Vous êtes sur la page 1sur 27

CGE 2063

CURSOS TCNICOS

Processo Seletivo 1 semestre 2013

Instrues Gerais

Verifique se este caderno est completo, da pgina 3 24. Qualquer irregularidade, comunique o examinador.

Cada questo tem cinco alternativas: a b c d e. Somente uma alternativa correta.

As respostas devero ser marcadas neste Caderno de Testes e depois assinaladas na Folha de Respostas, conforme as instrues que sero dadas pelo examinador.

Exemplo:
1 de 10 corresponde a 2

0.

a. b. c. d. e.

2. 4. 5. 8. 9.

A alternativa c a nica correta.

No vire a pgina. Aguarde a orientao do examinador.

CGE 2063

L N G U A

P O R T U G U E S A

1. A alternativa em que a regncia verbal est incorreta quanto norma padro da lngua : a. b. c. d. e. A criana depende de sua me. Andar por So Paulo muito divertido. Todos sabem que ele precisa de ateno. Os jovens concordam com tudo nessa idade. Pediu ao seu pai para andar de cavalo sozinho.

2. Nas situaes informais de fala, as pessoas costumam formular frases que no so aceitas pelas regras da gramtica normativa. Nas frases a seguir, exceto em uma, ocorrem desvios quanto s regras de regncia verbal. Assinale a nica alternativa correta segundo a linguagem formal. a. b. c. d. e. Fornecemos os servios que as pessoas precisam. Eu trouxe o bolo e os doces que voc gosta. Esqueci dos meus compromissos de hoje. Prefiro Manuel Bandeira a Mrio Quintana. Eu assisti os filmes que voc me indicou.

3. A norma padro de concordncia nominal est correta em: a. b. c. d. e. Chegaram exatamente ao meio dia e meio. Ela mesmo encarregou-se de limpar o escritrio. Aps o sinal, no mais permitido a entrada na escola. H candidatos bastantes inteligentes para realizar a prova. At que custou barato a compra do supermercado neste ms.

4. (...) Chamo-me Matias Deodato de Castro e Melo, filho do sargento-mor Salvador Deodato de Castro e Melo e de D. Maria da Soledade Pereira, ambos falecidos. Sou natural de Corumb, Mato Grosso; nasci em 3 de maro de 1820; tenho, portanto, cinquenta e um anos, hoje, 3 de maro de 1871. (...)
Fonte: ASSIS, M. Volume de Contos. Rio de Janeiro: Garnier, 1884.

O trecho destacado corresponde, respectivamente, a sequncia discursiva a. b. c. d. e. injuno. narrao. descrio. dissertao. exposio.

5. Considere a regncia verbal nas frases a seguir. I. II. III. IV. O paciente estava mal, mas o mdico assistiu-lhe com dedicao. Suas atitudes implicaram a falncia da empresa. Antipatizo com pessoas muito ambiciosas. O atraso desagradou o pblico.

De acordo com a norma culta, a regncia est correta apenas em a. b. c. d. e. I. II e III. II e IV. I, III e IV. II, III e IV.

CGE 2063

A cano abaixo se refere questo 6. (...) Nessas tortuosas trilhas A viola me redime Creia ilustre cavaleiro, Contra fel, molstia, crime, Use Dorival Caymmi, V de Jackson do Pandeiro. (...) Para um corao mesquinho, Contra a solido agreste, Luiz Gonzaga tiro certo, Pixinguinha inconteste, Tome Noel, Cartola, Orestes, Caetano e Joo Gilberto. (...)
Fonte: BUARQUE, C. Paratodos. BMG, 1993.

6. Nesse trecho de cano, predomina a caracterstica a. b. c. d. e. expositiva, seminrios. narrativa, contos de fadas. descritiva, relatos de viagem. instrucional, bulas de remdio. argumentativa, artigos de opinio.

7. As mesmas regras de acentuao grfica das palavras: ltima; importncia; lpis; algum repetem-se em: a. b. c. d. e. cmara; rgua; txi; vintm. im; infncia; lbum; parabns. revlver; histria; biquni; hfen. matemtica; rseo; biquni; parabns. pntano; necessrio; indivduo; tambm.

O texto abaixo se refere questo 8. Noite, noite escura de lua nova. Estrelas sujam o cu de imensido e mistrio.
Fonte: MURRAY, R. Paisagens. Belo Horizonte: L, 2005, p. 15.

8. De acordo com o contexto, o significado de sujam est expresso em a. b. c. d. e. poluem. maculam. corrompem. preenchem. emporcalham.

CGE 2063

O texto abaixo se refere questo 9.

Catar feijo
1 Catar feijo se limita com escrever: jogam-se os gros na gua do alguidar e as palavras na folha de papel; e depois, joga-se fora o que boiar. Certo, toda palavra boiar no papel, gua congelada, por chumbo seu verbo: pois para catar esse feijo, soprar nele, e jogar fora o leve e oco, palha e eco. (...)
Fonte: NETO, J. C. M. A educao pela pedra. Obra completa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1994, p. 346-347.

9. No texto, palha e eco so palavras a. b. c. d. e. sinnimas e complementares. desprovidas de significado. facilmente memorizadas. contrrias a leve e oco. com sentido metafrico.

