Vous êtes sur la page 1sur 8

UNIVERSIDADE TUIUTI DO PARAN

MTODOS PARA CLCULOS DE PREVISO DA DEMANDA

Curitiba, 30 de Agosto 2002

THAIS PUJOL

MTODOS PARA CLCULOS DE PREVISO DA DEMANDA Trabalho apresentado disciplina de Administrao de Recursos Materiais e Patrimoniais, Curso de Administrao Hotelaria 4 ano matutino, Faculdade de Cincias Sociais Aplicadas. Universidade Tuiuti do Paran. Prof. Adm. Edelvino Razzolini Filho.

Curitiba, 30 de Agosto de 2002

SUMRIO

SUMRIO............................................................................................................................................................3 MTODOS PARA CLCULOS DA PREVISO DE DEMANDA..................................................................4 Introduo.............................................................................................................................................................4 Tipos de demanda.................................................................................................................................................4 Previso de demanda............................................................................................................................................5 Mtodos (ou tcnicas) para clculo da previso de demanda...............................................................................5 Concluso.............................................................................................................................................................8 Referncias Bibliogrficas....................................................................................................................................8

MTODOS PARA CLCULOS DA PREVISO DE DEMANDA Introduo Este trabalho tem como objetivo mostrar a importncia dos mtodos para clculo da previso de demanda. O que no fcil, pois medir a previso de demanda alm de incerto, altamente complexo. Tipos de demanda
1.

Demanda Permanente: Volume de consumo constante, parece que o produto ser comercializado para sempre. Um exemplo bastante comentado e conhecido o da Colgate, aquela pasta dental bastante conhecida. Manteve-se no mercado por um tempo considerado grande, sofreu variaes cambiais e outros fatores externos, mas sua demanda continuou estvel.

2.

Demanda sazonal: Volume de consumo varia de acordo com o perodo, fatores culturais e ambientais. Exemplos so os fogos de artifcio ( que possuem um ciclo de vida muito curtos) e os enfeites de Natal (que possuem um ciclo anual de demanda).

3.

Demanda irregular: A previso de demanda muito difcil em decorrncia dos produtos terem um comportamento irregular. Exemplo a guerra entre carros grandes X carros pequenos. A preocupao aumentou em razo do aumento do combustvel. As pessoas comearam a preferir carros pequenos pela economia.

4.

Demanda em declnio: So aqueles produtos que j saram de produo, de linha, mas que continuam gerando demanda. Os avies

supersnicos so exemplo, pois continuam demandando peas de reposio, mesmo no sendo fabricados h anos.
5.

Demanda derivada: Alguns produtos so sub-produtos de outros. Por exemplo, s a partir da previso de venda de automveis novos, pode calcular a necessidade dos pneus.

Previso de demanda Consiste em prever a quantidade de um determinado produto que os clientes devero comprar em um determinado perodo. A previso de demanda necessria para o planejamento empresarial, gerenciamento e manuteno dos estoques. difcil prever futuras tendncias para uma empresa tomando por base dados histricos. A previso deve ser a melhor estimativa, em um dado momento, daquilo que de forma razovel esperado que acontea. Sem uma estimativa da demanda futura no possvel planejar efetivamente futuros eventos, somente reagir a eles. A previso de demanda de responsabilidade dos Departamentos de Vendas e /ou Marketing, e busca: expressar em termos teis para o planejamento e controle da capacidade; ser to exata quanto possvel; dar uma indicao da incerteza relativa.

Mtodos (ou tcnicas) para clculo da previso de demanda

Mtodo do ltimo Perodo ( MUP) Consiste em utilizar como previso para o prximo perodo o valor real do perodo anterior. Por ser simples, sem fundamento

matemtico, usado em pequenas empresas e por administradores sem maior conhecimento tcnico. P = perodo Frmula:

P agosto (MUP) = P julho


Mtodo da Mdia Aritmtica (MMA)

A previso do prximo perodo calculada atravs da mdia de consumo dos perodos anteriores. Como o MUP, utilizado em pequenas empresas e por administradores sem conhecimento tcnico.

