Vous êtes sur la page 1sur 19

Comunicao Empresarial

Anlise detalhada do tema Baseada nos conceitos de Roger Cahen.

2013

"A comunicao empresarial evoluiu de seu estgio embrionrio, em que se definia como mero acessrio, para assumir, agora, uma funo relevante na poltica negocial das empresas. Deixa, portanto, de ser atividade que se descarta ou se relega a segundo plano, em momentos de crise e de carncia de recursos, para se firmar como insumo estratgico, de que uma empresa ou entidade lana mo para idealizar clientes, sensibilizar multiplicadores de opinio ou interagir com a comunidade." Wilson Bueno (2000: p.50)

Sumrio
Conceito Polticas de Comunicao Acrscimo na qualidade de Servio Vantagens Competitivas Pirmide da Comunicao Pblicos O PICE Concluso Bibliografia

Conceito
O entendimento do novo cenrio mundial oferece comunicao empresarial, por um lado, uma chance inigualvel de afirmao e do outro, srios desafios atividade, como por exemplo: atrelar a comunicao aos objetivos estratgicos da organizao, aproximar-se dos seus clientes internos e atuar de forma integrada nas outras funes da empresa. Assim, torna-se fundamental incorporar novos valores, processos de gesto e sobretudo, novas formas de relacionamento com a sociedade. A comunicao vital para o sucesso das organizaes diante do regime democrtico e da economia internacionalizada que estamos vivendo. O que no podemos esquecer que a comunicao cincia, tem contornos e princpios prprios e as empresas tm responsabilidades enquanto entidade-cidad estando envolvida com a situao que o pas atravessa. No entanto, o dramtico processo de transformao por que passam as empresas dificulta a maneira de perseguir os objetivos de negcio da empresa que garantem um claro alinhamento estratgico dos produtos de comunicao. Assim, a comunicao uma ferramenta estratgica de gesto, de uso interno e externo, sendo o foco de ateno e de (r)evoluo permanente na empresa. Empresas que pretendem sobreviver no mercado e, conseqentemente crescer, tm como premissa a adoo de uma atitude transparente diante de seus pblicos, divulgando constantemente sua cultura, valores e projetos. imperioso apresentar claramente sua filosofia e misso econmica e social atravs da comunicao empresarial. Porm ainda se percebe nas empresas do novo milnio, processos comunicacionais fragmentados e sem poltica definida, configurando uma estrutura parcial de comunicao. Isso acontece, pois diversas tendncias tm modificado e ampliado as maneiras de como possvel se comunicar com os pblicos. Assim, a comunicao empresarial vem assumindo uma importncia cada vez maior. Alm de processos comunicativos deliberados que trazem desenvolvimentos e mudanas significativas. vlido dizer que grande nmero de esforos de comunicao falham, pois eles dependem de uma srie de

condies e circunstncias tais como: fidelidade da mensagem, habilidade e experincia do comunicador, linguagem adequada, nvel de importncia dos processos comunicacionais e, principalmente, a ausncia de uma comunicao interna participativa e coerente entre o discurso e a prtica cotidiana da empresa. E tambm se pode destacar a importncia da pesquisa de clima organizacional como um instrumento de auxlio gesto administrativa, pois esse estudo constitui um excelente canal de comunicao entre os nveis organizacionais mais altos e os demais existentes na empresa, tendo em vista o avano das novas tecnologias de comunicao. Simplificadamente descrevendo, a comunicao ajusta-se como um mecanismo da ideologia empresarial que visa informar o pblico alvo com total clareza de objetivos e atitudes.

