Vous êtes sur la page 1sur 7

INSTRUO NORMATIVA STN N 02, DE 22 DE MAIO DE 2009. Dispe sobre a Guia de Recolhimento da Unio - GRU, e d outras providncias.

O SECRETRIO DO TESOURO NACIONAL SUBSTITUTO, no exerccio das atribuies que lhe confere o inciso VII do art. 1 do Regimento Interno da Secretaria do Tesouro Nacional, aprovado pela Portaria MF/N 141, de 10 de julho de 2008, e tendo em vista o disposto no art. 98 da Lei 10.707, de 30 de julho de 2003, no Decreto no. 4.950, de 09 de janeiro de 2004 e no art. 109 da Lei no. 11.514, de 13 de agosto de 2007, resolve: Art. 1 Ficam institudos os formulrios da Guia de Recolhimento da Unio - GRU, na forma dos anexos I, II e III desta Instruo Normativa. 1 Os formulrios mencionados no caput sero utilizados, obrigatoriamente, para o recolhimento de receitas e demais valores Conta nica do Tesouro Nacional, respeitado o disposto no 3 deste artigo. 2 Nos casos devidamente comprovados em que caractersticas operacionais inviabilizem a utilizao da GRU, a Coordenao-Geral de Programao Financeira poder, em carter excepcional, submeter avaliao do Secretrio do Tesouro Nacional pedido de autorizao para a arrecadao de receitas em documento distinto. 3 O disposto neste artigo no se aplica s receitas administradas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil RFB, pelo Instituto Nacional do Seguro Social - INSS e pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional PGFN, recolhidos mediante Documento de Arrecadao de Receitas Federais DARF e Guia da Previdncia Social - GPS. Art. 2 Observado o disposto nesta Instruo Normativa, as regras de negcio envolvendo a Secretaria do Tesouro Nacional e as instituies financeiras com vistas prestao de servios de arrecadao e centralizao da Guia de Recolhimento da Unio GRU sero estabelecidas mediante convnio. Art. 3 O Banco do Brasil S.A. o agente financeiro centralizador da arrecadao por meio da Guia de Recolhimento da Unio GRU. Art. 4 Para fins dessa instruo normativa, entende-se como rgo Arrecadador a unidade do Governo Federal que detm a responsabilidade administrativa sobre os valores arrecadados por meio da Guia de Recolhimento da Unio.

Dos Modelos das Guias Art. 5 A Guia de Recolhimento da Unio - GRU, em suas formas impressas (Simples, Cobrana e Judicial), dever atender s especificaes desta Instruo Normativa e possuir, obrigatoriamente, cdigo de barras, cuja integridade dever ser preservada, de forma a no prejudicar a correta classificao e destinao dos valores arrecadados. 1 A GRU Simples um documento no compensvel e somente pode ser paga em agncias do Banco do Brasil S/A. 2 A GRU Cobrana um documento compensvel, disposto diretamente pelos rgos arrecadadores e pagvel em qualquer agncia da rede bancria, podendo ser utilizada somente para recolhimento de valores a partir de R$ 50,00 (cinqenta reais).

3 A GRU Judicial tambm um documento no compensvel, que tem por objeto os recolhimentos especificados pelo Poder Judicirio, devendo ser paga na Caixa Econmica Federal ou no Banco do Brasil S.A., obedecendo a legislao afeta receita correspondente. Art. 6 A Guia de Recolhimento da Unio GRU, em suas formas no impressas (GRU Depsito, GRU DOC/TED, GRU Eletrnica e GRU SPB), obedecer aos critrios definidos por esta Instruo Normativa. 1 A GRU Depsito somente pode ser paga nas agncias do Agente Financeiro Centralizador, podendo ser utilizada para depsito de diversos cheques, devendo seu uso ser autorizado pelo rgo arrecadador. 2 facultado efetuar pagamento de GRU por meio de DOC ou TED, desde que autorizados pelo rgo arrecadador. 3 A GRU Eletrnica um documento do Sistema Integrado de Administrao Financeira do Governo Federal SIAFI e ser de uso obrigatrio nos pagamentos entre rgos e entidades da Unio. 4 A GRU SPB (Sistema de Pagamentos Brasileiro) poder ser utilizada para recolhimentos efetuados por instituies financeiras, por meio do Sistema de Transferncia de Reservas STR, a critrio da STN.

Do Recolhimento dos Valores Conta nica Art. 7 Os recursos financeiros sero repassados Conta nica do Tesouro Nacional, mantida no Banco Central do Brasil, at o segundo dia til aps o efetivo ingresso dos valores na conta de reserva bancria do agente financeiro centralizador. 1 O agente financeiro no far jus ao recebimento de tarifa pelos servios referentes arrecadao por meio de Guia de Recolhimento da Unio. 2 No caso da GRU Judicial, o agente financeiro arrecadador poder repassar os valores arrecadados ao agente centralizador at o segundo dia til aps o efetivo ingresso, e este dever repass-los, na mesma data, Conta nica do Tesouro Nacional.

