Vous êtes sur la page 1sur 8

NDICE DE MASSA CORPORAL E RELAO CINTURA QUADRIL ASSOCIADOS PROBLEMAS DE SADE

Arnaldo Pereira Filho,Tlio Lima Teles, Vtor Cavalcante Aciolly,1 Orientador: Prof. Ademir Schmidt**
Resumo A prevalncia da obesidade tem crescido rapidamente e representa um dos principais desafios para a sade pblica. O objetivo deste estudo foi verificar a prevalncia de sobrepeso e obesidade e o risco coronariano de visitantes da Feira da Sade da X Semana Acadmica da Sade, realizada pela Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia, no segundo semestre de 2011, atravs das variveis antropomtricas. Participaram desta pesquisa 283 sujeitos (sendo 176 mulheres e 107 homens), com faixa etria entre 16 e 82 anos (mdia 26,8311,54. Verificou-se que as prevalncias totais de sobrepeso foram de 45,2% e de obesidade grau I e II foram de 7,3%. Na comparao entre o sexo feminino e o masculino, a prevalncia de sobrepeso foi maior nos homens, porm as mulheres apresentaram um grau de obesidade maior. Assim, a prevalncia de sobrepeso e obesidade e o risco coronariano observada, evidenciam a importncia dos profissionais da rea de sade em alertarem para os riscos que o excesso de gordura pode trazer para o indivduo.

Palavras chaves: Obesidade, IMC, RCQ. INTRODUO Hoje vivemos uma vida cmoda, cheia de luxos e facilidades, tudo instantaneamente. Algumas pessoas dizem que no precisam sair de casa para viver, pois, tem tudo que precisam TV, internet, rede sociais, namoros, comida por entrega, comida congelada, micro-ondas, e muitas outras formas de deixar a vida mais fcil. Porm como todos sabem esse estilo de vida no contribui para uma vida saudvel, levando as pessoas a praticar cada vez menos atividades esportivas e exerccios fsicos, visto que at mesmo suas atividades dirias no exigem nenhum condicionamento, fazendo com que o consumo calrico seja muito acima do gasto energtico. Essa situao tem aumentado incidncia de obesidade e sedentarismo, e junto a esses aspectos os problemas de sade cada vez mais rotineiros, e isso ocorrem cada vez com pessoas mais novas, que o que mais nos preocupa. Damos uma ateno especial alimentao, pois com os produtos qumicos utilizados, os fast foods, tem tomado conta do mercado de alimentao,
1

Discentes do Curso de Educao Fsica da Universidade Salgado de Oliveira. ** Docente do curso de Educao Fsica da Universidade Salgado de Oliveira, Mestre e Doutor em Educao Fsica.

proporcionando cada vez mais diversidades nos alimentos, levando que as pessoas comam cada vez mais alimentos no naturais. Atualmente, observa-se elevada prevalncia de sobrepeso e obesidade na populao mundial. Este quadro tem se caracterizado como uma verdadeira epidemia representando um grave problema de sade pblica. Nos dias atuais o nmero de pessoas com excesso de peso corporal tem crescido de forma surpreendente na populao mundial. Esse excesso de peso classificado como sobrepeso ou obesidade e, segundo a Organizao Mundial da Sade (OMS), no ano de 2015 cerca de 1,5 bilhes de pessoas sofrero com a obesidade, transformando-se em um grave problema de Sade Pblica, sendo caracterizada como uma verdadeira epidemia, principalmente em pases desenvolvidos e naqueles em desenvolvimento, como o caso do Brasil (SAMPAIO e NOGUEIRA, 2006). Constatino e Lopez (1999) alertam que a prevalncia da obesidade cresce e preocupa os mdicos, mostrando a necessidade de combat-la e control-la desde a infncia e a adolescncia, pois a obesidade um distrbio do metabolismo energtico e o melhor caminho para no se tornar obeso prevenir, uma vez que envolve um fator de risco e em condies crnicas levam incapacidade e perda de produtividade, alm de comprometer a qualidade de vida. Desta forma, o objetivo deste estudo foi verificar a prevalncia de sobrepeso e obesidade de visitantes da Feira da Sade da X Semana Acadmica da Sade, realizada pela Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia, no segundo semestre de 2011, atravs das variveis antropomtricas de IMC e de RC/Q. DESENVOLVIMENTO O IMC (ndice de Massa Corporal) e o RCQ (Relao Cintura Quadril), so medidas antropomrficas e antropomtricas que comprovam riscos de sade em padres j aceitos pela OMS. Por sua vez, o IMC consiste no clculo da massa (o peso em kg) dividida pela altura ao quadrado. Verifica especificamente a quantidade de gordura, sem discriminar a massa gorda da massa magra. O RCQ consiste no

