Vous êtes sur la page 1sur 32

INSTITUTO TEOLGICO SAMES

DOUTORADO
EM TEOLOGIA
1

APOSTILA N. 09 ECUMENISMO

Parte I Ecumenismo Religioso a tentativa de aproximar as grandes diferentes religies do mundo. Essa aproximao vai desde cooperao em misses e ao social e poltica, at unio e fuso de credos. A iniciativa tem sido principalmente de rgos protestantes. maior deles o Conclio Mundial de Igrejas (CMI). A filosofia que permite o CMI fazer esta tentativa o pluralismo. Como o nome j indica, essa filosofia defende a pluralidade da verdade, ou seja, que no existe uma verdade absoluta, mas sim verdades diferentes para cada pessoa. Esse conceito ambguo, mas definitivamente j faz parte integrante da nossa cultura presente. Ele acredita que seja possvel o relacionamento de pessoas com crenas e ideologias diferentes, sem que um tenha de sujeitar suas convices ao domnio do outro. A idia de converter algum s suas prprias convices politicamente incorreto. A chave est na valorizao da negociao e da cooperao em lugar de se tentar provar que se est certo ou errado.

O pluralismo religioso, por sua vez, prega o abandono da "arrogncia" teolgica do cristianismo, nega que exista verdade religiosa absoluta, e exalta a experincia religiosa individual como critrio ltimo para cada um. A idia de cristos tentarem converter pessoas de outra f ao cristianismo absurda. O tema da salvao em outras religies foi discutido recentemente na Assemblia Geral do Conclio Mundial de Igrejas. O relatrio apresentado trouxe debate considervel. As conversas se arrastam sem produzir qualquer progresso claro.

Uma consulta teolgica sobre a salvao na Sua patrocinada pelo CMI, composta por 25 telogos, trouxe as seguintes concluses:

1) Atravs da histria, pessoas tem encontrado a Deus no contexto de vrias religies e culturas diferentes.

2) Todas as tradies religiosas so ambguas (inclusive o cristianismo), isto , uma

combinao do que bom e do que ruim.

3) necessrio progredir alm de uma teologia que confina a salvao a um compromisso pessoal explcito com Jesus Cristo.

Em algumas denominaes o pluralismo tem sido proposto como filosofia oficial, como na Igreja Metodista Unida, dos Estados Unidos.

No momento, o ecumenismo religioso no vai indo bem. No ltimo encontro do CMI, o assunto progrediu quase nada. O que agora esto pensando cooperao em reas sociais apenas, enquanto que cada religio mantm sua individualidade. Parece que o sonho de uma religio mundial nica est acabando.

Ecumenismo Cristo Este tipo de ecumenismo tenta a aproximao entre os grandes ramos da cristandade, ou seja, a Igreja Catlica, a Igreja protestante, e a Ortodoxa, e entre os diversos ramos protestantes entre si. Algum progresso existe. A liderana da Igreja Episcopal e da Igreja luterana Evanglica na Amrica concordou, depois de duas dcadas de negociar, darem comunho entre si, reconhecer os cleros e ordenar bispos em conjunto. Cada grupo retm sua autonomia. A liderana de oito denominaes protestantes alcanaram acordo preliminar sobre as suas igrejas, formando uma "comunho de conveno" na qual cada denominao iria, embora ainda autnoma, aceitar os ministros e sacramentos dos outros.

Os catlicos romanos continuam dialogando bilateralmente com luterano, lderes da igreja Anglicana, e Ortodoxos em um esforo para achar solo teolgico comum. At mesmo algumas igrejas Pentecostal que tendem a ser anti-ecumnico parecem propensas para relaes mais abertas. A Igreja Crist (os Discpulos de Cristo, denominao americana com mais de 1 milho) entrou para a histria ecumnica de protestantes e catlicos em sua Assemblia Geral em agosto elegendo Monsenhor Philip Morris, padre catlico romano, como membro votante da sua Comisso Executiva.

Ecumenismo Evanglico

a tentativa de aproximao entre igrejas evanglicas, a nvel de cooperao em atividades evangelsticas e scio-polticas, e mesmo de fuso organizacional. Por exemplo, a cooperao interdenominacional de igrejas e ministros--muitos dos quais no estariam interessados no ecumenismo cristo ou religioso - que se unem para patrocinar uma cruzada de Billy Graham. Vale lembrar que o nmero de denominaes diferentes chegou a 22.000 em 1985 e continua crescendo a uma taxa de cinco novas todas as semanas. Muitas igrejas conservadoras permanecem opostas a esforos ecumnicos por causa da teologia liberal e da agenda de trabalho polticos dos conselhos nacionais e mundiais que geralmente esto por detrs destes esforos.

Parte II O ECUMENISMO E O SANGUE DOS MRTIRES - VIII Todos os no catlicos do planeta foram representados pelos Srvios Ortodoxos da Crocia, cujos nomes esto escritos com letras maisculas na histria da Iugoslvia. Incluem-se tambm nessa avaliao os mrtires do Tribunal do Santo Ofcio (Inquisio). Entre eles e os protestantes de hoje e de ontem h algo em comum: rejeitamos a Igreja Catlica como nico caminho de salvao, como detentora do monoplio da salvao, nica e verdadeira Igreja de Cristo. No se trata de algum tipo de agresso, mas de um direito que temos de escolher. A ICAR exerce o mesmo direito quando rejeita as comunidades protestantes, alegando que estas no so guardis da verdade crist e que esto alijadas do Corpo de Cristo. Esta formal e indisfarvel agresso aos irmos separados constitui um obstculo insupervel plena realizao do ecumenismo cristo. O esforo ecumnico poder continuar por muitas dcadas, apesar da Dominus Iesus, apesar dos mrtires. Porm, por unanimidade de opinio, os passos sero sempre lentos, cautelosos e difceis. (13.05.2003)

Parte III O ECUMENISMO E O SANGUE DOS MRTIRES - VII INQUISIO NA CROCIA

muito comum referirmo-nos aos dez sculos de Inquisio a Idade das Trevas - como a nica e mais cruel mquina de extermnio de no catlicos e de converso forada, em que acatlicos foram perseguidos, torturados e mortos. Recordemos que passados mais de duzentos anos do famigerado Santo Ofcio milhares de no catlicos foram dizimados na Crocia os Srvios Ortodoxos sob a aquiescncia e omisso da Hierarquia Catlica. Ali esteve em operao o esprito da Inquisio. A magnitude da carnificina pode ser melhor avaliada pelo fato de que dentro dos primeiros meses, de abril a junho de 1941, 120.000 pessoas pereceram. Proporcionalmente, sua durao e a pequenez do territrio, foi este o maior massacre j acontecido em qualquer lugar no ocidente, antes, durante e aps o maior cataclisma do sculo a II Guerra Mundial (The Vaticans Holocaust Avro Manhattan (1914-1990), 1986.

A ferocidade foi de tal monta que os nazistas ficaram horrorizados. A bestialidade suplantou tudo que fora experimentado na Alemanha de Hitler. Mnica Farrell, uma excatlica romana, relata em seu livro Ravening Wolves (Lobos Vorazes), citada por Mary Schultze, em Conspirao Mundial:

Este um registro das torturas e assassinatos cometidos na Europa entre 1941/43, pelo exrcito de ativistas catlicos, conhecido como Ustashi [organizao terrorista], liderado por monges e padres e do qual at mesmo freiras participaram. As vtimas sofreram e morreram por causa da liberdade de conscincia. O mnimo que podemos fazer ler os registros de seus sofrimentos e guardar na lembrana o que aconteceu, no na Idade Mdia, mas na nossa prpria gerao iluminada. Ustashi outro nome da Ao Catlica.

O novo Estado Independente da Crocia, agindo em conexo com o nazismo de Hitler, da forma mais cruel e repugnante perseguiu, trucidou, torturou e matou mais de um milho de pessoas em pouco tempo.