Ppp = previso para o prximo perodo


n = nmero de perodos C1, C2, C3, ... , Cn = consumo nos perodos anteriores Frmula:

Ppp (MMA) = ( C1 + C2 + C3 + ... + Cn )


n

Mtodo da Mdia Ponderada (MMP)

A previso do prximo perodo obtida por meio da ponderao dada a cada perodo, sendo que o perodo mais prximo recebe peso maior, e enquanto reduzimos os pesos para perodos mais distantes. A soma das ponderaes deve ser sempre de 100%. Este modelo utilizado para eliminar algumas fragilidades apresentadas nos modelos anteriores.

Ppp = previso para o prximo perodo


C1, C2, C3, ... , Cn = consumo nos perodos anteriores P1, P2, P3, ... , Pn = ponderao dada a cada perodo Frmula:

Ppp (MMP) = ( C1. P1 ) + ( C2 . P2 ) + ( C3 . P3 ) + ... + (Cn . Pn)

Mtodo da Mdia Mvel (MMM) Mtodo que tem por objetivo suavizar as variaes das sries por um processo de sucessivas mdias. No final do prximo perodo, a demanda do primeiro perodo desprezada e a demanda do ltimo acrescentada, para determinar a nova mdia a ser utilizada em uma previso.

Ppp = previso para o prximo perodo


C1, C2, C3, ..., Cn = consumo nos perodos anteriores n = nmero de perodos em questo Frmula:

Ppp (MMM) = ( C1 + C2 + C3 + ... + Cn )


n

Mtodo da Mdia com Suavizao Exponencial (MMSE)

A previso do prximo perodo obtida mediante a ponderao dada ao ltimo perodo e teremos que utilizar tambm a previso do ltimo perodo. Este mtodo procura eliminar variaes exageradas que ocorreram em perodos anteriores; simples de usar, necessita de poucos dados acumulados e auto- adaptvel, corrigindo-se constantemente de acordo com as mudanas dos volumes de vendas.

A ponderao utilizada denominada constante de suavizao exponencial, tem como smbolo @ e pode variar de 1 > @ < 0.

Ppp = previso para o prximo perodo


Ra = consumo real no perodo anterior Pa = previso do perodo anterior = constante de suavizao exponencial Frmula:

Ppp (MMSE) = [ ( Ra. @ ) + ( 1 - @ ) . Pa ]


Mtodo da Mdia dos Mnimos Quadrados (MMMQ)

Processo de ajuste que tende a aproximar-se dos valores existentes, minimizando as distncias entre cada consumo realizado. Baseia-se na equao da reta ( Y = a + bx ) para calcular a previso da demanda, o que permite traar uma tendncia bem realista que poder ocorrer, eliminando possveis distores e interpretaes errneas. a=valor a ser obtido na equao normal por meio da tabulao de dados b=valor a ser obtido na equao normal mediante a tabulao de dados n= quantidades de perodos de consumo utilizados para calcular a previso. Frmula:

Ppp (MMMQ) = a + b.n


Concluso Conclui-se atravs deste trabalho, o quanto complexo calcular a previso de demanda. E nem assim, ela pode ser considerada confivel. Fica a critrio de cada administrador decidir o melhor e mais eficiente mtodo para clculo desta previso, sem deixar que isso interfira no processo de continuidade, e para que os clientes sejam prontamente atendidos. Referncias Bibliogrficas ARNOLD, J. R. Tony. Administrao de materiais uma introduo. So Paulo: Atlas, 1999. BALLOU, Ronald H. Logstica Empresarial: transporte, administrao de materiais e distribuio fsica. So Paulo: Atlas, 1993. SLACK, Nigel; et al. Administrao da Produo. So Paulo: Atlas, 1996. www.razzolini.fr.st

Vous aimerez peut-être aussi