Vous êtes sur la page 1sur 18

GESTO E CONTROLE CONTBIL PARA INSTITUIES SEM FINS LUCRATIVOS: UM ESTUDO DE CASO drjaquelinecarla@yahoo.com.

br

POSTER-Desenvolvimento Rural, Territorial e regional JAQUELINE CARLA GUSE; LUIZ ANTONIO ROSSI DE FREITAS. UFSM, SANTA MARIA - RS - BRASIL.

GESTO E CONTROLE CONTBIL PARA INSTITUIES SEM FINS LUCRATIVOS: UM ESTUDO DE CASO.1
Jaqueline Carla Guse2 Luiz Antonio Rossi de Freitas3

RESUMO
O presente artigo tem como objetivo demonstrar a importncia de mtodos de gesto e controle contbeis para uma instituio sem fins lucrativos. Para realizao deste, foi feito um estudo de caso na Associao dos Arrozeiros de Santa Maria, onde foi possvel o contato direto com uma instituio desta categoria e onde foram realizadas pesquisas das obrigaes que estas devem prestar. A partir deste estudo, procura-se ajudar na regularizao das pendncias da associao, alm de dar sugestes que melhorem seus controles internos, e proporcionar uma melhor compreenso dos ensinamentos obtidos durante o curso de Cincias Contbeis.

PALAVRAS-CHAVES: Instituies sem fins lucrativos, gesto, regularizao, controles


internos.

Artigo publicado a partir de projeto de extenso de auxilio entidades sem finalidade lucrativa. Aluna do 4 Semestre do Curso de Cincias Contbeis da Universidade Federal de Santa Maria Professor do Curso de Cincias Contbeis da Universidade Federal de Santa Maria

1. INTRODUO
Independente de visar lucros ou no, toda e qualquer organizao utiliza recursos e necessita de informaes para realizar um processo de desenvolvimento. Encaixam-se neste contexto, as instituies sem fins lucrativos, que so instituies privadas, que possuem por propsito, seja especfico ou no, colaborar com a sociedade. Este trabalho pretende relatar em forma de um artigo sobre a gesto e controle contbil para instituies sem fins lucrativos, um estudo de caso realizado em uma associao civil sem fins lucrativos, a Associao dos Arrozeiros de Santa Maria. Esta associao uma instituio que tem por finalidade representar e defender os interesses da classe arrozeira de Santa Maria e regio. Para a realizao deste trabalho foram inter-relacionadas as disciplinas de Contabilidade introdutria, contabilidade I e II, Contabilidade de Custos I e II e Finanas empresariais. O trabalho foi realizado com o objetivo de enfatizar a importncia das informaes contbeis para a correta gesto e planejamento de instituies sem fins lucrativos, mostrando quais as normas que as regulam e quais as obrigaes que devem cumprir. Foram realizadas intervenes na instituio para a coleta de informaes e execuo das atividades. Para o referencial terico foram utilizadas pesquisas bibliogrficas. No estudo pode-se constatar a inexistncia de registros contbeis formais, alm de problemas de gesto e controle decorrentes da dificuldade de compreenso, por parte de dirigentes e associados, do que seja isenes fiscais e da falta de conhecimento da importncia de um profissional da rea que desempenhe as funes especialmente por ser de carter voluntrio, isto dificulta a gesto de certas entidades.

2. DESENVOLVIMENTO 2.1 Referencial Terico


2.1.1 Instituies Sem Fins Lucrativos

Instituies sem fins lucrativos so entidades privadas, que tem por objetivo promover aes para a sociedade, sem que o lucro seja a razo para sua existncia. Essas instituies

adquirem seus recursos econmicos, financeiros e materiais a partir de contribuies, doaes e subvenes. Existem diversas categorias destas instituies. So exemplos as associaes, as organizaes filantrpicas, beneficentes e de caridade, as Organizaes no governamentais, as Fundaes privadas, Organizaes sociais, dentre outras. Os conceitos de associaes e fundaes so bastante confundidos, porm so diferentes. Uma associao a iniciativa que rene pessoas com objetivos comuns, visando superar dificuldades e gerar benefcios para os seus associados, sem a finalidade de lucro. J as fundaes privadas so instituies sociais que para existirem necessitam de um fundador, e este por meio de escritura pblica ou testamento, far dotao de bens livres, especificando o fim para o qual se destinar a fundao. Assim tambm, os conceitos de organizao filantrpica, beneficente e de caridade e o conceito de organizaes no governamentais so parecidos e se confundem. As primeiras so organizaes voltadas para a promoo da assistncia social. J as segundas so organizaes voltadas para a sociedade, movimentos sociais e para a transformao social. E as Organizaes Sociais so organizaes pblicas no estatais que se destinam a absorver atividades nas reas de educao, sade, cultura, dentre outras.