A PARTICIPAO DA IGREJA CATLICA Tudo comeou no dia 10 de abril de 1941, quando foi proclamado o Estado Independente da Crocia, como resultado do triunfo do exrcito alemo que j havia entrado no pas. Na

verdade estava nascendo o Novo Estado Catlico, sob a liderana espiritual do Arcebispo Stepinac. Diz Avro Manhattan:

Naquele mesmo dia, os jornais de Zagreb [capital] veicularam anncios com o objetivo de que todos os residentes ortodoxos srvios do novo Estado Catlico deveriam evacuar a cidade dentro de 12 horas; e qualquer que colaborasse com um Ortodoxo seria imediatamente executado. No dia 13 de abril, Ante Pavelic, governante do Novo Estado, chegou a Zagreb procedente da Itlia. No dia seguinte, o arcebispo Stepinac foi encontr-lo pessoalmente e o congratulou pelo cumprimento da obra de sua vida. Qual era a obra da vida de Pavelic? A criao da tirania fascista mais impiedosa de todos os tempos para desonrar a Europa.

A Histria revela que a conexo Igreja-Estado sempre produziu uma mquina poderosa, pronta para cercear a liberdade de conscincia. Em 28.06.1941, o Arcebispo Stepinac abenoou e aprovou o novo governo com as seguintes palavras: Enquanto o saudamos cordialmente como Chefe do Estado Independente da Crocia, imploramos ao Senhor dos Astros que lhe d as bnos divinas como lder do nosso povo. Pavelic, o novo lder, era o mesmo homem sentenciado morte por assassinatos polticos; uma vez pelos tribunais iugoslavos, pela morte do Rei Alexandre I, e outra, pelos franceses, pela morte do Ministro Francs do Exterior, Barthou.

O Vaticano ficou mais vinculado ainda ao Novo Estado Fascista quando membros da Hierarquia Catlica foram eleitos para o SABOR (parlamento totalitarista), dentre eles o Arcebispo Stepinac. Avro Manhattan revela que todos os oponentes em potencial comunistas, socialistas, liberais - foram banidos ou aprisionados. Unies comerciais foram abolidas, a imprensa foi paralisada, a liberdade da fala, de expresso e pensamento tornaram-se coisa do passado. Todo esforo foi feito no sentido de forar a juventude a se filiar s formaes para-militares, enquanto as crianas eram moldadas pelos padres e freiras. O ensino catlico, os objetivos catlicos, e os dogmas catlicos tornaram-se compulsrios em todas as escolas. O Catolicismo foi proclamado como religio oficial do Estado.

A participao da Igreja Catlica no novo Estado torna-se ainda mais evidente quando sabemos que o primeiro Comandante Ustashi no Distrito de Udbina foi o frade franciscano Mate Mogus. No comcio de 13.06.41, em Udbina, ele fez esta homilia: `olhai, povo, para estes dezesseis bravos Ustashis, que tm 16.000 balas e mataro 16.000 Srvios...; Em Dvor na Uni, o Pe. Anton Djuric, fez um dirio de suas atividades, como funcionrio da Ustashi. O dirio mostra que sob suas ordens a Ustashi derrubou e incendiou a Vila de Segestin, onde 150 Srvios foram assassinados....

O plano diablico aprovado por Pavelic, conforme declarao dos Ministros da Ustashi, era o seguinte: Todos os que entraram em nosso pas h 300 anos atrs devem desaparecer... a nova Crocia se livrar de todos os Srvios em seu meio, a fim de se tornar cem por cento catlica, dentro de dez anos...mataremos uma parte dos srvios, levaremos outra para fora e o resto ser forado a abraar a religio catlica romana...o Estado Independente da Crocia no pode nem deseja reconhecer a Igreja Ortodoxa Srvia

No vlido defender Stepinac com a alegao de que ele pretendia defender a Iugoslvia do comunismo, a julgar que o nazismo seria algo um pouco melhor. Nada justifica o apoio irrestrito ao sanguinrio governo de Pavelic.

CAMPOS DE CONCENTRAO Leiam o que est escrito em O Holocausto do Vaticano:

Os representantes da nica `Igreja verdadeira no apenas conheciam tais horrores, como alguns deles eram autoridades nesses mesmos campos e at haviam sido condecorados por Ante Pavelic. Como exemplo, temos o Pe. Zvonko Brekalo, do campo de concentrao de Jasenovac, que foi condecorado pelo prprio lder com a Ordem do Rei Zvonimir. O Pe. Grge Blazevitch, assistente do comandante do campo de Bozanski-Novi; o irmo Tugomire Soldo, organizador do massacre dos Srvios, em 1941. E outros mais. Nesse tempo, estava no comando da Igreja Catlica o papa Pio XII (1876-1958), pontfice de 1939 a 1958.

Tais campos de concentrao estavam sob a superviso direta de Pavelic. Aos ustashis cumpria enviar para os campos as pessoas no confiveis, que eram sumariamente liquidadas. Vejamos apenas uma pequena descrio dos horrores:

Em maro de 1943 os internos do campo de Djakovo foram propositadamente infectados com tifo, causando a morte de 567 pessoas; em 15.09.41, a mesma coisa aconteceu no campo de Jasenovac, chegando a 600/700 o nmero de mortos; no campo de Stara Gradiska, 1.000 mulheres foram mortas; dos 5.000 Srvios Ortodoxos levados para o campo de Jasenovic, no final de agosto de 1942, 2.000 foram mortos a caminho, os restantes transferidos para Gradina, onde, em 28.08.41, foram mortos a marteladas; no campo de Krapje, em outubro de 1941, 4.000 pessoas foram assassinadas, enquanto no campo de Brocice,em novembro de 1941, 8.000 tiveram o mesmo destino; de dezembro de 1941 a fevereiro de 1942, em Velika Kosutanica e Jasenovac, mais de 40.000 Srvios Ortodoxos trazidos dos vilarejos das fronteiras da Bsnia, foram exterminados, inclusive 2.000 crianas; em 1942, havia cerca de 24.000 crianas, somente no campo de Jasenovac, das quais 12.000 foram assassinadas a sangue frio. Uma grande parte das restantes, tendo sido mais tarde liberada diante da presso da Cruz Vermelha Internacional, pereceu aos montes, de intensa debilidade fsica. Em destas crianas, acima de 12 meses, morreram aps sarem do campo por causa de soda custica adicionada alimentao; o Dr. Katicic, Presidente da Cruz Vermelha, por haver denunciado ao mundo o extermnio em massa das crianas, foi internado no campo de concentrao de Stara Gradiska, por ordem de Pavelic; na primavera de 1942, no desejo de imitar os campos nazistas da Alemanha e da Polnia, pessoas foram cremadas ainda vivas, simplesmente empurrando-as para dentro dos fornos previamente aquecidos.

BEATIFICAO H dois anos [1998] Joo Paulo II beatificou o Arcebispo de Zagreb, Cardeal Alojzije Stepinac, defensor da "limpeza tnica" implementada pelos catlicos croatas nos anos 40, e prepara-se para fazer o mesmo em relao a Pio XII, o papa que pecou por omisso. Com a palavra Settimia Spizzichino, a nica judia romana que sobreviveu a Auschwitz, depois de ser cobaia de Joseph Mengele:

"Voltei sozinha de Auschwitz [Cidade da Polnia, na provncia de Bielsko-Biala. Famosa por abrigar o maior campo de concentrao nazista durante a segunda guerra mundial]. Perdi minha me, duas irms, uma sobrinha e um irmo. Pio XII poderia ter nos alertado para o que ia acontecer, poderamos fugir de Roma e nos juntar aos guerrilheiros. Ele nos jogou nas mos dos alemes. Tudo aconteceu debaixo de seu nariz. Quando dizem que o papa como Jesus Cristo, sei que no verdade. Ele no salvou uma nica criana. No fez absolutamente nada." (O Estado de S.Paulo, 26.03.2000).

Sobre o assunto, li na Internet: Decerto que o Papa pode beatificar e canonizar quem quiser, mas a beatificao de algum com um passado no mnimo nebuloso como o Cardeal Stepinac [elevado a cardeal em 1953] um insulto memria de todos os que foram assassinados pela Ustasha e pelo nazismo.

