Vous êtes sur la page 1sur 47

1|Pgina

APRESENTAO

O presente estudo intitulado: QUESTO SEXUAL: A PROSTITUIO MASCULINA NO CONTEXTO URBANO DE BELM tem como foco central a compreenso da problemtica do uso do corpo masculino para o mercado sexual chamado tambm de prostituio e suas manifestaes no mbito das relaes sociais na cidade de Belm. O corpo sempre foi objeto de curiosidade por ser uma engrenagem misteriosa, o interesse em conhecer as vrias reas e como o corpo se apresenta para o mercado sexual est marcado pelas mltiplas determinaes, quer seja, no aspecto econmico, social e de identidade. A multiplicidade de manifestaes que o fenmeno da prostituio masculina abrange atualmente traz consigo uma grande diversidade de conceituaes para o termo prostituio, bem como uma hierarquizao desta atividade que vem determinar outras tantas nomenclaturas vinculadas ao ato de comercializao do sexo no contexto global at chegarmos a essa problematizao no contexto urbano de Belm do Par. Espera-se que neste sentido o presente trabalho venha contribuir para o processo de esclarecimento sobre o tema, o qual muitas vezes desprezado e discriminado, no meio acadmico, na esfera institucional e pela sociedade. Portanto, trata-se de recolocar a questo na perspectiva dos direitos humanos, onde possa construir um novo olhar e respeito para a condio, a qual os garotos prostitutos esto inseridos.

2|Pgina INTRODUO O presente estudo vem colocar em debate o tema acerca da prostituio masculina em Belm, a qual vem assumindo espao de propaganda na mdia e a adeso de um pblico cativo em busca de satisfaes sexuais atravs da compra deste servio principalmente nos ltimos anos, onde se observa o processo acelerado de desenvolvimento urbano e revoluo dos meios de comunicao, principalmente a informacional imposta pela nova lgica de acumulao do capitalismo globalizado. Comumente a prostituio vista pela sociedade como transgresso ou desvio, pois, no uma atividade que se considera dentro dos padres ditos normais, o prprio garoto de programa acaba assumindo uma carreira desviante, sendo rotulado como servidor sexual e que de certa forma, se aceita como tal, fazendo com que eles prefiram manter-se no anonimato, a serem colocados margem da sociedade, sentindose excludos, discriminados e rejeitados. A configurao do problema de pesquisa delineado no presente trabalho surge a partir de reflexes acerca da realidade de Belm, onde os garotos de programa em geral, reconhecem que exercendo a prostituio conseguem dinheiro de maneira rpida e relativamente fcil. No caso de Belm, dentre o universo pesquisado, foi detectado que na maioria dos casos investigados, possui outras formas de remunerao, onde a prostituio, portanto, no a nica fonte de renda, mas que vem complementar a renda total. Entretanto, pergunta-se, o que leva garotos iniciao no submundo da prostituio? Seria o nvel escolar? Estaria relacionado ao fascnio que o mercado de consumo capitalista proporciona diante desses garotos? Seria a renda familiar insuficiente para garantir os mnimos necessrios a sua reproduo? Existe por parte dos garotos envolvido na prostituio conscincia preventiva em relao a doenas sexualmente transmissveis? Enfim, quais as dificuldades enfrentadas por estes garotos relacionados a preconceitos e a sua trajetria de vida? Estas so questes apresentadas para a pesquisa realizada, as quais sero tratadas neste estudo. Tomaram-se como hipteses iniciais deste estudo as seguintes afirmaes: 1- Os motivos principais que levam garotos a prostituio decorre da dificuldade financeira aliada ao fetichismo s necessidades de provimentos de estudos, vesturio, alimentao dentre outros; 2- Os jovens que praticam a prostituio em Belm, no se preocupam com a preveno de doenas sexualmente transmissveis, principalmente em relao ao vrus do HIV, portanto o descaso com relao sade.

3|Pgina Portanto, o estudo objetivou identificar as dificuldades enfrentadas no que se refere trajetria de vida e preconceitos, ao qual est inserido o garoto prostituto, alm de conhecer quais os principais fatores que levam iniciao da prostituio masculina em Belm, avaliar a postura enquanto participante ativo da renda familiar dos jovens inseridos na prostituio masculina em Belm, identificar o nvel de conscincia dos jovens prostitutos masculinos de Belm acerca dos riscos sade e por fim, descrever relao garoto de programa e cliente no contexto urbano de Belm. Para atingir tais objetivos foi necessrio formular procedimentos metodolgicos de pesquisa e extensa pesquisa bibliogrfica para o tratamento terico analtico da questo apresentada. Elegeu para a pesquisa emprica o uso das tipologias qualitativa/quantitativa, neste sentido, foram realizadas entrevistas subjetivas e objetivas com um universo de 30 jovens, os quais se constituiro a amostra do estudo realizado. As informaes e opinies foram analisadas e classificadas, as quais sero apresentadas neste estudo, que dever contribuir com seus resultados para conhecimento e compreenso da prtica da prostituio masculina no mbito da cidade de Belm. Em se tratando da procedncia dos dados esta pesquisa ser do tipo primaria, j que os dados sero coletados de primeira mo pelo pesquisador por se tratar de um objeto pouco divulgado, ento de poucas referncias j trabalhadas. A pesquisa participante tambm foi utilizada como procedimento de coleta, considerando que a pesquisa desenvolveu-se num perodo aproximado de janeiro de 2009 a maio de 2010 com a insero do pesquisador em campo, a partir da interao do mesmo com os membros da situao investigada. Tal convvio possibilitou o aprofundamento das informaes no grupo de jovens. Atualmente os locais com maior freqncia de encontro inicial so as ruas, shoppings, saunas, bares, boates, praas e salas de bate papo da internet na cidade de Belm, a vivncia nestes locais possibilitou o registro atento e cuidadoso dos fatos para a realizao dos relatrios e dirio de anotaes a partir das observaes. O resultado ora apresentado ser divulgado junto aos garotos de programa para conhecimento da produo desenvolvida com a participao do grupo envolvido na pesquisa. O captulo I traz reflexes acerca das categorias analticas para compreenso da prostituio masculina no mbito da realidade de Belm. No captulo II trata da prostituio enquanto prtica, buscando compreender a diversidade de tipos de prostitutos e formas de atividades inerentes a atividade.