A cano abaixo se refere questo 10. (...) Chega suado e veloz do batente Traz sempre um presente pra me encabular Tanta corrente de ouro, seu moo! Que haja pescoo pra enfiar Me trouxe uma bolsa j com tudo dentro Chave, caderneta, tero e patu Um leno e uma penca de documentos Pra finalmente eu me identificar Olha a! (...)
Fonte: BUARQUE, C. O meu guri. Almanaque, 1981.

10. Esse trecho da cano O meu guri remete realidade de uma famlia, narrando um acontecimento. Assinale a alternativa sobre o acontecimento que est sendo narrado. a. b. c. d. e. O filho, aps praticar um assalto, d uma bolsa roubada de presente para a me. O filho revela me que todos os presentes so comprados com muito suor. A me chega do trabalho e encontra o filho com um presente para lhe dar. O filho acha a bolsa roubada da me com os documentos dela. A me reconhece que seu filho um trabalhador honesto.

11. Indique a alternativa que apresenta transgresso de concordncia verbal. a. b. c. d. e. Pontes, viadutos, tneis, tudo isso necessrio para que o trnsito flua bem. Fazem oito anos que Lusa no encontra sua tia. A maioria dos aprovados realizou a matrcula no curso escolhido. Houve muita confuso antes do show de rock. Msica e literatura fazem bem alma.

CGE 2063

O texto abaixo se refere questo 12. (...) uma mquina capaz de converter as coisas mais abundantes da Terra, sol e areia, em objetos e utenslios. Ela literalmente transforma pedaos do deserto em vidro. Seu funcionamento simples. Uma lente focaliza a luz solar num raio de alta potncia, que projetado contra uma caixa de areia dentro da mquina. A, um computador (alimentado por um painel que capta energia solar) movimenta esse raio, que vai derretendo a areia e transformando-a em vidro, no formato do objeto desejado como cumbucas, tigelas, copos etc. uma verso automatizada de um dos processos mais antigos e artesanais que existem: a fabricao de vidro. Ela mostra que possvel fabricar coisas sem gerar nenhuma poluio e usando energia e matriaprima praticamente inesgotveis, com zero impacto ambiental. Ns queremos repensar a forma como a humanidade fabrica seus produtos, diz o designer alemo Markus Kayser, criador do aparelho. A mquina, batizada de SolarSinter sintetizador solar , consegue produzir qualquer tipo de objeto (desenhado com um software 3D). (...)
Fonte: Disponvel em: <http://super.abril.com.br/tecnologia/impressora-solar-632657.shtml>. Acesso em: 22/08/2011.

12. Assinale a alternativa que apresenta o tema central do texto. a. b. c. d. e. A descoberta de uma nova tecnologia capaz de transformar areia em vidro. A experincia de duas semanas de Markus Kayser no deserto. A influncia do Sol no funcionamento das mquinas alems. A nova maneira de fabricar madeira no sculo XXI. A existncia de novos desertos em Siwa.

A cano abaixo se refere questo 13. (...) Voc no tem medo de mim Voc no tem medo de mim Voc tem medo do amor Que voc guarda para mim Voc no tem medo de mim Voc no tem medo de mim Voc tem medo de voc Voc tem medo de querer Voc diz que eu sou demente Que eu no tenho salvao Voc diz que simplesmente Sou carente de razo (...)
Fonte: CALCANHOTTO, A. Medo de amar no 3. Pblico, BMG Brasil, 2000.

13. A expresso destacada no trecho de cano corresponde figura de linguagem denominada a. b. c. d. e. metonmia, pois significa falta de recursos. anttese, pois significa falta de carinho. eufemismo, pois significa irracional. metfora, pois significa desateno. hiprbato, pois significa desamparo.

CGE 2063

O poema abaixo se refere questo 14.

Viagens na minha terra


s vezes, passo horas inteiras Olhos fitos nestas braseiras, Sonhando o tempo que l vai; E jornadeio em fantasia Essas jornadas que eu fazia Ao velho Douro, mais meu Pai. (...) E, dia e noite, aurora a aurora, Por essa doida terra fora, Cheia de Cor, de Luz, de Som, Habituado minha alcova Em tudo eu via coisa nova, Que bom era, meu Deus! que bom! (...) Moinhos ao vento! Eiras! Solares! Antepassados! Rios! Luares! Tudo isso eu guardo, aqui ficou: paisagem etrea e doce, Depois do Ventre que me trouxe A ti devo eu tudo que sou! Portugal de minha infncia, No sei que , amo-te a distncia, Amo-te mais, quando estou s... Qual de vs no teve na Vida Uma jornada parecida, Ou assim, como eu, uma Av?
Fonte: NOBRE, A. S. Lisboa: Ulisseia, 2. ed., 1998.

14. Considere as seguintes afirmaes: I. II. III. IV. V. O poema inicia-se, no presente, com o eu lrico evocando o passado. As relaes familiares sero retratadas como um aspecto que conforta a situao atual. Na segunda estrofe possvel ver recriado o fascnio que uma criana, habituada a espaos fechados, sente quando entra em contato com a natureza. Na terceira estrofe, a alternncia entre momentos do presente e a evocao do passado revelam como as experincias constituram a identidade do eu lrico. A estrofe final retoma a idealizao do presente como um consolo para a solido do passado, em que o eu lrico sente-se s ao lembrar de sua jornada. A pergunta final estabelece uma identificao entre os leitores e os sentimentos ali evocados: quem no guarda memrias positivas da infncia?

