Vous êtes sur la page 1sur 4

6. PLANO DE MARKETING As principais ferramentas de marketing so: Produto/Servio, Preo, Distribuio e Propaganda.

A Apollo vai trabalhar com as seguintes atribuies com o objetivo de atingir o seu mercado-alvo: Produto/Servio e Propaganda.

Posicionamento O processo de posicionamento uma seqncia natural do processo estratgico de segmentao de mercado. A anlise voltada para a segmentao permite verificar como o mercado definido e direcionar os esforos de marketing para uma ou mais oportunidades de mercado. O posicionamento direciona-se a um segmento de mercado-alvo e possibilita avaliar como competir mais efetivamente naquele segmento. A Apollo vai se posicionar como um negcio de beleza no qual o seu pblico-alvo ter a sua disposio em um nico lugar um completo portflio de servios voltados aos cuidados da esttica masculina. O objetivo do negcio no bater de frente com os concorrentes do mercado, a estratgia ser trabalhar com a segmentao de especializao seletiva, ou seja, so escolhidos os segmentos que apresentam atratividade e so adequados aos objetivos e recursos da empresa.

Diferencial Competitivo Ao lidar com as foras competitivas, uma empresa pode escolher entre trs estratgias genricas: liderana em custo, diferenciao e enfoque. Ao adotar a estratgia de liderana em custo, a empresa objetiva minimizar seus custos, seja atravs do aumento substancial da escala de produo, seja por meio de um forte controle de custos e despesas gerais ou mesmo atravs da reduo de custos em reas como assistncia, fora de vendas e publicidade.

A estratgia de diferenciao, por sua vez, visa ...diferenciar o produto ou o servio oferecido pela empresa, criando algo que seja considerado nico ao mbito de toda a indstria. (PORTER, 1986, p. 51). Assim, as fontes de diferenciao para uma empresa e seus produtos e servios podem ser a marca, a tecnologia empregada, os servios personalizados, a rede de fornecedores. Com a estratgia de enfoque a empresa opta por atuar em um ambiente competitivo estreito, como um segmento especfico de clientes ou um determinado mercado geogrfico, por exemplo. Ao faz-lo, a empresa pode adotar um enfoque nos custos ou na diferenciao. A Apollo vai adotar a estratgia de enfoque, ou seja, competir num mercado restrito pblico masculino com enfoque na diferenciao dos servios prestados, por meio da qualidade do atendimento aos clientes, ou seja, proporcionar ao cliente uma elevada satisfao ao experimentar os nossos servios. Este enfoque, qualidade de atendimento aos clientes, ser sustentado pelo treinamento dos funcionrios, pois tero contato direto com os clientes. Algumas caractersticas da empresa que pode constituir uma vantagem competitiva: Foco no cliente, valor para o cliente; Qualidade superior do produto ou servio; Equipe gerencial e de funcionrios superior; 6 Estratgias de Propaganda O objetivo da Apollo, de acordo com a estratgia de enfoque diferenciando, atender um determinado segmento de pblico alvo pblico masculino - numa determinada rea geogrfica Mogi das Cruzes - de forma diferenciada aos seus concorrentes e com isso canalizar seus esforos, recursos humanos e financeiros para atingir tal pblico alvo. Da ferramenta de Marketing Promoo, vamos fazer uso das seguintes aes:

6.6.1 Propaganda Elaborao de folhetos institucionais e promocionais para serem distribudos, com a parceria de academias, empresas e outros, com o objetivo de divulgar, reforar o nome do estabelecimento entre os atuais clientes e prospectar novos clientes.

6.6.2 Marketing Direto Distribuies de folhetos, mala direta, divulgao em jornais, sites e revistas.

6.6.3 Promoes Carto de Fidelidade: carto similar ao de milhas no qual o cliente acumula pontos para ser usado no pagamento de servios por ele mesmo ou por pessoas indicadas por ele. Este carto acumular pontos quando for usado no prprio centro de esttica, bem como nos estabelecimentos conveniados. Datas Comemorativas: Sero promovidos descontos especiais em datas especiais: dias dos pais, dias dos namorados, dia de aniversrios. Vale Presente: Ser disponibilizado para venda um vale presente em diversos valores, ou incluindo vrios servios, como meio das pessoas demonstrarem seu carinho ao presentear a pessoa com um vale que ser utilizado como forma de pagamento dos servios.

Dia Apollo: Todas as segundas-feiras, que um dia de pouco movimento, os clientes tero 30% de desconto nos principais servios de cada linha. Pague 5, leve 6: Ao adquirir um pacote com pelo menos 5 servios, o cliente ganha mais um servio, a ser escolhido por ele entre os servios disponibilizados para essa promoo. Dia do noivo: Realizao de um pacote com pelo menos 6 servios, cuja escolha fica a critrio do cliente, com desconto de 20% no valor total.

Vous aimerez peut-être aussi