2.1.2 Contabilidade para Instituies sem fins lucrativos

A contabilidade uma cincia que tem por objetivo promover as informaes necessrias para que seus usurios possam analisar a natureza econmica, financeira, fsica e de produtividade de sua entidade. De acordo com Franco (1997, p. 21), a contabilidade consiste na

Cincia que estuda os fenmenos ocorridos no patrimnio das entidades, mediante o registro, a classificao, a demonstrao expositiva, a anlise e a interpretao desses fatos, com o fim de oferecer informaes e orientaes necessrias a tomada de decises sobre a composio do patrimnio, suas variaes e resultados econmicos decorrentes da gesto da riqueza patrimonial.

Mais que um procedimento de registro e controle a contabilidade ordena as informaes de forma a torn-las compreensveis para todos os interessados e de grande importncia como instrumento de gesto.

J na definio de Marion (2006, p. 23):

A Contabilidade o grande instrumento que auxilia a administrao a tomar decises. Na verdade, ela coleta todos os dados econmicos, mensurando-os monetariamente, registrando-os e sumarizando-os em formas de relatrios ou de comunicados, que contribuem sobremaneira para a tomada de decises.

A tomada de decises torna-se um dos elementos mais importantes para a garantia de sucesso das entidades, conforme Marion (2006) a contabilidade nada mais e se trata de um sistema de informao capaz de direcionar as decises de seus usurios, sendo estes considerados externos: acionistas, clientes, instituies financeiras, fornecedores, governos, sindicatos entre outros, e internos como diretores, administradores, gerentes e funcionrios em geral. Conseqentemente esses usurios, com o auxlio da contabilidade, tero a possibilidade de realizar a sua prpria avaliao econmica sobre a entidade e visualizar tendncias futuras. Para as instituies sem fins lucrativos ter informaes claras e precisas um fator de grande importncia para o processo de gesto. Para tanto, essas instituies devem seguir os princpios de contabilidade assim como as demais entidades. E alm destes princpios o Conselho Federal de Contabilidade se pronunciou sobre estas instituies atravs de normas tcnicas. As normas tcnicas aplicveis as instituies sem fins lucrativos so: I Norma Brasileira de Contabilidade Tcnica 10.4 Fundaes ( Resoluo CFC n837/99, de 22 de fevereiro de 1999); II Norma Brasileira de Contabilidade Tcnica 19.4 Incentivos Fiscais, Subvenes, Contribuies, Auxlios e Doaes Governamentais (Resoluo CFC n 1.026, de 15 de abril de 2005); III Norma Brasileira de contabilidade Tcnica 10.18 Entidades sindicais e associaes de classes (Resoluo CFC n 838/00, de 22 de fevereiro de 1999); IV Norma Brasileira de Contabilidade Tcnica 10.19 Entidades sem finalidade de lucros (Resoluo CFC n 877/00, de 18 de abril de 2000, alterada pela Resoluo CFC n 926/2001, de 19 de dezembro de 2001). A NBC T 10.4 estabelece os critrios e os procedimentos especficos de avaliao, de registro contbil e de estruturao das demonstraes contbeis das Fundaes, que so

organizaes destinadas a fins de interesse coletivo e que podem ser fundao pblica de natureza jurdica de direito pblico ou pessoas jurdicas de direito privado. Alm disso, esta norma regulamenta quais as demonstraes contbeis que uma fundao deve elaborar. Estas demonstraes so as seguintes: Balano Patrimonial, Demonstrao do Resultado, Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido e Demonstraes das Origens e Aplicaes de Recursos. No Balano Patrimonial das Fundaes deve ser evidenciado os componentes patrimoniais que lhe so pertinentes, de modo a possibilitar aos seus usurios a adequada interpretao da sua posio patrimonial e financeira. J a denominao da Demonstrao do Resultado deve ser alterada para Demonstrao do Supervit ou Dficit, a qual deve evidenciar a composio do resultado de um determinado perodo. Alm de evidenciar, de forma segregada, as contas de receitas e despesas, quando identificveis, por tipo de atividade. A denominao Da Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido deve ser alterada para Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Social, que deve evidenciar, num determinado perodo, a movimentao das contas que integram o seu patrimnio. As Fundaes esto dispensadas da elaborao da Demonstrao de Lucros ou Prejuzos Acumulados (NBC -3-4), por estar includa na Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Social. E na Demonstrao das Origens e Aplicaes de Recursos, a palavra resultado, substituda pela expresso supervit ou dficit. Porm esta demonstrao foi extinta pela Lei 11.638/07. Todas as demonstraes contbeis devem ser divulgadas obedecendo NBC T 6 Da Divulgao das Demonstraes Contbeis. As notas explicativas devem incluir informaes de natureza patrimonial, econmica, financeira, legal, fsica e social, tais como: 1) as principais atividades desenvolvidas pela Fundao; 2) as principais prticas contbeis adotadas; 3) os investimentos relevantes efetuados no perodo e os anteriormente existentes; 4) a origem e a natureza das principais doaes e outros recursos de valor significativo; 5) os detalhes dos financiamentos a longo prazo; e 6) os detalhes das contingncias na data do encerramento do exerccio e dos provveis efeitos futuros.

