Vous êtes sur la page 1sur 19

AQURIO PARA BOTIAS

O QUE PRECISO SABER?

Por Marcos Mataratzis


Dezembro de 2010

AQURIO PARA BOTIAS O QUE PRECISO SABER?


Por Marcos Mataratzis O objetivo deste artigo ser um ponto de partida para a escolha de quais e quantas Botias colocar em nossos aqurios, obedecendo suas necessidades e possveis companheiros "no Botias". Existem 198 espcies de Botias j catalogadas at o presente momento e uma em fase de entrar para a lista. Sem dvida alguma a Botia palhao a mais conhecida e desejada pela maioria dos aficionados por esses peixes, mas existem diversas outras espcies que tambm se do muito bem com elas e so igualmente atraentes. Vamos primeiro descrever as necessidades comuns das Botias para depois citar algumas espcies mais facilmente encontradas no mercado brasileiro:

Caractersticas comuns
Famlia: Cobitdea Habitat: Sudeste asitico e Oceania

pH: dever estar compreendido no intervalo entre 6,5 e 7,2. Botias so muito adaptveis a diversos pHs mas esta a faixa mais confortvel para elas. Existem algumas poucas espcies que preferem guas de neutras para alcalinas mas so exceo. Temperatura: No deve ser inferior a 27C. Botias so peixes sensveis ao ctio e em temperaturas abaixo de 27C podem contrair a doena com mais facilidade. A faixa ideal vai de 27 a 29C. GH : menor que 12 gH. Tamanho mximo: de 6 a 40 cm dependendo da espcie. Sociabilidade: Grupos de 5 ou mais indivduos. Zona do aqurio: Fundo. Manuteno: Fcil a moderada. Agressividade: A maioria das Botias dcil. Entretanto existem certas espcies de Botias, chamadas de "Botias Grrr" (de agressivas) que devem ser criadas com certos cuidados.

Alimentao: Onvoros: flocos, crisps, pastilhas de fundo, waffles de algas, Bloodworms, camares, caramujos, artmias e enquitrias. Algumas espcies tambm gostam de pepinos, ervilhas, brcolis e outros vegetais macios. iluminao: Botias no gostam de muita luz. Recomenda-se que aqurios para Botias tenham, no mximo, 0,4 Watts/litro de luz. Se possvel, menos. Presena de ferres sub-oculares: Todas as Botias apresentam ferres retrteis abaixo de seus olhos. Tais ferres so usados para defesa: Botia palhao Botia skunk

Botia modesta

Botia striata

Botia YoYo

Como deve ser um aqurio para Botias:


1- O aqurio deve ser grande: Pelo menos 200 a 300 litros. Lembre-se que o nmero ideal de Botias, seja qual for sua espcie, de 5 ou mais indivduos. Preferencialmente, um aqurio para Botias deve ser o mais comprido quanto possvel (o comprimento ideal de 1,80 m ou mais) e ter uma rea da base grande tambm, j que as Botias passam a maior parte do tempo no fundo do aqurio. So mais importantes o comprimento e a largura do que a altura do aqurio; 2- Deve conter muitas tocas: Botias gostam muito de se enfiar em buracos. Troncos e pedras formando esconderijos so muito apreciados mas elas tambm aceitaro canos de PVC ou outros materiais que lhes proporcionem abrigo;

Foto: Marcos Mataratzis 3- O substrato do aqurio dever ser de pequena granulometria, pois as Botias possuem barbilhes bastante sensveis e ficam fuando o fundo do aqurio procura de alimento. Evite cascalhos pontiagudos ou de granulometria grande; 4- Abuse na filtragem: Botias so peixes exigentes quanto qualidade da gua. Considero uma boa vazo de filtragem valores acima de 8 vezes o volume de gua do aqurio por hora. Aferies peridicas dos nveis de amnia, nitritos e nitratos so desejveis. Procure mant-los sempre o mais baixo quanto possvel. Amnia e nitritos sempre zerados. Nitratos abaixo de 30 PPM; 5- As sifonagens e TPAs devem ser feitas pelo menos uma vez por semana. Preferencialmente duas TPAs de 20% por semana para garantir gua sempre limpa; 6- guas movimentadas: As necessidades de oxignio das Botias costumam ser maiores do que a maioria dos demais peixes tropicais. Em seu habitat as Botias vivem em rios com guas muito movimentadas o que favorece a oxigenao da gua. Bombas submersas para circulao da gua so muito bem vindas em aqurios para Botias. Mas como simular isso em nossos aqurios? O sistema relativamente simples de se fazer e requer basicamente canos e juntas de PVC de 3/4". Basicamente, ele consiste em colocar bombas submersas num canto do aqurio empurrando a gua numa mesma direo. Na outra ponta do aqurio teremos captao dessa gua atravs de esponjas (que auxiliam na limpeza) conforme o esquema abaixo:

Imagem adaptada do original de Martin Thoene

Nas fotos abaixo vemos os canos e conexes sendo montados:

Foto: Martin Thoene

Foto: Martin Thoene

Sistema J pronto dentro do aqurio:

Foto: Emma Turner

Foto: Emma Turner Uma vez montado o sistema acima s colocar 2 ou 3 bombas submersas (conforme tamanho do aqurio) para simular a correnteza. Normalmente, nos rios onde as Botias so encontradas, o fluxo de gua bem veloz. Recomenda-se que a vazo somada das bombas submersas seja de pelo menos 6 a 10 vezes o volume do aqurio. No confunda esta vazo de circulao com a vazo de filtragem do item 4. Observe tambm que tal fluxo de gua literalmente lava o cho do aqurio evitando o acmulo de sujeira sob o cascalho. uma forma extra de minimizar as terrveis sifonagens, to odiada por todos ns! Reparem agora no aqurio j montado:

Foto: Emma Turner

O que devo evitar em aqurio para Botias:


1- Aqurios plantados: Botias fuam o substrato o tempo todo. Se seu aqurio possuir camadas frteis elas no vo durar muito. Botias tambm adoram desenterrar plantas, comer algumas ou at mesmo furar as folhas de outras (apenas por diverso). Veja tambm que por no gostarem de muita luz, a seleo de plantas deve conter as mais robustas e menos exigentes. Entre elas, cito as Anubias gigantes, a Microsorium, Valisneria gigante e Amazonensis. Evite usar CO2 em seu aqurio de Botias pois alm de baixar o pH durante o dia (e subir de noite - Botias no gostam de variaes de pH) ele tambm contribui para diminuir o teor de oxignio da gua e elas so exigentes quanto a isso; 2- Aqurios sem tampas: Botias so peixes muito curiosos e eventualmente do saltos fora dgua;

Outros peixes compatveis com as Botias:


Evite misturar muitas espcies, especialmente se forem espcies de regies muito distintas do Sudeste Asitico. Labeo bicolor uma excelente opo de companhia para elas. Labeo frenatus tambm mas atente para o fato de que no devemos colocar mais que um Labeo por aqurio. Embora tambm sejam peixes de fundo, um cardume de Corydoras ajudam na faxina do substrato. Botias tambm gostam de olhar para cima e notar a presena de "dither fishes", peixes que lhes informam se existem ou no predadores na rea. Geralmente pequenos cardumes de peixes de superfcie so bons companheiros para elas at uma certa idade (lembre-se que Botias, de um modo geral, crescem bastante). Rasboras arlequim, Dnios e Melanotaenias so bons dither fishes para as Botias.

Espcies mais comuns de Botias e suas caractersticas:

1- Botia palhao (Chromobotia macracanthus)

Foto: Marcos Mataratzis

Peixe proveniente de Sumatra e Bornu, extremamente gracioso, ativo e possui diversas particularidades como por exemplo sua pelagem:

Adaptado do original de Martin Thoene

sem dvida a Botia mais conhecida porm muitas informaes sobre elas no so passadas pelos lojistas como por exemplo a idade que podem alcanar (50 anos!) e o tamanho que podem chegar quando adultas. Botias palhao podem facilmente chegar aos 30cm em aqurios e no raro passar disso: Botia "Marge" (in memorian) e seus 35cm!

Foto: Emma Turner

Por conta do tamanho que elas podem atingir, recomenda-se que o tamanho mnimo do aqurio para se ter 5 Botias palhao por 2 ou 3 anos seja de 200 litros. Entenda este tamanho mnimo como provisrio. Botias palhao crescem muito lentamente. Podem levar 10 anos para chegar aos 20cm mas certamente chegaro e 200 litros ficar pequeno. Um comportamento muito comum entre as palhaos dormir de lado. Muita gente se assusta e acha que o peixe morreu mas na verdade esto apenas tirando um cochilo:

Foto: Marcos Mataratzis Dormir de cabea para baixo tambm comum:

Foto: Marcos Mataratzis

2- Botia azul (Yasuhikotakia modesta)

Foto: Marcos Mataratzis Tambm chamadas de Botia azul, so Botias robustas podendo chegar a 25cm na natureza mas dificilmente passam de 15 a 18cm em aqurios. Trata-se de uma Botia Grrr. Juntamente com as Botias tigre e as skunk so Botias que requerem certa ateno devido sua agressividade. Possuem hbitos noturnos e dificilmente as vemos durante o dia. Passam grande parte de seu tempo entocadas em seus troncos saindo apenas para comer. Nessa hora, quem estiver em seu caminho ser devidamente cutucado.

