Vous êtes sur la page 1sur 25

Concurso Escolas Empreendedoras Cascais

Guio para a elaborao do Plano de Negcios

No podes prever o futuro, mas podes escolher a direco certa

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 1 / 25

Guio para a elaborao do Plano de Negcios - Cascais -

Todos os direitos reservados. Nenhuma parte deste guio pode ser reproduzida ou utilizada para fins comerciais, por qualquer modo ou por qualquer meio electrnico, mecnico (incluindo fotocpia), de gravao ou qualquer outra forma copiada sem autorizao prvia, por escrito, do Editor. concedida permisso aos participantes do Projecto Cascais Empreendedorismo nas Escolas para reproduzirem pginas deste guio apenas para fins no comerciais. Qualquer solicitao para fotocpia, gravao, transmisso e/ou reproduo de qualquer parte deste trabalho deve ser dirigida por escrito GesEntrepreneur Empreendedorismo Sustentvel, Lda. (Rua 7 de Junho de 1759, N 1, Lagoal, 2760-110 Caxias).

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 2 / 25

NDICE
A. B. C. D. 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. INTRODUO ............................................................................................................................................. 4 O QUE O PLANO DE NEGCIOS? .................................................................................................... 5 ANTES DE COMEAR ................................................................................................................................ 7 O PLANO DE NEGCIOS......................................................................................................................... 8 Sumrio Executivo..................................................................................................................................... 8 Produto ...................................................................................................................................................... 10 Mercado ..................................................................................................................................................... 13 Equipa ......................................................................................................................................................... 18 Investimento ............................................................................................................................................. 20 Anlise Econmico-Financeira.............................................................................................................. 21 Financiamento .......................................................................................................................................... 24 Motivao .................................................................................................................................................. 25

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 3 / 25

A. INTRODUO
No mbito do Projecto Cascais Empreendedorismo nas Escolas decorre o III Concurso Escolas Empreendedoras, o qual se destina a alunos que frequentem uma escola localizada no Concelho de Cascais, com idade inferior a 19 anos data de entrega da candidatura do concurso. Neste sentido, devero formar uma equipa entre 1 e 4 estudantes e, com a colaborao de um professor de uma escola do concelho, proporem uma ideia para um negcio. A vossa participao no concurso requer a entrega de um formulrio de candidatura (o qual podes encontrar no site da Agncia DNA Cascais) e poders demonstrar a viabilidade e o potencial financeiro do projecto em questo elaborando um Plano de Negcios que sustente a vossa ideia. Este guio tem, assim, o objectivo de vos ajudar na elaborao do vosso Plano de Negcios no mbito deste projecto. Aqui podem encontrar breves explicaes sobre cada uma das partes constituintes de um Plano de Negcios, bem como algumas dicas para vos apoiar na construo deste documento. Alm disso, devem tambm preencher a Matriz Financeira (ficheiro em Excel tambm efectuado pela GesEntrepreneur), j que o vosso Plano de Negcios necessita de alguns dados econmico-financeiros para demonstrar a sustentabilidade do vosso projecto. semelhana deste documento, tambm existe um guio para vos apoiar no preenchimento da Matriz Financeira. No hesitem em tirar as vossas dvidas (sobre o Plano de Negcios ou sobre a Matriz Financeira) junto do vosso professor ou atravs do e-mail info@gesentrepreneur.com. Para mais informaes sobre o concurso consultem o regulamento tambm presente no site da DNA Cascais.

Bom trabalho!