4|Pgina O captulo III traz o debate acerca da determinao da prostituio masculina, que perpassam por fatores econmico, sociais e de identidade, trazendo resultados da pesquisa realizada em Belm. O captulo IV traz o debate acerca de outras variveis que influem na prtica da prostituio, bem como coloca em debate fatores de conscientizao desses profissionais acerca da preveno de doenas emitidas pela prtica sexual. Por fim, faz algumas consideraes gerais acerca do fenmeno da prostituio masculina enquanto questo sexual presente no mbito da realidade da cidade de Belm.

5|Pgina

CAPTULO I

Marco terico para a compreenso do sexo denominado de prostituio

6|Pgina 1-Marco terico para a compreenso do sexo denominado de prostituio O verbo prostituir origina-se do latim prostituere, termo composto pelo radical estatuto, que significa colocar, acrescido do prefixo pro que equivale a antes ou diante de. O novo dicionrio Aurlio da lngua portuguesa define prostituio como ato ou efeito de prostituir-se e como comrcio habitual ou profissional do amor sexual. A multiplicidade de manifestaes que o fenmeno da prostituio abrange traz consigo uma grande diversidade de conceituaes para o termo prostituio, bem como uma hierarquizao desta atividade que vem determinar outras tantas nomenclaturas vinculadas ao ato de comercializao do sexo. A questo sexual uma temtica que apresenta uma pluralidade de recursos tericos para compreenso de tal fenmeno, neste sentido, parte-se da compreenso crtica para depois abordar outras formas de tratamento da questo sexual ora apresentada. Ao investigar sobre as relaes de produo na sociedade capitalista, Marx (1996) afirma que tais relaes so regidas pela configurao de uma imensa acumulao de mercadorias, neste sentido, tomemos a prostituio masculina como uma mercadoria imanada de valor. Marx (1996) diz:
A mercadoria antes de mais nada, um objeto externo, uma coisa que, por suas propriedades, satisfaz necessidades humanas, seja qual for a natureza, a origem delas, provenham do estmago ou da fantasia. No importa a maneira como a coisa satisfaz a necessidade humana, se diretamente, como meio de subsistncia, objeto de consumo ou indiretamente, como meio de produo (Marx, 1996. p. 45).

Nesta passagem Marx atribui algumas caractersticas imanentes das mercadorias, as quais servem para suprir necessidades de natureza material ou da fantasia. Portanto, o sexo quando se torna mercadoria vem da necessidade do desejo; o apetite do esprito, to natural como a fome para o corpo, onde a maioria das coisas tem valor por que satisfaz as necessidades do esprito. E nesse contexto os valores de uso constituem o contedo material da riqueza para a satisfao, qualquer que seja a forma social dela. E na sociedade, o valor-de-uso empregado no contexto da prostituio tem ao mesmo tempo valor-de-troca. Segundo o pensamento de Marx, ningum pode vender sem que outro compre. Mas ningum precisa comprar imediatamente, por ter vendido. A circulao rompe as barreiras temporais, locais e individuais da troca de produtos, justamente porque divide a identidade imediata existente entre a troca do prprio produto de trabalho e a troca do alheio na oposio de venda e compra. Onde

7|Pgina um valor de uso ou bem, s possui, portanto, valor, porque nele est corporificado, materializado, o trabalho abstrato. Com a interpretao de Marx (1996) sobre valor-de-uso e valor-de-troca refletiuse sobre o parmetro da sexualidade no decorrer da histria. No h sexualidade "natural", ou ento os diferentes tipos de sexualidade que a histria conheceu seriam todos "naturais": natural numa sociedade feudal que o homem se aproprie das mulheres que queira para seu prazer, sendo tambm seu prazer apropriar-se das mulheres sem seu consentimento; natural na sociedade capitalista que a mulher seja virgem at seu matrimnio, e depois fiel ao marido; natural que o homem pratique a poligamia de fato, antes e depois do matrimnio; natural em todas as sociedades de explorao reduzir um batalho de mulheres e homens ao comrcio sexual, produo de prazeres de desconhecidos. No seno quando uma classe dominante derrubada, arrastando em sua queda a moral que se havia forjado, quando o carter natural da sexualidade aparece como o que era: um vu para esconder srdidas relaes de explorao.1 Marx (1996) diz que, a produo produz o consumo, e desta forma cria para o consumidor a necessidade de produtos postos por ela primeiro simplesmente sob a forma de objetos. Portanto, produz o objeto de consumo, o modo de consumo, o instinto de consumo2. Nesta perspectiva analtica, compreende-se que o garoto de programa metamorfoseia-se em mercadoria para satisfazer necessidades sexuais de quem compra o referido servio. Desta forma, observa-se a realizao da produo de um servio que atravs do processo de troca materializa o consumo da mercadoria sexo. Est, portanto, claro que o valor-de-uso da mercadoria garoto de programa representa uma atividade sexual subordinada a um fim, ou seja, um trabalho til particular, cujo valor varia de acordo com o tempo de trabalho e as variaes das prticas sexuais solicitadas. Por realidade da prostituio compreende-se sob esta explicao que o garoto de programa a utiliza como forma de obter os meios de subsistncia necessrios sua manuteno ou reproduo contnua. A prostituio pode ser compreendida sobre diversas vertentes tericas, entretanto, quando se fala em reflexes acerca da sociedade do capital e suas contradies inerentes as relaes de produo e relaes sociais antagnicas a partir da constituio de classes, inegvel a importante contribuio de Karl Marx, com a
1

Para saber mais sobre a as categorias marxistas e nela interpretar a categoria valor ler, Marx, Karl. O Capital. Critica da economia poltica. Livro 1em 1988; Traduo de Reginaldo SantAnna. 15 edio. Rio de Janeiro. Brasil. 1996. Cap.1, p. 41 93. 2 Ibid.