A NBC T 19.4 estabelece os procedimentos contbeis e as informaes mnimas a serem divulgadas em notas explicativas pelas entidades privadas que recebem incentivos fiscais, subvenes, contribuies, auxlios e doaes governamentais. Esta norma estabelece que os valores recebidos a ttulo de incentivos fiscais, subvenes, contribuies, auxlios e doaes, devem ser registrados em conta especfica de receita, segregados por tipo de benefcio. Nos casos em que a entidade perde o direito a um benefcio, j registrado como receita, e tiver que ser devolvido, a entidade deve primeiramente compensar esse valor com receitas diferidas relacionadas com o mesmo benefcio. Nos casos em que esta compensao no for suficiente ou no houver receita diferida, a perda no-compensada deve ser reconhecida imediatamente como despesa. Nas notas explicativas relativas a esta norma devem conter, no mnimo, as seguintes informaes: 1) os valores recebidos por tipo de benefcio: incentivos fiscais, subvenes, contribuies, auxlios, perdo de emprstimos subsidiados e doaes; 2) critrios contbeis adotados, quando do registro dos benefcios recebidos; 3) principais compromissos assumidos pela entidade por conta dos benefcios recebidos; 4) potenciais ganhos ou perdas em decorrncia do cumprimento ou descumprimento de compromissos de que trata esta norma; 5) contingncias relativas aos benefcios de que trata esta norma. J a NBC T 10.18 estabelece critrios e procedimentos de avaliao de registros contbeis e de estruturao das demonstraes contbeis das Entidades Sindicais e Associaes de Classe. A partir desta norma tem-se tambm, que as instituies sem fins lucrativos devem elaborar demonstraes contbeis assim como as outras entidades. Essas demonstraes so o Balano Patrimonial, o qual deve evidenciar os componentes patrimoniais; a Demonstrao do Resultado, que deve ser alterada para Demonstrao do Supervit ou Dficit, evidenciando o resultado do perodo; a Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Lquido, que deve ser alterada para Demonstrao das Mutaes do Patrimnio Social, evidenciando as movimentaes das contas de patrimnio e Demonstraes das Origens e Aplicaes de Recursos, que pela lei 11638/07 deixou de existir. Alm disso, as instituies devem divulgar as demonstraes contbeis para colocar as demonstraes a disposio dos usurios, segundo a NBC T 06. E tambm, as notas

explicativas devem incluir informaes de natureza patrimonial, econmica, financeira, legal, fsica e social. A NBC T 10.19 estabelece os critrios e os procedimentos especficos de avaliao, dos registros dos componentes e das variaes patrimoniais e de estruturao das demonstraes contbeis. Alm disso, tambm estabelece os procedimentos e critrios para as informaes mnimas a serem divulgadas em nota explicativa das entidades sem finalidades de lucros. As demonstraes contbeis que devem ser elaboradas pelas entidades sem finalidade de lucros so as determinadas pela NBC T 3 - Conceito, Contedo, Estrutura e Nomenclatura das Demonstraes Contbeis, e a sua divulgao pela NBC T 6 - Da Divulgao das Demonstraes Contbeis. Essas demonstraes contbeis devem ser complementadas por notas explicativas que contenham, pelo menos, as seguintes informaes: 1) o resumo das principais prticas contbeis; 2) os critrios de apurao das receitas e das despesas, especialmente com gratuidades, doaes, subvenes, contribuies e aplicaes de recursos; 3) as contribuies previdencirias relacionadas com a atividade assistencial devem ser demonstradas como se a entidade no gozasse de iseno, conforme normas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS); 4) as subvenes recebidas pela entidade, a aplicao dos recursos e as responsabilidades decorrentes dessas subvenes; 5) os fundos de aplicao restrita e responsabilidades decorrentes desses fundos; 6) evidenciao dos recursos sujeitos a restries ou vinculaes por parte do doador; 7) eventos subseqentes data do encerramento do exerccio que tenham, ou possam vir a ter efeito relevante sobre a situao financeira e os resultados futuros da entidade; 8) as taxas de juros, as datas de vencimento e as garantias das obrigaes a longo prazo; 9) informaes sobre os tipos de seguro contratados; 10) as entidades educacionais, alm das notas explicativas, devem evidenciar a adequao das receitas com as despesas de pessoal, segundo parmetros estabelecidos pela Lei das Diretrizes e Bases da Educao e sua regulamentao; 11) as entidades beneficiadas com iseno de tributos e contribuies devem evidenciar suas receitas com e sem gratuidade de forma segregada, e os benefcios fiscais gozados.

