Vous êtes sur la page 1sur 3

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

VI Concurso Responde e Ganhas


Teste n 14 Figueira da Foz 28 de Janeiro de 2013

Para cada questo, escolha uma (e s uma) resposta. Perguntas com mais do que uma resposta sero consideradas nulas e recebero O pontos. Cotaes das perguntas: Resposta certa: 5 pontos; ausncia de resposta: 0 pontos; resposta errada: -2 pontos.

1 Uma carga feita pelas costas pode ser considerada correta. Em que circunstncias?
a) Desde que no seja feita por imprudncia, negligencia, ou fora excessiva, sem fazer uso das mos ou braos, sem que a bola esteja a uma distncia jogvel e que a mesma seja praticada sobre as omoplatas e que ambos mostrem interesse em disputar a bola, b) Desde que no seja feita por imprudncia, negligencia, ou fora excessiva, sem que a bola esteja a uma distncia jogvel, sem fazer uso das mos ou braos, que a mesma seja praticada sobre as omoplatas e que ambos mostrem interesse em disputar a bola. c) Desde que no seja feita por imprudncia, negligencia, ou fora excessiva, e que a bola esteja a uma distncia jogvel, que a mesma seja praticada sobre as omoplatas e que ambos mostrem interesse em disputar a bola, sem fazer uso das mos ou braos.

2 Qual deve ser o procedimento do rbitro se durante o jogo, qualquer elemento da equipa de arbitragem for agredido por elementos inscritos na ficha tcnica e fique impossibilitado de prosseguir no jogo?
a) O rbitro dar o jogo por terminado, mencionando pormenorizadamente o facto no relatrio do jogo. b) O rbitro s dar o jogo por terminado, no caso de ter sido ele o agredido, mencionando pormenorizadamente o facto no relatrio do jogo. c) Se o agredido for um rbitro Assistente e o rbitro conseguir arranjar algum para o substituir, o jogo deve prosseguir, mencionando pormenorizadamente o facto no relatrio do jogo.

3 O rbitro constatou que aps a obteno de um golo se encontrava uma pessoa a mais dentro do terreno de jogo. Qual deve ser o seu procedimento relativo validao ou invalidao do golo:
a) Validar o golo se essa pessoa a mais era um elemento estranho. b) Validar o golo se for um jogador suplente ou substitudo ou um elemento responsvel da equipa que marcou o golo. c) Invalidar o golo se for um jogador suplente ou substitudo ou um elemento responsvel da equipa que marcou o golo.

4 Na marcao de um pontap de grande penalidade, o rbitro interrompeu o jogo, e assinalou um pontap livre indireto contra a equipa do executante dado um colega deste ter entrado na rea de grande penalidade antes da bola estar em jogo. Que motivos o tero levado a tomar esta deciso?
a) A bola bateu no guarda-redes, no poste ou na barra e de seguida entrou na baliza. b) A bola bateu no guarda-redes, no poste ou na barra e ficou na posse de um jogador defensor. c) A bola no entrou na baliza diretamente, tendo antes de entrar sido tocada pelo guarda-redes.

5 Com a bola em jogo, o guarda-redes agride com o arremesso de uma caneleira (no a sua) um adversrio que se encontrava dentro da baliza Como deve proceder o rbitro?
a) Interrompe o jogo, expulsa o infrator e pune a sua equipa com um pontap de grande penalidade. b) Interrompe o jogo, expulsa o infrator e pune a sua equipa com um pontap livre indireto no local onde a bola se encontrava no momento da interrupo (lei 13 local dos pontaps-livres) c) Interrompe o jogo, expulsa o infrator e recomea com um lanamento de bola ao solo no local onde a bola se encontrava no momento da interrupo.

