Vous êtes sur la page 1sur 8

Programa 5 S

Programa 5S
O Mtodo "5S" foi base da implantao do Sistema de Qualidade Total nas empresas. Surgiu no Japo, nas dcadas de 50 e 60, aps a Segunda Guerra Mundial, quando o pas vivia a chamada crise de competitividade. Alm disso,havia muita sujeira nas fbricas japonesas, sendo necessria uma reestruturao e uma limpeza. O pas precisava reestrutura-se, organizar as indstrias e melhorar a produo para ser compatvel com o mercado mundial . O programa tem este nome por tratar-se de um sistema de cinco conceitos bsicos e simples, porm essenciais e que fazem a diferena no Sistema da Qualidade. Espanha e Inglaterra adotaram metodologias equivalentes, porm com nomes diferentes: Teoria da Escova e Housekeeping, respectivamente; mas a idia a mesma- sempre buscar o Sistema da Qualidade Total . possvel eliminar o desperdcio (tudo o que gera custo extra) em cinco fases, com base no mtodo "5S". Foi um dos fatores para a recuperao de empresas japonesas e a base para a implantao da Qualidade Total naquele pas. Os cinco conceitos foram introduzidos no Brasil posteriormente, em 1991, pela Fundao Cristiano Ottoni. Esse programa pode ser conhecido com outros nomes, porm 5S o mais utilizado e vem das iniciais das cinco tcnicas que o compe: Seiri - organizao, utilizao, liberao da rea; Seiton - ordem, arrumao; Seiso - limpeza; Seiketsu - padronizao, asseio, sade; Shitsuke - disciplina, autodisciplina. O 5S pode ser implantado como um plano estratgico que, ao longo do tempo, passa a ser incorporado na rotina, contribuindo para a conquista da qualidade total e tendo como vantagem o fato de provocar mudanas comportamentais em todos os nveis hierrquicos. Muitos dos conceitos da qualidade total se fundamentam na teoria da melhoria contnua (Kaizen: Kai, mudana e Zen, para melhor), pois

a QT um processo e no um fato que possa ser considerado concludo. Numa primeira etapa necessrio estabelecer a ordem para ento buscar a QT. Para estabelecer a ordem usamos o 5S. Alguns objetivos desse programa so:

melhoria do ambiente de trabalho; preveno de acidentes; incentivo criatividade; reduo de custos; eliminao de desperdcio; desenvolvimento do trabalho em equipe; melhoria das relaes humanas; melhoria da qualidade de produtos e servios. SEIRI - Organizao, liberao da rea Essa tcnica utilizada para identificar e eliminar objetos e informaes desnecessrias, existentes no local de trabalho. Seu conceito chave a utilidade, porm, devemos tomar cuidado com o que vai ser descartado para no perdermos informaes e/ou documentos importantes. A tabela abaixo mostra como separar e selecionar:
IDENTIFICAO Se usado toda hora Se usado todo dia Se usado toda semana Se no necessrio PROVIDNCIAS Colocar no prprio local de trabalho Colocar prximo ao local de trabalho Colocar no almoxarifado, etc Descartar, disponibilizar

As principais vantagens do Seiri so:


conseguir liberao de espao; eliminar ferramentas, armrios, prateleiras e materiais em excesso; eliminar dados de controle ultrapassados; eliminar itens fora de uso e sucata; diminuir risco de acidentes.

Para a execuo do Seiri devem ser definidas e instaladas reas de descarte.Essas reas devem ser devidamente sinalizadas para evitar que se tornem "reas de baguna". Todo material descartado deve ser etiquetado e controlado (materiais para recuperao, alienao,

almoxarifado, materiais para outros rgos, reciclagem ou para lixo ou sucata). A responsabilidade da pessoa que est descartando s termina no momento do destino final do material descartado.

SEITON - Ordem, arrumao uma atividade para arrumarmos as coisas que sobraram depois do Seiri. Seu conceito chave a simplificao. Os materiais devem ser colocados em locais de fcil acesso e de maneira que seja simples verificar quando esto fora de lugar. O objetivo identificar e arrumar tudo, para que qualquer pessoa possa localizar facilmente o que precisa e a visualizao seja facilitada. Nesta fase importante: padronizar as nomenclaturas. usar rtulos e cores vivas para identificar os objetos, seguindo um padro. guardar objetos diferentes em locais diferentes. expor visualmente os pontos crticos, tais como extintores de incndio, locais de alta voltagem, partes de mquinas que exijam ateno, etc. determinar o local de armazenamento de cada objeto onde for possvel, eliminar as portas. No deixar objetos ou mveis no meio do caminho, atrapalhando a locomoo no local. Vantagens: Menor tempo de busca do que preciso para operar, ler, enviar, etc. Menor necessidade de controles de estoque e produo. Facilita transporte interno, controle de documentos, arquivos ou pastas, alm de facilitar a execuo do trabalho no prazo. Evita a compra de materiais e componentes desnecessrios ou repetidos ou danos a materiais ou produtos armazenados. Maior racionalizao do trabalho, menor cansao fsico e mental, melhor ambiente. Melhor disposio dos mveis e equipamentos Facilitao da limpeza do local de trabalho

