Vous êtes sur la page 1sur 4

I ADRITO e BRUNA, jovens namorados, passeavam de mos dadas pela Avenida da Liberdade.

Como prova do seu amor por BRUNA, ADRITO dirigiu-se esttua do Marqus de Pombal e, com giz branco, desenhou na base do monumento um pequeno corao, dentro do qual escreveu as iniciais A+B. Ao ver que um polcia se aproximava, ADRITO apagou rapidamente o desenho com a manga do casaco; no conseguiu, contudo, evitar a deteno em flagrante delito. ADRITO foi apresentado a julgamento. A fundamentao da sentena condenatria inclua as seguintes passagens: () O arguido dever ser condenado na pena mxima permitida por lei, tendo em conta, por um lado, que h fortssimas necessidades de preveno geral deste tipo de comportamentos e, por outro lado, que necessrio incutir na sociedade um maior respeito pelas grandes figuras da histria ptria, como foi o Marqus de Pombal (). Comente esta condenao e os excertos da respectiva fundamentao, tomando em considerao os princpios fundamentais do Estado de Direito em matria penal. II DULCINEA, espanhola residente em Portugal h trs anos, era, desde ento, frequentadora habitual do hipermercado Quijote, pertencente a uma empresa espanhola que se expandira para territrio portugus. Desempregada e com pouco dinheiro, deslocava-se ao Quijote mais ou menos uma vez por semana e, percorrendo os corredores, colocava nos bolsos do casaco alguns produtos alimentares. Dirigia-se para a sada com um ar natural e conseguia trazer consigo, sem pagar e sem ser descoberta, as coisas que escondera. No dia 10 de Dezembro de 2005, DULCINEA entrou no Quijote e dirigiu-se seco de chocolates. Dissimuladamente, colocou dentro do casaco uma barra de chocolate Sancho Panza e saiu rapidamente do hipermercado. Estava, porm, com tanta fome que, ao contrrio do que era seu hbito, decidiu no esperar pela chegada a casa: mal transps a porta de sada, retirou o chocolate do casaco e comeu-o com sofreguido. Sucedia que, na vspera, haviam sido instaladas no hipermercado novas cmaras de vigilncia, que registaram todos os passos de DULCINEA. No momento em que, deliciada, engolia o ltimo pedao, DULCINEA foi detida pelo segurana que viera no seu encalo. Mais tarde, interrogada pelas autoridades, viria a confessar os seus comportamentos anteriores. (...) Suponha que DULCINEA foi julgada em Portugal e que da sentena condenatria constam as seguintes passagens: Porque h, no caso concreto, uma forte necessidade de preveno da reincidncia, a arguida deve ser condenada na pena mxima prevista por lei. Aprecie criticamente estas afirmaes, tomando em conta, nomeadamente, os princpios e os fins das penas do Direito Penal portugus.

III Alcides, luso-brasileiro residente em Portugal, desesperado com a urgncia na obteno de uma avultada quantia em dinheiro destinada cirurgia necessria a salvar a vida da sua filha Beatriz, decide raptar Carlos, espanhol, presidente do Conselho de Administrao de uma conhecida instituio de crdito, sediada em Espanha. Para tal, no dia 26 de Dezembro de 2006, pelas 14 horas, quando Carlos saia de um restaurante em Madrid, Alcides interceptou-o e conduziu-o, sob ameaa de uma pistola, at junto da sua viatura. A, entraram para o banco de trs, tendo Dalila, sudanesa, mulher de Alcides e me de Beatriz, arrancado, prontamente, at uma casa isolada nos arredores de Bilbau, onde Carlos foi aprisionado. Na manh do dia seguinte, feito o pedido de resgate: 300.000 euros contra a entrega, so e salvo, de Carlos. Aps alguma hesitao, os administradores do Banco, assessorados pela polcia, acabaram por aceder ao pedido e, em 3 de Janeiro de 2007, deixaram o dinheiro no local combinado (prximo do Museu do Prado). No dia 5 de Janeiro, Alcides, que vigiara Carlos todo este tempo, libertou-o em Badajoz. A 7 de Janeiro, Alcides e Dalila regressaram a Portugal, onde ultimam os preparativos para a deslocao a Londres, onde se realizar a interveno cirrgica na pequena Beatriz. Sabendo que: (...) viii) em 13 de Junho de 2008, uma vara criminal de Lisboa condenar Alcides e Dalila na pena mxima prevista na lei (sic) pelo rapto contra Carlos, atendendo ignomnia que representou a deslocao fsica imposta vtima e a inerente privao da sua liberdade, inaceitvel num Estado de Direito, como decorre, desde logo, do artigo 27. da Constituio da Repblica Portuguesa (sic); (...) Comente, quanto ao contedo, a deciso do tribunal portugus (ponto viii). IV Alejandro, espanhol e ex-namorado de Beatriz, portuguesa e residente em Madrid, ficou furioso por esta ter posto fim relao entre ambos. Por esse motivo, no dia 1 de Julho deste ano, Alejandro comea a ligar, de um caf junto da Gran Va, para o nmero de telemvel de Beatriz, que sabia encontrar-se em casa nessa noite com o novo namorado, nas imediaes do Museu do Prado, com inteno de perturbar a sua vida privada (artigo 190., n. 2, do Cdigo Penal). As chamadas comeam por volta das 23h e s terminam s 0h30 do dia seguinte. Ao longo desse perodo de tempo, Alejandro envialhe tambm sucessivas mensagens escritas. (...) 3. Suponha que Alejandro foi julgado em Portugal e aprecie criticamente os seguintes fundamentos da sentena condenatria: O presente crime espelha a crescente desvalorizao da reserva da vida privada no actual contexto social, o que impe, por si s, a reafirmao deste bem jurdico, justificando, pois, a condenao do agente na pena mxima prevista, devendo ser desconsiderada, na determinao da medida da pena, a circunstncia de o agente ter cometido o facto num contexto de depresso clinicamente comprovado.