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 4 / 25

B. O QUE O PLANO DE NEGCIOS?


O Plano de Negcios um instrumento indispensvel que visa estruturar as principais concepes e alternativas para uma anlise correcta de viabilidade do negcio pretendido, proporcionando uma avaliao antes de colocar em prtica a nova ideia e reduzindo, assim, as possibilidades de se desperdiarem recursos e esforos num negcio invivel. Um Plano de Negcios utilizado, tambm, para a solicitao de emprstimos e financiamento junto de instituies financeiras, uma vez que fornece aos potenciais investidores uma ideia da estrutura da empresa, dos seus objectivos e dos seus planos futuros. O Plano de Negcios, enquanto descrio detalhada do planeamento de um negcio, pode ter vrios nveis de complexidade, consoante o tipo de anlise efectuada e pode ter estruturas distintas, no existindo a estrutura correcta. Qualquer Plano de Negcios deve dar a conhecer o seu sonho aos potenciais investidores de forma eficaz. E, para tal, este documento deve basear-se nos chamados 4 Ms: Magia (magic) O investidor tem de visualizar e estar comprometido com o sonho do empreendedor. O Plano de Negcios tem de o convencer que a sua oportunidade de investimento no se baseia apenas em fumos e espelhos, mas sim numa verdadeira soluo a um problema ou oportunidade existente. Equipa de Gesto (management) O investimento est no jockey, no no cavalo! Esta metfora significa que a qualidade da equipa de gesto um dos indicadores mais importantes de um investimento, potencialmente bem sucedido. Deste modo, o Plano de Negcios tem de convencer o potencial investidor que a equipa de gesto (Directores Executivos/Principais Gestores) est apaixonada, preparada e que ser capaz de implementar a estratgia delineada. Mercado (market) Nenhum negcio subsiste sem clientes. Nesse sentido, a pesquisa apropriada e a compreenso e seleco de uma indstria, mercado e clientes-alvo so importantes para o potencial sucesso de uma empresa. O Plano de Negcios tem, assim, a

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 5 / 25

tarefa de convencer o investidor de que o mercado alvo grande ou est a crescer, e que existe um plano slido para conquistar e manter uma quota de mercado significativa. Dinheiro (money) sobre ele, ou mais propriamente sobre a viabilidade do negcio, que o investidor toma a deciso de investimento. Sendo assim, o Plano de Negcios tem de o convencer que a estratgia financeira adoptada se baseia em suposies slidas e comprovadas, que o preo da empresa est correcto e que existir um Retorno sobre Investimento significativo. Se tiverem em ateno estas quatro premissas, ento tm j uma base credvel para procederem elaborao de um Plano de Negcios que cative o interesse do jri avaliador dos Planos de Negcio do Projecto Cascais Empreendedorismo nas Escolas. importante referir que as principais razes que levam a maioria dos negcios ao fracasso prendem-se com a falta de planeamento, o desconhecimento do mercado e a ausncia de metas a serem atingidas.

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 6 / 25

C. ANTES DE COMEAR
Para vos ajudar a reflectir acerca do vosso negcio, de modo a consolidarem alguns aspectos que eventualmente ainda no pensaram, deixamos no ar algumas questes que podero ser de grande utilidade na elaborao do vosso Plano de Negcios: Qual a vossa ideia? Qual o ramo de actividade? Quais os produtos ou servios que pretendem oferecer? Qual o vosso pblico-alvo? O vosso produto/servio ir satisfazer alguma necessidade de mercado? O que que a vossa ideia de negcio tem de inovador no mercado onde actua? Quem so os concorrentes? Quais as vantagens competitivas que tm face aos concorrentes? Quem seriam os fornecedores? O vosso produto/servio ter procura? Tm experincia no ramo onde pretendem actuar? Quais das vossas capacidades ou experincias podem ser aplicadas no negcio? Como podem definir o melhor preo de venda dos produtos/servios? O que podem fazer para que os vossos produtos/servios sejam conhecidos? Quais os equipamentos de que necessitam? E qual o custo dos mesmos? Quais as despesas correntes que tm? Qual o nvel de vendas necessrio para que no tenham prejuzo? Quanto tm de investir? Em quanto tempo desejam obter o retorno do capital investido? De onde viro os recursos necessrios para iniciar o negcio? Qual o nome do vosso negcio? Qual a localizao do vosso negcio?

