Vous êtes sur la page 1sur 3

Anlise teolgica dos Dez Mandamentos- o prefcio- parte I.

Introduo: xodo 20 -1-2 ENTO falou Deus todas estas palavras, dizendo. Eu sou o SENHOR teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servido. Muito j foi escrito, dito, pregado e ensinado sobre os dez mandamentos ou lei de Deus, no temos a pretenso de inventar a plvora ou produzir plutnio misturando, magnsio com chumbo, contudo h algumas discusses, que se fazem necessrias e ns vamos nos aprofundar nestas discusses. Nesta anlise teolgica dos dez mandamentos vamos retomar um trabalho que comeamos quando ramos missionrios no campo da IPB em Petrolndia-PE, as motivaes naquela ocasio eram extremamente evangelsticas e apologticas, nesta faze atual no temos as mesmas necessidades, o que nos da liberdade para usarmos, um maior rigor teolgico e profundidade exegtica. Quando ainda era Seminarista na cidade das Maravilhas (Juazeiro-BA ) para ns o STBNe era um centro de saber e fazer discuties teolgicas,enfrentamos,o surgimento de modismos numerlatras, l pelo os idos de dois mil e trs, numa noite de sexta-feira estvamos em uma reunio dos esclarecedores, que assim chamava-se o nosso grupo formado por figuras de muita estima e amizade. O hoje pastor Waltercio .C. Peixinho e o tambm Pastor Jaaziel iniciaram uma breve conversa que para ser sincero no momento, o bauru que eu comia estava mais digno de minha ateno,no entanto o assunto girava em torno do falar de Deus, o que me marcou, foi o fato de algum ter afirmado que os dez mandamentos eram uma expresso clara do falar de Deus. Na poca isto me levou a uma busca mais profunda sobre o assunto pois ficar fora de debates no era muito a minha praia no, mas no entrava em debates ou discuties sem conhecer o assunto em pauta, desta forma o que vamos trabalhar aqui est dentro de nossa competncia e compreenso.

O Grande catecismo de Westminster, comea o prefcio dos dez mandamentos com a apresentao de Deus, o que est correto, porm quero iniciar nossas investigaes, analisando a parte em que o autor afirma ENTO falou Deus todas estas palavras, dizendo o autor como j dissemos anteriormente comea reafirmado dois fatos indiscutveis, para qualquer Cristo.

O Primeiro fato aqui reafirmado, a existncia de Deus, ele diz: Ento falou Deus; vamos pensar: ele no se refere a um deus qualquer, ele usa o termo Senhor de forma exclusiva, da nfase a sua afirmao, frisa que foram as palavras, mas vejamos o que diz o retromenscionado catecismo,100: Que pontos devemos considerar nos dez mandamentos? Devemos considerar nos dez mandamentos - o prefcio, o contedo dos mesmos mandamentos e as divinas razes anexas a alguns deles para lhes dar maior fora. 101. Qual o prefcio dos dez mandamentos? O prefcio dos dez mandamentos : "Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servido". Nestas palavras Deus manifesta a sua soberania como JEOVA (Senhor), O Eterno, Imutvel e Todo-Poderoso Deus, existindo em Si e por Si, cumprindo todas as suas palavras e obras, manifestando que um Deus em pacto, com todo o seu povo e com o Israel antigo; que assim como tirou a estes da servido do Egito, assim nos libertou do cativeiro espiritual, e que, portanto, nosso dever aceitar a Ele s por nosso Deus e guardar todos os seus mandamentos. -Exo. 20:2; Isa. 44:6; Exo. 3:14 e 6:13; At. 17:24, 28; Gen. 17:7; Rom. 3:29; Luc. 1:74-75 1 Pedro 1:15-18. S aqui j temos matria de muita importncia para as nossas discusses, mas ento Deus falou isto, importante, porque ao falar Ele se apresenta como proponente do pacto e na verdade nenhum pacto pode ser proposto de baixo para cima, no foi Ado que props um acordo com Deus no, foi Moiss que disse a Deus como seria a lei, se o homem propusesse, no era um pacto e sim um acordo, porque s um Soberano pode propor pacto e no h outro soberano no universo infinofinito alm do Senhor. A auto existncia de Deus o ponto mais importante deste prefcio e ela afirmada pelo homem; Moiss com o ento falou Deus todas ests palavras, isto um fato, Deus existe por si mesmo e sua existncia em si e por Si, s Ele se basta, porque antes do princpio fundamental nada era e tudo estava em estado pr existente na mente infinitamente sapientssima de Deus, ento Deus era tudo e tudo era Deus. Ento por seu imenso poder e soberana majestade, o Supremamente, Ele mesmo decide em Santo conselho de Si consigo mesmo, nas trs pessoas da Santssima Tri-Unidade, criar o universo infinofinito,o que no altera em nada e o fato de que Ele de ningum depende, mas todos Dele so dependentes, Sua alto existncia foi reafirmada nos cus quando Lcifer cumpriu o decreto da primeira queda.

Ests palavras citadas pelo autor do xodo na abertura do prefacio dos dez mandamentos so de profunda importncia para a compreenso, de tudo o que vem pela frente, pois se Deus Auto existente em Si mesmo e falou noutros tempos segue que continue falando hoje, o que diz ? atravs de quem fala ? estas e outras perguntas sero respondidas durante est analise teolgica dos Dez Mandamentos. Soli Deo Gloria.

Vous aimerez peut-être aussi