Vous êtes sur la page 1sur 3

O MAOIR LIDER DE TODOS OS TEMPOS

BRILHANDO NA ARTE DE LIDERAR A arte de pensar a manifestao mais sublime na inteligncia, todos pensamos, mas nem todos desenvolve qualitativamente a arte de pensar. Por isso frequentemente, no exploramos as funes mais importante da inteligncia, tais como aprender a interiorizar a sabedoria diante das dores, e trabalhar as perdas e frustaes, com dignidade de agregar ideias e pensar com liberdade coerncia crtica, a romper a ditaduras intelectuais e gerenciar com maturidade os pensamentos e emoes nos focos de tenso, a expandir a arte da contemplao do belo, a se doar sem contrapartida do retorno, a se colocar no lugar do outro e considerar suas dores e necessidade psicossociais. Muitos homens ao longo da histria brilharam na sua inteligncia, desenvolveram algumas reas importantes da liderana; Exemplo: Scrates foi um questionador do mundo, Plato foi um investigador das relaes humanas, Hipcrates o pai da medicina; e h muitos outros homens que brilharam na inteligncia e na liderana, independente de qualquer julgamento que possamos fazer desses homens, o fato e que houve um que no apenas brilhou em sua inteligncia e liderana, e foi alm teve uma personalidade intrigante e misteriosa e fascinante esse homem Jesus. Sua historia teve particularidade em toda a sua trajetria do seu nascimento a sua morte, sua capacidade de gerenciar a construo dos pensamentos foi alm da ditadura da inteligncia de suprir as dores fsicas e emocionais, e de abrir a janela da mente das pessoas que o envolvia. A liderana de Cristo abre preciosas janelas que promovem desenvolvimentos da cidadania e de cooperao social, porm o que era interessante e que ele tinha raciocnio coerente, organizao de ideias e conscincia crtica. Por isso reitero a estudar a sua inteligncia, at para os ateus um desafio intelectual e prazeroso , no h como no admirar a ousadia dos seus pensamentos, e comportamento singelo que esto alm dos limites de grandeza ambicionados pelos homens. Jesus introduzia a humanidade a uma esfera de prazer e sentido existencial; ningum discursou com tanta eloquncia sobre essas necessidade fundamentais para o homem como Ele, pois Cristo era audacioso e sabia que suas palavras perturbaria a inteligncia humana e produzia uma revoluo interior no homem, embora tivesse plena conscincia da angustia social e do autoritarismo poltico que as pessoas viviam em sua poca, Ele detectava uma misria mais profunda do que a scio-poltica, que estava no ntimo do ser humano. Pois Ele objetiva a produzir um novo homem, solidrio, tolerante, que superava as ditaduras da inteligncia, que se vacina contra a paranoia do individualismo, que aprenda a cooperar mutualmente, que aprende a se conhecer, aprende a perdoa-lo que se interioriza e repensar, que se coloca como aprendiz diante da vida, e que se desenvolve a arte de pensar antes de agir.

O MAOIR LIDER DE TODOS OS TEMPOS

Jesus mesclava seus alunos, entrava na historia deles, no havia um fosso entre o mestre e seus alunos, as histrias deles se cruzavam, por intermdio desse viver ntimo e aberto, Ele os conquistavam e conhecia as suas angustias e necessidades de cada um, aproveitava cada circunstncia, cada momento, cada erro, e cada dificuldades deles para conduzi-los a se repensar e reorganizar suas historias. O mestre no agia inconsciente e inconsequentemente, mas tinha plena conscincia das consequncias das suas palavras e das metas que queria atingir, combinava humildade e tolerncia com a ousadia e determinao; apreciava e provocava a inteligncia das pessoas. Cristo era um mestre cativante, multides corriam parar ouvi-lo e serem ensinadas por Ele. Um bom mestre possui eloquncia mais um excelente mestre possui mais que isso, possui capacidade de surpreender seus alunos e Jesus estimulava em seus alunos a arte de pensar, um bom mestre e lembrado valorizado durante o tempo da escola enquanto o excelente mestre jamais esquecido, marcado para sempre na historia de seus alunos. Jesus inspirava seus alunos na formao de engenharia do pensamento, Ele tomou uma atitude arriscada, corajosa e desafiadora, escolheu um grupo de homens iletrado e sem grandes virtudes intelectuais para transforma-los em engenheiros da inteligncia e torna-los pregadores (apstolos) de um plano que abalaria o mundo e atravessaria o sculo e conquistaria centenas e milhes de pessoas de todos os nveis culturais e sociais e econmicos... Sendo assim nosso lder maior (Jesus) preparou lderes que assumissem suas limitaes, que entendesse seus medos, encarassem seus problemas como um desafio. Lderes que fossem engenheiros de ideias e ao mesmo tempo soubesse esvaziar e se colocar como aprendiz na escola da vida e que fossem solidrios, tolerantes, e que se prevenissem contra a autossuficincia. O mundo era para comemorar seu nascimento no final de dezembro mais a maioria das pessoas no tem conscincia e como Ele foi a maior Liderana magnifica e surpreendente de todos os tempos. CARACTERSTICAS DE JEUS - LDER As principais caractersticas da personalidade deste lder pensar antes de agir, ser solidrio ao sofrimento do outro e saber ouvir; Ele possua uma personalidade to requintada que, se expressava como uma melodia que rimava ao extremo das notas musicais, pois Ele reagia educadamente at quando o ofendia, era amvel mesmo quando repreendia severamente algum, no expunha publicamente os erros das pessoas, mas ajudava-as com descrio considerando-as acima dos seus erros conduzindo-as a se pensarem. O que ns como lderes devemos espelhar na capacidade de ver o outro como o melhor que ele pode ser, instigar a criatividade sem cobrana ou presso, fazer o

O MAOIR LIDER DE TODOS OS TEMPOS

colaborador se sentir parte do processo e da empresa, saber ouvir e saber falar, guiar outros no com autoridade e poder, mas atravs da empatia e da persuaso positiva. Olhando para o lder Jesus e observando sua conduta perante a vida, podemos nos tornar tambm lderes influenciadores que prosseguem sempre adiante e para o alvo, conquistando e inspirando novos lderes. Ao ser um imitador de Jesus ou de outro grande lder, poderemos nos tornar um lder nico, com as melhores caractersticas dos que nos inspiram.

BIBLIOGRAFIA

Bblia Sagrada; Traduzida em portugus por Joo Ferreira de Almeida. Revista e atualizada no Brasil. 2 ed. Barueri SP: Sociedade Bblica do Brasil, 2008, 1664p. Anlise da inteligncia de Cristo : o Mestre dos Mestres / Augusto Jorge Cury - So Paulo: Academia de Inteligncia, 1999.

Vous aimerez peut-être aussi