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 7 / 25

D. O PLANO DE NEGCIOS
Este guio apresenta a estrutura de Plano de Negcios que devem seguir. Assim, devem abordar no vosso plano as seguintes reas temticas: 1. Sumrio Executivo 2. Produto 3. Mercado 4. Equipa 5. Investimento 6. Anlise Econmico-Financeira 7. Financiamento 8. Motivao Alguns destes pontos encontram-se divididos em subpontos somente para vos orientar na construo de cada captulo do Plano de Negcios. Contudo, no precisam de seguir risca todas as indicaes que vos deixamos. Tm a liberdade para adaptar as vossas ideias estrutura que vos sugerimos. Devem pautar pela criatividade e pela imaginao... boa altura para comearem a actuar como verdadeiros empreendedores!

1. Sumrio Executivo
O sumrio executivo tem como principal objectivo captar o interesse do jri que vai avaliar o vosso Plano de Negcios, para que este se sinta interessado em procurar mais informao acerca do negcio. Assim, devero resumir neste espao o negcio que pretendem desenvolver, como o vo fazer, quais as competncias que o vosso grupo tem para o implementar, quais os objectivos que pretendem atingir e quais as perspectivas financeiras do negcio. fundamental que num minuto se encontre a resposta a estas cinco questes bsicas:

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 8 / 25

Qual o negcio que vo desenvolver? Como se vo distinguir da concorrncia? Qual o perfil da vossa equipa? Qual o volume de negcios que esperam atingir no espao temporal de um ano? Quanto dinheiro precisam para implementar o vosso negcio? importante referir que devem redigir o sumrio executivo aps terem completado o Plano de Negcios, sendo que ele deve ser escrito numa linguagem bastante acessvel e que possibilite uma leitura entusiasta e interessante. A magia referida anteriormente deve estar espelhada no vosso sumrio executivo, pois a partir deste ponto que devem comear a capturar a imaginao e o interesse do vosso potencial investidor, cliente ou mesmo do jri do concurso Escolas Empreendedoras de Cascais. Assim, dever estar implcito nas respostas s questes acima referidas quais as especificidades do vosso negcio em relao aos outros e qual o panorama que pretendem atingir com a vossa ideia ou o vosso negcio. Esta a porta de entrada para o vosso Plano de Negcios e no devero desperdiar a oportunidade de comearem a somar pontos.

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 9 / 25

2. Produto
2.1. Qual o produto ou servio? Em primeiro lugar, tero que definir quais os produtos que vo vender ou os servios que vo prestar. Devero escolher um produto que satisfaa uma necessidade da populao, de forma a terem clientes, assim como devero optar por um negcio que seja possvel de montar e desenvolver, em vez de escolherem um negcio que dificilmente saia do papel. Muitos gurus do empreendedorismo afirmam que mais vale uma boa ideia executada por uma excelente equipa do que uma excelente ideia executada por uma boa equipa. Assim, devero concentrar os vossos esforos e as vossas ideias em negcios que o investidor / jri acredite um dia poderem ser exequveis dadas as vossas capacidades. Por outro lado, a inovao essencial para o sucesso. E quando falamos de inovao, lembrem-se que no estamos a querer dizer que esta dever ser forosamente tecnolgica. to bem sucedido o negcio dos motores de busca (Google), dos gadgets da electrnica (Apple, atravs do iPod, iPhone e iTouch), como o negcio da Chupa-Chups, inventado por um catalo (chamado Enric Bernat), em 1953. Mesmo em negcios ditos tradicionais, como o do aluguer de carros, se pode ser inovador, se misturarmos diferentes conceitos. Veja-se o caso dos Smarts alugados desde 1 por dia em Cascais, Lisboa e Porto. Ao combinarem publicidade (paga pelas empresas) com o negcio das rent-a-car, dois jovens empreendedores permitem a muitos clientes alugarem carros pagando um preo muito baixo, pelo facto dos seus carros terem de circular na rua para serem vistos. Saibam mais em www.s2rent.pt. Estes verdadeiros outdoors volantes tm feito muito sucesso em Portugal Continental e j est nos planos desta dupla de empreendedores a expanso para outros pontos do pas. Assim, neste ponto, e antes de avanarem, pedimos a todos vocs que saiam fora da caixa (relembrando o exerccio que fizeram nas aulas de empreendedorismo) e que pensem em algo inovador, criativo e que achem que podem ter clientes, para que o vosso negcio seja um sucesso.