Polticas de Comunicao
A Poltica de Comunicao comea com uma deciso da cpula, da alta administrao, e est sempre alicerada em vrias necessidades reais (aumentar a visibilidade da organizao na mdia, melhor relacionamento com os pblicos de interesse, consolidar a imagem ou reputao e, quase sempre, dar uma mexida profunda na comunicao interna, entre outros objetivos ) e, obrigatoriamente, deve envolver os profissionais de comunicao, todos eles, de uma organizao. Pera a, mas no s eles. Uma Poltica de Comunicao no serve apenas para a comunicao, mas permeia todos os setores de uma organizao e, portanto, se voc est cogitando de construir uma ser melhor, indispensvel, convocar os colegas do Marketing, dos Recursos Humanos, do Planejamento, da Tecnologia da Informao, mas tambm os vendedores, sem se esquecer jamais da turma muitas vezes sisuda do Financeiro. Sim, porque no se contri uma Poltica de Comunicao com giz ou cuspe, necessrio dispor de recursos e eles podem ser, dependendo do porte da organizao, nada desprezveis. Decidida a construo da Poltica de Comunicao, algumas coisas se tornam absolutamente importantes, sem o que tudo no passar de um exerccio (em algumas organizaes muito doloroso) que no leva a nada. Em primeiro lugar, uma empresa ou entidade no pode ter poltica alguma, sem uma mudana importante na maneira pela qual contempla a comunicao. E a que comeam os problemas. Se a comunicao no efetivamente estratgica, nada feito. Alis, no faz sentido ter uma Poltica de Comunicao, se a organizao no sabe l muito bem para que serve a comunicao, se a encara como despesa e no como investimento, se v o processo de se abrir para a sociedade mais como ameaa do que como oportunidade. Ela parte, obrigatoriamente, de uma constatao bvia, mas difcil de engolir e mais ainda difcil de praticar: numa organizao, todas as pessoas so responsveis pela comunicao. No so apenas os profissionais de comunicao (importantssimos, ningum duvida, muito menos eu) que mantm contato com os stakeholders (parte interessada), mas todos os

funcionrios (detesto esse negcio de colaboradores porque soa mesmo falso, hipcrita demais porque h organizaes com as quais ningum quer colaborar). No adianta ter uma revista maravilhosa, daquelas que ganham Prmio Aberje, e um atendimento telefnico de fundo de quintal, um relacionamento complicado com a imprensa (vista como adversria) e uma postura no democrtica, transparente de relacionamento com os clientes e a comunidade. Enfim, uma Poltica de Comunicao parte da necessidade de se criar uma autntica "cultura de comunicao", quer dizer, ou todo mundo se compromete ou no vai funcionar. Alm de que uma boa comunicao precisa estar sempre se antecipando aos acontecimentos, pr-ativa em sua proposta e execuo.

Acrscimo na qualidade de Servio


A comunicao uma questo essencialmente social, pois o homem desenvolveu diferentes sistemas de comunicao que torna possvel a vida social. Ela existe desde os primrdios, pois as pessoas se relacionam atravs da comunicao, seja ela falada, escrita ou gesticulada. Pode-se dizer que a comunicao faz parte da interao humana e o xito da organizao depende da habilidade que os indivduos tm de comunicar-se entre si. Contudo, entende-se que a comunicao eficaz uma das ferramentas essenciais para o sucesso de uma organizao, de um indivduo, de uma nao, e, portanto as organizaes esto cada vez mais tentando flexibilizar as comunicaes e facilitar o fluxo das informaes entre seus colaboradores para obterem sucesso, pois a comunicao eficaz smbolo de poder e autoridade, e cada vez mais as pessoas que pretendem atingir um alto nvel de profissionalismo buscam a excelncia na comunicao. com o propsito de alcanar maximizao da qualidade de servios prestados, que se busca implantar formas cada vez mais eficazes de se comunicar com o pblico alvo.