6 Um jogador em posio de fora de jogo foi agredido por um adversrio dentro da sua rea de grande penalidade. O rbitro interrompeu o jogo, expulsou o agressor e puniu o fora-de-jogo. A deciso tcnica foi errada, justifique porqu?
a) Porque o jogador agredido no estava a tomar parte ativa no jogo, intervindo no jogo ou influenciando o adversrio ou tirando vantagem. b) Porque o jogador agredido no estava a influenciar o adversrio ou a tirar vantagem da sua posio. c) Porque o jogador agredido no estava a tomar parte ativa no jogo, intervindo no jogo ou influenciando o adversrio.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

VI Concurso Responde e Ganhas

7 Um defensor para colocar os seus adversrios em posio de fora de jogo, abandona o terreno de jogo pela linha de baliza, permanecendo a por algum tempo. Qual deveria ser a deciso do rbitro assistente?
a) O rbitro assistente assinalar o fora de jogo porque no momento em que o passe foi efetuado o atacante estava a infringir a Lei do fora de Jogo. b) O rbitro assistente no assinalar o fora de jogo e informar o rbitro da ocorrncia. c) O rbitro assistente deve assinalar o fora de jogo e dar conhecimento ao rbitro da ocorrncia. O defensor ser advertido por sair do terreno sem autorizao.

8 feito um centro para a marca de grande penalidade, onde para alm do guarda-redes que se encontrava na rea de baliza, dois adversrios se aprestam para disputar a bola. Um espectador d uma apitadela e o defensor agarra a bola com as mos, supondo tratar-se do apito do rbitro. O que deve fazer o rbitro?
a) Interrompe e recomea com pontap livre indireto contra equipa defensora. b) Interrompe, expulsa o defensor e assinala pontap de grande penalidade. c) Interrompe e faz um lanamento de bola ao solo.

9 Uma equipa s inscreveu 9 jogadores no modelo 143, por no saber se os restantes chegariam a tempo. Logo que o jogo se iniciou o delegado do Clube informou que tinham chegado os dois jogadores. O que deve fazer o rbitro nesta situao?
a) O rbitro deve proceder sua inscrio na primeira paragem de jogo e permite que eles participem no jogo. b) Permitia que os retardatrios participassem no jogo e procedia regularizao no intervalo. c) No autorizava esses jogadores a participar no jogo.

10 A bola encaminha-se para a baliza. Um espetador entra no terreno de jogo e chuta a bola para fora do terreno de jogo. O rbitro providencia a sada do elemento estranho. Depois, pede a bola e prepara-se para recomear o jogo com um lanamento de bola ao solo. Em que local deve ser feito o lanamento?
a) O lanamento de bola ao solo dever ser efetuado no local onde estava a bola quando o espetador entrou no terreno de jogo. b) O lanamento de bola ao solo dever ser efetuado no local em que o espectador teve contacto com a bola. c) O lanamento de bola ao solo dever ser efetuado no local onde estava a bola quando o rbitro interrompeu o jogo.

11 Pontap de grande penalidade para achar o vencedor de uma eliminatria. A bola bate no poste, ressalta para o outro e lentamente vai entrar na baliza. Nesse momento o guarda-redes atira-lhe o bon, imobilizando a bola mesmo em cima da linha de golo. O que deve fazer o rbitro?
a) O rbitro deve advertir o guarda-redes e dar o jogo por terminado. b) O rbitro deve advertir o guarda-redes por comportamento antidesportivo e mandar repetir a grande penalidade. c) O guarda-redes deve ser advertido, por comportamento antidesportivo e a grande penalidade repetida porque no terminou o efeito do pontap.

12 No final do jogo, o rbitro viu jogadores das duas equipas que ao dirigirem-se para o acesso dos balnerios e quando se preparavam para abandonar o terreno de jogo, envolveram-se em confrontos fsicos. O que deve fazer de seguida, j que anotou cinco agresses?
a) Exibir o carto vermelho aos agressores. b) Informa os delegados das equipas e considerar os jogadores expulsos. c) Consultar os seus rbitros assistentes e considerar expulsos os jogadores agressores.