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 10 / 25

2.2. Quais as formas de comercializao do produto / servio? Uma das questes mais importantes no sucesso de um negcio a forma como vo vender o produto junto dos potenciais clientes, ou seja, se o vo vender directamente numa loja, atravs da Internet, do telefone (telemarketing), ou atravs de parceiros (intermedirios). De nada vale ter uma excelente ideia se os nossos produtos / servios estiverem inacessveis aos nossos clientes ou se eles no souberem da nossa existncia. Outra questo fulcral como vo dar a conhecer o vosso produto / servio, uma vez que estaro a comear um negcio novo. Assim, a publicidade ser uma das formas de darem a conhecer o vosso negcio, pelo que podem escolher entre cartazes na rua (outdoors), distribuio de flyers, anncios na rdio, no jornal, na TV, na Internet, entre outros.

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 11 / 25

A publicidade uma forma de conquistarem os vossos clientes, mas, por exemplo, a localizao pode ser uma forma de serem conhecidos, pois se se localizarem junto de potenciais clientes e tiverem um produto/servio que eles necessitem, o sucesso poder bater-vos porta. Por exemplo, certamente j ouviram falar da Zara. Lembram-se de algum anncio desta loja? Pensem bem. De certeza que nunca viram um anncio da Zara. Porqu? Esta escolhe a localizao como um dos pontos-chave do negcio. Em vez de gastar dinheiro em campanhas publicitrias, situa as suas lojas em ruas ou locais dos shoppings onde h maior afluncia de pessoas e, por isso, mais caras. Tendo um bom produto para vender e uma excelente localizao, tm garantidos os clientes.

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 12 / 25

3. Mercado
3.1. Quem so os vossos clientes? A razo de ser de qualquer negcio so os clientes. Sem clientes, qualquer grande ideia falha. Milhares de boas ideias perdem-se por todo o mundo porque no conseguem atingir os clientes. Neste ponto, devero definir quem so os clientes-alvo do vosso negcio, a faixa etria, o sexo, o poder monetrio, a rea geogrfica, entre outros aspectos que possam ser relevantes. Tanto a Mercedes como a Fiat vendem carros, mas os clientes so diferentes, pois comprar um carro por 15.000 Euros diferente de comprar um carro por 40.000 Euros. Se o cliente de um Fiat Punto ou de um Renault Clio pode ser um jovem com 22 anos, acabado de sair da universidade, o cliente de um Mercedes pode ser um empresrio ou um director de uma grande empresa, na faixa etria dos 40 anos.

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 13 / 25

3.2. Porque que os clientes iro comprar os vossos produtos / servios? Para que o vosso negcio possa ser desenvolvido, tm de ter um produto que satisfaa as necessidades dos vossos potenciais clientes, assim como tm que fazer um esforo para conhecer essas mesmas necessidades. A Internet, tal como a conhecemos nos dias de hoje, s existe h cerca de uma dzia de anos. Se h 20 anos atrs dissessem que poderamos comunicar atravs do Messenger com algum no outro lado do Mundo, instantaneamente diriam que estvamos loucos. Ou perguntariam para que que necessitamos disso. Hoje uma realidade e j no passamos sem ela, porque essa necessidade nos foi criada. Antes de definirem o vosso negcio, devem auscultar o maior nmero possvel de pessoas, de forma a saberem se estas comprariam aquilo que querem desenvolver, e, se sim, quanto que estariam dispostos a pagar por isso. Neste ponto, depois de fazerem essa mini-pesquisa, devero explicar, de forma resumida, porque que pensam que os potenciais clientes iro comprar os vossos produtos / servios. Por exemplo, se esto a pensar elaborar um Plano de Negcios sobre um novo restaurante ou caf, tm de explicar porque que os clientes iriam ao vosso estabelecimento em vez de frequentarem aqueles nos quais hoje so clientes habituais. Tal facto pode ser explicado pela localizao (se abrirmos uma lavandaria num complexo residencial que acabou de ser construdo, temos a vantagem da proximidade), como pela novidade (se abrirmos um restaurante japons de sushi numa cidade em que isso ainda no exista), ou ainda por outros factores (preo, qualidade, etc).

