Vous êtes sur la page 1sur 3

]

Tancredo, Lula e perspectiva de tempo

Fbio Wanderley Reis Em artigo de jornal publicado em agosto de 1984, s vsperas das convenes partidrias que escolheriam os candidatos disputa no Colgio Eleitoral, eu me atormentava com os riscos que o momento envolvia (e inclua como fecho at o anelo, que viria a frustrar-se, de que Tancredo tivesse sade). Em particular, havia o temor de que o ento chamado sistema, embora reduzido a um bunker acossado de todos os lados (ou por isso mesmo), viesse a recompor-se no desespero e a reafirmar com dureza o potencial de coeso militar que se tinha revelado antes em situaes de crise. Como mostram matrias recentes na imprensa, em que se apontam as disposies golpistas que continuavam a existir, o momento exigia dos agentes empenhados na transio o equilbrio apropriado entre ousadia e firmeza, de um lado, e agudo realismo, de outro. A aspirao por esse equilbrio no faz mais que traduzir em termos de virtudes pessoais um dilema entre perspectivas de tempo que sempre desafia a ao poltica mais ambiciosa: mesmo se visa a desdobrar-se em consequncias num horizonte de longo prazo e a resultar em construo slida, a ao se desenvolve sempre na conjuntura, e tem de estar atenta aos constrangimentos impostos por ela. Evocando Tancredo em artigo na Folha h alguns dias, Rubens Ricupero citava Milton para lembrar o importante papel eventualmente cumprido tambm por aquele que apenas senta e espera. O prprio Tancredo transmitia idia anloga em expresso utilizada para referir-se aos eventos ento em curso, falando da necessidade de deixar que o processo poltico brasileiro decantasse. Naturalmente, essa postura no redunda na mera passividade que a idia de sentar e esperar talvez sugira,* e a maneira hbil em que Tancredo se envolveu em iniciativas dirigidas aos inimigos da

transio democrtica e em negociaes com eles clara demonstrao disso embora o equilbrio surja tambm com clareza na disposio que o levou ocasionalmente, por exemplo, a ocupar a tribuna do Senado para fustigar duramente as lideranas do regime. Mas a postura envolve, sem dvida, o empenho de realismo na ao. Na bonana democrtica que agora experimentamos, em que aparentemente superamos a face pretoriana e mais feia de nossa vida poltica, somos por certo devedores, em medida aprecivel, da atuao de Tancredo (cuja provao final, por outro lado, com a comoo nacional produzida, foi mais um fator a se opor, no momento seguinte, a tropelias golpistas). E se a bonana contm a promessa de ser duradoura certamente porque a decantao tancrediana continua em processo, permitindo a gradual consolidao do enquadramento institucional de nossa democracia. De minha parte, no tenho dvida de que esse desenvolvimento propcio tem como ponto decisivo o teste representado pela conquista da Presidncia da Repblica por Lula e o PT, destacando-se a o fato de que, no obstante a origem radical e a proposta revolucionria do partido, essa conquista se transformou no esforo de administrao realista do pas. H, naturalmente, os que entendem que, se temos tal transformao, ento no h teste. Mas essa posio (que faz lembrar as fantasias de Roberto Mangabeira Unger a respeito da Constituio de 1988, que supostamente deveria consagrar a subverso permanente) contm a implicao de que s teramos democracia consolidada se as instituies democrticas fossem submetidas a iniciativas propriamente revolucionrias e resistissem. Ora, no cabe dvida de que, neste caso, elas no resistiriam. E as experincias democrticas mais bem-sucedidas como tal so justamente aquelas em que a inicial inspirao revolucionria de partidos de orientao socialista ou afim veio a ser substituda, na socialdemocracia, pela gradual incorporao dos anseios sociais e igualitrios atuao de governos realistas e eficientes. Atuao que se v, alis, exposta necessidade de novos ajustes realistas com as novas condies mundiais da atualidade.

H, contudo, uma qualificao importante. O amadurecimento na esfera institucional pode (e deve) contar com forte dose de decantao e justificar certa passividade atenta ao longo prazo, at como condio de que, no plano da psicologia coletiva, mecanismos e regras institucionais artificiais venham a impregnar o contexto em que se do as aes do dia-a-dia e a transformar-se em parte efetivamente relevante dele ou de uma cultura democrtica. Os desafios da administrao eficiente, porm, no tm como dispensar o esforo ativo e hbil a cada passo. Ora, a democracia mais do que um fenmeno cultural, ou mesmo poltico-institucional em sentido estreito, ela sobretudo acomodao institucional de conflitos de interesses, o que faz que a dimenso social e a emergncia do anseio de igualdade como problema real no possam ser vistas como algo secundrio ou lateral. Administrao eficiente, portanto, no pode significar, em perspectiva democrtica consistente, a mera administrao rotineira do capitalismo e de sua dinmica espontnea, que supe desigualdade e tende a produzi-la. E o desafio a posto se agrava de modo especial nas condies sociais singularmente perversas de nosso pas. Seja qual for a complicao nas relaes a se estabelecerem entre as perspectivas de curto e de longo prazo, h urgncias a serem atendidas. E, como adverte a violncia que se difunde, urgncias desatendidas podem comprometer as chances de amadurecimento daquilo que seria preciso esperar amadurecer.

Folha de S.Paulo, 21/4/2005

* Notar a correo da citao do verso de Milton publicada por Rubens Ricupero em artigo
no caderno Dinheiro da Folha de S.Paulo, 15/5/2005, agradecendo a Wolfgang Gruen: They also serve who only stand and wait. A idia antes a de erguer-se e estar atento: tomar tento, diria Guimares Rosa.

Vous aimerez peut-être aussi