Vous êtes sur la page 1sur 5

Matriz do frum Aluno: Disciplina: Fundamentos de Marketing Turma: Registre, abaixo, sua opinio sobre os dois trabalhos elaborados

por seus colegas de turma... TRABALHO 1 Trabalho do aluno: Tpico 1 Ideias compatveis com as suas Idia 1: Sobre Merchandising e Comunicao em ponto de venda Aline escreve: Aqui vemos grande alinhamento com objetivo do merchandising que procura induzir novos consumidores experimentao e compra; influenciar consumidores atuais, estimulando fidelidade marca; apresentar informaes; diferenciar uma marca de seus concorrentes; eliminar estoques nos pontos-de-venda. Assim, sendo o merchandising o conjunto de tcnicas responsveis pela informao e apresentao destacada dos produtos na loja, de maneira tal, que acelere sua rotatividade. (Pereira, 2012, p.2). Justificativa, segundo contedo: Compartilho com as idias de Aline sobre o assunto, pois, de acordo com a autora Regina Blessa: Merchandising qualquer tcnica, ao ou material promocional usado no ponto-de venda que proporcione informao e melhor visibilidade a produtos, marcas ou servios, com o propsito de motivar e influenciar as decises de compra dos consumidores. (Blessa, 2001, p18). Idia 2: Sobre estratgias de vendas Aline escreve: A estratgia do Habib's oferecer preos baixos nos itens principais e estimular o cliente a consumir itens mais caros e lucrativos... (Pereira, 2012, p.3).

Justificativa, segundo contedo: A estratgia mercadolgica do Habibs, de passar a idia de menor preo relacionase apenas a alguns produtos de seu variado cardpio, pois, para que esta franquia possa obter lucro faz-se necessrio que o cliente consuma itens de maior lucratividade. Um exemplo desta afirmao a entrevista revista Exame (edio de Novembro de 2005), em que Alberto Saraiva diz que "Para serem rentveis, as lojas precisam vender uma bebida e meia por cliente e 33 sobremesas para cada 100 pessoas".

Tpico 2 Idias diferentes das suas Idia 1: Sobre Pblico-Alvo Aline escreve em seu trabalho: O pblico-alvo do Habibs notadamente formado por pessoas de baixo poder aquisitivo. (Pereira, 2012, p.1). Em minha AI escrevo: Assim, no que diz respeito, especificamente, rede Habibs podemos dizer que o seu pblico-alvo so pessoas de todas as classes sociais, principalmente as classes B e C. Incluindo adolescentes e adultos, com destaque para o pblico infantil. (Rodrigues, 2012, p.3). Justificativa, segundo contedo: Creio que o pblico-alvo do Habibs sejam todas as classes sociais, pois, com a estratgia de preos baixos o Habibs busca penetrar no mercado atraindo no somente a populao de baixa renda, mas, tambm, a populao das diversas classes sociais existentes. Um exemplo desta afirmao so as palavras de Alberto Saraiva, proprietrio da rede, em entrevista revista Isto Dinheiro, edio de maro de 2001: A rede Habibs [...] orgulha-se de sua poltica de preos e da democrtica mistura de classes em seus restaurantes. Idia 2: Justificativa, segundo contedo: No foram encontradas outras idias diferentes. Tpico 3 Ideias refutadas Idia 1: Sobre Comparao de instrumentos promocionais com os dos principais concorrentes. Justificativa, segundo contedo: No se trata de uma idia refutada. Porm, penso que nesta parte do trabalho faltou a indicao dos principais concorrentes, assim como, a comparao de seus respectivos instrumentos promocionais. Idia 2: Justificativa, segundo contedo: No foram encontradas outras idias a refutar.

Matriz do frum Aluno: Disciplina: Fundamentos de Marketing Turma: Registre, abaixo, sua opinio sobre os dois trabalhos elaborados por seus colegas de turma... TRABALHO 2 Trabalho do aluno: Tpico 1 Idias compatveis com as suas Idia 1: Sobre o pblico-alvo Em seu trabalho Roberto escreve: Com a proposta de franquias, e o mapeamento do crescimento por bairros, tendo em primeiro plano na cidade de So Paulo e de certa forma se apresentando como uma alternativa ao legado deixado pelo Grupo Sergio, e considerando o perfil totalmente heterogneo de sua populao, ficou claro que o pblico alvo, era simplesmente e literalmente todo mundo. (Ribeiro, 2012, p.2). Em meu trabalho escrevo: Assim, no que diz respeito, especificamente, rede Habibs podemos dizer que o seu pblico-alvo so pessoas de todas as classes sociais, principalmente as classes B e C. Incluindo adolescentes e adultos, com destaque para o pblico infantil. (Rodrigues, 2012, p.3). Justificativa, segundo contedo: Em sua Atividade Individual, o prprio Roberto, justifica esta afirmao da seguinte forma: O que se notou no histrico do Habibs foram sequncias de iniciativas que garantissem estabelecer padres e processos que proporcionassem uma penetrao no mercado por um mltiplo posicionamento com atributos, benefcios, qualidade, preo, alm de um posicionamento em relao aos concorrentes e ao prprio consumidor. (Ribeiro, 2012, p.2). Idia 2: Sobre a Concorrncia O Habibs no tem um concorrente direto que tenha a mesma oferta de produtos... (Ribeiro, 2012, p.3). Contudo, apesar de atuarem no ramo de fast food, as concorrentes do Habibs tem como produtos principais os sanduches, diferente do Habibs que possui um cardpio mais variado... (Rodrigues, 2012, p.10).