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 14 / 25

3.3. Qual a dimenso do mercado? A menos que o vosso negcio seja totalmente inovador, vo entrar num mundo em que a concorrncia enorme e em que a luta pela sobrevivncia tambm enorme. Devero, ento, detalhar sucintamente em que mercado vo abrir o vosso negcio, quantos so os vossos potenciais clientes, quais os concorrentes que iro enfrentar, etc. No caso de pensarem que no tm concorrncia, muito provavelmente uma de duas coisas est a acontecer: Ou no existem clientes para o produto que esto a pensar comercializar; Ou ainda no efectuaram a investigao adequada, pelo que devero pr mos obra. importante estarem cientes de que vo estar perante concorrncia directa (por exemplo: Coca-Cola vs Pepsi; Mercedes vs BMW ou Audi) ou concorrncia indirecta (por exemplo: Coca-Cola vs Frize Limo; McDonalds vs Pizza Hut). Em primeiro lugar, as bebidas resolvem uma necessidade: ingerir lquidos. Como consumidores, temos ento um vasto leque de bebidas que podemos ingerir (desde guas, sumos naturais, sumos sem gs, refrigerantes, cervejas, etc.) e ento depois teremos de decidir qual das diferentes marcas presentes no mercado vamos consumir. Assim, a Coca-Cola uma concorrente directa da Pepsi e indirecta de todas as outras bebidas (que no sejam colas) que os consumidores podem escolher para satisfazerem a sua necessidade. Assim, em termos de lazer, um parque aqutico pode concorrer com um campo de golfe. Quando os turistas so informados das diversas opes que tm para ocuparem os seus dias em Portugal podero escolher entre irem para praias e parques aquticos ou irem jogar golfe (por exemplo no Algarve). Assim, primeira vista, um parque aqutico no seria concorrente de um campo de golfe, mas indirectamente , pois ambas satisfazem as necessidades de lazer. O que tm de pensar que problema ou necessidade o vosso produto ou servio satisfaz. E, depois, que outros produtos / servios podem satisfazer as mesmas necessidades, mesmo que aparentemente no estejam relacionados. Tm, assim, identificados os vossos concorrentes. E para terem sucesso, devero pensar no que que vocs tm que a concorrncia no tem e o que que a concorrncia tem que vocs no tm. E no se esqueam que todos ns pensamos que as nossas ideias so nicas, que temos uma qualidade mpar, etc.

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 15 / 25

Compreendendo esta mensagem, devero caracterizar os vossos possveis concorrentes, assim como todos aqueles negcios que podem, ainda que de forma indirecta, afectar o vosso negcio. O conhecimento da concorrncia um elemento-chave para a sobrevivncia no mercado, pelo que ser desejvel que listem as maiores foras dos vossos concorrentes, assim como as suas fraquezas, as quais faro com que acreditem que o vossos negcio pode singrar. Para tal, analisem o mercado da concorrncia, de modo a que sejam identificados: os concorrentes directos (aqueles que tm como alvo os mesmos segmentos de mercado que vocs) os bens ou servios oferecidos pela concorrncia as vendas efectuadas pelos concorrentes os pontos fortes e fracos da concorrncia as vantagens competitivas (o que nos diferencia dos restantes) Com esta anlise da concorrncia tm como vantagens analisar os passos dados pela concorrncia, aprender com os erros por eles cometidos e ganhar tempo para amadurecer o projecto, aumentando assim as probabilidades de sucesso do negcio.

