Vous êtes sur la page 1sur 196

Letcia Palhares Ferreira Wilton de Paula Filho

MOODLE: Ambientao e Informtica na Educao a Distncia

1 Edio

Edio do prprio autor Ano de publicao: 2012

MINISTRIO DA EDUCAO SECRETARIA DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAO, CINCIA E TECNOLOGIA DO TRINGULO MINEIRO PRESIDENTA DA REPBLICA Dilma Rousseff MINISTRO DA EDUCAO Fernando Haddad SECRETRIO DE EDUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA Eliezer Moreira Pacheco REITOR Eurpedes Ronaldo Ananias Ferreira PR-REITOR DE EXTENSO Roberto Gil Rodrigues Almeida COORDENADOR DE EDUCAO A DISTNCIA Frederico Renato Gomes COORDENADOR ESCOLA TCNICA ABERTA DO BRASIL E-TEC Clidenor Ferreira de Araujo Filho COORDENADORA ADJUNTA ESCOLA TCNICA ABERTA DO BRASIL E-TEC Lvia Mara Menezes Lopes COORDENADORA DE TUTORIA ESCOLA TCNICA ABERTA DO BRASIL E-TEC Letcia Palhares Ferreira COORDENADOR UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL - UAB Vicente Batista dos Santos Neto

Sumrio
1. Introduo ....................................................................................................... 7 2. Conhecendo sua sala de aula virtual: Moodle .................................................. 9
Alterando senha ............................................................................................................. 11 Configurando seu perfil .................................................................................................. 14 Configurando o recebimento de mensagens via e-mail.................................................. 16 Monitorando o recebimento de mensagens nos Fruns................................................. 18 Descrio do usurio ...................................................................................................... 19 Alterando a Imagem pessoal .......................................................................................... 20

3. Participando do curso .................................................................................... 24


Envio e recebimento de mensagens .............................................................................. 26 Atividades: participando de um frum ............................................................................ 31 Questionrio ................................................................................................................... 38 Envio de arquivo nico ................................................................................................... 42 Atividade online .............................................................................................................. 44 Carregamento avanado de arquivo .............................................................................. 45 Wiki................................................................................................................................. 48 Atividade off-line ............................................................................................................. 50 Chat ................................................................................................................................ 50 Glossrio ........................................................................................................................ 52

4. Educao a Distncia. O que ? Como funciona? ............................................ 55 5. Estudar a distncia: desafios e estratgias ..................................................... 59 6. Ferramentas de busca online ......................................................................... 67 7. Documentos Colaborativos ............................................................................ 89 8. Armazenamento e compartilhamento de dados online ................................ 114 9. Construo de vdeoaulas ............................................................................ 144

10. Converso de documentos ........................................................................... 168 11. Anexos ......................................................................................................... 184 12. Referncias .................................................................................................. 196

Sobre os autores Letcia Palhares Ferreira


A autora possui graduao em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlndia (2006) e Especializao Lato Sensu em Educao a Distncia pelo SENAC DF (2008). Foi Gestora Pedaggica do Centro de Educao a Distncia da Universidade de Braslia UnB. Atualmente Pedagoga do Instituto Federal de Educao, Cincia e Tecnologia do Tringulo Mineiro IFTM. Professora Pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil UAB/CAPES/IFTM e Coordenadora de Tutoria do IFTM. Atua principalmente nos seguintes temas: educao a distncia, educao profissional, e-learning e gesto de mdias e tecnologias na educao, informtica na educao e gesto de projetos em EaD.

Wilton de Paula Filho


O autor bacharel em Cincia da Computao e mestre em Cincias pela Universidade Federal de Uberlndia, Uberlndia MG. Foi professor em vrias Instituies de Ensino Superior no Estado de Minas Gerais e Gois, como FEIT-UEMG, Unitri, Unicaldas e Uniarax. Ministrou mais de 20 disciplinas diferentes em diversos cursos, como Sistemas de Informao, Cincia da Computao, Engenharia da Computao e Sistemas para Internet. Atualmente professor do ensino bsico, tcnico e tecnolgico do Instituto Federal do Tringulo Mineiro na cidade de Uberlndia. Leciona, atualmente, disciplinas na rea de desenvolvimento de sistemas web e desktop, web design e interface homem-computador.

1. Introduo

Bem-vindo ao curso Moodle: Ambientao e informtica na educao a distncia! Neste mdulo, vamos conhecer o ambiente virtual de aprendizagem, que ser nosso local de encontro durante todo o curso. Voc desvendar as caractersticas de um curso a distncia, quais as competncias e habilidades para se estudar virtualmente, quais so seus direitos e deveres. Conhecer tambm tcnicas para realizar pesquisas online, utilizar documentos colaborativos disponveis na internet e ter acesso ao armazenamento e ao compartilhamento de arquivos online, entre outras tcnicas necessrias para ter um bom desempenho em um curso virtual. Vamos comear falando um pouco sobre ambientes virtuais de aprendizagem. Voc sabe o que um ambiente virtual de aprendizagem (AVA)? E, sabe para que servem estes ambientes? Um ambiente virtual um espao, um site, programado para simular uma escola, ou uma sala de aulas. o local de referncia para os alunos que fazem cursos a distncia. Nele so registrados os acessos que o aluno fez, as atividades que realizou, as notas que obteve, suas dvidas, os feedbacks dados pelos tutores e/ou professores e at mesmo as conversas informais com os demais colegas.

Existem vrios AVAs. O utilizado pelo Instituto Federal do Tringulo Mineiro o Moodle. Um sistema completo que estar lado a lado com voc neste novo desafio.

Assim, o objetivo deste mdulo auxili-lo a responder questes como:

De que forma acesso minha sala de aula virtual? E de que forma mudo minha senha? Eu posso configurar meu perfil? Como? Como participar das atividades propostas pelos professores? O que devo fazer para sanar uma dvida com meu tutor?

Voc deve estar se perguntando qual a importncia de se conhecer bem o ambiente virtual de aprendizagem que utilizar durante todo o curso. Ns lhe diremos a resposta! Esta ser a ferramenta que o auxiliar durante todo o curso, por meio dela que voc e seu tutor trocaro mensagens, nela que voc postar suas dvidas, anseios e contribuies, onde voc encontrar os materiais do curso, as atividades avaliativas, ter o feedback sobre seu desempenho e se comunicar com os demais colegas. Portanto, conhecer bem esta ferramenta e configurar seu perfil de adequada ser imprescindvel para que voc tenha um bom aproveitamento do curso.

2. Conhecendo sua sala de aula virtual: Moodle


Para seguir as instrues a seguir, necessrio que voc abra uma nova janela no seu navegador de internet. Seu cadastro no ambiente foi feito automaticamente pela equipe tcnica do CEAD-IFTM. Para acessar o ambiente virtual de aprendizagem, v ao endereo: www.iftm.edu.br/moodle/ em que voc ter a seguinte tela:

Nesta pgina, voc dever clicar no link Acesso, conforme indicam as setas, no canto superior direito ou no final da tela, para fazer o login ao ambiente. No campo Nome de usurio e Senha digite os dados que recebeu de seu tutor por e-mail ou que lhe foi dado no primeiro encontro presencial. Veja a imagem abaixo.

Pronto! Aps ter seguido esses passos voc dever ter conseguido acessar o AVA moodle do IFTM.

10

Se voc tiver qualquer problema para acess-lo, aps seguir os passos aqui indicados, entre em contato com seu tutor por e-mail, ou com a equipe do CEAD/IFTM atravs do e-mail suportemoodle@iftm.edu.br Alterando senha Aps acessar o ambiente virtual de aprendizagem, seu primeiro passo alterar sua senha. Esta pessoal e intransfervel. O ambiente moodle far o registro de todos os seus acessos e atividades dentro do ambiente, portanto memorize-a e no a transfira a ningum. Ela a certeza de que apenas voc ter acesso s suas atividades. Na pgina inicial, voc ter uma lista de cursos e/ou disciplinas nas quais est matriculado. Para ver o ambiente de cada disciplina, basta clicar sobre seus nomes. Agora, vamos alterar sua senha de acesso. Note que seu nome aparece em dois lugares da tela: no canto superior direito e no final da tela, conforme as setas abaixo:

Lista de cursos e/ou disciplinas nos quais voc est matriculado.

11

Clique em seu nome para acessar seu perfil. A partir desta tela, voc poder alterar seu perfil, sua senha, visualizar mensagens trocadas com outros integrantes do grupo, visualizar suas mensagens postadas no frum e visualizar o relatrio completo das suas atividades dentro do ambiente da disciplina. Veja a imagem seguinte:

Abas que do acesso as diferentes aes citadas acima.

Boto para alterar senha.

12

Clique no boto Mudar a senha para iniciar sua primeira ao dentro do ambiente.

Nesta pgina, informe sua senha atual e sua nova senha nos respectivos campos e confirme. Aps a alterao, voc ter a seguinte mensagem de confirmao:

Clique aqui para continuar a alterao do seu perfil.

13

Pronto, voc j ter alterado sua senha e poder comear a alterao do seu perfil. Para isso, clique no boto Continuar, conforme mostra a imagem anterior. Caso tenha problemas para alterar sua senha, entre em contato com seu tutor para que ele possa ajud-lo. Configurando seu perfil Para alterar seu perfil aps mudar sua senha, basta clicar na aba modificar perfil. Caso esteja na pgina inicial do curso, observe que seu nome aparece em trs lugares diferentes (no alto, direita; no bloco usurios online e na parte inferior da tela) e que voc possui a opo "perfil" no bloco "Administrao", conforme apontam as setas:

14

Clique com o boto esquerdo do mouse no seu nome (em qualquer dos quatro locais indicados), ou no boto perfil, para ter acesso tela mostrada a seguir.

Clique na aba "Modificar perfil", conforme indicado na seta da imagem anterior, para acessar a tela de configurao. Todas as modificaes seguintes sero realizadas nesta pgina; portanto, bastar descer a barra de rolagem direita da pgina para encontrar todos os campos mostrados a seguir. Na tela de configurao de perfil, clique na parte superior direita, no boto "Mostrar avanados", para obter opes de configurao de recebimento de mensagens via e-mail e monitoramento do frum, de acordo com as ilustraes a seguir.

15

No tpico seguinte, voc visualizar a primeira alterao que dever realizar em seu perfil e que ser de suma importncia durante o curso, pois o ajudar a acompanhar as mensagens enviadas pelo ambiente virtual.

Configurando o recebimento de mensagens via e-mail A primeira modificao significativa em seu perfil alterar a opo do campo "Tipo de digest das mensagens" para algum dos itens descritos abaixo:

16

Nenhum (um e-mail para cada nova mensagem do frum) Voc receber uma nova mensagem de e-mail a cada mensagem enviada ao frum, por qualquer participante.

Completo (um e-mail dirio com as mensagens completas dos fruns) Voc receber apenas um e-mail por dia com todas as mensagens que foram enviadas aos fruns do curso por qualquer participante.

Assuntos (um e-mail dirio com a lista dos assuntos das mensagens) Voc receber um e-mail por dia apenas com os tpicos que receberam mensagens durante o dia.

Esta alterao importante porque voc optar por um dos meios de comunicao que a sala de aula virtual oferece em sua caixa de e-mail cadastrada no curso. Veja como atravs da imagem abaixo:

17

Ao item seguinte, voc dever ter muita ateno, uma vez que a sua alterao poder facilitar a visualizao de novas mensagens

acrescentadas aos fruns desde seu ltimo acesso sala de aula virtual.

Monitorando o recebimento de mensagens nos Fruns A segunda modificao em seu perfil alterar a opo do campo "Monitoragem do frum" para "Sim, ponha em evidncia as novas mensagens".

18

Isso ser de grande valia porque voc visualizar quais fruns receberam novas mensagens e quantas foram acrescentadas desde seu ltimo acesso ao curso. A figura seguinte mostra como fazer essa fundamental alterao, conforme apontam as setas.

Descrio do usurio O campo "Descrio" de preenchimento obrigatrio na primeira alterao de perfil. Nesse campo, voc dever fazer uma breve apresentao pessoal, conforme ilustrao a seguir:

19

Importante: voc no conseguir atualizar seu perfil sem adicionar alguma palavra neste campo.

A seguir, vamos alterar a imagem que aparecer sempre que estiver online na sala de aula virtual e quando algum acessar seu perfil.

Alterando a Imagem pessoal

Incluir em seu perfil uma imagem pessoal importante para que seus colegas, tutores e professores se familiarizem com sua imagem e o conheam um pouco melhor; portanto, no deixe de realizar este passo da configurao do seu perfil.

20

Seguindo as setas, na ilustrao seguinte, voc poder fazer a alterao da imagem a ser exibida. Note que no campo "Imagem atual" voc deve visualizar um boneco amarelo com culos escuros imagem abaixo: ou a palavra "Nenhum", conforme a

Para alterar a imagem de exibio do seu perfil, necessrio que voc tenha uma foto anteriormente salva em formato JPG no computador que est utilizando. Caso tenha tal foto, clique no boto "Arquivo", de acordo com a imagem acima e selecione-a. Para inserir sua foto, clique no boto "Abrir" e a localizao dela ser informada, conforme mostra a imagem a seguir:

21

Veja:

22

Voc estar prximo de atualizar seu perfil. Para concluir, v at a parte inferior da tela e clique no boto "Atualizar perfil" (veja, na figura, a seta indicando o local).

Se voc tiver qualquer problema em fazer as modificaes indicadas, entre em contato com o seu tutor.

23

3. Participando do curso
Agora vamos conhecer um pouco melhor o ambiente virtual de aprendizagem e aprender a participar dos fruns, chats, atividades, etc. Antes de iniciar qualquer atividade no curso, sua tarefa conhecer sua sala de aula virtual. Para isso, comece olhando bem cada detalhe da pgina inicial e clique em todos os botes disponveis no ambiente. No tenha medo! Voc no alterar nada, portanto, explore, navegue em cada cone disponvel para que voc tenha conhecimento de cada ferramenta e de cada informao que tm disponvel para ajud-lo no decorrer do curso. Essa ao de suma importncia para que voc tenha um bom desempenho, pois somente conhecendo sua sala de aula virtual, poder ter acesso a todas as facilidades que tal ambiente lhe oferece. Leia atentamente as informaes de cada cone. Todas as atividades possuem descries, regras de avaliao e de participao, portanto, antes de realiz-las, esteja atento a estas regras para que nenhuma dvida prejudique seu desempenho. Note que em seu ambiente virtual existem trs colunas:

24

Informaes adicionais.

Sala de aula

Informaes adicionais.

As colunas laterais sempre traro informaes e recursos adicionais, por exemplo: - Bloco usurios online: apresentar todos os usurios que estiverem online no AVA no mesmo momento em que voc estiver; - Bloco mensagens: trar todas as mensagens enviadas a voc por outros participantes; - Calendrio: dar destaque s datas de entregas de trabalho e datas de eventos;

25

- Bloco Administrao: apresentar o link para ver suas notas e seu perfil; - Bloco de notcias: trar todas as notcias postadas pela equipe de coordenao, professores e tutores no frum de notcias. H vrios outros blocos, que devero ser explorados por voc. Essas duas colunas so secundrias. A coluna central onde ocorrer o curso propriamente dito. Nela voc encontrar os materiais didticos disponveis, os roteiros de estudo, as datas de incio e fim de cada unidade da disciplina, as atividades a serem realizadas, as instrues para tal, etc. Explore cada item, cada link, cada ferramenta desta coluna. No deixe de conhecer nenhum pedacinho da sua sala de aula virtual, pois assim ter mais facilidade para chegar aos objetivos propostos em cada unidade de estudo. Aps ler todas as informaes, se alguma dvida ainda persistir, entre em contato com seu tutor. Para entrar em contato com ele, voc tem o frum de dvidas, a opo de enviar mensagens, e o chat. Veremos estas ferramentas e algumas atividades a seguir.

Envio e recebimento de mensagens Voc sabe como fazer para enviar uma mensagem de texto para seu tutor e/ou para seus colegas de curso usando o ambiente virtual?

26

Sabe o que fazer para saber se voc recebeu uma mensagem? E para voltar a uma mensagem antiga ou ver o histrico de mensagens trocadas com seu tutor? muito simples! Na pgina inicial do curso, no bloco lateral, voc encontra um tpico chamado Mensagens. Veja:

No caso da imagem anterior, no existem mensagens pendentes para o aluno, ou seja, ele no recebeu nenhuma mensagem de texto. Quando algum lhe mandar uma mensagem, ela aparecer neste campo. Veja:

27

Isso significa que este aluno recebeu seis mensagens do professor Humberto, uma mensagem da Mrcia e trs mensagens da Letcia. Para ver as mensagens, basta clicar sobre o cone de envelope . E voc ter a seguinte tela:

28

Nesta tela, voc encontrar todas as mensagens trocadas com seu tutor ou colega de curso. Para responder, muito fcil. Basta digitar sua mensagem no campo especfico e clicar em Enviar mensagem. Como mostra a imagem apresentada. Caso queira ver o histrico de mensagens trocadas, basta clicar em Histrico das mensagens, conforme indica a primeira seta.

29

E como eu devo fazer para enviar uma mensagem para algum que nunca me escreveu nada?

Simples! Basta voc clicar no nome desta pessoa para voc ser levado ao perfil dela. Na pgina de perfil de cada participante, voc encontra a opo Enviar mensagem. Veja:

Voc ter a mesma caixa de mensagem mostrada anteriormente. Basta escrever sua mensagem e enviar.

30

Dica: Todas as mensagens enviadas pelo ambiente virtual ficaro registradas e o destinatrio receber uma cpia da mensagem via e-mail. Portanto, no h necessidade de se comunicar com os colegas e tutores pelo e-mail. Voc pode fazer tudo pelo ambiente, pois alm de registrado no ambiente, o outro receber um e-mail com sua mensagem.

Atividades: participando de um frum Participar de um frum de discusso muito fcil. Na pgina inicial do curso, voc ter acesso aos fruns de discusso.

Em todos os cursos, voc ter um Frum de Notcias. Este frum utilizado pelos professores, tutores e equipe pedaggica do curso para

31

postar informaes e notcias importantes, como a divulgao de datas de avaliaes e trabalhos, presenciais e virtuais, eventos ligados rea de formao do curso, realizados pelo prprio IFTM ou por outras instituies, entre outras. Portanto, sempre acesse este frum para ficar a par de tais informaes. Note que antes do nome do frum existe um cone: Este cone .

representa que a atividade se trata de um frum. Assim,

sempre que este cone preceder o nome de alguma atividade, esta atividade ser um frum. Esta imagem pode ser diferente em outros cursos, porm em cada curso ela a mesma para todos os fruns. Por exemplo: Neste curso que estamos usando como exemplo, o frum de notcias precedido pelo cone mesmo cone. J em outro curso, o frum de notcias precedido pelo cone veja: , , ento todos os fruns sero precedidos pelo

32

Dessa forma, todos os fruns sero precedidos pelo mesmo cone. Isso ocorre com todas as atividades, ou seja, atividades da mesma natureza so sempre precedidas pelos mesmos cones, para facilitar a identificao do tipo de atividade que ser realizada e uma maior familiarizao do aluno com o ambiente. Para acessar um frum, basta clicar sobre ele e voc ter a pgina inicial do mesmo.

33

Descrio e critrios de avaliao do frum.

Tpicos j abertos para o frum.

Boto para a criao de um novo tpico.

Observe a figura anterior. Voc encontra na pgina inicial do frum as informaes sobre o assunto a ser abordado. Quando se tratar de um frum avaliativo, estaro disponveis, tambm, as regras de participao e os critrios de avaliao do mesmo. No canto inferior esquerda, voc visualiza a lista de tpicos j abertos no frum. Caso voc v comentar um assunto j abordado em algum tpico, acesse o tpico j existente para participar. Somente abra um novo tpico se o assunto a ser abordado for diferente de todos os demais.

34

Isso facilita a discusso do tema, a compreenso das mensagens e evita a poluio do frum, com vrios tpicos abertos para o mesmo assunto. Veja na figura:

Tpicos repetidos: dificultam a discusso e compreenso das mensagens.

