Vous êtes sur la page 1sur 6

As transformaes econmicas na Europa e no Mundo Concentrao Industrial e Bancria a partir de 1870 que podemos falar, com propriedade, de uma

a civilizao industrial. A era do capitalismo industrial aproxima-se do auge. - Capitalismo Industrial sistema econmico caracterizado pela concentrao dos meios de produo (as fabricas) nas mos de grandes proprietrios que, dispondo de capital e recorrendo explorao da mo-de-obra, transformaram a indstria na principal fonte de obteno de lucros. - O desenvolvimento da industrializao provocou quer o crescimento das fbricas, quer a tendncia para a sua concentrao. A concentrao industrial acelera-se na segunda metade do sculo. Constituram-se dois tipos de concentraes:

Concentrao Horizontal, caracterizada pelo agrupamento de um conjunto de empresas que operava num sector especfico sob a mesma direo (objetivo de evitar a concorrncia);

Concentrao Vertical, caracterizada pela integrao na mesma empresa de todas as fases da produo. - O sistema bancrio integra-se na dinmica do mundo industrial, assistindo-se a um forte crescimento. Esta relao provocou a evoluo do capitalismo industrial para o capitalismo financeiro. A racionalizao do trabalho - Produzir com qualidade e produzir a baixo preo tornaram-se as questes fundamentais a fim de obter do trabalho a mxima rentabilizao. - Frederick Taylor exps o seu mtodo para a otimizao do rendimento da fbrica, que ficou conhecido por taylorismo. Assentava na diviso mxima do trabalho, seccionando-o em pequenas tarefas elementares e encadeadas. A cada operrio caberia executar, repetidamente, apenas uma destas tarefas, que o trabalhador seguinte continuava. Cada operrio seria treinado para uma nica tarefa, especializando-se na sua execuo. - Henry Ford ps em pratica as ideias de Taylor, aplicando-o estandardizao (padronizao do processo de produo e dos produtos obtidos, conseguida pelo fabrico em srie, com vista a tornar possvel a produo em massa) da produo de automveis, que foi um tremendo sucesso, apesar deste mtodo ser alvo de criticas. A geografia da Industrializao At meados do sculo XIX, a Inglaterra deteve a hegemonia econmica a nvel mundial pelos seguintes fatores:

Possua a maior frota comercial do mundo; Entre outros; Sectores industriais mais avanados da Inglaterra: Txtil, Siderurgia e Metalurgia

Dispunha de mais potncia em maquinas a vapor; Liderava a produo mundial do carvo, ferro e ao;

A afirmao de novas potencias Na Europa, a Franca, a Alemanha, a Blgica e a Sua colocam-se no grupo dos pases mais industrializados. Na Amrica, agigantam-se os EUA. Na sia, o Japo o nico pas a industrializar-se.

Frana: Manteve um ritmo industrializado contnuo mas lento; Encontrava-se em desvantagem: possu poucas jazidas, pobres e m situadas, ficando a extrao muito cara;

Tinha uma largussima base agrcola, a produo era abundante e diversificada, sendo que lhes garantia a subsistncia; Devido aos sectores da eletricidade, do automvel, do cinema e da construo, a Frana ultrapassa as outras naes.

Alemanha: O seu dinamismo foi a maior caracterstica do processo industrializador; Lanaram-se na indstria, privilegiando os sectores do carvo, ao e dos caminhosde-ferro; Saram vitoriosos sobre a Frana; Desenvolveram-se os sectores da qumica, construo naval e eletricidade; Moveram uma forte concorrncia aos produtos ingleses o que se fez sentir na delimitao do espao colonial africano e no investimento de capitais na Amrica Latina e na sia gerando uma onda de rivalidade.

E.U.A.: O sector txtil foi o ponto de partida da expanso da indstria americana, devido abundncia de recursos, como o algodo e a l, e poltica protecionista. No entanto, o seu grande dinamizador foi o sector siderrgico, tornando-se o lder mundial neste campo; Tambm a indstria automvel teve uma rpida expanso; Assim no final do sc. XIX, tornaram-se a 1 potncia mundial, dada a sua abundncia de recursos.