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 16 / 25

3.4. Onde vo instalar o vosso negcio? No mercado concorrencial em que hoje em dia vivemos essencial saber onde vamos posicionar o nosso negcio para poder arranjar clientes. Assim, devero neste ponto indicar em que reas geogrficas vo apostar (Cascais, Lisboa, toda a rea metropolitana de Lisboa e Vale do Tejo, Porto, Algarve, Portugal, ), a indstria/categoria de servios em que o vosso negcio se insere, assim como a localizao especfica para o mesmo (dentro da rea geogrfica).

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 17 / 25

4. Equipa
4.1. Que elementos constituem a equipa deste projecto? Neste ponto do Plano de Negcios fundamental demonstrarem quais as competncias da vossa equipa, de forma a assegurar todas as funes do negcio a que se propem. No caso de no possuirem todas as competncias necessrias a todas estas reas, devero indicar quem so os vossos colaboradores e o seu grau de envolvimento no projecto (scios, empregados, pais, etc). Assim, nesta etapa do Plano de Negcios, devem efectuar um resumo das qualificaes de cada pessoa envolvida no projecto em questo, explicando, por palavras vossas, porque que consideram que cada um tem a experincia, as capacidades e o compromisso para tornar bem sucedida esta proposta de negcio. Para tal, no esqueam de referir os seguintes aspectos acerca de cada um: Habilitaes literrias Experincias de trabalho passadas (mesmo que seja s a ajudar num negcio de famlia) Hobbies e interesses Principais feitos alcanados Outras informaes relevantes De modo a analisarem se tm o perfil adequado para fazer vingar a vossa ideia, deixamos algumas questes de reflexo: Qual a vossa dedicao ao projecto? Essa dedicao suficiente para arriscar? Esto conscientes dos riscos que podem correr? A vossa personalidade suficientemente forte para aguentar este desafio? So uma mquina de aprender? So corajosos o suficiente para alterar o rumo do projecto, se for esse o caminho certo? Esto com receio de falhar?

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 18 / 25

Para alm da equipa de gesto, devero indicar igualmente o perfil da restante equipa de recursos humanos, nomeadamente as funes vitais para a empresa que no sejam desempenhadas por scios (por exemplo: director, tcnico de vendas, tcnico de produo, secretria, recepcionista, empregado de bar, empregado de balco, entre outros). Muitas vezes na equipa de gesto no possvel reunir as competncias necessrias para todas as reas, pelo que imprescindvel uma boa escolha dos colaboradores para o sucesso do negcio.

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 19 / 25

5. Investimento
5.1. Qual o investimento necessrio? No ponto do investimento devero elencar todos os equipamentos, viaturas e mobilirio necessrios para o arranque do negcio. A lista a elaborar, para uma maior simplificao, poder ser agrupada nos itens presentes na matriz financeira, ou seja, computadores, viaturas, mobilirio, impressoras e fotocopiadoras, edifcios ou lojas, etc. Normalmente, nos negcios em fase inicial, a maior parte dos investimentos concentra-se em torno destas rubricas. O investimento a realizar poder ser todo no primeiro ano ou, se prevem que a empresa v crescendo, podero prever algum investimento em anos seguintes (2, 3 ou 4). Mas antes de comearem a efectuar a lista dos investimentos a realizar, devem notar que considerado investimento a compra de bens que se prev durarem mais de um ano e que sejam afectos actividade da empresa (ou seja, no so para venda). Neste sentido, devero escolher os equipamentos a adquirir (como por exemplo a caixa registadora, no caso de uma loja), pr-seleccionar os fornecedores (por vezes uma pesquisa online suficiente) e solicitar oramentos dos mesmos, para que os possam inserir na matriz. importante terem em ateno que o montante dos investimentos pode ditar o sucesso ou insucesso de um negcio, pelo que devero avaliar muito bem o rcio custo-benefcio, j que muitos negcios falham devido aos inmeros investimentos que se fazem, sem que depois se consiga gerar dinheiro suficiente para os pagar.