Perceba que temos dois tpicos para o mesmo assunto e, em um deles, temos seis comentrios enquanto, em outro, apenas um comentrio. Isso acarreta a dificuldade de continuidade da discusso. Portanto, se deseja participar incluindo um comentrio sobre um assunto que j est abordado em outro tpico, acesse o j aberto para participar e somente abra um novo tpico se for abordar um novo assunto. Ao clicar sobre o tpico que deseja participar, voc ter uma tela semelhante a esta:

35

Para participar deste tpico, basta clicar em responder no canto inferior direito de qualquer mensagem, conforme mostram as setas.

36

Note que esta tela possui um editor de texto parecido com o editor do Word e do Br Office e que voc pode editar sua mensagem da forma como desejar, colocar palavras em negrito, mudar a cor, o tamanho e o formato da letra, inserir imagens, etc. Voc tambm pode anexar um arquivo a sua mensagem, incluir fotos e/ou vdeos. Porm, no se esquea das regrinhas de netiqueta1 e de que uma mensagem muito colorida deixa a imagem poluda e dificulta a leitura. Aps configurar sua mensagem, clique no boto Enviar mensagem ao frum, abaixo da tela, e voc ter a seguinte mensagem:

Disponvel em anexo ou no site: pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta

37

Conforme o que est ali informado, voc ter 30 minutos para fazer qualquer alterao na mensagem enviada. Aps este perodo, sua mensagem no poder mais ser modificada nem excluda. Portanto, confirme se sua mensagem est correta antes de sair do frum. Para incluir um novo tpico, basta clicar no boto Acrescentar um novo tpico de discusso na pgina inicial do frum e seguir os mesmos passos citados acima.
Dica: Sempre escreva sua mensagem em um editor de texto, como o Word ou Br Office, e depois copie e cole no ambiente, pois o seu acesso ao ambiente virtual pode expirar e voc pode vir a perder toda sua mensagem.

Questionrio As atividades do tipo Questionrio podem ser questes objetivas ou discursivas. Esteja atento s informaes e regras de cada questionrio, pois cada professor pode elabor-lo de uma maneira diferente. Veja um exemplo:

38

Perceba que, nas instrues do questionrio, est posto que no h um nmero limite de tentativas; portanto, voc poder repetir o questionrio quantas vezes julgar necessrio. Porm, este nmero de tentativas ser estabelecido pelo professor. Assim, antes de realizar sua tarefa, certifique-se de quantas vezes poder faz-lo e se est tudo correto com sua tentativa. Abaixo das instrues, voc tem a forma de avaliao do questionrio. Essa forma escolhida tambm pelo professor, no caso de ser permitida mais de uma oportunidade de envi-lo.

39

Instrues do questionrio.

No nosso exemplo, temos Mtodo de avaliao: Nota mais alta. O professor tambm pode optar por avaliar somente a ltima tentativa, ou outra opo que melhor se adequar a sua avaliao. Veja outro exemplo:

Instrues do questionrio.

Nmero de tentativas permitidas.

40

Repare que, neste exemplo, voc possuir apenas trs tentativas para realizar o questionrio e o mtodo de avaliao tambm a nota mais alta. Ainda neste exemplo, voc encontra instrues mais detalhadas sobre o funcionamento do questionrio. Para iniciar, clique no boto Pr-visualizar o questionrio agora, caso seja a primeira vez que acessa a atividade ou em Continuar, caso j tenha aberto o questionrio anteriormente. Ao final de cada questionrio, voc ter as opes Salvar sem enviar, Enviar pgina e Enviar tudo e terminar. Veja:

Voc poder abrir e ler o questionrio quantas vezes desejar. Pode come-lo em um determinado momento e terminar em outro. Para isso, basta que voc clique apenas no boto Salvar sem enviar. Isso significa que voc no entregou seu questionrio e que voltar para termin-lo mais tarde. Sempre que terminar uma questo, clique no boto Salvar sem enviar, para salv-la e fazer as demais questes.

41

Aps terminar a ltima questo, certifique-se de que completou todo o questionrio e clique no boto Salvar tudo e terminar. Isso significa que est enviando seu questionrio para correo.

ATENO 1. Aps clicar no boto Salvar tudo e terminar, significa que utilizou uma tentativa, portanto voc NO poder voltar para alterar nenhuma questo. Isso somente poder ser feito, se neste questionrio for permitido tentar mais de uma vez. 2. Se voc NO clicar no boto SALVAR TUDO E TERMINAR, seu questionrio no ser validado. Ou seja, seu questionrio no ser entregue para correo e voc ficar sem completar esta atividade. Ele somente ser avaliado aps ter clicado neste boto e apenas clique aps se certificar de ter concludo todas as questes.

Envio de arquivo nico

Nesse tipo de atividade, voc deve ler atentamente as instrues, fazer a tarefa em um editor de texto, como o Word, Br Office, etc., editor de slides como o Power Point, de planilhas eletrnicas como o Excel ou o Calc, etc., de acordo com o que foi solicitado pelo professor, salvar no computador e enviar ao ambiente o arquivo com a atividade. Veja o exemplo:

42

Instrues da atividade.

Data de abertura e fechamento do ambiente para entrega da atividade.

Aps elaborar sua atividade conforme as instrues, voc dever salv-la em seu computador e, para envi-la, acesse a atividade, clique no boto Selecionar arquivo. V ao diretrio no qual voc a salvou, selecione-a e clique em Enviar este arquivo.

43

Pronto! Voc ter enviado sua atividade ao ambiente.


Dica: Esteja atento aos prazos para envio das atividades. O ambiente moodle configurado para bloquear automaticamente o envio das atividades na data e no horrio informado. Portanto, nunca deixe para enviar seu trabalho na ltima hora, evitando assim, que algum problema tcnico prejudique seu rendimento.

Atividade online Nesse tipo de atividade, voc responde ao que se pede diretamente no ambiente. Para isso, basta acessar o link da atividade, ler atentamente as instrues e responder. Veja a imagem a seguir:

Clique aqui para responder ao que se pede, ou para editar uma resposta que j enviou.

Aps clicar neste boto, voc ter uma caixa de edio de texto. Veja:

44

Digite sua mensagem e clique em Salvar mudanas.


Dica: Sempre escreva sua mensagem em um editor de texto, como o Word ou Br Office, e depois copie e cole no ambiente, pois o seu acesso ao moodle pode expirar e voc pode perder toda sua mensagem. Dica: Quando se tratar do dirio de bordo, coloque data em todas as mensagens postadas e separe-as com uma linha ou alguma imagem. Isso facilitar sua releitura.

Carregamento avanado de arquivo Esse tipo de atividade muito utilizado para trabalhos de concluso de curso e de orientaes, pois nele o aluno envia o trabalho, em sua primeira verso, o tutor/professor corrige utilizando recursos de controle de edio, para que o aluno veja todas as alteraes sugeridas, e reenvia para o aluno. Aps receber o arquivo com as correes, o aluno refaz o que precisa ser melhorado e reenvia para o professor tutor, sendo possvel controlar qual a verso final do trabalho e reenvi-lo quantas vezes forem necessrias para que cheguem a uma verso final. Antes de voc enviar qualquer documento para o ambiente virtual neste tipo de atividade, voc ter a tela seguinte.

45

Perodo de realizao da atividade. Local para envio da atividade a ser orientada.

Local para envio da atividade final.

Quando voc enviar a primeira verso do seu trabalho, ele ficar disponvel na seguinte tela.

Lista de arquivos que j foram enviados pelo aluno.

46

Todos os arquivos que voc enviar ficaro disponveis nessa lista. Portanto, voc ter da primeira at a ltima verso neste espao e poder compar-las e acompanhar melhor o desenvolvimento do trabalho. Quando seu tutor/professor devolver o arquivo corrigido, aparecer acima do item Esboo do trabalho a palavra Feedback com a lista dos trabalhos enviados pelo professor/tutor. Veja.

Lista de arquivos devolvidos pelo professor/tutor.

Lista de arquivos enviados pelo aluno.

Para ver qualquer arquivo, ou devolvido pelo seu tutor ou enviado por voc, basta clicar sobre o arquivo e o download ser feito automaticamente. Os arquivos devolvidos pelo professor/tutor tambm ficaro

disponveis neste local e tambm possvel identificar desde a primeira orientao dada por ele at a ltima.

47

Aps concluir o trabalho, voc dever selecionar o arquivo final no campo Selecionar arquivo, enviar no mesmo campo em que enviou todos os esboos e, ao final, clicar no boto Enviar para avaliao, disponvel no final da tela. Aps isto, o moodle pedir a confirmao, uma vez que, aps enviado, voc no poder mais enviar nenhum arquivo, nem realizar alteraes em seu trabalho.

Clique em Sim para confirmar o envio, e em No para cancelar a ao.

Dica: Para facilitar o controle, sempre coloque nomes diferentes em cada arquivo que enviar e, quando terminar o trabalho, coloque o nome, acrescido de final, para facilitar a identificao do arquivo final. Por exemplo, se o nome do seu trabalho for TCC Fulano de tal, coloque no primeiro arquivo TCC Fulano de Tal 1, no segundo TCC Fulano de Tal 2 e assim sucessivamente e, no arquivo final, TCC Fulano de Tal Final.

Wiki As Wikis so atividades realizadas em grupo. Ela permite o registro de todas as alteraes realizadas no trabalho coletivo e registra tambm as alteraes de cada participante, permitindo ao professor/tutor identificar quem participou efetivamente do trabalho. Ao acessar a Wiki, voc ter uma tela semelhante a esta:

48

Descrio da atividade.

Abas para visualizao e edio do trabalho.

Voc tem, na parte de cima da tela, as instrues para o trabalho. Note que, no meio da tela, voc encontra uma barra com algumas abas. Abaixo dessas abas, haver sempre o que j foi postado anteriormente por voc e/ou por seus colegas de grupo, pois ao acessar a atividade ela sempre comear na aba Visualizar. Para alterar, incluir ou excluir algo preciso que voc v aba Editar. Nesta, voc encontra tudo que j foi postado em uma caixa de edio de texto para que seja possvel fazer as alteraes que desejar. Veja:

49

Antes de salvar as alteraes, voc pode visualizar como ficar atravs do boto Ver esboo. necessrias, basta clicar em Salvar. Atividade off-line Esse tipo de atividade criada para o lanamento de notas de atividades realizadas presencialmente. Em alguns casos, possvel que o aluno envie uma atividade final ou um comentrio avaliao dada pelo tutor/professor, funcionando similarmente s atividades online e ao envio de arquivo nico. Chat O Chat permite a realizao de uma discusso textual via Web em modalidade sncrona, ou seja, ao mesmo tempo. Ele funciona da mesma forma que uma sala de bate-papo online e/ou um software de mensagens Aps fazer todas as alteraes

50

instantneas como o MSN, Skype, etc., com a diferena de que no chat do moodle as mensagens so exclusivamente textuais, no sendo possvel realizar conversas atravs de vdeo e udio. Este mdulo contm tambm instrumentos para a reviso e a administrao das discusses, ou seja, possvel que um aluno que no participou do chat, acesse o mdulo e visualize todos os chats anteriores, ficando a par das discusses e informaes que foram oferecidas no momento da discusso. Para participar do chat clique no link dele e voc ter uma tela semelhante a esta:
Clique para entrar na sala de bate-papo.

Clique aqui para visualizar as sesses de chat anteriores e as j encerradas.

Informaes sobre chat avaliativo.

Quando se tratar de um chat avaliativo, voc ter nesta tela a data, o horrio e o valor do chat, conforme figura apresentada.

51

Para participar na data e horrio indicados, clique no link Clique aqui para entrar no chat agora. Caso voc queira visualizar sesses anteriores do chat, clique no link Ver sesses encerradas, no canto superior direito da tela e selecione a sesso.
Dica: Agende horrios com seu tutor e colegas de curso para a participao no chat, para que todos acessem a sala de bate-papo ao mesmo tempo, pois acessar o ambiente no lhe envia direto sala de bate-papo ( necessrio acess-la para ter acesso troca de mensagens instantneas). Sem este agendamento prvio, pouco provvel que voc encontre seus colegas nesta sala.

Glossrio Essa atividade permite que os participantes criem e atualizem uma lista de definies de termos tcnicos como em um dicionrio ou em um FAQ. Estas listas podem ser visualizadas em diversos formatos e os professores podem exportar itens de um glossrio secundrio ao glossrio principal do mesmo curso. possvel tambm criar automaticamente links nos textos do curso que levem aos itens definidos no glossrio. Esse tipo de atividade pode ser complementar, apenas informativa, para auxlio com termos tcnicos para consulta, ou pode ser uma atividade avaliativa. A forma como ser usada definida pelo professor. Ao acessar o glossrio voc tem a seguinte tela:

52

Campo para busca de um


termo.

Instrues da atividade.

Boto para insero de um novo termo.

Abas para definio da forma de visualizao dos termos.

Lista de termos
inseridos.

Na parte superior da tela, voc encontra informaes sobre como ser realizada esta atividade. Geralmente, se for uma atividade avaliativa, isso estar explcito nessas informaes. No meio da tela, voc encontrar uma barra com vrias abas. Elas definem a forma como voc quer visualizar os termos inseridos, que podem ser: por ordem alfabtica; por categoria; por data de insero ou por autor. Abaixo da tela, voc encontra uma lista com todos os termos inseridos.

53

Todos podem inserir um novo item nesta atividade. Para isso, basta clicar no boto Inserir novo item, indicado na figura anterior, preencher os campos e salvar. Voc tambm pode comentar os itens inseridos por seus colegas. Para isso, basta que voc clique no cone direito do item que deseja comentar. Os comentrios tambm ficaro disponveis para todos os participantes do grupo e tm a funo de complementar a definio postada por outro colega. Finalizao Agora que j conhece a maior parte das atividades realizadas no moodle, hora de acessar seu curso, suas disciplinas e conhecer quais delas j esto disponveis a voc. No decorrer desta caminhada, sero utilizadas tambm algumas ferramentas que no esto disponveis neste manual; portanto, explore bastante o ambiente para conhecer cada uma delas. No se esquea de finalizar seu acesso, sempre que terminar seus estudos. Para isso, basta clicar no boto Sair, presente no canto superior direito (ao lado do seu nome, ou no final da tela, abaixo do seu nome).
Lembre-se: Qualquer dvida entre em contato com seu tutor. Ele ser o seu guia e seu companheiro neste novo desafio; portanto, conte com ele para o que precisar.

presente no canto inferior

54

4. Educao a Distncia. O que ? Como funciona?


Agora que voc j conhece melhor sua sala de aula virtual, vamos falar um pouco sobre como ser um aluno a distncia e quais caractersticas e responsabilidades esto atreladas a esta modalidade de ensino. Ao final deste mdulo, voc ser capaz de: identificar as caractersticas de um curso a distncia; reconhecer os direitos e deveres dos alunos desta modalidade e elaborar seu plano de estudo semanal.

Para comear, imagine o que um curso a distncia, quais as caractersticas que o diferencia de um curso presencial.

Segundo a LDB (Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional) n9394/96 a Educao a Distncia se caracteriza como uma modalidade educacional na qual os processos de ensinoaprendizagem ocorrem com a utilizao de meios e tecnologias de informao e
Saiba mais sobre as caractersticas e a legislao da EAD no decreto n5622/2005, disponvel em: www.planalto.gov.br/cci vil_03/_Ato2004.../Decr eto/D5622.htm

comunicao, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares e tempos diversos. Tambm segundo a LDB, todo curso a distncia deve prever, obrigatoriamente, momentos presenciais para a realizao de avaliaes,

55

aulas prticas, estgios e defesas de trabalhos de concluso de curso, quando necessrios. Assim, todo curso a distncia conta,

obrigatoriamente, com momentos presenciais para a realizao destas e/ou outras atividades. A EaD Educao a distncia uma modalidade de ensino que se configurou com caractersticas especficas: o ensino-aprendizagem em tempos distintos; a flexibilidade e a organizao estratgica, para que o programa seja constantemente reajustado; a utilizao de uma

multiplicidade de recursos tecnolgicos e pedaggicos, para facilitar a construo do conhecimento; a distribuio mais rpida das informaes; o acesso a um maior nmero de pessoas; a rapidez na atualizao do material publicado e a interatividade. Todas essas caractersticas quebram fronteiras educacionais apresentando novas modalidades e tipos de ensino-aprendizagem. At o desenvolvimento das tecnologias de telecomunicaes e informtica, o ensino a distncia, no Brasil, se pautou no ensino por correspondncia. Com o desenvolvimento social, a educao foi se alterando, buscando alcanar as mudanas scio-poltico-culturais. A EaD surgiu buscando suprir as limitaes do ensino regular e, desde 1923, so desenvolvidos vrios programas educacionais nesta modalidade como Rdio Sociedade de RJ (1923); Instituto Universal Brasileiro (1941 cursos por correspondncia); SENAC Teleducao, cursos atravs de material instrucional (1976); Programa TV Escola SEED / MEC (1995), entre vrios outros.

56

Atualmente, desenvolvendo

governo

vem

diversos

programas

educacionais nessa modalidade, como a Universidade Aberta do Brasil (UAB) e o programa Escola Tcnica Aberta do Brasil (e-Tec), que financiam a oferta de cursos tcnicos, tecnolgicos e superiores a distncia.

Voc sabe se este curso que est comeando faz parte de algum destes programas do governo federal? Sim! Este curso oferecido e financiado pelo programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). Conhea melhor a UAB atravs do portal: http://www.uab.capes.gov.br

Exerccios - Momento de se exercitar


Para que voc tenha sucesso nesta caminhada, importante ter muita clareza das caractersticas da educao a distncia. Assim, convido voc a realizar as seguintes atividades:

Atividade 1: Pesquise e crie um conceito prprio de EaD.

57

Atividade 2: Liste as principais caractersticas da EaD:

Sugestes para pesquisa: CHAVES, E. Ensino a Distncia: Conceitos Bsicos. Disponvel em: http://www.edutec.net/Tecnologia%20e%20Educacao/edconc.htm#E nsino%20a%20Dist%E2ncia. Acesso em 28/11/2011 s 12h22min. MORAN, Jos M. O que Educao a Distncia. Disponvel em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acessado em 28/11/2011 s 12h39min. Vdeo: EaD Educao a Distncia: Disponvel Acessado em em:

http://www.youtube.com/watch?v=bxK9KtF4Dvk. 01/12/2011 s 14h02mim.

58

5. Estudar a distncia: desafios e estratgias


Este mdulo tratar do grande desafio que estudar e aprender a distncia. Vamos abordar os direitos e deveres do aluno, discutir a construo da autonomia do aprendiz e veremos, tambm, algumas estratgias para que voc possa se tornar mais seguro, independente e autnomo nesta caminhada. Para comear, pare um pouco e imagine quais so os direitos de um aluno de cursos a distncia. Conseguiu imaginar? Deve ter se perguntado: ser que so os mesmos direitos de um aluno que estuda na modalidade presencial?

A resposta SIM! Um aluno que estuda na modalidade a distncia tem os mesmos direitos de um aluno que estuda na modalidade presencial. assegurado que tenha uma educao de qualidade, com professores

Para saber mais sobre todos os seus direitos, procure o regulamento discente do seu curso ou da sua instituio.

qualificados para tal, que cumpram o projeto pedaggico do curso, com a carga horria estipulada. Os direitos so os mesmos!

Mas e os deveres? So os mesmos? Quais so? Agora, tente imaginar quais so os deveres de um aluno que estuda a distncia. Conseguiu? Os deveres so os mesmos exigidos de um aluno que estuda em um curso presencial!

59

Se os direitos e os deveres so os mesmos, o que vai diferenciar meu curso de um presencial?