Esto corretas as afirmaes a. b. c. d. e. I, II, III, apenas. II, III e IV, apenas. I, II, III e V, apenas. I, II, III e IV, apenas. I, III, IV e V, apenas.

CGE 2063

15. De ponta a ponta, tudo praia... muito ch e muito formosa. (...) Nela, at agora, no podemos saber que haja ouro nem prata... porm a terra em si de muitos bons ares, assim frios e temperados... guas so muitas, infindas. (...)
Fonte: CAMINHA, P. V. Carta do Descobrimento.

Esse fragmento parte da Carta do Descobrimento escrita por Pero Vaz de Caminha para informar ao rei de Portugal sobre a descoberta de novas terras. A expresso em destaque no texto pode ser substituda, sem prejuzo para o sentido do texto, por a. b. c. d. e. de qualidade frtil. de clima muito agradvel. imprpria para ser cultivada. receptiva para os navegantes. de temperatura muito elevada.

O poema abaixo se refere questo 16.

Auto da barca do inferno


(...) Corregedor arrais dos gloriosos, passai-nos neste batel! Anjo Oh, pragas pera papel pera as almas odiosos! Como vindes preciosos, sendo filhos da cincia! Corregedor Oh, habetatis, clemncia e passai-nos como vossos! Parvo Hou, homem dos brevirios, rapinastis coelhorum et pernis perdigotorum e mijais nos campanrios! (...)
Fonte: Disponvel em: <http://guiadoestudante.abril.com.br>. Acesso em: 02/08/2011.

16. Esse um fragmento da pea Auto da barca do inferno que foi escrita por Gil Vicente no perodo Humanista. Considere as afirmativas sobre essa produo. I. possui carter moralizante, em que as personagens so retratadas muitas vezes de modo caricatural colocado em prtica o lema rindo, corrigem-se os costumes. II. o autor no se volta contra as instituies, mas sim contra os indivduos que no agem de acordo com as instituies em que esto inseridos: o padre ganancioso, o nobre falido, etc. III. reafirma que a prtica da religio pode levar o ser humano vida eterna e tambm a certeza do autor quanto existncia do inferno, lugar para onde so levados os pecadores. Interpreta corretamente o poema a. b. c. d. e. I, II e III. II, apenas. I e II, apenas. I e III, apenas. II e III, apenas.

CGE 2063

17. Assinale a alternativa que h predomnio da argumentao. a. O menininho fungou, o que muito natural, pois todo menininho que vai na praia funga, e explicou pro cara que ia jogar a areia num casal que estava numa barraca l adiante. E apontou a barraca.
Fonte: PRETA, S. P. In: Gol de Padre e outras crnicas. So Paulo: tica, 1997, p. 53.

b. Usando um terno e com uma pasta na mo, TRUMAN sai de sua agradvel casa no estilo vitoriano e com cerca de madeira, instalada em uma rua tranquila do subrbio, cheia de casas similarmente pitorescas.
Fonte: NICCOL, A. Roteiro, prefcio e notas. So Paulo: Manole, 1998.

c. Defender a vida a todo custo! De acordo. (...) Tudo o que vive sagrado e deve ser protegido. Mas, o que a vida? Um materialismo cientfico grosseiro define a vida em funo de batidas cardacas e ondas cerebrais. Mas ser isso que vida?
Fonte: ALVES, R. Eutansia. Folha de So Paulo, 08 fev. 2008.

d. Prepare o arroz branco, bem solto. Ao mesmo tempo, faa o frango ao molho, bem temperado e saboroso. Quando pronto, retire os pedaos, desosse e desfie. Reserve. Quando o arroz estiver pronto, junte a gema, a manteiga e a salsa, coloque numa forma de buraco e leve ao forno.
Fonte: TERRA, T. Todo dia uma delcia. So Paulo: tica, 1993, p. 39.

e. O Modernismo e, num plano histrico mais geral, os abalos que sofreu a vida brasileira em torno de 1930 (...) condicionaram novos estilos ficcionais marcados pela rudeza, pela captao direta dos fatos, enfim por uma retomada do naturalismo, bastante funcional no plano da narrao-documento que ento prevalecia.
Fonte: BOSI, A. Histria concisa da literatura brasileira. So Paulo: Cultrix, 2. ed., 1975, p. 436.

18. Assinale a alternativa na qual as palavras foram acentuadas pela mesma regra de viglia. a. b. c. d. e. Par, ests, atrs e maracuj. gua, nsia, tbua e cries. Incrvel, til, prton e mrtir. m, rf, rgos e stos. Voc, caf, jacars e ral.

O poema abaixo se refere questo 19. Que tarde! Alm do calor e da prova, aquela minissaia sentada bem ao meu lado! Assim no h memria que resista...
Fonte: TELLES, C. Q. Sementes de sol. So Paulo: Moderna, 2003, p. 16.

