Vous êtes sur la page 1sur 24

ALIMENTOS

Mauricio Fabiano Mortari, Juiz de Direito em Santa Catarina e Professor de Direito de Famlia da UNISUL Campus de Tubaro. SUMRIO: 1. Introduo. Conceito, Origens e Natureza Jurdica. 2. Espcies de Alimentos. 2.1 Quanto natureza. 2.2 Quanto causa jurdica. 2.3 Quanto finalidade. 2.4. Quanto ao momento da prestao. 2.5. Quanto ao modo da prestao. 3. Obrigao Alimentar. 3.1 Pressupostos da obrigao alimentar. 3.2 Caractersticas da obrigao alimentar. a) Direito pessoal e intransfervel. b) Irrenunciabilidade. c) Impossibilidade de repetio. d) Incompesabilidade. e) Impenhorabilidade. f) Impossibilidade de transao. g) Imprescritibilidade. h) Variabilidade. i) Periodicidade. j) Divisibilidade. 4. Sujeitos da obrigao alimentar. 4.1 Alimentos para os filhos menores. 4.2 Alimentos aos filhos maiores, pais e irmos. 4.3 Alimentos decorrentes do casamento. 4.4 Alimentos decorrentes da unio estvel.

1. Introduo. Conceito, Origens e Natureza Jurdica A sobrevivncia direito fundamental do ser humano, sendo possvel afirmar que se trata de direito primordial. Para garantir tal direito, o indivduo necessita no s da alimentao propriamente dita, mas tambm de meios para garantir acesso sade, vesturio, educao, lazer, etc. Nessa linha de pensamento, certo que cada pessoa deve promover a sua subsistncia e o faz atravs de seu trabalho ou da renda decorrente do capital, de modo que a responsabilidade por esta subsistncia somente se transfere a terceiros se, por diversas circunstncias, o indivduo no puder promover sua subsistncia. O Estado chamado a promover a subsistncia dos necessitados, mas para desonerar-se de tal encargo criou a obrigao alimentar a fim de transferir aos parentes do necessitado a obrigao de promover a subsistncia deste, de sorte a garantir a sua sobrevivncia. Com efeito, no sentido estrito, os alimentos podem ser conceituados como o necessrio sobrevivncia do ser humano, convindo lembrar as palavras de Pontes de Miranda ao defini-los como (...) o que serve subsistncia animal.1 A vida moderna impe ao homem a necessidade de alcanar outras formas de garantir sua subsistncia, de modo que os alimentos apresentam um conceito mais amplo que aquele apresentado acima. Do ponto de vista jurdico os alimentos podem ser compreendidos como o necessrio nutrio, mas tambm para a satisfao de outras necessidades da vida em sociedade, tais como moradia, vesturio, assistncia sade e educao. Portanto, os alimentos podem ser conceituados como toda prestao decorrente da lei, cumprida em dinheiro ou em espcie, onde o devedor
1

Apud BUZZI, Marco Aurlio Gastaldi. Alimentos Transitrios, p. 13. 1

garante o sustento do credor e o suprimento de suas demais necessidades, abrangendo moradia, vesturio, sade e educao. No dizer de Cahali a palavra alimentos pode ser entendida mais amplamente como (...) a contribuio peridica assegurada a algum, por um ttulo de direito, para exigi-la de outrem, como necessrio sua manuteno.2 Como direito bsico do ser humano, pode-se afirmar que a obrigao alimentar remonta aos primrdios da civilizao, inicialmente no como imposio legal, mas como dever moral. Na Bblia so encontradas referncias sobre a solidariedade familiar, particularmente no que toca prestao de auxlio dos filhos aos pais idosos.3 Ainda assim, nos primrdios a prestao de alimentos no era considerada uma obrigao, mesmo entre parentes, at porque a famlia no tinha a mesma concepo atual. Em Roma a famlia gravitava em torno ao paterfamilias que tinha plenos poderes sobre os membros da famlia e sobre os escravos, de sorte que com eles no tinha qualquer obrigao. De outro lado, como os membros da famlia no dispunham de capacidade patrimonial, tambm no havia a possibilidade de exigir alimentos do pater. A idia da obrigao alimentar como um dever entre pessoas de um mesmo cl familiar surge na medida em que a famlia passa a ser organizada nos moldes como a conhecemos atualmente, at como forma de preservao do grupo no meio social. Portanto, no h um marco preciso acerca do momento em que a obrigao moral de prestao alimentar tornou-se um dever jurdico, pois a evoluo do instituto caminhou com a evoluo da prpria famlia. A doutrina aponta que nesta evoluo o Direito Cannico conferiu importante contribuio, na medida em que os preceitos religiosos da solidariedade humana notadamente entre pessoas ligadas pelos laos de sangue fizeram surgir a obrigao alimentar como algo inescusvel. A evoluo do Direito Cannico estendeu a obrigao alimentar para os cnjuges, para parentes mais distantes (tio e sobrinho), para o parentesco civil (adotante e adotado) e para o parentesco espiritual (padrinho e afilhado). A legislao que se seguiu, no entanto, consolidou a obrigao alimentar apenas entre parentes mais prximos e entre os cnjuges, situao que praticamente permanece inalterada. O mesmo pode ser dito em relao evoluo dos alimentos no Brasil, cujas origens remontam legislao portuguesa vigente no Brasil colonial, as chamadas Ordenaes do Reino, sendo que parte delas, no que toca ao Direito de Famlia, vigoraram at a vigncia do Cdigo Civil de 1916. Este estabeleceu a obrigao alimentar entre os parentes na linha reta e colateral (at o 2o grau) e entre os cnjuges. No Cdigo Civil de 2002 manteve-se a disciplina anterior, mas com algumas alteraes e inovaes importantes, as quais sero analisadas adiante.

2 3

CAHALI, Yussef Said. Dos Alimentos, p. 16. BUZZI, op. cit., p. 25. 2

Na linha do que foi visto at o momento, possvel afirmar que o direito alimentar um dos direitos essenciais da personalidade, eis que ligado ao direito vida, tanto que especialmente protegido pelo Estado4. Por tal razo a doutrina unnime em considerar que as normas que regulam a obrigao alimentar apresentam o carter de ordem pblica, j que (...) elas concernem no apenas aos interesses privados do credor, mas igualmente ao interesse geral, assim, sem prejuzo de seu acendrado contedo moral, a dvida alimentar veramente interest rei publicae5. De tal carter pblico decorrem aspectos fundamentais dos alimentos, especialmente a impossibilidade das partes modificarem ou derrogarem suas regras disciplinadoras e a impossibilidade de transacionar ou renunciar o direito alimentar, de sorte que a vontade individual bastante reduzida quando se trata dos alimentos.

4 5

Degni apud CAHALI, Yussef Said, op. cit., p. 33. Ibid., p. 34. 3

2. Espcies de Alimentos A classificao doutrinria dos alimentos leva em conta diversos fatores, isto porque so variadas as causas que originam a obrigao alimentar, bem como diversos os regramentos jurdicos das diversas espcies de alimentos. Sinteticamente Buzzi6 afirma: Como h diferentes espcies de prestaes, conforme os fins a que se destinam e o momento do seu estabelecimento, doutrinariamente so classificados os alimentos segundo a natureza, a causa jurdica, a finalidade, o momento da prestao e a sua modalidade. So todos esses, pois, critrios utilizados para definir a espcie de alimentos de que se est tratando.