Com a derrocada de Hitler, caiu por terra o sonhado Estado Catlico da Crocia. Em 11 de outubro de 1946, a Suprema Corte em Zagreb condenou o Arcebispo Stepinac a 16 anos priso em trabalhos forados. As principais acusaes, conforme consta do processo, foram: 1) colaborao poltica com o inimigo e seus agentes; 2) convocao dos sacerdotes catlicos para colaborarem com os traidores, conforme circular distribuda em 28.04.1941; 3) como presidente da Ao Catlica e do congresso dos bispos influenciou a imprensa catlica, que fez propaganda do fascismo, elogiou Hitler e Pavelic, e deu cobertura a todo o processo. Stepinac saiu da priso antes do tempo previsto.

No iremos descer aos detalhes das converses foradas de ortodoxos, que, diante do poder da espada, temendo por sua vida e de seus familiares, submetiam-se aos humilhantes ritos de iniciao ao catolicismo; tambm no faremos referncia s crianas rfs, aos milhares, que foram expatriadas, raptadas e levadas para outros pases; colocadas em orfanatos dirigidos por padres e freiras, rebatizadas com nomes catlicos, crescendo sem o contato com seu grupo tnico e religioso original; no falaremos do modo sanguinrio, feroz e cruel como muitos Srvios foram torturados e mortos, enterrados vivos, sangrados, mutilados; das dezenas de templos ortodoxos que foram destrudos ou transformados em salas

destinadas s atividades ligadas ao catolicismo. Avro Manhattan, em seu minucioso trabalho em The Vaticans Holocaust, registra guisa de concluso:

Os massacres da Ustashi, todas as atrocidades cometidas por oficiais catlicos, padres ou monges, faziam parte de um esquema friamente calculado para a total eliminao das massas ortodoxas, ativa e passivamente resistindo sua absoro pela Igreja Catlica no sentido de se tornarem ovelhas do seu rebanho. De fato, esta foi a poltica premeditada pela hierarquia catlica, agindo em favor do seu verdadeiro e nico inspirador o Vaticano.

Parte IV O ECUMENISMO E O SANGUE DOS MRTIRES - VI NOTA DA CNBB A Presidncia e a Comisso Episcopal de Pastoral da Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil, em comunho com o Papa Joo Paulo II que, no dia 18 de setembro de 2000, reiterou "ser irrevogvel o empenho da Igreja Catlica para com o dilogo ecumnico", por motivo da recente Declarao Dominus Iesus da Congregao para a Doutrina da F, deseja reafirmar o seu compromisso ecumnico.

Manifesta a todos os cristos a estima da Igreja Catlica que os reconhece justificados pela f e incorporados a Cristo e os abraa com fraterna reverncia e amor como "irmos no Senhor". Considera tambm que "suas igrejas de forma alguma so destitudas de significao e importncia no mistrio da salvao" (Cf. UR). Acredita que o movimento ecumnico, surgido entre os irmos e irms de outras igrejas para restaurar a unidade de todos os cristos, uma obra do Esprito Santo (Dom Jayme Henrique Chemello, Presidente; Dom Raymundo Damasceno Assis, Secretrio-Geral).

A CNBB, que tem compromissos assumidos com a liderana das demais igrejas, com vistas a um dilogo fraterno, manifestou-se favorvel continuidade desse entendimento. Destoando das afirmaes exclusivistas da Dominus Iesus, trata os fiis das outras igrejas como irmos no Senhor. Trata-se de um paradoxo: a CNBB faz parte da Hierarquia Catlica; representa, por dever, o pensamento do Papa e segue as suas diretrizes.

10

Consideremos, porm, que a CNBB ficou numa situao desconfortvel.

Mais uma nota fora do tom est na palavra ameaadora do bispo Sinsio Bohn, conforme notcia publicada no incio dos anos 90:

Espantado com o forte crescimento das seitas evanglicas no Brasil, os lderes da Igreja Catlica Romana tm ameaado desencadear uma guerra santa contra os protestantes, a no ser que eles parem de tirar o povo do domnio catlico...Na 31a Conferncia Nacional dos Bispos do Brasil...o bispo Sinsio Bohn disse que os evanglicos so uma sria ameaa influncia do Vaticano neste pas. `Declaramos uma guerra santa, no duvidem, anunciou ele. `A Igreja Catlica disse o bispo dispe de uma poderosa estrutura e quando nos mexermos esmagaremos qualquer um que se colocar em nossa frente... Conforme Bohn diz a nota tal guerra santa pode ser evitada, desde que 13 grandes denominaes protestantes assinem um acordo...[o qual] requereria que os protestantes cessassem com todos os esforos evangelsticos no Brasil. Ele disse ainda que, em troca, os catlicos concordariam em parar com todo tipo de perseguio aos protestantes (Revista Charisma, maio de 1994, citao de Dave Hunt, A Mulher Montada na Besta (A Woman Rides the Beast) vol 1, 2001, p. 10, traduo de Mary Schultze e Jarbas Arago).

O mnimo que podemos dizer dessas palavras que so arrogantes. Evangelizar, para os evanglicos, o mesmo que respirar. So trinta milhes de pregadores da Palavra, noite e dia, por todo esse Brasil. Convidamos as pessoas para aceitarem a Cristo Jesus como Senhor e suficiente Salvador. As armas da nossa milcia no so carnais, mas sim poderosas em Deus, para destruio das fortalezas (2 Co 10.4).

O romanismo precisa entender que o tempo das converses foradas ficou para trs. Esse tipo de converso fora da espada s funciona nos governos fascistas, quando clero e Estado entram em acordo para oprimir, exterminar, coagir e impedir o livre exerccio da liberdade religiosa. Essa fora-tarefa funcionou durante mais de mil anos com a famigerada Inquisio; funcionou nos 500 anos de perseguio sistemtica aos judeus; obteve xito na Iugoslvia (Crocia), durante a Segunda Guerra Mundial, para deter o avano da Igreja

11

Ortodoxa; neste massacre colossal, 400 sacerdotes ortodoxos foram enviados a campos de concentrao e 700 foram mortos; vinte e cinco por cento dos mosteiros e igrejas ortodoxas foram destrudos; em quatro anos (1941/1945) de massacre, 850.000 membros da Igreja Ortodoxa pereceram, alm de 30.000 judeus e 40.000 ciganos; a mesma fora-tarefa funcionou no esforo de catolizar o Vietn do Sul, quando da perseguio de milhares de budistas, a partir de 1963; funcionou bem no Equador, em razo da Concordata de 1862, pela qual o catolicismo romano se estabeleceu como religio estatal, proibido qualquer outro tipo de crena; a fora-tarefa funcionou em 1948 na Colmbia, tempo em que muitos no catlicos foram assassinados, centenas de igrejas evanglicas queimadas e escolas protestantes fechadas.

Embora o esprito inquisitorial continue em atividade, j no surtem efeito no Brasil as ameaas de excomunho; a espada no pode ser usada e as beatificaes no conseguem evitar que os brasileiros ouam a Palavra e busquem ao Deus vivo.

O SANGUE DOS MRTIRES Um dos obstculos concretizao do sonho ecumnico, na amplitude desejada, no reside apenas nas diferenas doutrinrias, nos descaminhos que se foram somando ao longo dos sculos na Igreja Catlica, na irreversibilidade das decises pontifcias e conciliares. Apesar dos tmidos pedidos de perdo, em face de alguns erros cometidos por infalveis papas, a Hierarquia Catlica por muitos sculos ainda, e at o fim dos tempos gastar muita tinta para minimizar os estragos que sofreu em razo de seus erros.

Ocorre que o sangue os mrtires produziu uma ndoa indelvel na memria dos povos. Embora haja perdo nos coraes, a Histria no pode ser apagada. Centenas de livros e artigos na internet e nas livrarias expem a maldita chaga das Cruzadas, da Inquisio na idade das trevas; da Inquisio na Crocia e no Vietn do Sul; dos acordos com governos fascistas. A Igreja Catlica j foi julgada pela Histria. O derradeiro julgamento, impossvel de ser evitado, porque diante dele todo joelho se dobrar, ser o do Tribunal do Grande Trono Branco.