DIREITO PENAL I 4. ANO DIA Coordenao e Regncia Professora Doutora Maria Fernanda Palma Colaborao Mestres Helena Moro e Ins Ferreira Leite e Licenciado Joo Matos Viana 1 Teste de avaliao contnua 9 de Novembro de 2007 Durao: 20 minutos Hiptese Suponha que A, webmaster de um site de internet destinado divulgao e ao louvor de atentados terroristas de inspirao fundamentalista, foi condenado pela prtica de um crime recentemente introduzido na legislao penal portuguesa, com o seguinte teor: Quem, em reunio pblica, por escrito destinado divulgao ou atravs de qualquer meio de comunicao social, enaltecer a prtica de crimes de terrorismo ou os seus autores, de forma adequada a encorajar a prtica de outro crime da mesma espcie, punido com pena de priso de 1 a 5 anos. Da sentena condenatria constam as seguintes passagens: 1. Ao arguido deve ser aplicvel a pena mxima prevista na lei, tendo em conta a natureza abominvel do seu comportamento, inaceitvel num Estado de Direito, como decorre imediatamente da proteco conferida aos direitos fundamentais pela Constituio da Repblica Portuguesa; 2. Apesar de A ter actuado sob influncia de ameaa grave de uma organizao terrorista, a forte necessidade de preveno da reincidncia que se verifica no caso concreto tambm justifica a condenao do arguido na pena mxima. 1. Tendo em ateno o Direito Constitucional Penal em vigor, identifique criticamente o bem jurdico tutelado pela norma criminal referida na hiptese: a) A dignidade e a honra das vtimas dos crimes terroristas j cometidos; . b) A segurana pblica;. c) O patrimnio ideolgico comum dos Estados de Direito democrtico, no que diz respeito ao exerccio e garantia dos direitos fundamentais. .

2. O confronto do tipo de crime de apologia ou propaganda do terrorismo mencionado na hiptese com os princpios constitucionais penais aplicveis permite concluir: a) Pela violao do princpio da no contradio axiolgica com outras solues do ordenamento, uma vez que a propaganda do homicdio no criminalmente punida;. . b) Pela necessidade de reduo teleolgica da norma penal diante das liberdades fundamentais de expresso e criao cultural; ... c) Pela desproporo manifesta da incriminao em face do princpio do pluralismo democrtico e das liberdades fundamentais de conscincia e de religio. ... 3. A tcnica de incriminao utilizada na redaco da norma penal da hiptese corresponde ao: a) Crime de dano, uma vez que no passado j foram cometidos crimes terroristas; ... b) Crime de perigo concreto, j que o crime tem de ser cometido de forma adequada a encorajar a prtica de outro crime; .. c) Crime de perigo abstracto ou abstracto-concreto, porque a incriminao se refere a comportamentos geral e intrinsecamente perigosos. . 4. No primeiro excerto da fundamentao da sentena condenatria, o tribunal refere-se finalidade da pena de: a) Preveno geral; .... b) Retribuio; .. c) Preveno geral e de retribuio. ... 5. No segundo excerto da fundamentao da sentena condenatria, o tribunal incorre numa violao: a) Do princpio da culpa; .. b) Do princpio da necessidade da pena; ... c) Dos princpios da culpa e da necessidade da pena. .... Cotaes: Em cada questo existe uma resposta certa, cotada com 2 valores. As restantes duas opes esto erradas ou incompletas, podendo ser cotadas com: - 2 valores, - 1 valor, 0 valores, + 0.5 valores ou + 1 valor. Nome do aluno: _________________________________________________________ Subturma: ___

Vous aimerez peut-être aussi