2.1 Quanto natureza No que toca natureza a doutrina costuma distinguir os alimentos naturais (tambm chamados de cngruos), dos alimentos civis (denominados tambm como necessrios). Os primeiros compreendem apenas o estritamente necessrio sobrevivncia de qualquer pessoa, no levando em considerao as condies pessoais do alimentando; j os segundos, incluem tudo o que for necessrio para a satisfao de todas as necessidades do alimentando, desta feita tendo em conta a idade, a condio social e demais circunstncias pessoais do credor da obrigao alimentar. V-se, pois, que os alimentos civis tm um alcance limitado, de sorte que somente so aplicados em determinadas situaes especificadas em lei7. O Cdigo Civil em vigor distinguiu os alimentos no que pertine sua natureza, o que pode ser observado no art. 1.694, 1o e 28. O mesmo ocorre na obrigao alimentar entre os cnjuges, quando o culpado pela dissoluo da sociedade conjugal vem a ser beneficirio de alimentos, nos moldes do art. 1.704, pargrafo nico9, do Cdigo Civil. Mas mesmo antes do advento do novo Cdigo Civil a jurisprudncia j vinha distinguindo os alimentos conforme sua natureza, o que pode ser observado no seguinte julgado:

6 7

BUZZI, op. cit., p. 35. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil, vol. VI, p. 358. 8 Art. 1.694. Podem os parentes, os cnjuges ou companheiros pedir uns aos outros os alimentos de que necessitem para viver de modo compatvel com a sua condio social, inclusive para atender s necessidades de sua educao. 1 Os alimentos devem ser fixados na proporo das necessidades do reclamante e dos recursos da pessoa obrigada. 2 Os alimentos sero apenas os indispensveis subsistncia, quando a situao de necessidade resultar de culpa de quem os pleiteia. 9 Art. 1.704. Se um dos cnjuges separados judicialmente vier a necessitar de alimentos, ser o outro obrigado a prest-los mediante penso a ser fixada pelo juiz, caso no tenha sido declarado culpado na ao de separao judicial. Pargrafo nico. Se o cnjuge declarado culpado vier a necessitar de alimentos, e no tiver parentes em condies de prest-los, nem aptido para o trabalho, o outro cnjuge ser obrigado a assegur-los, fixando o juiz o valor indispensvel sobrevivncia. 4

ALIMENTOS. EX-MULHER SEPARADA DE FATO. MULHER ANALFABETA QUE NUNCA TRABALHOU EM DUAS DCADAS E MEIA DE CASAMENTO. NECESSIDADE. Se o casal est separado de fato e a mulher nunca trabalhou em 26 anos de casamento, sendo analfabeta e despreparada para o labor, evidente sua condio de necessitada, devendo ser assegurado a ela um auxlio para que se mantenha com um mnimo de dignidade, pois a mtua assistncia um dos mais nobres deveres do casamento. Na adequadao do quantum deve-se atentar para o atendimento das necessidades, pois se cuida de alimentos naturais, devendo ela ser estimulada a ingressar no mercado de trabalho. Recurso provido em parte. (Apelao Cvel n 70002373363, 7 Cmara Cvel do TJRS, Guaba, Rel. Des. Srgio Fernando de Vasconcellos Chaves. j. 06.06.2001).10

2.2 Quanto causa jurdica A obrigao alimentar pode derivar de vrias fontes, ou seja, a lei, a vontade dos contraentes ou o delito. A lei a principal fonte da obrigao alimentar, pois nela esto inseridas as hipteses de sua configurao no Direito de Famlia. So os chamados alimentos legtimos, os quais decorrem das relaes de parentesco, do casamento e, mais recentemente no Direito brasileiro, da unio estvel. A obrigao alimentar tambm pode nascer da vontade das partes envolvidas na relao obrigacional, seja atravs de um contrato, seja atravs de disposio de ltima vontade. Entretanto, como adverte Rodrigues11, tais hipteses so raras. Por fim, ainda nesta categoria, temos os alimentos decorrentes do ato ilcito. A finalidade desses alimentos precipuamente indenitria, eis que visa reparar o dano do ofendido que teve sua capacidade laboral reduzida por conta do ato lesivo (CC, art. 950); ou o dano da famlia da vtima de homicdio (CC, art. 948, II). certo que os alimentos convencionais e os alimentos decorrentes do ato ilcito no apresentam origem no Direito de Famlia, de sorte que certos princpios inerentes a este ramo do direito tm aplicao apenas quanto aos alimentos decorrentes dos laos do parentesco, do casamento ou da unio estvel. Ainda assim, preciso atentar para a lio de Cahali12: Em realidade, atento ao pressuposto da unicidade da destinao dos alimentos, no se pode pretender apenas em funo da diversidade das causas geradoras da obrigao alimentar a fragmentao do instituto em compartimentos estanques, informando-se cada modalidade em princpios autnomos, com disciplina jurdica exclusiva e incomunicvel Por conta de tal concluso, a jurisprudncia vem aplicando certos princpios da obrigao alimentar dita legtima s demais espcies de obrigao
10 11

CD-ROM Juris Plenum 76, vol. I. RODRIGUES, Slvio. Direito Civil, vol. 6, p. 420. 12 CAHALI, op. cit., p. 24. 5

alimentar. O Pretrio Excelso, por exemplo, afirma que na constituio do usufruto vitalcio com escopo alimentar, encontra-se implcita a clusula rebus sic stantibus13. Outra conseqncia da assertiva acima a possibilidade da ao revisional de alimentos visando a majorao dos alimentos decorrentes do ato ilcito, conforme decidiu o Superior Tribunal de Justia no REsp 22.549. J o contrrio no admitido na Jurisprudncia, ainda que o alimentando tenha condies de manter sua subsistncia, pois o carter do pensionamento antes de tudo indenizatrio (TJSP, RT 750/290)14. No que pertine penso decorrente do ato ilcito, unssono o entendimento no sentido de que descabe a priso civil em face de seu inadimplemento. Em trabalho na Revista Ajuris n. 50, pg. 152, Jos Amir do Amaral, Juiz no Estado do Rio Grande do Sul, depois de acentuar que (...) a obrigao est calcada na manifestao da vontade do alimentante ou em ato ilcito que tenha praticado, assinala: A distino faz-se necessria para firmar entendimento de que to-somente em relao primeira espcie que se apresenta cabvel a execuo nos termos do art. 733 do CPC. O Tribunal de Justia de Santa Catarina no diverge desse entendimento: Alimentos. Execuo. Priso civil. A priso civil, por inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia (CF, art. 5o, LXVII e CPC, art. 733, par. 1), s tem lugar em se tratando de dvidas alimentares decorrentes do vnculo familiar e do parentesco de ordem civil, no se cuidando de obrigaes de cunho indenizatrio, originrias de ato ilcito. Doutrina e jurisprudncia a respeito. Agravo desprovido. (Agravo de Instrumento n. 7.774, de Joinville. Relator: Desembargador Joo Jos Schaefer)15.

2.3 Quanto finalidade Observando-se a finalidade dos alimentos, a doutrina costuma classific-los como provisionais ou provisrios, de regra fixados com a finalidade de manter o alimentando no curso da ao em que visa obter os alimentos, tais como a ao de alimentos propriamente dita, a separao judicial, o divrcio, dentre outras; e definitivos ou regulares, quando fixados por vontade das partes, seja por acordo ou por ato unilateral, bem como por deciso judicial, havendo nestes o nimo definitivo, ainda que seja certo sempre comportarem reviso. Ainda que se utilizem os termos provisionais ou provisrios como sinnimos quando se queira designar alimentos fixados dentro da chamada tutela jurisdicional de urgncia, certo que no so institutos idnticos, mas apenas assemelhados. Os alimentos provisionais decorrem da tutela cautelar prevista nos arts. 852 a 854 do Cdigo de Processo Civil, ao passo que os alimentos provisrios eqivalem a verdadeira antecipao de tutela. Contudo, como dito acima, a prtica forense acabou por utilizar as duas expresses como sinnimos, ainda que apresentem sentidos diversos16.
13 14

RTJ 53/374. Ambos os julgados so citados por CAHALI, op. cit., p. 26. 15 CD ROM Jurisprudncia Catarinense, vol. 5. 16 BUZZI, op. cit., p. 41-2. 6

2.4. Quanto ao momento da prestao A classificao em anlise leva em conta o momento a partir do qual os alimentos so exigveis, de modo que a sua relevncia est apenas em determinar o termo inicial da obrigao. Alimentos futuros so contados a partir do acordo ou da deciso judicial que os fixou; j os pretritos tm seu incio em momento anterior ao acordo ou deciso.