12

Parte V O ECUMENISMO E O SANGUE DOS MRTIRES - V H apenas nove anos, no dia 29 de maro de 1994, aps exaustivo planejamento e cuidadoso exame, lderes catlicos e evanglicos americanos assinaram uma declarao conjunta intitulada Evanglicos e Catlicos Unidos - A Misso Crist no Terceiro Milnio. Foi um evento significativo na histria da cristandade. Dave Hunt, em A Mulher Montada na Besta , ressalta com propriedade que, apesar de a declarao coletiva ter levado em conta algumas diferenas bsicas entre catlicos e evanglicos, a mais importante no mereceu qualquer ateno, ou seja, o que significa ser cristo nas duas crenas.

Bastaria colocar em pauta o conceito de cristo para que no houvesse qualquer acordo. Como vimos nos pronunciamentos oficiais do catolicismo, cristo o que est filiado Igreja Catlica. Basta preencher a ficha de inscrio, ser batizado e participar dos sacramentos. Agora, depois de quase uma dcada, o Vaticano declara que esses irmos separados, signatrios da Declarao, no so igreja no sentido prprio, e esto em situao de penria diante de Deus. Ou seja, esto desgraados, sem a graa divina. Diz Dave Hunt:

O elemento-chave por trs dessa histrica declarao conjunta a anteriormente inimaginvel admisso, por parte dos lderes evanglicos, de que a participao ativa da Igreja catlica faz de algum um cristo. Se esse realmente o caso, ento a Reforma no passou de um erro trgico. Os milhes que foram martirizados (durante dez sculos antes da Reforma e at os dias de hoje) por rejeitar o catolicismo como um falso evangelho, tero morrido em vo. Se, contudo, os reformadores tinham razo, ento este acordo entre catlicos e evanglicos seria o golpe mais astuto e mortal contra o Evangelho de Cristo em toda a histria da Igreja.

As diferenas teolgicas entre catlicos e protestantes j foram consideradas to grandes, que milhes morreram como mrtires para no compromet-las, e seus executores catlicos estavam igualmente convencidos da importncia de tais diferenas. Como podem essas diferenas ter desaparecido? O que levou os lderes evanglicos a

13

declarar que o evangelho do catolicismo, que os reformadores denunciaram como hertico, agora tornou-se bblico? Esse evangelho no mudou em nada. Ser que a convico foi comprometida a fim de criar uma imensa coalizo entre os conservadores por uma ao social e poltica?

Alguns imaginaram que esse acordo marcaria um passo decisivo rumo a um entendimento e aceitao mtua. Enfim, a Igreja Catlica iria aceitar os hereges como verdadeiros irmos. Engano. Estavam longe de imaginar que anos mais tarde o Vaticano mostraria mais uma vez a sua face real.

Detectamos uma tremenda inverso de valores no trato de tais questes. Ns, que primamos pela verdade bblica, e que vemos unicamente em Jesus a possibilidade de salvao, ns que devemos refletir se podemos considerar como crist uma religio que se desfigurou ao longo do tempo como cristianismo autntico.

A Igreja Evanglica Presbiteriana de Portugal, em repdio s declaraes da Dominus Iesus, inicia sua carta de 13.09.2000 Igreja Catlica, do seguinte modo:

Vimos manifestar-lhe a nossa desiluso e tristeza ao ver que, passados trinta e cinco anos da realizao do Conclio Vaticano II, as mais altas figuras da Igreja Catlica Romana (ICR) ainda so capazes de produzir um documento como a "Dominus Iesus" que, no mnimo, se reveste de uma grande insensibilidade ecumnica. A Declarao nada traz de novo. Tudo o que ela contem j foi dito h muitos anos e em muitos outros documentos. Neste sentido somos tentados a dizer, como muitos, "Roma nunca muda"! Mas ser que a participao activa, e irreversvel, da ICR no dilogo ecumnico durante as ltimas dcadas compatvel com a inflexibilidade e o exclusivismo manifestados na "Dominus Iesus"? Quando pensvamos que a "teoria do retorno" j havia desaparecido do vocabulrio ecumnico, constatamos que ela continua a orientar as relaes da ICR com as outras Igrejas Crists.

Parte VI

14

ECUMENISMO E O SANGUE DOS MRTIRES - IV "DOMINUS IESUS" Vejamos fragmentos dessa Declarao assinada pelo Cardeal Joseph Ratzinger, e referendada pelo Papa Joo Paulo II em 6.08.2000, que causou surpresa e consternao a muitos. Abaixo dos tpicos fazemos alguns comentrios. Os grifos so nossos:

A Igreja Catlica no rejeita absolutamente nada daquilo que h de verdadeiro e santo nessas religies. Considera com sincero respeito esses modos de agir e de viver, esses preceitos e doutrinas que, embora em muitos pontos estejam em discordncia com aquilo que ela afirma e ensina, muitas vezes reflectem um raio daquela Verdade que ilumina todos os homens.

Um modo elegante de introduzir o assunto, porm anunciando uma inverdade. Como veremos a seguir, o Vaticano exclui a possibilidade de existir alguma coisa santa e verdadeira nas outras religies. Mais de uma vez o Documento fala desse raio de Verdade, provinda da Igreja Catlica, que alcana as demais religies. Para melhor compreenso, a Igreja de Roma se assemelha Lua, que recebe luz (a Verdade) diretamente do Sol (Jesus) e a repassa Terra (demais religies). Ora, a Verdade no vem a ns via Igreja Catlica. Recebemo-la diretamente do nosso Salvador, fonte de Luz e de Vida Eterna.

Este dilogo, que faz parte da misso evangelizadora da Igreja, comporta uma atitude de compreenso e uma relao de recproco conhecimento e de mtuo enriquecimento, na obedincia verdade e no respeito da liberdade.

So declaraes que mais adiante ficam anuladas. Como a Igreja Catlica poderia se enriquecer num relacionamento com apstatas, excomungados hereges, alijados do Corpo de Cristo? Respeito liberdade soa muito mal diante dos fatos.

No exerccio e aprofundamento terico do dilogo entre a f crist e as demais tradies religiosas surgem novos problemas, que se tenta solucionar, seguindo novas pistas... por isso que a Declarao retoma a doutrina contida nos anteriores documentos do

15

Magistrio, para reafirmar as verdades que constituem o patrimnio de f da Igreja.

Em suma, diz o Documento que na Igreja Catlica nada mudou. Continua a mesma e continuam valendo documentos anteriores, pois que fazem parte do seu patrimnio de f. Afirmao desnecessria, pois sabemos todos que so irrevogveis as decises dos infalveis papas. O Vaticano desconfia que a aproximao dos catlicos com os protestantes, via ecumenismo, prejudicial aos seus objetivos, haja vista o real perigo decorrente dessa contnua familiaridade.

O perene anncio missionrio da Igreja hoje posto em causa por teorias de ndole relativista, que pretendem justificar o pluralismo religioso, no apenas de facto, mas tambm de iure (ou de principio). Da que se considerem superadas, por exemplo, verdades como... a mediao salvfica universal da Igreja, a no separao, embora com distino, do Reino de Deus, Reino de Cristo e Igreja, a subsistncia na Igreja Catlica da nica Igreja de Cristo.

Na raiz destas afirmaes encontram-se certos pressupostos, de natureza tanto filosfica como teolgica, que dificultam a compreenso e a aceitao da verdade revelada... a tendncia, enfim, a ler e interpretar a Sagrada Escritura margem da Tradio e do Magistrio da Igreja. E o mistrio de Jesus Cristo e da Igreja perdem o seu carcter de verdade absoluta e de universalidade salvfica.

Em outras palavras, ningum deve ler e interpretar a Bblia sem a intermediao do Magistrio da ICAR. Revela-se aqui o cuidado para que os catlicos, em atos ecumnicos, no se disponham a examinar livremente as Escrituras sem levar em conta a Tradio, colocada pela ICAR no mesmo nvel de autoridade da Bblia. um alerta ao perigo do contgio ecumnico, para evitar que o vrus da verdade protestante e bblica no se propague ainda mais.

Nem sempre se tem presente essa distino na reflexo hodierna, sendo frequente identificar a f teologal, que aceitao da verdade revelada por Deus Uno e Trino, com

16

crena nas outras religies, que experincia religiosa ainda procura da verdade absoluta e ainda carecida do assentimento a Deus que Se revela.

medida que a Declarao avana para o final, as palavras vo se tornando mais duras, diretas e especficas. Se no comeo foram ambguas, certamente para no causar constrangimentos imediatos, agora elas se revelam sem nenhum receio de declarar o que a Igreja Catlica pensa dos no catlicos.

