Vous êtes sur la page 1sur 20

MICROGERAO edp

SOLAR FOTOVOLTAICO SOLAR TRMICO MICROELICO

Microgerao, est nas nossas mos

NDICE
1. energias renovveis
1.1. a energia solar 1.2. a energia elica pg. 5 pg. 6

3. a soluo edp
3. a soluo edp pg. 15

2. a microgerao
2.1. os equipamentos 2.2. a venda rede pg. 8 pg. 11

4. os parceiros
4. os parceiros pg. 19

INTRODUO
Produo distribuda ou microgerao a gerao de energia pelo prprio consumidor (empresa ou particular) utilizando equipamentos de pequena escala, nomeadamente painis solares, microturbinas, microelicas ou outro tipo de tecnologia. A energia produzida pode ser aproveitada para o aquecimento de guas sanitrias ou para a produo de energia elctrica, que depois vendida rede de distribuio. O futuro do planeta e dos nossos lhos est cada vez mais nas nossas mos. A forma como consumimos energia pode contribuir para aliviar a presso ambiental que exercemos sobre a natureza. Hoje em dia, possvel que cada um de ns utilize fontes alternativas de energia capazes de assegurar o bem-estar, sem comprometer o futuro. Estamos a entrar numa nova era energtica.

Ao fazer parte desta soluo poder poupar, aumentar a sua qualidade de vida e ser amigo do ambiente.
Em 2007, 40% da energia fornecida pela EDP foi produzida com base em energias limpas e essa percentagem subir para 70% em 2010. Agora, tambm pode contribuir para a utilizao de fontes renovveis. As tecnologias solares e elica utilizam fontes de energia inesgotveis, ecolgicas e econmicas, tendo sido desenvolvidas com vista a produzir conforto e aumentar a qualidade de vida e do ambiente.

1. ENERGIAS RENOVVEIS

1. energias renovveis

A ENERGIA SOLAR
Atravs de um painel que capta a radiao solar, hoje possvel utilizar a energia do Sol para diversos ns. Com a energia solar trmica possvel aquecer gua para uso domstico e/ou para climatizao. J a energia solar fotovoltaica permite-nos produzir directamente energia elctrica. Na Europa, Portugal o pas com o maior nmero de horas de Sol.
RADIAO SOLAR HORIZONTAL DIRIA

DISTRIBUIO EUROPEIA DE RADIAO SOLAR:


FONTE: Atlas Europeu de Radiao Solar

pg. 5

A ENERGIA ELICA
A energia do vento pode ser captada por turbinas elicas e transformada em electricidade. Desde a antiguidade que a energia do vento aproveitada pelo Homem, sendo que as primeiras utilizaes se deram para mover moinhos e navios vela. A elevada velocidade e a quantidade de horas de vento existentes em muitas zonas de Portugal so muito favorveis ao aproveitamento da energia que o vento nos oferece. Por isso, a EDP concebeu uma soluo integrada para que seja mais fcil usufruir das energias renovveis, com benefcios econmicos e ambientais.
Velocidade do vento Horas/ano de vento

FONTE: Faculdade de Cincias da Universidade de Lisboa

pg. 6

2. A MICROGERAO

2. a microgerao

OS EQUIPAMENTOS
O que um equipamento solar trmico?
constitudo por um painel que capta a energia do sol e permite aquecer a gua para usos sanitrios (e/ou para climatizao) e restantes elementos de ligao ao circuito de gua quente. Permite suprir 60% a 80% das necessidades de gua quente sanitria de um lar. O restante garantido por um equipamento de apoio, que poder ser aquele que utiliza actualmente.

pg. 8

O que um equipamento solar fotovoltaico?


constitudo por um painel que capta a energia do sol e, atravs de clulas fotovoltaicas, a converte directamente em energia elctrica, num processo que envolve a transferncia de fotes da radiao solar para os electres da estrutura atmica do material das clulas. J comum ver painis fotovoltaicos em estruturas pblicas, como os semforos ou os telefones de emergncia. Em casa, estes painis permitem-lhe produzir energia para venda Rede Elctrica de Servio Pblico.

pg. 9

2. a microgerao

OS EQUIPAMENTOS
O que um equipamento microelico?
constitudo por um aerogerador que aproveita a energia do vento, atravs de um catavento, transformando-a em energia elctrica. Os aerogeradores de baixa tenso (comuns em habitaes e pequenas indstrias) permitem-lhe vender a energia produzida Rede Elctrica de Servio Pblico.

pg. 10

2. a microgerao

VENDA REDE
Condies de venda de energia rede
Existe um regime bonicado de venda de energia elctrica rede, aplicvel s unidades de microgerao at 3,68 kW, em determinadas condies: As unidades devem utilizar energias renovveis; obrigatrio dispor de um colector solar trmico, com um mnimo de 2m; Se o microprodutor for um condomnio, exigida a realizao de uma auditoria energtica ao edifcio e a implementao das medidas de ecincia energtica (com perodo de retorno at 2 anos) identicadas nessa auditoria. dispensada a colocao do colector solar trmico.

Preo de venda rede


No regime bonicado: xo durante 5 anos, para os primeiros 10 MW de potncia instalados a nvel nacional; decresce 5% por cada 10 MW instalados. Aps os primeiros 5 anos e durante os 10 anos seguintes, ser aplicado o preo igual quele que seja aplicvel s instalaes que se registem nesse ano e que lhe sejam equivalentes; Aps o perodo de 15 anos aplicado o preo vigente no regime geral, que igual ao preo de compra.

pg. 11

2. a microgerao

VENDA REDE
O preo varia conforme o tipo de energia utilizado na produo de electricidade: Solar: 0,65/kWh; Elica: 0,455/kWh.