Justificativa, segundo contedo: Basta olhar o cardpio do Habibs para verificar que suas concorrentes diretas, McDonalds e Bobs, no possuem um cardpio variado e diversificado como o do Habibs. Este fator constitui-se em uma caracterstica que diferencia o Habibs da concorrncia. Tpico 2 Idias diferentes das suas Idia 1: Sobre a Concorrncia [...]entretanto necessrio observar que toda a rede disputa espao com os micros, pequenos e mdios empreendedores que atuam no setor. Desde os ambulantes com suas Vans Lanchonetes, passando pelas pizzarias e esfiharias de bairros e restaurantes. (Ribeiro, 2012, p.3). Justificativa, segundo contedo: No creio que o Habibs dispute espao, por exemplo, com ambulantes. Porm, os elementos citados no deixam de ser um tipo de concorrncia, afinal, de acordo com Samuel Johnson, a concorrncia o esforo para conquistar aquilo que, ao mesmo tempo, outro tambm se esfora para conquistar. Idia 2: Justificativa, segundo contedo: No foram encontradas outras idias diferentes. Tpico 3 Idias refutadas Idia 1: Sobre Merchandising Na verdade no sei se uma idia refutada, pois, no tenho certeza se compreendi corretamente a afirmao. Roberto escreve: No possvel caracterizar a estratgia inovadora de Merchandising no Habibs em seus pontos de venda. (Ribeiro, 2012, p.2). Justificativa, segundo contedo: Acredito que as estratgias de Merchandising do Habibs encaixam-se no seguinte conceito de Blessa: Merchandising qualquer tcnica, ao ou material promocional usado no ponto-de-venda que proporcione informao e melhor visibilidade a produtos, marcas ou servios, com o propsito de motivar e influenciar as decises de compra dos consumidores. (Blessa, 2001, p18).

Deste modo, levando ao p da letra esta frase, eu diria que as estratgias de merchandising do Habibs possuem, por exemplo, as seguintes caractersticas: feito nos pontos promocionais e de venda;

realizado atravs dos diversos materiais que existem no mercado


para esta finalidade como, por exemplo, aventais, mbiles, displays, jogos americanos, banners, dentre outros;

A exibio de preos e promoes feita atravs da utilizao de


vrios materiais de forma muito clara e visvel como, por exemplo, nos aventais dos funcionrios. Idia 2: Sobre Propaganda No tenho certeza se esta uma idia refutada, pois, fiquei em dvida com relao a esta afirmao. Roberto escreve: Um dos trabalhos de propaganda realizados pelo Habibs consiste em patrocnio ao esporte, seja individual, como no mesa-tenista Hugo Hoyama, alm do futebol, que tem uma forte apelao em todas as camadas sociais em clubes de destaques como So Paulo FC-SP, Vasco da Gama - RJ, Londrina-PR e Grmio Esportivo Brasil-RS. (Ribeiro, 2012, p.2). Justificativa, segundo contedo: Segundo a associao Americana de Marketing (1988, apud Basta et all, 2006, p. 44) propaganda toda forma paga e impessoal de promover idias, bens e servios por conta de uma instituio patrocinadora. Assim, o que se considera propaganda comporta necessariamente o pagamento a um veculo de comunicao pela compra de um espao publicitrio. Assim, considerando-se como veiculo de comunicao os meios que divulgam as notcias como, por exemplo, a internet, a televiso, rdio, jornais e revistas, essa afirmao no se encaixaria no que se considera como propaganda, pois, no h o pagamento a um veculo de comunicao pela compra de um espao publicitrio. Porm, fiquei com a seguinte dvida: Alm de um modo de Relaes Pblicas, este ato, tambm no seria uma forma de propaganda, talvez, indireta? J que d visibilidade a empresa e tambm h o fator pagamento.

Vous aimerez peut-être aussi