Os fiis so obrigados a professar que existe uma continuidade histrica radicada na sucesso apostlica entre a Igreja fundada por Cristo e a Igreja Catlica: Esta a nica Igreja de Cristo.

Se os no catlicos desejam participar da Igreja de Cristo, ento que reconheam e professem e declarem que a Igreja Catlica a verdadeira, a nica instituda por Cristo.

Esta Igreja, como sociedade constituda e organizada neste mundo, subsiste [subsistit in] na Igreja Catlica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunho com ele. Com a expresso subsistit in , o Conclio Vaticano II quis harmonizar duas afirmaes doutrinais: por um lado, a de que a Igreja de Cristo, no obstante as divises dos cristos, continua a existir plenamente s na Igreja Catlica e, por outro, a de que existem numerosos elementos de santificao e de verdade fora da sua composio, isto , nas Igrejas e Comunidades eclesiais que ainda no vivem em plena comunho com a Igreja Catlica. Acerca destas, porm, deve afirmar-se que o seu valor deriva da mesma plenitude da graa e da verdade que foi confiada Igreja Catlica.

Existe portanto uma nica Igreja de Cristo, que subsiste na Igreja Catlica, governada pelo Sucessor de Pedro e pelos Bispos em comunho com ele. As Igrejas que, embora no estando em perfeita comunho com a Igreja Catlica, se mantm unidas a esta por vnculos estreitssimos, como so a sucesso apostlica e uma vlida Eucaristia, so verdadeiras Igrejas particulares... Por isso, tambm nestas Igrejas est presente e actua a Igreja de Cristo, embora lhes falte a plena comunho com a Igreja catlica, enquanto no

17

aceitam a doutrina catlica do Primado que, por vontade de Deus, o Bispo de Roma objectivamente tem e exerce sobre toda a Igreja.

As demais igrejas possuem elementos de santificao, mas no plena, pois lhes falta o vnculo Igreja-Me, diz a Declarao. Dizer que existem elementos de santificao e de verdade nas demais igrejas, deixa margem a dvidas. uma ambigidade. O que significa mesmo possuir elementos de santificao e verdade e no ser Igreja de Cristo, no ser santa nem verdadeira? As igrejas que mantm estreitssimos laos com a Depositria da Verdade podem usufruir das benesses da graa divina, porm derivada da graa revelada Igreja de Roma. Os acatlicos, diz o Documento, no podem obter graa sem a intermediao da Igreja tronco, nica e verdadeira.

As Comunidades eclesiais, invs, que no conservaram um vlido episcopado e a genuna e ntegra substncia do mistrio eucarstico, no so Igrejas em sentido prprio. Os que, porm, foram baptizados nestas Comunidades esto pelo Baptismo incorporados em Cristo e, portanto, vivem numa certa comunho, se bem que imperfeita, com a Igreja.

Os fiis no podem, por conseguinte, imaginar a Igreja de Cristo como se fosse a soma diferenciada e, de certo modo, tambm unitria das Igrejas e Comunidades eclesiais; a Eucaristia e da plena comunho na Igreja. Da a necessidade de manter unidas estas duas verdades: a real possibilidade de salvao em Cristo para todos os homens, e a necessidade da Igreja para essa salvao....

No somos igreja, mas podemos batizar, e os batizados so incorporados a Cristo, porm h necessidade de ingressarem na Igreja Catlica para serem salvos. Mais ambigidades. Somos ou no somos Corpo de Cristo. Somos ou no somos cristos. Somos ou no somos filhos de Deus. A declarao mais estapafrdia a de que os homens precisam da Igreja Catlica para salvao.

Para aqueles que no so formal e visivelmente membros da Igreja, a salvao de Cristo torna-se acessvel em virtude de uma graa que, embora dotada de uma misteriosa relao

18

com a Igreja, todavia no os introduz formalmente nela, mas ilumina convenientemente a sua situao interior...

Seria obviamente contrrio f catlica considerar a Igreja como um caminho de salvao ao lado dos constitudos pelas outras religies, como se estes fossem complementares Igreja, ou at substancialmente equivalentes mesma, embora convergindo com ela para o Reino escatolgico de Deus.

Ecumenismo, para o catolicismo, representa incorporao, adeso. O Vaticano no entende que nenhuma igreja caminho de salvao. O Caminho Jesus. Aquele que nele cr ser salvo, e passa a fazer parte da verdadeira Igreja de Cristo. Em todo o Documento est ntida a crena de que a Igreja Catlica o Caminho, e fora dela no h salvao. Ser batizado, participar dos Sacramentos e pertencer Igreja-Me so condies que levariam salvao. Nada mais contrrio ao ensino das Sagradas Escrituras. O Corpo de Cristo o somatrio de todos os salvos em Cristo, vivos ou mortos, de todas as pocas.

"Com efeito, algumas oraes e ritos das outras religies podem assumir um papel de preparao ao Evangelho... No se lhes pode porm atribuir a origem divina nem a eficcia salvfica ex opere operato, prpria dos sacramentos cristos. Se verdade que os adeptos das outras religies podem receber a graa divina, tambm verdade que objectivamente se encontram numa situao gravemente deficitria, se comparada com a daqueles que na Igreja tm a plenitude dos meios de salvao.

As palavras do Vaticano se revelam aqui na plenitude de seu exclusivismo. Tudo agora ficou bem claro. No h salvao para os que esto fora do catolicismo. A situao destes grave e deficitria, pois s Roma tem a plenitude dos meios de salvao. Os protestantes tm o nico e verdadeiro caminho de salvao: JESUS CRISTO.

A paridade, que um pressuposto do dilogo, refere-se igual dignidade pessoal das partes, no aos contedos doutrinais e muito menos a Jesus Cristo que o prprio Deus feito Homem em relao com os fundadores das outras religies.

19

O Documento esclarece que no pode haver igualdade no dilogo ecumnico. Os catlicos podero dele participar, mas cientes de que esto em nvel mais elevado. Ora, a Igreja de Cristo representa a soma dos que nEle confiam e a Ele consagram suas vidas. Realmente no se pode falar em paridade em relao aos contedos doutrinais, pois a maioria dos dogmas da ICAR est em desacordo com a Bblia Sagrada.

A Igreja, com efeito, movida pela caridade e pelo respeito da liberdade, deve empenharse, antes de mais, em anunciar a todos os homens a verdade, definitivamente revelada pelo Senhor, e em proclamar a necessidade da converso a Jesus Cristo e da adeso Igreja atravs do Baptismo e dos outros sacramentos, para participar de modo pleno na comunho com Deus Pai, Filho e Esprito Santo.

Os Padres do Conclio Vaticano II, debruando-se sobre o tema da verdadeira religio, afirmaram: Acreditamos que esta nica verdadeira religio se verifica na Igreja Catlica e Apostlica....

O Vaticano no pode falar em respeito da liberdade, nem do respeito s crenas dos no catlicos sem antes fazer mea-culpa. Que primeiramente admita seus erros e o fato de que a Igreja Catlica tem contribudo para cercear essa liberdade. O Documento deixa para o fim a declarao mais importante: somente mediante adeso ao catolicismo, mediante batismo e participao dos sacramentos o homem pode participar da plena comunho com Deus. O que no verdade: Pois pela graa que sois salvos, por meio da f; e isto no vem de vs, dom de Deus; no de obras, para que ningum se glorie (Ef 2.8-9). Para sermos recebidos como filhos de Deus, basta crer, confiar e obedecer: "Mas a todos os que o receberam, queles que crem no seu nome, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; filhos nascidos no do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus" (Joo 1.12,13).

Parte VII

20

ECUMENISMO E O SANGUE DOS MRTIRES - III PALAVRA DA DIOCESE A Diocese de Pelotas (RS) divulgou em sua Home Page algumas consideraes sobre o Ecumenismo.

Destacamos:

Ecumenismo a aproximao, a cooperao, a busca fraterna da superao das divises entre as diferentes Igrejas Crists: os catlicos, os ortodoxos, os protestantes, os crentes, os evanglicos. o caminho proposto por Jesus: "que todos sejam um como tu, Pai, ests em mim e eu em ti, para que eles estejam em ns e o mundo creia que tu me enviaste" (Jo 17,21). Unidade no a mesma coisa que uniformidade; sermos diferentes pode ser, dentro de certos limites, uma coisa muito enriquecedora.