permetro da cintura dividida pelo permetro do quadril. Essas duas medidas aliadas somam um poderoso mtodo de analisar os riscos de sade. Embora o IMC no fornea informaes acerca dos componentes da massa corporal, sua aplicabilidade no pode ser ignorada, j que envolve medidas relativamente fceis de serem obtidas, um mtodo rpido e barato na determinao da obesidade, porm ele no fraciona os componentes da massa gorda e massa magra (SCHMIDT, 2010). A RCQ um ndice simples e prtico para determinao da distribuio da gordura abdominal e um forte preditor de morte prematura e doenas cardiovasculares, podendo ser usado como ndice de nvel de adiposidade, mas no independentemente das concentraes de colesterol e da presso sangunea (PITANGA, 2008). A obesidade, com o passar do tempo, tende a repercutir de forma negativa tanto na qualidade como na expectativa de vida dos indivduos. A incidncia de diabetes, aterosclerose, gota, clculo renal e morte cardaca sbita so bastante freqentes em pessoas obesas (PITANGA, 2008). O excesso de gordura corporal est associado a diversas doenas de dimenso fsica e psicolgica, incluindo doenas cardacas, hipertenso, diabetes, osteoartrite, transtornos de ansiedade entre outros (Nahas; Goldenberg e Elliot, apud Santos, 2003). Para classificar o nvel de gordura corporal so recomendados valores de 15% para homens e 23% para mulheres, enquanto a quantidade de gordura de 25% ou mais para homens, e 32% ou mais para mulheres so consideradas como obesidades (PITANGA, 2008). O tratamento do paciente obeso deve ter como objetivo a sade e o bem estar do indivduo, e no apenas os padres estticos, porm a preveno da obesidade parece ser a melhor opo frente ao quadro delineado (NETO 2003 apud REZENDE et al., 2008). A atividade fsica deve ser estimulada desde cedo e os seus benefcios tambm devem ser sempre lembrados, pois a prtica de atividades regulares favorece a preveno da obesidade, de doenas cardiovasculares, do bem estar, enfim, ajuda o indivduo a ter uma melhor qualidade de vida. Alm dos exerccios importante salientar que um mau hbito alimentar e os excessos de consumo de bebidas alcolicas e de cigarro so fundamentais para que o indivduo tenha predisposio a esses problemas.

Considerando a relao existente entre o excesso de gordura corporal e doenas crnicas degenerativa, fica evidente a importncia de se verificar os ndices de adiposidade no combate a estes problemas de sade. METODOLOGIA A pesquisa se classifica como descritiva, que segundo Cervo e Bervian (2002, p.66) caracteriza-se por observar, registrar, analisar e correlacionar variveis sem manipul-las, procurando descobrir, com a preciso possvel, a frequncia com que um fenmeno ocorre, sua relao e conexo com outros, sua natureza e caractersticas. Participaram desta pesquisa 283 sujeitos (sendo 176 mulheres e 107 homens), com faixa etria entre 16 e 82 anos (mdia 26,8311,54), visitantes da Feira da Sade da X Semana Acadmica da Sade, realizada pela Universidade Salgado de Oliveira - Campus Goinia, no segundo semestre de 2011. Foram determinados o ndice de Massa Corporal (IMC) e a relao da circunferncia da Cintura-para-Quadril (RCQ). Para o clculo do IMC foram coletadas as medidas antropomtricas de Massa Corporal (em kg) utilizando uma balana digital da marca Bioland (capacidade at 200kg) e um antropmetro de marca Cescorf para determinao da Estatura (em metros). As medidas de circunferncia da cintura e do quadril (em cm) foram realizadas com uma fita mtrica flexvel. Aps calculados o IMC e a RCQ, os dados foram comparados aos padres de referncia disponveis na literatura pertinente. RESULTADOS E DISCUSSO Tabela 1: Idade, estatura e massa corporal (mdia e desvio padro)
Homens Mulheres Idade 27,0210,92 26,8211,88 Estatura (m) 1,750,08 1,620,06 Massa Corporal (kg) 73,9710,51 59,519,42

Grfico 1: Classificao do ndice de massa corporal

Grfico 2: Classificao do risco coronariano, com base na relao da circunferncia da Cintura-para-Quadril (RCQ)

No total foram avaliados 106 homens (37,8%) e 176 mulheres (62,2%). As prevalncias totais de sobrepeso foram de 45,2% e de obesidade grau I e II foram de 7,3%. No sexo masculino, os valores encontrados foram 32,7% para o sobrepeso e nas mulheres esse valor foi de 12,5%. J a prevalncia de obesidade grau I e II foi de 2,8% nos homens e de 4,5% nas mulheres. Na comparao entre o sexo masculino e feminino, os homens tiveram prevalncia significante maior de sobrepeso do que as mulheres, porm as mulheres apresentaram um grau de obesidade maior do que os homens.

