Vous êtes sur la page 1sur 10

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAR UFPA CAMPUS UNIVERSITRIO DE MARAB CURSO DE ENGENHARIA DE MINAS E MEIO AMBIENTE

Bruna Kharyn de Assuno Barbosa

Tipos de Ruptura em Taludes: Ruptura em Cunha

Marab - PA 2012

Bruna Kharyn de Assuno Barbosa

Tipos de Ruptura em Taludes: Ruptura em Cunha

Trabalho apresentado como parte da avaliao da disciplina de Mecnica das Rochas II no curso de graduao em Engenharia de Minas e Meio Ambiente da Universidade Federal do Par. Docente: Profa. Karina Fischer Lima Santiago Docente: Prof. Alcy Favacho

Marab - PA 2012

Introduo

Em vrias obras, tais como estradas, fundaes, barragens e minas a cu aberto, existe a necessidade de se estimar o grau de estabilidade de taludes, sejam eles naturais ou construdos pelo homem. Taludes so superfcies de fronteira entre o ar e a rocha, podendo ser verticais ou inclinados, ou corpos de obras de terra, como uma barragem ou aterro. O nvel de segurana e os mtodos de planejamento de taludes dependem do tipo de obra a ser realizada. Em obras como estradas urbanas, ferrovias, prdios e barragens preciso segurana total, o tempo todo, dado que acidentes nesses tipos de construes teriam grandes perdas materiais e humanas, superando mesmo os elevados custos de escavao e suportes de rochas. J em estradas de transporte e, principalmente, em minas a cu aberto, os gastos com a completa segurana tornariam os projetos inviveis. No caso da minerao, as escavaes tm como principal utilidade a retirada de material estril e sua separao do minrio. Os taludes so, em geral, temporrios devido ao crescimento constante da mina. Portanto as medidas de segurana tomadas devem ser para curto e mdio prazo e levando em conta os menores gastos possveis de modo a maximizar o lucro. Sendo mais barato escolher um ngulo seguro para cortes de taludes do que remediar uma situao de insegurana ou mesmo acidente, grande parte do projeto de taludes constitui-se em definir seu ngulo, entendendo que taludes muito aplainados significam escavao demasiada e taludes ngremes demais podem aumentar a quantidade de tempo gasto com bloqueios em estradas de transporte e o nmero de acidentes e perdas. Assim, importante compreender os tipos de instabilizaes que podem ocorrer em taludes. Na maioria das rochas duras e em algumas mais brandas tambm, as descontinuidades pr-existentes controlam os modos de deslocamentos de rochas de modo que os principais tipos de rupturas so deslizamentos (slidings). Esse trabalho trata de apresentar os mtodos empregados em anlise de rupturas em cunha (wedge sliding) de acordo com o modo mais geral, considerando ngulo de atrito interno da rocha, coeso e presso de gua.

Ruptura em Cunha Definio

De acordo com Goodman (1989), ruptura ou deslizamento em cunha um dos trs modos bsicos de ruptura em taludes de rochas duras. A cunha em si uma formao muito simples, sendo o resultado da interseco de dois planos de descontinuidade que estabelecem um bloco tetradrico. O deslizamento pode ocorrer sem nenhuma caracterstica de rompimento estrutural bastando que a linha de interseco das descontinuidades aflore escavao adentro. [figura B pag. 295 goodman e fig. cunha 297]. preciso observar ainda que as descontinuidades constituintes das cunhas podem tanto ser planares e lisas (caractersticas consideradas no tratamento analtico do problema), como podem ser uma srie de famlias de descontinuidades pouco espaadas. No ltimo caso, o tratamento analtico ainda baseado na premissa de que as rupturas ocorrem em estruturas planares, mas a determinao das direes (dip direction) e mergulhos (dip) e das posies destes planos podem apresentar dificuldades prticas. A ruptura de uma cunha no-planar como a da figura [FIGURAS 4.22 E 4.23 AZEVEDO 237] provavelmente ocorreu gradualmente com deslocamentos de pequenos blocos de rocha sem movimentao violenta. J a figura 3 mostra uma cunha para a qual a ruptura ocorreu de forma violenta e repentina ao longo da linha de interseco. A geometria para fins de anlise considerada a da figura 1, sendo que o plano de menor inclinao , por conveno, chamado de plano A e o plano mais ngreme o plano B.