O Ecumenismo significa: converso de corao para reconhecer o que h de bom nas outras Igrejas crists; procurar conhecer as outras Igrejas, sem preconceito e sem ingenuidade; tratar as outras Igrejas como gostamos que a nossa seja tratada.

Estas notas soam dissonantes na orquestra ecumnica sob a batuta do Vaticano. A afirmao outras Igrejas crists sai do tom exigido na Dominus Iesus, mais adiante examinada. Se existem outras igrejas crists, ento a Igreja Catlica e as demais formam uma unidade. Mas uma encclica de 1994 diz que as opinies diferentes so irreconciliveis com a unidade. E a Dominus Iesus declara que os fiis no podem, por conseguinte, imaginar a Igreja de Cristo como se fosse a soma das Igrejas e Comunidades eclesiais.

PALAVRAS DE D. ESTEVO BETTENCOURT

O Ecumenismo o movimento que visa a restabelecer a plena comunho entre a Igreja Catlica e as demais denominaes crists que no decorrer dos sculos se foram separando do grande tronco catlico: orientais (nestorianos, dissidentes em 431;

21

monofisitas em 451; ortodoxos em 1054), protestantes separados em 1517, Velhos Catlicos em 1870. O Ecumenismo algo inspirado pelo Esprito Santo em nosso sculo, quando se verifica que as separaes no tm mais as razes de ser que as suscitaram na poca da respectiva ciso. Em nossos dias h quase total identidade de Credo entre catlicos e cristos orientais. Com o protestantismo o dilogo mais difcil [grifo nosso], dado o esfacelamento do bloco protestante, onde as denominaes mais recentes j perderam muito ou quase tudo do patrimnio doutrinrio genuinamente cristo, reduzindo o Cristianismo a uma escola de bons costumes inspirados pela Bblia sem referncia explcita aos sacramentos. Alm das diferenas doutrinrias (ora mais, ora menos apagadas), nota-se que uma das dificuldades para o bom entendimento entre cristos provm de questes de ordem histrica (as Cruzadas, por exemplo, no Oriente...), cultural, nacionalista.... Aqueles que se dizem protestantes, mas que no professam o verdadeiro Cristianismo esto alijados do Corpo de Cristo, e, por conseguinte, no podem ser considerados cristos.

evidente que no pertencem ao Corpo de Cristo os que no professam o verdadeiro Cristianismo. Uma declarao nada mais do que bvia. Nesse rol esto catlicos e evanglicos que no vivem o Cristianismo. Semelhantemente Dominus Iesus, como veremos a seguir, as palavras de D. Estevo longe esto de admitir a paridade das igrejas crists. Como se v, ser cristo, no entendimento do Vaticano, no pertencer a Cristo; pertencer Igreja de Roma. No se pode nivelar as igrejas evanglicas. No cabe uma generalizao com base em grupos dissociados da verdade bblica. Nas questes de ordem histrica, como citado, poderiam ter sido mencionados a famigerada Inquisio, as converses foradas e o extermnio recente de Srvios ortodoxos, dentre outras.

COMENTRIOS DE UM PASTOR Do pastor Addson Arajo Costa:

Ademais, esta onda de ecumenismo de uma "unio" religiosa est cheia de hipocrisia, enquanto nas capitais do Brasil artistas padres propem o conchavo, no interior padres organizam abaixo-assinados para impedir a entrada de novas igrejas naquelas cidades. A

22

sua proposta de "amor" est condicionada adeso, caso esta no ocorra eis a rejeio, o escrutnio pessoal dos lderes, depreciao daquelas igrejas, a excluso mental dos crentes e todo tipo de prejulgamentos. Cabe agora aos evanglicos se iro querer uma nova inquisio travestida de comunho, ou seja estar dentro da barriga do leo. Ou se continuaro avante, lutando teolgica e biblicamente, por um evangelho autntico que transforma vidas; se continuaro afirmando que o nico Cabea da Igreja Cristo, e no um Papa, sabendo portanto que as igrejas e pastores so independentes e autnomos diante de Deus, de conselhos e hierarquias inventadas e portanto contrrias Bblia... A Igreja do Senhor Jesus no uma instituio em que se nasce nela, mas que se entra nela por meio da f em Cristo Jesus; ademais a verdadeira Igreja Universal de Cristo no uma instituio visvel e humana e sim composta por todos os salvos desde o Pentecostes at a vinda do Senhor.

CONSELHO DE IGREJAS

Vejamos alguns tpicos da declarao assinada pelo Pastor Walter Altmann, Presidente do Conselho Latino-Americano de Igrejas - CLAI, entidade criada em 1978, e que representa 155 igrejas e organismos ecumnicos em todo o continente latino-americano:

Com grande surpresa e, mesmo, consternao, o CLAI (Conselho Latino-Americano de Igrejas) tomou conhecimento da Declarao Dominus Iesus sobre a unicidade e a universalidade salvfica de Jesus Cristo e da Igreja, firmada pelo Prefeito da Congregao para a Doutrina da F do Vaticano, Cardeal Joseph Ratzinger. O CLAI lamenta detectar nela um obstculo a mais ao ecumenismo, provindo do interior da Igreja Catlica Romana, de alto nvel e referendada pelo Papa Joo Paulo II...

Ao contrrio, toma o ensejo para afirmar um exclusivismo catlico-romano que em nada pode contribuir para fazer avanar a causa ecumnica, abalando, ao invs, a credibilidade do testemunho de Cristo que nos comum.

Alis, no nem tanto na classificao das igrejas protestantes como no-igrejas em

23

sentido verdadeiro que reside a maior causa para o desapontamento suscitado pela Declarao, mas sim em suas preocupantes omisses.

A polmica e surpreendente Dominus Iesus foi uma gua fria na fervura do ecumenismo cristo. Em poucas palavras colocou por terra anos de trabalho em prol do dilogo. Essa declarao nasceu no seio da Sagrada Congregao para a Doutrina da F, antes denominada Tribunal do Santo Ofcio (Inquisio) e Congregao do Santo Ofcio. O esprito conservador, exclusivista e totalitarista continua encarnado na pessoa do cardeal Joseph Ratzinger, seu responsvel.

PALAVRA DA MDIA Notcia do Jornal da Tarde, em 6.9.2000, sob o ttulo O mais duro golpe no ecumenismo: A divulgao de trechos do documento Dominus Jesus (Senhor Jesus, em latim) provocou reaes negativas entre lderes de outras igrejas crists. Em Paris, o presidente da Federao Protestante da Frana, pastor Jean Arnold de Clermont, disse que o documento era uma "triste surpresa". Para o presidente do Conselho da Igreja Evanglica Alem, reverendo Manfred Kock, foi um "revs". Na Inglaterra, o chefe da Igreja Anglicana, George Carey, disse que o texto parece ignorar 30 anos de dilogo ecumnico.

Artigo publicado em O Estado de S.Paulo, 28.09.2000, com o ttulo Um retrocesso no ecumenismo religioso, assinado pelo embaixador Antonio Amaral De Sampaio, diplomata aposentado. Alguns trechos:

A declarao formulada recentemente pela Congregao da Doutrina da F, denominada Dominus Iesus, consagra surpreendente retrocesso na poltica da Igreja Catlica com referncia ao ecumenismo religioso, a qual havia registrado avanos durante o pontificado de Joo Paulo II.

Situao esta que agora incorre no risco de ser comprometida, caso seja mesmo alado a posio oficial do Vaticano o resultado das elucubraes orientadas e dirigidas pelo

24

cardeal Joseph Ratzinger, o principal guardio da doutrina catlica. O referido prelado o tradicionalista prefeito da antiga Sagrada Congregao do Santo-Ofcio, que, se hoje ostenta outra denominao, mais consentnea com a atualidade, ainda no logrou libertar-se do esprito do passado, que gerenciou a Inquisio, perseguiu herticos e fez perecer na fogueira milhares de inocentes [grifo nosso], vtimas de supersties, da ignorncia e maldade humanas, ou, mais simplesmente, apenas fiis de outras confisses, algumas to respeitveis quanto aquela que tem sua sede poltica, administrativa e doutrinria em Roma. Significa ela um verdadeiro salto para trs, ensaiado - o que para alguns se afigura inquietante - no mesmo contexto temporal que trouxe a canonizao de Pio IX (Giovanni Maria Mastai-Ferretti). Esse papa do sculo 19, hoje mais conhecido como o autor intelectual do Syllabus, foi tambm o formulador do dogma da infalibilidade pontifcia.