2.1.3 Existncia Legal de uma Instituio sem fins lucrativos

Uma instituio sem fins lucrativos passa a existir legalmente a partir do registro do ato constitutivo no rgo competente. A partir de ento, estas instituies passam a ter deveres perante os rgos pblicos. O primeiro passo para constituio de uma instituio sem fins lucrativos a elaborao e discusso do projeto e Estatuto Social, seguindo da realizao da Assemblia Geral de constituio da instituio. A partir de ento se faz o registro do Estatuto e Ata da Assemblia de Constituio em Cartrio de Registro de Pessoas Jurdicas. A documentao exigida pelo cartrio a seguinte: a) requerimento do Presidente da instituio, em uma via; b) O estatuto Social, em trs vias, sendo uma original e duas cpias assinadas ao vivo por todos os associados e rubricada por advogado com registro na OAB;

c) Ata de constituio, em trs vias; d) Carteira de Identidade do Presidente. Aps registrado o estatuto no Registro civil , passa-se para a obteno de inscrio na Receita Federal, que atravs do Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas CNPJ. Este cadastro formalizado por meio do Documento Bsico de Entrada do CNPJ (DBE), ou protocolo de transmisso da Ficha Cadastral da Pessoa Jurdica(FCPJ) e da Ficha Cadastral da Pessoa Jurdica , acompanhada, no caso de inscrio de sociedades, do Quadro de Scios ou Administradores (QSA), ambas geradas por meio do Programa Gerador de Documentos do CNPJ (PGD CNPJ), e que devem ser apresentadas pela Internet, utilizando-se o aplicativo Receitanet da Receita Federal do Brasil. H tambm a inscrio na Secretaria da Fazenda - Inscrio Estadual , no caso de vendas ou prestaes de servios. O registro da entidade no INSS feito automaticamente junto com o cadastro de pessoas Jurdicas na Receita Federal do Brasil. Ento, por ltimo, feito o registro na Prefeitura Municipal, na qual cada municpio tem suas exigncias, tendo-se de verificar em cada localidade.

2.1.4 Obrigaes Fiscais

As entidades sem fins lucrativos com existncia legal possuem algumas isenes e imunidades, assim como possuem algumas obrigaes. As imunidades e isenes so em relao ao Imposto de Renda. A imunidade concedida pela Constituio Federal enquanto a iseno concedida pelas leis ordinrias, devendo ser aplicada, uma ou outra, conforme o caso concreto.

2.1.4.1 Imunidade Tributria

A Constituio Federal estabelece as hipteses de imunidade de impostos s entidades sem fins lucrativos no artigo 150, VI, "C", in verbis:
"Art. 150 - Sem prejuzo de outras garantias asseguradas ao contribuinte, vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios: VI - instituir impostos sobre: c) patrimnio, renda ou servios dos partidos polticos, inclusive suas fundaes, das entidades sindicais dos trabalhadores, das instituies de educao e de assistncia social, sem fins lucrativos, atendidos os requisitos da lei".

A Lei n 9.532/97, alterada pela Lei n 11.941, de 27 de maio de 2009, estabeleceu os critrios para que as entidades enquadradas no artigo constitucional acima transcrito possam gozar do benefcio. Esses critrios so os seguintes: a) Para efeito do disposto no art. 150, inciso VI, alnea "c", da Constituio, considera-se imune a instituio de educao ou de assistncia social que preste os servios para os quais houver sido instituda e os coloque disposio da populao em geral, em carter complementar s atividades do Estado, sem fins lucrativos. b) Considera-se entidade sem fins lucrativos a que no apresente "supervit" em suas contas ou, caso o apresente em determinado exerccio, destine referido resultado, integralmente manuteno e ao desenvolvimento dos seus objetivos sociais. c) Excluem-se da imunidade, os rendimentos e ganhos de capital auferido em aplicaes financeiras de renda fixa ou de renda varivel. d) Para o gozo da imunidade, as instituies esto obrigadas a atender aos seguintes requisitos: 1) No remunerar, por qualquer forma, seus dirigentes pelos servios prestados; 2) Aplicar integralmente seus recursos na manuteno e desenvolvimento dos seus objetivos sociais; 3) Manter escriturao completa de suas receitas e despesas em livros revestidos das formalidades que assegurem a respectiva exatido;