Anlise da Ruptura por Cunha

Na anlise e planejamento de taludes, necessrio avaliar-se as caractersticas de resistncia a cisalhamento das descontinuidades controladoras do padro de ruptura, o que freqentemente requer testes de campo e de laboratrio. No entanto, se a direo do corte pode ser alterada para atender s propriedades estruturais do macio, possvel escolher a orientao da escavao de modo que a ruptura no possa ocorrer, independente do ngulo de atrito das descontinuidades. O primeiro passo a ser dado em uma anlise de estabilidade a determinao das relaes entre as diversas famlias de descontinuidades no macio rochoso e seu potencial cintico de instabilidade por meio de uma anlise cinemtica com projeo estereogrfica. O segundo passo determinar a resistncia ao cisalhamento nos planos

de descontinuidades ou quais os blocos de rochas que podem movimentar-se, atravs de ensaios in situ ou de laboratrio. Finalmente, o terceiro passo determinar as condies de fluxo de gua pelas descontinuidades ou em macios intensamente fraturados, por meio de poos e/ou de avaliao de campo, de modo a caracterizar as presses de gua atuantes em blocos potencialmente instveis.

Anlise cinemtica de ruptura em cunhas

Cinemtica refere-se ao movimento de corpos sem referncia s foras que causam essa movimentao. Muitos cortes de rochas ficam estveis em taludes ngremes apesar de conterem planos de fraqueza ngremes com resistncia muito baixa. Isso ocorre quando no h liberdade para o bloco se mover ao longo da superfcie devido presena de crescimentos rochosos no caminho. Em caso de tais rochas bloqueadoras serem removidas do caminho por eroso, escavao ou crescimento de fraturas, o talude falhar imediatamente. Goodman (1989) apresenta a anlise cinemtica a seguir com base nessa considerao, de que existe bloqueio de rochas ao longo do plano de movimentao dos blocos, para que mnimas referncias sejam feitas aos parmetros de foras, mas sim s orientaes das estruturas. A primeira coisa a saber a respeito da anlise cinemtica que o mtodo de realizao mais utilizado o da projeo estereogrfica, dada sua praticidade, e que os elementos lineares bsicos de qualquer macio rochoso so: D, vetor direo do mergulho (dip vector), N, normal ou plo (normal vector) e I, linha de interseco (intersection line). [inserir figura 8.4 goodman 302] Primeiramente deve-se compreender a anlise cinemtica da ruptura planar. Qualquer bloco tendendo a deslizar numa nica superfcie plana vai transladar para baixo paralelamente ao mergulho D do talude. Se o corte do talude for feito com um ngulo em relao horizontal, as condies de ruptura so simplesmente que D esteja direcionado ao espao livre da escavao (pit) e que seu mergulho seja inferior ao ngulo . [figura 8.5 a goodman 303] A figura [8.5 b 303] mostra um corte de talude plotado estereograficamente (crculo maior). Os requisitos cinemticos para a ruptura planar so satisfeitos se o vetor mergulho de uma possvel superfcie de ruptura plota-se na rea hachurada acima do circulo maior, o que significa que o ngulo de corte mais alto que o ngulo de mergulho do talude. Na situao da figura, o plano de D1 deslizaria j o plano D2 no.

