Vous êtes sur la page 1sur 3

Geografia C 12E

Organizaes no governamentais

Cludia Alves Isabel Cunha Jorge Ferreira

Geografia C 12E

"Uma ONG define-se por sua vocao poltica, por sua positividade poltica: uma entidade sem fins de lucro cujo objectivo fundamental desenvolver uma sociedade democrtica, isto , uma sociedade fundada nos valores da democracia liberdade, igualdade, diversidade, participao e solidariedade. (...) As ONGs so comits da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrtica com que todos sonham".

Organizaes no governamentais ou as ONGs so organizaes formadas pela sociedade civil sem fins lucrativos e que tem como misso a resoluo de algum problema da sociedade, agem e trabalham sobre vrios domnios, e ainda na reivindicao de direitos e melhorias e fiscalizao do poder pblico. Estas organizaes podem ainda complementar o trabalho do estado, realizando aes onde ele no consegue chegar, podendo receber financiamento e doaes do mesmo, e tambm de entidades privadas, para tal fim. Actualmente estudiosos tm defendido o uso da terminologia organizaes da sociedade civil para designar tais instituies. importante ressaltar que ONG no tem valor jurdico.

ONG define-se pela sua vocao poltica, pela sua positividade poltica: uma entidade sem fins lucrativos cujo objectivo fundamental desenvolver uma sociedade democrtica, isto , uma sociedade fundada nos valores da democracia, liberdade, igualdade, diversidade, participao e solidariedade, as ONGS so comits da cidadania e surgiram para ajudar a construir a sociedade democrtica com que todos sonham.

Na verdade, preciso constatar que o surgimento dessas organizaes sem fins lucrativos, que tm como objetivo o desenvolvimento de atividades de interesse pblico, deu-se pelo motivo da no eficincia, por parte do poder pblico, em atender as necessidades da sociedade. H de se ressaltar que esses espaos organizacionais constituem importantes alternativas de sistematizar a sociedade como um todo, promovendo aes sociais, culturais.

Cludia Alves Isabel Cunha Jorge Ferreira

Geografia C 12E As tarefas so orientadas e dirigidas por indivduos com interesses comuns, estas organizaes prestam uma variedade de servios e de funes humanitrias, analisam os problemas que se levantam aos cidados e aos governos, supervisionam as politicas e incentivam a participao da comunidade. A criao relaciona-se com as diferentes circunstancias e reflectindo diversas tradies e culturas, tornando o movimento destes heterogneo. A sua classificao incide nas suas actividades e influncias geogrficas. Por vezes as ONG superam as organizaes formais em reas da sua responsabilidade, substituindo ou complementando-as. As ONGs usam a sua experincia, com populaes locais ao servio da ajuda ao desenvolvimento e na superviso e concretizao de acordos internacionais. Estas organizaes especificam-se em algumas reas, tais como direitos humanos, o ambiente ou sade.

Cludia Alves Isabel Cunha Jorge Ferreira

Vous aimerez peut-être aussi