Vous êtes sur la page 1sur 3

PLANO DE CURSO - 2008/01 DISCIPLINA: DIREITO PROCESSUAL PENAL I PROFESSOR: Amrico Bed Freire Jnior TURMA: 5 Perodo

DESENVOLVIMENTO DA ATIVIDADE DE APLICAO INDICAO BIBLIOGRFICA COMPLEMENTAR

UNIDADES

CONTEDOS

OBJETIVOS

AULAS

TCNICA DE ENSINO

APRESENTAO

Apresentao do professor e dos alunos Apresentao dos contedos, da metodologia, da bibliografia e da avaliao da aprendizagem.

Conhecer o professor, os demais colegas e o Paysandu; Conhecer os objetivos gerais e especficos da disciplina, bem como as metas a serem atingidas ao longo do semestre; Expor a proposta de avaliao, bem como algumas advertncias quanto presena e cumprimento de prazos; Comprometer-se em atingir os objetivos formulados e cumprir as metas estabelecidas.

1aula

Apresentao cruzada Leitura e discusso

Para apresentao do professor e dos alunos: apresentao cruzada em dupla; Para apresentao do programa: leitura e discusso dos objetivos traados, dos instrumentos de avaliao e dos critrios que sero utilizados na correo dos mesmos.

Plano de Curso.

UNIDADE I

INTRODUO PRINCPIOS DO PROCESO PENAL

Teoria Geral do Processo. Noes gerais. O Direito e as garantias fundamentais na Constituio. O Direito Constitucional de ao. Proibio da justia privada. Princpios constitucionais do processo. Garantia da coisa julgada. O Cdigo de Processo Penal.

Compreender a lgica do Processo Penal. Aprender a Estudar o processo Penal a partir da Constituio. Resoluo de exerccios de fixao em sala de aula.

10 aulas

Exposio dialogada Resoluo de Exerccios Resoluo de Problemas

Atividade prtica (A1) no laboratrio de informtica. Busca e crtica a aplicao dos princpios na jurisprudncia.

LOPES JR,Aury. Introduo crtica ao processo penal. Rio de janeiro: Lmen jris, 2004 Prado, Geraldo. Direito ao silncio in www.direitosfundamentais.com.br ARAS, Vladimir. Princpios do Processo Penal . Jus Navigandi, Teresina, a. 6, n. 52, nov. 2001. Disponvel em: http://www1.jus.com.br/doutrina/texto

UNIDADE II INQURITO POLICIAL (SISTEMAS DE INVESTIGAO PRELIMINAR)

Conceito. Natureza. Finalidade e a justa causa. Procedimento. Incomunicabilidade e indiciamento. Trancamento do inqurito. Alternativas do inqurito ao chegar a juzo. Devoluo. Conflito de atribuies e arquivamento.

Estudar os sistemas de investigao preliminar Compreender o alcance do sistema de investigao preliminar

05 aulas

Exposio dialogada Resoluo de Exerccios Resoluo de Problemas

Atividade prtica (A2) Tema: Inqurito Policial

TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo Penal. 24.ed. rev. atual. So Paulo: Saraiva, 2002. V.1. LOPES JR., Aury Celso. Sistemas de Investigao Preliminar no Processo Penal. Lmen Jris. Rio de Janeiro. 2002. MIRABETe, Julio Fabbrini. Cdigo de Processo Penal Interpretado. Atlas Streck, Lenio Luiz. Crime e Constituio: a legitimidade da funo investigatria do Ministrio Pblico / Lenio Luiz Streck, Luciano Feldens. - -Rio de Janeiro: Forense, 2003-120 p.

UNIDADE III AO PENAL

Conceito. Condies. Condies de procedibilidade. Classificao. Ao penal pblica e de iniciativa privada. O exerccio do direito de queixa. O Ministrio Pblico. Elementos da denncia e queixa. Recebimento e rejeio da inicial.

