Tribunais um espao revelador da hierarquia do campo do direito, no tanto da que pode ser observada no cotidiano das prticas sociais, jurdicas e judicirias, mas da hierarquia preconizada nos cdigos e manuais e que se quer mostrar com o chamado, julgamento do povo. P.171 Sobre os livros nas mesas p. 174. Ainda o Plenrio: O plenrio serve como um delimitador de posies, local para explicitar papis e, por parte dos profissionais do jri, angariar confiana, sucesso e vitria no s em relao ao julgamento especfico que est se realizando, mas como capital cultural para desempenho no campo, uma vez que a divulgao do resultado vencedor ou perdedor- se espalha entre os participantes do campo profissional. P. 176. A linguagem do juiz. O Juiz dita o texto sem ler, montando-o na hora. Sua linguagem tcnica, jurdica, diferente da do ru. O crime relatado como evento. Dos 14 jris assistidos, em 11 as teses da promotoria foram vencedoras. Interessantes discusso sobre os acordos. Ver p. 241 ...o acordo estabelecido pode significar que o campo do direito, como um saber poder, extrapola a prtica legalmente prevista e estabelece no Tribunal do Jri um controle alm do que est implcito e explcito em todos os cdigos. P. 242. Modelos de interpretao do Juri. A sociedade brasileira no admite de forma explcita o conflito. Roberto da Matta.

Vous aimerez peut-être aussi