A diferena est na execuo, na forma de estudar, de como voc tira suas dvidas, assiste a aulas, realiza as atividades propostas, etc. Em um curso presencial, os alunos possuem horrios fixos e dias especficos para comparecerem instituio de ensino e assistirem a aulas, realizarem atividades, avaliaes, etc. J em um curso a distncia, o aluno no possui horrios, datas e locais especficos. Ele conta com um ambiente virtual de
Assista ao vdeo A diferena entre ensino presencial e a distncia. Disponvel em: http://www.youtube.co m/watch?v=CgbA98q uDv0&feature=related

aprendizagem (no nosso caso, o moodle), que fica disponvel 24 horas por dia. Possui um tutor responsvel por acompanh-lo

virtualmente, tirando dvidas, motivando sua participao, dando feedback constante nas atividades realizadas, em locais e momentos

distintos do aluno. Alm do tutor virtual, o discente conta ainda com o suporte do professor pesquisador e do professor conteudista, que elaboram todas as atividades e materiais didticos a serem utilizados e os disponibilizam no ambiente virtual. Eles tambm acompanham os

60

trabalhos dos tutores, auxiliando e reorganizando a metodologia de trabalho sempre que necessrio. O educando conta ainda com um tutor presencial que, alm de acompanhar os encontros presenciais para realizao de avaliaes, aulas prticas, estgios e defesas de TCC (trabalhos de concluso de curso, quando for o caso), fica disponvel no polo de apoio em horrios especficos, para que os alunos possam consult-lo sempre que necessrio. Assim, o discente de um curso na modalidade a distncia pode escolher estudar nos horrios e locais que achar mais conveniente. Porm, ele deve cumprir a mesma carga horria de estudo que um aluno presencial.

Assim, tenha muito cuidado!

Ao comear um curso a distncia de extrema importncia que voc estipule os dias e horrios em que realizar as atividades propostas, pois muitos alunos se perdem dentro da flexibilidade dada pela EaD e no conseguem cumprir os cronogramas de trabalho. Em primeiro lugar, preciso que voc se responsabilize pela sua prpria educao. Alm disso, importante, tambm, que aprenda a estudar de forma prazerosa e responsvel, criando caminhos e estratgias para alcanar as metas estipuladas. Com isso, voc se tornar autnomo e independente, sendo capaz de analisar quais os melhores percursos para aprender, criar, recriar, planejar e tambm ensinar.

61

Estudar a distncia requer muito trabalho e dedicao! , muitas vezes, mais difcil do que estudar presencialmente, pois voc deve ter: responsabilidade para cumprir as atividades propostas; autonomia para buscar informaes novas e procurar ajuda com seu tutor e/ou colegas de cursos sempre que for preciso; disciplina para cumprir os horrios que voc mesmo estipulou para estudar e pontualidade para cumprir todas as tarefas dentro dos prazos estabelecidos.
Pare e pense: Ser que voc est preparado para realizar este curso? Voc possui as caractersticas citadas acima?

Estudar a distncia no fcil. A nica facilidade desta modalidade est na flexibilidade de horrios da qual voc poder usufruir, mas no poder de deixar de cumpri-los, pois se no os cumprir ser como se no estivesse frequentando as aulas de um curso presencial. Caso perceba que no possui alguma dessas caractersticas importante voc iniciar um processo para desenvolv-las. Para comear, busque em sua memria os motivos pelos quais voc escolheu fazer este curso. Faa uma autoavaliao refletindo sobre esses motivos. Para ajud-lo durante essa reflexo, tente responder (com bastante sinceridade) s questes seguintes.

62

Este curso importante para sua vida pessoal e profissional? Voc teria condies de faz-lo se ele no fosse a distncia? Este curso uma prioridade em sua vida neste momento? Voc dispe de tempo suficiente para realizlo? Est disposto a estudar diariamente para este curso?

Ento, como foi sua reflexo? Est satisfeito com suas respostas? Quais desses itens requerem mais ateno da sua parte? Analisando suas respostas, voc encontrar os pontos que merecem ateno especial, pois nem todo mundo possui perfil para estudar a distncia. Assim, preciso se preparar para alcanar os objetivos e metas propostas. Por exemplo: se uma pessoa precisa de um professor, um colega, ou um superior sempre o cobrando, empurrando-o para que essa pessoa faa uma leitura, para que estude e cumpra seus compromissos ou se ela tem dificuldade de estudar sozinha, certamente ela no se sair bem estudando a distncia, ou ter bastante dificuldade para se adaptar a esta nova modalidade. Contudo, mesmo que voc se sinta preparado para este desafio, no se esquea de que muitos imprevistos podem aparecer no decorrer do percurso e lembre-se de que equilibrar as demandas pessoais, profissionais e educacionais no algo simples, principalmente no incio

63

pois, requer muita dedicao e empenho na criao de estratgias de aprendizagem adequadas. Pensando nessas estratgias, que tal comear elaborando seu cronograma de estudos semanais? Veja a seguir um modelo de quadro de horrios. Marque, neste quadro, os horrios nos quais voc estudar durante a semana. importante lembrar-se de que, para realizar este curso, voc deve estudar, no mnimo, a quantidade de horas semanais previstas no programa de curso. Portanto, tenha calma na hora de preench-lo. Pare, pense, analise quais so os melhores horrios para voc, pois, uma vez estipulados, voc dever se esforar ao mximo para cumpri-los! Outro ponto importante prever uma margem para imprevistos em seu cronograma. Como j foi dito, equilibrar as demandas pessoais, profissionais e educacionais no fcil; portanto, na hora de preencher seu quadro de horrios, preveja uma margem para imprevistos.

Horrio 00:00 01:00 02:00 03:00 04:00 05:00 06:00 07:00 08:00 09:00 10:00 11:00 12:00 13:00 14:00

Seg.

Ter.

Qua.

Qui.

Sex.

Sb.

Dom.

64

15:00 16:00 17:00 18:00 19:00 20:00 21:00 22:00 23:00

Agora que voc j estipulou as datas e os horrios de estudo, importante estabelecer suas metas e prioridades. Para tal, importante perceber que voc seu nico guia neste imenso mar chamado educao a distncia. Quanto maior for sua clareza quanto ao comportamento de um aluno a distncia, maiores sero suas chances de sucesso nesta jornada.

Exerccios - Momento de se exercitar


Assim, registre abaixo, com suas palavras, o que vem a ser o desafio de um aluno a distncia e quais as principais caractersticas e/ou habilidades so essenciais para se ter sucesso estudando nesta modalidade.

65

Voc est pronto para este desafio? Ento assista ao vdeo O aluno virtual e suas competncias, disponvel no link: http://www.youtube.co m/watch?v=t9srtO1gU uk&feature=related

Neste primeiro momento, nosso objetivo foi de sensibiliz-lo para enfrentar os obstculos que porventura possam surgir e ajud-lo a se preparar melhor para uma nova experincia educacional, na qual voc ser seu guia e seu mestre. Assim, para finalizar, deixo um ltimo conselho: voc responsvel pela sua educao! Portanto, valorize a oportunidade de realizar este curso, mantenha suas atividades em dia, comprometa-se com sua educao e com seu crescimento pessoal e profissional, pois o que voc no fizer por voc mesmo, ningum poder fazer. Dedique-se ao mximo, explore todos os recursos que dispe, busque coisas novas, entre em contato com seu tutor, questione, critique e invista em voc mesmo!

Voc capaz disso!

66

6. Ferramentas de busca online

Voc tem interesse em saber mais informaes sobre algum tema? Voc gostaria de saber quais so os pases que fazem fronteira com o Brasil? Voc sabe qual o tamanho da populao atual do nosso pas? Qual a previso de alunos matriculados em cursos a distncia no Brasil at o ano de 2014? Enfim, estamos falando de informaes e nada melhor do que a prpria Internet para nos ajudar, no verdade? Alm dessas questes, voc sabe responder quais sites possuem as informaes para as questes citadas anteriormente? Ou melhor, voc sabe o endereo eletrnico de cada um deles? Quando voc no souber o endereo ou no souber por onde comear, a melhor coisa a fazer recorrer a algum site capaz de permitir a realizao de buscas na internet, certo? Bom, geralmente esses sites permitem a busca de informaes a partir de palavras que so consideradas importantes em sua pesquisa. Por exemplo, suponha que estejamos interessados em pesquisar sobre materiais didticos na rea de Educao a Distncia. O primeiro passo seria digitar o endereo de um site capaz de realizar buscas na internet e, em seguida, informar a esse servio as palavras-chave a serem utilizadas na busca. Bom, certamente voc j deve ter utilizado esta estratgia vrias vezes na internet, porm h algumas questes que precisam ser bem compreendidas para uma melhor utilizao dessas ferramentas. O objetivo deste tpico denominado Ferramentas de busca online ajud-lo a responder ou mesmo compreender melhor cada uma das perguntas abaixo.

67

O que so e pra que servem as ferramentas de busca online? Quais as principais ferramentas de busca online disponveis atualmente? O que so palavras-chave e como utiliz-las corretamente? Quais so alguns dos principais servios da Google?

Antes de responder s perguntas acima, voc j parou pra pensar o porqu da importncia de se conhecer as ferramentas de busca e os principais conceitos relacionados a esse assunto? Ento, pare e pense. Num curso a distncia essas ferramentas sero nosso meio mais prtico, rpido e eficiente na busca de informaes na internet e utiliz-las de maneira correta facilitar e muito as pesquisas que vocs faro na web.

O que so e pra que servem as ferramentas de busca online?

Ferramentas de busca online referem-se a sites na Internet desenvolvidos por empresas especficas, como o Google, capazes de permitirem aos usurios localizarem informaes na internet a partir de uma ou mais palavras. O conjunto das palavras utilizadas na busca chamado de palavras-chave. Ferramentas de busca tambm so conhecidas por outros nomes, conforme mostrado na figura a seguir:

68

Search Engine

Motor de busca

Ferramenta de Busca
Buscador Motor de pesquisa

Por que estas ferramentas so to acessadas pelos usurios na internet? Pois atravs delas possvel pesquisar os mais variados tipos de informaes, tais como poemas, letras de msicas, reportagens, imagens, vdeos, sons, filmes, animaes, receitas, contatos de uma pessoa, etc., sem a necessidade de memorizar todos os endereos eletrnicos de cada pgina, alm de oferecer resultados aparentemente significativos a partir das palavras-chave digitadas pelo usurio.

Quando um indivduo digita as palavras-chave, a ferramenta de busca mostra, geralmente, uma extensa lista de sites cujos contedos satisfazem a condio definida pelo usurio. Cada ferramenta de busca trabalha de um modo diferente. Algumas, por exemplo, aceitam plurais e ajuste de termos. Por exemplo: uma procura por "bike" poderia resultar em pginas cujos contedos incluiriam tambm as seguintes palavras "bikes", "bicicleta" e "bicicletas". A melhor forma de saber como uma ferramenta de busca trabalha procurar por suas pginas de ajuda e ver o que pode ser usado para alcanar os resultados desejados e ter uma pesquisa bemsucedida.

69

A imagem a seguir ilustra o resultado produzido pelo site de pesquisa na internet, o Google Search, aps a utilizao do seguinte conjunto de palavras-chave bicicleta de alumnio. Conforme pode ser visto, aps pressionar o boto pesquisar uma lista de sites apresentada ao usurio, sendo que todas elas possuem, em algum ponto dentro da pgina, uma destas trs palavras: bicicleta, de e alumnio, no necessariamente juntas. Mais adiante sero apresentadas algumas dicas de utilizao de palavras-chave.
Palavras-chave Lista de sites

70

Quais as principais ferramentas de busca online disponveis atualmente?

Atualmente h uma variedade muito grande de ferramentas de busca na internet, cada uma com caractersticas bem peculiares, mas que na verdade se propem a fazer mesma coisa, ou seja, localizar pginas na que contenham informaes relevantes relacionadas s palavras-chave informadas pelo usurio.

Quais buscadores da figura a seguir voc j utilizou em suas pesquisas dirias? Apenas o Google? Ento saiba que, alm dele, h uma srie de outras ferramentas, conforme pode ser visto na figura abaixo.

A tabela 1 apresenta os endereos eletrnicos de alguns dos principais buscadores disponveis na internet.

71

Tabela 1: Ranking das ferramentas de busca mais utilizadas pelos usurios em maro de 2010
Ferramenta de busca online Google Search Yahoo! Search Microsoft Bing AOL Search Ask.com Search My Web Search Search Netscape Search Altavista Search AllTheWeb Search
search-rankings/

Endereo eletrnico http://www.google.com http://www.yahoo.com http://www.bing.com http://www.aol.com http://www.ask.com http://search.mywebsearch.com http://channels.netscape.com/search/ http://br.altavista.com http://www.alltheweb.com/

Fonte:http://blog.nielsen.com/nielsenwire/online_mobile/nielsen-reports-march-2010-u-s-

Voc sabe por que a imagem do Google foi colocada no centro da figura anterior? Porque ele, conforme Nielsen Company (2010), em maro do ano de 2010 havia ocupado a primeira colocao no ranking de motores de busca mais utilizados por todas as pessoas no mundo, com uma participao de 65,7%. A Tabela 2 mostra a participao de outras empresas:

72

Tabela 2: Ranking das ferramentas de busca mais utilizadas pelos usurios em maro de 2010
Ferramentas de busca Nmero de pesquisas Google Search Yahoo! Search MSN/Windows Live/Bing Search AOL Search Ask.com Search My Web Search Search Demais ferramentas
search-rankings/

Participao nas pesquisas 65.7% 13.4% 12.2%

6,387,932 1,304,427 1,183,268

245,810 183,975 120,713 120,713

2.5% 1.9% 1.2% 5,71%

Fonte: http://blog.nielsen.com/nielsenwire/online_mobile/nielsen-reports-march-2010-u-s-

Por que alguns buscadores so mais acessados do que outros? Por uma srie de motivos, como por exemplo, pela popularidade, pela quantidade das pginas buscadas, pela simplicidade da interface, por questes de convenincia do usurio, por causa de outros recursos oferecidos pelo site e o mais importante pela relevncia das pginas retornadas a partir da pesquisa realizada. E, certamente, o Google Search encontra-se na 1 posio justamente por causa desta ltima

caracterstica, ou seja, por causa da quantidade de pginas e pela qualidade das informaes disponveis nas pginas resultantes da busca.

73

O que so palavras-chave e como utiliz-las de forma mais eficaz?

As palavras-chave so aquelas palavras digitadas por voc no momento da busca de alguma informao em algum sistema de busca online.

importante ressaltar que as palavras-chave Gostaria de uma apostila de Microsoft Word 2007 poderiam gerar resultados inteis, sendo que o melhor poderia ser o seguinte conjunto de palavras: Apostila Microsoft Word 2007. Qual a diferena entre elas?

Quando dizemos que a primeira frase poder gerar resultados inteis, estamos querendo dizer que as pginas listadas (procuradas) resultantes da pesquisa tero que possuir os seguintes termos Gostaria, de e uma no contedo das pginas, fato este desnecessrio para quem quer visualizar apenas pginas cujo contedo contenha informaes sobre apostilas sobre o Word 2007. Portanto, seguem, abaixo, algumas dicas para realizao de buscas na internet: Evite a utilizao de preposies, artigos e conjunes: evite o uso de palavras de, o, para, este, etc.). O uso dessas proposies s far sentido quando utilizadas dentro de aspas. Por exemplo, perfume de mulher. A utilizao de aspas em palavras-chave ser comentada mais adiante. Evite o uso de termos genricos: palavras-chave como quero uma computador devem ser evitados devido a subjetividade dos resultados gerados nas pesquisas. Termos genricos devem ser

74

evitados, pois a ferramenta de busca no capaz de deduzir as respostas para as seguintes questes: qual computador voc quer?; qual a marca?; um notebook ou um desktop?; quais as configuraes? Portanto, tente ser mais especfico em sua busca. Nesse caso, voc poderia utilizar as seguintes palavras-chave: comprar notebook dell. Com isto, voc ajuda a ferramenta a filtrar melhor as pginas a serem exibidas. Amplie seu vocabulrio e use palavras adequadas: Suponha que voc esteja com problemas de coluna e deseje realizar uma pesquisa na internet para saber algumas alternativas para resolver o seu problema. Nesse caso, voc vai at o Google e digita as seguintes palavras problemas de coluna. Ao clicar sobre o boto Pesquisar voc se depara com vrias pginas, algumas sobre sade, outras sobre construo civil (colunas de uma casa ou obra), colunas de uma tabela, etc. Se voc substitusse as palavras-chave por problemas coluna sade tratamento, certamente sua pesquisa traria pginas mais relevantes do que no primeiro caso. Portanto, no se esquea de que, quanto mais adequado for o conjunto de palavras-chave, mais relevante ser o resultado produzido pela ferramenta de busca.

75

Alm das dicas acima, h outras muito valiosas que podero ser utilizadas na hora de se pesquisar alguma informao na internet. A tabela abaixo apresenta uma lista de opes: OBS: Essas dicas podem ser utilizadas em praticamente qualquer ferramenta de busca, como o Google Search, Yahoo! Search, etc.

Busca bsica
Palavras-chave utilizadas As duas

O que ser pesquisado? palavras, ou seja, as pginas

resultantes da pesquisa contero em seu contedo a Apostila Word palavra Apostila e Word em algum lugar dentro da pgina, porm no necessariamente uma ao lado da outra. Faa este teste em alguma ferramenta de pesquisa. A palavra Apostila ou a palavra Word, isto , voc est dizendo ferramenta de busca para Apostila OR Word pesquisar por pginas cujo contedo tenha ou o termo Apostila ou Word, no necessariamente as duas ao mesmo tempo. Qual a diferena entre as seguintes palavraschave Apostila Word e Apostila Word? As aspas, certo? Exatamente. As aspas entre as palavras-chave Apostila Word so utilizadas quando voc quer que a ferramenta de busca pesquise somente por pginas que contenham exatamente o conjunto de palavras digitadas pelo usurio. Por exemplo, se voc estiver interessado em pesquisar pginas que contenham informaes sobre

76

Joo Maria da Silva, voc teria que utilizar o seguinte termo: Joo Maria da Silva (entre aspas). Se fosse digitado apenas Joo Maria da Silva, sem as aspas, seriam pesquisadas pginas na internet cujos

contedos fossem compostos pelas palavras Joo, Maria, da e Silva, porm no necessariamente uma aps a outra. O uso do smbolo de menos (-) antes de uma das palavras-chave permite aos motores de busca Apostila -Word fazerem pesquisas de pginas na internet excluindo a presena de determinada palavra. Nesse caso, sero pesquisadas pginas contendo a palavra Apostila, mas que no tenham a palavra Word. Apostila + Word Sero pesquisadas pginas na internet que contenham a palavra Apostila e a palavra Word. O smbolo til (~) muito til e pouco utilizado pelas pessoas. Ele tem como finalidade informar aos motores de pesquisa que devero ser pesquisadas pginas contendo em seus contedos sinnimos da ~Apostila Word palavra apostila. Neste exemplo, quais palavras so sinnimas de apostila? Tutorial, manual, ajuda, guia, etc. Certo? Ento, neste exemplo, sero pesquisadas pginas com todos estes sinnimos alm da palavra Word.

Buscas avanadas e restritas


Palavraschave site:

Definio Busca apenas em

Exemplo site:www.iftriangulo.edu.br

77

um website ou domain.

concurso (nesse exemplo so pesquisadas apenas pginas do IFTM cujo contedo contenha a palavra chave concurso)

Busca arquivos do filetype: ou ext: tipo especfico.

Apostila Word filetype:pdf (nesse exemplo so pesquisadas pginas contendo como palavras-chave Apostila Word, porm todas elas com extenses do tipo pdf)

Busca por um [#]..[#] intervalo de nmeros. Todas as palavras allintext: pesquisadas aparecem no texto da pagina. Todas as palavras allintitle: pesquisadas aparecem no ttulo da pgina. Busca mensagens author: de um autor especifico.

Notebook R$1000..2000

allintext: viagem pacote turismo

allintitle: Google Advanced

google adsense author:Matt Cutts (procura por pginas contendo as palavraschave google adsense cujo autor seja Math Cutts)

Essas so apenas algumas dicas que podero ajud-lo a utilizar de forma ainda mais eficaz as ferramentas de busca disponveis atualmente na internet. Porm, vale ressaltar que h outras dicas teis que podero ser obtidas na internet ou at mesmo em pginas das prprias empresas responsveis por disponibilizar tais servios.