Vantagens Competitivas
O impacto da Revoluo da Informao j redesenha as empresas e o universo dos negcios, mas est apenas comeando. Por exemplo, a Internet, determinar o fracasso ou o sucesso de empresas e negcios, mudar a estrutura dos mercados, o comportamento dos consumidores e as relaes trabalho-capital. Com o tempo, vai impactar toda a vida social, os valores, a poltica e a cultura. Apesar de toda essa revoluo, a tecnologia, cada vez mais acessvel em qualquer parte do planeta, costuma colocar as empresas num mesmo patamar, sem grandes diferenciais e sem abismos em relao s vantagens competitivas. Em determinados momentos, companhias criadoras lucram com as inovaes que introduzem no mercado, com mudanas significativas introduzidas no processo de produo ou com um sistema de gesto revolucionrio. Mas, hoje, rapidamente, essas inovaes so disseminadas e compartilhadas pelas demais corporaes. Nesse novo cenrio, quais sero as vantagens competitivas de uma empresa ou de uma marca? Os publicitrios so os nicos com uma resposta na ponta da lngua. Para eles, diferenciais ou vantagens competitivas no precisam ter ligao com o mundo real, pois elas podem ser puramente subjetivas e conceituais. Em boa parte dos casos, o diferencial ainda o preo. Da mesma forma, as marcas agregam certos valores que no so medidos pelos custos de produo, mas pelo que eles representam para o consumidor em termos de prestgio, status e exclusividade. Mas, cada vez mais, o consumidor, em particular e a sociedade, como um todo, esto impondo novas exigncias s empresas, o que estabelece outros parmetros para se determinar as vantagens competitivas de uma corporao ou de uma marca. Diante desse cenrio, a sociedade comea a entender que, tanto quanto os governos nacionais ou os organismos internacionais, as empresas so tambm responsveis pela transformao social. Assim, deve ser cobrada delas uma atuao socialmente responsvel na proporo de sua riqueza e de seu poder de ao e na proporo daquilo que recebem da sociedade.

Pirmide de Comunicao

Atividades So as aes rotineiras da empresa que o pblico alvo pode observar; Necessitam de constante avaliao e reviso, alm de apoio de todos os setores; Podem tambm ser complexas, exigindo maior tempo de implantao.

Atitudes Simplificadamente, o desempenho dos colaboradores; O pblico percebe de forma subliminar; Fora cada membro da equipe a ter comportamento coerente a imagem que a empresa quer demonstrar.

Polticas Escritas: so as Leis da Empresa e emanam na percepo que o pblico tem do todo da organizao; No Escritas: vem das relaes com o cliente, ou seja, dizem respeito ao tratamento de quem faz o capital da empresa.

Filosofias So a base da pirmide; Atravs delas que se desenvolvem as Leis da Empresa So indissolveis nos setores; Devem ser respeitadas sempre e so, em sua maioria, imutveis.

Pblicos
Os pblicos prioritrios de uma empresa so os Governos Federal, Estadual e Municipal alm dos clientes, a comunidade e as indstrias. O pblico interno um formador de opinio e sua empatia em relao empresa vai alm de seus limites fsicos, podendo propagar-se pelo mercado de um modo geral. O pblico interno pode ser defensor ou detrator da organizao, dependendo da forma como tratado e da considerao que recebe quanto s informaes que de direito lhe so devidas". Trabalhar a comunicao interna muito mais que informar funcionrios das decises da diretoria e das novas regras que devem ser observadas para o comportamento em situaes diversas. Exige sensibilidade pra perceber que o dilogo no deve ser procurado apenas em situaes de emergncia e que manter a credibilidade dos empregados na organizao uma atitude democrtica que contribui para a harmonia na relao capital/trabalho, lder/liderado, empresa/empregado, ou como denominado atualmente, colaborador. Analisar o perfil das relaes afetivas, emocionais e profissionais entre a empresa e os empregados nem sempre um objeto de investigao sistemtica por parte das empresas. Assim como fornecer, obter e utilizar informaes adequadas, no momento certo, saber ouvir ou ler opinies, bem como transmitir com preciso o pensamento, por meio da fala ou da escrita. H que se reconhecer que uma empresa age em funo de resultados objetivos. Os avanos da cincia administrativa revelam que a forma mais eficiente de atuar buscar nos seu pblico interno o que ele tem de melhor a oferecer: criatividade e iniciativa. Um fator indiscutvel de sucesso nos processos comunicacionais dar ao pblico interno uma importncia igual a todos os demais assuntos e saber que frente do desenvolvimento empresarial esto as estratgias de comunicao estruturadas e identificadas com o ambiente de negcio.