2.5. Quanto ao modo da prestao Nesta quadra distingue-se a obrigao alimentar em prpria ou imprpria. Escudado na lio de Shanze, Cahali observa que na primeira o contedo da prestao corresponde ao que diretamente necessrio manuteno da pessoa e na segunda o objeto da prestao eqivale ao fornecimento dos meios idneos aquisio de bens necessrios subsistncia17. A segunda modalidade a mais freqente, pois envolve o cumprimento da obrigao com a entrega de dinheiro ao necessitado. De todo inconveniente, como lembra Venosa, a prestao prpria, pois neste caso os litigantes tero que conviver sob o mesmo teto para que a obrigao seja cumprida, j que tal se d de acordo com o disposto na segunda parte do art. 1.701 do Cdigo Civil18.

17 18

CAHALI, op. cit., p. 28. Art. 1.701. A pessoa obrigada a suprir alimentos poder pensionar o alimentando, ou dar-lhe hospedagem e sustento, sem prejuzo do dever de prestar o necessrio sua educao, quando menor. 7

3. Obrigao Alimentar 3.1 Pressupostos da obrigao alimentar Focamos nosso estudo na obrigao alimentar decorrente dos laos de parentesco, do casamento e da unio estvel. Sendo assim, possvel afirmar que um dos pressupostos dos alimentos decorrentes dos vnculos familiares a demonstrao da existncia do parentesco, do casamento ou da unio estvel, sem o que a obrigao alimentar somente surgir por vontade das partes ou em razo do ato ilcito. Alm dos laos familiares, tem-se que os demais pressupostos da obrigao alimentar encontram-se delineados no art. 1.695 do Cdigo Civil19, extraindo-se os dois elementos basilares daquela, ou seja, a necessidade e a possibilidade. A necessidade caracteriza-se principalmente pelo fato do alimentando no possuir bens que lhe confiram renda ou no possa, atravs de seu trabalho, garantir a sua prpria subsistncia. E mesmo que possua bens, ser possvel a obteno de alimentos desde que demonstrado que tais bens so improdutivos ou no seja possvel explor-los (TJSP, RT 392/154)20. bvio que esta idia acerca da necessidade genrica, pois preciso sopesar os motivos que levaram o alimentando ao estado de necessidade sobre o qual funda o pedido de alimentos. Caso tenha capacidade para o trabalho e no haja impedimentos fundados para que busque sua prpria subsistncia, certo que no ter direito ao amparo legal, mesmo porque os alimentos no podem ser deferidos a quem mostra descomprometimento com sua prpria manuteno. Como assevera Buzzi, no se pode permitir que os alimentos sejam transformados em fonte de parasitismo e indolncia21. No entanto, de um modo geral a questo da necessidade deve ser enfrentada luz do caso concreto, eis que diversos fatores pessoais devem ser levados em conta para determinar as razes que levaram o indivduo a tal situao, tais como idade, formao profissional, condies de sade, isto sem olvidar da anlise a conjuntura econmica do local em que o alimentando tem seu domiclio. Outro aspecto que merece ateno acerca da necessidade a disposio do art. 1.694, 2o, do Cdigo Civil, segundo o qual os alimentos sero apenas os indispensveis sobrevivncia do alimentando, sempre que a seja sua a culpa pela sua situao de necessidade. Tal dispositivo, como j visto, insere em nossa legislao a distino entre os alimentos civis e os necessrios. De outro lado, encontramos a possibilidade, ou seja, a demonstrao de que o alimentante apresenta condies para fornecer os alimentos sem desfalcar o necessrio sua prpria subsistncia. Em princpio, se o alimentante no dispe do necessrio sua prpria subsistncia, resta claro que no dever ser obrigado a suprir a necessidade de
19

Art. 1.695. So devidos os alimentos quando quem os pretende no tem bens suficientes, nem pode prover, pelo seu trabalho, prpria mantena, e aquele, de quem se reclamam, pode fornec-los, sem desfalque do necessrio ao seu sustento. 20 Apud CAHALI, op. cit., p. 719. 21 BUZZI, op. cit., p. 76. 8

outrem. No entanto, assim como no pressuposto da necessidade, a situao deve ser apreciada no contexto do fato sub judice. Washington de Barros Morteiro lembra que a lei no pretende o sacrifcio do alimentante, pois caso possua ele somente o estritamente necessrio sua prpria sobrevivncia, no haver como obrig-lo a pagar alimentos22. claro que tambm nesta situao deve preponderar o bom senso na apreciao do caso concreto, pois no raro so invocadas dificuldades financeiras na tentativa de esquiva ou mitigao da obrigao alimentar, especialmente quando o alimentante no est formalmente empregado. Enfrentando tal questo, foi decidido: ALIMENTOS - Pai pobre - Fato que no o isenta da obrigao de prestar alimentos ao filho - Fixao da penso alimentcia em proporo aos vencimentos que recebe - Ao procedente. O pai, ainda que pobre, no se isenta, por esse motivo da obrigao de prestar alimentos ao filho. Do pouco que ganhar, alguma coisa dever dar ao filho. 23 Alm da demonstrao dos pressupostos da necessidade e da possibilidade, h que se ponderar que a obrigao alimentar somente surge quando tais requisitos so cotejados com o critrio da proporcionalidade, cuja previso consta do art. 1.694, 1o, do Cdigo Civil. Por tal requisito os alimentos devem ser fixados na proporo das necessidades do alimentante e dos recursos da pessoa obrigada. O dispositivo legal em pauta antigo art. 400 do Cdigo Civil/1916 fixa um parmetro genrico para a fixao dos alimentos, de sorte que no fica o juiz preso a critrios matemticos hermticos quando da ponderao dos diversos fatores presentes no caso concreto em apreciao. Lembra Slvio Rodrigues que tal sistemtica permite ao Juiz um campo de atuao amplo, justamente porque cada situao individual apresenta suas caractersticas e peculiaridades24. Ainda assim, por vezes a fixao dos alimentos no tarefa das mais fceis, mormente nos casos em que o alimentante profissional liberal ou no possui emprego formal. Em situaes tais o Juiz no pode ficar adstrito renda declarada e pode servir-se dos chamados sinais externos de riqueza para aquilatar a verdadeira capacidade financeira do devedor. Sobre o assunto h julgado do Tribunal de Justia de Santa Catarina: ALIMENTOS. RU EMPRESRIO. DIFICULDADE NA DEMONSTRAO DA RENDA. FIXAO. CRITRIO. Na fixao dos alimentos, sejam provisionais ou definitivos, o critrio a ser observado o previsto no art. 400 do Cdigo Civil, estabelecendo-os na proporo das necessidades do reclamante e dos recursos financeiros do obrigado.

22 23

Apud CAHALI, op. cit., p. 723. RT 279/378. 24 Apud CAHALI, op. cit., p. 725. 9

Em se tratando de trabalhador autnomo ou de pequeno empresrio, na fixao dos alimentos podem ser considerados os sinais exteriores de riqueza que ostenta o devedor, sucedendo dificuldades naturais na demonstrao da renda. (Apelao Cvel n 97.014018-5, Rel.: Des. Pedro Manoel Abreu, j. 21.05.98)25.