78

Voc deve estar se questionando e se no dia-a-dia eu no conseguir me lembrar de todas aquelas dicas das tabelas acima: Author:, filetype:, etc.?. E se eu precisar pesquisar pginas cujos contedos estejam apenas em um determinado idioma? No caso do Google, possvel acessar estas e outras opes atravs do link Pesquisa avanada, conforme mostrado na figura a seguir. Atravs desse link possvel criar vrios tipos de filtros para a sua pesquisa.

Ao clicar sobre o link Pesquisa avanada, uma nova pgina ser aberta, conforme mostrado na imagem seguinte. Essa pgina apresenta algumas opes de filtros disponibilizados pelo Google Search, como, por exemplo, o idioma das pginas resultantes e o formato de arquivo das pginas.

79

Exerccios - Momento de se exercitar


Agora que voc j conhece algumas tcnicas para realizar buscas na Internet mais eficientemente, veja se voc capaz de resolver os exerccios a seguir.

1. Quais palavras-chave poderiam ser utilizadas na ferramenta de buscas do Google, o Google Search! (http://www.google.com), para realizar de cada uma das buscas a seguir?

80

OBS: A letra (A) j est resolvida pra voc.

a) Pesquisar na Internet por apostilas sobre o word 2007. Devero ser retornadas apenas pginas com a extenso pdf. R: apostila word 2007 ext:pdf ou ext:pdf apostila word 2007

b) Mostrar todas as pginas j publicadas no site do Jornal Correio (www.jornalcorreio.com.br) contendo informaes sobre vagas de emprego no mercado de trabalho de Uberlndia?

c) Pesquisar na Internet pginas que oferecem o download de softwares capazes de permitirem a criao de vdeoaulas. OBS: As pginas pesquisas no podero conter a palavra pago em seu contedo.

d) Pesquisar na Internet pginas que oferecem o download de softwares capazes de permitirem a criao de vdeoaulas. OBS: As pginas pesquisas devero ter a palavra gratuito em seu contedo.

e) Mostrar pginas que contenham informaes sobre voc.

2. O

site

http://www.univasf.edu.br/~ricardo.aramos/google_quickref.pdf

disponibiliza um material contendo vrias outras dicas de como utilizar o servio de buscas do Google. Acesse esta pgina e responda as perguntas a seguir:

81

a) Qual o endereo eletrnico do servio do Google capaz de disponibilizar informaes e captulos de livros online?

b) Quais palavras-chave voc utilizaria para pesquisar na Internet sites semelhantes ou cujos contedos fossem similares aos contedos do site da Secretaria de Educao a Distncia

(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article &id=289&Itemid=356)?

Servios do Google

A Google uma empresa norte-americana localizada em Mountain View, Califrnia, na regio conhecida como Vale do Silcio, nos Estados Unidos da Amrica.

Os fundadores do Google, figura a seguir, so Lawrence E. Page, conhecido como Larry Page, e Sergey Brin. No incio do projeto, eles eram dois estudantes do programa de ps-doutorado, Ph.D, na Universidade de Stanford e concretizaram uma das companhias mais influentes na World Wide Web.

82

Larry Page ( esquerda) e Sergey Brin ( direita), fundadores do Google

O Google uma empresa que no pra de crescer, tanto em termos de usurios de seus servios quanto no valor de sua marca. Aps ter sido avaliada em US$ 66,4 bilhes em relatrio divulgado em 2007, a marca aumentou seu valor para o montante de 86,1 bilhes de dlares no ano de 2008. A pesquisa foi realizada pela empresa de Marketing Millward Brown Optimor e baseada em dados financeiros e entrevistas com consumidores de diversas partes do mundo. Estima-se, para o ano de 2010, que o seu valor de mercado atinja cerca dos 125 bilhes de dlares.

Um dos servios mais conhecidos e utilizados pelos usurios certamente o seu sistema de busca de informaes online, o Google Search, disponvel atravs do seguinte endereo eletrnico

www.google.com. Mas, alm desse servio, voc saberia responder quais so alguns outros tipos de servios disponibilizados por essa empresa? A tabela a seguir apresenta uma srie de outros recursos disponibilizados pela Google.

83

Servio Enciclopdia Knol

Descrio virtual semelhantes com

Endereo eletrnico

caractersticas Wikipedia.

knol.google.com/k

Ferramenta online para edio e Blogger gerenciamento de blogs. Voc sabe o que um blog? , basicamente, um dirio online. Comunicador instantneo (bate-papo). A comunicao pode ser feita tanto por Google Talk texto quanto por voz. possvel tambm o envio e recebimento de arquivos. um tradutor de idiomas online, possui suporte para mais de 55 Google Tradutor idiomas. Se voc tem dvidas sobre alguma palavra em ingls, por translate.google.com.br www.google.com/talk/intl/ptBR/ www.blogger.com

exemplo, e no sabe o significado dela, basta usar esse servio. Google Maps Oferece visualizao do mapa do mundo inteiro. Permite visualizao na forma de satlite 2D e 3D. Site de relacionamentos. Voc sabia Orkut que o Brasil o pas com o maior nmero de usurios no mundo no Orkut? um software para armazenamento e Picasa edio, compartilhamento de picasaweb.google.com www.orkut.com maps.google.com.br/

fotografias digitais e que pode utilizado atravs da internet (online) ou no,

84

caso o usurio deseje instalar o software na mquina dele. Ele foi criado pela empresa Picasa, Inc e adquirida pelo Google no ano de 2004. um software 3D. pela para criao de

modelos SketchUp desenvolvido

Originalmente At Last sketchup.google.com

Software(@last software), foi adquirida pela Google em 14 de Maro de 2006. Site capaz de permitir aos usurios o carregamento e o compartilhamento YouTube de vdeos em formato digital. Foi comprado pelo Google em 9 de outubro de 2006 por US$1,65 bilho em aes. Gmail 4shared Correio eletrnico do Google Armazenamento e comparilhamento de arquivos, msicas, fotos e vdeos. www.gmail.com www.4shared.com/

Segundo o Ministrio da Educao (2007), os recursos multimdia podem ser utilizados para ilustrar os contedos trabalhados a distncia, por exemplo, vdeoaulas, vdeo conferncias, comunicadores instantneos so apenas alguns exemplos de recursos teis no sentido de permitirem aos alunos visualizarem situaes, experincias e representaes de realidades no-observveis. Nesse sentido, conhecer e aprender a utilizar algumas das ferramentas apresentadas na tabela anterior podero no somente contribuir no processo de ensino-aprendizagem na modalidade de educao a distncia, mas tambm permitir a utilizao deles na sntese de contedos.

85

Seguem,

abaixo,

sugestes

de

utilizao

de

algumas

das

ferramentas apresentadas na tabela anterior na modalidade a distncia:

Por se tratar de um comunicador instantneo, pode ser utilizado para a comunicao entre tutores e alunos a qualquer momento, independentemente da distncia e horrio. Ou seja, atravs desta ferramenta o aluno tem condies de tirar dvidas seja por voz ou por texto (mensagens), trocar arquivos, etc.

Atravs deste site os professores tm condies de disponibilizar aos alunos, na forma de vdeo, os seguintes itens: explicao de uma aula sobre determinado tema, resoluo de exerccios, reflexes sobre certos contedos da aula a partir de trechos de um filme, etc. Quanto aos alunos, alm de serem beneficiados pelos vdeos, eles podem, como forma de avaliao, ser solicitados a produzirem algum vdeo sobre algum assunto abordado na aula. A criatividade o limite!

Suponhamos que voc esteja interessado em disponibilizar para um grupo de amigos uma apostila que voc acabou de confeccionar e algumas fotos que tiraram no ltimo encontro. O que voc faria? Mandaria um e-mail para todo mundo, certo? Certo se voc tivesse o e-mail de todos e se o material que voc estivesse confeccionando no fosse mais passar por atualizaes. J pensou se toda vez que alguma nova informao fosse inserida na apostila voc tivesse que mandar um e-mail para todo mundo informando sobre as atualizaes? Nesse caso prefervel pensar em uma soluo mais otimizada, certo? O 4shared um servio do Google capaz de permitir exatamente isso e muito mais, isto , ele permite o armazenamento e compartilhamento de arquivos a quem voc quiser. Este servio do Google ser detalhado em tpicos mais adiante.

86

Enfim, chegamos ao trmino de mais um tpico, Ferramentas de Busca Online. Vamos recordar o que vimos neste tpico? Veja abaixo os principais pontos apresentados: O que so e pra que servem as ferramentas de busca. Voc se lembra de como elas so tambm chamadas? Motores de busca, buscadores, etc. Foram apresentadas tambm outras ferramentas de busca, alm do Google, como, por exemplo, o Yahoo! Search e o Bing Search da Microsoft, alm de outras. Voc se lembra de quais foram os cinco motores de busca mais utilizados no ms de maro de 2010? Caso no se lembre, volte ao texto e leia novamente. O que so palavras-chave e algumas dicas de como utiliz-las para melhorar a eficcias nas buscas. E, por ltimo, algumas ferramentas e servios oferecidos pelo Google bem como algumas aplicabilidades de alguns deles.

A seguir, apresentada uma lista de links interessantes contendo vdeos sobre os principais itens que acabamos de apresentar neste tpico:

87

AGORA HORA DE ASSISTIR VDEOS

1. Como criar uma conta no Gmail http://www.youtube.com/watch?v=kwODax1J2pM 2. Como instalar e utilizar o Google Talk passo a passo http://www.youtube.com/watch?v=6IE0ze5liB4 3. Como funciona o Google: links patrocinados x busca natural http://www.youtube.com/watch?v=etV76_weuzs&feature=player_embedded#! 4. Como o Search do Google funciona http://www.youtube.com/watch?v=GQWaw7wRyPQ&feature=player_embedd ed#! 5. O segredo dos mecanismos de busca http://www.youtube.com/watch?v=oLWSsuh1v8c&feature=player_embedded

88

7. Documentos Colaborativos

Voc sabia que na modalidade de ensino a distncia possvel fazer trabalho em grupo tambm? Mas como isso possvel se as pessoas esto a quilmetros de distncia uma das outras e, em muitas situaes, as pessoas que iro compor um determinado grupo no se conhecem? Alm dessas questes, vamos pensar na seguinte situao: considere que o objetivo do trabalho seja dissertar sobre determinado tema e que cada integrante do grupo tenha ficado responsvel por um ou mais tpicos. Como saber sobre o andamento da parte do trabalho de cada aluno? Como ter acesso s informaes parciais elaboradas por cada membro do grupo? Isso provavelmente seria possvel de ser resolvido se cada uma das pessoas disponibilizasse aos colegas de grupo o material que est elaborando atravs de e-mail, certo? Mas, alm de isso ser trabalhoso, nunca teramos acesso verso mais atual do documento, pois enquanto estivssemos lendo a verso enviada por uma pessoa, novas informaes estariam sendo inseridas por ela no documento. Ento, como resolver esse tipo de problema? H algumas ferramentas online colaborativas que permitem que um documento seja criado e acessado simultaneamente por outras pessoas, de tal forma que ao uma pessoa digitar alguma informao no documento, todas as outras teriam acesso a isso.

O objetivo deste tpico, Aplicativos teis, ajud-lo a responder ou mesmo compreender melhor cada uma das perguntas seguintes.

89

possvel trabalhar colaborativamente na Internet? Quais ferramentas permitem esse tipo de trabalho? Quais as vantagens em utilizar esses tipos de ferramentas?

A seguir sero apresentados alguns exemplos de ferramentas online capazes de permitir o trabalho colaborativo na internet como, por exemplo, a edio de documentos em tempo real por duas ou mais pessoas.

Compartilhamento de documentos online

Antes de apresentarmos as caractersticas desta ferramenta e algumas das suas principais funcionalidades, vamos pensar na seguinte situao: suponhamos que o professor da disciplina de Informtica Bsica tenha passado um trabalho a ser feito por um grupo de quatro pessoas e o mesmo dever ser entregue em at sete dias corridos a partir da data de publicao do enunciado. O trabalho dever tambm ser apresentado pelos alunos ao professor e aos demais colegas no encontro presencial da disciplina. Alm dessas informaes, o professor diz, ainda, que cada membro do grupo dever ficar responsvel por uma parte da apostila e que todos devero estar cientes do contedo dos demais colegas, pois a qualquer momento poder ser aberta uma sala de bate-papo (chat) para discusso do andamento do trabalho.

90

Baseado nessas informaes, voc e seu grupo concluem que a configurao mostrada na figura seguinte no conseguiria resolver o problema de vocs:

Como dito, o cenrio mostrado na figura no seria capaz de resolver o problema do seu grupo. Sabe por qu? Pois cada um estaria trabalhando isoladamente na apostila, sem saber o que o colega est escrevendo e quais partes da apostila j estariam concludas. O cenrio mostrado na figura abaixo apresenta uma proposta de soluo para este problema:

91

Nessa proposta de soluo, h apenas um nico documento, ao invs de quatro. As principais caractersticas dessa soluo so: o documento no est armazenado na mquina de nenhuma pessoa do grupo, mas sim na internet; qualquer pessoa do grupo pode ter acesso ao documento tanto para edit-lo quanto para visualiz-lo; qualquer pessoa do grupo tem acesso s partes do documento sob a responsabilidade de outro colega; o documento pode ser acessado a partir de qualquer mquina conectada internet;

92

um membro do grupo pode acrescentar ou modificar qualquer informao de outro colega da equipe; etc.

NOTCIA BOA! A proposta apresentada na figura anterior felizmente possui soluo, ou seja, atualmente j h ferramentas disponveis na internet capazes de permitirem a criao de documentos colaborativos. A Google um exemplo de empresa que oferece este tipo de servio gratuitamente. O servio oferecido por ela capaz de permitir a criao de documentos colaborativos o Google Docs. Alm dele, h outras empresas como o Zoho. A seguir, ser mostrado como construir documentos colaborativos utilizando esses dois servios online.

Google Docs

A seguir, sero mostrados todos os passos necessrios para a construo de um documento colaborativo do tipo texto dentro do Gmail, utilizando o Google Docs.
Obs.: necessrio que voc tenha uma conta no Gmail para acompanhar os passos a seguir. Para criar uma conta de e-mail no Gmail, acesse o site: http://www.gmail.com. Caso voc tenha dvidas na criao de sua conta, acesse a seguinte videoaula:

http://www.youtube.com/watch?v=kwODax1J2pM.

1 PASSO: acessar a sua caixa de e-mails do Gmail atravs do seguinte endereo http://www.gmail.com.

93

Informe seu usurio e senha do Gmail e pressione o boto Login para acessar o Google Docs de sua conta.

2 PASSO: aps aberta a sua caixa de mensagens, clique no link Docs localizado no canto superior esquerdo da pgina, conforme mostrado na figura a seguir.

94

3 PASSO: qual o nosso objetivo mesmo? Criar um documento do tipo texto, semelhante a um documento do Word e utiliz-lo de forma colaborativa com os outros componentes do grupo, ou seja, quando um integrante do grupo digitar algo no documento todos os outros tero condies de visualizar em tempo real as mudanas que esto sendo realizadas, certo? Ento, vamos continuar. Quando clicamos no link Docs, passo anterior, uma nova janela ter sido aberta. Localize nesta nova janela, lado esquerdo da pgina, o boto Create new, conforme mostrado na figura a seguir. Ao clicar sobre esse boto, uma lista contendo algumas opes de documentos ser aberta ao usurio. Clique sobre a opo Document. Isso permitir a criao de um documento semelhante a um do Microsoft Word. Vale lembrar que, ao trmino desse passo, teremos apenas o documento criado, ou seja, ficar faltando o compartilhamento dele s outras pessoas do grupo (o compartilhamento ser mostrado mais adiante).

95

4 PASSO: a figura a seguir apresenta o documento criado. Note que ele se assemelha interface do Microsoft Word 2003. A primeira coisa a ser feita atribuir um nome ao documento. Para fazer isso, clique sobre o texto Untitled document, conforme mostrado na figura seguinte e digite um nome mais sugestivo.

96

5 PASSO: pronto! Se voc realizou todos os passos anteriores, voc ter agora um documento do tipo texto online criado com sucesso. A ltima coisa a ser feita compartilh-lo com as pessoas do seu grupo. Para fazer isso clique sobre o boto Share, localizado no canto superior direito, conforme mostrado na figura a seguir.

97

Ao clicar sobre esse boto, uma janela semelhante figura abaixo aparecer na tela de seu navegador.

98

Ao clicar dentro do campo Add people, conforme mostrado pela seta vermelha da figura anterior, uma nova janela ser exibida ao usurio, conforme pode ser visto na imagem abaixo:

Para compartilhar esse documento com as outras pessoas do seu grupo, basta digitar os e-mails de cada um dentro do campo Add people, conforme mostrado pela seta vermelha da imagem anterior. Observe que, ao lado desse campo, h uma lista com as seguintes opes Can edit e Can view. A primeira opo permite s pessoas convidadas visualizarem e editarem o contedo do documento compartilhado. J a segunda opo permite apenas a visualizao das informaes. Como voc est criando um documento colaborativo, deixe a opo Can edit selecionada. Para finalizar o compartilhamento, clique sobre o boto Share.

99

O que as outras pessoas do seu grupo precisam fazer para ter acesso ao documento compartilhado? H vrias alternativas e, agora, sero mostradas algumas delas:

1 Alternativa: a pessoa do seu grupo possui e-mail do Gmail? Este e-mail foi utilizado no momento do envio do convite? Se a resposta foi sim ento essa alternativa poder ser utilizada por seu colega de grupo para acessar o documento compartilhamento. Primeiramente, ele dever acessar a caixa de e-mails dele do Gmail. Aps aberta a caixa de mensagens, basta clicar sobre o link Docs, localizado no canto superior esquerdo da pgina, semelhante ao passo 2, mostrado anteriormente, para aparecer uma pgina semelhante seguinte figura.

Espao onde estaro todos os seus documentos, inclusive os documentos compartilhados por outras pessoas voc.

100

2 Alternativa: se o e-mail utilizado no momento do convite no foi do Gmail, mas sim de outro servio de e-mail, como o Yahoo e Hotmail, o documento compartilhado poder ser acessado a partir de uma mensagem enviada pessoa do seu grupo. Nesse caso, a pessoa precisa acessar a caixa de mensagens dela e clicar em um link que aparecer no corpo da mensagem, semelhante seguinte imagem:

Para abrir o documento compartilha preciso clicar em um destes dois links. O nome do link ser o mesmo do arquivo.

Apresentamos, agora, algumas das principais caractersticas do Google Docs. Permite o carregamento de diversos tipos de arquivos: DOC, XLS, ODT, ODS, RTF, CSV, PPT, etc. Ou seja, alm da criao de documentos, possvel tambm compartilhar (disponibilizar)

arquivos da mquina do usurio a outras pessoas. possvel definir quais pessoas tero acesso aos documentos Outros tipos de arquivos podero ser criados e compartilhados: apresentaes (semelhante ao Power Point), planilhas eletrnicas (semelhante ao Excel), formulrios online, etc. Editor de desenhos colaborativo

101

Pastas compartilhadas. Com esse recurso, o usurio poder compartilhar uma pasta inteira com os seus colegas de trabalho ou grupo.

Uma srie de outras vantagens dessa ferramenta pode ser vista a partir dos links abaixo: http://www.google.com/google-d-s/intl/pt-BR/whatsnew.html http://www.google.com/google-d-s/intl/pt-BR/tour1.html

Exerccios - Momento de se exercitar


Agora que voc j sabe como compartilhar documentos online, veja se voc capaz de resolver os exerccios a seguir.

1. Crie um documento do tipo texto no Google Docs e disponibilize-o na Internet. Permita que qualquer pessoa no mundo possa ser capaz de visualiz-lo, mas no modific-lo.

OBS: O contedo do documento dever ser composto pelas seguintes informaes: Seu nome completo;

102

A cidade onde voc est fazendo o curso de EaD Sua formao completa (nome do curso superior e titulao mxima)

2. Crie uma apresentao no Google Docs, semelhante a uma apresentao do Microsoft Power Point, e disponibilize-a na Internet, de tal forma que qualquer pessoa no mundo alm de poder visualiz-la poder tambm ser capaz de modificar as informaes contidas nela.