8|Pgina categoria analtica da mercadoria para explicar a determinao emprica do fenmeno da sexualidade enquanto relaes de comrcio, relaes de compra e venda da mercadoria, isto , o corpo enquanto este elemento que possui valor-de-uso e valor-detroca. Portanto, no mbito do capital pode-se atribuir ao corpo a capacidade de corporificao de mercadoria sexo. Neste sentido, o prostituto sexual compe a classe de trabalhadores que utiliza suas prprias energias para garantir sua reproduo. 1.1- Outros paradigmas sociolgicos de interpretao da sexualidade Com a recorrncia de teorias sociolgicas, apropriou-se tambm da discusso do autor francs Michel Foucault em O uso dos prazeres (1984), nesta obra chega a uma percepo ao mesmo tempo surpreendente e, de certa forma, estarrecedora. Sua anlise genealgica sobre as questes do saber e do poder, lana-o num impasse: se o indivduo um efeito do poder, quais as suas possibilidades de singularizao e de autonomia diante da sociedade? O poder uma relao de foras e se distribui em rede. Portanto, no h um lugar do poder e nada est isento de poder. Se no h um lugar do poder, no pode haver um lugar da resistncia3. As lutas so formas de resistncia na prpria rede de poderes. Assim como o poder, a resistncia se distribui como uma rede, em pontos mveis e transitrios, em toda a estrutura social e ai encontram-se o cerne dessa discusso. Como evitar, cair na armadilha de uma dominao sempre incontornvel, onde se observa que ao mesmo tempo em que se discrimina se faz necessrio o servio desses garotos prostitutos, pois a clientela vasta e os contrata4. Diante da modernidade ocidental, Michel Foucault (1975), em Vigiar e Punir diz: Nossa sociedade no de espetculos, mas de vigilncia. E essa a eficincia do dispositivo panptico apresentado por Foucault: ver sem ser visto. O dispositivo induz um estado consciente e permanente de visibilidade que assegura o funcionamento automtico do poder, com um objetivo inicial, base representativa do panoptismo que disciplinar. Mantendo o automatismo do poder, independente de quem o exerce e da extenso dessa hierarquia. So apenas relaes sociais, ordens sociais, um conjunto de estratgias que agrupam toda a sociedade e mantm estveis
3

FOUCAULT d sua viso sobre o poder e sua relao com a dialtica social, onde afirma: O poder no alguma coisa que se adquire, se subtrai ou se divide, alguma coisa que se guarde ou deixe escapar... Sem duvida h que ser nominalista: o poder, isso que no uma instituio, no uma estrutura, no uma determinada capacidade da qual alguns seriam dotados: o nome que se d a uma situao estratgica complexa numa determinada sociedade...A onde h poder, h resistncia e no entanto ou at por isso mesmo, ela no est jamais em posio de exterioridade em relao ao poder. 4 Ibid.

9|Pgina suas relaes de foras e sua continuidade. Se a viglia insistente no produzir os disciplinados, punio. Mas sem sua caracterstica recorrente de violncia e represso. Uma punio que se exerce sob os efeitos do poder. No apenas para excluir, proteger, enquadrar, mas para disciplinar, gerar trabalho, rendimentos e utilidades. Os mais disciplinados constroem uma imagem positiva, transmitida para a sociedade externa, que funciona como juza. Aqueles que transgridem, que se rebelam, so literalmente eliminados. E essa imagem da transgresso conveniente para a sociedade obscurecer o mercado da prostituio, onde os prostitutos so vigiados e sofrem punies, mas, no entanto no deixam de ser consumidos5. Para tanto que Foucault em 1976 lana o primeiro livro de sua trilogia A Histria da sexualidade vol. I, A vontade do saber. O autor se ope hiptese repressiva da poca e investiga a forma como o sexo no parou de ser estimulado e refletido com grande intensidade pelos discursos produzidos ao seu respeito por instituies como a igreja, a escola e o consultrio mdico, e por saberes como a medicina, a pedagogia e a psicologia. Foucault ainda demonstra que, desde o sculo XVI, e, com maior vigor, a partir do sculo XIX, a colocao do sexo na ordem dos discursos foi forma privilegiada das sociedades modernas produzirem a sexualidade, tanto a normal quanto as desviantes, sendo a vontade de saber sobre o sexo uma pea essencial de uma estratgia de controle do indivduo e das populaes6. Nos dois volumes seguintes7, Foucault discute se por um lado, o poder uma relao de foras com outras foras, por outro, a subjetivao uma relao de foras consigo mesmo. A partir dessas concluses, Foucault, formulando uma estilstica da existncia, trata das possibilidades de vida capazes de resistir ao poder e de se beneficiar do saber. Nesse percurso, o autor francs desprendeu sexualidade das cincias fsicas e biolgicas (exatamente como as feministas desprenderam gnero dos fatos do sexo anatmico, do dimorfismo somtico) e tratou-a, ao contrrio, como o conjunto de
5

Este um claro exemplo descrito por Foucault de que o poder, as relaes de foras, no se exercem apenas de cima para baixo, pelos soberanos; o poder no exercido, ele simplesmente acontece, como um processo, agrupando todos os atores sociais, e possibilitando a estes, desde que disciplinados, gozarem de seus benefcios, de sua ordem, de sua manuteno, de sua preservao. Para saber mais ler FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da priso. Petrpolis: Vozes 1975. 6 FOUCAULT discerne como foi o posicionamento das instituies diante das relaes sexuais na modernidade. Para mais esclarecimento ler FOUCAULT, Michel. A histria da sexualidade volume I, A vontade de saber. Editora Graal, Rio de Janeiro 1976. 7 A histria da sexualidade volume II, O uso dos prazeres e A histria da sexualidade volume III, O cuidado de si. FOUCAULT interpreta as relaes de sexualidade e natureza, co-relacionando-as com a relao de poder de determinadas culturas na modernidade ocidental.