19. De acordo com o contexto e sem haver comprometimento no sentido do poema, a palavra minissaia pode ser substituda por a. b. c. d. e. sem vergonha. pobrezinha. senhora. garota. freira.
9

CGE 2063

20. Assinale a alternativa em que a regra de concordncia verbal foi aplicada corretamente. a. b. c. d. e. No jogo de ontem, confrontou-se Brasil e Argentina. No haveriam problemas se voc esquecesse tudo. Os Estados Unidos est em grave crise econmica. Cem reais so um preo razovel por este vestido. Faz dias que eu no vejo a minha melhor amiga.

M A T E M T I C A

21. O sr. Joaquim realizou o financiamento de uma casa e, a cada parcela paga, ele registrava numa tabela o saldo j quitado do financiamento, conforme ilustrado na tabela a seguir. Analisando os registros da tabela do sr. Joaquim, percebe-se uma regularidade que pode ser traduzida em uma funo. x (no de prestaes pagas) 0 2 3 6 y (total pago) R$ 0,00 R$ 500,00 R$ 750,00 R$ 1.500,00

Assinale a alternativa que corresponde corretamente a essa funo. a. b. c. d. y = 250 x. y = 500 x. y = x + 250. y = 750 - x. x + 750. e. y = 3

22. Marta preparou um ch de beb, porm dois teros de suas amigas no compareceram ao evento. Se havia 30 pessoas no ch, o total de convidados a. b. c. d. e. 40. 50. 60. 90. 100.

23. Conta a lenda que o Matemtico alemo Gauss, quando criana, foi desafiado pelo seu professor em uma tarefa para passar o tempo: calcular a soma de todos nmeros naturais existentes na sequncia de 1 at 100. Para surpresa do professor, o jovem Gauss tirou de letra e, rapidamente, deu a resposta observando a regularidade presente na sequncia. Se a pergunta do professor fosse a soma de todos os nmeros naturais de 2 a 200, a resposta correta seria a. b. c. d. e. 5.050. 10.100. 20.099. 20.200. 40.198.

10

CGE 2063

24. Um caminho basculante, em condies normais, tem a altura de 3,20 metros. J a sua caamba tem as seguintes dimenses: 3,00 m de comprimento, 2,40 m de lateral e altura de 1,60 m a partir do chassi. O caminho possui um sistema de elevao da caamba que atinge o ngulo mximo de 73 compreendido entre o chassi e a diagonal da face lateral da caamba. A altura mxima atingida pelo conjunto medida a partir da ponta da caamba at o cho quando o sistema est acionado.

Dados: sen 73 0,956; cos 73 0,292; tan 73 3,271.

Essa altura igual a a. b. c. d. e. 4,32 m. 4,47 m. 4,85 m. 5,27 m. 5,61 m.

25. Na regio de Encantadas, na Ilha do Mel, distrito de Paranagu-PR, realizou-se uma pesquisa sobre a presena de ces e gatos entre os moradores da regio, de acordo com o sexo do animal, como possvel visualizar no grfico a seguir.

Fonte: adaptado de: <http://www.crmv-pr.org.br/?p=imprensa/artigo_detalhes&id=26>. Acesso em: 30/08/2011.

Podemos concluir que a populao de ces dessa regio a. b. c. d. e. composta por 77 animais. composta por, aproximadamente, 40% de fmeas. tem 60% mais animais que a populao de gatos dessa regio. apresenta uma diferena de 26 animais entre machos e fmeas. representa aproximadamente 73% do total de animais dessa regio entre ces e gatos.

11

CGE 2063

26. Um pedreiro foi contratado para executar o seguinte servio: construir em um terreno retangular de 6 m x 8 m, um canteiro, tambm retangular, que tenha uma calada ao redor de largura constante igual a 1,5 m, de acordo com a representao a seguir.

A rea do canteiro, em m, ser de a. b. c. d. e. 12. 15. 24. 29. 48.

27. Deseja-se colocar rodap em um pequeno banheiro, de formato triangular, com algumas medidas representadas na figura a seguir.

Dados: 1 sen 30 = ; 2 cos 30 =

3 . 2

A quantidade de metros de rodap que sero necessrios para essa reforma igual a a. 2 3 metros. b. 4 3 metros. c. 8 3 metros. d. 16
3 metros.

e. 6 + 2 3 metros.

12

CGE 2063

28. Na figura a seguir, est representado um trecho do grfico da funo y = log7 x

Analisando o grfico, pode-se concluir que o valor de 7 0,8 um nmero entre a. b. c. d. e. 0 1 2 3 4 e e e e e 1. 2. 3. 4. 5.

29. Para realizar uma dobradura, uma criana precisa dobrar uma folha quadrada exatamente na sua diagonal, medindo 40 cm. Para que a dobradura seja realizada de maneira correta, o lado dessa folha dever medir a. 20 cm. b. 10 cm. c. 2 5 cm. d. 4 5 cm. e.
40 cm.

30. Uma casa noturna cobra de seus clientes R$ 11,00 pelo couvert artstico e mais R$ 4,75 por refrigerante consumido. Ao consumir apenas refrigerantes, uma pessoa gastou R$ 25,25, o que significa que naquela noite, ela ingeriu um total de a. b. c. d. e. 3 refrigerantes. 4 refrigerantes. 5 refrigerantes. 6 refrigerantes. 7 refrigerantes.