3.2 Caractersticas da obrigao alimentar Analisaremos as principais caractersticas da obrigao alimenta sem perder de vista seu principal aspecto, qual seja, o fato de tratar-se de um direito personalssimo e sua natureza pblica, isto em face da cogncia de suas normas regulamentadoras. Trata-se de um dos direitos da personalidade, pois visa preservar nosso bem maior que a vida. Partindo caractersticas: a) Direito pessoal e intransfervel: cuida-se de direito que no se transfere ou se cede a terceiros, dada sua natureza e sua finalidade. Eventuais crditos alimentares j materializados podem ser objeto de cesso ou de transao. O Direito Brasileiro sempre restringiu a possibilidade de transferncia da obrigao alimentar aos herdeiros do devedor, conforme disciplinava o art. 402 do Cdigo Civil/1916. Com o advento do art. 23 da Lei do Divrcio, tal limitao foi mitigada, mas ainda assim a doutrina interpretou o dispositivo como aplicvel to-somente na obrigao alimentar decorrente do casamento, afastando a hiptese nos casos de alimentos decorrentes do parentesco. Contudo o art. 1.700 do Cdigo Civil26 em vigor inseriu tal dispositivo no subttulo relativo aos alimentos, de sorte que diz respeito a todas as formas de obrigao alimentar, cabendo ao intrprete adequ-lo ao sistema jurdico ptrio, notadamente diante das regras pertinentes sucesso hereditria. Bem por isso, parece extremado o entendimento no sentido que a transmisso da obrigao alimentar aos herdeiros do devedor integral e incondicionada, conforme bem pondera Venosa27. Primeiramente h que se destacar que no obstante a remisso da citada norma legal ao art. 1.694 do Cdigo Civil, quer parecer que a obrigao alimentar que se transmite aos herdeiros do devedor aquela que j encontrava-se estabelecida no momento da morte, ou seja, o que se transmite a obrigao atual de alimentos e no o dever legal que o de cujus tinha em prest-los. E mesmo assim, a transmisso da obrigao dever limitar-se s foras da herana, pena de vulnerao do art. 1.792 do Cdigo Civil28. dessa premissa, destacam-se as seguintes

25 26

CD-ROM Jurisprudncia Catarinense, vol. 5. Art. 1.700. A obrigao de prestar alimentos transmite-se aos herdeiros do devedor, na forma do art. 1.694. 27 VENOSA, op. cit., p. 378. 28 Art. 1.792. O herdeiro no responde por encargos superiores s foras da herana; incumbe-lhe, porm, a prova do excesso, salvo se houver inventrio que a escuse, demostrando o valor dos bens herdados. 10

Cahali tambm lembra que o novel dispositivo s tem aplicao para o caso de sucesso aberta na vigncia do Cdigo Civil de 2002, prevalecendo para os casos anteriores a regra do art. 402 do Cdigo Civil/1916 e o art. 23 da Lei do Divrcio29.

b) Irrenunciabilidade: tal caracterstica prevista no art. 1.707 do Cdigo Civil, cujo texto deixa claro que o direito alimentar pode deixar de ser exercido, mas invivel sua renncia. E a renncia inadmissvel tambm pela natureza e finalidade dos alimentos, prevalecendo neste caso o interesse pblico. Pode haver renncia em relao a prestaes vencidas e no pagas, pois pode o credor permanecer inerte quanto execuo de tais valores, o que eqivale a uma verdadeira renncia tcita. Mesmo porque, como menciona o art. 1.707 do Cdigo Civil, o direito alimentar irrenuncivel, mas pode deixar de ser exercido. A celeuma que sempre existiu a respeito da questo, diz respeito possibilidade de renncia dos alimentos entre os cnjuges e, dada semelhana das situaes, tambm entre os conviventes. O assunto ser tratado quando examinarmos a obrigao alimentar decorrente do casamento ou da unio estvel.

c) Impossibilidade de repetio: de regra no existe a possibilidade de restituio dos alimentos pagos, sejam eles provisrios ou definitivos. Com efeito, o pagamento dos alimentos exaure a possibilidade de devoluo, mesmo que posteriormente venham a ser reduzidos ou considerados indevidos por sentena definitiva. Venosa, contudo, defende a possibilidade de repetio dos alimentos se restar demonstrado o inequvoco pagamento com erro quanto pessoa que os recebeu30. Arnoldo Wald tambm defende a possibilidade de repetio quando o devedor os fornece imaginando erradamente que os devia, mas neste caso a restituio deve ser proposta contra quem, efetivamente, deveria ter pago, j que na hiptese no se pode alegar que o credor enriqueceu de forma ilcita31.

d) Incompesabilidade: a ressalva consta de expressa disposio de lei, ex vi do art. 373, II, c/c o art. 1.707, ambos do Cdigo Civil. Tendo em conta a finalidade dos alimentos, caso fosse permitida a compensao, estar-se-ia vulnerando o direito de subsistncia do alimentando. A possibilidade de compensao do dbito alimentar vem sendo admitida em hipteses remotas, especialmente quando ocorrem pagamentos maiores que os devidos a ttulo de alimentos. Portanto, pressuposto para que ocorra a
29 30

CAHALI, op. cit., p. 96. VENOSA, op. cit., p. 365. 31 Apud CAHALI, op. cit., p. 127. 11

compensao neste caso que os dbitos tenham a mesma origem, ou seja, a obrigao alimentar. A compensao opera-se em relao s prestaes vincendas, sendo que na prtica considera-se que aquele valor pago a mais tratou-se de verdadeiro adiantamento (RT 616/147). A idia da compensao na hiptese funda-se na proibio legal do enriquecimento sem causa, conforme defende Cahali, de sorte que tal princpio deve ser sopesado conforme as nuanas do caso concreto32. No entanto, no vem sendo admitida a compensao se o devedor entrega coisa diversa do objeto da obrigao. Noutras palavras, se a obrigao deve ser paga em dinheiro e o devedor entrega gneros alimentcios, paga mensalidade escolar, consulta mdica, etc., tal proceder tido como mera liberalidade de sua parte e por isso mesmo no tem o condo de quitar o dbito total ou parcialmente atravs da compensao. Neste diapaso: EMBARGOS EXECUO - ALIMENTOS - JULGAMENTO ANTECIPADO DA LIDE - INDEFERIMENTO DE PRODUO DE PROVA ORAL ALEGAO DE CERCEAMENTO DE DEFESA - COMPENSAO. 01. O pargrafo nico do art. 740 do CPC, permite ao magistrado proceder ao julgamento antecipado da lide, quando a questo dos embargos versar sobre matria unicamente de direito. Verificada a desnecessidade de produo de prova testemunhal, descipienda a designao de audincia. 02. "No se admite a compensao dos valores devidos a ttulo de alimentos, com outros pagos por mera liberalidade do devedor, eis que cumpre ao devedor satisfazer a obrigao na forma determinada pela sentena" (APC 2000.01.1.081845-7). 03. Recurso desprovido. Unnime. (Apelao Cvel n 20020110358943 (Ac. 179036), 5 Turma Cvel do TJDFT, Rel. Romeu Gonzaga Neiva. j. 01.09.2003, unnime, DJU 15.10.2003).33

e) Impenhorabilidade: sendo destinados sobrevivncia do alimentando, invivel a penhora do crdito alimentar, aplicando-se analogicamente o contido no art. 649, II, do Cdigo de Processo Civil para fundamentar tal concluso. Mas ainda que no exista norma legal expressa a respeito, a natureza e a finalidade dos alimentos repele qualquer possibilidade de consider-los para fins de penhora. Alguns autores34 defendem a possibilidade da penhora de crditos alimentares vencidos, idia que pode ganhar reforo no entendimento usado para elidir a priso civil de que as prestaes alimentares antigas perdem seu carter alimentar. Cahali35 adverte que como a hiptese no contempla expressa previso legal, cabe ao juiz levar sempre em conta o princpio da impenhorabilidade ao analisar as questes a este respeito.
32 33