3- Botia YoYo - (Botia almohae)

Foto: Marcos Mataratzis

Podem chegar a 15cm (e chegam rapidamente) e so chamadas de YoYo devido s listras escuras em sua pele que se assemelham s letras Y e O principalmente quando jovens. medida que vo crescendo tais "letras" desaparecem. Botia YoYo jovem:

Foto: Marcos Mataratzis

Botias YoYo adultas:

Foto: Marcos Mataratzis Botias YoYo costumam fazer muito um tipo especial de movimento chamado "Ghosting" onde uma delas nada rapidamente em paralelo com outro peixe (no necessariamente outra Botia YoYo) imitando seus movimentos e ento comea a rodopiar em volta deste.

YoYos fazendo ghosting:

Foto: Marcos Mataratzis O sexo das Botias YoYo facilmente reconhecido observando os barbilhes dos indivduos. Nos machos os barbilhes so avermelhados: YoYo macho (esquerda):

Foto: Marcos Mataratzis Embora machos e fmeas possam ser facilmente reconhecidos a reproduo em aqurio no comum. Fmeas grvidas (cheias de ovos) so relativamente freqentes em aqurios de YoYos mas pelo que se sabe os machos no conseguem fertilizar seus ovos em aqurios sem incentivo hormonal. As fmeas desovam mas os machos no conseguem fertiliz-los.

YoYo grvida:

Foto: Marcos Mataratzis

4- Botia mrmore (Botia kubotai)

Foto: Marcos Mataratzis

Peixe gracioso e pacato que pode chegar no mximo a 13 cm. Diferentemente das palhao e YoYos, elas no so to sociais, preferindo a companhia de outras kubotai. Entretanto, tambm so bem ativas e nadam por todo aqurio preferindo a meia-gua e o fundo.

Foto: Marcos Mataratzis

5- Botia de Burma (Botia histrionica)

Foto: Shari Sanford A Botia histrionica, tambm chamada Botia zebra dourada ou Botia de Burma uma das Botias mais sociveis. So ativas durante o dia e no raro nadam livremente por todo aqurio competindo pelo alimento at mesmo com outras espcies como os barbos. Passam bem pouco dos 10cm e se parecem bastante com as YoYo exceto pelo fato que no costumam ter o "o", apenas o "Y". Mais precisamente, 5 bandas escuras cortando seu corpo cinza dourado. Esse dourado tende a desaparecer com a idade, sobrando a colorao acinzentada, semelhante s YoYo. So muito pacficas e sociais gostando de se esconder entre as plantas, quengas de coco, troncos ou bambus que lhe conferem segurana.

6- Botia zebra (Botia striata)

Foto: Emma Turner

Foto: Helen Nightingale

Peixe extremamente pacfico que no passa dos 10 cm. Excelente para aqurios comunitrios. Sua colorao pode variar um pouco conforme a idade. A padronagem, embora usualmente seja formada por listras verticais tambm pode apresentar variaes. Os machos apresentam a boca avermelhada. Depois de adultas podem apresentar coloraes exuberantes:

Foto: Emma Turner

7- Botia an (Yasuhikotakia sidthmunki)

Foto: Emma Turner As Botias ans so os menores exemplares de Botias que se conhecem. No passam de 6cm mesmo quando adultas. Diferentemente de outras Botias, as ans gostam muito de passear a meia-gua durante o perodo diurno. Infelizmente, ela quase no existe mais na Tailndia, um de seus habitat. No existem relatos recentes de captura de Botias ans nos rios Kwai Yai, Kwai Noi e Mae Klong, rios onde eram

numerosas no passado. Existem relatos que elas foram introduzidas nas Filipinas nos anos 70 mas no h confirmao se sua populao se estabeleceu ou no. Devido a tal dificuldade em colet-las os preos dela no mercado so meio salgados mas so uma espcie extremamente pacfica, ideal para aqurios comunitrios.

