Vous êtes sur la page 1sur 10

Serra Dona Francisca Joinville - SC

Por que precisamos recuperar a Mata Atlntica?


Captulo 1

Wigold B. Schaffer

MATA ATLNTICA: PATrIMNIo NACIoNAL doS BrASILeIroS

Por que precisamos recuperar a Mata Atlntica?


Um mapeamento feito em 2006 pelo Ministrio do Meio Ambiente mostra que os remanescentes de vegetao nativa da Mata Atlntica ocupam atualmente apenas 27% da rea original, incluindo os vrios estgios de regenerao de todas as fisionomias: florestas, campos naturais, restingas, manguezais e outros tipos de vegetao nativa. As reas A qualidade de vida desses quase 67% da populao brasileira3 depende da preservao dos remanescentes, os quais mantm nascentes e fontes, regulando o fluxo dos mananciais de gua que abastecem as cidades e comunidades do interior, ajudam a regular o clima, a temperatura do solo e protegem escarpas e encostas de morros.

Unidades de conservao da natureza so fundamentais para a proteo da biodiversidade e da gua.

bem conservadas e grandes o suficiente para garantir a sua biodiversidade no longo prazo no chegam, porm, a 8% do que eram na poca do descobrimento do Brasil1. Alm de reduzidos, esses remanescentes esto fragmentados e no se distribuem uniformemente ao longo do territrio, o que compromete a perpetuidade de um grande nmero de espcies raras, endmicas e ameaadas de extino, tanto da flora quanto da fauna. Alm disso, a populao humana tambm sofre as consequncias dessa destruio. Aproximadamente 123 milhes de pessoas vivem na rea da Mata Atlntica, em 3.410 municpios2. destes, 2.928 tm suas sedes municipais dentro da rea da Mata Atlntica.

As florestas e os ecossistemas associados so tambm reserva de beleza a nos lembrar que somos parte da natureza e que temos direito de viver na Mata Atlntica, porm respeitando as inmeras espcies animais e vegetais que habitam essa parte do planeta. Se o simples direito de existir no for um argumento suficiente, bom lembrar que essas espcies ainda representam fontes de alimento, remdio e outros recursos naturais conhecidos e desconhecidos espera de pesquisas que possam identific-los. Mas no basta manter o que ainda resta (e que em algumas regies vem sofrendo graves ameaas), a Mata Atlntica precisa ser tambm recuperada, sob pena de comprometermos o futuro da vida nas cidades e no campo: sem as matas
3

Ver captulo 4 Biodiversidade nica e ameaada, pgs. 55 e 56.

Nmero de municpios (IBGe 2009) calculado a partir do Mapa da rea de Aplicao da Lei no 11.428, de 2006. Inclui todos os municpios que tm parte do seu territrio nos limites da Mata Atlntica.

Foi considerada a populao de todos os municpios que cruzam os limites do Mapa da rea de Aplicao da Lei no 11.428, de 2006 - Lei da Mata Atlntica, segundo dados do IBGe de 2005. A populao foi calculada a partir dos dados do IBGe, contagem da Populao 2007 e estimativas da Populao 2007.

16

Miriam Prochnow

CAPTULo 1 Por qUe PreCISAMoS reCUPerAr A MATA ATLNTICA?

ciliares, os rios, lagos e represas ficaro cada vez mais poludos e assoreados, inviabilizando a agricultura e o abastecimento de gua para a populao. Sem a vegetao nos topos de morro e reas muito ngremes, populaes inteiras ficam merc da sorte em pocas de chuvas, quando as encostas desprotegidas deslizam e vm abaixo sem d nem piedade, causando inmeros prejuzos econmicos, sociais e ambientais. Bacias Hidrogrficas, como a do Rio So Francisco, dependem da proteo e no so apenas as grandes da Mata Altntica para manter a qualidade de suas guas. florestas que precisam ser conservadas e recuperadas. Mesmo pequenas reas verdes nas propriedades rurais, os parques cia. Um estudo do WWF (2003) constatou que mais de 30% urbanos e at a arborizao das ruas colaboram para dimidas 105 maiores cidades do mundo dependem de unidades nuir enchentes e o desconforto do calor nas cidades. Uma de conservao para seu abastecimento de gua. Seis capipesquisa realizada em bairros mais e menos arborizados de tais brasileiras foram analisadas no estudo, sendo cinco na So Paulo mostrou que a presena de rvores nas caladas Mata Atlntica: rio de Janeiro, So Paulo, Belo Horizonte, e nos quintais pode reduzir a temperatura em at 2 C, pelo Salvador e Fortaleza. A tendncia mundial se confirmou no simples motivo que as rvores, principalmente as de grande Brasil, pois, com exceo de Fortaleza cujo abastecimento porte, retm os raios solares4. depende de audes e poos artesianos -, todas as cidades Unidades de conservao da natureza que protejam os brasileiras pesquisadas dependem em maior ou menor grau mananciais de gua tambm so de fundamental importnde reas protegidas para o abastecimento de gua. A Mata Atlntica abriga uma intrincada rede de bacias hi4 drogrficas formadas por grandes rios como o Paran, o Tiet, Tese de doutorado da engenheira agrnoma Giuliana del Nero Velasco, pela Universidade de So Paulo (USP) em Piracicaba. o So Francisco, o doce, o Paraba do Sul, o Paranapanema,

A arborizao urbana ameniza a temperatura, aumentando o conforto e a qualidade de vida das pessoas nas cidades.