O estabelecimento do dilogo com os funcionrios e a preocupao com sua satisfao representa uma posio moderna no tratamento entre "quem produz" e o "dono da produo". Muitas empresas j esto atentas criao e desenvolvimento de programas sociais internos nas reas de sade, higiene, segurana, treinamento, esporte, lazer cultura, seguridade, dentre outros. O desempenho da comunicao interna fundamental para que os colaboradores se comprometam com o sucesso da empresa e para isso precisam estar constantemente informados sobre os objetivos e metas da sua organizao, e ainda terem autonomia para exercitar escolhas e opes.

O PICE
Um Plano de Comunicao um documento que estabelece a forma que dever assumir a comunicao organizacional. Este plano dever obrigatoriamente incluir os seguintes elementos: Objetivo: qual o objetivo, ou objetivos, que se pretende atingir com a comunicao; este objetivo dever, naturalmente, estar integrado na misso da organizao, nos seus objetivos globais e na sua estratgia de desenvolvimento; Mensagem: qual a mensagem (e respectivo contedo) que se pretende fazer passar de forma a atingir os objetivos pretendidos; Destinatrios: a que stakeholders (colaboradores, clientes, fornecedores, acionistas/investidores, financiadores, media, pblico em geral) se pretende chegar com a mensagem; Abordagem: quem deve ser o emissor da mensagem, quais devero ser os suportes e canais de comunicao para transmitir eficazmente a mensagem e qual dever ser o momento para a sua transmisso; Avaliao: de que forma ser avaliada a eficcia da mensagem e a sua adequada recepo pelos stakeholders definidos como destinatrios. O Plano de Comunicao poder ainda incluir um oramento, que estabelece os custos para cada ao constante no Plano de Comunicao.

Planejar o qu? A criao e a implantao de atividades que criem ou mantenham a imagem positiva da empresa diante de seus clientes atravs da pirmide j mencionada.

Como implantar? Estabelecendo objetivos que tenham uma dose razovel de flexibilidade; Apresentando propostas adequadas as necessidades imediatas da empresas;

Controlar o qu e como? Deve-se planejar qualquer evento que possa afetar ou abalar a imagem da organizao; Analisando riscos e problemas potenciais, Administrando a rea posta sobre sua responsabilidade; Planejando todas as atividades do sistema implantado;

Rever e replanejar por qu? No basta manter preciso aperfeioar; A soma dos sistemas que esto integrados fazem a empresa funcionar bem; Quando os colaboradores esto motivadas e em movimento os lucros aumentam; preciso acompanhar as tendncias do Mercado;

Apresentando Pontos: Necessidades Fsicas- dizem respeito ao ambiente; Necessidades Humanas- pessoas que atendam o padro profissional desejado; Atividades- propostas de mudanas julgadas necessrias;

Oramento- a soma total de valores das atividades que sero desenvolvidas pelo plano.

Anlise preliminar Histria passada e atual da empresa; Servios prestados por ela; Relaes com seus pblicos internos e externos; Estrutura ou comunicao informal interna- aceitao de idias; Comunicao formal- avisos e comunicados; Comunicao formal externa- publicidade; Atividades para pblicos internos- eventos comemorativos; Atividades para pblicos externos- eventos para lanamento; Elementos visuais- identificao, uniforme, etc;

Objetivos Permanentes Conscientizar a opinio pblica; Fortalecer a credibilidade; Obter reconhecimento positivo; Obter bons negcios; Manter canais de comunicao; Motivar colaboradores; Favorecer a imagem pessoal da diretoria e gerencias.