13 No decorrer de um jogo o rbitro apercebe-se que dois jogadores da mesma equipa, tm o mesmo nmero na camisola. Como deve proceder?
a) Interromper o jogo, advertir o jogador que cujo nmero no corresponde ao que lhe foi atribudo. Providenciar para que a irregularidade seja corrigida. Recomear o jogo com um pontap livre indireto no local onde estava a bola aquando da interrupo, de acordo com a lei 13, local dos pontaps livres. b) Interromper o jogo, advertir o jogador que cujo nmero no corresponde ao que lhe foi atribudo. Providenciar para que a irregularidade seja corrigida. O recomeo do jogo ser feito com um pontap indireto no local onde estava o jogador aquando da interrupo, de acordo com a lei 13, local dos pontaps livres. c) Deixar prosseguir o jogo e advertir o jogador cujo nmero da camisola no corresponde ao que lhe foi atribudo, na prxima paragem de jogo. Providenciar para que a irregularidade seja retificada.

14 O rbitro ordena a expulso do jogador n 4, considerando-o culpado de agresso a um adversrio. Entretanto, enquanto este jogador contesta essa deciso, o jogador n 10 assume-se como tendo sido ele o agressor e no o seu colega. O que deve fazer o rbitro nesta situao?
a) Mantm a sua deciso. b) Muda a sua deciso. c) Mantm a sua deciso e adverte o jogador n 10 por manifestar desacordo por palavras ou atos.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

VI Concurso Responde e Ganhas

15 Os capites de ambas as equipas chegam a acordo e decidem no executarem os pontaps da marca de grande penalidade para determinar o vencedor de um jogo ou eliminatria, apesar de tal estar estipulado nos regulamentos da competio. Como deve proceder o rbitro?
a) Expulsa os dois capites e procede a execuo dos pontaps da marca de grande penalidade com os restantes elementos. b) Deve relatar o facto no relatrio de jogo s entidades competentes. c) Expulsa os dois capites, substitui-os pelos sub capites e procede a execuo dos pontaps da marca de grande penalidade com os restantes elementos.

16 Que princpio geral de punio dever ser seguido pelo rbitro quando ele interromper o jogo pelo facto de um jogador ter incorrido em duas faltas simultneas?
a) Dever ser sempre punida a primeira infrao. b) Dever ser sempre punida a mais grave. c) As duas respostas esto corretas.

17 Um jogador entrou em tacle sobre um adversrio que levava a bola, com algum perigo, atingindo-o nas pernas derrubando-o. A bola sobra para um colega do jogador que foi derrubado, o rbitro resolveu e bem interromper o jogo. O que ter levado a no aplicar a lei da vantagem?
a) O rbitro decidiu no aplicar a lei da vantagem, porque se tratava de uma falta grosseira praticada com alguma gravidade e passvel de procedimento disciplinar. b) O rbitro decidiu no aplicar a lei da vantagem, porque se tratava de um ato de conduta violenta praticado com alguma gravidade e passvel de procedimento disciplinar. c) O rbitro ter decidido no aplicar a lei da vantagem, porque se tratava de uma falta praticada com alguma gravidade e passvel de procedimento disciplinar.

18 Qual a sinaltica que o rbitro assistente deve fazer quando o rbitro assinalar uma falta perto da linha limite da rea de grande penalidade para o informar que a falta foi cometida dentro rea de grande penalidade?
a) O rbitro assistente deve virar o corpo para a linha de baliza. b) O rbitro assistente deve virar-se para a bandeirola de canto e caminhar nessa direo. c) O rbitro assistente deve colocar a bandeirola na mo direita, se a falta foi dentro da rea contra a equipa que defende, deve colocar a bandeirola na mo esquerda, se foi contra a equipa atacante.

19 Quem tem poderes para suspender um jogo de futebol?


a) Entidade organizadora da prova, delegado do clube visitado ou o rbitro. b) Entidade organizadora da prova, fora policial ou o rbitro. c)Entidade organizadora da prova, delegado da equipa visitada ou o rbitro.

20 Aquando da marcao de uma grande penalidade, em tempo normal de jogo, qual deve ser a posio do guarda-redes da equipa atacante?
a) Sobre a linha de baliza, de frente ao executante e entre os postes da baliza, at ao momento em que a bola seja chutada. b) Dentro do terreno de jogo e pelo menos a 9,15m da marca de grande penalidade. c) Sobre linha de baliza, de frente para o executante e entre os postes, at ao momento em que o rbitro apitar.

Ncleo de rbitros de Futebol da Figueira da Foz

VI Concurso Responde e Ganhas

Vous aimerez peut-être aussi