Idem, op. cit., p. 106. CD ROM Juris Plenum 75, vol. 1. 34 Orlando Gomes apud CAHALI, op. cit., p. 102. 35 CAHALI, op. cit., p. 102. 12

f) Impossibilidade de transao: neste passo importante distinguir o direito a alimentos do crdito dele proveniente, pois o primeiro no pode ser objeto de transao, j que se trata de direito personalssimo; j o crdito alimentar transacionvel, pois direito perfeitamente disponvel. Tambm pode ser objeto de transao a fixao da penso alimentcia, bem assim o tempo e o modo de pagamento.

g) Imprescritibilidade: o Cdigo Civil de 2002 inovou acerca da prescrio da prestao alimentar vencida, pois reduziu o lapso temporal para dois anos (art. 206, 2o). No direito anterior tal prazo era de cinco anos. O direito a alimentos, entretanto, imprescritvel e seu exerccio vai depender to-somente da presena dos pressupostos binmio necessidade/possibilidade fatos estes incertos no tempo. Havendo prescrio das parcelas vencidas, o lapso temporal respectivo contado a partir do vencimento de cada uma das prestaes. Lembre-se, por oportuno, que contra o credor incapaz da prestao alimentar no corre a prescrio (CC, art. 198, I).

h) Variabilidade: esta caracterstica encontra sua previso legal no art. 1.699 do Cdigo Civil, o qual permite a reviso mediante a reduo ou majorao da obrigao alimentar, bem como a exonerao do encargo. O que norteia a aplicao do citado dispositivo legal modificao da situao pessoal ou econmico-financeira das partes da obrigao alimentar.

i) Periodicidade: recomenda-se que a obrigao alimentar seja peridica, pois tal soluo a que melhor se coaduna com a finalidade dos alimentos, ou seja, garantir a subsistncia. Venosa36 admite a possibilidade da fixao de perodos de pagamento superiores periodicidade mensal, mas ao mesmo tempo adverte que perodos muito longos como o semestral ou anual no so indicados, pois neste caso h possibilidade do credor voltar ao estado de penria se no souber administrar corretamente o valor recebido de uma s vez.

j) Divisibilidade: a obrigao alimentar pode ser dividida entre os vrios parentes do credor, conforme os arts. 1.696 e 1.697 do Cdigo Civil. A diviso do encargo entre vrios parentes ser norteada pela capacidade financeira, de sorte que a quota de cada um pode ser diferenciada. Saliente-se que no h solidariedade entre os vrios devedores, conforme manifestaes doutrinrias37 e jurisprudenciais38.
36 37

VENOSA, op. cit., p. 366. CAHALI, op. cit., p. 144. 38 RT 509/78. 13

14

4. Sujeitos da obrigao alimentar J foi ressaltado que a obrigao alimentar fundada nas relaes familiares decorre do parentesco, do casamento e da unio estvel. Os sujeitos da obrigao alimentar decorrente do parentesco encontram-se definidos no art. 1.696 e 1.697 do Cdigo Civil 39, ou seja, cuida-se de direito recproco entre pais e filhos e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigao nos mais prximos em grau, uns na falta de outros. Na falta dos ascendentes, a obrigao recai sobre os descendentes, observada sempre a ordem de sucesso; na falta dos descendentes, a obrigao alimentar recai sobre os irmos, sejam eles germanos ou unilaterais. Consta-se de pronto que no ramo colateral a obrigao alimentar no vai alm dos segundo grau, ainda que a sucesso legtima estenda-se at o quarto grau. Tambm no h, no Direito ptrio, o direito alimentar no parentesco por afinidade. A ordem do parentesco para fins alimentares elencada no art. 1.696 do Cdigo Civil leva em conta a maior proximidade entre as partes envolvidas na obrigao, levando em conta o grau. Contudo, observe-se que a falta de parente referida no dispositivo no diz respeito somente inexistncia, mas tambm falta de condies para prestar os alimentos. Outro elemento presente no art. 1.696 do Cdigo Civil a reciprocidade da obrigao, de sorte que algum que hoje est a pleitear alimentos, no futuro poder ser chamado a prest-los ao seu atual alimentante. Ainda que a obrigao seja recproca, certo que no solidria, pois como ressalta Cahali a solidariedade no se presume e somente decorre da lei ou da vontade das partes40. Com efeito, concorrendo vrios parentes no pagamento da obrigao alimentar, cada qual arcar com a quota que corresponda s suas possibilidades. Noutras palavras, (...) na hiptese de pluralidade de devedores de alimentos ao mesmo indivduo, no existe uma s obrigao divisvel entre eles (que induziria solidariedade), mas tantas obrigaes distintas quantas sejam as pessoas a que possam ser demandadas41. Portanto, o montante da obrigao alimentar poder ser fixado tanto na mesma proporo entre os obrigados, como em valores diferenciados, sendo possvel cogitar a hiptese em que apenas um arque com a obrigao, caso fique demonstrado que os demais no apresentem possibilidade. O rateio pode ocorrer entre parentes do mesmo grau ou de grau diverso, quando os parentes mais prximos no puderem prover no todo ou em parte a obrigao alimentar. Nesse contexto, resta claro que os avs podem ser chamados para arcar com parte da obrigao alimentar, dentro daquilo que se convencionou
39

Art. 1.696. O direito prestao de alimentos recproco entre pais e filhos, e extensivo a todos os ascendentes, recaindo a obrigao nos mais prximos em grau, uns em falta de outros. Art. 1.697. Na falta dos ascendentes cabe a obrigao aos descendentes, guardada a ordem de sucesso e, faltando estes, aos irmos, assim germanos como unilaterais. 40 CAHALI, op. cit., p. 143. 41 CAHALI, op. cit., p. 144. 15

chamar de solidariedade familiar, de modo que esto legitimados a fazer parte do plo passivo da demanda alimentar. Da jurisprudncia do Superior Tribunal de Justia extrai-se: ALIMENTOS. AVS. OBRIGAO COMPLEMENTAR. Os avs, tendo condies, podem ser chamados a complementar o pensionamento prestado pelo pai que no supre de modo satisfatrio a necessidade dos alimentandos. Art. 397 do C. Civil. Precedentes. Recurso conhecido e provido. (Recurso Especial n 119336/SP (1997/0010143-6), 4 Turma do STJ, Rel. Min. Ruy Rosado de Aguiar. j. 11.06.2002, DJU 10.03.2003, p. 217).42 Diniz43 leciona: A obrigao alimentar alcana todos os ascendentes, recaindo nos mais prximos em grau, uns em falta de outros. De forma que quem necessitar de alimentos dever pedi-los, primeiramente ao pai ou me (RT, 490:108); na falta destes, aos avs paternos ou maternos (Adcoas, n. 74.442, 1980, TJRJ; RT, 509:86, 328:323, 537:105, 573:121, 519:101 e 401:184; RTJ, 59:118); na ausncia destes, aos bisavs paternos ou maternos, e assim sucessivamente. Logo, existindo ascendente de grau mais prximo, o de grau mais remoto liberar-se- da obrigao alimentar. No se deve afirmar que o mais prximo exclui o mais remoto, pois, se o mais chegado no puder fornec-la, o mais distante poder ser compelido a pagar a penso alimentcia. Nada obsta, havendo pluralidade de obrigados do mesmo grau, que haja um concurso entre eles, contribuindo cada um com a quota proporcional aos seus haveres. Do ponto de vista processual, indaga-se acerca da necessidade de todos os parentes do mesmo grau figurarem no plo passivo da demanda. Ainda que a obrigao no seja solidria, entende-se que o credor no est obrigado a ajuizar a ao contra todos os parentes que, potencialmente, lhe devem prestar alimentos. No entanto, arca com o nus de sua omisso, pois a prestao alimentar ser fixada na proporo das possibilidades do ru e levando-se em conta a quota que lhe cabe44. O novo Cdigo Civil tentou resolver a questo, mas, aparentemente, no o fez de forma satisfatria. O art. 1.69845, em sua parte inicial, complementa os art. 1.696 e 1.697 j mencionados, tratando da obrigao alimentar no aspecto material. No entanto, a sua parte final encerra uma disposio de ordem eminentemente processual, referindo que se a ao for intentada contra apenas um dos parentes, os demais podero ser chamados a integrar a lide. Como a hiptese no se insere em nenhum dos casos do art. 77, I a III, do Cdigo de Processo Civil lembre-se que a obrigao alimentar no solidria a dvida que surge acerca da modalidade do chamamento referido no art. 1.698. Aps fazer vrias consideraes a respeito, Cahali46 conclui que a situao no pode ser considerada como chamamento ao processo, assim como no se trata de
42 43