Identificar os princpios orientadores de cada modalidade de ao penal Entender o direito de ao no processo penal

07 aulas

Exposio dialogada Resoluo de Exerccios Resoluo de Problemas

Atividade prtica (A3) Tema: Ao Penal

Rangel, Paulo. Direito Processual Penal . Riod e Janeiro: Lmen Iuris Capez, Fernando. Curso de Processo Penal. Saraiva: So Paulo MIRABETE, Julio Fabbrini. Cdigo de Processo Penal Interpretado. Atlas DE TOURINHO FILHO, Fernando da Costa. Processo penal.24.ed.rev.atual. Sao Paulo: Saraiva, 2002. V.1.

UNIDADE IV AO CIVIL

Pretenso punitiva e de ressarcimento. Sentena condenatria e absolutria. Extino da punibilidade. Obstculo ao civil. Espcies.

Entender os efeitos civis ou panprocessuais da sentena penal

02 aulas

Exposio dialogada Resoluo de Exerccios Resoluo de Problemas

Atividade prtica (A4) Tema: Ao Civil ex delicto

Rangel, Paulo. Direito Processual Penal . Riod e Janeiro: Lmen Iuris Capez, Fernando. Curso de Processo Penal. Saraiva: So Paulo MIRABETE, Julio Fabbrini. Cdigo de Processo Penal Interpretado. Atlas DE

UNIDADE V JURISDIO E COMPETNCIA

Conceito. Atuao. Princpios. Competncia internacional e interna. Justias especiais e federais. Preveno e perpetuatio jurisdictionis. Conexo e continncia. Meios de declarao da incompetncia e efeitos.

Demonstrar todas as hipteses e smulas dos tribunais Superiores sobre a definio de competncia no processo penal Resoluo de exerccios de fixao em sala de aula

05 aulas

Exposio dialogada

Rangel, Paulo. Direito Processual Penal . Riod e Janeiro: Lmen Iuris Capez, Fernando. Curso de Processo Penal. Saraiva: So Paulo MIRABETE, Julio Fabbrini. Cdigo de Processo Penal Interpretado. Atlas DE

UNIDADE VI PROVA

Teoria geral. Conceito. Objeto. Meios. nus. Sistema brasileiro. Momentos. Presunes e indcios. Apreciao e valorao. Poderes do Juiz. Exame de corpo de delito e outras percias. Interrogatrio. Confisso. Testemunhas e perguntas ao ofendido. Reconhecimento de pessoas e coisas. Acareao. Documentos de busca e apreenso.

Entender os meios de prova; o contedo de prova; validade da prova no processo penal. Analisar os poderes instrutrios do juiz .

07 aulas

Exposio dialogada

Rangel, Paulo. Direito Processual Penal . Riod e Janeiro: Lmen Iuris Capez, Fernando. Curso de Processo Penal. Saraiva: So Paulo MIRABETE, Julio Fabbrini. Cdigo de Processo Penal Interpretado. Atlas DE

BIBLIOGRAFIA BSICA OBRA 1 OLIVEIRA, Eugnio Pacelli. Curso de Processo Penal. 3ed. Del Rey: Belo Horizonte, 2004

OBRA 2

Nucci, Guilherme. Manual de Processo e Execuo Penal. RT, So Paulo, 2006 AVALIAO

1. BIMESTRE Sero realizadas 04 atividades Teoria Prtica para composio da nota do 1 bimestre, a saber: A1 A2 A3 A4 07 de maro Tema: Princpios do Processo Penal 04 de abril - Tema: Inqurito Policial 25 de abril - Tema: Ao Penal 05 de maio - Tema: Ao Civil Ex Delicto as atividades sero realizadas em grupos com, no mximo, 5 componentes; os grupos podero consultar material bibliogrfico de apoio; na correo sero analisados os seguintes aspectos: a) controle do tempo para elaborao dos problemas propostos; b) uso correto da linguagem - instrumentos gramaticais: ortografia, pontuao, concordncia verbal e nominal, regncia e acentuao; b) clareza nas idias apresentadas; c) adequada anlise dos institutos jurdicos pertinentes. valor: 0,0 2,5 (cada atividade) A nota do bimestre ser o somatrio das notas obtidas em cada uma das atividades acima descritas. 2. BIMESTRE Prova escrita (P1), valendo __10___ pontos, a ser aplicada no dia 20 / 06 / 2008, abordando contedos das unidades V e VI.

obs:

Vous aimerez peut-être aussi