Miriam Prochnow

Tirar a vegetao e ocupar as encostas ngremes e topos de morro aumenta os riscos de deslizamentos e enchentes.

17

Wigold B. Schaffer

Miriam Prochnow

MATA ATLNTICA: PATrIMNIo NACIoNAL doS BrASILeIroS

A floresta auxilia no que se chama de regime hdrico permanente. Com seus vrios componentes (folhas, galhos, troncos, razes e solo), age como uma poderosa esponja que retm a gua da chuva e a libera aos poucos, ajudando a filtr-la e a infiltr-la no subsolo, alimentando o lenol fretico. Com o desmatamento e a retirada da vegetao nativa, surgem problemas como a escassez de gua, j enfrentada em muitas das cidades situadas na Seis das maiores cidades do Brasil dependem regio da Mata Atlntica. de unidades de conservao para abastecimento de gua. So Paulo SP. esse tambm o principal motivo da necessidade de se preservar e recuperar a mata ciliar, que o conjunto de rvores, o Uruguai e o ribeira de Iguape. essa rede importante no arbustos, capins, cips e flores que crescem nas margens s para o abastecimento humano, mas tambm para o desendos rios, lagos e nascentes. As reas nas margens de rios, volvimento de atividades econmicas, como a agricultura, a lagos e nascentes onde ocorrem as matas ciliares so conpecuria, a indstria e todo o processo de urbanizao do Pas. sideradas de preservao permanente pelo Cdigo Florestal Segundo pesquisas realizadas pelo Laboratrio de HidroBrasileiro5. logia Florestal Walter emerich, do Instituto Florestal de So outra pesquisa da Universidade de So Paulo6 mostrou Paulo, existe uma relao muito ntima entre a quantidade de que o custo do tratamento da gua mais caro nas bacias gua na Mata Atlntica e o estado de conservao da floreshidrogrficas com menores ndices de cobertura florestal. O ta. essas pesquisas produziram um dado indito sobre o regime hdrico na regio de Cunha (SP): de toda a chuva que cai na Mata Atlntica, nesse stio, ao longo de um ano, 70% 5 Lei no 4.771, de 1965. abastece as guas dos rios de forma continuada e permanen6 Tese de doutorado da engenheira civil e sanitarista Lcia Vidor de Souza reis, te. Isso significa uma alta produo de gua pura. pela escola Superior de Agricultura Luiz de queiroz (esalq/USP).

Wigold B. Schaffer

Restam apenas 27% da vegetao nativa da Mata Atlntica, distribudos em mais de 200.000 fragmentos, a maioria muito pequenos.

Wigold B. Schaffer

Os custos de tratamento so menores e a qualidade da gua maior quando nascentes e rios esto protegidos por vegetao nativa.

18

Wigold B. Schaffer

CAPTULo 1 Por qUe PreCISAMoS reCUPerAr A MATA ATLNTICA?

Preguia-de-garganta-marrom (Bradypus variegatus). O desmatamento e a fragmentao de habitats so ameaas aos animais da Mata Atlntica.

19

roberto de Lara Haddad

MATA ATLNTICA: PATrIMNIo NACIoNAL doS BrASILeIroS

Wigold B. Schaffer

Canrio-da-terra (Sicalis flaveola brasiliensis).

trabalho determinou os custos do tratamento da gua proveniente de bacias hidrogrficas com diversos percentuais de cobertura florestal, atravs da anlise das caractersticas operacionais de diversas estaes de Tratamento de gua (eTAs) e suas respectivas captaes na regio de Piracicaba, onde, em 2000, o rio Piracicaba deixou de ser o principal manancial de abastecimento pblico do municpio, por conta da perda de qualidade de suas guas, dos altos custos do tratamento e da impossibilidade de garantir gua de qualidade para o consumo humano. Para seis dos sete sistemas e eTAs estudados, o custo especfico com produtos qumicos na ETA aumenta com a reduo do percentual de cobertura florestal da bacia de abastecimento. os resultados mostram que as trs unidades que possuem custos especficos de produtos qumicos mais baixos, inferiores a r$ 20,00/1.000 m3 de gua tratada, so aquelas que possuem maiores ndices de cobertura florestal e todos superiores a 15%. As duas unidades que possuem os menores percentuais de cobertura florestal, ambos abaixo de 10%, apresentam os mais altos custos especficos de produtos qumicos. Todos os motivos que levam necessidade de se recuperar a Mata Atlntica so ainda potencializados pela perspectiva da mudana climtica global. Com previso de temperaturas mais altas, secas mais intensas e chuvas torrenciais

Participantes da Semana da Mata Atlntica, realizada para comemorar o dia nacional da Mata Atlntica (27 de maio), em 2001.

