Vous êtes sur la page 1sur 8

Bricoficha

Aplicar tinta texturada 1.4

Lista de materiais
Nvel de dificuldade: Mdio

Trinchas e pincis
Tintas

Rolos
Tintas

Mquina de lavar de alta presso


Ferramentas elctricas

Tabuleiro de pintor
Tintas

Lima elctrica
Ferramentas elctricas

Escova metlica para perfuradores


Ferramentas elctricas

Lixas

Raspador de tinta
Tintas Tintas

Escova metlica
Ferramentas manuais

Escadote
Construo

Bricoficha

As paredes
O estado da superfcie
Certifique-se que a superfcie a pintar est totalmente seca. Uma parede nova deve deixar-se secar durante 1 ano. Em casas antigas deve ser localizada a possvel existncia de zonas hmidas. Caso existam, antes de comear a pintar dever resolver o problema derivado de um mau funcionamento da instalao sanitria (guas), algerozes ou esgotos.

Limpeza
A superfcie a pintar deve estar limpa. Usando uma mquina de lavar de alta presso, obtm-se um excelente resultado. muito importante deixar secar posteriormente a parede durante uma ou duas semanas.

Condensao
Antes de comear a pintar, deve ter-se em conta que a condensao procedende do edifcio dificulta a aderncia da pintura.

Manchas (eflorescncia)
A humidade pode dissolver os sais minerais dos ladrilhos (o salitre entre outros). Nesse caso aparecem superfcie as eflorescncias em forma de manchas brancas tornando as fachadas feias. Podem ser eliminadas com uma escova dura de nylon. Depois disso aplicam-se os produtos de fixao com uma trincha, antes de pintar.

Musgo
Depois de limpar a parede necessrio comprovar se no h musgo. Se houver necessrio rasp-lo para o eliminar. Depois disso, e quando a parede estiver seca, aplica-se um anti-musgo com uma trincha, um pulverizador ou uma pistola de pintar. Deve deixar actuar durante 24 h e depois escovar cuidadosamente a parede. Finalmente aplica-se um produto de fixao.
3

Bricoficha

Paredes
Juntas
O estado das juntas deve ser verificado. Se esto em mau estado devem ser limpas ou picadas com um martelo. Eliminar os restos com uma escova de pelos rgidos e humedecer os ladrilhos para que a argamassa rija adira melhor. Aplicar com a ajuda de uma paleta para juntas e depois alisar. Deve deixar secar durante duas semanas.

Paredes com betume


Primeiro deve retirar os pedaos de gesso soltos. Depois humedecer a superfcie a encher com uma trincha, uma esponja ou um pulverizador. Finalmente encher os furos com argamassa: uma parte de cimento por trs partes de areia e gua.

Fundos farinhentos
So as fachadas que deixam uma espcie de p branco quando se passa com as mos. Para o evitar a superfcie pode ser tratada com um produto de fixao. Aplicar o produto com a ajuda duma trincha, mas com moderao, pois se a quantidade for excessiva, diminui a aderncia da pintura sobre este material.

Fendas
So fissuras dum tamanho considervel. Utilizar o raspador triangular para as alargar em forma de v, o que vai permitir desprender as partes em mau estado. Depois disso, encher com um produto de fixao. Deixar secar e cobrir com uma mstique de poliuretano elstico.

Conselho
No se devem pintar fachadas ou paredes exteriores durante as horas de maior calor: a pintura perde as suas propriedades, fica mais lquida, seca demasiado depressa e enche-se de pequenas fissuras.

Bricoficha

Materiais
Tipos de Pintura
1-ACRLICA: a mais utilizada para pintar fachadas, devido sua resistncia aos UVA. Para alm disso a sua secagem a mais rpida. 2-REVESTIMENTO ELSTICO: Quando se vive em zonas chuvosas, as paredes exteriores podem ser tratadas com um revestimento elstico, branco ou incolor. desta forma protege-se a fachada sem ocultar a pintura decorativa.

Ferramentas
Trincha
Serve para recortar os ngulos das paredes, assim como os contornos das portas e janelas. Tambm facilita a penetrao da pintura nos poros e fissuras mais pequenos.