13

CGE 2063

31. Observe a sequncia de figuras a seguir.

1a posio

2a posio

3a posio

4a posio

5a posio

De acordo com o padro apresentado, a figura que ocupar a 54a posio igual a a.

b.

c.

d.

e.

32. Para ter acesso a um servio na Internet, um usurio deve cadastrar uma senha formada por quatro algarismos distintos. O sistema, no entanto, no aceita senhas que contenham um ou mais algarismos presentes no ano de nascimento do usurio. Considerando essas condies, a quantidade de senhas que, no mximo, podero ser cadastradas por uma pessoa nascida no ano de 1987 de a. b. c. d. e. 40. 120. 240. 300. 360.

14

CGE 2063

33. Um banco sugeriu a seus clientes que formassem suas senhas usando duas letras distintas seguidas de quatro algarismos distintos. A senhora Alessandra Barros Carmim, nascida em 28/05/1967, cliente desse banco, deseja formar senhas utilizando, sem repetio, as letras referentes s iniciais de seu nome completo e os algarismos distintos referentes data de seu nascimento. O nmero mximo de senhas que ela poder formar igual a a. b. c. d. e. 180. 208. 2.080. 10.080. 18.000.

34. O grfico a seguir representa o resultado de uma pesquisa sobre o grau de satisfao de 1.500 clientes de uma concessionria de veculos em relao aos servios prestados em um determinado perodo do ano.

A medida do ngulo, em graus, que corresponde fatia Muito satisfeito a. b. c. d. e. 20. 72. 90. 100. 144.

35. Considerando os nmeros reais a = 2,333... e b = 1,555..., o valor da expresso a. b. c. d. e.

1 1 a b

1 . 2 3 . 14 14 . 3

9 . 11 11 . 9

15

CGE 2063

36. Um arquiteto tem verdadeira fascinao por mosaicos e elementos geomtricos. Em sua ltima obra, um prdio comercial com 12 andares, ele resolveu revestir os 25 m do vo livre do hall de entrada, em formato de um quadrado, com cermicas quadradas, sempre com uma camada de cor envolvendo totalmente a anterior, tal como sugere a figura, e decidiu iniciar o procedimento a partir do centro da rea, que seria revestido com a cor A. Escolheu as cores A, B, C e D para os revestimentos, todos de mesma medida, 0,20 m por 0,20 m, j assentados. O arquiteto sabe que para realizar esta tarefa, sero utilizadas, no mnimo,

a. b. c. d. e.

193 peas de A, 168 peas de A, 144 peas de A, 144 peas de A, 120 peas de A,

120 peas de B, 193 peas de B, 168 peas de B, 144 peas de B, 144 peas de B,

144 peas de C 120 peas de C 193 peas de C 144 peas de C 168 peas de C

e e e e e

168 peas de D. 144 peas de D. 120 peas de D. 144 peas de D. 193 peas de D.

37. A central de distribuio de uma rede de supermercados precisa realizar entregas de mercadorias em cinco unidades, como mostra a figura a seguir. O caminho deve sair da central, entregar para o primeiro supermercado, depois para o segundo, depois para o terceiro, para o quarto e, por fim, para o quinto supermercado, para depois voltar central e reabastecer o caminho. Sabe-se que a ordem de entrega nos supermercados aleatria, com a condio de que o supermercado x seja sempre o primeiro a receber as mercadorias.

O nmero de maneiras que podero ser traadas as rotas de entrega deste caminho de a. b. c. d. e. 4 maneiras. 12 maneiras. 15 maneiras. 24 maneiras. 120 maneiras.

16

CGE 2063

38. Um gato sobe em uma rvore e seu dono fica observando-o a uma distncia de 20 m da rvore. Enquanto observa o gato no topo da rvore o seu campo de viso forma um ngulo de 45 com a horizontal. Sabendo que o dono do gato mede 1,70 m, a altura da rvore a partir do solo

a. b. c. d. e.

21,7 m. 22,0 m. 16,0 m. 18,3 m. 20,0 m.

39. Uma famlia composta por 8 pessoas est reunida para comemorar o aniversrio de casamento de seus pais. A mesa de jantar de formato retangular e os pais ocuparo as cadeiras que ficam posicionadas na parte menor da mesa. J os 3 filhos e seus cnjuges podero ocupar os demais lugares como quiserem. O nmero de maneiras que a mesa poder ser ocupada de

a. b. c. d. e.

360. 720. 1.440. 4.320. 8.640.

40. Os dados abaixo se referem situao da temperatura do ambiente que circunda a rea de um aeroporto e serve como dados de estudos para a CIPA (Comisso Interna de Preveno de Acidentes). A tabela mostra a variao da temperatura no entorno da pista quando os avies iniciam os trabalhos de decolagem. Tabela 1 - dados fictcios Minutos 0 1 2 3 4 5 6 Temperatura (C) 20 27 34 41 49 56 63

Considerando os dados da tabela, a temperatura sofre um aquecimento de a. b. c. d. e. 40% sobre a temperatura ambiente. 63% sobre a temperatura ambiente. 100% sobre a temperatura ambiente. 215% sobre a temperatura ambiente. 315% sobre a temperatura ambiente.