OBS: A apresentao tambm dever ter as seguintes informaes. A formatao ficar a seu critrio. Seu nome completo; A cidade onde voc est fazendo o curso de EaD e Sua formao completa (nome do curso superior e titulao mxima)

ZOHO

Outra ferramenta bastante til no compartilhamento de documentos online o Zoho. Atravs dela, possvel armazenar e compartilhar documentos de at 1GB de capacidade sem pagar nada por isso. Caso o usurio deseje armazenar informaes que excedam essa capacidade, como por exemplo, 5 e 15 GB, j necessrio pagar valores mensais.

103

Essa ferramenta online pode ser acessada a partir do seguinte endereo eletrnico http://www.zoho.com. A imagem a seguir apresenta a interface da pgina inicial.

104

Atravs desta ferramenta possvel: criar, editar, visualizar e armazenar documentos, planilhas e apresentaes; acessar os arquivos de qualquer lugar a qualquer momento de qualquer computador conectado na internet; guardar todos os arquivos do usurio em um local centralizado; carregar todos os documentos: o Zoho Docs suporta todos os tipos de formatos de arquivos, planilhas, apresentaes, fotos, msicas, vdeos, arquivos compactados, etc.; compartilhar arquivos e colaborar com seus amigos e colegas em tempo real; bater papo com os amigos, atravs de comunicadores instantneos; exportar arquivos em diversos formatos como o Excel, PDF, HTML, etc.; criar grupos para compartilhar documentos; anexar arquivos e enviar e-mail diretamente do Zoho Docs; adicionar usurios e restringir direitos ou autorizao especfica para os usurios.

Observe a descrio de alguns dos principais aplicativos disponibilizados pela ferramenta.

ZOHO BUSINESS

105

ZOHO Business , simultaneamente, uma aplicao corporativa online e uma espcie de plataforma que agrega uma srie de aplicaes ZOHO em um nico painel para os usurios utilizarem seus servios, bem como um local para ver e acessar todos os documentos. Fornece tambm um calendrio compartilhvel, grupos de contatos, e-mails, gerenciador de tarefas e um meio para acrescentar servios adicionais ZOHO e, eventualmente, outros servios de terceiros.

Uma das principais diferenas entre usar o ZOHO Business (Z Business) e aplicaes off-line que ele fornece nveis de segurana corporativos, um administrador e um console de configurao. Quando um administrador inicia sesso ele pode adicionar usurios, locais e os servios necessrios. possvel at substituir o logotipo ZOHO com o prprio logotipo, registrar nomes de domnio que pertence empresa e ter acesso conta dos empregados que tambm utilizam ZOHO.

ZOHO WRITER

O ZOHO Writer um editor de texto completo, com a diferena de ser online. Alm das ferramentas bsicas de edio, esse excelente editor oferece suporte a imagens, tabelas, equaes, comentrios, smiles e muitas outras opes.

H a possibilidade de ele abrir mais de um documento por vez. O ZOHO Writer utiliza um sistema de abas que permitem abrir e editar mais de um arquivo por vez. Se o documento que se deseja editar est no

106

computador ou em um pendrive, tambm no problema, pois possvel importar os arquivos para edit-los no editor online.

ZOHO SHEET

Para a realizao de clculos e criao de grficos, um editor de planilhas encontrado no servio. Todos os recursos e opes encontrados no Excel so apresentados no ZOHO Sheet. Assim como no editor de texto, nessa ferramenta tambm possvel importar arquivos presentes no computador. A nica limitao que o documento esteja no formato XLS.

107

ZOHO SHOW

O ZOHO Show um sistema simples e completo para criao e edio de slides, conseguindo ainda importar slides de apresentaes salvas no computador para modific-las pelo ZOHO e tambm exportar para o computador do usurio as apresentaes criadas pelo servio.

ZOHO WIKI

Com ZOHO Wiki, voc cria estruturas de pginas Wiki, configurando e editando cada uma delas como bem entender. Clicando na opo Create a New Page voc pode criar uma pgina nova, escolher um ttulo e fazer toda a edio do texto desse wiki. tudo muito intuitivo e fcil de utilizar.

108

ZOHO NOTEBOOK

Essa opo possibilita a criao de notas em uma pgina do ZOHO. Voc pode adicionar textos, imagens, vdeos, udios, arquivos HTML, URL, RSS, bem como arquivos do ZOHO Writer, Sheet e Show. Depois de configurar da maneira que quiser, podem-se exportar estas notas para o formato Book ou Page, e conferir as edies realizadas.

ZOHO CHAT

ZOHO Work Online oferece um sistema simples de bate-papo para conversar instantaneamente com os contatos. Basta enviar um convite aos interessados. As janelas de apresentao podem ser personalizadas com as cores favoritas dos usurios.

ZOHO PLANNER

O servio tem suporte para o planejamento de projetos inteiros. Informaes como descrio do projeto, o que fazer e, principalmente, quem ir realizar essas tarefas, alm de incluso de notas explicativas, compartilhamento de arquivos e dados, entre outros. Equivale ao Microsoft Project.

ZOHO MEETING

109

ZOHO Meeting uma excelente ferramenta para quem precisa fazer conferncias e reunies com empresas e pessoas de fora. Ao marcar uma reunio, voc pode encaminhar uma notificao para todos os seus contatos. No preciso ser usurio dos servios ZOHO para participar.

Uma finalidade bastante til deste aplicativo ZOHO a possibilidade de disponibilizar remotamente o desktop de um determinado computador a outras pessoas, sem que estas tenham conta de usurio no sistema ZOHO. Alm disso, possvel controlar tambm remotamente todo o computador de outra pessoa. Essas foram as notcias boas. Agora vem a notcia no to boa assim: no caso do controle de outras mquinas a distncia, possvel, com a conta FREE, controlar apenas cinco vezes por ms outras mquinas e desde que cada acesso no exceda o tempo de 2 horas.
Dica: Vale a pena tentar usar este recurso, pois o resultado final fantstico.

ZOHO CREATOR

Lidar com o ZOHO Creator muito fcil. Basta arrastar os itens que se deseja para a tela de criao. Podem-se criar enquetes, formulrios de contato e muitas outras coisas para colocar em seu wiki, ZOHO Notebook, site, blog, etc.

110

ZOHO DOCS

um gerenciador de documentos completssimo que permite ao usurio ter controle total sobre seus arquivos do ZOHO Writer, ZOHO Show e ZOHO Sheet.

PARA AS EMPRESAS

Alm de todos os servios citados acima, o ZOHO possui muitos outros que so mais voltados para empresas. Como exemplos, podem-se citar o ZOHO Reports, que permite a criao de relatrios, ou ainda o ZOHO Projects, um gerenciador de projetos completo. H ainda o ZOHO Invoice que permite a criao de uma pgina para a empresa, dando maior visibilidade e credibilidade. Para criar o banco de dados s acessar o ZOHO DB & Reports. O ZOHO Business uma ferramenta para solues de negcios enquanto o ZOHO Marketplace oferece algumas ferramentas complementares como suporte customizado, gerenciador de clientes (CRM) e muitos mais.

Lembra do nosso objetivo inicial de criar um documento do tipo texto e compartilh-lo com outras pessoas?

Ao invs de apresentarmos uma sequncia de imagens mostrando o passo a passo para criar e compartilhar um documento no ZOHO, conforme fizemos com o Google Docs, utilizaremos uma estratgia diferente. Veremos atravs de uma videoaula todo o procedimento. O link

111

abaixo contm a vdeoaula que traz os passos necessrios para criar um documento do tipo texto na ferramenta ZOHO (http://www.zoho.com) e para compartilh-lo com outros usurios.

VIDEOAULA: Compartilhamento de documentos no ZOHO Onde est localizada esta videoaula?

http://www.youtube.com/watch?v=BuW8XGKOxvY. Seguem, abaixo, os passos necessrios para criar e compartilhar um documento no ZOHO (esses passos so apresentados no link da videoaula acima). 1 Passo: digitar o endereo www.zoho.com na barra de navegao de seu navegador. 2 Passo: criar um usurio e senha, caso voc ainda no tenha feito isso antes. 3 Passo: entrar com o usurio e senha recm-criados. 4 Passo: clicar sobre o link "Zoho Business Unified Console" para ter acesso s funcionalidades do sistema. 5 Passo: selecionar a opo "Writer". Ao clicar sobre essa opo um novo documento ser criado. 6 Passo: renomear o documento para "Documento

Colaborativo". Para fazer isso, basta clicar sobre o nome do documento e renome-lo. Aps digitar o novo nome pressione a tecla <ENTER> de seu teclado. 7 Passo: compartilhar com as pessoas de seu interesse. Basta digitar o endereo de e-mail delas. 8 Passo: pronto! O documento j foi compartilhado.

112

Caso voc queira conhecer outras dicas de como utilizar o ZOHO veja o vdeo abaixo: Introduo a pastas, arquivos, compartilhamentos, etc do Zoho: http://www.videozohodocs.rg3.net

113

8. Armazenamento e compartilhamento de dados online

Voc j possui um pendrive? Qual a capacidade de armazenamento dele? Gostaria de ter mais de um? E se eu te disser que voc est prestes a ganhar um pendrive novinho sem gastar nadinha por isso? Bom, ento vamos comear com a seguinte pergunta: qual das opes abaixo voc gostaria de ganhar?

25GB

114

Primeiro: Qual a principal diferena entre eles? As cores? O formato? A marca? No. A principal diferena a capacidade de armazenamento, ou seja, o ltimo modelo tem uma capacidade de armazenamento 25 vezes a mais (25GB) do que o primeiro modelo (1GB). J o segundo modelo capaz de armazenar 2GB de dados. Segundo: Voc deve estar se questionando: Como fao para GANHAR um destes modelos? Terceiro: isso que eu vou aprender neste tpico da apostila? Trabalhar com pendrives? Claro que no. Veja abaixo os objetivos desta parte da apostila.

Qual o significado do termo computao em nuvem? O que so pendrives virtuais? Como fao para compartilhar os dados do meu pendrive virtual com outras pessoas do mundo inteiro? Existe a possibilidade de esquecer o meu pendrive virtual em algum lugar? Como fao para adquirir gratuitamente um pendrive virtual?

115

A seguir sero apresentadas todas as respostas para estas perguntas.

Computao em nuvem

Para comear o entendimento deste termo Cloud Computing (Computao em Nuvem ou Computao nas Nuvens) sugiro que voc assista primeiramente ao vdeo a seguir, so apenas 4 minutos e 23 segundos de vdeo.
Olhar Digital: Cloud Computing sabe o que isso? http://www.youtube.com/watch?v=U0LxYWpLfGs&feature=related

Vamos entender agora alguns termos importantes relacionados computao em nuvem. As informaes a seguir foram obtidas da matria Como funciona a computao em nuvem do site Comotudofunciona (http://informatica.hsw.uol.com.br/computacao-em-nuvem.htm).

Vamos dizer que voc um executivo de uma grande empresa. Suas responsabilidades incluem assegurar que todos os seus empregados tenham o software e o hardware de que precisam para fazer seu trabalho. Comprar

computadores para todos no suficiente - voc tambm tem de comprar software ou licenas de software para dar aos empregados as ferramentas que eles exigem. Sempre que voc tem um novo contratado, tem de comprar mais software ou assegurar que sua atual licena de

116

software permita outro usurio.

Isso to estressante que voc tem

dificuldade para dormir todas as noites.

Ser que no h uma soluo para este problemo todo? Sim! Em vez de instalar uma sute de aplicativos em cada computador, voc s teria que carregar uma aplicao. Essa aplicao permitiria aos trabalhadores logar-se em um servio baseado na web que hospeda todos os programas de que o usurio precisa para o seu trabalho. Mquinas remotas de outra empresa rodariam tudo, de e-mail a processador de textos e a complexos programas de anlise de dados. Isso chamado computao em nuvem e poderia mudar toda a indstria de computadores.

UMA IDEIA NO TO NOVA Embora a computao em nuvem seja um campo emergente da Cincia da Computao, a ideia est por a h anos. chamada de computao em nuvem porque os dados e as aplicaes existem em uma nuvem de servidores web.

Em um sistema de computao em nuvem, h uma reduo significativa da carga de trabalho. Computadores locais no tm mais de fazer todo o trabalho pesado quando se trata de rodar aplicaes. Em vez disso, a rede de computadores que faz as vezes de nuvem lida com elas. A demanda por hardware e software no lado do usurio cai. O que o usurio do computador precisa ser capaz de rodar o software da

117

interface do sistema da computao em nuvem, que pode ser to simples quanto um navegador web, e a rede da nuvem cuida do resto.

H uma boa chance de voc j ter usado alguma forma de computao em nuvem. Se voc tem um conta de e-mail com um servio baseado na web, como Hotmail, Yahoo! ou Gmail, ento voc j teve experincia com computao em nuvem. Em vez de rodar um programa de e-mail no seu computador, voc se loga numa conta de e-mail remotamente pela web. O software e o armazenamento da sua conta no existem no seu computador, pois esto na nuvem de computadores do servio.

Computao em nuvem

Quando falamos sobre um sistema de computao em nuvem, de grande ajuda dividi-lo em duas sees: o front end e o back end. Eles se conectam atravs de uma rede, geralmente a Internet. O front end o lado que o usurio do computador, ou cliente, v. O back end a seo "nuvem" do sistema.

O front end inclui o computador do cliente (ou rede de computadores) e a aplicao necessria para acessar o sistema de computao em nuvem. Nem todos os sistemas de computao em nuvem tem a mesma interface para o usurio. Servios baseados na Web, como programas de e-mail, aproveitam navegadores de internet j existentes, como o Internet

118

Explorer e o Firefox. Outros sistemas tm aplicaes prprias que fornecem acesso rede aos clientes.

No back end do sistema esto vrios computadores, servidores e sistemas de armazenamento de dados que criam a "nuvem" de servios de computao. Na teoria, um sistema de computao em nuvem inclui praticamente qualquer programa de computador que voc possa imaginar, do processamento de dados aos videogames. Cada aplicao tem seu prprio servidor dedicado.

Um servidor central administra o sistema, monitorando o trfego e as demandas do cliente para assegurar que tudo funcione tranquilamente. Ele segue um conjunto de regras chamadas protocolos e usa um tipo especial de software chamado middleware. O middleware permite que computadores em rede se comuniquem uns com os outros.

119

Front end

Back end

Se uma empresa de computao em nuvem tem muitos clientes, provvel que haja uma alta demanda por muito espao de

armazenamento. Algumas companhias requerem centenas de dispositivos de armazenamento digitais. Sistemas de computao em nuvem precisam de pelo menos o dobro do nmero de dispositivos de armazenamento exigidos para manter todas as informaes dos clientes armazenadas. Isso porque esses dispositivos, assim como todos os computadores,

ocasionalmente saem do ar. Um sistema de computao em nuvem deve fazer uma cpia de toda a informao dos clientes e a armazenar em outros dispositivos. As cpias habilitam o servidor central a acessar mquinas de backup para reter os dados que, de outra forma, poderiam ficar inacessveis. Fazer cpias de dados como um backup chamado redundncia.

120

GRADES, NUVENS E UTILIDADES A computao em nuvem est intimamente relacionada com a computao em grade e com a computao sob demanda. No sistema de computao em grade, computadores da rede so capazes de acessar e usar os recursos de qualquer computador da rede. No sistema de computao em nuvem, isso apenas se aplica ao back end. Computao sob demanda (utility computing) um modelo de negcios em que uma empresa paga outra para acessar as aplicaes do computador ou o armazenamento de dados.

Aplicaes da computao em nuvem

As aplicaes da computao em nuvem so praticamente ilimitadas. Com o middleware certo, um sistema de computao em nuvem poderia executar todos os programas que um computador normal rodaria. Potencialmente, do software genrico de processamento de textos aos programas de computador personalizados para uma empresa especfica, funcionaria em um sistema de computao em nuvem.

QUEM QUEM NA COMPUTAO EM NUVEM Algumas das empresas pesquisando computao em nuvem so grandes nomes na indstria de computadores. Microsoft, IBM e Google esto investindo milhes de dlares em pesquisa. Algumas pessoas acham que a Apple deveria investigar a possibilidade de produzir uma interface de hardware para os sistemas de computao em nuvem.

Veja abaixo algumas das vantagens na utilizao da computao em nuvem: Clientes poderiam acessar suas aplicaes e dados de qualquer lugar e a qualquer hora. Eles poderiam acessar o sistema usando

121

qualquer computador conectado internet. Os dados no estariam confinados em um disco rgido no computador do usurio ou mesmo na rede interna da empresa. Ela reduziria os custos com hardware. Sistemas de computao em nuvem reduziriam a necessidade de hardware avanado do lado do cliente. Voc no precisaria comprar o computador mais rpido com a maior memria, porque o sistema de nuvem cuidaria dessas necessidades. Em vez disso, voc poderia comprar um terminal de computador mais barato. O terminal poderia incluir teclado, mouse e poder de processamento suficiente apenas para conectar seu computador nuvem. Voc tambm no precisaria de um disco rgido grande, porque armazenaria toda a sua informao em um computador remoto. Esse tipo de terminal conhecido como "terminal burro", "thin client" e "zero client". Empresas que dependem de computadores tm que ter certeza de estar com software certo no lugar para atingir seus objetivos. Sistemas de computao em nuvem do a essas empresas acesso s aplicaes para toda a corporao. As companhias no tm de comprar um conjunto de softwares ou licenas de software para cada empregado. Em vez disso, a companhia pagaria uma taxa a uma empresa de computao em nuvem. Servidores e dispositivos de armazenamento digital ocupam espao. Algumas empresas alugam espao fsico para armazenar servidores e bases de dados porque elas no tm espao disponvel no local. A computao em nuvem d a essas empresas a opo de armazenar dados no hardware de terceiros, removendo a necessidade de espao fsico no back end.

122

Empresas podem economizar dinheiro com suporte tcnico. O hardware otimizado poderia, em teoria, ter menos problemas que uma rede de mquinas e sistemas operacionais heterogneos. Se o back end do sistema de computao em nuvem for um sistema de computao em grade, ento o cliente poderia tirar vantagem do poder de processamento de uma rede inteira. Frequentemente, os cientistas e pesquisadores trabalham com clculos to complexos que levaria anos para que um computador individual os completasse. Em um sistema em grade, o cliente poderia enviar o clculo para a nuvem processar. O sistema de nuvem tiraria vantagem do poder de processamento de todos os computadores do back end que estivessem disponveis, aumentando significativamente a velocidade dos clculos.

Preocupaes com a computao em nuvem

Talvez as maiores preocupaes sobre a computao em nuvem sejam segurana e privacidade. A ideia de entregar dados importantes para outra empresa preocupa algumas pessoas. Executivos corporativos podem hesitar em tirar vantagem do sistema de computao em nuvem porque eles no podem manter a informao de sua companhia guardadas a sete chaves.

O contra-argumento a essa posio que as empresas que oferecem servios de computao em nuvem vivem de suas reputaes. benfico para essas empresas ter medidas de segurana confiveis

123

funcionando. Do contrrio, ela perderia todos os seus clientes. Portanto, de seu interesse empregar as tcnicas mais avanadas para proteger os dados de seus clientes.

Privacidade um outro assunto. Se um cliente pode logar-se de qualquer local para acessar aplicaes, possvel que a privacidade do cliente esteja comprometida. Empresas de computao em nuvem precisaro encontrar formas de proteger a

privacidade do cliente. Uma delas seria usar tcnicas de autenticao, como usurio e senha. Outra forma empregar um formato de autorizao (nveis de permissionamento) - cada usurio acessa apenas os dados e as aplicaes que so relevantes para o seu trabalho.