A ordenao eficiente do material de trabalho deve ser implantada com uma nomenclatura padronizada e divulgada dos arquivos, pastas, documentos, salas, estoques, etc e com a indicao correta do local de estocagem. As pessoas devem saber onde procurar cada coisa quando necessrio e todos devem seguir as regras. importante fazer uma anlise da situao atual da instituio, como as coisas esto organizadas e onde. Sempre que possvel, deve-se trabalhar para reduzir os estoques e qual o melhor local para guardar cada coisa. A idia principal nesta fase : Um lugar para cada coisa e cada coisa em seu lugar. 3. S - SEISO - Limpeza Tambm pode ser definido como Senso de Zelo. Cada pessoa deve saber a importncia de estar em um ambiente limpo e dos benefcios de ambiente com a mxima limpeza possvel. O ambiente limpo traduz qualidade e segurana. O desenvolvimento do senso de limpeza proporciona: Maior produtividade das pessoas, mquinas e materiais, evitando o retrabalho. Evita perdas e danos de materiais e produtos. Para isto, importante que o pessoal tenha conscincia e habitue-se a: Procurar limpar os equipamentos aps o seu uso, para que o prximo a usar encontre-o limpo. aprender a no sujar e eliminar as causas da sujeira. definir responsveis por cada rea e sua respectiva funo. manter os equipamentos, ferramentas, etc, sempre na melhor condio de uso possvel. Aps usar um aparelho, deix-lo limpo e organizado para o prximo utilitrio Cuidar para que se mantenha limpo o local de trabalho, dando ateno para os cantos e para cima, pois ali acumula-se muita sujeira No jogar lixo ou papel no cho

Dar destino adequado ao lixo, quando houver Inclui-se ainda neste conceito, de um modo mais amplo, manter dados e informaes atualizados, procurar ser honesto no ambiente de trabalho e manter bom relacionamento com os colegas. Tudo isto fundamental para a imagem (interna e externa) da empresa. SEIKETSU - Padronizao, asseio, sade Aps termos cumprido as trs primeiras etapas do programa 5S devemos partir para a padronizao e melhoria contnua das atividades. Essa etapa exige perseverana, pois se no houver mudanas no comportamento das pessoas e nas rotinas que geram sujeira logo voltaremos a situao inicial, antes da implantao do 5S. Assim, atravs do Seiketsu conseguimos manter a organizao, arrumao e limpeza obtidas atravs dos trs primeiros Ss (Seiri, Seiton, Seiso). Alm do ambiente de trabalho o asseio pessoal acaba melhorando, pois os funcionrios, no querendo destoar do ambiente limpo e agradvel, acabam por incorporar hbitos mais sadios quanto aparncia e higiene pessoais. Nessa etapa, devem ser elaboradas normas para detalhar as atividades do 5S que sero executadas no dia-a-dia e as responsabilidades de cada um. Como principais vantagens do estabelecimento do Seiketsu, temos:

equilbrio fsico e mental; melhoria do ambiente de trabalho; melhoria de reas comuns (banheiros, refeitrios, etc) melhoria nas condies de segurana.

SHITSUKE - Disciplina ou autodisciplina

O compromisso pessoal com o cumprimento dos padres ticos, morais e tcnicos, definidos pelo programa 5S, define a ltima etapa desse programa. Se o Shitsuke est sendo executado significa que todas as etapas do 5S esto se consolidando. Quando as pessoas passam a fazer o que tem que ser feito e da maneira como deve ser feito, mesmo que ningum veja, significa que existe disciplina. Para que esse estgio seja atingido todas as pessoas envolvidas devem discutir e participar da elaborao de normas e procedimentos que forem adotados no programa 5S. Sempre que possvel, eliminar ou diminuir o processo burocrtico de aes ou documentos, procurando aproveitar o tempo e economizar trabalho desnecessrio. Cada um deve ficar responsvel pelo seu espao, sem prejudicar o espao do outro. Sempre deve-se questionar se algo est bom o suficiente ou se possvel ser melhorado. As vantagens so: trabalho dirio agradvel; melhoria nas relaes humanas; valorizao do ser humano; cumprimento dos procedimentos operacionais e administrativos; melhor qualidade, produtividade e segurana no trabalho.

Idias principais do Mtodo 5S:

Se voc sabe e no faz, como se voc no soubesse. Os trs primeiros Ss, ou seja, as 3 primeiras fases so a base para o sucesso da implantao do programa. Ordenar identificar. O ambiente mais limpo no o que mais se limpa, e sim o que menos se suja. Organizao do pessoal reflete organizao do ambiente. Todo o trabalho tem de ser feito em equipe. A tolerncia tambm uma ferramenta de trabalho, desde que usada na medida certa.

Vous aimerez peut-être aussi