17

CGE 2063

F S I C A

O texto abaixo se refere questo 41.

Princpio de Arquimedes
Uma fbula da Rssia conta a pequena histria de um campons bem simplrio que morava beira-mar. Todas as vezes que via passar ao largo um belo navio, corria at a praia, apanhava uma pedra, e atirava-a na gua. A pedra, naturalmente, afundava. O bom homem, olhando admirado para imensa massa metlica do navio que flutuava magnificamente, sacudia os punhos e bradava: Por que ele flutua, sendo to pesado, e a pedra no? (...)
Fonte: Disponvel em: <http://profs.ccems.pt/PauloPortugal/CFQ/Eureka!/Eureka!.html>. Acesso em: 20/07/2011.

41. Barcos feitos de metal podem flutuar em gua, porque a. b. c. d. e. a densidade do metal maior que a densidade da gua. a densidade do metal menor que a densidade da gua. o formato do barco diminui seu peso, equilibrando o barco. o formato do barco permite que o empuxo equilibre o barco. o volume da gua sempre menor que o volume de metal do barco.

42. Uma bala de fuzil AK-47 tem, aproximadamente, 8 gramas e pode a atingir velocidade de, aproximadamente, 180 km/h (50 m/s). Sendo assim, uma bala desse fuzil pode atingir seu alvo com energia cintica de a. b. c. d. e. 1 J. 10 J. 100 J. 1.000 J. 10.000 J.

43. Um bloco A, de massa 8 kg, se encontra sobre uma superfcie lisa e horizontal, ligado por um fio e uma roldana a um outro bloco B de massa 10 kg, que pende na posio vertical, conforme a figura a seguir.

Considerando desprezveis o atrito e a massa da polia, a intensidade aproximada da fora de trao no fio igual a a. b. c. d. e. 40 N. 42 N. 44 N. 46 N. 48 N.

18

CGE 2063

44. Analise as afirmaes a seguir sobre diferentes cientistas e suas teorias relacionadas com a Astronomia. Estudou os pensadores antigos, explicou o movimento da Terra e considerou o Sol no centro do Universo. II. Estudioso do comportamento dos astros, relacionou o movimento desses objetos com o comprimento de onda da luz emitida por eles. III. Considerou a Terra imvel, com a Lua, o Sol, os planetas e as estrelas girando ao seu redor. Assinale a alternativa que corresponde corretamente com as afirmaes acima. a. b. c. d. e. A afirmativa I descreve a teoria geocntrica de Nicolau Coprnico. A afirmativa II descreve a teoria do Big Bang de Albert Einstein. A afirmativa III descreve a teoria heliocntrica de Cludio Ptolomeu. A afirmativas III refere-se teoria heliocntrica de Nicolau Coprnico. A afirmativa II refere-se ao efeito Doppler descrito por Christian Dopper. I.

45. Eduardo est ensinando seu filho, Tiago, a patinar no gelo. Em um certo instante, eles esto parados, de p e de frente um para o outro, tocando-se pelas mos, quando se empurram com elas.

Sabendo que as massas de Eduardo e de Tiago so, respectivamente, 80 kg e 40 kg, a intensidade da velocidade adquirida por Eduardo aps o empurro : a. b. c. d. e. a metade da adquirida por Tiago, pois sua massa o dobro da massa de Tiago. a mesma da adquirida por Tiago, pois estavam em uma superfcie sem atrito. um tero da adquirida por Tiago, pois a massa de Eduardo maior. o dobro da de Tiago, pois sua massa o dobro da massa de Tiago. nula, pois sua massa maior que a de Tiago.

46. Os povos indgenas usavam muito o arco e flecha como arma de guerra. Na maioria das tribos indgenas brasileiras, o arco feito do caule de uma palmeira chamada tucum, de cor escura, muito encontrada perto de rios.
Fonte: Disponvel em: <http://vida-de-indio.blogspot.com/2008/09/arco-e-flecha.html>. Acesso em: 21/07/2011.

Com relao s energias mecnicas, enquanto a flecha vai sendo lanada pelo arco, ocorre uma transformao de energia a. b. c. d. e. potencial elstica em energia cintica. potencial gravitacional em energia cintica. elica em energia potencial gravitacional. potencial qumica em energia cintica. cintica em energia potencial gravitacional.

19

CGE 2063

47. O grfico a seguir mostra a relao entre a velocidade de uma galxia e a distncia em relao Terra, enquanto o diagrama mostra a relao entre o deslocamento de uma galxia, ou estrela, e sua relao com o espectro de luz observado.

Fonte: Disponvel em: <http://www.if.ufrgs.br/~fatima/glossario.html>. Acesso em: 20/07/2011.

Edwin Hubble observou que a luz das galxias apresentava um desvio para o vermelho e calculou as distncias das galxias. Assim, concluiu que quanto a. b. c. d. e. maior a galxia, mais rapidamente ela se afasta. menor a galxia, mais rapidamente ela se afasta. mais distante a galxia, mais lentamente ela se afasta. mais distante a galxia, mais rapidamente ela se afasta. mais prxima a galxia, mais rapidamente ela se afasta.