CD ROM Juris Plenum 76. DINIZ, Maria Helena. Cdigo Civil Anotado, p. 359. 44 CAHALI, op. cit. p. 154. 45 Art. 1.698. Se o parente, que deve alimentos em primeiro lugar, no estiver em condies de suportar totalmente o encargo, sero chamados a concorrer os de grau imediato; sendo vrias as pessoas obrigadas a prestar alimentos, todas devem concorrer na proporo dos respectivos recursos, e, intentada ao contra uma delas, podero as demais ser chamadas a integrar a lide. 46 Ibid., p. 160. 16

litisconsrcio passivo necessrio, de sorte que no pode o juiz determinar de ofcio que os demais parentes integrem a lide, nos moldes do art. 47, pargrafo nico, do CPC. O festejado autor denomina o chamamento j referido de litisconsrcio facultativo sui generis, que se no for instaurado por iniciativa do autor da ao, somente poder ocorrer se requerida pelo devedor unicamente demandado. A questo j causa perplexidade nos Tribunais, convindo destacar: AO DE ALIMENTOS - AV PATERNO - INSUFICINCIA DA PENSO PRESTADA PELO GENITOR - ALIMENTOS PROVISRIOS - AVS MATERNOS - ART. 1.698 DO NOVO CDIGO CIVIL - LEGISLADOR QUE DETERMINA A INTEGRAO LIDE DOS DEMAIS COOBRIGADOS - CRTICAS AO DISPOSITIVO - INEXISTNCIA DE INSTITUTO PROCESSUAL QUE INTEGRE A NORMA MATERIAL - PENSO REDUZIDA. Agravo parcialmente provido. Deciso por maioria. (Agravo de Instrumento n 0925/2002 (680/2003), III Grupo da 1 Cmara Cvel do TJSE, Aracaju, Rel. Des. Manoel Cndido Filho. j. 31.03.2003, maioria).47 Por fim, a obrigao alimentar no casamento e na unio estvel encontra seu fundamento do dever de mtua assistncia existente entre os cnjuges e os companheiros, conforme ser adiante melhor analisado.

4.1 Alimentos para os filhos menores O filho menor est sujeito ao poder familiar, pelo que a obrigao alimentar decorre do dever que os pais tem de sustentar os filhos menores, segundo disposto no art. 1.566, IV, do Cdigo Civil. Com efeito, dispensa-se na hiptese a exigncia da demonstrao da necessidade aos alimentos, o que somente ocorre nos casos do art. 1.696, do Cdigo Civil. Sendo o filho menor, a obrigao alimentar decorre do poder familiar e, portanto, (...) no h um direito autnomo de alimentos, mas sim uma obrigao genrica e mais ampla de assistncia paterna, representada pelo dever de criar e sustentar a prole; (...) a obrigao subsiste enquanto menores os filhos, independentemente do estado de necessidade deles (...)48. A necessidade no caso presumida, persistindo a obrigao alimentar ainda que os filhos possuam bens ou rendas. No entanto, dependendo da situao econmica do filho menor, possvel ser aquilatar sua necessidade de acordo com tal situao, mas sem perder de vista o dever legal que os pais possuem de sustento daquele. Com a maioridade cessa a presuno de necessidade e o dever de sustento, mas no o direito aos alimentos. Neste caso, o filho poder pleite-los, mas o far com base no art. 1.696 do Cdigo Civil, devendo, pois, provar que deles necessita.

47 48

CD ROM Juris Plenum 76. CAHALI, op. cit., p. 526. 17

Saliente-se que o dever de sustento dos menores compete somente aos pais e no se estende aos demais ascendentes, ainda que estes, em determinadas circunstncias, tambm estejam obrigados a prestar alimentos. Contudo, em relao a eles o alimentante dever demonstrar integralmente os pressupostos da necessidade/possibilidade, inexistindo presuno que lhe socorra.

4.2 Alimentos aos filhos maiores, pais e irmos A solidariedade familiar dita o estabelecimento da obrigao alimentar nestes casos, conforme j observado alhures. No que toca aos filhos maiores, o direito alimentar decorre do vnculo paterno-filial, mas, ao contrrio do que ocorre nos alimentos devidos ao filho menor, a obrigao aqui recproca e depende de prova da necessidade do filho e da possibilidade paterna. Quanto a isso no h dvida. O dissenso surge no tocante ao modo como se d a transmutao da obrigao paterna decorrente do poder familiar para a obrigao fundada no mero parentesco. No obstante o limite temporal ser claro hoje tal ocorre aos 18 anos de idade discute-se na doutrina e na jurisprudncia se a maioridade causa automtica de cessao da obrigao alimentar e por isso mesmo no reclama ao de exonerao; ou se h necessidade do pai manejar a ao de exonerao. No caso, vem predominando o entendimento no sentido de que a cessao do dever de pagar alimentos automtica, de sorte que o pai no precisa valer-se da ao de exonerao para por fim ao cumprimento da obrigao decorrente do poder familiar. Bastar requer-lo nos mesmos autos em que a obrigao foi fixada; caber ao filho agora maior intentar a ao de alimentos, provando nesta a ocorrncia dos pressupostos respectivos. Tal posio adotada por Cahali49 e encontra conforto na Jurisprudncia: AGRAVO DE INSTRUMENTO. DIREITO DE FAMLIA. ALIMENTOS. MAIORIDADE. CESSAO. A maioridade extingue o ptrio poder, e com ela desaparece, de pleno direito, o dever de sustento, podendo, todavia, o filho maior universitrio pleitear alimentos, com lastro no parentesco, em ao prpria, sede adequada para o conhecimento do novo fundamento ao direito alimentar. Deciso que cancela os alimentos mantida. Agravo improvido. (Agravo de Instrumento n 2002.002.02761, 7 Cmara Cvel do TJRJ, Rel. Des. Maria Ines Gaspar. j. 03.04.2002).50 Contudo, h orientao oposta e que leva em conta situao do alimentando no momento em que torna maior. Noutras palavras, se demonstrado que se encontra estudando a cesso da obrigao alimentar no ocorre, pois tal circunstncia est a indicar que a necessidade do pensionamento est presente.
49 50