10 | P g i n a efeitos produzidos nos corpos, nos comportamentos e nas relaes sociais por uma certa disposio de uma tecnologia poltica complexa. Ele divorciou sexualidade de natureza e interpretou-a, ao contrrio, como uma produo cultural. A partir desse enfoque, a pergunta que Foucault faz para compreender historicamente a experincia sexual : como se constitua a experincia sexual numa dada cultura?8 Michel Foucault recoloca a relao que existe entre identidades, experincias e comportamentos erticos e a sociedade como um todo, na qual eles esto inscritos e foram constitudos e levam o filsofo a uma chave analtica para compreender a lgica dessas identidades, experincias e comportamentos: o processo de subjetivao ao qual o indivduo e os grupos sociais esto sujeitos em suas sociedades9. Segundo o argumento de Foucault, ento, na modernidade ocidental, a experincia sexual estruturada pela sexualidade enquanto um campo discursivo autnomo, constitudo por essa mesma modernidade, que interpreta e organiza a experincia sexual e que constitui e individualiza o ser no nvel do ser sexual10. A interpretao construcionista da esfera ertica, segundo a teoria que David Halperin (1989) desenvolveu em uma de suas obras, One hundred years of homosexuality, baseada nessa concepo foucaultiana de que subjetividades sexuais so socialmente construdas. Na sexualidade, a homossexualidade e a heterossexualidade so categorias construdas no mundo moderno ocidental a partir do sculo XIX, mediante a polaridade ter relao ertica com pessoa do sexo oposto e ter relao ertica com pessoa do mesmo sexo, responsvel pela criao de duas subjetividades sexuais reais que distinguem profundamente as pessoas. Essas categorias operam, no sentido de identificar, cada vez mais, o ser ou a totalidade psquica do indivduo com o ser sexual11. Diante do sistema capitalista vigente Foucault (1979), ento renega os modos tradicionais de analisar o poder e procura realizar suas analises no de forma dedutiva e sim indutiva, por isso passou a ter como objeto de anlise no categorias superiores e abstratas de anlise tal como questes do que o poder, o que origina e tantos outros elementos tericos, voltando-se para elementos mais perifricos do sistema total, isto , passou-se a interessar pelos locais onde a lei efetivada realmente, para a compreenso
8 9

Ibid., p. 9. Ibid., p. 9. 10 Ibid., p. 9. 11 HALPERIN basea-se na concepo foucaultiana de como subjetividades sexuais so socialmente construdas.

10

11 | P g i n a das foras reais em ao e a qual se deve realmente nos preocupar, compreender e buscar renovar constantemente.12 Michel Foucault (1979) na sua anlise sobre o poder diz que este no fechado, estabelecendo relaes mltiplas de poder, caracterizando e constituindo o corpo social e, para que no desmorone, necessita de uma produo, acumulao, uma circulao e um funcionamento de um discurso slido e convincente. Visto que somos obrigados pelo poder a produzir verdade, nos confessa o pensador, somos obrigados ou condenados a confessar a verdade ou encontr-la (...). Estamos submetidos verdade tambm no sentido em que ela a lei, e produz o discurso da verdade que decide, transmite e reproduz, pelo menos em parte, efeitos de poder13 . A autora Gayle Rubin (1993) prope que se pense a sexualidade em termos de estratificao, pois, ainda que concordando com Foucault sobre a hiptese repressiva, haveria sexualidades mais aceitas socialmente e outras marcadamente mais reprimidas. Deste modo Rubin prope um modelo piramidal que seria constitudo desta maneira: no pice da pirmide estaria o bom sexo, o sexo normal, o sexo heterossexual, voltado para a procriao. Seguindo do pice da pirmide para baixo, vamos encontrando formas sexualmente recriminadas pela sociedade. Na base da pirmide, encontramos os homossexuais, os transexuais, os praticantes de sexo S/M (sadomasoquismo), as/os profissionais do sexo, enfim todas as prticas sexuais condenadas pela psiquiatria oitocentista at os nossos dias e no voltadas procriao. Ento a autora, sugere que se pense sexualidade e gnero como duas categorias analticas radicalmente distintas. Para Rubin: Gnero afeta a operao do sistema sexual, e o sistema sexual tm manifestaes especificas de gnero. Mas, embora sexo e gnero estejam relacionados eles no so a mesma coisa e eles formam as bases de duas distintas arenas de prticas sexuais14.

12

Segundo este pensamento, devemos compreender que a lei uma verdade construda de acordo com as necessidades do poder, em suma, do sistema econmico vigente, sistema, atualmente, preocupado principalmente com a produo de mais-valia econmica e mais-valia cultural. O poder em qualquer sociedade precisa de uma delimitao formal, precisa ser justificado de forma abstrata o suficiente para que seja introjetada psicologicamente, a nvel macro social, como uma verdade a priori, universal. Desta necessidade, desenvolvem-se as regras do direito, surgindo, portanto os elementos necessrios para a produo, transmisso e oficializao de verdades. O poder precisa da produo de discursos de verdade como discerne Foucault (1979). Para saber mais ler FOUCAULT, M. Soberania e disciplina. In: Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1979. 13 Ibid. 14 Traduo do discente sobre o artigo de RUBIN, Gayle- Thinking Sex: Notes for a Radical Theory of the Politics of Sexaulity in- (Orgs.) ABELOVE, Henry; BARALE, Michele Aina; HALPERIN, David M.; The Lesbian and Gay Studies- Reader, pgs. 3-44 New York and London, Ed. Routledge, 1993.

11

12 | P g i n a No entendimento de Abreu (1998), a prostituio tambm pode ser definida como a entrega carnal, desde que reiterada e sem escolha de clientes por interesse de libidinagem, haja ou no interesse de lucro. Essa entrega pode ser tanto de um homem quanto de uma mulher15. Conforme Okita (2007) o conceito usual de prostituio, isto , a concesso de favores sexuais visando recompensas materiais, poder-se-ia considerar a verso masculina, dentro dos padres atuais, como uma forma recente de prostituio ou um novo modelo de consumo. Mas, na verdade no assim, desde antes da existncia de nossa cultura - a cultura crist ocidental - essa prtica existe, o que no existia talvez fosse o formato que hoje assume16. Porm a afirmao de que a prostituio a profisso mais antiga do mundo tem uma conotao evasiva e vaga, j que no permite uma definio mais clara acerca do desenvolvimento histrico e social desta atividade, visto que as afirmaes antes da era crist, muitas vezes foram destrudas na Idade Mdia. Assim, parece possvel e corriqueiro usar o termo profisso para uma atividade tantas vezes considerada marginal ou de segunda classe, sem situar a sua antigidade e outras nuances. 17 Como se pode perceber, a prostituio no campo sociolgico no possui uma homogeneidade de pensamentos, pelo contrrio, compreendido por diversas vises de mundo e formas plurais de leituras de realidade. Em conformidade com a teoria marxiana, Arent M. (2007), ressalta que a prostituio que conhecemos hoje resultou do desenvolvimento urbano e nenhum pas foi capaz de extinguir totalmente esta prtica, ainda que as prostitutas tenham sido perseguidas e, muitas vezes, presas. Ou seja, o aspecto econmico inerente prtica da prostituio. Esta definida como a execuo de atos sexuais de vrios tipos, atravs