Assim, conhecido o vetor de mergulho D de uma superfcie de fraqueza potencialmente problemtica possvel determinar o ngulo limite de segurana (ou seja, aquele mais ngreme possvel) correspondente ao corte de uma determinada direo, que pode ser modificada de acordo com as condies do talude, simplesmente aplicando-se a construo da figura [8.5 c 303]. Para um corte com direo (strike) 1 o ngulo 1 mximo o mergulho do crculo maior passando pela direo 1 e por D1. Do mesmo modo, para o strike 2 o 2 mais alto o mergulho do circulo maior que passa pelo strike 2 e por D1. Para ruptura planar ocorrendo num nico plano de fraqueza, pode-se ver que a liberdade cinemtica para deslizamento s ocorre em metade do conjunto de possibilidades de orientaes de corte. Cortes quase paralelos direo de mergulho do plano de fraqueza sero estveis mesmo que quase verticais. Compreendido o caso da ruptura planar, basta saber que para a ruptura em cunha a anlise cinemtica se d exatamente do mesmo modo, exceto que em vez do elemento linear D, utiliza-se o elemento linear I, visto que as cunhas so formadas da interseco de dois planos de fraqueza, sendo, portanto, a linha de interseco o elemento que melhor a define. Antes de exemplificar a anlise de uma cunha, no entanto, preciso relembrar que para plotar a interseco entre dois planos h duas tcnicas estereogrficas: medio direta do ngulo do ponto de interseco entre os crculos maiores que representam os planos, ou atravs dos plos destes planos que ao serem alinhados formam um crculo maior cujo plo por sua vez a interseco dos dois planos estudados. Essa tcnica considerada mais prtica pela menor quantidade de marcaes no papel de projees (apenas os plos em vez dos planos) e tambm pela facilidade em campo de plotar o plo. Goodman (1989) utiliza-se esse ltimo mtodo. Sendo assim, pode-se analisar a figura [8.6 304], que se trata da anlise cinemtica de possveis falhamentos em cunha para um macio rochoso composto de trs famlias de juntas. Se um corte for feito com a direo mostrada, apenas as cunhas formadas pelos planos 1 e 3 ou 1 e 2 teriam o potencial de romper, j que a cunha 2 e 3 est mergulhando em direo oposta da escavao. Se o corte for inclinado ao ngulo determinado pelo circulo maior passando pelo I3, e com a direo determinada para o corte, ento apenas a cunha formada pelos planos 1 e 2 seria capaz de deslizar (por conta de o corte ser mais ngreme que a linha de interseco desta cunha). No entanto, neste caso, como o ngulo desta cunha muito baixo, Goodman (1989) considera que ela no deve causar maiores problemas.

Na prtica, com o levantamento de descontinuidades provvel que se gere uma multiplicidade de descontinuidades e muitos vetores de mergulho, vetores normais e linhas de interseco. Contudo possvel reduzir o numero de linhas para uma quantidade mais vivel de anlise preparando uma projeo simples como a da figura [8.8 a 305], a partir do desenho de um crculo de raio 90- onde o ngulo de atrito interno concntrico rede estereogrfica. A rea fora do crculo (hachurada na imagem) contm as linhas que mergulham a um ngulo inferior a . Portanto, todos os vetores I e D dentro dessa rea podem ser eliminados da anlise, afinal rupturas planares e em cunha, por ao da gravidade, s podem ocorrer se D ou I forem mais ngremes que . Mesmo assim, no caso de uma cunha muito aguda em cujos planos de descontinuidade haja qualquer rugosidade ocorre aumento considervel de resistncia ao movimento, tal que I freqentemente inclina-se bem mais que sem que acontea deslizamento da cunha.

Anlise do FS de cunhas, considerando-se o atrito

A fim de analisar as condies de estabilidade de taludes, uma medida muito utilizada o fator de segurana (FS), um ndice obtido a partir da razo entre as foras que tendem a resistir ao deslizamento, FR, e as foras que tendem a produzir deslizamento, FD. Para a anlise desse ndice, consideram-se os elementos estereogrficos apresentados na figura [17.7 p 307 Hudson]. O FS de uma cunha, considerando-se apenas o atrito como a resistncia oferecida ao deslizamento, e sendo os ngulos de atrito de ambos os planos iguais a , dado por:

Onde Ra e Rb so as reaes normais nos planos A e B mostradas na figura [Azevedo 4.25 pag 240], i o ngulo de inclinao da linha de interseco e W o peso da cunha. Seguindo a figura acima, para encontrar Ra e Rb, calcula-se: ( ( ) ) ( ( ) )

Que resolvido e somados Ra e Rb, resulta em:

Ou seja:

Em que:

O fator de segurana FSw o FS de uma cunha suportada apenas pelo atrito enquanto o FSp o FS de um plano de ruptura no qual a face do talude est inclinada com um ngulo fi; o plano de ruptura est inclinado com o ngulo i; k o fator de cunha que conforme a equao acima depende do ngulo entre os planos que compem a cunha ( , que a agudez da cunha) e do ngulo entre a bissetriz da cunha e a horizontal (, que a verticalidade da cunha). Valores do fator de cunha, k, para uma faixa de valores de e so apresentados na figura [4.26 242 azevedo]. O fator de segurana para este caso simples isto , considerando-se somente o atrito como fora de resistncia ao movimento pode facilmente ser calculado, encontrando-se os ngulos e por meio da projeo estereogrfica das feies que

definem o talude. No entanto, quando se analisa um caso mais complexo, onde os ngulos de atrito de cada um dos planos so diferentes, e a coeso e a presso da gua so consideradas, as equaes ficam muito longas e complexas. Utilizar os ngulos e deixa de ser apropriado. Uma anlise em termos de mergulhos e de suas direes mais interessante.

Anlise da ruptura por cunha, incluindo coeso e presso da gua

Considera-se uma cunha de geometria apresentada na figura [4.27a pag 244 azevedo], na qual a superfcie superior do talude pode ser oblqua.

A altura total do talude H definida na figura [b] a diferena total de elevao vertical entre as extremidades superior e inferior da linha de interseco ao longo da qual se admite que o deslizamento v ocorrer. A distribuio da presso de gua considerada baseada na hiptese de que a cunha impermevel e que a gua entra pelo topo da cunha, atravs das linhas de interseco 1 e 2. A distribuio de presso resultante mostrada na figura [b], sendo que a mxima presso ocorre ao longo da linha de interseco 5 e a presso nula nas linhas 1, 2, 3 e 4. Essa distribuio representa as condies extremas que podem acontecer durante uma chuva intensa. Sendo muito importante a correta identificao das linhas de interseco dos vrios planos a fim de evitar confuses, define-se: 1- Interseco do plano A com a face do talude; 2- Interseco do plano B com a face do talude; 3- Interseco do plano A com a parte superior do talude; 4- Interseco do plano B com a parte superior do talude; e 5- Interseco dos planos A e B. Lembra-se que o deslizamento se d ao longo de 5. O FS do talude assim derivado da analise mais detalhada apresentada por Hoek et al. (1973): INSERIR FORMULA DA PAGINA 243 4.48 NO LIVRO DO AZEVEDO E A DESCRIAO DAS VARIAVEIS NA 244, JUNTAR AS DUAS E DAR UM JEITO DE FICAR MAIS ARRUMADO AQUI!

Cartas de Estabilidade de Cunhas Apenas para Atrito

Considerando a coeso nos planos A e B nula e o talude completamente drenado, o fator de segurana fica reduzido a:

Os fatores adimensionais A e B dependem das direes de mergulho e dos mergulhos dos dois planos. Valores para estes fatores foram calculados para uma faixa de geometrias de cunhas e os resultados so apresentados na srie de cartas a seguir [figuras 4.30 a 4.37 pag 248 azevedo]. Vrios clculos tm mostrado que a ruptura de uma cunha com FS> 2, obtido de cartas de estabilidade de cunha somente por atrito improvvel de acontecer mesmo

sob a combinao mais severa de condies s quais o talude possa estar submetido. Com base nestes clculos, Hoek et al. (1981) sugerem que as cartas de estabilidade de cunhas somente para atrito sejam utilizadas para definir aqueles taludes adequadamente estveis e que possam ser ignorados em anlises subseqentes. Para aqueles em que o FS seja inferior a 2 a situao considerada potencialmente instvel e deve-se examinlos com maiores detalhes. Em muitos problemas prticos que envolvam o projeto de taludes em minas a cu aberto ou cortes de estrada estas cartas fornecem informaes suficientes. Deve-se ter maiores cuidados, contudo, com taludes j escavados, pois para eles as cartas tm utilidade limitada. De acordo com Hoek et al. (1973) apud Azevedo e Marques (2006), poucos taludes requerem uma anlise detalhada e deve-se ter em mente o tempo gasto em tal tipo de anlise, quando mtodos mais simples (j apresentados) so adequados.

Vous aimerez peut-être aussi