CAHALI, op. cit., p. 660. CD ROM Juris Plenum 76. 18

O Tribunal de Justia de Santa Catarina adotando posio intermediria, j decidiu: CIVIL. FAMLIA. AO DE REVISO DE ALIMENTOS. EXONERAO DE ALIMENTRIO PELA SENTENA. REQUERIMENTO NO DEDUZIDO NA PETIO INICIAL. JULGAMENTO "ULTRA PETITA". ADEQUAO DO "DECISUM" AO PEDIDO. DEVER DE SUSTENTO DO FILHO UNIVERSITRIO AT OS VINTE E QUATRO ANOS. SUPERVENINCIA DE TERMO EXTINTIVO. EXONERAO AUTOMTICA. POSSIBILIDADE. "A sentena que julga alm do pleiteado pela parte, caracteriza-se por ser "ultra petita", e no "extra petita", sendo caso de nulidade parcial, mantendo-se a parte que se ateve ao pedido. A sentena que decide o pedido, mas extrapola-o, alcanando tambm questo no colocada pelas partes sob apreciao judicial, no deve ser anulada em seu todo, mas to-somente naquilo em que exorbitou de seus limites" (Desembargador Silveira Lenzi). Extingue-se automaticamente o dever dos genitores de sustento da prole, independentemente do ajuizamento de ao exoneratria, quando o filho completa 24 anos de idade, ainda que no tenha concludo seu curso superior. Ocorrendo termo extintivo da obrigao, pode o alimentante formular requerimento de exonerao, por simples petio, nos autos do processo em que foi fixada a verba alimentar, mormente porque "o processo civil deve-se inspirar no ideal de propiciar s partes uma justia barata e rpida, do que se extrai a regra bsica de que deve-se tratar de obter o maior resultado com o mnimo de emprego de atividade processual" (Humberto Theodoro Jnior). (Apelao Cvel n 1999.015701-6, 2 Cmara de Direito Civil do TJSC, Imaru, Rel. Des. Luiz Carlos Freyesleben. j. 20.11.2003, unnime, DJ 02.12.2003)51. Recomenda-se prudncia e bom senso em tais situaes, pois no se pode olvidar que houve considervel reduo da idade para atingir a maioridade, isto por conta da modificao efetivada pelo novo Cdigo Civil. Dificilmente um jovem com 18 anos j ter concludo o ensino superior, pois ou estar em vias de ingressar na universidade ou no incio de algum curso. Com efeito, persiste o entendimento no sentido de que a penso para o filho deve perdurar at pelo menos os 24 anos de idade, desde que esteja estudando e no exera atividade que lhe permita a prpria subsistncia. Mas incumbe ao filho, na hiptese, a demonstrao da necessidade aos alimentos. Quanto aos alimentos devidos pelos filhos aos pais eventualmente necessitados, j foi mencionado que se trata de obrigao recproca. No h dvida, pois, que se o pai ou me demonstrarem que necessitam de alimentos e demonstrarem que os filhos esto em condies de prest-los possibilidade tero direito penso alimentcia. O mesmo pode ser dito em relao aos irmos, ressalvando que aqui a lei faz mais uma exigncia, qual seja, a inexistncia de ascendentes ou descendentes que possam pension-los. A dvida que pode surgir em relao ao pleito alimentar do pai contra o filho ou entre irmos, se houve multiplicidade de potenciais alimentantes e somente um for acionado. Valem aqui as mesmas consideraes feitas acima (item 4), ou seja, no se trata de chamamento ao processo nos termos da Lei Processual Civil e tambm no o caso de litisconsrcio necessrio. A disposio do art. 1.698 do
51

CD ROM Juris Plenum 76. 19

Cdigo Civil ser aplicada, mas como litisconsrcio facultativo, de modo que caber ao autor optar por demandar contra todos os eventuais devedores, sendo que se isso no ocorrer caber ao demandado requerer que os demais venham ao processo.

4.3 Alimentos decorrentes do casamento A mtua assistncia entre os cnjuges faz surgir a obrigao alimentar recproca entre eles. Trata-se de um dos deveres inerentes ao casamento, cuja previso legal encontrada no art. 1.566, III, do Cdigo Civil. Ainda assim, o novo Cdigo Civil colocou a obrigao alimentar entre os cnjuges ao lado daquela decorrente do parentesco, conforme podemos observar no art. 1.694, mas com ela no se confunde. Na esteira desse pensamento, Chaves sintetiza que o dever de mtua assistncia implica nos cuidados ao cnjuge enfermo, conforto nas adversidades, participao nos bons e maus momentos, bem assim no auxlio financeiro quando necessrio52. Tal dever recproco e afeto a ambos os cnjuges em igualdade de condies, diante do preceito do art. 226, 5o da Constituio Federal e art. 1.568 do Cdigo Civil. Ainda assim, fato que ainda preponderam pedidos de alimentos feitos pela mulher contra o marido, mesmo porque a estrutura social ainda preserva, em alguns casos, a figura do homem como provedor da famlia, encontrandose a mulher margem do mercado de trabalho. Em geral a obrigao alimentar entre os cnjuges surge por ocasio da dissoluo da sociedade conjugal. Se esta se der pela via consensual, cabe aos cnjuges estabelecer a obrigao alimentar caso qualquer um deles necessite (CPC, art. 1.121, IV). Sendo a separao litigiosa, em princpio, o cnjuge que a ela no deu causa ter direito a alimentos, na forma do art. 1.702 c/c o art. 1.694, ambos do Cdigo Civil. Neste particular houve significativa alterao por parte da novel legislao civil. Na Lei do Divrcio restava consignado no art. 19 que o cnjuge responsvel pela separao prestaria ao outro alimentos, sendo certo, pois, que o culpado no teria o mesmo direito. O art. 1.70453 do Cdigo Civil em princpio encerra a mesma penalidade, mas o seu pargrafo nico prev a possibilidade do cnjuge culpado pela separao vir a receber alimentos, os quais sero apenas os essenciais sua sobrevivncia. Nota-se aqui, mais uma vez, a ntida diferenciao entre os alimentos civis e os necessrios, conforme j tivemos oportunidade de abordar. Contudo, importante anotar que alguns pressupostos devem estar presentes alm da necessidade e da possibilidade para que o direito alimentar surja neste caso. O cnjuge necessitado dever demonstrar que no possui outros parentes que possam pension-lo, tanto no aspecto da inexistncia propriamente dita,
52 53

CHAVES, Antnio apud CAHALI, op. cit., p. 170. Art. 1.704. Se um dos cnjuges separados judicialmente vier a necessitar de alimentos, ser o outro obrigado a prest-los mediante penso a ser fixada pelo juiz, caso no tenha sido declarado culpado na ao de separao judicial. Pargrafo nico. Se o cnjuge declarado culpado vier a necessitar de alimentos, e no tiver parentes em condies de prest-los, nem aptido para o trabalho, o outro cnjuge ser obrigado a assegur-los, fixando o juiz o valor indispensvel sobrevivncia. 20

quando na impossibilidade financeira; e mostrar que no apresenta aptido para o trabalho. Na hiptese de culpa recproca, Venosa54 pondera que diante da nova legislao perfeitamente possvel o arbitramento de alimentos ao cnjuge necessitado, desde que presentes os requisitos legais. Outro aspecto controvertido diz respeito possibilidade de renncia dos alimentos entre os cnjuges. A questo sempre provocou inmeros debates na doutrina e na jurisprudncia, tanto que acabou Sumulada pelo Pretrio Excelso, conforme se v no enunciado 379. Mesmo com a posio firmada pelo STF, a tendncia jurisprudencial notadamente a mais recente apontou para a possibilidade de renncia dos alimentos entre os cnjuges, especialmente porque a obrigao no vinha fundada nas relaes de parentesco, de sorte que no persistiria o dever de mtua assistncia aps o fim do casamento. Neste sentido: APELAO CVEL - AO DE ALIMENTOS - DIVRCIO CONSENSUAL - CLUSULA DE RENNCIA A ALIMENTOS - POSSIBILIDADE CARNCIA DE AO - RECURSO DESPROVIDO. O dever de prestar alimentos constata-se apenas jus sanguinis. Assim, homologado o divrcio, pe-se fim ao enlace matrimonial, extinguindo-se todas as obrigaes dele decorrentes, de sorte que se torna carecedora de ao a parte que pleiteia alimentos, se, naquele momento, concordou expressamente em renunci-los. (Apelao Cvel n. 2002.025293-5, de Seara. Relatora: Des. Salete Silva Sommariva)55. Nota-se, tambm, a tendncia de fixar os alimentos para a exesposa com prazo certo de durao, justamente para que ela seja incentivada a procurar colocao no mercado de trabalho e com isso possa prover seu sustento. Foi o decidido pelo Tribunal de Justia de Santa Catarina na Apelao cvel n. 2002.011522-9, de Chapec, cujo relator foi o Des. Monteiro Rocha 56. Do corpo do acrdo extrai-se a seguinte passagem: O jurista Eduardo de Oliveira Leite, in Direito de Famlia Contemporneo, Belo Horizonte, Livraria Del Rey Editora, 1997, p. 722, acompanhando a tridimenso fato, valor e norma, e j em tempo muito posterior ao de Clvis Bevilqua, ensina o seguinte: "Aquela que era a tendncia dominante conceito que o homem tem obrigao de sustentar a mulher; que a obrigao alimentar est condicionada conduta moral da mulher - passa a constituir a tendncia minoritria, reafirmando-se no Judicirio uma tendncia j estabelecida e assegurada pela opinio pblica, no mundo ftico, qual seja, marido e mulher devem trabalhar e, pois, devem prover o seu prprio sustento e o dos filhos na proporo de seus ganhos". No entanto, o novo Cdigo Civil introduziu importantes inovaes na sistemtica dos alimentos entre os cnjuges. Isto porque disciplinou a questo no art. 1.694, o qual tambm abrange os alimentos entre os parentes e entre os