OLHOS PRIVADOS ESTO TE VIGIANDO H alguns truques de hackers que poderiam causar grande dor de cabea nas empresas de computao em nuvem. Um deles chamado key logging. Um programa de key logging grava as teclas que foram apertadas. Se um hacker conseguir carregar um programa de key logging no computador da vtima, poder estudar as teclas apertadas para descobrir nomes e senhas. Claro que, se o computador do usurio for apenas um terminal simplificado, seria impossvel instalar o programa.

124

Algumas questes acerca da computao em nuvem so mais filosficas. O usurio ou a empresa que contrata os servios de computao em nuvem dono dos dados? O sistema de computao em nuvem, que fornece o espao de armazenamento, o dono? possvel para uma empresa de computao em nuvem negar a um cliente o acesso a esses dados? Vrias companhias, empresas de advocacia e universidades esto debatendo essas e outras questes sobre a natureza da computao em nuvem.

Como a computao em nuvem vai afetar outras indstrias? H uma preocupao crescente na indstria de TI sobre como a computao em nuvem poderia afetar os negcios de manuteno e reparo de computadores. Se as empresas trocarem para sistemas de computadores simplificados, elas tero poucas necessidades de TI. Alguns experts da indstria acreditam que a necessidade por empregos de TI migrar de volta para o back end do sistema de computao em nuvem.

Voc est preparado para conhecer alguns exemplos de aplicaes executadas em nuvens? Ou seja, em servidores localizados em algum lugar no mundo?

Ento vamos l! Voc se lembra das perguntas feitas no incio deste tpico? Vejam elas novamente abaixo: Voc j possui um pendrive? Qual a capacidade de armazenamento dele? Gostaria de ter mais de um? E se eu te disser que voc est prestes a ganhar um pendrive novinho sem gastar nadinha por isso?

125

A seguir sero apresentados trs servios online de empresas diferentes capazes de permitirem o armazenamento e compartilhamento de dados gratuitamente a partir da Internet, ou em outras palavras, capazes de oferecerem voc um pendrive VIRTUAL de graa.

DROPBOX Pendrive virtual de 2GB

Pense na seguinte situao: possvel ter um pendrive e acessar os dados armazenados nele a partir de qualquer computador, a qualquer hora e de qualquer lugar? possvel compartilhar os dados armazenados nele com uma ou mais pessoas? E se eu esquecer o pendrive na minha casa e precisar dos dados armazenados nele no meu local de trabalho? O que fazer? E se voc perder o seu pendrive? Como voc acessar os dados armazenados nele se voc no tiver feito, em nenhum momento, o backup dos dados?

A soluo para todas estas perguntas a utilizao de um pendrive VIRTUAL e no um pendrive fsico, conforme mostrado na figura abaixo.

126

Num pendrive virtual os dados so armazenados em nuvens, ou seja, em alguma mquina que no seja a sua, conhecida como servidor.

O Dropbox, imagem mostrada abaixo, um servio online capaz de oferecer aos seus usurios pendrives virtuais de 2GB de capacidade de armazenamento gratuitamente, ou seja, a partir da realizao de um cadastro e a disponibilizao de um usurio e senha possvel ter acesso aos seus arquivos. Estes dados podem ser privados, apenas voc tem acesso, ou pblico, caso queira que outras pessoas tenham acesso tambm.

Caso voc tenha interesse por uma capacidade de armazenamento maior do que 2GB necessrio pagar por este servio, conforme mostrado na tabela abaixo:
Capacidade 50GB 100GB Custo $9,99 por ms $19,99 por ms

127

O acesso a este servio feito a partir do seguinte endereo eletrnico http://www.dropbox.com. A pgina inicial mostrada na imagem a seguir.

Clique para assistir o vdeo

Como primeiro passo para a utilizao deste servio sugiro que voc assista a um vdeo desenvolvido pela prpria empresa. Para assisti-lo, clique na imagem localizada no centro da pgina, conforme indicado na figura da pgina anterior.

128

VDEOAULA: Como usar o Dropbox? O vdeo disponvel atravs do link

http://www.youtube.com/watch?v=jdeKRfWW34M mostra os passos necessrios para instalao do pendrive virtual na mquina do usurio, os passos para armazenamento de dados no pendrive e o compartilhamento de arquivos com outras pessoas.

Voc j assistiu a vdeoaula acima? Espero que sim. Agora, podemos discutir algumas questes relacionadas ao Dropbox.

Imagine a seguinte situao: voc elaborou uma apostila de informtica cujo tamanho excedeu os 15 MB de tamanho e gostaria de disponibiliz-la aos seus alunos. O que fazer? Mandar um email para cada um e enviar como anexo a apostila? Dizer para eles levarem um pendrive na aula e copiar o arquivo para cada um deles? No! No iremos utilizar nenhuma destas estratgias. A soluo para este problema utilizar o seu pendrive virtual, ou seja, o DropBox. H duas formas para voc disponibilizar a apostila que elaborou aos seus alunos, conforme mostrado abaixo:

Em ambas as situaes voc dever disponibilizar a apostila na pasta public de sua conta no Dropbox. H duas formas para fazer isso:

129

Soluo:

Disponibilizar

apostila

atravs

do

site

http://www.dropbox.com. Ao abrir a pgina devero ser informados usurio e senha, previamente cadastrados. Logo aps efetuar o login, voc dever clicar na pasta public, localizada na aba Files. Em seguida, clique sobre o boto Upload, conforme mostrado na figura abaixo (A). Ao clicar sobre este boto ser aberta uma nova janela para efetuar o upload do arquivo (envio do arquivo da sua mquina para o site). Para iniciar o upload voc dever clicar sobre o boto Choose files e em seguida, selecionar o arquivo a ser enviado. Aps terminar o upload, voc dever clicar sobre o link Copy public link localizado na parte direita do arquivo enviado, conforme mostrado na figura (B). Feito isto, uma nova janela ser exibida (C) com o link a ser disponibilizado aos seus alunos. Pronto! Este o link na Internet onde o seu arquivo (apostila) se encontra. Basta escrever este link no quadro negro e pedir aos seus alunos para entrarem neste endereo para fazer o download do material.

130

C 2 Soluo: Ao invs de voc entrar no site voc pode utilizar o Dropbox instalado em sua prpria mquina, conforme mostrado na vdeoaula. Para disponibilizar a apostila utilizando esta estratgia necessrio localizar, primeiramente, no seu computador o local onde voc definiu a pasta para ser o seu pendrive virtual. Localize esta pasta e dentro dela localize a pasta public. Aps abrir esta ltima pasta, copie para ela a apostila de informtica a ser compartilhada. Em seguida, clique com o boto direito do mouse sobre a apostila e

131

selecione a opo Copy Public Link, conforme mostrado na figura a seguir.

Aps copiado o link pblico, abra um editor de texto qualquer, por exemplo, o bloco de notas do Windows ou o Microsoft Word, e cole o contedo copiado. Este o endereo que dever ser disponibilizado aos seus alunos.

132

A parte operacional est pronta, ou seja, a apostila foi confeccionada aps muito suor e trabalho e disponibilizada na Internet, de tal forma que qualquer pessoa que conhea o link acima tenha condies de fazer o download deste material. Mas ser que eu terei que escrever este endereo gigantesco no quadro negro? E se os meus alunos ou eu esquecermos de digitar um nico % ou algum outro caracter, ser que algum conseguiria acessar o material? Claro que no, pois o endereo deve ser exatamente como mostrado acima. Voc j imaginou a cena? D uma olhadinha na imagem abaixo?

Bom dia!

Ningum mer ece!

Faam o download da apostila de Informtica disponvel no seguinte endereo:

http://dl.dropbox.com/u/4323748/Apostila%20de%20Info rm%C3%A1tica%20B%C3%A1sica%20-%20Wilton%20%20Parte%20I.docx

Bom, certamente esta uma soluo, porm no a mais vivel. Ou seja, continuaremos utilizando o Dropbox para armazenamento e compartilhamento dos arquivos, mas no momento de disponibilizarmos o endereo a alguma pessoa iremos utilizar um recurso para encurtar o tamanho da URL (endereo eletrnico), ou seja, ao invs de escrevermos

133

o endereo enorme mostrado anteriormente, poderemos escrever apenas o endereo http://migre.me/1Ps4E na lousa. O que voc acha desta soluo?

Voc deve estar se questionando: como assim? Os dois endereos so os mesmos? Como fazer isso? Foi pensando neste tipo de problema, URL muito grandes, que muitas empresas desenvolveram solues para encurt-las, ou seja, o que elas fazem informar a URL a ser encurtada e como resposta, oferecem um endereo geralmente bem menor, mas que leva ao mesmo lugar da URL original, ou em outras palavras, o que acontece um redirecionamento entre pginas

H vrias empresas que oferecem este tipo de servio e uma delas o http://migre.me. Ao entrar no site voc ser solicitado logo na pgina inicial a inserir a URL a ser encurtada, conforme pode ser visto na imagem a seguir.

134

Para encurtar a URL basta digit-la no campo informado na pgina e pressionar o boto azul migre!. Ao pressionar este boto, uma nova janela ser aberta informando a URL encurtada, conforme apresentado na imagem a seguir.

135

Pronto! Quando voc for escrever no quadro negro para os seus alunos ou informar a alguma pessoa sobre o endereo eletrnico onde se encontra a apostila de informtica, basta passar a frente o endereo encurtado e no mais aquele endereo enorme.

H outros sites que oferecem este servio de encurtamento de URL, veja abaixo algumas sugestes: http://bit.ly http://u.nu http://twixar.com http://is.gd

136

http://goo.gl (At o Google tem um servio para encurtar URLs. Qual servio o Google no oferece? Alm de encurtar a URL o Google informa tambm o nmero de acessos ao seu endereo original a partir da URL encurtada, o sistema operacional e o navegador utilizado pelo usurio. Como obter estas duas informaes? Suponha que a URL encurtada seja: http://goo.gl/L4Dr. Para saber maiores sobre os acessos basta digitar http://goo.gl/info/L4Dr).

WINDOWS LIVE SKYDRIVE Pendrive virtual de 25GB

O Windows Live Skydrive um outro servio online capaz de permitir o armazenamento e compartilhamento de arquivos a partir da Internet. Este servio disponibilizado pela Microsoft e possui uma grande vantagem em relao ao Dropbox, no que consiste a capacidade de armazenamento, pois atravs dele possvel armazenar at 25GB de dados. Porm, atravs dele no possvel instalar uma pasta virtual na mquina do usurio, sendo que para armazenar, acessar ou atualizar os dados (arquivos) do pendrive necessrio fazer o acesso a partir de um site especfico.

Este servio pode ser acessado a partir do seguinte endereo eletrnico: http://www.windowslive.com.br/public/product.aspx/view/5.

De forma semelhante ao Dropbox, este servio totalmente gratuito e possui as seguintes caractersticas:

137

Pastas pessoais: a princpio os documentos armazenados nesta pasta s podem ser acessados pelo proprietrio, mas o acesso pode ser facilmente modificado a partir do envio de convites via email. Pasta pblica: documentos disponveis nesta pasta podem ser acessados (visualizados) por qualquer pessoa desde que tenham acesso Internet e o link de download do arquivo. Capacidade de armazenamento de 25GB: com este espao disponvel possvel guardar 6400 msicas ou 51200 fotos. Possibilidade de criao de pastas (nmero teoricamente ilimitado) e realizao de upload de praticamente qualquer extenso de arquivo. Classificao dos arquivos de uma determinada pasta por data. Diferentes formas de exibio das pastas e arquivos: cones, detalhes e miniaturas (semelhante ao sistema operacional Windows).

Para ter acesso aos recursos do Windows Live Skydrive necessrio que voc tenha um Windows Live ID, ou seja, um usurio e senha capaz de lhe dar acesso aos principais servios oferecidos pela Microsoft, como por exemplo, Hotmail e Messenger.

Conforme comentado anteriormente, este servio acessado pelo seguinte http://www.windowslive.com.br/public/product.aspx/view/5. sobre o boto Comece a usar. A endereo: figura a

seguir mostra a interface da pgina inicial. Para comear a utiliz-lo clique

138

Ao clicar sobre este boto uma nova janela ser aberta, conforme mostrado na figura a seguir. Caso voc j possua um passaporte2 basta inform-lo no espao indicado na figura para ter acesso ao seu pendrive virtual de 25 GB. Caso contrrio, voc dever cri-lo clicando sobre o boto Inscreva-se.

Passaporte: Conhecido tambm como Windows Live ID corresponde ao email e senha utilizados para acessar os servios online da Microsoft. Caso voc j possua um usurio de acesso ao Messenger ou ao Hotmail poder utiliz-lo para acessar o seu pendrive virtual.

139

Usurios com passaporte Microsoft devem informar usurio e senha e pressionar o boto Entrar

Usurios sem passaporte Microsoft devem clicar sobre este boto

Aps efetuar o login, voc ir se deparar com uma janela semelhante imagem abaixo.

140

Conforme pode ser visto, h duas pastas na seo Documents: My Documents e Public. Os documentos pessoais devero ser armazenados na primeira pasta, enquanto que os documentos pblicos, ou seja, os documentos a serem compartilhados com outras pessoas devero ser armazenados na segunda pasta.

OBS: O tamanho mximo de upload para cada arquivo de 50MB.

Exerccios - Momento de se exercitar


Agora que voc j conhece algumas tcnicas para realizar buscas na Internet mais eficientemente, veja se voc capaz de resolver os exerccios a seguir.

141

1. Responda de forma bem sucinta o que voc entendeu por computao em nuvem? Cite pelo menos dois exemplos de servios utilizados por voc onde as informaes so armazenadas em nuvem.

2. Crie uma conta no Dropbox (http://www.dropbox.com) e outra no Windows Live Skydrive Aps a

(http://www.windowslive.com.br/public/product.aspx/view/5).

criao destas contas, voc dever disponibilizar na pasta pblica do Dropbox e do Windows Live SkyDrive um documento de seu interesse. Em seguida, voc dever enviar por email a algum colega os links de acessos a estes documentos. No se esquea de conferir se eles conseguiram acessar e visualizar as informaes do documento.

ZOHO Pendrive virtual de 1GB

A terceira e ltima ferramenta a ser apresentada, til no armazenamento e compartilhamento de documentos online, o Zoho.

142

Esta ferramenta pode ser acessada a partir do seguinte endereo http://www.zoho.com. Assim como as ferramentas apresentadas

anteriormente, Dropbox e Windows Live Skydrive, o Zoho tambm pode ser utilizado como um pendrive virtual, porm possui uma srie de limitaes, conforme apresentado a seguir: Capacidade de armazenamento: 1GB (caso o usurio deseje aumentar esta capacidade necessrio pagar uma taxa mensal). possvel armazenar (fazer o upload) no site arquivos com as seguintes extenses: doc, docx, sxw, odt, rtf, sxc, ods, pdf, pps, ppt, odp, sxi, xls, xlsx, csv, jpg, gif, png e arquivos do tipo texto. Qualquer arquivo com extenso diferente destas no poder ser armazenado no pendrive virtual. Cada arquivo a ser armazenado no pendrive virtual (Zoho) poder ter tamanho mximo de 10 MB.

Dependendo do tipo e tamanho de arquivo a ser armazenado e compartilhado com outras pessoas este servio poder no ser to til, mas de qualquer forma uma proposta de soluo gratuita e que oferece assim como os dois servios apresentados anteriormente, Dropbox e Windows Live Skydrive, espao privado e pblico.

A vdeoaula a seguir apresenta os passos necessrios para o acesso, armazenamento e compartilhamento de documentos com outras pessoas, utilizando o Zoho.

143

VDEOAULA: Utilizar o ZOHO como pendrive virtual A vdeoaula disponvel atravs do link

http://www.youtube.com/watch?v=PxCdZDldmek mostra os passos necessrios para o acesso, armazenamento e compartilhamento de um arquivo no Zoho, ou seja, mostra como possvel utilizar o Zoho como pendrive virtual.

Aps a leitura deste tpico da apostila, Armazenamento e Compartilhamento de dados online, espera-se que voc tenha agora

condies de responder as perguntas feitas no incio:

Qual o significado do termo computao em nuvem? O que so pendrives virtuais? Como fao para compartilhar os dados do meu pendrive virtual com outras pessoas do mundo inteiro? Existe a possibilidade de esquecer o meu pendrive virtual em algum lugar? Como fao para adquirir gratuitamente um pendrive virtual?

9. Construo de vdeoaulas

Quantas pginas de um documento como este so necessrias para explicar os passos para construo de uma vdeoaula utilizando um software de captura de tela? E mais, quantas pginas so necessrias para explicar os passos para disponibilizar esta vdeoaula em algum site

144

de compartilhamento de vdeos, como o YouTube? Alm disso, h situaes onde a explicao de determinado contedo exige a necessidade da apresentao de alguma animao, sons, vdeos ou at mesmo a narrao de trechos do material a ser elaborado e atravs de pginas estticas de um documento como este isto no possvel. Como ento disponibilizar informaes ou elaborar uma apostila ou um material qualquer de forma mais interativa e com feedback visual animado e sonoro? Alm disso, como disponibilizar uma vdeoaula atravs de algum site de compartilhamento de vdeos na Internet? possvel fazer o download de vdeos de sites como o Youtube?

Os objetivos deste tpico da apostila so:

Mostrar uma lista de softwares capazes de permitirem a gravao de vdeoaulas em um computador pessoal. Apresentar os passos necessrios para criao de vdeoaulas Disponibilizar vdeos no Youtube. Mostrar como possvel fazer o download de vdeos disponveis em sites da Internet, como por exemplo, o Youtube.

145

Introduo

Voc j assistiu alguma vdeoaula antes? Nos tpicos anteriores desta apostila foram apresentados alguns exemplos de vdeoaulas. Caso voc no tenha tido esta oportunidade ainda, d uma olhada em alguns exemplos abaixo: Como usar o Dropbox? o http://www.youtube.com/watch?v=jdeKRfWW34M Compartilhamento de documentos no Zoho. o http://www.youtube.com/watch?v=BuW8XGKOxvY Conceito, origem e topologia de redes de computadores o http://www.youtube.com/watch?v=ztlcl-kPrX0

H vrias estratgias na apresentao de contedos em vdeoaulas. Os links acima apresentam duas estratgias diferentes. Nos dois primeiros links o autor optou somente pelo recurso visual para apresentao do contedo, enquanto que no ltimo link o autor optou pelo apelo visual e sonoro. Cada uma delas possui suas vantagens e desvantagens. No ltimo caso, por exemplo, onde o professor faz a explicao do contedo a partir da prpria voz, o usurio teria dificuldades em acompanhar as explicaes do professor na ausncia de um sistema multimdia (caixas de som, etc). J nos dois primeiros vdeos o aluno j no teria esta dificuldade. Porm, o objetivo deste tpico da apostila no apresentar qual a melhor abordagem a ser utilizada na elaborao de vdeoaulas, vantagens e desvantagens de uma abordagem em relao a outra, mas sim, mostrar alguns exemplos de softwares capazes de permitir a criao

146

de vdeoaulas, os passos necessrios para a sua criao utilizando um software especfico e como disponibilizar uma vdeoaula na Internet. Softwares para criao de vdeoaulas

Como voc acha que as vdeoaulas apresentadas anteriormente foram gravadas? D uma olhada na imagem a seguir e reflita se voc concorda com a estratgia apresentada.

1Passo: Filmar a tela do computador do professor

com uma filmadora. Professor 2Passo: Disponibilizar a mdia (DVD) contendo a vdeoaula gravada para algum capaz de disponibiliz-la na Internet.

INTERNET

Usurios (alunos) utilizam o computador para acessarem a vdeoaula disponvel na Internet.