Da Restituio de Receitas Art. 8 A restituio dos valores arrecadados, por anulao de receita ou baixa de depsitos, ser precedida do reconhecimento do direito creditrio por parte do rgo arrecadador, mediante formalizao de requerimento do contribuinte, juntados os documentos comprobatrios. 1 Cumprido o requisito especificado no caput, o rgo arrecadador dever efetuar a restituio, por intermdio de ordem bancria especfica, inclusive nos casos entre rgos e entidades da Unio. 2 Nas situaes em que a restituio corresponda a recursos de Fonte Tesouro, a solicitao ao rgo central do Sistema de Programao Financeira do Governo Federal, ser objeto de programao financeira especfica. Art. 9 Os rgos arrecadadores que autorizarem o recebimento da GRU por meio de cheques, ficam obrigados a restituir ao agente financeiro os valores de cheques devolvidos no prazo de 72 horas, contadas a partir da data da comunicao expedida pelo agente financeiro centralizador. Pargrafo nico - No caso de inobservncia do prazo referido no caput, a Secretaria do Tesouro Nacional poder adotar as medidas que julgar necessrias para o ressarcimento ao agente financeiro, sem prejuzo da atuao dos rgos fiscalizadores.

Dos Procedimentos Operacionais Art. 10 Compete Secretaria do Tesouro Nacional: I - criar e atualizar os cdigos de recolhimento a serem utilizados para arrecadao por meio de GRU; II - orientar os rgos arrecadadores sobre a correta utilizao da Guia de Recolhimento da Unio; III - manter meio de impresso da GRU Simples e Judicial no seu stio; IV - fornecer aplicativo local para uso pelos rgos arrecadadores. Art. 11 Compete aos rgos arrecadadores: I - definir os cdigos de seu uso, bem como seus respectivos parmetros: meio de impresso, campos de preenchimento obrigatrio, permisso para pagamento em cheques e para utilizao da GRU Depsito, II informar STN, para criao e cadastramento de cdigos de recolhimento, a fundamentao legal e oramentria da receita, III - divulgar os cdigos de recolhimento de suas receitas e as respectivas instrues de preenchimento e pagamento, IV - fornecer ao Contribuinte a Guia de Recolhimento da Unio, mediante impresso por meio do aplicativo local, ou autorizar o uso da GRU Depsito ou GRU DOC/TED, na eventual inviabilidade de impresso por meio do stio do Tesouro Nacional. V - desenvolver aplicativo para emisso da GRU Cobrana, VI - verificar o correto recebimento de valores, VII - efetuar a eventual retificao dos registros no SIAFI, VIII - restituir ao contribuinte valores pagos a maior ou indevidamente, Art. 12 Os rgos arrecadadores e os agentes financeiros autorizados tambm podero dispor ao Contribuinte o mecanismo de impresso da GRU Simples no seu prprio stio. Art. 13 Os Coordenadores-Gerais de Programao Financeira e de Contabilidade da STN, em suas respectivas reas de atuao, expediro atos complementares necessrios ao cumprimento desta Instruo Normativa, por meio de publicao dos procedimentos em macrofuno especfica do Manual SIAFI. Art. 14 Fica revogada a Instruo Normativa STN n 03, de 12 de fevereiro de 2004.

LSCIO CAMARGO

ANEXOS

ANEXO I - GRU COBRANA - O documento tem duas vias ou partes (ficha de compensao e recibo do sacado). - O documento similar ao boleto de cobrana bancria, inclusive o cdigo de barras.

CAMPOS DA GRU COBRANA


Uso do rgo / STN Linha Digitvel do Cdigo de Barras Local de Pagamento Cedente Data do Documento Nmero do Documento Espcie do Documento Aceite Data de processamento Uso do Banco Carteira Espcie de moeda Quantidade Valor Instrues Vencimento Agncia/ Cdigo Nosso Nmero Valor do documento Desconto / Abatimento Outras Dedues Mora / Multa Outros Acrscimos Valor cobrado Sacado Cdigo de Barras

O QUE DEVE CONTER


O Braso da Repblica em forma de marca dgua e Identificao do Governo Federal e da Guia de Recolhimento da Unio. GRU Cobrana. (OBRIGATRIO) Representao numrica do cdigo de barras. Praa de pagamento do documento. Nome do rgo arrecadador / favorecido (OBRIGATRIO) Data do documento do cedente Nmero do documento do cedente Espcie de documento do cedente Informao sobre aceite Data de emisso da Guia de Recolhimento da Unio - GRU Uso exclusivo da instituio financeira Tipo de Carteira e variao da carteira de cobrana Identifica o tipo de moeda Quantidade da moeda Valor da moeda em Reais Instrues especficas para pagamento. DD/MM/AAAA ou Contra apresentao Identifica a Agncia e Cdigo do emitente da GRU Identifica o ttulo do cedente Valor a ser recolhido Valor do desconto ou abatimento. Valor de outras dedues. Valor da multa, mora e juros. Valor de outros acrscimos. Valor a ser efetivamente pago (lgebra dos campos de 1 a 5) Nome do contribuinte. Opcionalmente, tambm pode trazer o endereo. Formao do cdigo de barras obedece padro FEBRABAN. (OBRIGATRIO)