A essncia do dictum do cardeal Ratzinger estabelece que os indivduos apenas podem alcanar a salvao dos pecados por meio das graas espirituais da Igreja Catlica; que as demais confisses religiosas - incluindo os diversos ramos do protestantismo - padecem de equvocos que colocam seus fiis em situao de deficincia na busca da salvao.

No se compreende que tal se aplique no caso de outras denominaes crists de consagrada respeitabilidade, assim como do judasmo e do Isl.

O pontificado de Joo Paulo II aproxima-se de seu termo e o papa, avassalado pela doena de Parkinson e outros achaques prprios de sua avanada idade, agravados pelo atentado que sofreu, parece que deixou progressivamente de exercer, sobre a hierarquia eclesistica e o clero em geral, os poderes de comando e controle que constituem uma de suas prerrogativas. (No prximo bloco, a Declarao Dominus Iesus).

Parte VIII ECUMENISMO E O SANGUE DOS MRTIRES - II Em 1 de novembro de 1215 iniciou-se o IV Conclio de Latro convocado pelo papa Inocncio III atravs da Bula Vineam Domini Sabaoth, de 10 de abril de 1213. Nele, os

25

hereges so apresentados como os que devem ser combatidos por suas doutrinas insensatas, fruto de uma cegueira provocada pelo pai da mentira. Suas heresias esto dirigidas contra a f santa, catlica e ortodoxa, sendo um perigo para a unidade da f da cristandade [grifo nosso]. Diz mais:

Condenamos a todos os hereges sob qualquer denominao com que se apresentem; embora seus rostos sejam diferentes, estes se encontram atados por uma cola, pois a vaidade os une.

Assim como o diabo e os demnios, criados por Deus naturalmente bons, pela vaidade foram expulsos do paraso, tambm por causa da vaidade os hereges devem ser expulsos do convvio social [grifo nosso]. Os condenados por heresia devem ser entregues s autoridades seculares para serem castigados. No caso de clrigos, devero ser desligados de suas Ordens. Quanto aos bens, sero confiscados [grifo nosso].

Os que se armarem para dar caa aos hereges, gozaro da indulgncia e do santo privilgio concedidos aos que vo, em ajuda, Terra Santa ".

ENCCLICAS SOBRE O ECUMENISMO "Com o poder e autoridade sem os quais tal funo seria ilusria, o Bispo de Roma deve assegurar a comunho de todas as Igrejas [grifo nosso]. Por este ttulo, ele o primeiro entre os servidores da unidade. Tal primado exercido a vrios nveis, que concernem vigilncia sobre a transmisso da Palavra, a celebrao sacramental e litrgica, a misso, a disciplina, e a vida crist. Compete ao Sucessor de Pedro recordar as exigncias do bem comum da Igreja, se algum for tentado a esquec-lo em funo dos prprios interesses [grifo nosso]. Tem o dever de advertir, premunir e, s vezes, declarar inconcilivel com a unidade da f esta ou aquela opinio que se difunde. Quando as circunstncias o exigirem, fala em nome de todos os Pastores em comunho com ele. Pode ainda - em condies bem precisas, esclarecidas pelo Conclio Vaticano I - declarar ex cathedra que uma doutrina pertence ao depsito da f. Ao prestar este testemunho verdade, ele serve a unidade." (Encclica Sobre o Empenho Ecumnico. 1994).

26

A comunho de todas as Igrejas particulares com a Igreja de Roma: condio necessria para a unidade. A Igreja Catlica, tanto na sua praxis como nos textos oficiais, sustenta que a comunho das Igrejas particulares com a Igreja de Roma, e dos seus Bispos com o Bispo de Roma, um requisito essencial - no desgnio de Deus - para a comunho plena e visvel. De facto, necessrio que a plena comunho, de que a Eucaristia a suprema manifestao sacramental, tenha a sua expresso visvel num ministrio em que todos os Bispos se reconheam unidos em Cristo, e todos os fiis encontrem a confirmao da prpria f. A primeira parte dos Actos dos Apstolos apresenta Pedro como aquele que fala em nome do grupo apostlico e serve a unidade da comunidade - e isto no respeito da autoridade de Tiago, chefe da Igreja de Jerusalm. Esta funo de Pedro deve permanecer na Igreja [grifo nosso] para que, sob o seu nico Chefe que Cristo Jesus, ela seja no mundo, visivelmente, a comunho de todos os seus discpulos" (Encclica Sobre o Empenho Ecumnico. 1994).

Essas palavras so traduzidas da seguinte forma: possvel a aproximao ecumnica, desde que reconhecida a supremacia da Igreja Catlica, gerida pelo Vigrio de Cristo, o Papa, como sucessor de Pedro, a quem compete advertir e avaliar as opinies contrrias.

Da Encclica Moratlium nimos, de 10.01.1928, do papa Pio XI, vejamos algumas diretrizes do tpico a nica maneira de unir todos os cristos; Assim, Venerveis Irmos, clara a razo pela qual esta S Apostlica nunca permitiu aos seus estarem presentes s reunies de acatlicos por quanto no lcito promover a unio dos cristos de outro modo seno promovendo o retorno dos dissidentes nica verdadeira Igreja de Cristo [grifo nosso], dado que outrora, infelizmente, eles se apartaram dela.

Portanto, dado que o Corpo Mstico de Cristo, isto , a Igreja, um s (1 Cor. 12,12), compacto e conexo (Ef. 4,15), semelhana do seu corpo fsico, seria inpcia e estultcia afirmar algum que ele pode constar de membros desunidos e separados: quem pois no estiver unido com ele, no membro seu, nem est unido cabea, Cristo (Cfr. Ef. 5,30;

27

1,22). A Obedincia ao Romano Pontfice - Mas, ningum est nesta nica Igreja de Cristo e ningum nela permanece a no ser que, obedecendo, reconhea e acate o poder de Pedro e de seus sucessores legtimos [grifo nosso].

Pois se, como repetem freqentemente, desejam unir-se Conosco e com os nossos, por que no se apressam em entrar na Igreja, "Me e Mestra de todos os fiis de Cristo" (Conc. Later 4, c.5)?

Aproximem-se, portanto, os filhos dissidentes da S Apostlica, estabelecida nesta cidade que os Prncipes dos Apstolos Pedro e Paulo consagraram com o seu sangue; daquela Sede, dizemos, que "raiz e matriz da Igreja Catlica" (S. Cypr., ep. 48 ad Cornelium, 3), no com o objetivo e a esperana de que "a Igreja do Deus vivo, coluna e fundamento da verdade" (1 Tim 3,15) renuncie integridade da f e tolere os prprios erros deles, mas, pelo contrrio, para que se entreguem a seu magistrio e regime [grifo nosso].

O infalvel papa Pio XI no usou de meias palavras para expressar o pensamento do Vaticano com relao aos no catlicos. Em resumo, disse que s fazem do Corpo de Cristo os que reconhecem e acatam o poder do Papa, como legtimo sucessor de Pedro. Disse mais, de forma inequvoca, que a unio dos cristos s ser possvel com o retorno dos irmos separados ao catolicismo. alguns avanos localizados, no h muito para comemorar em termos de progresso do dilogo sincero e fraterno, da aceitao mtua, do entendimento consensual entre o catolicismo e demais igrejas, da participao conjunta de catlicos e acatlicos em movimentos evangelsticos e sociais.

Estamos convictos de que barreiras intransponveis impedem a plena realizao das propostas do ecumenismo cristo, que tenta a aproximao entre os ramos da cristandade: a Igreja Catlica, a Igreja Protestante, a Ortodoxa, e outras. Com o objetivo de identificar tais bices, divulgaremos neste trabalho diversos pronunciamentos, decises conciliares, palavra ex cathedra de infalveis papas, da hierarquia catlica, de rgos ligados ao movimento ecumnico, de jornalistas e pesquisadores.

