Vous êtes sur la page 1sur 30

ANALISTA TRIBUTRIO DA RECEITA FEDERAL 2012

Disciplina: DIREITO CONSTITUCIONAL Professor: Rodrigo Padilha

1 ) QUESTO: Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Analista Tributrio da Receita Federal - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Organizao do Estado - Da organizao poltico-administrativa; Sobre as competncias da Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios, assinale a nica opo correta. a) Compete ao Municpio decretar o estado de stio. b) Compete privativamente Unio legislar sobre direito econmico. c) Compete Unio, aos Estados e ao Distrito Federal legislar concorrentemente sobre trnsito e transporte. d) Compete privativamente Unio legislar sobre vencimentos dos membros das polcias civil e militar do Distrito Federal. e) constitucional a lei ou ato normativo estadual ou distrital que disponha sobre sistemas de consrcios e sorteios, inclusive bingos e loterias.

2) QUESTO: Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Analista Tributrio da Receita Federal - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Nacionalidade; So cargos privativos de brasileiro nato: a) Presidente da Repblica, Senador, Deputado e Ministro do Supremo Tribunal Federal. b) Vice-Presidente da Repblica, Ministro de Estado da Defesa e Presidente da Cmara dos Deputados. c) Presidente da Repblica, Ministro do Supremo Tribunal Federal e Ministro da Justia. d) Presidente do Senado Federal, Ministro do Superior Tribunal Militar e Ministro de Estado da Defesa. e) Vice-Presidente da Repblica, Governador de Estado e Diplomata. 3) QUESTO: Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Analista Tributrio da Receita Federal - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos Sociais;

QUESTO ANULADA PELA BANCA EXAMINADORA. Sobre os direitos sociais, assinale a nica opo correta. a) A Constituio Federal de 1988 probe o trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezesseis e qualquer trabalho a menores de quatorze anos. b) A Constituio Federal de 1988 garante a igualdade de direitos entre o trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso. c) Os intervalos fixados para descanso e alimentao durante a jornada de seis horas descaracterizam o sistema de turnos ininterruptos de revezamento previsto no texto constitucional. d) vedada a criao de mais de uma organizao sindical, em qualquer grau, representativa de categoria profissional ou econmica, na mesma base territorial, que ser definida pelos trabalhadores ou empregadores interessados, no podendo ser inferior rea de um Estado Federado. e) vedada a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direo ou representao sindical e, se eleito, ainda que suplente, at o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.

4 ) QUESTO: Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Analista Tributrio da Receita Federal - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a nica opo correta. a) As violaes a direitos fundamentais no ocorrem somente no mbito das relaes entre o cidado e o Estado, mas igualmente nas relaes travadas entre pessoas fsicas e jurdicas de direito privado. Assim, os direitos fundamentais assegurados pela Constituio vinculam diretamente no apenas os poderes pblicos, estando direcionados tambm proteo dos particulares em face dos poderes privados. b) No caso de iminente perigo pblico, a autoridade competente poder usar de propriedade particular. No entanto, se houver dano, no ser cabvel indenizao ao proprietrio. c) A sucesso de bens de estrangeiros situados no Pas ser regulada pela lei do pas do de cujus, ainda que a lei brasileira seja mais benfi ca ao cnjuge ou aos fi lhos brasileiros.

d) A garantia constitucional da inviolabilidade de domiclio no inclui escritrios de advocacia. e) cabvel a interceptao de comunicaes telefnicas por ordem judicial a fi m de instruir processo administrativo disciplinar. 5) QUESTO: Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Analista Tributrio da Receita Federal - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a nica opo correta. a) Os tratados e convenes internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em turno nico, por trs quintos dos votos dos respectivos membros, sero equivalentes s emendas constitucionais. b) O direito fundamental vida, por ser mais importante que os outros direitos fundamentais, tem carter absoluto, no se admitindo qualquer restrio. c) A Constituio Federal de 1988 previu expressamente a garantia de proteo ao ncleo essencial dos direitos fundamentais. d) Quanto delimitao do contedo essencial dos direitos fundamentais, a doutrina se divide entre as teorias absoluta e relativa. De acordo com a teoria relativa, o ncleo essencial do direito fundamental insuscetvel de qualquer medida restritiva, independentemente das peculiaridades que o caso concreto possa fornecer. e) A lei penal mais grave aplica-se ao crime continuado ou ao crime permanente, se a sua vigncia anterior cessao da continuidade ou da permanncia. 6) QUESTO: Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Analista Tributrio da Receita Federal - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Habeas Corpus, Habeas Data, Mandado de Segurana e Ao Popular; Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a nica opo correta. a) A impetrao do mandado de segurana coletivo por entidade de classe em favor dos associados depende da autorizao destes. b) cabvel habeas corpus contra deciso condenatria a pena de multa.

c) Apesar de o art. 5o, caput, da Constituio Federal de 1988 fazer meno apenas aos brasileiros e aos estrangeiros residentes, pode-se afi rmar que os estrangeiros no-residentes tambm podem invocar a proteo de direitos fundamentais. d) Comisso Parlamentar de Inqurito no pode decretar a quebra do sigilo fi scal, bancrio e telefnico do investigado. e) cabvel habeas corpus contra a imposio da pena de perda da funo pblica. 7) QUESTO: Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Analista Tributrio da Receita Federal - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a nica opo correta. a) O defensor do indiciado no tem acesso aos elementos de prova j documentados em procedimento investigatrio realizado pela polcia judiciria. b) Segundo entendimento atual do Supremo Tribunal Federal, a priso civil por dvida pode ser determinada em caso de descumprimento voluntrio e inescusvel de prestao alimentcia e tambm na hiptese de depositrio infi el. c) A casa asilo inviolvel do indivduo, ningum nela podendo penetrar sem consentimento do morador, salvo em caso de flagrante delito ou desastre, ou para prestar socorro, ou, durante o dia, por determinao judicial ou da autoridade policial competente. d) Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, desde que no frustrem outra reunio anteriormente convocada para o mesmo local, sendo exigida, no entanto, autorizao prvia da autoridade competente. e) A garantia da irretroatividade da lei, prevista no texto constitucional, no invocvel pela entidade estatal que a tenha editado. 8 QUESTO: Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Analista Tributrio da Receita Federal - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a nica opo correta. a) Todos tm direito a receber dos rgos pblicos informaes de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que sero prestadas no

prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindvel segurana da sociedade e do Estado. b) As Comisses Parlamentares de Inqurito podem determinar a interceptao de comunicaes telefnicas de indivduos envolvidos em crimes graves. c) O mandado de segurana coletivo pode ser impetrado por partido poltico que no tenha representao no Congresso Nacional, desde que, no entanto, tenha representao em Assemblia Legislativa Estadual ou em Cmara de Vereadores Municipal. d) Pessoas jurdicas de direito pblico no podem ser titulares de direitos fundamentais. e) Qualquer pessoa fsica parte legtima para propor ao popular que vise a anular ato lesivo ao patrimnio pblico ou de entidade de que o Estado participe, moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimnio histrico e cultural, fi cando o autor, salvo comprovada m-f, isento de custas judiciais e do nus da sucumbncia. 9 QUESTO: Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Analista Tributrio da Receita Federal - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Sobre os direitos e deveres individuais e coletivos, assinale a nica opo correta. a) A lei penal pode retroagir para benefi ciar ou prejudicar o ru. b) Nenhuma pena passar da pessoa do condenado, podendo a obrigao de reparar o dano e a decretao do perdimento de bens ser, nos termos da lei, estendidas aos sucessores e contra eles executadas, at o limite do valor do patrimnio transferido. c) A Constituio Federal probe a aplicao de pena de morte em caso de guerra declarada. d) Nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime comum, praticado antes ou depois da naturalizao. e) cabvel a extradio de estrangeiro por crime poltico. 10 QUESTO: Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Analista Tributrio da Receita Federal - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Princpios Fundamentais; Assinale a nica opo correta.

a) Todo o poder emana do povo, que o exerce apenas por meio de representantes eleitos, nos termos da Constituio Federal. b) A Repblica Federativa do Brasil no adota nas suas relaes internacionais o princpio da igualdade entre os Estados. c) Embora resida, primariamente, nos Poderes Legislativo e Executivo, a prerrogativa de formular e executar polticas pblicas, cabe, no entanto, ao Poder Judicirio determinar, ainda, que, em bases excepcionais, especialmente nas hipteses de polticas pblicas defi nidas pela prpria Constituio, sejam estas implementadas pelos rgos estatais inadimplentes, cuja omisso mostra-se apta a comprometer a efi ccia e a integridade de direitos sociais impregnados de estatura constitucional. d) A Constituio Federal de 1988 no previu os direitos sociais como direitos fundamentais. e) A lei poder exigir autorizao do Estado para a fundao de sindicato, devendo, ainda, ser efetuado o registro no rgo competente.

2BLOCO:
1) QUESTO: Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Ordem Econmica e Financeira; Marque a opo correta, nos termos do disposto na Constituio Federal de 1988. a) A ordem econmica e financeira rege-se, entre outros, pelo princpio da funo econmica da propriedade. b) A lei disciplinar, com base no interesse social, os investimentos de capital estrangeiro, incentivando os reinvestimentos. c) O Sistema Financeiro Nacional abrange as cooperativas de crdito. d) A Unio poder contratar somente com empresas estatais a refinao do petrleo nacional. e) A seguridade social ser financiada pela Unio e pelo plano gestor dos Estados e Municpios. 2) QUESTO: Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2

Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Habeas Corpus, Habeas Data, Mandado de Segurana e Ao Popular; QUESTO ANULADA PELA BANCA EXAMINADORA Marque a opo correta.

I. No cabe mandado de segurana contra os atos de gesto comercial praticados pelos administradores de concessionrias de servio pblico. II. Compete originariamente ao Supremo Tribunal Federal o julgamento de Hbeas Corpus contra deciso de turma recursal de Juizados Especiais Criminais. III. Consoante entendimento jurisprudencial predominante, no se exige negativa da via administrativa para justificar o ajuizamento do habeas data. IV. O Supremo Tribunal Federal decidiu pela autoaplicabilidade do mandado de injuno, cabendo ao Plenrio decidir sobre as medidas liminares propostas. V. Consoante entendimento jurisprudencial dominante, o Supremo Tribunal Federal adotou a posio no concretista quanto aos efeitos da deciso judicial no mandado de injuno. a) I e V esto corretas. b) II e IV esto corretas. c) II e III esto incorretas. d) I e II esto corretas. e) III e IV esto incorretas. 3) QUESTO: Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Direitos Polticos; Nacionalidade; QUESTO ANULADA PEL BANCA EXAMINADORA Marque a opo correta, nos termos da Constituio Federal de 1988. a) So brasileiros natos os nascidos no estrangeiro de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente e optem, em qualquer tempo, depois de residirem no Brasil, pela nacionalidade brasileira.

b) Os direitos polticos sero cassados no caso de recusa a cumprir obrigao a todos imposta. c) assegurado assistncia gratuita aos filhos e dependentes desde o nascimento at 7 (sete) anos de idade em creches e pr-escolas. d) O Brasil se submete jurisdio de Tribunal Constitucional Internacional a cuja criao tenha manifestado adeso. e) Nenhum brasileiro ser extraditado, salvo o naturalizado, em caso de crime hediondo, praticado antes da naturalizao. 4) QUESTO:

Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Direitos Sociais; QUESTO ANULADA PELA BANCA EXAMINADORA Nos termos da Constituio Federal de 1988, marque a opo incorreta. a) assegurada, nos termos da lei, a prestao de assistncia religiosa nas entidades civis e militares de internao privada ou pblica. b) A priso civil por dvida cabvel em se tratando de depositrio infiel. c) O lazer um direito social. d) A mulher protegida quanto ao mercado de trabalho, mediante incentivos especficos. e) O trabalhador com vnculo empregatcio permanente e o trabalhador avulso tm igualdade de direitos. 5) QUESTO:

Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Poder Legislativo; Poder Judicirio Disposies gerais; Poder Executivo Presidente e Ministros de Estado; Marque a opo correta, nos termos do disposto na Constituio Federal de 1988. a) Constitui objetivo fundamental da Repblica Federativa do Brasil, segundo preceitua o artigo 3 o da Constituio Federal da Repblica/88, o respeito aos valores sociais do trabalho e da livre iniciativa.

b) Compete privativamente ao Senado Federal resolver definitivamente sobre tratados, acordos ou atos internacionais que acarretem encargos ou compromissos gravosos ao patrimnio nacional. c) A matria constante de projeto de lei rejeitado no poder constituir objeto de novo projeto, na mesma sesso legislativa, mediante proposta da maioria absoluta dos membros de qualquer das Casas do Congresso Nacional. d) Vagando os cargos de Presidente e Vice-Presidente da Repblica, far-se- eleio noventa dias depois de aberta a ltima vaga. e) So rgos do Poder Judicirio os Tribunais e Juzes Militares, os Tribunais Arbitrais e o Conselho Nacional de Justia. 6) QUESTO:

Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Controle de Constitucionalidade; Marque a opo correta. a) O Supremo Tribunal Federal, em sede de Ao Direta de Inconstitucionalidade, exige pertinncia temtica, quando a ao proposta pelo Governador do Distrito Federal. b) Antes da concesso da liminar em sede de Ao Direta de Inconstitucionalidade, possvel que seu autor pea desistncia da mesma. c) Para a propositura da Ao Direta de Inconstitucionalidade, se faz necessrio observar um dos requisitos objetivos pertinente ao prazo prescricional. d) A Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental cabvel, mesmo quando impetrado Mandado de Segurana com a finalidade de sanar a lesividade. e) A Arguio de Descumprimento de Preceito Fundamental, segundo a legislao pertinente, apresenta mais legitimados ao que se verifica na legitimidade para a propositura de Ao Direta de Inconstitucionalidade. 7) QUESTO:

Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Controle de Constitucionalidade; Marque a opo correta. a) Declarada incidenter tantum a inconstitucionalidade da lei ou ato normativo pelo Supremo Tribunal Federal, referidos efeitos sero ex nunc, sendo desnecessrio qualquer atuao do Senado Federal.

b) O Supremo Tribunal Federal no admite controle concentrado pelo Tribunal de Justia local de lei ou ato normativo municipal contrrio, diretamente, Constituio Federal. c) Proclamada a inconstitucionalidade do dispositivo, pelo Supremo Tribunal Federal, julgar-se- improcedente a ao direta de inconstitucionalidade. d) Atos estatais de efeitos concretos se submetem, em sede de controle concentrado, jurisdio abstrata. e) As Smulas, por apresentarem densidade normativa, so submetidas jurisdio constitucional concentrada. 8) QUESTO: Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Controle de Constitucionalidade; Marque a opo correta.

I. O disposto no artigo 5 o , inciso XIII da Constituio Federal - " livre o exerccio de qualquer trabalho, ofcio ou profisso, atendidas as qualificaes profissionais que a lei estabelecer", cuida-se de uma norma de eficcia limitada. II. A ideia e escalonamento normativo pressuposto necessrio para a supremacia constitucional e, alm disso, nas constituies materiais se verifica a superioridade da norma magna em relao quelas produzidas pelo Poder Legislativo. III. O sistema de controle Judicirio de Constitucionalidade repressiva denominado reservado ou concentrado exercido por via de ao. IV. Na via de exceo, a pronncia do Judicirio sobre a inconstitucionalidade no feita enquanto manifestao sobre o objeto principal da lide, mas sim sobre questo prvia, indispensvel ao julgamento do mrito. V. A clusula de reserva de plenrio no veda a possibilidade de o juiz monocrtico declarar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo do Poder Pblico. a) As afirmativas I e III esto corretas. b) As afirmativas II e V esto incorretas. c) As afirmativas III e IV esto incorretas. d) As afirmativas I e V esto incorretas. e) As afirmativas IV e V esto corretas.

9 ) QUESTO: Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Poder Constituinte e Reforma da Constituio; Marque a opo correta. a) O Poder Constituinte Originrio ilimitado e autnomo, pois a base da ordem jurdica. b) O Poder Constituinte Derivado decorrente consiste na possibilidade de alterar-se o texto constitucional, respeitando-se a regulamentao especial prevista na prpria Constituio Federal e ser exercitado por determinados rgos com carter representativo. c) A outorga, forma de expresso do Poder Constituinte Originrio, nasce da deliberao da representao popular, devidamente convocada pelo agente revolucionrio. d) O Poder Constituinte Derivado decorre de uma regra jurdica de autenticidade constitucional. e) A doutrina aponta a contemporaneidade da ideia de Poder Constituinte com a do surgimento de Constituies histricas, visando, tambm, limitao do poder estatal. 10 ) QUESTO: Prova: ESAF - 2009 - Receita Federal - Auditor Fiscal da Receita Federal - Prova 2 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Conceito e Classificao das Constituies; Marque a opo incorreta. a) A constituio escrita, tambm denominada de constituio instrumental, aponta efeito racionalizador, estabilizante, de segurana jurdica e de calculabilidade e publicidade. b) A constituio dogmtica se apresenta como produto escrito e sistematizado por um rgo constituinte, a partir de princpios e ideias fundamentais da teoria poltica e do direito dominante. c) O conceito ideal de constituio, o qual surgiu no movimento constitucional do sculo XIX, considera como um de seus elementos materiais caracterizadores que a constituio no deve ser escrita. d) A tcnica denominada interpretao conforme no utilizvel quando a norma impugnada admite sentido unvoco.

e) A constituio sinttica, que constituio negativa, caracteriza-se por ser construtora apenas de liberdade-negativa ou liberdade-impedimento, oposta autoridade.