15

ABREU explica o significado do termo prostituio. Para mais esclarecimentos ler ABREU, W. O submundo da prostituio, Vadiagem e Jogo de Bicho. (16a ed.). Rio de janeiro. Editora Record, 1998. 16 OKITA discerne atravs de acmulos raros o que acredita ser o inicio da relao de poder nas sociedades. Para saber mais ler OKITA, Hiro. Homossexualidade da opresso libertao. Coleo 10. So Paulo, 2007. 17 Para saber mais sobre a utilizao do sexo masculino para o comrcio na Antiguidade ler SARTRE, Maurice. Ritos e prazeres gregos. Caderno Mais, Folha de S. Paulo, outubro, 1999, p. 5. Ler tambm VEYNE, Paul. O amor em liberdade, A homossexualidade em Roma. Trad. de Ana Paula Faria. Editora Terramar, 1998. E por ultimo mais de grande importancia para essa discursso ler ENGELS que vai discutir a influencia da propriede privada em instituies fundamentais do ser humano moderno . Para mais esclarecimento ler ENGELS, Friedrich. A origem da famlia, da propriedade privada e do Estado. Civilizao Brasileira, 1981.

12

13 | P g i n a de troca de dinheiro, configurando um empreendimento comercial que visa obteno de ganhos financeiros 18. Nesta lgica, podem-se observar alguns exemplos da comercializao do sexo e nele a exposio sexual masculina ou prostituio masculina: como acontece no Panam, homossexuais abordam homens nas ruas; na Espanha, onde por vezes os prostitutos, comumente chamados de gigols, frequentemente vm de pases subdesenvolvidos ou em desenvolvimento, como o Brasil, at pases africanos, em que mulheres europias praticantes de turismo sexual se tornam suas principais clientes; na Dinamarca, a prostituio masculina defendida ardilosamente; no Oriente este mercado do sexo masculino feito at por menores, fato este que est presente em todas as cidades do Brasil, e em Pequim visto que os prostitutos masculinos so to numerosos quanto s mulheres, mas com preos duas vezes maiores.19 Ento a partir da dcada de 80 no Brasil, comearam a surgir divulgaes de um novo fenmeno dentro da indstria sexual: A prostituio masculina, causando ao mesmo tempo perplexidade e curiosidade. A poderosa televiso, as artes, a cincia passaram a trazer tona a existncia desta prtica, durante tanto tempo negligenciada.

18

ARENT nos mostra que o mercado do sexo no est desvinculado a relao econmica. Para mais esclarecimentos consultar ARENT, M. (2007). Gnero e erotismo: etnografia de um Clube de Mulheres no Rio de Janeiro. 261f. [Tese de Doutorado em Sade Coletiva], Instituto de Medicina Social. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Disponvel em http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/2887/218 19 Para mais esclarecimento ver Revista G Magazine- So Paulo. Ano 9- Maro/2007. Edio 114.

13

14 | P g i n a

CAPITULO II

A prostituio masculina enquanto prtica

14

15 | P g i n a 2- A prostituio masculina enquanto prtica A prostituio masculina, no incio da dcada de 80, geralmente se dava no interior dos sanitrios, onde o homossexual procurava mostrar sua condio de prostituto ou pederasta passivo, ou seja, homossexual passivo. Escolhiam ento, profisses que tivessem maior contato com homens. Alfaiate, garom, barbeiro, arrumador de apartamento eram as mais constantes. Os mais audaciosos vestiam-se como mulheres. Mesmo assim, a prostituio masculina daquela poca era meio que envergonhada. Hoje, no sentem mais vergonha de sua condio, fazem programas pelas ruas, avenidas e praas da cidade, disputando os melhores pontos com as prostitutas e sempre levam vantagem20. Pode-se reconhecer genericamente falando, segundo Vitiello (2001), duas formas em que a prostituio masculina incide na atualidade sendo seus praticantes denominados de travestis e de michs 21. 2.1 - Homens travestis. Literalmente, centenas de relatrios antropolgicos das primeiras sociedades espalhadas por todos os continentes mencionam o fenmeno berdache (travestismo). O antroplogo alemo Hermann Bauman (2009) documentou a existncia do berdache em quase todas as tribos indgenas da Amrica do Norte. Eram pessoas altamente respeitadas e tinham um papel sexual-ritual com as pessoas no-berdaches nas cerimnias religiosas. Tambm documentou a existncia de travestis masculinos e femininos que eram feiticeiros em muitas tribos africanas. Ento impossvel ignorar o status especial dado aos travestis masculinos e femininos nessas sociedades22. J atualmente o travesti, segundo Ferreira (2003), deve de incio ser distinguido do portador de travestismo, assim denominado especificamente pela imprensa leiga. Na linguagem usual dos estudiosos do comportamento sexual humano, travestismo
20

Sobre o assunto, consultar Prostituio Masculina (2001). Disponvel em <http://copsa.cop.es/congrssoiberoa/base/social.htm>. Acesso em 19 nov. de 2008. 21 FERREIRA (2003) se respalda das afirmaes do autor VITIELLO (2001) para demonstrar que na atualidade a prostituio masculina tem como seus praticantes os denominados travestis e os tambm denominados michs. Para saber mais ler tambm FERREIRA, Rubens da Silva. As "Bonecas" da pista no horizonte da cidadania: uma jornada no cotidiano travesti. 2003. 151 f. Dissertao (Mestrado) - Curso de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento - PLADES, Ncleo de Altos Estudos Amaznicos, Universidade Federal do Par, Belm. Orientadora: Lgia T. L. Simonian 22 O antroplogo Hermann Bauman (2009) documentou a existncia do berdache (travesti) nas culturas primitivas. Dentre vrios povos indgenas as pessoas que fogem ao seu papel sexual so consideradas mgicas ou detentoras de poderes especiais. Os berdaches ou travestis de algumas tribos norteamericanas praticavam a magia e a adivinhao, segundo relatos de estudiosos (as).