Usurio 1

Usurio 2

Usurio N

147

As vdeoaulas apresentadas anteriormente no foram gravadas utilizando o esquema mostrado na figura anterior, ou seja, no houve a necessidade de uma pessoa filmando os movimentos realizados pelo professor no computador. Na verdade, para construo daquelas vdeoaulas foi um utilizado um esquema muito mais simples, ou seja, para gravao daqueles tipos de vdeoaulas foi utilizado um aplicativo de software instalado na mquina do usurio capaz de gravar (filmar) todos os movimentos realizados por ele, como por exemplo, movimento do cursor do mouse ou digitao de alguma tecla do teclado. A seguir apresentada uma lista de aplicativos utilizados para esta finalidade:

Software TipCam CamStudio Debut Video Capture AutoScreenRec order Free Screen to Video Camtasia Studio

Tipo de distribuio Gratuito Gratuito Gratuito

Endereo eletrnico para download http://www.utipu.com/tipcam-download/ http://camstudio.org/ http://debut-videocapture.softonic.com.br/

Gratuito

http://www.baixaki.com.br/download/auto screenrecorder.htm

Gratuito

http://www.baixaki.com.br/download/freescreen-to-video.htm

Pago

http://www.techsmith.com/camtasia/

148

O software utilizado para gravao das duas primeiras vdeoaulas apresentadas anteriormente foi o TipCam. Ele foi utilizado pelas seguintes caractersticas: Software gratuito. Possibilidade de efetuar Zoom durante as gravaes. Possibilidade de gravao da voz do narrador. Capacidade de fazer anotaes durante as gravaes, ou seja, durante a gravao da vdeoaula a pessoa tem a possibilidade de fazer desenhos ou marcaes na tela do computador. Possibilidade de gravao da vdeoaula no formato FLV (formato de vdeo bem compacto utilizado na Internet, por causa do tamanho do arquivo gerado e por sua qualidade). Personalizao das teclas de atalho para gravao das aulas. Cronmetro regressivo para indicao de incio da gravao do vdeo. Edio do vdeo gerado. Esta opo permite ao usurio cortar parte do vdeo, caso haja necessidade.

Caso voc no tenha entendido todas as caractersticas acima, fique tranqilo, pois cada uma delas sero detalhadas a seguir.

TipCam Software para criao de vdeoaula

149

A seguir sero mostrados todos os passos necessrios para criao da sua primeira vdeoaula utilizando o software TipCam, verso 2.2.

1 Passo: Instalao do software TipCam na mquina que ser utilizada para gravao da vdeoaula. V at o site

http://www.utipu.com/tipcam-download/ e clique sobre o boto Download para fazer o download do software, conforme mostrado na imagem a seguir.

150

OBS: Aps terminar o download do software, localize-o e instale-o. Aps instalado, execute-o. Voc ir verificar que a interface principal do aplicativo semelhante imagem mostrada a seguir.

151

OBS: Esta interface lhe permite configurar e utilizar o software TipCam.

2 Passo: Este passo consiste em fazer algumas configuraes importantes no software antes de comear a gravar a sua 1 vdeoaula. Primeiramente, clique sobre o boto Options localizado na parte inferior da interface principal, conforme mostrado a seguir:

152

3 Passo: Aps ter clicado sobre o boto Options uma nova janela semelhante figura mostrada a seguir aparecer na tela do computador. Na aba Basic possvel realizar as seguintes configuraes: definir o local onde a vdeoaula ser armazenada no computador aps o trmino da gravao, definir se o microfone ser utilizado durante a gravao da vdeoaula ou no e se o software dever ficar visvel na tela do computador durante a gravao do vdeo.
Esta a aba Basic

Para definir o local onde a vdeoaula ser armazenada clique sobre o boto Browse.

Deixe esta opo selecionada, pois assim o software no ficar visvel na tela do computador durante a gravao.

Deixe esta opo desabilitada caso no queira utilizar o microfone durante a gravao da vdeoaula.

153

4 Passo: Configurar a aba Environment. Nesta aba sero configuradas as teclas de atalho Zoom, Pause e Annotation, que sero utilizadas durante as gravaes. A imagem a seguir apresenta uma sugesto de configurao para estas teclas. Durante a gravao a tecla F9 do teclado ser utilizada para aplicar/retirar o Zoom, a tecla F10 ser utilizada para pausar/recomear a gravao e por ltimo, a tecla F12 utilizada para fazer anotaes durante as gravaes. Estas funcionalidades sero apresentadas mais adiante na prtica, atravs de uma vdeoaula.

Teclas de atalho que podero ser utilizadas durante a gravao do vdeo.

154

Passo:

Configurar

aba

Recording.

Nesta

aba

sero

configurados o formato do vdeo, a qualidade da gravao, o formato do cursor do mouse durante a gravao e o tamanho do Zoom. Estas configuraes so mostradas na figura a seguir.

155

6 Passo: Pressionar o boto OK para confirmar todas as alteraes realizadas.

7 Passo: Gravar a sua primeira vdeoaula. Que legal! Todas as configuraes no software j foram realizadas, agora s caprichar nos detalhes para que a sua vdeoaula seja de fcil compreenso para as pessoas que iro assisti-la. Lembra da interface principal do software? D uma olhada na figura abaixo.

Para comear a gravar a sua primeira vdeoaula clique sobre o boto Record (F10), conforme mostrado na figura acima. Ao fazer isto, ir aparecer uma janela mostrando um cronmetro regressivo de 3 segundos, conforme mostrado na figura a seguir. Este recurso interessante, pois atravs dele o usurio tem condies de saber o incio da gravao. Aps este intervalo de tempo (3 segundos) voc ir perceber que a janela do software ficar oculta. Isto significa que o software comeou a gravao de todas as suas aes, isto , tudo

156

que voc fizer a partir deste momento ser gravado por ele, como por exemplo, movimentos com o mouse, digitao de alguma tecla, etc.

OBS: Caso voc queira dar destaque a alguma parte da sua tela (Zoom) pressione a tecla F9. Ao fazer isto, voc perceber que aparecer algumas marcas vermelhas na tela. Somente a tela do computador que estiver dentro destas marcas ser gravada. Caso voc queira finalizar a sua vdeoaula, para ver como ela ficou, localize o cone na barra de tarefas de seu sistema operacional,

conforme mostrado na imagem a seguir, e d um duplo clique sobre ele.

OBS: Este cone localizado geralmente na parte inferior direita, ou seja, prximo ao relgio da sua mquina. A imagem abaixo pode

157

diferir da sua mquina, pois ela refere-se ao sistema operacional Microsoft 7 (Seven).

Ao dar um duplo clique no cone mostrado anteriormente aparecer uma janela semelhante figura a seguir.

8 Passo: Finalizar a gravao da vdeoaula. Para terminar a gravao, clique sobre o boto Stop. Ao clicar sobre este boto a seguinte imagem aparecer na tela do computador.

158

Para visualizar a gravao da sua primeira vdeoaula clique sobre o boto Play. Aps assistir o seu vdeo necessrio que salve-o na sua mquina. Para salv-lo clique sobre o boto Save do TipCam. Pronto! Voc acabou de gravar a sua primeira vdeoaula utilizando o TipCam.

Voc deve estar se questionando neste momento. E agora, como eu fao para disponibilizar este vdeo aos meus alunos ou a qualquer pessoa no mundo? possvel fazer isto? Claro. Ento, quais so os passos necessrios para disponibilizar este vdeo, por exemplo, no Youtube? Fique tranquilo, pois elaboramos para voc uma vdeoaula explicando todos os passos necessrios para resolver este problema. D uma olhada no link a seguir.

159

VDEOAULA: Como publicar vdeo no youtube Esta vdeoaula est disponvel atravs do link

http://www.youtube.com/watch?v=CVWn-FvlN8g

Algumas informaes importantes sobre o Youtube: Cada vdeo enviado para o Youtube pode ter at 2GB de tamanho (caso voc tenha um vdeo cujo tamanho exceda este nmero necessrio a utilizao de recursos avanados do Youtube) ou possuir no mximo at 15 minutos de gravao. Podem ser vdeos de alta definio. O YouTube foi criado para hospedar e compartilhar apenas vdeos. Outros tipos de mdia, como msica (MP3, etc.), fotos (JPEG, etc.) e arquivos flash que no contm uma transmisso de vdeo no podem ser processados e por isso no so aceitos. O YouTube aceita uma vasta gama de formatos de arquivos de vdeo. Os arquivos de vdeo abaixo so aceitos pelo YouTube. Alguns formatos de vdeo funcionam melhor e so mais compatveis com alguns computadores, software ou dispositivos. o Windows Media Video (avi) o .3GP (celulares) o .AVI (Windows) o .MOV (mac)

160

o .MP4 (ipod/psp) o .MPEG o .FLV (adobe flash) o .MKV (h.264)

OBS: Caso o seu vdeo possua uma extenso diferente desta lista necessrio fazer a converso do formato utilizado por voc para uma das opes listadas acima. H vrios softwares disponveis na Internet capazes de fazer converses entre os mais diversos formatos de vdeos.

Download de vdeos do YouTube

Para compreendermos o objetivo deste tpico da apostila pense na seguinte situao: voc est navegando na Internet e de repente encontra vrios vdeos legais no YouTube capazes de enriquecer um dos tpicos que ser dado por voc na aula da semana seguinte. Quando voc v os vdeos, o seu primeiro impulso, naturalmente, anotar os endereos eletrnicos (URLs) de cada uma das pginas contendo os vdeos, pois voc pretende utiliz-los no computador que ser disponibilizado voc no dia da sua aula. Porm, como nem tudo perfeito, no dia da sua aula, infelizmente voc recebe uma triste notcia do setor de informtica de que a Internet naquele dia no estar disponvel, devido a uma manuteno que ser feita no servidor da Instituio. Qual seria a sua reao?

161

Para voc no ter que passar por experincias desagradveis como esta, uma melhor soluo seria fazer o download dos vdeos de seu interesse e salv-los em seu pendrive. Desta forma, voc no necessitaria da Internet para visualizao dos vdeos. Mas como fazer o download de um vdeo da Internet?

Antes de mostrarmos a soluo para o problema acima, d uma olhadinha na lista de sites abaixo. Todos eles oferecem hospedagem de vdeos, alm de permitirem a visualizao de milhares de vdeos de todos os gneros. Vale a pena conferir.
Site de vdeo Youtube Veoh Google Video Yahoo! Vdeo MegaVideo Vimeo Dailymotion Endereo eletrnico http://www.youtube.com http://www.veoh.com http://video.google.com http://www.video.search.yahoo.com/ http://www.megavideo.com/ http://www.vimeo.com http://www.dailymotion.com/br

162

Voltando ao nosso problema, como fazer o download de vdeos de sites como o Youtube? H vrias solues para isto, e uma delas um servio online chamado KeepVid. Este servio pode ser acessado a partir do seguinte endereo:

http://www.keepvid.com

A imagem abaixo apresenta a interface da pgina inicial do KeepVid.

O objetivo deste site fazer o download de vdeos disponveis em outros sites, como o YouTube e o DailyMotion. Mas, como ele funciona? Basicamente, o que voc precisa fazer so trs passos, conforme apresentado a seguir: 1 Passo: Copiar o endereo eletrnico da pgina que contm o vdeo, conforme mostrado na imagem a seguir.

163

Endereo eletrnico da pgina contendo o vdeo (este endereo dever ser copiado).

Ser feito o download deste vdeo

2 Passo: Entrar no site http://www.keepvid.com e colar no espao indicado o endereo da pgina contendo o vdeo a ser feito o download, conforme mostrado na imagem a seguir. Em seguida, pressionar o boto Download.

164

Cole aqui o endereo da pgina contendo o vdeo.

Em seguida pressione o boto Download.

3 Passo: Fazer o download do vdeo. Aps pressionar o boto Download necessrio aguardar alguns instantes. Em seguida, aparecer uma lista de links, conforme mostrado na figura a seguir, com opes diferentes de extenses de arquivos para voc fazer o download. Basta escolher a opo que melhor lhe atender. Como sugesto, faa o download da opo FLV, pois ela apresenta geralmente uma boa opo em termos de qualidade e tamanho de imagem.

165

Opes de links para download do vdeo. Todos eles fazem referncia ao mesmo vdeo, porm com extenses diferentes. O usurio decide.

OBS: Caso a lista de links no aparea, no ser possvel fazer o download do vdeo. Isto acontece quando o KeepVid no d suporte ao tipo de arquivo disponibilizado pelo outro site.

Pronto! Voc acabou de conhecer uma soluo eficaz capaz de resolver o problema mencionado anteriormente. Porm, no se esquea de um detalhe: o computador que voc exibir o vdeo precisa possuir um software de exibio de vdeo compatvel com a extenso escolhida. Por exemplo, se voc fez o download do arquivo com a extenso FLV necessrio que o computador a ser utilizado para visualizao do vdeo possua um software aplicativo (player) capaz de exibi-lo. Para saber se a mquina possui este software ou no, basta copiar o vdeo para a mquina

166

de destino e clicar duas vezes sobre ele. Caso o vdeo no seja exibido, ser preciso a instalao de um programa especfico para tal. Para fazer o download de um programa como este, no caso de um player para exibio de arquivos com extenses FLV, basta digitar o seguinte conjunto de palavras-chave flv player em alguma ferramenta de busca online, como o Google e fazer o download do aplicativo. Em seguida, instale-o na mquina de destino.

H outras solues disponveis na Internet para o download de vdeos. Por exemplo, se voc for usurio do navegador Mozilla Firefox uma tima soluo a utilizao do VDownloader.

Exerccios - Momento de se exercitar


Agora que voc j conhece uma ferramenta para captura de tela - TipCam, veja se voc capaz de resolver o exerccio a seguir.

1. Construa uma vdeoaula mostrando os passos necessrios para o compartilhamento de documentos utilizando o Windows Live Skydrive. O vdeo dever comear a partir do momento em que o usurio efetua o acesso ao sistema. Aps a criao deste vdeo, disponibilize-o no Youtube (http://www.youtube.com).

167

10. Converso de documentos

Voc possui um documento elaborado no Microsoft Word e precisa envilo aos seus alunos, mas no tem certeza se eles possuem um editor instalado na mquina deles compatvel com a extenso padro gerada pelo Word (doc ou docx). O que fazer neste caso? Alm disso, imagine agora a seguinte situao: o seu aluno est em uma Lan House e o computador no qual ele est utilizando no possui leitor de documentos do tipo .doc ou .docx. E se o documento for aberto em um dispositivo mvel, como por exemplo, um Smartphone sem suporte a estas extenses? O que pode ser feito para evitar problemas como estes? Uma possvel soluo disponibilizar o mesmo documento, porm com uma extenso diferente, como por exemplo PDF, s pessoas de seu interesse, conforme mostrado na figura abaixo.

Documento do Microsoft Word (doc ou docx)

Portable Document Format (PDF)

168

O objetivo deste tpico da apostila apresentar alguns tipos de converses importantes e teis utilizados no dia a dia, como por exemplo a converso de documentos do tipo .DOC para PDF.

Como converter um documento do tipo texto (extenso .doc ou .docx) para PDF? Como criar um documento do tipo PDF a partir de informaes de uma pgina HTML? Outros tipos de converses importantes.

CONVERSO DE DOCUMENTOS: Word PDF

Este tpico apresentar algumas solues possveis capazes de permitir a converso de documentos gerados pelo Microsoft Word (extenses .doc ou .docx) para PDF (Portable Document Format). Inicialmente sero apresentadas solues online, ou seja, solues baseadas na Internet onde no h a necessidade da instalao de nenhum software na mquina do usurio. Em seguida, sero apresentadas solues onde necessria a instalao de algum tipo de software aplicativo na mquina do usurio para converter um documento do tipo doc em pdf.

CONVERSO DE DOCUMENTOS ONLINE: Word PDF

169

Neste tpico sero apresentadas algumas solues online capazes de permitir a converso de documentos com a extenso .doc ou .docx em PDF, ou seja, ser mostrado como possvel fazer este tipo de converso a partir de uma pgina da Internet. Este tipo de soluo se torna conveniente quando o usurio no tem privilgios para instalar nenhum software aplicativo na mquina na qual est usando, como por exemplo, em Lan Houses, Laboratrios de Informtica de uma Instituio de ensino, etc. Porm, muito comum este tipo de servio online apresentar algumas limitaes quanto ao uso, como por exemplo, converter apenas as N primeiras pginas de um documento, no ser possvel converter alguns tipos de objetos como grficos ou imagens, o documento gerado possuir baixa qualidade, a necessidade de informar um email para envio do documento convertido (neste caso h sempre uma demora no envio do documento), etc.

Uma soluo para este tipo de converso pode ser encontrada no seguinte endereo:

http://www.pdfonline.com

Este site, PDF Online, possui uma srie de recursos interessantes: Converte vrios tipos de documentos, como por exemplo, Word, Excel, PowerPoint, Imagens e pginas da Web em PDF, ou seja, voc pode converter qualquer documento com uma das seguintes extenses em PDF: .doc, .docx, .docm, .xls, .xlsx, .xlsm, .ppt, .pptx, .pps, .pub, .jpg, .jpeg, .bmp, .tif, .tiff, .gif, .png, .wmf, .emf, .htm, .html, .rtf and .txt.

170

Na verso beta, verso online disponvel no site, possvel converter at 20 documentos por dia em PDF, porm o tamanho de cada documento deve ser de no mximo 10MB. O servio de converso disponvel no site, o BCL Premium Beta Online Service, disponibiliza tambm uma srie de configuraes a serem feitas no documento a ser convertido, como por exemplo, resoluo (qualidade) da imagem, proteo do documento por senha, etc. Alm das vrias opes de converso de documentos para PDF possvel fazer o processo inverso, ou seja, converter um documento PDF em qualquer uma das seguintes opes de documento: Word e HTML, etc.

A imagem a seguir mostra a interface da pgina inicial.

171

Para converter um documento do Word (.doc ou .docx) em PDF necessrio clicar sobre a aba Doc2PDF e em seguida sobre o boto Convert Documents to PDF >>, conforme mostrado pelas setas vermelhas na imagem acima. Logo aps, uma nova pgina ser aberta, como mostra a imagem a seguir.

Conforme pode ser visto na imagem seguinte, h duas opes de se fazer converses de documentos do Word para PDF. Na primeira opo, a converso de documentos feita para documentos de tamanhos de at 2MB e na segunda, possvel converter documentos de at 10MB. Na primeira opo, necessrio informar um email para o envio do documento a ser convertido e na

172

segunda, necessrio realizar um cadastro. Neste ltimo caso, alm de ser possvel converter documentos maiores possvel ter acesso a uma srie de configuraes, como por exemplo, definir a qualidade das imagens do documento a ser convertido e se esse documento convertido ter uma senha para visualiz-lo. Alm destas vantagens, uma caracterstica bastante interessante o fato da no necessidade do envio do documento convertido por email, isto , ao trmino da converso aparece um link na prpria pgina para o usurio fazer o download do documento.

2 Opo: Para converso de documentos de at 10MB de tamanho, clique sobre o link BCL Premium Online Service.

1 Opo: Converso de documentos de at 2MB de tamanho (veja os passos abaixo):

1.

2. 3.

Clicar sobre o boto Procurar. Este passo informa ao site qual documento da mquina do usurio ser convertido em PDF. Atribuir um nome para o documento a ser convertido. Informar o email para o envio do documento convertido.

173

Devido s vantagens da 2 opo em relao a 1, sero mostrados todos os passos necessrios para converso de um documento do Word em PDF. 1 PASSO: Clicar sobre o link BCL Premium Online Service. 2 PASSO: Aps o carregamento da nova pgina, clicar sobre o link sign in, localizado no canto superior direito, conforme mostrado na prxima imagem.

3 PASSO: Clicar no link New User? para realizar o cadastro, conforme mostrado na figura a seguir.

174

4 PASSO: Preencher os dados do cadastro e ao trmino clicar sobre o boto Create a new account. 5 PASSO: Ao preencher todas as informaes e logo aps pressionar o boto Create a new account aparecer uma pgina semelhante figura a seguir.

175

6 PASSO: Acessar a sua caixa de mensagens e localizar um email enviado pelo site PDF Online. Localize um cdigo no corpo do email. Este cdigo dever ser inserido no campo Confirmation code, conforme mostrado na figura acima. Em seguida, basta pressionar o boto Enter para finalizar o cadastro.