Q U M I C A

48. Em um experimento para verificar a conduo eltrica, um lquido apresentou uma pequena conduo e, ao se adicionar mais gua, apresentou um aumento na capacidade de conduzir corrente eltrica. O professor explicou que a melhora se devia quantidade de eletrlitos que aumentou ao se adicionar mais gua, fazendo com que mais molculas se convertessem em ons. Essa explicao se refere a. b. c. d. e. dissociao de mais ons do sal pela adio de gua. dissociao de mais ons pela maior diluio com gua. maior ionizao de molculas polares pela adio de gua. ionizao de molculas apolares pela adio de mais gua. capacidade da gua de estabelecer ligao covalente apolar.

49. Uma empresa precisa calcular a quantidade correta de reagentes para produzir uma pastilha de 900 kg de cromo metlico. O processo utilizado a aluminotermia, uma reao que usa alumnio e o calor gerado para fundir os participantes da reao, conforme equao a seguir: Cr2O3(s) + 2 Al(s) 2 Cr(s) + Al2O3(s)

Dadas as massas atmicas: Cr2O3 = 152 u; Al = 27 u; Cr = 52 u; Al2O3 = 102 u, a massa em quilogramas de alumnio necessria para obteno de 900 kg de cromo metlico de a. b. c. d. e. 234. 238. 467. 2.533. 2.630.

20

CGE 2063

50. Um dos melhores exemplos para ilustrar a Lei Ponderal de Dalton a reao entre o nitrognio e o oxignio. Mantendo constante a massa do oxignio, massas diferentes de nitrognio guardam entre si uma relao de nmeros pequenos e inteiros. A tabela a seguir foi elaborada com valores experimentais para exemplificar essa Lei. Oxignio 16 g 16 g 16 g 16 g 16 g Nitrognio 28 g 14 g 7g 3,5 g 1,75 g

I. A tabela no exemplifica uma relao de nmeros inteiros para o nitrognio. II. Os xidos formados a partir da tabela so N2O; N2O2; N2O3; N2O4; N2O5. III. A tabela se refere lei de Proust das propores definidas. Representa a correta interpretao da tabela, em relao s leis ponderais, apenas a. b. c. d. e. I. II. III. I e II. II e III.

51. Considere as afirmaes: I. Todas as solues so misturas. II. Todas as misturas so solues. III. As misturas homogneas so monofsicas. Dessas afirmaes, somente a. b. c. d. e. I correta. II correta. III correta. I e III so corretas. I e II so corretas.

52. Analise o grfico a seguir.

Para uma substncia pura, os trechos paralelos ao eixo do tempo (patamares) mostram mudanas de estado fsico da substncia, j que a temperatura permanece constante. Indique a alternativa que relaciona corretamente, no grfico, as mudanas de estados I e II. a. b. c. d. e. Ebulio e fuso. Fuso e condensao. Vaporizao e liquefao. Liquefao e solidificao. Condensao e solidificao.

21

CGE 2063

53. A grandeza qumica quantidade de matria permite que se guardem as propores corretas nas reaes qumicas prevendo e determinando quantidades para uma reao completa. A equao da reao de produo de cido ntrico H2SO4 + 2 NaNO3 Na2SO4 + 2HNO3 Dados: Frmula H2SO4 NaNO3 Na2SO4 HNO3 Massa molecular 98 u 58,5 u 142 u 63 u

Mol = 6,0 x 1023 espcies A massa de cido ntrico produzida com quantidade suficiente de nitrato de sdio para reao completa com 7,2 x 1024 molculas de cido sulfrico, expressa em gramas, a. b. c. d. e. 378. 567. 756. 945. 1.512.

54. Um professor props aos alunos a separao dos componentes do sistema constitudo por gasolina, gua e NaCl, por meio dos mtodos 1 e 2, segundo o esquema abaixo.

Em seguida, lembrou-lhes as seguintes informaes:

Gasolina e gua so imiscveis; NaCl solvel em gua.


Assinale a sequncia mais vivel de mtodos para separar os componentes do sistema proposto. Mtodo 1 a. b. c. d. e. Filtrao simples Decantao Destilao simples Decantao Centrifugao Mtodo 2 Centrifugao Destilao simples Decantao Centrifugao Filtrao simples

22

CGE 2063

B I O L O G I A

55. A natureza pode ser irnica quando responde s agresses causadas pelo homem. Exemplo disso, a relao da humanidade com a gua, o lquido mais abundante da Terra. Tratamos to mal nosso planeta, que acabamos nos colocando numa realidade catastrfica, de dupla face: ao mesmo tempo em que corremos o risco de afogar nossas cidades sob a gua salgada do mar, padecemos da falta de gua doce.
Fonte: Disponvel em: <http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/desenvolvimento/conteudo_261013.shtml>. Acesso em: 28/08/2011.