15

16 | P g i n a um desvio sexual que consiste na obteno de prazer pelo uso de vestimentas caractersticas do outro sexo23. 2.2-O denominado mich da prostituio masculina. A prostituio masculina aqui estudada conhecida como mich, este ttulo foi trazido da Frana e uma das formas mais comuns hoje. Este o denominado prostituto viril que exerce sua atividade na qualidade de penetrante, tanto de homens homossexuais, quanto de mulheres24. A constante veiculao da existncia da prtica da prostituio masculina provocou a imediata necessidade de definio das caractersticas deste grupo social especfico: afinal de contas, como seria o mich? O termo h muito tempo usado nos meios homossexuais, passou a ganhar uma relativa transparncia social. O Brasil um pas com tantas diferenas, que at entre os garotos de programa encontramos diversos perfis. A imprensa de uma maneira geral ocupa-se de veicular um perfil do mich, contribuindo para satisfazer as fantasias e a curiosidade gerais: o mich seria um rapaz normalmente musculoso, esportista, bronzeado, com todas as caractersticas tpicas de um playboy, normalmente cobrariam bastante alto por suas transaes, seriam extremamente viris e invejados pela maioria dos demais homens, o que se concretizaria na sua postura Super Macho Man. Mas, na realidade, faz necessria uma desmistificao da imagem divulgada, o mich no tem necessariamente uma forma fsica descrita pela imprensa e desejada por muitos. Grande a sua surpresa quando se constata que o mich pode ser qualquer rapaz, com ou sem o exagero do masculino e sem inatingibilidade dos deuses do Olmpio. Eles podem ser altos, baixos, malhados, magros, gays, heteros e/ou na maioria dos casos de bissexuais (praticam sexo tanto com mulheres, como com homens) e com variados nveis de escolaridade. Jovens com aparncia tpica de rapazes do subrbio,

23

FERREIRA mostra que a impressa leiga denominou por muito tempo o travesti como uma questo patolgica. Para saber mais ler tambm FERREIRA, Rubens da Silva. As "Bonecas" da pista no horizonte da cidadania: uma jornada no cotidiano travesti. 2003. 151 f. Dissertao (Mestrado) - Curso de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento - PLADES, Ncleo de Altos Estudos Amaznicos, Universidade Federal do Par, Belm. Orientadora: Lgia T. L. Simonian. 24 O artigo eletrnico informa e mostra o prostituto masculino (penetrante ou penetrado) mais comumente de nossa atualidade conhecido como mich. Para saber mais consultar Prostituio Masculina (2001). Disponvel em <http://copsa.cop.es/congrssoiberoa/base/social.htm>. Acesso em novembro de 2008

16

17 | P g i n a sem roupas ou tnis de marcas famosas, algumas vezes com certo esteretipo de meninos de rua tambm podem estar envolvidos na prostituio. O perfil traado na pesquisa quantitativa revela as caractersticas do grupo de garotos de programa da cidade de Belm, conforme as tabelas de 01 a 06 abaixo: TABELA 01 - Faixa Etria FAIXA ETRIA Entre 21-23 anos Entre 24-27 anos Entre 28-30 anos TOTAL NMERO 12 12 6 30 % 40% 40% 20% 100%

Fonte: Pesquisa realizada pelo prprio autor no 2 semestre de 2009.

Observou-se que 40% dos garotos de programa entrevistados esto na faixa etria entre 21 e 23 anos, o mesmo percentual est na faixa etria entre 24 e 27 anos. E 20% esto na faixa etria entre 28 e 30 anos de idade. TABELA 02 - Escolaridade ESCOLARIDADE Ensino Mdio Ensino Superior TOTAL NMERO 15 15 30 % 50% 50% 100%

Fonte: Pesquisa realizada pelo prprio autor no 2 semestre de 2009.

Observou-se que 50% dos garotos de programa entrevistados encontram-se no Ensino Mdio e 50% esto no Ensino Superior, sendo que destes, 30% ainda esto cursando e 20% j concluram. Com isso, percebe-se que, existem garotos de programa com nvel superior completo, isso pode ser reflexo do chamado crise de desemprego estrutural que assola o mundo na fase de globalizao. Cruzando estas duas variveis podem-se visualizar os seguintes resultados, conforme demonstra a tabela 03 abaixo:

17

18 | P g i n a

TABELA 03 - Faixa Etria e Escolaridade FAIXA ETRIA Entre 21-23 anos Entre 24-27 anos Entre 28-30 anos TOTAL % ENSINO MDIO 12 0 3 50% ENSINO SUPERIOR 0 12 3 50% TOTAL 12 12 6 100%

Fonte: Pesquisa realizada pelo prprio autor no 2 semestre de 2009.

Observa-se que 40% dos garotos que esto na faixa etria entre 21 e 23 anos, esto no ensino mdio (cursando/concludo), 40% dos garotos que esto na faixa etria entre 24 e 27 anos, esto no ensino superior (cursando/concludo), 10% dos Garotos que esto na faixa etria entre 28 e 30 anos, j concluram o ensino mdio, e o mesmo percentual j concluram o ensino superior. interessante observar, portanto, que no caso de Belm a pesquisa demonstra que os garotos possuem um nvel alto de escolaridade. J na referncia de Abreu (1998) revela que se trata de garotos que possuem baixa escolaridade. Diz o autor:
A baixa escolaridade somada s dificuldades financeiras ou pobreza absoluta integra os obstculos, quase intransponveis, para a integrao dos profissionais do sexo no mercado oficial do trabalho. Para aqueles que pertencem s camadas sociais mais baixas, as perspectivas de mudana de atividade ainda so menos viveis em virtude da baixa (ou nenhuma) escolaridade e a falta de qualquer qualificao profissional. (Abreu, 1998, sem nmero de pgina.).