4) Conservar em boa ordem, pelo prazo de cinco anos, contado da data da emisso, os documentos que comprovem a origem de suas receitas e a efetivao de suas despesas, bem como a realizao de quaisquer outros atos ou operaes que venham a modificar sua situao patrimonial; 5) Apresentar, anualmente, declarao de rendimentos, em conformidade com o disposto em ato da secretaria da receita federal; 6) Recolher os tributos retidos sobre os rendimentos por elas pagos ou creditados e a contribuio para a seguridade social relativa aos empregados, bem como cumprir as obrigaes acessrias da decorrentes; 7) Assegurar a destinao de seu patrimnio outra instituio que atenda s condies para gozo da imunidade, no caso de incorporao, fuso, ciso ou de encerramento de suas atividades, ou a rgo pblico; h) Outros requisitos, estabelecidos em lei especfica, relacionados com o funcionamento das entidades a que se refere este artigo. 2.2.4.2 Iseno Tributria A iseno tributria aplica-se as sociedades e fundaes de carter beneficente, filantrpico, caritativo, religioso, cultural, instrutivo, cientfico, artstico, literrio, recreativo, esportivo e as associaes e sindicatos que tenham por objeto cuidar dos interesses de seus associados, desde que observem os requisitos exigidos pela Lei n 9.532/97, alterada pela Lei n 11.941, de 27 de maio de 2009, que estabelece os critrios para que as entidades possam gozar da iseno tributria. Os critrios estabelecidos pela legislao so os seguintes: a) Consideram-se isentas as instituies de carter filantrpico, recreativo, cultural e cientfico e as associaes civis que prestem os servios para os quais houverem sido institudas e os coloquem disposio do grupo de pessoas a que se destinam, sem fins lucrativos; ( 3 do art. 12 da Lei n 9.532/97, conforme nova redao dada pela Lei n 9.718/98). b) A iseno aplica-se, exclusivamente, em relao ao IRPJ (Imposto de Renda da Pessoa Jurdica) e CSLL (Contribuio Social sobre o Lucro Lquido); (art. 15 da Lei n 9.532/97). c) Estas entidades esto sujeitas a recolher o PIS no montante equivalente a 1% sobre a folha de pagamento (Lei n 9.715/98, arts. 2, II e 8, II).

d) Excluem-se da iseno do imposto de renda os rendimentos e ganhos de capital, auferidos em aplicaes financeiras de renda fixa ou de renda varivel. e) A COFINS somente incidente as atividades no afins da instituio. Na atividade afim as instituies sem fins lucrativos so imunes. Para o gozo da iseno, as instituies esto obrigadas a atender aos seguintes requisitos: 1) no remunerar, por qualquer forma, seus dirigentes pelos servios prestados; 2) aplicar integralmente seus recursos na manuteno e desenvolvimento dos seus objetivos sociais; 3) manter escriturao completa de suas receitas e despesas em livros revestidos das formalidades que assegurem a respectiva exatido; 4) conservar em boa ordem, pelo prazo de cinco anos, contado da data da emisso, os documentos que comprovem a origem de suas receitas e a efetivao de suas despesas, bem como a realizao de quaisquer outros atos ou operaes que venham a modificar sua situao patrimonial;

5) apresentar, anualmente, Declarao de Rendimentos, em conformidade com o disposto em ato da Secretaria da Receita Federal. As Instituies sem fins lucrativos, dentre elas as Associaes civis legalmente registradas so obrigadas a apresentar obrigaes fiscais tanto para o Ministrio da Fazenda quanto para o Ministrio do Trabalho e para o Ministrio Pblico, como demonstrado no quadro 1.

Quadro 1 - Obrigaes Fiscais das associaes por esfera de governo.


Obrigaes Gerais DIPJ Entidades sem fins lucrativos esto sujeitas a essas obrigaes gerais SRF Todas as entidades imunes ou isentas Entidades imunes ou isentas que tenham pago ou creditado rendimentos que sofreram reteno do IRF ou que tenham efetuado reteno da CSSL, da COFINS e da Contribuio do PIS/PASEP sobre pagamentos efetuados a outras pessoas jurdicas Todas as entidades imunes ou isentas Entidades imunes ou isentas cujo valor mensal das contribuies a serem informadas no DACON seja superior a R$ 10000,00 Isentas Isentas Periodicidade Anual