20

Arquivo Apremavi

CAPTULo 1 Por qUe PreCISAMoS reCUPerAr A MATA ATLNTICA?

mais frequentes, a proteo desse conjunto de ecossistemas, que nos prestam servios gratuitos e constantes, parece obvia. preciso lembrar que, se apenas o Cdigo Florestal, a legislao mais antiga a incidir sobre a Mata Atlntica, fosse cumprido, teramos cerca de 30% da rea original da Mata Atlntica ainda coberta por vegetao nativa7, sem contar as unidades de conservao. Atualmente, a Lei da Mata Atlntica e sua regulamentao trazem regras claras e incentivos para que a conservao, a proteo, a regenerao e a utilizao sustentvel se tornem realidade. A maior conscientizao da populao, do setor privado e dos responsveis pelos governos municipais, estaduais e federal tambm trazem motivao e esperana de uma mudana radical na histria de ocupao da Mata Atlntica desde a chegada europeia ao nosso litoral, h 500 anos. Institudo por decreto presidencial, o dia Nacional da Mata Atlntica comemorado em 27 de maio. A data tem sido usada em todos os estados que tm reas abrangidas pela

Mata Atlntica para comemorar as conquistas para a sua conservao e recuperao, mas tambm para lembrar que a Mata Atlntica continua ameaada e que ainda precisa muito do empenho de todos para a sua defesa e proteo.

7 o Cdigo Florestal (Lei no 4.771, de 1965) determina que, na Mata Atlntica, 20% de cada imvel rural seja mantido com vegetao nativa como reserva Legal, alm das reas de Preservao Permanente (matas ciliares, reas ngremes, topos de morro etc.).

Manuteno da biodiversidade, mitigao das mudanas climticas e conservao da gua so alguns dos motivos para recuperar a Mata Atlntica.

Os remanescentes de Mata Atlntica protegem nascentes e rios que abastecem 67% da populao brasileira.

21

Wigold B. Schaffer

Miriam Prochnow

OS cliOS que nOS PROtegeM NACIoNAL doS BrASILeIroS MATA ATLNTICA: PATrIMNIo
Miriam Prochnow

As matas ciliares so um smbolo dos servios ambientais da Mata Atlntica e uma mostra do desservio feito pelo homem natureza: durante muito tempo, a eliminao das florestas e da vegetao ribeirinhas foi incentivada em nome da limpeza das reas destinadas a produzir, morar e at se divertir. o nome mata ciliar vem de clios. Assim como os clios protegem os olhos, a mata ciliar protege os rios, lagos e nascentes, cobrindo e protegendo o solo, deixando-o fofo e permitindo que funcione como uma esponja que absorve a gua das chuvas. Com isso, alm de regular o ciclo da gua, evita as enxurradas. Com suas razes, a mata ciliar evita tambm a eroso e retm partculas de solo e materiais diversos que, com a chuva, iriam acabar assoreando o leito dos rios.
As florestas e demais formas de vegetao nativa nas reas de Preservao Permanente protegem as guas e formam corredores ecolgicos de fauna e flora.

As matas ciliares protegem os cursos dgua, garantindo a quantidade e qualidade da gua.

esse conjunto de rvores e outras espcies vegetais, com sua sombra e frutos, muito importante tambm para a proteo e preservao da diversidade da flora e fauna e para o equilbrio do ecossistema como um todo. em uma regio to devastada como a Mata Atlntica, as matas ciliares tambm funcionam como corredores para que animais e sementes possam transitar entre as reas protegidas e garantir a alimentao, proteo e variabilidade gentica das mais diversas espcies.

Wigold B. Schaffer Miriam Prochnow

Desmatar e ocupar margens de nascentes e rios provoca danos ambientais e prejuzos socioeconmicos aos ocupantes.

Wigold B. Schaffer

22

Wigold B. Schaffer

CAPTULo 1 Por qUe PreCISAMoS reCUPerAr A MATA ATLNTICA?

em toda a Mata Atlntica, muitas matas ciliares ao longo de rios, lagos e nascentes foram desmatadas e indevidamente utilizadas. As consequncias dessa destruio so sentidas diariamente, com o agravamento das secas e tambm das enchentes. em sintonia com a necessidade premente de recuperao dessas reas, o decreto Federal no 6.514, de 2008, que regulamenta a Lei no 9.605, de 1998 (Lei de Crimes Ambientais), estabeleceu multas severas para quem destri ou impede a regenerao da vegetao nativa das reas de Preservao Permanente, das quais as matas ciliares so parte.

A manuteno e proteo das florestas e outras formas de vegetao nativa garante a perenidade das nascentes.

23

Carolina C. Schaffer

Vous aimerez peut-être aussi