ANEXO II GRU-SIMPLES

CAMPOS DA GRU SIMPLES


Uso da STN/ RGO Linha Digitvel do Cdigo de Barras Nome do Contribuinte/Recolhedor Nome da Unidade Favorecida Instrues Cdigo de Recolhimento Nmero de referncia Competncia Vencimento CNPJ ou CPF do Contribuinte Cdigo da Unidade/ Gesto Valor do Principal (Documento) Desconto/Abatimento Outras dedues Mora/Multa Juros/Encargos Outros acrscimos Valor Cobrado

O QUE DEVE CONTER


O Braso da Repblica, Identificao do Governo Federal e da Guia de Recolhimento da Unio. GRU Simples. (OBRIGATRIO) Representao numrica do cdigo de barras. (OBRIGATRIO) Nome do contribuinte/ Recolhedor. Nome do rgo arrecadador emitente da GRU Instrues especficas para o pagamento. Cdigo criado pela COFIN/STN. (OBRIGATRIO) Identifica o ttulo do cedente. Se conveniente, a UG pode definir como obrigatrio. Ms e ano de competncia Do recolhimento. DD/MM/AAAA ou Contra-apresentao Cdigo que identifique o recolhedor. Pode ser CNPJ (14 posies numricas) ou CPF (11posies numricas). (OBRIGATRIO) Cdigo da unidade (e gesto) emitente da Guia de recolhimento da Unio GRU. Valor a ser recolhido Valor dos descontos e abatimentos concedidos Valor das outras dedues Valor da multa e mora Valor dos juros e encargos Valor dos outros acrscimos Valor a ser efetivamente pago (lgebra dos campos 1 a 5) rea destinada impresso (obrigatria) do cdigo de barras. O cdigo do tipo 2 de 5 intercalado. composto pelo Cdigo de Recolhimento, Cdigo da Unidade favorecida e gesto, vencimento e valor do principal. Quando no informado vencimento e valor no ato da emisso da guia, o cdigo de barras assume zero. rea destinada autenticao mecnica no ato do pagamento. O banco pode emitir recibo para quitao deste documento.

Cdigo de Barras

Autenticao Mecnica

ANEXO III GRU JUDICIAL

CAMPOS DA GRU JUDICIAL


Uso da STN/ RGO Linha Digitvel do Cdigo de Barras Nome do Requerente/Autor Nome do Requerido/Ru Nome da Unidade Favorecida Instrues CNPJ/CPF do Requente: CNPJ/CPF do Requerido/Ru: Seo Judiciria: Vara: Classe: Base de Clculo: Cdigo de Recolhimento Nmero de referncia Competncia Vencimento CNPJ ou CPF do Contribuinte Cdigo da Unidade/ Gesto Valor do Principal (Documento) Desconto/Abatimento Outras dedues Mora/Multa Juros/Encargos

O QUE DEVE CONTER


O Braso da Repblica, Identificao do Governo Federal e da Guia de Recolhimento da Unio. GRU Simples. (OBRIGATRIO) Representao numrica do cdigo de barras. (OBRIGATRIO) Nome do Requerente/Autor Nome do Requerido/Ru Nome do rgo arrecadador emitente da GRU Instrues especficas para o pagamento que conforme o tipo de receita podem ser: pagamento exclusivo na Caixa Econmica Federal, pagamento na Caixa Econmica Federal e no Banco do Brasil. Nmero do documento CNPJ ou CPF do Requerente ou Autor. Pode ser CNPJ (14 posies numricas) ou CPF (11 posies numricas). (OBRIGATRIO) Nmero do documento CNPJ ou CPF do Requerido ou Ru. Pode ser CNPJ (14 posies numricas) ou CPF (11 posies numricas). Informaes relativas ao processo judicirio Valor de referncia para o valor do recolhimento Cdigo criado pela COFIN/STN. (OBRIGATRIO) Identifica o ttulo do cedente. Se conveniente, a UG pode definir como obrigatrio. Ms e ano de competncia Do recolhimento. DD/MM/AAAA ou Contra-apresentao Cdigo que identifique o recolhedor. Pode ser CNPJ (14 posies numricas) ou CPF (11 posies numricas). (OBRIGATRIO) Cdigo da unidade (e gesto) emitente da Guia de recolhimento da Unio GRU. Valor a ser recolhido Valor dos descontos e abatimentos concedidos Valor das outras dedues Valor da multa e mora Valor dos juros e encargos

Outros acrscimos Valor Cobrado Cdigo de Barras

Autenticao Mecnica

Valor dos outros acrscimos Valor a ser efetivamente pago (lgebra dos campos 1 a 5) rea destinada impresso (obrigatria) do cdigo de barras. O cdigo do tipo 2 de 5 intercalado. composto pelo Cdigo de Recolhimento, Cdigo da Unidade favorecida e gesto e valor do principal. Quando no informado o valor no ato da emisso da guia, o cdigo de barras assume valor zero. rea destinada autenticao mecnica no ato do pagamento. O banco pode emitir recibo para quitao deste documento.

Vous aimerez peut-être aussi