Japo: nico pas que se tornou autnomo, no sc. XIX, da dependncia econmica das grandes potncias; Foi o imperador Mutsu-Hito que iniciou a modernizao japonesa e lanou uma pas numa era de progresso com as reformas Meiji; Reformas iniciadas em 1868, o que permitiu ao Japo tornar-se uma nao industrial com grande poder de competitividade, deixando assim de ser um pas agrcola e atrasado; Estado grande responsvel pelo impulso industrializador, porque: promoveu a entrada de capitais e tcnicos estrangeiros, financiou a criao de novas indstrias s quais concedeu exclusivos e outros privilgios; Para o xito da evoluo do Japo, no s contribuiu o crescimento de vrios sectores, como o intenso crescimento demogrfico e orgulho nacional.

A permanncia de Formas de Economia Tradicional - A histria do sc. XIX foi dominada pela Revoluo Industria. - Entre 1815 e 1914, a agricultura, a indstria, o comrcio, o sistema bancrio, os transportes e as comunicaes, sofreram uma alterao profunda; - No entanto, as formas econmicas novas coexistiram (existiram ao mesmo tempo) durante muito tempo com as tcnicas e os sistemas de produo antigos; - No mundo rural, mantm-se as velhas prticas e utenslios; - Conservador, o campons agarra-se, ainda, aos direitos comunitrios e, em muitos casos, reage violentamente contra s inovaes agrcolas que os destroem; - Em muitas zonas agrcolas, continua a praticar-se a agricultura de subsistncia; - Mas tambm na indstria, as formas de economia tradicional tardam a desaparecer e o arteso mantm-se ativo, sobretudo nos ofcios que requerem gosto, mincia e criatividade;

- Este panorama acentua-se em pases como Portugal e Itlia.

A agudizao das diferenas O livre-cambismo - Livre-cambismo - Defendia a no interveno do Estado na economia, e a liberdade do comrcio sem quaisquer restries, designadamente barreiras alfandegrias.

- A expanso da revoluo industrial foi acompanhada pelo triunfo das ideias livre-cambistas. No entanto, a liberdade de concorrncia provocou a proliferao de produtos a baixo preo, o que afetou a economia. As crises cclicas constituram sistemticos sobressaltos econmicos e simultaneamente, fizeram crescer as desigualdades sociais. As crises capitalistas (geralmente de 10 em 10 anos) deviam-se essencialmente um excesso de investimentos e de produo industrial. - Crises cclicas - situao peridica de mau estar a nvel da economia provocada por uma subida ou descida anormal dos preos, dos salrios ou da produo. As crises contemporneas so de superproduo: a procura diminui, a oferta aumenta, os preos e os salrios baixam, aumenta o desemprego e diminui o nvel de vida. - A violncia das crises e sobretudo os seus efeitos sociais puseram em evidncia as fragilidades do capitalismo liberal. Os mecanismos de resposta s crises traduziram-se pelo incremento de polticas protecionistas e pelo aumento da interveno do estado na regulao da vida econmica e social. A sociedade industrial e urbana A exploso populacional - Exploso demogrfica - forte acelerao da taxa de crescimento da populao mundial verificada a partir dos finais do sculo XVIII, relacionada sobretudo com a significativa reduo da taxa de mortalidade. - No sculo XIX, verificou-se um crescimento muito rpido e acentuado da populao mundial e, em especial, da Europa industrializada, falando-se assim de uma exploso demogrfica. Imps-se assim, um novo modelo demogrfico, que tinha como caractersticas:

O recuo da mortalidade; O declnio da elevada natalidade; Aumento da esperana mdia de vida;

Descida da idade do casamento. - A expanso da Revoluo Industrial correspondeu a uma expanso da populao, pelo que foram os pases industrializados que revelaram mais cedo estas caractersticas demogrficas. Fatores da exploso populacional: Melhores cuidados mdicos;
Maior abundncia de bens alimentares; Os progressos na higiene.