DIRF DCTF

Anual Mensal ou semestral

DACON IRPJ CSLL

Mensal ou semestral

PIS folha de pagamento IR retido INSS Patronal

Entidades que possuem empregados. Entidades que fazem pagamentos tanto para assalariados ou no, que incida o IR retido Isentas M.T.E. Todas as Entidades sem fins lucrativos, com ou sem empregados ESFL sujeitas ao recolhimento do FGTS ou as contribuies e/ou informaes a Previdncia Social ESFL que tenham admitido, desligado ou transferido empregado com contrato de trabalho regido pela CLT Ministrio Pblico MP Fundaes Fundaes Obrigaes Estaduais Todas as entidades que atuarem no campo de incidncia do ICMS Obrigaes Municipais

Mensal Mensal Mensal

RAIS GFIP CAGED Exame dos Atos Constitutivos Prestao de contas

Anual Mensal Mensal No momento da constituio Anual

ICMS

Mensal

Todas que prestem servios a outras entidades ou ISSQN pessoas IPTU, Taxas e demais tributos Todas as entidades que tiverem propriedade urbana Fonte: Contabilidade para entidades sem fins lucrativos (terceiro setor)/Paulo Diego Toledo Nascimento. 2. ed. - So Paulo: Atlas, 2008.

Mensal Anual Arnaldo Olak;

As obrigaes a serem apresentadas ao Ministrio da fazenda so a DIPJ, DIRF, DCTF e DACON. A DIPJ, declarao de informaes econmico - fiscais da Pessoa Jurdica, a declarao de rendimentos que informa os resultados das operaes ocorridas no anocalendrio. Esta declarao deve ser entregue Anualmente independente de ter movimentao financeira ou no. A DIRF, declarao do Imposto de Renda Retido na Fonte, uma declarao obrigatria para instituies sem fins lucrativos desde que tenham pago ou creditado rendimentos que tiveram imposto de renda retido na fonte. A DCTF, declarao de dbitos e crditos tributrios federais, a declarao que informa sobre os valores devidos dos impostos e contribuies federais e os respectivos crditos vinculados. A partir de 2007, todas as entidades sem fins lucrativos esto obrigadas a apresentar DCTF, mesmo sem valores a declarar.

E o DACON, demonstrativo de apurao de Contribuies Sociais, um demonstrativo que informa a receita federal sobre a apurao da contribuio para PIS/PASEP e da Contribuio para financiamento da seguridade social (COFINS). As entidades sem fins lucrativos que tiverem o valor das contribuies inferiores a R$ 10.000,00 (dez mil reais) esto dispensadas de apresentar o DACON. Em relao ao IRPJ, Imposto de Renda Pessoa Jurdica, as instituies sem fins lucrativos gozam de iseno, segundo a Lei n 9.532/97, alterada pela Lei n 9.718, de 27.11.98. A Contribuio Social sobre o Lucro Lquido, CSLL, no devida pelas instituies sem fins lucrativos, por terem carter filantrpico, recreativo, cultural e cientfico assim como as associaes civis sem fins lucrativos, beneficiada com iseno da contribuio em questo. A COFINS, Contribuio para Financiamento da Seguridade Social, para as instituies sem fins lucrativos incidir sobre as receitas provenientes de atividades que no sejam consideradas como prprias da entidade. O PIS Folha de Pagamento, Programa de integrao Social sobre a folha de pagamento, para as instituies sem fins lucrativos deve ser recolhido baseados na folha de salrios, sendo 1% sobre esta. O Imposto de Renda Retido na Fonte incide sobre os pagamentos efetuados pelas entidades do terceiro setor a Pessoas Fsicas, tanto por trabalho assalariado como aos no assalariados tm a mesma incidncia de IRF que dos outros setores. A contribuio devida ao Instituto Nacional da Seguridade Social tambm isenta s instituies sem fins lucrativos. Alm das obrigaes perante o Ministrio da Fazenda, as instituies sem fins lucrativos tambm possuem obrigaes a serem prestadas ao Ministrio do trabalho. Estas obrigaes so a RAIS, a GFIP e o CAGED. A RAIS, Relao anual de informaes sociais, a declarao que fornece ao Ministrio do Trabalho informaes sobre as movimentaes trabalhistas da entidade. Sua Periodicidade anual. E toda e qualquer entidade deve apresentar, mesmo sem ter movimentao. A GFIP, Guia de Recolhimento do FGTS e de informaes Previdncia Social, a declarao que informa sobre os empregados, as remuneraes e ainda fornece informaes a previdncia social. As instituies sem fins lucrativos esto obrigadas a prestar a GFIP mensalmente, mesmo que no tenham informaes a prestar.