Mensagens preferenciais So conceitos curtos; Jamais so escritas, devem estar subliminar mente vinculadas ao nome da empresa; So mensagens sobre qualidade do produto/servio; Podem se referir at aos funcionrios que se mantendo motivados, se sentem mais realizados.

Concluso do Plano quando o marketing consegue despertar o desejo do cliente necessrio que alm de querer t-lo o cliente no resista e compre; Apresentar cada item e discutir a validade deles apenas no trmino da exposio; indispensvel um cronograma contendo as atividades do projeto. Os colabores so essenciais na fase de aprovao do Plano pois a resistncia deles no ajuda nas mudanas que acontecero em breve; Monitore voc perde. frequentemente as atividades em desenvolvimento, pois

simplificadamente, se o plano perde, a empresa perde e consequentemente

Concluso
Embora o processo de comunicao seja imprescindvel para qualquer organizao social, o fato de existir uma comunicao empresarial formalizada, no garante que todos os problemas da empresa sejam resolvidos. Afinal o aspecto relacional da comunicao do dia-a-dia nas organizaes, que interna ou externamente, sofre interferncias e condicionamentos variados dado o volume e os diferentes tipos de comunicaes existentes. Para as empresas sobreviverem aos desafios do novo milnio ser necessrio no s a adoo de uma estrutura de comunicao profissionalizada e integrada ao processo de deciso, como tambm, a incorporao de novos valores, processos de gesto - incluindo constante avaliao dos efeitos comunicacionais - e novas formas de relacionamento com a sociedade assumindo de forma plena a sua responsabilidade social. preciso no somente prever problemas, mas corrigi-los antes que eles interfiram e estabelecer um clima favorvel. Segundo Odebrecht (1998: p.52) "o melhor instrumento de que dispem os seres humanos para antecipar-se ao curso dos acontecimentos uma empresa concebida e dirigida a partir de uma estratgia, ambas capazes de aperfeioarse com o correr do tempo". Com isso ganha fora a necessidade da comunicao tornar-se funo de toda a organizao, incorporando-se ao papel gerencial, integrando -se efetivamente ao processo de deciso da empresa.

Bibliografia
-Normas da ABNT. Manual de referncias bibliogrficas. Disponvel em: <http://www.leffa.pro.br/textos/abnt.htm>. Acesso em: 10 dez. 2012 -Associao Brasileira de Normas Tcnicas. Formate sua monografia. Disponvel em: <http://fazendoacontecer.net/2010/02/04/como-formatar-umamonografia-pelas-normas-abnt-do-inicio-ao-fim>/. Acesso em: 10 dez. 2012 -BUENO, Wilson. Epgrafe da monografia. Pgina: 50. So Paulo, 2000. - CAHEN, Roger. Frases extradas para anlise. Tudo que seus gurus no lhe contaram sobre Comunicao Empresarial. Pginas:23, 26. So Paulo, 1990. -BATISTA, Andra Batista. Comunicao Empresarial nos dias de hoje. Comunicao Empresarial On Line. Disponvel em: <http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicaoempresarial/artigos/ comunicacao_corporativa/artigo8.php>. Acesso em: 5 jan. 2013. - Comunicao Empresarial nos dias de hoje. Comunicao Empresarial On Line. Disponvel em:<>. Acesso em: 5 jan. 2013. -BUENO, Wilson da Costa. Poltica de Comunicao. Comunicao Empresarial On Line. Disponvel em: <http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/artigos/ comunicacao_corporativa/artigo13.php>. Acesso em:5 jan. 2013 -REIS, Lucia Bueno. A comunicao como componente na qualidade de servio. Comunicao On Line. Disponvel em: <http://www.comunicacaoempresarial.com.br/comunicacaoempresarial/artigos/ comunicacao_corporativa/artigo12.php>. Acesso em:5 jan. 2013

Vous aimerez peut-être aussi