Vous êtes sur la page 1sur 15

Redes

Enviado por:
Giulio Domenico Bordin

Colgio Estadual Prof. Francisco Zardo

Curso Tcnico em Informtica (Subseqente)

Montagem de uma Rede com 5 Estaes de trabalho e 1 Servidor

Camila de Santana Lima e Marilza de Oliveira

Curitiba, maro de 2008

Colgio Estadual Prof. Francisco Zardo

Curso Tcnico em Informtica (Subseqente)

Montagem de uma Rede com 5 Estaes de trabalho e 1 Servidor

Camila de Santana Lima e Marilza de Oliveira

Curitiba, maro de 2008

Camila de Santana Lima e Marilza de Oliveira

Montagem de uma Rede com 5 Estaes de trabalho e 1 Servidor

Trabalho sobre Redes de Computadores Colgio Estadual Prof. Francisco Zardo Curso Tcnico em Informtica (Subseqente) Na disciplina de Redes de Computadores

Orientador: Marcos

Curitiba 2008

Sumrio
Introduo .................................................................................................... 1

Preparando o Computador........................................................................... 2

Cabeamento................................................................................................. 3

Montando um projeto para um ambiente...................................................... 4

Configurando a Rede ................................................................................... 5

Clientes, Protocolos e Servios.................................................................... 6

Compartilhando Discos e Pastas ................................................................. 7

Compartilhando a Impressora ...................................................................... 8

Concluso .................................................................................................... 9

Obras Consultadas....................................................................................... 10

INTRODUO
Para a montagem de uma Rede, devemos seguir vrios fundamentos, que foram citados no trabalho desenvolvido. O projeto criado com o nmero de 6 maquinas, sendo 1 Servidor e 5 Estaes de trabalho. Foram consultadas fontes fsicas, para verificar a autenticidade dos passos. Esse projeto atual, dinmico e econmico, sendo possvel execut-lo em sua proporcionalidade com uma quantidade maior de mquinas.

Preparando o Computador
Inicialmente, devemos definir a configurao para as estaes de trabalho, que no necessariamente precisa ser igual a do Servidor. Depois de feito isso, instalaremos o Sistema operacional adequado. Vamos fazer uso de uma situaoproblema: Criar uma Rede de 6 maquinas, com 1 Servidor, utilizando 1 concentrador obedecendo a topologia Estrela. Montando as estaes de trabalho: Vamos definir as estaes de trabalho, com uma configurao razovel para que possamos rodar um Sistema Operacional Bsico, com aplicativos para escritrio e navegao na Internet. Seria esse: CPU Sempron 2200 c/ clock aproximado de 1.49 Ghz 20Gb de Disco Rgido 256MB de Memria S/V/R Onboard Pl Me Modelo KM400 Monitor 15 Teclado e Mouse Aps termos montado a mquina, instalaremos o Sistema Operacional, Windows XP Service Pack 2, com Pacote Microsoft Office 2003 Instalao Personalizada (Word, PowerPoint, Excel e Outlook). Essa configurao ser para 5 mquinas. Montando o servidor. Como o papel do servidor em nossa rede, ser somente para prover acesso a internet, criar barreiras de resistncia para invases com um firewall bem configurado e compartilhamento de pastas e impressoras, ele no ter uma carga muito grande de informaes sendo veiculadas simultaneamente, utilizaremos um Sistema Operacional com caractersticas de Servidor, mas com sua configurao padro, sem realizar modificaes. Seria esse: CPU Sempron 2200 c/ clock aproximado de 1.49 GHz 80Gb de Disco Rgido 796MB de Memria S/R Onboard Video GFORCE 5500 256MB Pl. Me Modelo KM400 Monitor 15 Teclado e Mouse Devemos considerar que foi escolhida uma placa de Vdeo Offboard, justamente para no utilizarmos nenhum recurso da memria RAM que no seja unicamente para usufruto do Sistema Operacional. Instalaremos o Windows 2003 Server, com uma configurao bsica, e nenhum software adicional instalado, j que como dito acima o seu papel de somente prover arquivos e compartilhamento da impressora.

Cabeamento
Utilizaremos cabo padro UTP, com terminal RJ45, canaletas padro Branca 3 Metros. Grimpagem do cabo: 1. Pegamos o cabo, fazemos uma medida aproximada de 2,5 cm da sua extremidade e com uma tesoura, fazemos um corte em 360 para de scapagem do fio. 2 Separamos o cabo com uma combinao, considerand o que uma extremidade ser ligada a um concentrador e outra extremidade a placa de Rede. 3 A combinao ser: Branco do Verde Verde Branco do Laranja Azul Branco do Azul Laranja Branco do Marrom Marrom Devemos considerar tambm que essa combinao dever ser feita bem como esse procedimento em ambas as extremidades do fio. 4 Aps feita a combinao, pegamos o alicate de gr impagem, ou at mesmo a tesoura e fazemos um corte perpendicular ao cabo para que os fios fiquem alinhados retilineamente. 5 Aps feito isso, inserimos o terminal RJ 45, e c om o alicate de grimpagem, colocamo-o no mesmo, e fechamos o alicate, para que o fixe no cabo. Pronto, nosso cabo esta montado, lembrando esse procedimento deve ser realizado igualmente na outra extremidade.