28

CONCLIO DE TRENTO Convocado pelo papa Paulo III, o Conclio de Trento (1545-1563) condenou com antemas todas as teses reformistas dos protestantes acerca da F Catlica e dos Sacramentos. Vejamos alguns dos cnones. Cn. 13. Se algum disser que para conseguir a remisso dos pecados necessrio a todo homem crer certamente e sem hesitao alguma, mesmo em vista da fraqueza e falta de preparao prprias, que os pecados lhe foram perdoados seja excomungado. Antes de prosseguirmos, convm esclarecer que tais decises esto plenamente em vigor. O Cdigo de Direito Cannico, cnon 333, pargrafo 3, declara: No h apelao ou recurso contra uma sentena ou decreto do pontfice romano. A desobedincia ao Papa, Vigrio de Cristo, continua sendo a maior das heresias. O dogma da infalibilidade papal tambm impede sejam revogadas quaisquer decises anteriores.

Cn. 1. Se algum disser que os sacramentos da Nova Lei no foram todos institudos por Jesus Cristo Nosso Senhor, ou que so mais ou menos que sete, a saber: Batismo, Confirmao, Eucaristia, Penitncia, Extrema-Uno, Ordem e Matrimnio; ou que algum destes sete no verdadeira e propriamente sacramento seja excomungado.

Cn. 4. Se algum disser que os sacramentos da Nova Lei no so necessrios para a salvao, mas suprfluos; e que sem eles ou sem o desejo deles, s pela f os homens alcanam de Deus a graa de justificao ainda que nem todos [os sacramentos], seja excomungado.

Cn. 6. Se algum disser que os sacramentos da Nova Lei no encerram a graa que significam; ou que no conferem a graa aos que lhes no opem bice, como se fossem apenas sinais externos da graa ou justia recebida pela f, e certos sinais da Religio crist, com que entre os homens se distinguem os fiis dos infiis seja excomungado.

Cn. 8. Se algum disser que pelos mesmos sacramentos da Nova Lei no se confere a graa s pela sua recepo (ex opere operato), mas que para receber a graa basta s a f na promessa divina seja excomungado.

29

Cn. 10. Se algum disser que todos os cristos tm o poder de administrar a palavra de Deus e todos os sacramentos seja excomungado.

Cn. 3. Se algum disser que na Igreja Romana, Me e Mestra de todas as Igrejas, no reside a verdadeira doutrina acerca do sacramento do Batismo seja excomungado.

Cn. 12. Se algum disser que ningum deve ser batizado seno na idade em que Cristo se deixou batizar, ou na hora da morte - seja excomungado. Como os irmos separados, fiis s doutrinas bblicas, continuam pensando do mesmo modo, ou seja, continuam desobedientes ao papa, estamos todos excomungados. Aqui comeam os primeiros bices pretenso ecumnica. Que conciliao pode haver entre excomungantes e excomungados? Entre a nica Igreja verdadeira e um bando de hereges que resolveu aceitar Jesus como Senhor e Salvador pessoal?

No perodo das trevas, tempo em que as fogueiras da Inquisio queimavam continuamente, a excomunho apartar o infiel da comunho da Igreja - era uma arma poderosa nas mos do catolicismo. Diante dessa ameaa, at reis e prncipes tremiam e temiam.

DOCUMENTO EPISCOPAL Extramos algumas passagens das explicaes do Revmo. Antonio, Bispo de Campos, de 19.03.1966, ao comentar as decises do Conclio Ecumnico Vaticano II: Eis que, como a propsito da adaptao, tambm sobre a falsa aplicao do ecumenismo advertiu Papa os fiis. Segundo despachos das agncias telegrficas, teria o Santo Padre observado, em uma de suas Alocues nas audincias gerais, que o apostolado junto aos irmos separados no est isento de iluses e perigos [grifo nosso]. Iluses, por uma esperana sem fundamento, perigo pela possibilidade de, no desejo ardente de obter a converso do herege ou apstata, falsear o sentido da verdade revelada, ou no exp-la na sua integridade. O texto transmitido pelas agncias telegrficas o seguinte: H uma tomada de posio, tambm por parte daqueles que demonstram demasiado entusiasmo, como se os contactos com irmos separados fossem fceis e sem perigo....[grifo nosso].

30

Os milhes que tiveram um encontro com a verdade ficaram muito felizes por saberem que a salvao no conseguida por pertencer a esta ou quela denominao, mas por consagrar suas vidas a Cristo Jesus. A primeira condio para um apostolado frutuoso junto aos nossos irmos separados fugir a todos e quaisquer irenismo doutrinrio [atitude conciliadora], ainda que implcito. Entre os preceitos divinos, est a obrigao de ingressar na Igreja Catlica [grifo nosso], instituda por Jesus Cristo como meio nico de salvao para todos os homens. Como conseqncia, a condio do catlico essencialmente diferente da condio do no catlico. O catlico, pelo fato de pertencer Igreja verdadeira, no tem motivo algum para duvidar de que esteja na posse da verdade. O no catlico est em condio perfeitamente inversa. Ele no est de posse da verdade [grifo nosso], de maneira que tem todo motivo para duvidar de sua posio religiosa. E se estiver de boa f, mais facilmente ser levado a perceber a falta de fundamento para suas convices. Estes pontos so pacficos na teologia catlica, e foram objeto de ensino autntico do Magistrio Eclesistico. A excelncia da condio do catlico com relao ao no catlico, com a conseqente obrigao, foi definida pelo Conclio Vaticano I (cf. sess. III, cap. III e can. 6). Dentro desses princpios, devemos levar o mais longe possvel a nossa caridade com os irmos separados. Sem esquecer a condio de separados, isto afastados da verdadeira Igreja de Cristo [grifo nosso], devemos ter presente a todo momento sua prerrogativa de irmos, e esforarmo-nos por utilizar os pontos que justificam o apelativo de irmos, para lev-los a uma reflexo mais profunda sobre as realidades crists que ainda possuem, a fim de que as compreendam melhor, e percebam que elas s adquirem sua verdadeira autenticidade na Igreja Catlica. Isso numa ao direta que a Providncia poder de ns exigir com nossos irmos separados, onde haja um desejo sincero de amar a verdade. Porquanto, com aqueles que se fixaram na heresia, e a abraam conscientemente, um dilogo frutuoso praticamente impossvel [grifo nosso]. Podemos ainda e devemos nos compadecer deles, e com nossas oraes, penitncias e outras boas obras, empenhar a misericrdia divina, que os ilumine e lhes conceda a retido de vontade, de que ho mister, para chegarem unidade autntica do Cristianismo na Igreja Romana [grifo nosso].

31

O que devemos evitar salvas as necessidades de uma justa e nobre polmica imposta pelo interesse das almas so as expresses que possam, de qualquer forma, magoar a nossos irmos separados; isso ainda quando devamos suportar com pacincia as conseqncias de uma vontade que a heresia ou o cisma tornaram mais especialmente rspida conosco. Vale neste ponto o conselho de So Paulo: procura vencer o mal com o bem (cf. Rom. 12, 21). Mesmo, porm, com os que esto de boa f, convm evitar a familiaridade [grifo nosso] consoante o prudente e hoje sobremodo oportuno conselho de S. Toms: para que nossa familiaridade no d aos outros ocasio de errar (Quodlibetum 10, q. 7, a. 1 c). Essas regras esto totalmente em conformidade com a Dominus Iesus editada no ano 2000. Os princpios so os mesmos. Como j dissemos, a Igreja de Roma no muda e no pode mudar. Os pronunciamentos de hoje devem guardar coerncia com as prxis anteriores, por fora da infalibilidade que os papas atriburam a si mesmos. Se constitumos uma ameaa e perigo; se os catlicos so orientados a no ter conosco qualquer tipo de familiaridade; se o dilogo com os protestantes no os remover de suas heresias; se no aceitamos o reingresso na Igreja Verdadeira, ento no h porque falar em ecumenismo.

32

Vous aimerez peut-être aussi