Expanso urbana As alteraes demogrficas e econmicas originaram uma forte expanso urbana. Os principais fatores da expanso foram:

O xodo rural (as alteraes na produo agrcola, ao dispensarem parte da mo-deobra, levam a que o habitante da provncia procure a cidade); A emigrao (a populao europeia foi responsvel por diversas vagas de partida para as colnias dos continentes africano, americano e ocenico);

O crescimento dos sectores tercirio e secundrio (estes concentram-se nas cidades e requerem cada vez mais efetivos. A populao ativa dedicada ao sector primrio diminui.)

- O intenso crescimento das cidades revelou um conjunto de novos problemas urbanos: o superpovoamento, a ausncia de redes de esgoto e de abastecimento de gua, o agravamento de fenmenos como a misria, delinquncia, prostituio, mendicidade. Migraes internas e emigrao - No sculo XIX ocorreram intensos movimentos populacionais. Migraes internas: - Deslocaes sazonais (realizadas apenas em certas alturas do ano para locais onde era necessrio umacrscimo da mo-de-obra); - xodo rural (movimento campo-cidade, fosse porque uma agricultura mecanizada dispensava mo-de-obra ou porque uma agricultura de subsistncia fornecia insuficientes rendimentos); Os Europeus espalharam-se pelo mundo fora em sucessivas vagas de emigrao. Na origem deste fluxo migratrio tero estado os seguintes fatores:

A presso populacional (os governos apoiavam politicas migratrias devido excessiva concentrao populacional); Os problemas no mundo rural; Os problemas ligados industrializao; A revoluo dos transportes (que embarateceu o preo das passagens); A idealizao dos pases de destino (como por exemplo os E.U.A., que era visto como a terra das oportunidades); A fuga a perseguies politicam e religiosas.

Unidade e diversidade da sociedade oitocentista Uma sociedade de classes - A sociedade de ordens do Antigo Regime, na qual o nascimento era o principal fator de distino social, deu lugar sociedade de classes da poca Contempornea, em que os cidados, embora iguais perante a lei, se distinguem pelo dinheiro e por todas as vantagens que este permite conquistar. Na sociedade de classes, a mobilidade ascensional mais frequente podendo ser conquistada por mrito individual. Nesta destacavam-se dois grandes grupos: Proletariado (classe mais baixa que fornece o trabalho organizao industrial) - Entre ambas, existe ainda as classes mdias. Condio Burguesa Alta Burguesia - A alta burguesia conquistou um poder equiparvel ao seu estatuto econmico pois alem de controlar os pontos-chave da economia, exercia cargos polticos. Ao nvel dos comportamentos, os burgueses tentavam aproximar-se da aristocracia. A burguesia foi, pouco a pouco, definindo e impondo os seus prprios valores, tais como o apreo pelo trabalho, o sentido de poupana, a perseverana e a solidariedade familiar. Passou, ento, a demonstrar orgulho pelo estilo de vida burgus (surgimento da conscincia de classe, consciencializao coletiva em relao posio ocupada por um estrato na hierarquia social). Classes Mdias As classes mdias constituem o grupo mais heterogneo e situam-se entre a alta burguesia e o proletariado. Englobam o conjunto de profisses que no dependem do trabalho fsico, isto , o chamado sector dos servios. A sua composio integrava: Pequenos empresrios da indstria; Empregados comerciais;

Burguesia (detentora do capital e dos meios de produo);