3 BLOCO:

1 ) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Sistema Tributrio Nacional; Em relao ao Sistema Tributrio e Finanas Pblicas estabelecidos na Constituio Federal, assinale a opo correta. a) As empresas pblicas federais prestadoras de servios pblicos em regime de monoplio so alcanadas pela imunidade de imposto sobre seu patrimnio. b) A imunidade tributria incidente sobre papel destinado impresso de jornal alcana tambm a tinta utilizada em razo de a finalidade do constituinte originrio tutelar o direito informao. c) Os aluguis decorrentes da explorao de imvel de propriedade de entidade imune no so atingidos pela imunidade tributria. d) A autorizao de contratao de operao de crdito mediante antecipao de receita matria estranha lei oramentria anual e nela no pode ser disciplinada. e) Ofende a autonomia estadual a estipulao, por lei federal, de limites de gastos 2) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Processo Legislativo; Em relao ao processo legislativo, assinale a opo correta. a) A Cmara dos Deputados tem iniciativa privativa de lei para fixao da remunerao de seus servidores, mas tal ato legislativo deve necessariamente ir sano do Presidente da Repblica.

b) O projeto de lei de iniciativa popular com assinaturas de 1% (um por cento) de eleitores distribudos pela maioria absoluta dos estados-membros pode veicular matria reservada a lei complementar. c) Tratado internacional incorporado ao direito interno brasileiro no pode conter norma concessiva de iseno tributria de imposto estadual porque violaria a autonomia do estado-membro. d) As emendas parlamentares apresentadas a projeto de lei enviado pelo Presidente da Repblica, em tema de sua privativa iniciativa, no precisam ter pertinncia temtica com o que constava do texto originalmente encaminhado ao Legislativo. e) Lei ordinria no pode revogar lei complementar editada antes da Constituio de 1988. 3) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Comisso Parlamentar de Inqurito; Julgue os itens abaixo sobre as Comisses Parlamentares de Inqurito e assinale a opo correta. a) O Deputado Federal integrante de Comisso Parlamentar de Inqurito que divulgar fato objeto de investigao e que, em assim agindo, cause dano moral a investigado, responder civilmente, pois a imunidade parlamentar no alcana ilcitos civis. b) No est inserido nos poderes da Comisso Parlamentar de Inqurito a expedio de mandado de busca e apreenso em residncia de servidor pblico porque a situao se insere no direito intimidade que somente pode ser afastado por ordem judicial. c) A Comisso Parlamentar de Inqurito pode funcionar por prazo indeterminado desde que haja expressa deliberao colegiada sobre esse assunto, por maioria absoluta. d) O modelo democrtico brasileiro consagra o entendimento de que lcita a atuao da maioria legislativa de, deliberadamente, permanecer inerte na indicao de membros para compor determinada Comisso Parlamentar de Inqurito. e) Ofende o princpio constitucional da separao e independncia dos poderes a intimao de magistrado para prestar esclarecimentos perante Comisso Parlamentar de Inqurito sobre ato jurisdicional praticado. 4) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento - Prova 1

Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Administrao Pblica Disposies Gerais e Servidores Pblicos; Em relao Administrao Pblica disciplinada na Constituio Federal, assinale a opo correta. a) constitucional a lei de iniciativa do Presidente da Repblica que contenha previso de reajustamento automtico de servidores da administrao tributria federal mediante o incremento da arrecadao dos impostos da Unio. b) Enquanto a instituio de empresa pblica federal deve ser autorizada por lei especfi ca, a participao de uma de suas subsidirias em quadros societrios de empresas privadas pode se dar por decreto do Presidente da Repblica. c) constitucional a reduo de percentual de gratifi cao paga a servidor pblico, respeitada a irredutibilidade de vencimentos, porque no h direito adquirido a regime jurdico. d) A possibilidade de acumulao de dois cargos privativos de mdico exceo que no se estende a outros profi ssionais de sade com profi sses regulamentadas. e) O servidor pblico investido de mandato eletivo municipal ser afastado do cargo, emprego ou funo, mas o tempo de servio ser contado para todos os fi ns legais. 5 ) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - MPOG - Analista de Planejamento e Oramento - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; Em relao aos direitos e garantias individuais e coletivos, assinale a opo correta. a) O mandado de segurana ao voltada para fi ns cveis, no constituindo instrumento adequado para defesa de direito lquido e certo no mbito do processo penal. b) O princpio da anterioridade tributria constitui limitao exao fi scal do Estado, mas no direito fundamental ptreo. c) Os direitos fundamentais assegurados pela Constituio vinculam diretamente no apenas os poderes pblicos, estando direcionados tambm proteo dos particulares em face dos poderes privados. d) O brasileiro naturalizado, comprovadamente envolvido com trfi co ilcito de entorpecentes, no poder ser extraditado se o crime em comento for cometido depois da concesso da cidadania brasileira.

e) O habeas data instrumento adequado defesa do indivduo que se encontra privado ilegalmente do direito de liberdade de locomoo para que a autoridade esclarea os motivos que levaram sua priso. 6) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 2 - Administrao e Finanas Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Fiscalizao Contbil, Financeira e Oramentria (TCU); Segundo a Constituio Federal, os responsveis pelo controle interno, ao tomarem conhecimento de qualquer irregularidade ou ilegalidade, dela dar cincia: a) ao Ministrio Pblico Federal, para que ajuze a ao competente junto Justia Federal de primeira instncia. b) Polcia Federal, na qualidade de polcia judiciria, para abertura de inqurito e investigao. c) ao Tribunal de Contas da Unio, para que tome as providncias no seu mbito de atuao. d) Comisso de Fiscalizao e Controle do Congresso Nacional. e) ao titular da entidade ou rgo para que represente ao Tribunal de Contas da Unio e ao Ministrio Pblico. 7) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 2 - Administrao e Finanas Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Fiscalizao Contbil, Financeira e Oramentria (TCU); O sistema de controle interno de que trata o art. 74 da Constituio Federal tem como finalidade, exceto: a) avaliar os resultados, quanto eficcia, da gesto oramentria, financeira e patrimonial nos rgos e entidades. b) apoiar o controle externo na sua misso institucional. c) exercer o controle das operaes de crdito, avais e garantias, bem como dos direitos e haveres da Unio. d) apreciar, para fins de registro, a legalidade dos atos de admisso de pessoal e remet-los ao Tribunal de Contas da Unio. e) avaliar o cumprimento das metas previstas no plano plurianual, a execuo dos programas de governo e dos oramentos da Unio. 8) QUESTO:

Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 2 - Administrao e Finanas Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Fiscalizao Contbil, Financeira e Oramentria (TCU); Assinale a opo que, segundo a Constituio Federal, indica uma exceo s atribuies do Tribunal de Contas da Unio. a) Sustar, se no atendido, a execuo de ato impugnado. b) Fiscalizar as contas nacionais das empresas supranacionais de cujo capital social a Unio participe direta ou indiretamente. c) Apreciar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da Repblica. d) Representar ao Poder competente sobre irregularidades e abusos. e) Fiscalizar a aplicao de recursos transferidos a qualquer ttulo aos Estados, Distrito Federal e Municpios. 9) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 2 - Administrao e Finanas Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Fiscalizao Contbil, Financeira e Oramentria (TCU); Segundo a Constituio Federal, tem competncia para realizar a fiscalizao contbil, financeira, oramentria, operacional e patrimonial da Unio no que se refere legalidade, legitimidade e economicidade: a) a Comisso Mista de Oramento e Planos e o Tribunal de Contas da Unio. b) o Congresso Nacional e o sistema de controle interno de cada Poder. c) o Congresso Nacional e as entidades representativas da sociedade organizada. d) o Ministrio Pblico Federal, a Polcia Federal e as Comisses do Congresso Nacional. e) a Cmara dos Deputados, por intermdio de suas comisses permanentes e o Tribunal de Contas da Unio. 10) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 2 - Administrao e Finanas Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Ordem Econmica e Financeira; Finanas Pblicas - Oramento; Sistema Tributrio Nacional; Uma das espcies de tributos elencada pela Constituio Federal a Contribuio de Melhoria, decorrente de obras pblicas. Tal espcie visa a uma distribuio mais justa dos nus decorrentes de determinadas obras pblicas, que beneficiam

a sociedade como um todo, mas acabam por beneficiar particularmente determinadas pessoas, inclusive acarretando valorizao imobiliria. Sobre o tema Contribuio de Melhoria, analise os itens a seguir, classificando-os como verdadeiros ou falsos. Em seguida, escolha a opo adequada s suas respostas. I. Seu objetivo principal fazer com que pessoas diretamente beneficiadas pela execuo de uma obra pblica participem com maior intensidade de seu custeio, suportando-o total ou parcialmente. II. O princpio da vedao do enriquecimento sem causa justificativa, para alguns doutrinadores, a instituio e a cobrana da contribuio de melhoria. III. Pode-se eleger como parmetro da cobrana da contribuio de melhoria, de modo geral, o custo total da obra (rateado entre os principais beneficiados) ou a valorizao imobiliria dela decorrente (individualmente analisada). a) Est correto apenas o item I. b) Est correto apenas o item III. c) Esto corretos apenas os itens I e III. d) Esto corretos apenas os itens II e III. e) Todos os itens esto corretos.

11) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 2 - Administrao e Finanas Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Sistema Tributrio Nacional; A Constituio Federal, em seu art. 154, inciso I, prev a criao de impostos que no os previstos no art. 153 (que enumera aqueles de competncia da Unio). Sobre esta competncia, usualmente denominada na doutrina "competncia residual", incorreto afirmar-se que: a) o exerccio da competncia residual reservado ao legislador ordinrio, e no ao constituinte derivado. b) consoante entendimento firmado no mbito do Supremo Tribunal Federal, a no-cumulatividade e o no bis-in-idem no precisam ser observados quando da criao de um novo imposto por meio de emenda constitucional. c) a exigncia de lei complementar inafastvel e, diferentemente do que ocorre para os impostos discriminados, que tm apenas os seus fatos geradores, bases de clculo e contribuintes previstos em lei complementar, no caso da instituio de novo imposto pela Unio, no exerccio de sua competncia residual, exige-se que tambm a alquota seja prevista em lei complementar.

d) admite-se, excepcionalmente, a instituio de novos impostos, no exerccio da competncia residual, por meio de medida provisria. e) a criao de novo imposto, no exerccio da competncia residual, fica sujeita ao princpio da anterioridade. 12) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 2 - Administrao e Finanas Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Administrao Pblica Disposies Gerais e Servidores Pblicos; Com relao formao e ao aperfeioamento de servidores pblicos, a Constituio determina que: a) apenas a Unio mantenha escolas de governo. b) cada ente federativo ter liberdade para definir a instituio de escolas de governo. c) a Unio, os Estados e os Municpios mantenham escolas de governo. d) a Unio, os Estados e o Distrito Federal mantenham escolas de governo. e) os entes federados celebrem convnios ou contratos para tal fim.