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 20 / 25

6. Anlise Econmico-Financeira
6.1. Quais os Pressupostos? Para efectuarem as contas previsionais com o mximo rigor possvel necessrio estabelecer um nmero elevado de pressupostos, como os que se referem de seguida: Vendas anuais do vosso produto/servio Custo dos salrios dos empregados e evoluo do nmero dos mesmos Custos gerais da empresa (electricidade, combustveis, contabilidade, etc) Custo dos investimentos Deixamos-vos de seguida algumas dicas para a construo da parte financeira. Devero definir muito bem o preo que vo cobrar por venderem os vossos produtos ou prestarem os vossos servios. Devero ter em conta os clientes-alvo que definiram nos pontos anteriores, assim como o mercado em que vo actuar. Se tiverem algo inovador para oferecer ou tiverem uma localizao privilegiada, a vossa capacidade de cobrar um preo mais caro maior, pois a vossa concorrncia no ter a capacidade de responder altura. Um exemplo: O bar da praia do Tamariz poder cobrar um preo mais elevado pelos gelados do que os cafs fora da praia, pois est mais perto dos clientes. Se um gelado custar mais 20 cntimos na praia, os clientes esto dispostos a pagar a diferena, pois provavelmente no estaro na disposio de sair da praia para comprar o gelado mais barato. Neste caso, a localizao um factor de diferenciao que ter influncia na formao do preo. A poltica de preos essencial para o sucesso de um negcio, pois atravs dela que os vossos clientes iro posicionar o vosso negcio na sua mente. Nas vossas previses, devero pensar qual a quantidade que iro vender por ano, de forma a conseguirem contabilizar quanto podero ser as vossas vendas. Alm disso, devem igualmente dar-nos uma ideia de como pensam atingir essa meta.

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 21 / 25

Na fase inicial do vosso projecto devero aproveitar todo o material que tm disponvel no vosso agregado familiar, de forma a evitar muitos custos de lanamento, tais como material de escritrio, algum equipamento informtico, etc. Nesse sentido, devero utilizar o material que j tm e depois listar na matriz os materiais que precisam e o respectivo custo. Este conjunto de dados permitir, partida, fazer uma previso realista dos primeiros anos de vida da empresa, mesmo que muitos factores no possam ser estimados com certeza.

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 22 / 25

6.2. Quais os resultados que as Demonstraes Financeiras Previsionais mostram? No momento de lanamento de uma nova empresa necessrio elaborar alguns documentos que se mostram essenciais para fazer estimativas sobre o desenvolvimento do negcio nos primeiros anos de vida. Neste sentido, devero anexar ao vosso Plano de Negcios a Demonstrao dos Resultados, bem como a Ficha Resumo do Projecto, ambas calculadas automaticamente na Matriz Financeira. Estes documentos tm uma elevada importncia, na medida em que so indicadores de anlise para a equipa que vai avaliar os planos de negcio, ainda que, nesta fase, o florescimento de boas ideias de negcio o mais importante. No entanto, como mais importante do que ter ideias, fazer acontecer, pedimo-vos que preencham a matriz com os indicadores financeiros, para que possam concentrar-se em ideias que sejam exequveis, em vez de pensarem em ideias que dificilmente se tornam realidade.

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 23 / 25

7. Financiamento
7.1. Qual o financiamento procurado? No final do vosso Plano de Negcios, se necessitarem de financiamento alheio, devem indicar claramente qual o montante de financiamento necessrio para a implementao do vosso projecto. Alm disso, devem referir como esperam angariar esse montante (por exemplo: recorrer a capital prprio, pedir dinheiro a familiares ou amigos, pedir um emprstimo ao banco, etc).

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 24 / 25

8. Motivao
8.1. Porqu realizar o investimento? E para concluir o Plano de Negcios, devem explicar o motivo pelo qual querem avanar com este projecto. A motivao que transmitirem neste ponto bastante importante para demonstrarem ao potencial investidor (ou, neste caso, ao jri do concurso) que acreditam mesmo neste projecto, bem como acreditam na viabilidade e na exequibilidade do mesmo.

Guio do Plano de Negcios Copyright 2008/2009

Pgina: 25 / 25

Vous aimerez peut-être aussi