Sabemos que atualmente vivemos um perodo de grandes modificaes climticas, que por sua vez, podero gerar problemas como o da gua, citado no excerto anterior. Sobre as mudanas climticas, conclui-se que: a. alteram o ciclo da gua, com risco de sua interrupo. b. o aquecimento global gera aumento na temperatura do planeta, sem grandes consequncias. c. a falta de gua, que assolar o planeta, ocorrer em funo da reduo da camada de oznio na atmosfera. d. so provocadas pela emisso excessiva de gs carbnico que, por sua vez, gera a reduo da camada de oznio. e. so consequncias da alterao nos ciclos do carbono e do oxignio, devido utilizao excessiva de combustveis fsseis. 56. A fotossntese um fenmeno que ocorre em organismos clorofilados, promove a transformao de energia e muito importante para a manuteno do fluxo energtico de ecossistemas. A fotossntese sustenta o fluxo de energia de um ecossistema porque se trata de um processo a. b. c. d. e. exotrmico e catablico que transforma energia luminosa em nutrientes. endotrmico e catablico que transforma energia luminosa em nutrientes. endotrmico e anablico que transforma energia luminosa em energia qumica. exotrmico e anablico que transforma energia luminosa em energia qumica. exotrmico e metablico que transforma energia qumica em energia luminosa.

O texto abaixo se refere questo 57.

Infestao de caramujos africanos assusta moradores de SP


Uma infestao de caramujos africanos est causando estragos e assustando os moradores de Bauru, a 329 km de So Paulo. A populao dos moluscos na cidade aumentou bastante com o clima mido. Alm dos danos sanitrios, os moluscos esto devorando at mesmo cartazes. Natanael Alves, funcionrio de um supermercado da cidade, contou que um anncio com as ofertas do estabelecimento que ele costuma colar em um suporte metlico todos os dias comeou a desaparecer. Voc deixa em um dia e no outro dia j no tem mais papel, disse. O funcionrio chegou a pensar que o sumio fosse uma brincadeira de algum, mas descobriu que a culpa era dos caramujos africanos, que infestam um terreno sem construo prximo ao local. Os moluscos aparecem logo aps o cartaz ser colado. (...) O molusco foi trazido para o Brasil da frica como uma aposta comercial, uma alternativa mais barata para substituir o escargot francs. A tentativa, porm, no deu certo, e em cerca de 20 anos o que era para ser um prato se transformou em uma praga. Isso porque, por se tratar de uma espcie hermafrodita, o caramujo se reproduz rapidamente. Um nico molusco pode colocar pelo menos 150 ovos por vez.
Fonte: Disponvel em: <http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2011/05/infestacao-de-caramujos-africanos-assustamoradores-de-sp.html>. Acesso em: 21/08/2011.

23

CGE 2063

57. De acordo com o texto, a provvel causa da exploso populacional de caramujos africanos em Bauru encontra-se na alternativa a. por ser uma espcie extica, este tipo de caramujo no possui predadores ou parasitas naturais que faam o controle de sua populao. b. os caramujos africanos so maiores, portanto, encontram alimento com mais facilidade que as demais espcies. c. a reproduo do caramujo africano facilitada pelo fornecimento de alimentao pelos cidados. d. o aumento de sua populao favorecido por ser hospedeiro de doenas humanas. e. o clima em So Paulo torna esses caramujos mais frteis. 58. Em abril de 2011 estreou nos cinemas brasileiros a animao Rio de Carlos Saldanha. O filme tem como personagem principal uma ararinha azul chamada Blu e sua temtica est centrada na tentativa de reproduo dessa ave, que atualmente consta na lista de espcies extintas, contando com apenas cerca de 60 exemplares, todas em cativeiro. Dentre as possveis causas para a extino dessa espcie podemos citar a. b. c. d. e. a competio entre os machos pelas fmeas. a reduo da fertilidade por causa da poluio. a predao dos ovos por outras espcies de aves. as parasitoses causadas pela introduo de espcies exticas. a caa predatria e o trfico ilegal de filhotes para fins ornamentais.

59. A alguns tipos de poluio, no dado tanto destaque. o caso da poluio sonora; porm, o barulho excessivo pode provocar, alm da reduo da audio, problemas como lcera, transtornos de sono e perdas de reflexos. Dentre os principais causadores deste tipo de poluio, ou seja, os que geram os sons mais altos, esto a. b. c. d. e. britadeiras, grupo de amigos conversando e caminho pesado. trnsito intenso, trio eltrico e grupo de amigos conversando. grupos de amigos conversando, buzinas e trio eltrico. trio eltrico, britadeira e trnsito intenso. britadeira, msica baixa, sala de estar.

60. O Relatrio Brundtland (1987), define o desenvolvimento sustentvel como: (...) desenvolvimento que satisfaz as necessidades do presente, sem comprometer a capacidade das geraes vindouras de satisfazerem suas prprias necessidades. A partir desse conceito, analise as propostas a seguir. O uso de energia elica constitui um bom exemplo de desenvolvimento sustentvel, pois no agride o meio ambiente. II. A coleta seletiva e a reciclagem reduzem a necessidade de explorao de matria-prima. III. Utilizao de sacolas plsticas biodegradveis ou sacolas de papel. IV. Utilizao de biocombustveis em detrimento dos combustveis fsseis. So propostas de desenvolvimento sustentvel o contido em a. b. c. d. e. I, apenas. I, II, III e IV. I e II, apenas. III e IV, apenas. II, III e IV, apenas. I.

24

Vous aimerez peut-être aussi