Rolo
Recomendamos um rolo de l com um punho grosso para estender melhor a pintura. As camadas de pintura devem ser mais densas do que quando se pinta o interior. Aplicar a pintura dirigindo o rolo em vrias direces e, para o acabamento, passar o rolo verticalmente.

Nmero de camadas
Depois de seco o produto de fixao, pode comear a pintar. Por princpio, duas camadas de tinta so suficientes. Quando se pintam paredes muito porosas, recomendamos a aplicao de trs camadas. necessrio esperar que uma camada esteja seca antes de aplicar a seguinte. As condies meteorolgicas podem afectar o tempo de secagem.

Acabamentos
Podem ser escolhidos trs acabamentos para as pinturas exteriores: mate, acetinado e brilhante. A pintura acetinada permite entrever o relevo da superfcie pintada. A pintura mate adapta-se melhor s grandes superfcies de cimento ou beto.

Bricoficha

Metais ferrosos

Ferrugem
Com o passar do tempo e as agresses dos factores climatricos, o ferro das janelas, dobradias, varandas ou ferragens pode oxidar. Para eliminar esta ferrugem, raspar com uma escova metlica ou um berbequim equipado com um abrasivo.

Primrio antioxidante
Um primrio antioxidante de qualidade composto por resinas lquidas (o ligante) e pigmentos activos como o mnio. A soma destes dois produtos forma uma pelcula densa que actua como escudo perante as mais adversas condies climatricas. Pode ser aplicado com uma trincha redonda ou plana.

Acabamento
Quando a camada de primrio antioxidante estiver bem seca, aplica-se a camada final com pintura da cor escolhida. Para alm de dar o toque decorativo e pessoal, tambm formar uma barreira contra as mais adversas condies de tempo. A sua aplicao ser com pincel.

Pintura antioxidante/anticorrosiva
uma pintura especial para materiais ferrosos que se pode aplicar directamente sobre a superfcie oxidada. A mesma camada serve de proteco e acabamento, poupando a camada de fundo e a intermdia.

Bricoficha

Metais no ferrosos e PVC


Alumnio/zinco
Os metais no ferrosos como o alumnio e o zinco tambm oxidam. Essa ferrugem actua como capa protectora. Mas quando se quer pintar, devemos eliminar previamente a ferrugem. Limpar o alumnio com um detergente e o zinco com uma soluo de amonaco.

Camada de fundo
Os metais no ferrosos no necessitam tratamento com antioxidante, mas devem ser cobertos por uma camada de fixao. Esta camada pode demorar at uma semana a secar.

Polimento
As superfcies em zinco devem ser polidas com papel abrasivo fino (nunca com trincha metlica). Sobre alumnio pode aplicar-se directamente o acabamento.

Acabamento
Para o acabamento de metais deve utilizar-se laca slida ou esmalte e deve evitar-se a pintura microporosa. Pode ser aplicado com um pincel plano e utilizar uma trincha para o contorno das esquinas e ngulos.

PVC
O PVC deve ser desengordurado com amonaco e depois enxaguado com gua. Quando estiver seco, pode aplicar-se a pintura especial para PVC como camada de fundo. Depois de secar pode aplicar-se o acabamento. Utilizar sempre um pincel.

Bricoficha

Escadas
Escadas extensveis
Normalmente ser necessria uma escada extensvel para pintar uma fachada. Se optar uma escada telescpica, recomendamos que seja apoiada na fachada formando um ngulo de cerca de 75 o.

Escadas transformveis
Podem ser utilizadas como extensveis ou dobradas em forma de A. Com duas escadas paralelas deste tipo e uma tbua pode criar-se um andaime.

Escadas transformveis de 3 lanos


So uma combinao das anteriores: podem dobrar-se em forma de A e, para alm disso, so extensveis (incluem um terceiro lano). A vantagem que quando se estende mantm a estabilidade.

Andaimes
O andaime o sistema que oferece maior estabilidade e comodidade, porque depois de instalado permite pintar uma superfcie maior. Podem ser fixos ou com rodas para facilitar o seu deslocamento.

www.aki.pt

Obtenha todas as Bricofichas na sua Loja AKI

Coleccione!

Vous aimerez peut-être aussi