Vous êtes sur la page 1sur 4

18 Brumrio de Lus Bonaparte de Karl Marx.

A Luta de Classes na Frana do Sculo XIX RESENHA JORGE DE FREITAS

MARX, Karl Resenha do livro 18 Brumrio de Lus Bonaparte


Jorge de Freitas 1

RESENHA DO LIVRO 18 BRUMRIO DE LUS BONAPARTE MARX, KARL Ao ler o livro, observa-se que Lus Bonaparte mais do que um bobo da corte como muitos sugerem. O livro 18 Brumrio de Lus Bonaparte foi escrito por Marx em 1852 aps o golpe de Estado de 02 de dezembro de 1851, dado por Lus Bonaparte na Frana. No prefcio, ao citar Hegel, o autor chama ateno para as coincidncias entre as tenses de 1848 e os acontecimentos de 1789 de Napoleo Bonaparte. Marx aborda a luta de classes pela disputa do poder poltico na Frana do sculo XIX, cuja instabilidade poltica abriu margem para que o astucioso sobrinho de Napoleo Bonaparte tomasse o poder, aproveitando-se da instabilidade poltica daquele momento na Frana. O autor busca mostrar de que maneira a luta de classes na Frana, possibilitaram que Lus Bonaparte, apontado, pelo autor, como medocre se passasse por heri, desempenhando um papel central nas articulaes polticas na poca do acontecimento. Marx discute as contradies entre as classes sociais e suas articulaes com o poder do Estado Francs e mostra, atravs das mudanas ocorridas na classe burguesa, enquanto poder. Defende que um Estado se faz pela classe dominante. Porm, ainda segundo Marx, o Estado o instrumento, ou produto, da dominao de uma classe sobre as outras. Marx analisa o Estado Francs na ocasio do golpe de 1851 e as vrias crises vividas por aquele Estado, que culminou com o golpe de Lus Bonaparte, sempre focado na questo da luta de classes e suas influncias e repercusses na tomada de decises do Poder. Marx destaca a repblica parlamentar burguesa como a representao dominante, poltica adotada pela prpria sociedade burguesa representada pelo parlamento. O Poder Executivo, vigente no parlamento estava representado por uma democracia burguesa, que era usada para denunciar o prprio Estado. Ao denunciar o Estado, a
Jorge de Freitas 2

burguesia cria condies para que ela mesma seja superada, por no saber usar os meios democrticos, para acalmar seus opositores, presentes no prprio parlamento, porque essa burguesia no era um grupo homogneo, essa fragmentao, enfraqueceu o discurso do grupo burgus, permitindo que Lus Bonaparte desse o golpe e tomasse o poder. Marx mostra a incapacidade que os representantes da burguesia tiveram em defender suas causas e, segundo ele, os burgueses preferiram entregar o Poder do Estado. Marx destaca as caractersticas do modelo de Estado centralizado moderno, constitudo por um aparelho militar e civil e mostra que a repblica parlamentar um espao poltico sem mediadores, no qual a burguesia teve que se adaptar sob pena de ver este poder usurpado pelas maiorias. Para Marx, os grupos polticos que atuaram nos parlamentos, na imprensa e nas insurreies representavam interesses polticos e econmicos das diversas classes, que variavam durante todo o ano de 1848. Em 1848 a poltica francesa estava dividida entre orleanistas, legitimistas e republicanos moderados. Alm de grupos populares de pouca representao, os socialistas e os republicanos democratas. Segundo Marx, os interesses do latifundirios eram representados pelos legitimistas, partidrios da dinastia Bourbon, os orleanistas representavam a alta burguesia e a aristocracia financeira, as pequena e mdia burguesia, os profissionais liberais e funcionrios. Os republicanos democratas (ou radicais) e os socialistas se colocavam como representantes e lderes de artesos, lojistas e proletrios. Com o objetivo de fazer uma reforma eleitora, setores da mdia e baixa burguesia que organizaram as jornadas de 24 de fevereiro. A guarda Nacional, assistiu inerte, populao de Paris erguer barricadas, derrubando a dinastia de Orlans e proclamando a repblica. Os resultados das eleies para a Assemblia Nacional Constituinte, derrubou o sonho de mudanas sociais profundas, alimentados pelo proletariado. A Montanha, grupo formado pelos deputados republicanos democratas e socialistas, uma minoria oprimida pela maioria de monarquistas e republicanos moderados. Segundo Marx, as jornadas de 15 de maio e de 23-26 de junho foram respostas do proletariado ao domnio da burguesia na Assemblia Constituinte, essas respostas revolucionrias, por sua vez, provocaram a formao do partido da ordem, uma coligao contrarevolucionria de orleanistas, legitimistas e republicanos moderados.

Jorge de Freitas 3

Em nome da propriedade, famlia, religio e ordem e contra o partido da anarquia, o partido da ordem usou o Estado de stio e a ditadura de Cavagnac para derrotar, reprimir e massacrar os insurgentes de junho. A burguesia e as outras classes uniram-se contra o proletariado, enfraquecendo a repblica burguesa. A contra-revoluo de junho se dirigiu apenas contra os rebeldes de junho e contra os republicanos democratas da Comisso Executiva e at contra as liberdades constitucionais. Decretou-se o Estado de stio (invento magnfico) comandado pelo general Cavagnac, que substituiu a Comisso Executiva que durou at as eleies presidenciais de dezembro. J as liberdades foram limitadas por curiosos mecanismos jurdicos da Constituio que ficou pronta em 10 de dezembro de 1848. Em algumas ocasies o proletariado se aliou ao Partido Montanha partido da pequena burguesia, essa aliana foi firmada para combater o inimigo comum que era o Partido da Ordem composto de monarquista e da aristocracia financeira. O golpe de Lus Bonaparte, com ajuda do exrcito, foi o que a burguesia buscou para estabelecer no pas um governo estvel, forte, que eliminasse a possibilidade de participao poltica do proletariado de Paris e de seus lderes "radicais". Somente um governo militarizado poderia garantir as conquistas burguesas da revoluo.

Jorge de Freitas 4

Vous aimerez peut-être aussi