Custos a suportar pelo microprodutor


Custos com o registo no Sistema de Registo de Microproduo (250 + IVA); Custos inerentes aquisio e instalao da unidade de microproduo e do contador; Custos de uma eventual reinspeco, se necessria (150 + IVA); Custos de ligao rede; Se a unidade utilizar energia elica ou estiver em local de livre acesso ao pblico, o produtor deve possuir um seguro de responsabilidade civil.

Limites de energia e potncia


Existem limites de venda de energia rede (por kW instalado): 2,4MWh/ano no caso da energia solar; 4MWh/ano no caso das restantes energias; Potncia de ligao mxima de 10MW em 2008. (Aumento de 20%/ano nos anos seguintes)

pg. 12

Processo de Instalao
Para se tornar um microprodutor de energia elctrica, dever:

Registar-se no SRM(*) 5 dias


Pagar o Registo

Registo de celebrao de contrato no SRM(*) at 20 dias


Realizar a inspeco e obter o Certicado de Explorao

at 120 dias
Instalar o sistema de microproduo e efectuar o Pedido de Certicado

5 dias
Recepo do contrato

10 dias
Ligao rede

Microprodutor

* Sistema de Registo de Microproduo, disponvel no stio www.renovaveisnahora.pt

pg. 13

3. A SOLUO edp

3.

A SOLUO edp
A Soluo MYENERGY
A EDP est a promover a energia do futuro que, a partir de agora, tambm pode ser a sua. Depois do lanamento da Soluo Solar Trmica, apresentamos-lhe agora tambm as Solues Solar Fotovoltaica e Microelica. Preparmos uma soluo completa: seleccionmos parceiros que, aps uma anlise individual das suas necessidades e das condies da sua casa, lhe podem propor a melhor soluo, garantindo a qualidade dos produtos e a prestao dos servios de instalao, assistncia ps-venda e manuteno necessrias mxima rentabilizao do sistema. Apenas precisa de escolher quais as tecnologias solar trmica, solar fotovoltaica ou microelica que melhor se adequam ao seu caso. No tem que se preocupar com o investimento, pois tambm lhe propomos nanciamento em condies muito vantajosas.

Compre j e comece a pagar s daqui a 6 meses


Disponibilizamos uma opo de nanciamento bastante atractiva em parceria com a Caixa Geral de Depsitos: At 100% do valor do oramento, com um limite de 5.000 euros para Solar Trmico e 25.000 euros para Microelico e Solar Fotovoltaico; Taxas bastante competitivas, indexadas Euribor a 1 ms*, com spread de 0,5% a 2%; Prazo de nanciamento at 10 anos; Primeira prestao (s de juros) ao m de 6 meses.

pg. 15

3.

A SOLUO edp
Para mais informaes, visite www.cgd.pt ou ligue 707 24 24 24.

Manuteno e Garantia
Os equipamentos tm uma vida til mdia superior a 20 anos.

Este folheto no dispensa a leitura das Condies Gerais e Especiais do Contrato.


*Taxa correspondente mdia aritmtica simples das taxas Euribor 1M, apurada com referncia ao ms imediatamente anterior ao do incio de cada perodo de contagem de juros, arredondada para a milsima de ponto percentual mais prxima, na base 365. TAEG de 5,531% calculada com base num spread de 0,50%, em 26/05/2008, para uma operao de 25.000, pelo prazo de 120 meses, com prazo de diferimento de 6 meses, sem seguros, sem comisso de estudo e com garantia real. Inclui 50% da comisso de contratao e imposto do selo sobre a utilizao do crdito.

Apenas necessitam de manuteno bsica para funcionarem na sua mxima ecincia. Dever informar-se das condies de manuteno e assistncia junto do seu instalador. Todos os equipamentos recomendados pela EDP tm uma garantia mnima de 2 anos.

Instalao
Os sistemas so de fcil instalao. H acessrios que permitem a xao dos painis solares em diferentes tipos de telhados / coberturas. Os microgeradores elicos permitem tambm diferentes tipos de xao.

pg. 16

Custos e recuperao dos investimentos


Existem vrios factores que inuenciam o retorno do investimento num sistema de microgerao: O investimento inicial; A comparticipao no aquecimento da gua quente sanitria e o combustvel substitudo (no caso dos sistemas solares trmicos); A quantidade de energia vendida rede (no caso dos sistemas solares fotovoltaicos e microelicos); O regime de venda de energia rede; Os benefcios scais (IRS). Tipicamente, os tempos de retorno do investimento so: Para um sistema solar trmico 4 a 7 anos (na substituio de gs propano e butano); Para um sistema solar fotovoltaico 7 a 9 anos (optando pelo regime bonicado, numa instalao de 1kWp, com uma mdia de 1.400 horas de funcionamento/ano); Para um sistema microelico 6 a 8 anos (optando pelo regime bonicado, numa instalao de 1kWp, com uma mdia de 1.800 horas de funcionamento/ano).

pg. 17

4. PARCEIROS

4.

PARCEIROS
Estes so os parceiros que seleccionmos para si:
SOLAR TRMICO SOLAR FOTOVOLTAICO MICROELICO

O que fazer?
Contacte-nos para a linha edp 800 501 501, entre as 8h e as 20h, nos dias teis, para saber como pode beneciar de um sistema de microgerao em sua casa. A EDP encaminhar o seu pedido para os parceiros da Soluo MyEnergy escolhidos por si. Receber um contacto para analisar as condies de instalao e denir uma soluo especca para o seu caso. Aproveite o desconto de lanamento de 10% at 30 de Setembro de 2008 (data de contacto com a EDP). Ligue j 800 501 501. Para saber mais, visite www.edp.pt

pg. 19

Para mais informaes: www.edp.pt 800 501 501 (8h-20h dias teis)

Vous aimerez peut-être aussi