Montando um projeto para um ambiente.

As Seis mquinas esto dispostas exatamente como rege a Topologia ESTRELA Consideremos as seguintes condies:
Mquina Verde Mquinas Cinza Linhas Vermelhas Polgono Preto Polgono Azul - Servidor Estaes de Trabalho - Cabeamento - HUB de 8 Portas (Encore) Modem Roteador para Acesso a Internet Siemens Speedstream 4200.

Vale salientar que no esto sendo consideradas na demonstrao acima, o ponto telefnico para a linha ADSL, bem como a alimentao de 127Volts para as 6 Maquinas e o Modem, como tambm para os perifricos afins.

Configurando a Rede
Para facilitao da configurao da Rede, a escolha de equipamentos como um modem adequado far muita diferena. Neste caso em especifico utilizamos um Modem de boa qualidade e taxa de transmisso adequada, como tambm com facilidade de configurao. Partimos do principio, que todas as funes para deteco de IP, tanto do Windows nas estaes de trabalho, como tambm no Servidor, esto definidas como Automticas. O modem Siemens Speedstream 4200, tem embutida na sua configurao interna um Servidor DHCP, que fornece IPs automaticamente na faixa de 192.168.0.1 at 192.168.254.254.

Como visto na tela , a opo Obter um endereo IP automaticamente, e Obter o endereo dos servidores DNS automaticamente so valores que sero fornecidos pelo servidor DHCP e DNS do prprio Modem.

Aps feito isso, conseguiremos notar que o Status da Conexo, ter a seguinte forma: Durante a instalao do Windows XP, j podemos realizar a configurao da prpria rede, ou melhor, salientando, podemos automatizar a configurao da rede. Se considerarmos uma situao em condies ideais, com a estrutura j montada, com o Modem j ligado, ao HUB, bem como as mquinas, ento o simples Avanar da Instalao do Windows, j seria o suficiente para configurar a Rede.

Clientes, Protocolos e Servios.


A Rede Microsoft, trabalha com Clientes para Rede Microsoft, Protocolos TCP e IP, e Servios de Compatilhamento de Impressoras, como visto a seguir: Podemos fazer algumas ressalvas como: A interface de Rede que estamos utilizando tem o seu modelo citado: VIA Rhine II Fast Ethernet Adapter Esto instalados nesse exemplo: Cliente para Redes Microsoft permite que seu computador acesse recursos na rede Microsoft Servio: Compartilhamento arquivos/impressoras p/ redes Microsoft permite que outros computadores acessem os recursos de seu computador usando uma rede Microsoft

Protocolo TCP/IP Transmission Control Protocol/Internet Protocol protocolo padro de rede de longa distancia que possibilita a comunicao entre diversas redes interconectadas Como visto na sesso anterior, no ser necessria nenhuma alterao na configurao padro, j que estamos considerando uma situao ideal.

Compartilhando Discos e Pastas


1 Passo Compartilhando DISCOS / PASTAS - Selecionamos o disco desejado

2 Passo - Com o boto direito do mouse selecionamos a opo Compartilhamento e Segurana

3 Passo Selecionamos a opo Compartilhar esta pasta, isentandonos de definir o numero de conexes e algum tipo de restrio, para que mantenha-se o Padro Windows, logo em seguida, pressionamos o boto OK e pronto, a Unidade Local C est compartilhada. Este o mesmo procedimento para qualquer pasta ou unidade, seja ela removvel ou fixa.

Compartilhando a Impressora
1 Passo Primeiramente devemos verificar e testar a impressora, aps feito esse procedimento, localizamos a opo Impressoras e Aparelhos de Fax, no menu Iniciar

2 Passo Selecionamos a impressora, e com o boto Direito do Mouse, localizamos a opo Compartilhamento

3 Passo Ativamos o compartilhamento, marcando a opo e logo em seguida pressionamos o boto OK!

CONCLUSO

Os passos para a montagem de uma rede como a desenvolvida no projeto so relativamente simples, com o auxilio do Wizard que a Microsoft desenvolveu nas verses mais recentes. A automatizao do processo s nos prova que o maior esforo mesmo realizado na montagem da topologia Fsica, j que a lgica auto-configurvel.

OBRAS CONSULTADAS
COUTO, Fabiano; MANUAL DE ORIENTAES PARA ELABORAO DE TRABALHOS TCNICO-CIENTFICOS E REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS. Santa Cruz do Sul: UNISC, 2004. BORDIN, Giulio D. ; Treinamento em Redes de Computadores Curitiba: GDTEC, 2005.

10

Vous aimerez peut-être aussi