54 55

VENOSA, op. cit., p. 373. Extrado de http://www.tj.sc.gov.br/consultas/jurisprudencia/, acesso em 02/08/2004. 56 Ibid. 21

conviventes, de modo que a todas as situaes elencadas no referido dispositivo aplicase o disposto no art. 1.707, ou seja, a proibio de renncia aos alimentos. No dizer de Cahali, a respeito da obrigao alimentar decorrente do casamento: Assim que a obrigao alimentar no mais se encontra atrelada ao conceito genrico e ambivalente de mtua assistncia de ambos os cnjuges, que melhor se qualificava como obrigao de fazer, que, inviabilizado o seu adimplemento em espcie pela cessao da convivncia conjugal, transformava-se em obrigao de dar, de prestar uma quantia em dinheiro em substituio57. Assim, resta invivel qualquer ajuste entre os cnjuges que implique na renncia do direito a alimentos. Quando muito, podero dispensar a estipulao da obrigao, pois tal possibilidade ressalvada no art. 1.707 do Cdigo Civil. Portanto, posteriormente sempre ser possvel o pleito alimentar entre os excnjuges, desde que demonstrada a existncia do binmio necessidade/possibilidade. bvio que vrios fatores devero ser levados em considerao para a anlise do pedido, especialmente o tempo da separao, a qualificao profissional do cnjuge que pleiteia os alimentos, sua idade, o tempo de convivncia, a existncia de bens por ocasio da partilha que eventualmente foram dilapidados, etc. Isto sem esquecer que o art. 1.694, 2o, do Cdigo Civil, que prev alimentos somente indispensveis sobrevivncia, quando quem os pleiteia deu causa situao de necessidade. Observe-se que a regra incerta no art. 1.707 do Cdigo Civil tem aplicao retroativa, pois se trata de norma de ordem pblica e que diz respeito a um dos direitos da personalidade. Com efeito, mesmo que o acordo em que houve a renncia dos alimentos tenha sido homologado na vigncia do direito anterior, haver a possibilidade do pleito alimentar58. 4.4 Alimentos decorrentes da unio estvel As pessoas unidas atravs das chamadas unies de fato, sempre estiveram margem de qualquer proteo legislativa. O Cdigo Civil de 1916 considerava como famlia legtima apenas aquela que decorria do casamento, conferindo apenas a esta proteo legal. Coube jurisprudncia importante papel na definio dos direitos entre os companheiros, mas ainda assim, por expressa ausncia de previso legal, os julgados enfocavam somente os aspectos patrimoniais respectivos. A situao comeou a se alterar somente com o advento da Constituio Federal de 1988, que em seu art. 226, 3o, legitimou a unio estvel como forma de constituio de famlia, bem como lhe conferiu proteo do Estado. Ainda assim, direitos que eram inerentes ao casamento ainda no se aplicavam aos companheiros. Somente com a edio da Lei 8.971/94 depois complementada pela Lei 9.278/96 que passaram a ser reconhecidos certos direitos entre os conviventes, dentre eles o alimentar. O novo Cdigo Civil, na esteira da proteo constitucional, tambm passou a reconhecer a unio estvel como entidade familiar, definindo o direito a alimentos entre os conviventes no seu art. 1.694.
57 58

CAHALI, op. cit., p. 354. Ibid., p. 358. 22

Sendo assim, aos companheiros se aplicam as mesmas disposies legais inerentes obrigao alimentar decorrente do casamento, inclusive aquela que veda a renncia a tal direito. Portanto, a fixao dos alimentos levar em conta os critrios e os pressupostos do art. 1.694, 1o e 2o e c/c o art. 1.695, ambos do Cdigo Civil. Alis, antes da vigncia do Cdigo Civil de 2002, j se defendia a tese no sentido de que era possvel discutir a responsabilidade pelo desfazimento da unio estvel, de sorte que o culpado no teria direito a receber alimentos do companheiro inocente. Francisco Jos Cahali defende tal possibilidade, ainda que no exista expressa previso legal, afirmando ser possvel a aplicao analgica do art. 19 da Lei do Divrcio quando da dissoluo judicial unio estvel. E conclui afirmando: Alis, opinio diversa, desconsiderando a perquirio da responsabilidade pela separao da relao concubinria para fins de alimentos, tambm colocaria a companheira em situao mais privilegiada que a prpria esposa, comprometendo at mesmo a subsistncia do casamento59. No entanto, com as modificaes inseridas pela novel Legislao Civil no que toca aos alimentos entre os cnjuges, parece claro que elas se aplicam unio estvel mesmo sem expressa previso legal. possvel, pois, discutir a culpa pelo fim da unio estvel, especialmente para fins alimentares, j que em princpio o culpado pelo rompimento no ter direito a alimentos, salvo na hiptese do art. 1.704, pargrafo nico, do Cdigo Civil. Noutras palavras, o companheiro culpado pelo fim da unio estvel somente ter direito aos alimentos e mesmo assim apenas os essenciais sua sobrevivncia se no tiver outros parentes que possam fornec-los e se no apresentar aptido para o trabalho.

59

CAHALI, Francisco Jos. Apud CAHALI, op. cit., p. 219. 23

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

BRASIL. Cdigo Civil. 10a ed. So Paulo: Saraiva, 2004. BUZZI, Marco Aurlio Gastaldi. Alimentos Transitrios uma obrigao por tempo certo. 1a ed. Curitiba: Juru, 2004. CAHALI, Yussef Said. Dos Alimentos. 4a ed. So Paulo: RT, 2002. CAHALI, Yussef Said. Divrcio e Separao. 10a ed. So Paulo: RT, 2002. LUZ, Valdemar P. da. Comentrios ao Cdigo Civil Direito de Famlia. 1a ed. Florianpolis: OAB-Editora, 2004. OLIVEIRA, J.M. Leoni Lopes. Alimentos e Sucesso no Casamento e na Unio Estvel. 7a ed. Rio de Janeiro: Lumem Juris, 2002. RODRIGUES, Slvio. Direito Civil, 27a ed. Vol. 6. So Paulo: Saraiva, 2002. WALD, Arnoldo. O Novo Direito de Famlia. 14a ed. So Paulo: Saraiva, 2002. VENOSA, Slvio de Salvo. Direito Civil Direito de Famlia. 2a ed. So Paulo: Atlas, 2002.

24

Vous aimerez peut-être aussi