13 ) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Poder Executivo Presidente e Ministros de Estado; A partir da Emenda Constitucional n. 32, de 2001, parte significativa dos administrativistas passou a aceitar a possibilidade de edio, pelo Chefe do Poder Executivo, de espcie de decreto autnomo. Nesse contexto, matria a ser disciplinada por meio de tal modalidade de decreto: a) criao de rgos pblicos, desde que sem aumento imediato de despesas b) extino de rgos pblicos, mas apenas do Poder Executivo. c) extino de entidades vinculadas aos Ministrios. d) criao de funes ou cargos pblicos, desde que sem aumento imediato de despesas. e) extino de funes ou cargos pblicos, quando vagos. 14) QUESTO:

Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Ordem Econmica e Financeira; So princpios da Ordem Econmica, exceto: a) tratamento favorecido para as empresas de pequeno porte constitudas sob as leis brasileiras e que tenham sua sede e administrao no Pas. b) defesa do meio ambiente, inclusive mediante tratamento diferenciado conforme o impacto ambiental dos produtos e servios e de seus processos de elaborao e prestao. c) propriedade privada. d) integrao nacional. e) funo social da propriedade. 15 ) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Ordem Econmica e Financeira; Sobre o Sistema Financeiro Nacional, correto afirmar que a) o dispositivo constitucional que trata da participao do capital estrangeiro nas instituies financeiras independe de lei complementar. b) a exigncia de leis complementares na Constituio tambm se aplica s relaes negociais entre bancos e clientes. c) o Sistema Financeiro Nacional pode ser classificado como parapblico. d) o dispositivo constitucional que tratou do Sistema Financeiro Nacional buscou regular no s as relaes entre o Poder Pblico e as instituies financeiras pblicas ou privadas, mas tambm as relaes entre as instituies financeiras e os usurios de seus servios. e) o dispositivo constitucional que trata das cooperativas de crdito no depende de regulamentao por lei complementar.

16) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Ordem Financeira; Finanas Pblicas - Oramento;

Econmica

A Constituio da Repblica dedica um captulo s finanas pblicas. Sobre o tema, correto afirmar que

a) no s o Banco Central do Brasil que tem a atribuio de exercer a competncia constitucional de emitir moeda. b) o Banco Central pode conceder emprstimos a instituies financeiras, inclusive a rgos do governo, que no seja instituio financeira, exceto ao Tesouro Nacional. c) o sistema oramentrio trazido na Constituio da Repblica instituiu a possibilidade de um sistema integrado de planejamento/oramento-programa, de sorte que o oramento fiscal, os oramentos de investimento das empresas e o oramento da Seguridade Social passam a constituir etapas do planejamento de desenvolvimento econmico e social. d) a lei oramentria anual no poder conter a autorizao para abertura de crditos suplementares e a contratao de operaes de crdito, ainda que por antecipao de receita, nos termos da lei. e) a Constituio no permite a transposio, o remanejamento ou a transferncia de recursos de uma categoria de programao para outra ou de um rgo para outro, ainda que haja prvia autorizao legislativa.

17 ) QUESTO:

Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Ordem Econmica e Financeira; A Constituio apresenta dispositivos que contm princpios oramentrios, os quais esto direta ou indiretamente consagrados. Assinale, entre os princpios abaixo, aquele que no corresponde a um princpio oramentrio. a) Da programao. b) Da anualidade. c) Da unidade. d) Da globalizao. e) Da previso ativa. 18) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Poder Legislativo;

As atribuies do Tribunal de Contas da Unio tm assento constitucional e possvel constatar alguns tipos de fiscalizao a serem desempenhadas por aquela Corte de Contas. correto afirmar que no tipo de fiscalizao: a) o controle da ligitimidade. b) o controle da legalidade. c) o controle de convenincia poltica e oportunidade administrativa. d) o controle de resultados, de cumprimento de programa de trabalho e de metas. e) o controle de fidelidade funcional dos agentes da Administrao responsvel por bens e valores pblicos. 19) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Organizao do Estado - Da organizao poltico-administrativa; Organizao do Estado dos Estados; Sobre a organizao Poltico-Administrativa e a formao dos Estados, correto afirmar que: a) de acordo com as disposies constitucionais vigentes, possvel criar novos Estados, mesmo que no seja por intermdio de diviso de outro ou outros Estados. b) os Territrios Federais transformados em Estados no podem mais restabelecer a situao anterior. c) poder ocorrer a fuso entre Estados. Nesse caso, nem todos perdem a primitiva personalidade, pois, ao surgir o Estado novo, este adquire a personalidade de um deles. d) nos processos de transformao dos Estados, o Senado no est obrigado a ouvir nem ao pronunciamento plebiscitrio, nem ao das Assembleias, notando-se que estas no decidem, apenas opinam pela aprovao, pela rejeio, ou simplesmente se abstm de tomar partido. e) qualquer processo de transformao do Estado deve passar por um pronunciamento plebiscitrio favorvel alterao, devendo o processo ser remetido ao Senado, a quem cabe a aprovao das alteraes, mediante lei. 20) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Organizao do Estado - Da Unio;

Quanto competncia legislativa privativa da Unio, possvel classific-la em direito material substancial e direito material administrativo. Sobre o tema, correto afirmar que a) o direito martimo classificado como direito material administrativo. b) a gua, a energia, a informtica, as telecomunicaes e a radiodifuso so classificadas como direito material substancial. c) as requisies civis e militares so classificadas como direito material substancial. d) o direito agrrio classificado como direito material administrativo. e) a desapropriao classificada como um direito material administrativo. 21) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; A Constituio Federal garante a inviolabilidade dos direitos vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, alm de outros decorrentes do regime e dos princpios por ela adotados ou dos tratados internacionais em que a Repblica Federativa do Brasil seja parte. Sobre a inviolabilidade dos direitos, correto afirmar que a) a Constituio no preordena exatamente disposies e mecanismos que a assegurem. b) apesar de serem direitos inerentes dignidade da pessoa humana, sua inviolabilidade no um elemento de sua prpria conceituao, nem de sua prpria existncia. c) para a Constituio, a sobrevivncia da nacionalidade valor mais importante que a vida individual de quem porventura venha a trair a ptria em momentos cruciais. d) os direitos configurados nos incisos do art. 50 da Constituio no so, em verdade, concretizao e desdobramento dos direitos genericamente previstos no caput. e) a igualdade de todos perante a lei foi suficiente, no tendo havido necessidade de a Constituio reforar o princpio com outras normas sobre a igualdade. 22) QUESTO:

Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos Sociais;

Considere as seguintes assertivas a respeito dos direitos sociais e dos trabalhadores garantidos pela Constituio: I. so direitos sociais a educao, a sade, o trabalho, a moradia, o lazer, a segurana, a previdncia social, a proteo infncia, a assistncia aos desamparados, na forma da Constituio. II. o direito moradia significa o direito casa prpria.