Em relao aos percentuais de RCQ , observa-se que 52,3% dos homens tem um baixo risco coronariano. J nas mulheres esse percentual de apenas 23,3%. No sexo masculino, os valores encontrados foram de 6,5% tanto para o risco alto quanto para o risco muito alto. As mulheres tiveram possuem 15,9% e 10,8% respectivamente. Comparando o sexo feminino com o masculino, os homens um risco significante menor de doenas cardiovasculares do que as mulheres. O risco alto das mulheres mais do que o dobro comparado com os homens e o risco muito alto tambm maior nas mulheres. Em 2005, Sapatra verificou a porcentagem de gordura corporal de 36 adolescentes na faixa etria de 10 a 12 anos. Pode-se concluir que 60% desses adolescentes apresentaram porcentagem de gordura acima do normal. Esse estudo mostra o quanto a obesidade vem crescendo. Em 2011, Kutschera, Moraes e Machado verificaram a prevalncia de sobrepeso e obesidade em escolares surdos de uma escola de Belo Horizonte. Foram avaliados 30 adolescentes com faixa etria entre 14 e 18 anos. Concluiu-se que houve uma prevalncia de obesidade no sexo feminino. Assim como no presente estudo, a obesidade e o risco coronariano foram mais prevalentes no sexo feminino, porm independentemente do sexo, importante alertar principalmente as crianas e os adolescentes sobre os riscos que a m alimentao e o sedentarismo pode trazer para o indivduo, a fim de combater a obesidade. CONCLUSO Observou-se que os homens tiveram prevalncia significante maior de sobrepeso do que as mulheres, porm, as mulheres apresentaram um grau de obesidade maior do que os homens. Tambm pode-se observar que as mulheres tem muito mais chances de ter uma doena cardiovascular do que os homens. O presente estudo conclui que a prevalncia de sobrepeso e obesidade grau I e II e o risco coronariano grande, sendo verificada uma prevalgncia maior no sexo feminino. Assim, a prevalncia de sobrepeso e obesidade e o risco coronariano observada, evidencia a importncia dos profissionais da rea de sade em alertarem

para os riscos que o excesso de gordura pode trazer para o indivduo. Esse alerta se faz necessrio principalmente ns como futuros profissionais de educao fsica, pois iremos lidar com crianas e adolescntes, sobretudo na escola e em decorrncia da vida das grandes cidades, as pessoas esto ficando cada vez mais sedentrias e deixando de fazer atividades fsicas.

REFERNCIAS CERVO, A.L.; BERVIAN, P.A. Metodologia cientfica. 5. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2002. CONSTANTINO, C.F.; LOPEZ, F.A. Obesidade infanto-juvenil. Unifesp Comunicao/Clipping, Folha de So Paulo/SP, jan, 1999. NAHAS, M. V. Atividade fsica, Sade e Qualidade de Vida. Londrina: Midiograf, 2001.

PITANGA, F. J. G. Testes, medidas e avaliao em educao fsica e esportes. 5. ed. So Paulo: Phorte, 2008. REZENDE, V.A.; ALVES, APP.; CASTRO, LPT.; ET AL. Prevalncia de Sobrepeso e Obesidade em Alunos de uma Rede Pblica de Anpolis. Anario de Produo de Iniciao Cientifica Discente. SAPATRA, Mrcia Llian Rodrigues. Obesidade na adolescncia. Revista Digital Buenos Aires - Ao 10 - N 85 - Junio de 2005. SANTOS, Joo Francisco Severo. Atividade fsica e obesidade em trabalhadores da indstria. Revista Digital - Buenos Aires - Ao 9 - N 67 Diciembre de 2003. SAMPAIO, MHB.; NOGUEIRA, KS. O Processo de Desenvolvimento Fsico na Segunda Infncia: uma anlise de perfil de riscos obesidade. 2006. 39 f. TCC (Graduao em Educao Fsica) Universidade Guarulhos SCHMIDT, Ademir. Caderno de Estudos de Cineantropometria. 2010. Curso de Educao Fsica. Universidade Salgado de Oliveira Campus Goinia, Goinia-Gois.

KUTSCHERA, O.E.; MORAES, C. P.; MACHADO, D. S. Prevalncia de sobrepeso e obesidade em escolares surdos de uma escola de Belo Horizonte. Revista Digital. -Buenos Aires - Ao 16 - N 156 - Mayo de 2011.

Vous aimerez peut-être aussi