Profissionais liberais (em vez de terem um patro, trabalhavam por conta prpria. Ex: mdicos, advogados, etc.) As classes mdias eram defensoras dos valores da burguesia no intuito de permanecerem dentro desta classe. Tornaram-se assim, as classes mais conservadoras. Condio operria - Proletariado - Classe operria que, sem meios de produo, vende a sua fora de trabalho em troca de um salrio. Os operrios enfrentavam grandes problemas dentro e fora do seu local de trabalho:

elevado risco de acidentes de trabalho e doenas; ausncia de medidas de apoio social (sem direito a frias, o horrio era puxado, no tinham subsdios de desemprego, velhice ou doena); contratao de mo-de-obra infantil; espaos de trabalho pouco saudveis; espaos de habitao sobrelotados e insalubres; pobreza e todos os problemas a esta associados (desnutrio, doenas, prostituio, consumo elevado de bebidas alcolicas, mendicidade)

O Movimento Operrio As primeiras reaes dos operrios contra a sua condio miservel foram pouco organizadas. Com o passar do tempo, o movimento operrio organizou-se para se tornar mais eficaz, revestindo duas formas:

Associativismo (criao de associaes que apoiavam os operrios mediante o pagamento duma quota); Sindicalismo (os sindicatos utilizavam como meios de presso as manifestaes e greves). A reivindicao do dia de trabalho de 8 horas, melhoria dos salrios, direito ao descanso semanal, era alguns dos objetivos que foram verificados em finais do sculo XIX.

As propostas socialistas - Socialismo - ideologia surgida no sculo XIX como reao s desigualdades sociais geradas pela revoluo industrial que, defendendo a abolio da propriedade privada, a gesto democrtica aos meios de produo, procurava alcanar a igualdade no plano social. - As condies de misria em que viviam os proletrios despertaram a vontade de interveno social de pensadores da poca. No sc. XIX a doutrina socialista criticava o sistema capitalista e propunha uma sociedade mais igualitria. Pode-se distinguir duas abordagens ao socialismo:

Socialismo Utpico - (Proudhon defendia que os operrios deviam trabalhar uns para os outros em vez de trabalharem para um patro. Abolindo a propriedade privada e o Estado, pr-se-ia fim explorao de homem para homem. Socialismo Marxista - (Karl Marx analisou historicamente os modos de produo, tendo concludo que aluta de classes um fio condutor que atravessa todas as pocas. Baseado neste pressuposto, exps um plano de ao para atingir uma sociedade sem classes e sem Estado - o comunismo.

Princpios do Marxismo: - A luta de classes um trao fundamental de toda a Histria; - A sociedade burguesa ser destruda quando o proletariado instaurar a ditadura do proletariado; - o Proletariado retirar o capital burguesia e o capitalismo ser destrudo, pois todos os instrumentos de produo estaro nas mos do Estado, e assim se construir o comunismo. - Os operrios devem unir-se internacionalmente para fazer a revoluo comunista.

Apesar de chocar ideologicamente com outras propostas de remodelao da sociedade (como oproudhonismo), a doutrina marxista prevaleceu viva. A Evoluo democrtica, nacionalismo e imperialismo As transformaes politicas - Desde o sculo XVIII foi implantado um sistema liberal moderado em vrios pases da Europa. Tratou-se da eliminao dos regimes absolutistas e da sua substituio por monarquias constitucionais. A partir do terceiro quartel do sc. XIX, surgiu um novo entendimento do sistema liberal que daria origem s democracias representativas (demoliberalismo). Demoliberalismo - sistema politico em vigor nos pases da Europa Ocidental desde os finais do sc. XIX, que caracterizado sobretudo por ser mais democrtico atravs da extenso do direito de voto a camadas mais vastas da populao. - Alguns pases substituram o sistema monrquico por um regime poltico republicano (caso de Portugal, em 1910); - O sufrgio censitrio foi substitudo pelo sufrgio universal- (direito de todos os cidados, sem distino de sexo, raa, fortuna, votarem em eleies); - Para aperfeioar o sistema representativo, a idade do voto foi antecipada, o voto passou a ser secreto e os cargos polticos passaram a ser remunerados.

Vous aimerez peut-être aussi