E o CAGED, Cadastro Geral de Empregados e desempregados, uma declarao de todas as admisses, desligamentos e transferncias de empregados na entidade. Esta deve ser entregue mensalmente, quando h movimentaes, at o dia 7 do ms seguinte ao da movimentao. As instituies sem fins lucrativos tm prestaes de contas tambm ao Ministrio Pblico, porm estas so referentes apenas as Fundaes. Perante as obrigaes estaduais, depende de cada estado, mas uma das principais obrigaes do ICMS, Imposto sobre a Circulao de bens e servios, em que as entidades sem fins lucrativos no possuem um benefcio especfico. Desta forma, atuando dentro do campo de incidncia do ICMS a instituio dever providenciar o recolhimento deste imposto. Em relao s obrigaes municipais, que assim como as estaduais, dependem de cada localidade, as principais obrigaes so o ISSQN e o IPTU. O Imposto sobre Servios de Qualquer Natureza incide em algumas prestaes de servios da entidade O IPTU, Imposto Predial Territorial Urbano, Taxas e demais tributos, as instituies sem fins lucrativas esto obrigadas ao recolhimento das taxas, desde que se enquadrem no campo de incidncia das mesmas, sejam elas municipais, estaduais ou federais, alm de outros impostos como o caso do Imposto sobre propriedade territorial urbana.

2.2 A Associao

A Associao dos Arrozeiros de Santa Maria, localizada na Rua Appel, n 475, em Santa Maria, uma associao civil sem fins lucrativos que nasceu com o objetivo representar e defender a classe arrozeira de Santa Maria e regio. A associao foi constituda em junho de 1992, com a elaborao de seu estatuto social.

2.2.1 Existncia Legal

A Associao dos Arrozeiros de Santa Maria teve seu estatuto firmado em 1992 com registro no Cartrio de Oficio dos Registros Especiais sob n960 do Lv. A n5 as fls. 079v de 17 de agosto de 1992.

O registro no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica (CNPJ) foi encaminhado em novembro de 2008, quando surgiu a necessidade de negativas fiscais. A partir de ento foi necessrio a ajuda de profissional da rea, perodo este em que estava em andamento o projeto de auxilio as instituies sem fins lucrativos. Este encaminhamento desencadeou uma srie de obrigaes fiscais perante os rgos federais, municipais, e estaduais que deveriam ter sido cumpridas desde a constituio e encontrava-se em aberto.

2.2.2 Procedimentos

Para a realizao do trabalho foram inter-relacionadas as disciplinas de contabilidade introdutria, contabilidade I e II, contabilidade de Custos I e II e finanas empresariais, do curso de cincias contbeis. O mtodo utilizado para realizao deste trabalho foi o de intervenes dentro da Associao para coleta de dados e elaborao de um diagnstico. Atravs das intervenes conseguiu-se um conhecimento geral da entidade, para ento partir para pesquisas em rgos federais, municipais e estaduais onde se visualizou a situao desta perante estes rgos fiscais onde se identifico que desde sua criao, no haviam sido prestadas quaisquer informaes fiscais. Passou-se ento para o processo de regularizaes sendo feito juntamente com um treinamento na entidade. Neste utilizou-se manuais de passo a passo, para uma melhor fixao das obrigaes orientado para a posterior continuidade da regularizao. Estando regularizadas as informaes para o ano de 2009, passou ento para a visualizao dos controles auxiliares da entidade. A associao possua apenas o controle de caixa e o controle de associados, de forma precria, que no estavam prestando as informaes necessrias por estarem incompletos e inadequados. O controle de caixa no estava dividido mensalmente e no possua totalizadores, isto o tornava vulnervel, dificultando o controle das contribuies sociais e dos gastos incorridos. O controle de associados no contemplava todas as informaes que a associao necessita para tomada de decises, especialmente com relao a cobrana e acompanhamento dos associados. Aps estudos foram realizadas modificaes nos controles auxiliares para uma melhor informao. O controle caixa foi agrupado mensalmente, com totalizadores automticos, e o controle de associados foi complementado com algumas informaes consideradas

importantes, utilizando-se do aplicativo Excel da Microsoft como ferramenta, como mostra os quadros abaixo, utilizando-se de valores aleatrios para exemplificar.

Quadro 2 Livro caixa associao modificado.


LIVRO CAIXA da ASSOCIAO DOS ARROZEIROS DE SANTA MARIA HISTRICO Saldo Inicial 06/01/2009 Dbito Tarifa Pacote Serv.Banco do Brasil cfe.Extrato 07/01/2009 Pgto.2Tabel.(3 Reconhecimento Firma da Ata 14) Rec.58067 26/01/2009 Pgto.Tabelionato Xisto (Reforma Estatutria) Rec.497053 Totais DATA RECEITAS DESPESAS 16,00 8,10 99,60 0 123,70 SALDO 1.276,10 1.260,10 1.252,00 1.152,40 1.152,40 1.152,40

Fonte: Elaborao prpria a partir das informaes obtidas na associao.