III. os diversos direitos garantidos pela constituio aos trabalhadores so elencados de forma exemplificativa. IV. os diversos direitos garantidos pela Constituio aos trabalhadores so elencados de forma taxativa.

V. a Constituio no conferiu uma garantia absoluta do emprego. Assinale a opo verdadeira. a) I, III e V esto corretas. b) I, II e III esto incorretas. c) II, III e IV esto incorretas. d) III, IV e V esto corretas. e) I, II e IV esto incorretas. 23) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - SUSEP - Analista Tcnico - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Princpios Fundamentais; Muito se tem falado acerca dos princpios constitucionais. Sobre tais princpios, correto afirmar que: a) no h distino entre os princpios constitucionais fundamentais e os princpios gerais do direito constitucional. b) os princpios regionais so os que regem e modelam o sistema normativo das instituies constitucionais, como os princpios regedores da Administrao Pblica. c) as normas-snteses ou normas-matrizes no tm eficcia plena e aplicabilidade imediata. d) os princpios jurdico-constitucionais no so princpios constitucionais gerais, todavia no se constituem em meros desdobramentos dos princpios fundamentais.

e) quando a Constituio prev que a ordem econmica e social tem por fim realizar a justia social, no estamos diante de uma norma-fim, por no abranger todos os direitos econmicos e sociais, nem a toda a ordenao constitucional.

3) BLOCO:
24 ) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Ordem Social Seguridade Social; A Seguridade Social, nos termos da Constituio, compreende um conjunto integrado de aes de iniciativa dos Poderes Pblicos e da sociedade destinadas a assegurar os direitos relativos sade, previdncia e assistncia social. A Constituio Federal estabelece objetivos da seguridade social, que a doutrina constitucionalista de Jos Afonso da Silva tem preferido chamar de princpios. Sobre tais objetivos, correto afi rmar que a) a doutrina subdivide a universalidade em objetiva, signifi cando que o atendimento deve abranger pessoas de todo o pas, no mbito urbano ou rural, e subjetiva, signifi cando que a abrangncia deve abarcar os riscos sociais e a preveno do surgimento da necessidade protetora em qualquer circunstncia.

b) a distributividade no uma consequncia da seletividade, na medida em que no se d mais a quem mais necessite. A distributividade deve ocorrer de maneira uniforme. c) a equidade, na forma de participao, signifi ca que cada fonte de fi nanciamento h de contribuir com valores iguais. d) segundo a doutrina, a descentralizao da Administrao concebida pelo ordenamento jurdico federal como um princpio fundamental da atividade da Administrao e deve efetivar-se em trs planos: a) dentro da prpria Administrao, distinguindo-se os nveis de direo e os de execuo; b) da Administrao Central, para as unidades federadas, mediante agncias, delegacias e reparties distribudas no territrio nacional, tanto quanto possvel perto dos usurios da Seguridade Social; c) da Administrao Federal, para a rbita privada, mediante contrato ou concesso. e) o fi nanciamento vem de diversas fontes. Ao contrrio do que muitos pensam, tal fi nanciamento pode ser concebido no sentido prprio da palavra, na medida que o retorno ocorre com juros, no se constituindo, portanto, como uma subveno.

25 ) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Ordem Social Seguridade Social;

QUESTO ANULADA PELA BANCA EXAMINADORA DO CONCURSO A sade integra o tpico da Constituio Federal que trata da Ordem Social. A sade um direito de todos e dever do Estado. As aes e servios pblicos de sade integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema nico. Sobre a sade, correto afi rmar que a) lei federal dispor sobre o regime jurdico e a regulamentao das atividades de agente comunitrio de sade e agente de combate s endemias, vedada a previso de piso salarial nacional. b) o regime jurdico e a regulamentao das atividades de agente comunitrio de sade e agente de combate s endemias so previstos na Constituio. Tais regimes e regulamentaes so sufi cientes para garantir as prerrogativas das duas classes, por tratar-se de um comando normativo constitucional auto-aplicvel. c) lei federal dispor sobre o regime jurdico, o piso salarial profi ssional nacional, as diretrizes para os Planos de Carreira e a regulamentao das atividades de agente comunitrio de sade e agente de combate s endemias, competindo Unio, nos termos da lei, prestar assistncia fi nanceira complementar aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios, para o cumprimento do referido piso salarial. d) lei complementar dispor sobre o regime jurdico e a regulamentao das atividades de agente comunitrio de sade e agente de combate s endemias, vedada a previso de piso salarial nacional. e) os gestores locais do sistema nico de sade podero admitir agentes comunitrios de sade e agentes de combate s endemias sem processo seletivo pblico, nas condies previstas na Constituio Federal, avaliando-se as circunstncias, de acordo com a natureza e complexidade de suas atribuies e requisitos especfi cos para sua atuao.

26) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos e Deveres Individuais e Coletivos; A Constituio Federal estabelece em seu art. 50 os direitos e garantias fundamentais do cidado, assunto bastante comentado pela doutrina ptria. A respeito do tema, correto afi rmar que a) o princpio do juiz natural deve ser interpretado buscando no s evitar a criao de tribunais de exceo, mas tambm de respeito absoluto s regras