8- Botia skunk (Yasuhikotakia morleti)

Foto: Emma Turner Chegam a 10cm de comprimento mas no pense que so calmas. um peixe bastante agressivo, especialmente com Botias palhao por perto. Recomenda-se t-las apenas com outras Botias Grrr.

FAQ
1- Posso ter Botias em meu aqurio de Discos? R: Poder pode, mas no uma mistura muito compatvel pelo fato de que os Discos preferem guas mais calmas enquanto as Botias preferem guas turbulentas. Alm disso, a agitao normal das Botias pode acabar estressando seus Discos. 2- Posso ter Botias em meu aqurio de CAs? R: Absolutamente no! O pH e a dureza da gua dos aqurios de Cicldeos Africanos completamente incompatvel para as Botias.

3- Posso ter Botias no meu aqurio de peixes Jumbos? R: Depende. Se as Botias forem suficientemente grandes para se defender, sim. Caso contrrio, no. Entenda-se como "suficientemente grandes" um tamanho proporcional aos Jumbos. Botias sabem se defender mas isso tem limites. Um Oscar de 35cm junto com 5 Botias de 8 ou 10cm provavelmente no dar certo mas se elas j tiverem uns 15 a 20cm eles podero conviver pacificamente. Lembre-se tambm que Botias so peixes de cardume. No adianta colocar uma nica Botia de 20cm que ela no vai se defender. A fora delas est justamente na frase "a unio faz a fora". Botias palhao, por exemplo, se criadas na ausncia de outras de mesma espcie podem at morrer de solido. 4- verdade que Botias pegam ctio muito facilmente? R: Sim. bastante comum comprarmos Botias aparentemente saudveis e, no dia seguinte elas apresentarem os famosos pontos brancos. 5- verdade que no devemos usar remdios base de Cobre nem sal grosso com Botias? R: As escamas das Botias so muito pequenas ao longo de seu corpo e ausentes na cabea. Isto as torna muito sensveis. O sal grosso no deve ser usado. Quanto ao cobre, a dose da medicao dever ser menor que a recomendada na bula do remdio. Geralmente usamos de 1/6 a, no mximo, 1/2 dose. O Verde Malaquita pode ser usado em Botias. Ele menos agressivo para elas. 6- Posso ter uma ou duas Botias apenas em meu aqurio? R: No! Botias so peixes de cardume. O nmero ideal 5 ou mais pois, assim como abelhas e formigas, elas tem funes especficas no grupo. Todavia, em certos casos provisrios, podem ser introduzidas como mnimo dos mnimos apenas 3 mas fique avisado de que seu comportamento ser mais ativo em grupos maiores. 7- Posso usar areia branca como substrato? R: Pode, mas no deve. Como Botias so peixes de fundo e preferem baixa iluminao seria mais recomendado cascalho ou areia escura ou pelo menos no branco. 8- Como escolher as Botias na loja? R: No compre Botias com suas cores esmaecidas, nadadeiras fechadas muito menos se sua barriga no estiver rolia e mais gorda que a cabea. Uma outra doena comum em peixes capturados na natureza o chamado Skinny ou barriga seca. Peixes com essa doena possuem o ventre murcho. No compre peixes nessas condies. Botia com Skinny:

Sobre o autor:

Marcos Mataratzis iniciou no aquarismo ainda criana, mas comeou a se dedicar de forma mais sria nos idos de 1986, quando se apaixonou pelas Botias. Desde ento, vem se dedicando ao estudo deste gnero de peixes, possuindo diversos artigos sobre o assunto. Vem sendo moderador e administrador de fruns de aquarismo pelos ltimos 4 anos. Nesse tempo, postou mais de 22.000 vezes, quase sempre ajudando aquaristas novatos a resolver seus problemas imediatos, assim como os aconselhando sobre o melhor setup para seus aqurios. Organizou e ajudou a organizar diversos encontros aquarsticos no Rio de Janeiro, palestrando em diversos deles, muitas vezes sobre Qumica da gua e outros temos correlatos. consultor tcnico do CEA Centro de Estudos de Aquariofilia, onde tambm ajuda com palestras e consultas. Alm disso, astrnomo amador e astrofotgrafo desde 1980, tendo inclusive fotos publicadas em livros estrangeiros. tambm professor de Qumica no Colgio Pedro II Rio de Janeiro, desde a dcada de 1990, onde procura ao mximo despertar em seus alunos o interesse pelas cincias.

Vous aimerez peut-être aussi