OBS: Se aparecer uma imagem semelhante figura a seguir, significa que o seu cadastro foi realizado com sucesso. 7 PASSO: Clicar sobre a opo Create PDF Documents, localizada no menu lateral esquerda, conforme mostrado pela seta vermelha da figura a seguir. 8 PASSO: Na janela que ser aberta, clicar sobre o boto Procurar para localizar na sua mquina o arquivo Word que ser convertido em PDF. Em seguida, clicar sobre o boto Convert e aguardar o trmino da converso. Quando a converso finalizar aparecer um link para download do material convertido.

Pronto! Estes so os passos necessrios para realizar a converso de um documento com a extenso .doc ou .docx para PDF.

H outros recursos interessantes disponveis no site, como por exemplo, a possibilidade de mesclar (juntar) dois documentos PDF em apenas um. Esta opo est disponvel atravs do menu lateral esquerda, atravs do link Merge 2 PDF documents.

176

CONVERSO DE DOCUMENTOS OFFLINE: Word PDF

A soluo apresentada anteriormente, para converso de documentos, precisa como pr-requisito que voc esteja conectado Internet. Certo? Bom, mas se voc no tiver acesso a Internet, como possvel fazer converses? Neste caso, necessrio que voc tenha algum software instalado na sua mquina capaz de realizar tais converses. A seguir sero apresentadas algumas solues:

177

1 SOLUO: PrimoPDF

O PrimoPDF soluo gratuita capaz de converter documentos do Word, Excel, PowerPoint e qualquer outro formato imprimvel em PDF. O endereo para o download do software aplicativo apresentado a seguir.

http://www.primopdf.com

OBS: O PrimoPDF est disponvel para download para os seguintes sistemas operacionais: Windows XP/Vista/Seven (7).

O processo para converso offline de documentos utilizando o PrimoPDF simples. Inicialmente, necessrio fazer o download do aplicativo e instal-lo

178

na mquina que ser utilizada para fazer as converses. Aps instalado, este aplicativo ser visualizado como uma impressora. Para converter um documento do Word em PDF necessrio abrir o documento neste editor e em seguida, selecionar a opo de imprimir. Uma nova janela ser aberta, conforme mostrado na figura a seguir (esta imagem corresponde ao Microsoft Word 2007).

Aps aberta, voc dever selecionar a impressora PrimoPDF e em seguida pressionar o boto OK. Aps alguns segundos uma janela semelhante imagem mostrada na figura a seguir ser aberta. Para finalizar a converso importante voc selecionar o local onde o arquivo convertido ser armazenado. Aps todas as configuraes realizadas, basta clicar sobre o boto Create PDF para finalizar o processo.

179

O PrimoPDF tambm pode ser utilizado para converter documentos do Excel, PowerPoint, etc em PDF. Para tal, basta abrir o arquivo no editor correspondente e imprimi-lo utilizando a impresso do PrimoPDF, conforme mostrado anteriormente.

2 SOLUO: Conversor do Word

A verso do Microsoft Word 2007 possui um timo conversor embutido de .doc ou .docx para PDF. Para acess-lo clique sobre o boto Office, em seguida em Salvar como e por fim na opo PDF ou XPS, conforme mostrado na imagem a seguir.

180

Alm das solues apresentadas, h vrias outras para converso de documentos, tanto offline quanto online. Porm, vale ressaltar que elas sempre apresentaro algum tipo de limitao, seja na qualidade do material convertido, na quantidade de converses por dia, semana ou pela conta do usurio, tamanho do documento, quantidade de pginas, etc. Por isso importante uma anlise das suas necessidades no momento da escolha da melhor ferramenta.

A seguir ser apresentada uma soluo capaz de converter uma pgina HTML em um documento PDF.

181

CONVERSO DE DOCUMENTOS: HTML (pgina da Internet) PDF

Voc j pensou na possibilidade de converter toda uma pgina da Internet em um documento PDF? Voc sabia que isso possvel? H algumas pginas na Internet que oferecem este tipo de servio. A seguir ser apresentada uma tima opo para converso de todo o contedo de uma pgina em um documento PDF. Para acessar este servio digite na barra de endereos de seu navegador a seguinte URL:

http://www.pdfmyurl.com

Ao digitar a URL acima na barra de endereos de seu navegador, ser aberta uma pgina com uma interface semelhante imagem mostrada na figura a seguir.

182

Para converter todo o contedo de uma pgina da Internet em um documento PDF necessrio inserir a URL, conforme mostrado na imagem anterior, e em seguida, pressionar o boto alaranjado com o smbolo P. Aps alguns instantes, uma janela ser aberta solicitando ao usurio uma das seguintes opes: salvar ou abrir documento gerado.

183

11.

Anexos

Sou um aluno virtual?3 Este teste pretende sensibilizar o educando para habilidades e caractersticas necessrias para alcanar um bom aproveitamento nos cursos oferecidos em ambientes de aprendizagem virtual. Observao: Seja sincero nas suas respostas. Responda Sim ou No para cada pergunta a seguir. Sim 1. Voc tem acesso a um computador e Internet? Aprecia aprender novas habilidades na rea da 2. informtica? Utiliza software para tratamento de textos, como o Word 3. da Microsoft? 4. Est familiarizado com a navegao na internet? Est disposto a investir (pelo menos) o tempo de estudo 5. previsto para alcanar sucesso no curso? 6. Consegue gerenciar de forma eficaz o seu tempo? Sente-se bem estudando de forma independente e 7. autnoma? Gosta de partilhar os seus trabalhos e experincias 8. educacionais com os seus colegas de curso? 9. Pede ajuda quando necessrio? No

Este teste pode ser encontrado no site www.moodlemais.com.br. Guia do Aluno. As nicas alteraes foram devido reviso ortogrfica e gramatical efetuada.

184

Pensa que aprendizagem de qualidade pode acontecer 10. em qualquer lugar e a qualquer momento?

Leia agora o que a pontuao alcanada significa. Cada Sim vale dois pontos. O No vale zero pontos. 15 e mais pontos Parabns, voc ser provavelmente bem sucedido num curso de aprendizagem a distncia. Possui as principais caractersticas e habilidades para se sair bem neste novo desafio! Entre 9 e 14 pontos Um curso de aprendizagem a distncia exige que se ajuste a forma de trabalhar e os seus hbitos de aprender s caractersticas da EaD. O sucesso em curso online pressupe auto-disciplina, capacidade de gerenciamento do tempo (estabelecer horrios, esquemas e rotinas de estudo) e algumas competncias bsicas na utilizao de computadores e internet, que voc pode ainda no ter. Portanto, se empenhe em desenvolver tais competncias e habilidades para que possa alcanar o sucesso no curso. 8 e menos pontos Um curso de aprendizagem a distncia pode no ser a modalidade de curso para voc neste momento. Tente desenvolver as habilidades

necessrias, busque ajuda com seu tutor, se empenhe ao mximo para mudar essa realidade.

185

A seguir, veja o que significa cada questo. Detalhamento das questes 1. Tem acesso a um computador e Internet? Sim: Ter acesso regular a um computador e Internet permitir que complete as tarefas propostas e participe no curso online com sucesso. No: O computador a ferramenta de eleio para a entrega de cursos em linha. Se no tem acesso em casa a um computador e Internet, tente na sua instituio educacional, numa biblioteca pblica ou mesmo no seu local de trabalho o que, contudo, pode significar custos financeiros suplementares. 2. Aprecia aprender novas habilidades na rea da informtica? Sim: Se voc aprecia aprender sobre novas tecnologias, ou se voc j est familiarizado com estas, este fato constituir um suporte para uma experincia de aprendizagem positiva. No: Esperamos que experincia no curso online sensibilize voc para a necessidade de se aprimorar nesta rea. 3. Utiliza software para tratamento de textos, como seja o Word da Microsoft? Sim: Durante o curso em linha ser pedido que escreva comentrios, artigos, emails, etc. Conhecimentos bsicos de um programa de tratamento de textos ser de uma grande ajuda.

186

No: Antes de iniciar um curso online recomendamos que se familiarize com um programa de tratamento de textos, j que ser necessrio escrever comentrios, artigos, emails, etc. durante os seus estudos 4. Est familiarizado com a navegao na internet? Sim: Saber navegar na Internet ajudar na pesquisa de materiais na Internet, bem como facilitar a explorao de links sugeridos pelo tutor e/ou colegas durante o curso. No: Recomendamos que se familiarize com a navegao na Internet antes de o curso se iniciar. Saber navegar na Internet tornar mais fcil a pesquisa de materiais necessrios realizao das tarefas. 5. Est disposto a investir (pelo menos) o tempo de estudo previsto para alcanar sucesso no curso? Sim: No plano de curso no qual se inscreveu, encontra-se enunciado qual o tempo, aproximadamente, a investir nos estudos. No: Necessita estar disposto a investir o mesmo tempo para o curso online como o estaria para um curso presencial. Se no tem presentemente este tempo disponvel, desejvel que ajuste a sua agenda antes de se inscrever no curso. 6. Consegue gerenciar de forma eficaz o seu tempo? Sim: Ter tempo e saber gerir o tempo de estudo so fatores essenciais para o sucesso do curso online.

187

No: Ter tempo e saber gerir o tempo de estudo so fatores essenciais para o sucesso do curso online. 7. Sente-se bem estudando de forma independente e autnoma? Sim: Saber estudar independentemente e assumir responsabilidade pela prpria aprendizagem so dois fatores importantes para o sucesso da aprendizagem em ambientes online. Ter que definir inicialmente os seus objetivos pessoais de aprendizagem, controlar e gerenciar o seu tempo de estudo e autoavaliar frequentemente o processo de aprendizagem. No: No contexto de aprendizagem online, o sucesso dos estudos depende da sua capacidade de assumir responsabilidade pela prpria aprendizagem. Isto significa que ter que definir os seus objetivos pessoais de aprendizagem, gerenciar o seu tempo de estudo e autoavaliar o seu processo e progresso de aprendizagem regularmente. 8. Gosta de partilhar os seus trabalhos e experincia educacional com os seus colegas de curso? Sim: Tirar grande proveito da partilha de ideias e perspectivas com os seus colegas durante todo o decorrer deste. Aprender a trocar experincias entre pares uma das melhores formas de avanar no seu desenvolvimento pessoal e profissional. No: Aprender online depende da sua capacidade de aprender com os colegas de curso. fundamental compartilhar ideias e diferentes perspectivas sobre os temas propostos no curso, o que, por outro lado, exige capacidade de expresso escrita.

188

9. Pede ajuda quando necessrio? Sim: O sucesso de um curso online tambm sustentado pelo fato de o participante saber quando necessita de auxlio, como contatar com o tutor e/ou com o grupo de aprendizagem. No: Num curso online importante que tome a iniciativa de pedir ajuda, quer as perguntas estejam relacionadas com o curso, com a tcnica ou com problemas no processo de aprendizagem ou no grupo de colegas. 10. Pensa que aprendizagem de qualidade pode acontecer em qualquer lugar e a qualquer momento? Sim: Conhecimento criado no grupo atravs da interao com os colegas e com os professores/tutores, e atravs da contextualizao na sua prpria realidade. Num curso online isso pode acontecer independentemente do lugar onde se encontre e sempre que tiver disponibilidade. No: Nesta modalidade de ensino/aprendizagem no encontrar o professor como fonte de conhecimento e direcionamento.

189

Netiqueta Netiqueta a etiqueta que se recomenda observar na internet. A palavra pode ser considerada como uma gria, decorrente da fuso de duas palavras: o termo ingls net (que significa "rede") e o termo "etiqueta" (conjunto de normas de conduta sociais). Trata-se de um conjunto de recomendaes para evitar mal-entendidos em comunicaes via internet, especialmente em e-mails, chats, listas de discusso, etc. Serve, tambm, para regrar condutas em situaes especficas (por exemplo, ao colocar-se a resenha de um livro na internet, informar que naquele texto existem spoilers; citar nome do site, do autor de um texto transcrito, etc.). Atente para o fato de que estas regras de etiqueta aplicadas internet no so oficiais, nem esto documentadas em nenhum lugar. A seguinte compilao de normas est sendo escrita e expandida de forma colaborativa e voluntria, pelos prprios usurios da Internet. Deste conjunto de normas de conduta online, podemos destacar algumas: Evitar enviar mensagens EXCLUSIVAMENTE EM MAISCULAS ou

grifos exagerados ou em HTML. Se bem empregadas, as maisculas podem ajudar a destacar, mas em excesso, a prtica compreendida como se voc estivesse gritando, podendo causar irritao ou fazer com que o interlocutor se sinta ofendido. HTML aumenta substancialmente o tamanho das mensagens, o que impacta desnecessariamente o uso da largura de banda nos servidores. De maneira geral, procure no usar recursos de edio de texto,

como cores, tamanho da fonte, tags especiais, etc., em excesso. Use-os, como explicado no item acima, para destacar palavras e expresses importantes,

190

nunca para dar destaque injustificado mensagem como um todo (mesmo que sua mensagem possua apenas trs palavras). Respeite para ser respeitado e trate os outros como voc gostaria

de ser tratado. Lembre-se de que dialogar com algum atravs do computador, no

faz com que voc seja imune s regras comuns da nossa sociedade, por exemplo, o respeito para com o prximo. Mesmo que por intermdio de uma mquina, voc est conversando com uma pessoa, assim como voc. No diga a essa pessoa o que voc no gostaria de ouvir. Use sempre a fora das ideias e dos argumentos. Nunca responda

com palavres, mesmo que usem de grosseria contra voc. Afinal, pessoas inteligentes privilegiam os argumentos contra a falta deles. Apesar de compartilhar apenas virtualmente um ambiente, ningum

obrigado a suportar ofensas e m-educao. Caso algum insista nessas prticas, ignore-o. Evite enviar mensagens curtas em vrias linhas. Alm de ser

malfico rede como um todo, causa bastante irritao. Escreva uma frase completa e envie! Em fruns e listas de discusso, procure expressar-se claramente.

Explique o problema com o mximo de informao que puder. Tente manter-se no contexto da discusso. Os fruns so separados por tpicos, logo, procure postar no tpico que mais convier sua pergunta. Evite sempre mensagens do

191

estilo "Me ajudem, por favor!", "Ajuda aqui!", "Vou jogar essa coisa fora" ou frases similares. Caso escreva um texto muito longo, deixe uma linha em branco em

algumas partes do texto, paragrafando-o. Dessa maneira, o texto ficar mais organizado e fcil de ler. Dependendo do destinatrio de seu texto, evitar o uso de acrnimos

e do internets, ou, pelo menos, reduzir a utilizao deles. Preste ateno no que voc escreve, seno, possvel que, em alguns dias, nem voc mesmo saiba o que havia escrito. Ningum obrigado a usar a norma culta, mas use um mnimo de

pontuao. Ler um texto sem pontuao, principalmente quando ele grande, gera desconforto, e, alm disso, as chances de ele ser mal interpretado so muitas. Quando voc estiver perguntando, provavelmente porque precisa

de ajuda em algo; ento, aja como tal. Evite ser arrogante ou inconveniente. No copie textos de sites ou de qualquer outra fonte que possua

contedo protegido por registro e que no permita cpias e sempre, mesmo com autorizao de cpia, cite as fontes quando utiliz-las. Enquanto estiver numa conversa em programas de mensagem

instantnea, nunca corte (interrompa) o assunto tratado pela outra pessoa. Isso extremamente desagradvel. Se a pessoa enviar uma mensagem e voc enviar outra completamente diferente, ela ficar sem saber se voc leu ou

192

ignorou a mensagem que ela enviou. Pelo menos escreva algo para confirmar que leu a mensagem. Ainda sobre conversas em programas de mensagem instantnea,

evite ao mximo usar emoticons de letras, palavras e coisas do gnero. Isso torna a leitura das mensagens muito difcil e confusa, devido ao tempo que precisamos esperar pra que esses emoticons sejam carregados e irregularidade nos tamanhos e cores. Emoticons expressam emoes, e no palavras. Procure us-los fora das mensagens escritas. H messengers que possuem a funcionalidade de se auto-

determinarem um status ou estado como away, ou ausente. Procure usar esta ferramenta enquanto voc estiver online, mas fora do computador, para evitar que seus contatos conversem com voc e tenham que aguardar horas pela sua resposta. No envie uma mensagem supondo que a outra pessoa a entenda

da forma como voc a escreveu, pois pode ser que ela entenda de forma diferente. Uma mensagem escrita nunca ficar to clara quanto um conjunto de palavras faladas. Procure ser o mais claro possvel pra no gerar nenhuma confuso. Ao encaminhar um e-mail que recebeu, por exemplo, os tpicos e-

mails humorsticos que percorrem grupos sociais diversos atravs de divulgao por listas de contatos gigantes, remova os e-mails presentes, das outras pessoas. Procure escrever os seus destinatrios no campo "BCC" ou "CCO" em vez do campo "Para". Aquele campo esconde os endereos dos destinatrios. Todos iro receber, mas ningum alm de voc saber quem

193

mais recebeu a sua mensagem. Ao no fazer o recomendado acima, voc estar contribuindo para o spam com e-mails dos seus prprios conhecidos. Os endereos de e-mail acumulados sero "pescados" quer por parte dos destinatrios quer por empresas especificas existentes na net cuja funo acumular contatos de e-mail para envio de propaganda no solicitada ou phishing. Antes de fazer uma pergunta, pense na possibilidade de que sua

dvida j tenha sido solucionada por algum. Procure em fruns e at mesmo em sites de busca como o Google. Caso no encontre, poste suas mensagens, que sempre haver algum usurio na internet para te ajudar. Mas no espere que a resposta seja imediata. Muitas pessoas esto dispostas a ajudar, mas elas tm responsabilidades e tarefas a cumprir no dia a dia, ficando o acesso aos fruns e comunidades em segundo plano. Seja paciente. Post-ups (ato de postar em um determinado tpico com o intuito de

faz-lo ser levado ao topo da lista de tpicos) geralmente so feitos para destacar injustificadamente tpicos em fruns e comunidades virtuais. Procure evitar essa prtica. extremamente injusto fazer post-ups, pois faz com que os demais tpicos sejam levados cada vez mais pra baixo na lista de tpicos, diminuindo a probabilidade de resposta a eles. No seja egosta. Aguarde a resposta s suas perguntas como todos os usurios de sua comunidade virtual ou frum: sendo paciente. Se voc estiver do outro lado, ou seja, respondendo as dvidas dos

usurios, seja humilde e s responda s dvidas se realmente estiver a fim de ajudar. Respostas como "www.google.com.br", "procura na net" ou "larga de ser

194

preguioso" no ajudam em nada. Procure responder acrescentando algo til, que possa enriquecer o conhecimento coletivo.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta As nicas alteraes foram devido


reviso ortogrfica e gramatical efetuada.

195

12. Referncias
BRASIL. LDB n9394/96. Centro de Documentao e Informao Coordenao de Publicaes. Braslia, 2003.

GUERRA, Ftima. Criar Aprendizagem: ofcio e desafio do aluno a distncia. Disponvel em: http://www.moodle.ufba.br/file.php/10312/Textos/Criar_aprendizagem_SS-1.pdf. Acessado em: 28/11/2011 s 15h48min Decreto n 5.622, de 20 de dezembro de 2005. Regulamenta o art. 80 da Lei no 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educao nacional. Disponvel em http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Decreto/D5622.htm. Acessado em: 22/11/2011 s 11h42min.

Guia

do

aluno

online.

Disponvel

em:

http://www.moodlemais.com.br/file.php/1/Biblioteca/Guia_do_Aluno_de_EAD.pd f. Acessado em: 01/12/2011 s 14h07min.

MINISTRIO DA EDUCAO. Referenciais para elaborao de material didtico para EAD no Ensino profissional e tecnolgico. Disponvel em: http://www.etecbrasil.mec.gov.br/gCon/recursos/upload/file/ref_materialdidatico. pdf. Acessado em 22/09/2010 s 20h52min.

Netiqueta. Disponvel em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Netiqueta Acessado em 22/11/2011 s 11h39min.

196

NIELSEN COMPANY. Nielsen Reports March 2010 U.S. Search Rankings. Disponvel em: <http://blog.nielsen.com/nielsenwire/online_mobile/nielsen-

reports-march-2010-u-s-search-rankings/>. Acesso em: 29 set. 2010.

197

Vous aimerez peut-être aussi