Quadro 3. Controle de Associados Modificado


FICHA N 001 ASSOCIAO DOS ARROZEIROS DE SANTA MARIA Nome do Associado: Telefone: Endereo: Bairro: CPF: RG: C/C banco: IE: rea Prpria: rea Arrendada: DATA VALOR ANUIDADE REA PRODUO HISTRICO do PGTO

Fonte: Elaborao prpria a partir das informaes necessrias Associao.

Um fato a ser destacado a forma de gesto de uma instituio destas, pois sendo de carter voluntrio e o tipo de atividade est um pouco deslocado das competncias fiscais e legais, faz com que ocorra um descuido involuntrio. Isto conduz a pouco ou quase nada de profissionalismo na gesto o que ficou claro atravs da observao dos relatrios, registros e controles descomprometidos com uma metodologia clara de acompanhamento. Estes so exercidos por uma pessoa que possua a maioria das informaes de forma pessoal, dotandolhe de certo poder de manipulao sobre os fatos sociais, financeiros e contbeis.

A falta de registros contbeis sistematizados e efetuados por profissional da rea favorece esta forma de situao uma vez que os dirigentes, embora com a melhor das intenes, no tem formao especfica para conduzir o processo de registros.

3. CONSIDERAES FINAIS
Avaliando a estrutura organizacional e a conduta geral da instituio, percebe-se a importncia de informaes contbeis para o seu correto gerenciamento e para poder seguir as normas legais aplicadas a este tipo de instituio, o que de grande importncia para o seu funcionamento. Assim torna-se indispensvel a figura de um profissional na rea contbil para proceder os registros e informaes fiscais obrigatrias, as quais o no cumprimento implicar em multas e outras penalidades que criam uma situao de desconforto tanto para os associados quanto para a diretoria. O estudo da Associao dos Arrozeiros de Santa Maria foi de grande importncia para a aplicao das disciplinas de Contabilidade Introdutria, Contabilidade I e II, Contabilidade de Custos I e II e Finanas Empresariais. O contato com a atividade empresarial, especialmente em uma instituio sem fins lucrativos, possibilitou uma maior aproximao entre as teorias desenvolvidas e a aplicao prtica em um caso carente de aes profissionalizada na soluo de determinados entraves burocrticos que servem de suporte para a gesto. Tambm permitiu a identificao do trip: contabilidade, gesto e controle que tem um relacionamento muito estreito e interdependente, tornando difcil a conduta do processo por pessoas ou profissionais que no tenham compreenso adequada dos procedimentos de gesto. Para a entidade o estudo foi de grande valia no s por ter resolvido situaes fiscais e de controle pendentes que gerariam um custo adicional para os dirigentes, mas especialmente por esclarecer melhor a necessidade de uma gesto profissionalizada embora para uma instituio que gira com pequeno volume de recursos.

4. REFERNCIAS BIBLIOGRAFICAS

NBC T 10.4 Fundaes. Resoluo CFC n837/99, de 22 de fevereiro de 1999. Disponvel em: www.portaldecontabilidade.com.br .Acesso em: 10 nov. 2009.

NBC T 19.4 Incentivos Fiscais, Subvenes, Contribuies, Auxlios e Doaes Governamentais. Resoluo CFC n 1.026, de 15 de abril de 2005. Disponvel em: www.portaldecontabilidade.com.br . Acesso em: 10 nov. 2009.

NBC T 10.18 Entidades sindicais e associaes de classes. Resoluo CFC n 838/00, de 22 de fevereiro de 1999. Disponvel em: www.portaldecontabilidade.com.br. Acesso em: 10 nov. 2009.

NBC T 10.19 Entidades sem finalidade de lucros .Resoluo CFC n 877/00, de 18 de abril de 2000, alterada pela Resoluo CFC n 926/2001, de 19 de dezembro de 2001.Disponvel em: www.portaldecontabilidade.com.br . Acesso em: 10 nov. 2009.

Receita Federal do Brasil. CNPJ. Disponvel em: http://www.receita.fazenda.gov.br . Acesso em: 28 nov. 2009. Olak, Paulo Arnaldo;Nascimento,Diego Toledo do. Contabilidade para entidades sem fins lucrativos (terceiro setor). 2. Ed. So Paulo: Atlas, 2008.

Cruz, Carla; Ribeiro, Uir. Metodologia Cientfica: Teoria e Prtica. 2. Ed. Axcel Books do Brasil editora.

Vous aimerez peut-être aussi