objetivas de determinao de competncia, para que no sejam afetadas a independncia e imparcialidade do rgo julgador. b) somente nas hipteses constitucionais ser possvel a concesso da extradio, sem possibilidade de legislao federal infraconstitucional determinar outros requisitos formais. c) a tutela jurdica do direito de reunio se efetiva pelo habeas corpus, vez que o bem jurdico a ser tutelado a liberdade de locomoo. d) o Supremo Tribunal Federal decidiu que impossvel a interceptao de carta de presidirio pela administrao penitenciria, por violar o direito ao sigilo de correspondncia e de comunicao garantido pela Constituio Federal. e) j est pacifi cado pelo Supremo Tribunal Federal que locais onde se exerce a profi sso como escritrio profi ssional no domiclio para fi ns de aplicao do direito inviolabilidade domiciliar, pois apesar de fechado tem livre acesso ao pblico. 27) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Habeas Corpus, Habeas Data, Mandado de Segurana e Ao Popular; A Constituio da Repblica previu a chamada Tutela Constitucional das Liberdades. Assinale a assertiva que traz caractersticas corretas em relao aos instrumentos abaixo. a) Habeas corpus - trata-se de um recurso, estando, por isso, regulamentado no captulo a eles destinados no Cdigo de Processo Penal. b) Mandado de segurana - a natureza civil da ao impede o ajuizamento de mandado de segurana em matria criminal, inclusive contra ato de juiz criminal, praticado no processo penal. c) Mandado de injuno - as normas constitucionais que permitem o ajuizamento do mandado de injuno no decorrem de todas as espcies de omisses do Poder Pblico, mas to-s em relao s normas constitucionais de efi ccia limitada de princpio institutivo e de carter impositivo e das normas programticas vinculadas ao princpio da legalidade, por dependerem de atuao normativa ulterior para garantir sua aplicabilidade. d) Mandado de injuno - em razo da ausncia constitucional, no possvel o mandado de injuno coletivo, no tendo sido, por isso, atribuda a legitimidade para as associaes de classe, ainda que devidamente constituda. e) Mandado de segurana - o mandado de segurana coletivo no poder ter por objeto a defesa dos mesmos direitos que podem ser objeto do mandado de segurana individual.

28) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Direitos Sociais; A doutrina constitucionalista tem comentado muito sobre os direitos dos trabalhadores garantidos constitucionalmente. Sobre tais direitos, considerando a doutrina de Jos Afonso da Silva, correto afi rmar que: a) a distino entre trabalhadores urbanos e rurais ainda tem sua importncia, pois ainda no gozam dos mesmos direitos. b) a garantia do emprego previsto pela Constituio no , por si s, sufi ciente bastante para gerar o direito nela previsto, necessitando, por isso, de regulamentao. c) a Constituio Federal garantiu o direito ao gozo de frias anuais remuneradas estabelecendo o perodo de 30 dias. d) a Constituio conferiu direito participao nos lucros ou resultados da empresa. Tal direito j pode ser exercido de imediato, em razo de a norma constitucional ser auto-aplicvel. e) a proteo do mercado de trabalho da mulher no auto-aplicvel. 29) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Nacionalidade; A nacionalidade pode ter repercusses na vida de brasileiros e estrangeiros. Nos termos da Constituio Brasileira, brasileiro nato: a) os nascidos na Repblica Federativa do Brasil, ainda que de pais estrangeiros e mesmo que estes no estejam a servio de seu pas. b) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, ainda que nenhum deles esteja a servio da Repblica Federativa do Brasil. c) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente, ou venham residir na Repblica Federativa do Brasil antes da maioridade e, alcanada esta, opte, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira. d) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou me brasileira, desde que venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, pela nacionalidade brasileira. e) os nascidos no estrangeiro, de pai brasileiro ou de me brasileira, desde que sejam registrados em repartio brasileira competente ou venham a residir na Repblica Federativa do Brasil e optem, em qualquer tempo, depois de atingida a maioridade, pela nacionalidade brasileira.

30) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Controle de Constitucionalidade; QUESTO ANULADA PELA BANCA EXAMINADORA DO CONCURSO Sabe-se que a Constituio Federal sofre controle de diversas formas. Acerca do controle constitucional, correto afi rmar que a) admitida a concesso de liminar em Ao Direta de Inconstitucionalidade, por omisso. b) o ajuizamento da Ao Direta de Inconstitucionalidade no se sujeita a prazos prescricional ou decadencial, vez que atos inconstitucionais no so suscetveis de convalidao pelo decurso do tempo. c) o procedimento a ser seguido pela Ao Direta de Inconstitucionalidade por omisso no o mesmo da ao de inconstitucionalidade genrica. d) a Ao Direta de Inconstitucionalidade, em face de sua natureza e fi nalidade especial, suscetvel de desistncia a qualquer tempo. e) na Ao Direta de Inconstitucionalidade por omisso obrigatria a oitiva do Advogado-Geral da Unio, tendo em vista que qualquer ato impugnado deve ser defendido. 31) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Processo Legislativo; Sabe-se que a Constituio Federal, apesar de ser classifi cada como rgida, pode sofrer reformas. A respeito das alteraes na Constituio, podemos afirmar que I. a emenda Constituio Federal, enquanto proposta, considerada um ato infraconstitucional. II. de acordo com a doutrina constitucionalista, a Constituio Federal traz duas grandes espcies de limitaes ao Poder de reform-la, as limitaes expressas e as implcitas. III. as limitaes expressas circunstanciais formam um ncleo intangvel da Constituio Federal, denominado tradicionalmente por "clusulas ptreas". IV. vrios doutrinadores publicistas salientam ser implicitamente irreformvel a norma constitucional que prev as limitaes expressas. Assinale a opo verdadeira. a) II, III e IV esto corretas.

b) I, II e III esto incorretas. c) I, III e IV esto corretas. d) I, II e IV esto corretas. e) II e III esto incorretas. 32) QUESTO: Prova: ESAF - 2010 - MTE - Auditor Fiscal do Trabalho - Prova 1 Disciplina: Direito Constitucional | Assuntos: Aplicabilidade e Interpretao das Normas Constitucionais; Praticamente toda a doutrina constitucionalista cita os princpios e regras de interpretaes enumeradas por Canotilho. Entre os princpios e as regras de interpretao abaixo, assinale aquele(a) que no foi elencado por Canotilho. a) Unidade da constituio. b) Da mxima efetividade ou da efi cincia. c) Da supremacia eficaz. d) Do efeito integrador. e) Da concordncia prtica ou da harmonizao.

Vous aimerez peut-être aussi