Isso revela que as controvrsias apresentadas, demandam um estudo mais detalhado e minucioso desta temtica ainda pouco explorada pelos centros de acadmicos, diferente, portanto da pesquisa do referido autor, em Belm trata-se de um significativo grupo com um bom desempenho escolar. Ainda explorando as variveis do perfil do grupo investigado pode-se aprestar o Estado Civil do grupo pesquisado na tabela 04 abaixo:

18

19 | P g i n a

TABELA 04 - Estado Civil ESTADO CIVIL Casados Solteiros Amigados Namorando TOTAL NMERO 0 15 6 9 30 % 0% 50% 20% 30% 100%

Fonte: Pesquisa realizada pelo prprio autor no 2 semestre de 2009.

Observou-se que a maioria (50%) dos garotos de programa entrevistados so solteiros, 20% esto amigados e 30% esto namorando. Outro dado interessante que a metade dos entrevistados so pais e possuem responsabilidade financeira com os seus filhos. Veja tabela de N 05 abaixo: TABELA 05 Possui filhos FILHOS Sim No TOTAL NMERO 15 15 30 % 50% 50% 100%

Fonte: Pesquisa realizada pelo prprio autor no 2 semestre de 2009.

Observou-se que 50% dos garotos de programa entrevistados possuem filhos e 50% no possuem. Podemos perceber, com base no discurso dos entrevistados, que 10% moram com seus filhos e que a renda que obtm como garoto de programa contribui para o sustento dos mesmos, conforme relata o Garoto n 13:
(...) meu filho caula nasceu com um problema de pele serssimo, (...) ento no era o suficiente pra mim, arcar com as despesas do plano de sade dele, o problema dele dermatolgico, ento caro, ai eu resolvi entrar por causa disso (...). (Entrevista realizada em 13/08/2009).

19

20 | P g i n a Pelo depoimento acima, percebe-se que um determinante decisivo para o ingresso nesta atividade , portanto, de origem financeira, neste caso em particular, a falta de condies de sobrevivncia diante de uma poltica pblica de sade que no funciona adequadamente as necessidades da populao, obrigou-o diante da complexidade do problema de sade do filho, buscar alternativas de reproduo de si mesmo e tambm da famlia, atravs da prostituio. Quanto opo religiosa do grupo entrevistado, obteve-se o seguinte resultado: TABELA 06 - Religio RELIGIO Catlica Protestante Sem religio TOTAL NMERO 18 6 6 30 % 60% 20% 20% 100%

Fonte: Pesquisa realizada pelo prprio autor no 2 semestre de 2009.

Observa-se que 60% dos garotos de programa entrevistados, so de religio catlica, e 20% no possuem religio. Sendo que, 40% dos catlicos no so praticantes, e 20% so. Os locais mais comuns de divulgao dos servios prestados pelos garotos de programa so: as ruas, as saunas, as boates, em casa via internet e em anncios de jornal e revistas. Os mais ousados no hesitam em mostrar o pnis ereto, para divulgar o produto a ser comercializado e assim convencer os clientes da compra do servio. Segundo Nestor Perlongler (1987), os pontos de michs e bichas, e os pontos de prostitutas e cafetes, estariam de certa forma demarcados. Essa delimitao de territrio privilegia a prostituio de rua (urbana) perante a prostituio em locais fechados (particulares), e um dos fatores so pela maior facilidade de acesso a clientela e investigao no campo da pesquisa25. Existem tambm os michs ligados a agncias especializadas, denominados scort boys: garotos de programa que se anunciam de forma discreta e personalizada. Possuem um book fotogrfico, no qual a beleza fsica, o corpo perfeito e as qualidades
25

Segundo PERLONGHER os pontos de michs e bichas, e os pontos de prostitutas e cafetes, estariam de certa forma demarcados. O autor tambm diferencia os vrios tipos de michs na atualidade, que vai desde uma m ocasio financeira eventual ao garoto que tem essa atividade como profissional do sexo ligados a agncias especificas.

20

21 | P g i n a intelectuais so realados para atender uma clientela diferenciada composta de homens de alto poder econmico. E por fim, h os michs eventuais que, quando a ocasio se apresenta, no perdem a chance de ganharem um extra. Fato interessante que entre tais sujeitos, existem os que usam a prostituio como desculpa isso apenas um trabalho para viver uma relao homossexual de outra forma intolervel a eles.26 Enfim, Perlongue discorre que qualquer homem jovem pode fazer mich, mas grande parte encara sua profisso como provisria, desconhecendo certos mecanismos similares entre o negcio do mich e a prostituio de travestis e mulheres27.

26 27

Ibid. p.20. Ibid. p.20.

21

22 | P g i n a

CAPTULO III

Determinantes da Prostituio Masculina no contexto urbano de Belm

22

23 | P g i n a 3-Determinantes da Prostituio Masculina no contexto urbano de Belm Atravs de sistemticas observaes sobre garotos que comercializam seu corpo para o mercado sexual no contexto urbano de Belm, podem-se verificar alguns determinantes que levam garotos a utilizarem o ato sexual como meio de reproduo de si e de sua famlia. E dentre os fatores, pode-se destacar: o fator econmico, o fator social e o fator de identidade que estes garotos esto submetidos. 3.1-Fator econmico A crise que assola o mundo globalizado, sem dvida aumentou a chamada questo social, dentre este conjunto de problemticas, destaca-se o desemprego estrutural, que aparece com maior destaque a partir da reestruturao produtiva dos anos 70. Conforme os depoimentos registrados em pesquisa quantitativa/qualitativa junto aos garotos de programa, este fator ocupa uma centralidade no momento da deciso de ingresso neste segmento do mercado de trabalho. Segundo Rigoletto (2001), o fator econmico o determinante mais comum de ingresso na prostituio, sendo seguido pelo abandono da famlia, associado dificuldade de integrao no mercado de trabalho. Geralmente existe a expectativa de que a permanncia na prostituio seja transitria, pela esperana de conseguir outro tipo de trabalho ou voltar a estudar. Assim, para grande parte dos profissionais do sexo, a prostituio ainda considerada como uma estratgia de curta durao, coincidindo com a transitoriedade das dificuldades encontradas na manuteno pessoal28. De fato, essa constatao em Belm pode ser corroborada com dados empiricamente levantados junto ao grupo de jovens entrevistados, conforme abaixo:

TABELA 07 - Quanto ao motivo que o levou a fazer programas RESPOSTA Por dinheiro Por outro motivo TOTAL
Fonte: Pesquisa realizada pelo prprio autor no 2 semestre de 2009.
28

% 90% 10% 100%

RIGOLETTO discorre como o fator econmico o mais comum no ingresso da prostituio. Para saber mais ver RIGOLETTO, R. N. (2001). Prostituio masculina. Disponvel em <http://www.pontogls.com/psicologia2.htm>. Acesso em outubro de 2008.

23

24 | P g i n a Conforme se pode observar na tabela 07 acima, 90% dos entrevistados afirmam que o motivo que os levou a fazer programas foi por dinheiro. Portanto, confirmam-se as afirmaes de Rigoletto (2001). Que tambm, pode ser corroborada nos prprios depoimentos. como diz o garoto n 22:
As condies econmicas e sociais nos levam a esse tipo de coisa, a falta de emprego, de oportunidade, me levou a essa condio de trabalho (...). (Entrevista realizada em 19 /11/2009).

E dos 10% que afirmam ser o seu ingresso por outro motivo, na realidade no apenas isso, pois no decorrer da entrevista mostram uma contradio quando relata o garoto n 04:
(...) eu tava reclamando, tava por baixo, no vermelho (...) a eu comecei a ligar para uns nmeros. (Entrevista realizada no 02/08/ 2009).

como diz o Garoto n10:


Falei com um amigo meu, eu precisando de dinheiro, ele me falou que uma mulher ficou afinzona de mim, era uma coroa, perguntou quanto eu queria, na poca eu era atleta, tinha o corpo legal, e assim, no tempo que eu precisei de dinheiro, topei. (Entrevista realizada em 10/08/2009).

Relato do Garoto de n 13:


Eu estava passando por um problema financeiro, a eu peguei meu celular, comecei a ligar para tirar umas dvidas, e tal, como que era que os caras faziam. (Entrevista realizada em 13/08/2009).

Veja que nos relatos supracitados o fator econmico determinante, nestas condies, a prostituio acaba por ser o caminho mais fcil, diante das dificuldades do mercado de trabalho dito formal, e essa atividade desenvolvida pelos garotos em 50% tornam-se um negcio o qual os mantm financeiramente, conforme tabela de N 08 abaixo:

24

25 | P g i n a TABELA 08 - A renda proveniente do programa suficiente para se manter? RESPOSTA Sim No TOTAL NMEROS 15 15 30 % 50% 50% 100%

Fonte: Pesquisa realizada pelo prprio autor no 2 semestre de 2009.

Observa-se que metade dos entrevistados afirma que a renda advinda do programa suficiente para sua reproduo, e os outros 50% afirmam que no. Sendo que, dos 50% que dizem ser suficiente, podemos destacar o garoto n 10 que diz:
Com certeza, muito dinheiro, sabendo fazer, tipo, uma coisa certa, ganha muito dinheiro. (Entrevista realizada em 10/08/2009).

E dos que dizem que no suficiente, podemos destacar o garoto n 16, que diz:
No, apenas uma funo auxiliar, estou correndo atrs de outra funo rentvel. (Entrevista realizada em 19/09/ 2009).

Entretanto, ao comparar as atividades desenvolvidas em simultneo com o comrcio sexual, observa-se que na maioria dos casos pesquisados ocupa status de renda principal. Veja tabela N 09 abaixo: TABELA 09 - Atividades que mais o mantm ATIVIDADES Garoto de programa Outra (Func. Pblico; Analista de Sistemas, outras) TOTAL NMERO 24 6 % 80% 20%

30

100%

Fonte: Pesquisa realizada pelo prprio autor no 2 semestre de 2009.

Observou-se que 80% dos garotos de programa entrevistados se mantm mais exercendo a prostituio e 20% se mantm mais desempenhando suas profisses. Dos 80% dos garotos que se mantm mais exercendo a prostituio, pode-se destacar o garoto n 13 que relatou:
(...) sendo garoto de programa ganho quase cinco vezes mais... (Entrevista realizada em 13/08/2009).

25

26 | P g i n a E dos 20% que se mantm melhor desempenhando suas profisses, podemos destacar o garoto n 16 que diz:
claro que como Funcionrio Pblico tenho melhor rendimento, mas a renda do programa complementa. (Entrevista realizada em 19/09/ 2009).

Neste sentido, foi inquirido o valor praticado no mercado de prostituio masculina no mbito do contexto urbano de Belm, conforme tabela n 10 abaixo: TABELA 10 - Valor hora do servio prestado VALOR COBRADO R$ 30,00 R$ 50,00 R$ 70,00 R$ 80,00 DE R$ 50,00 A R$ 150,00 DE R$ 60,00 A R$ 300,00 TOTAL 1 2 HORAS 6 6 3 9 0 0 24 3 4 HORAS 0 0 0 0 3 3 6 % 20% 20% 10% 30% 10% 10% 100%

Fonte: Pesquisa realizada pelo prprio autor no 2 semestre de 2009.

Observou-se que 30% dos garotos de programa entrevistados cobram R$80,00 por uma ou 2 horas de programa, 10% cobram de R$ 50,00 R$ 150,00, por 3 4 horas de programa, e 10% cobram de R$ 60,00 R$ 300,00 tambm por 3 4 horas de programa. No entanto alm do tempo do programa, nas entrevistas coletadas com o grupo pesquisado pde percebe-se que o valor cobrado tende a variar dependendo das qualidades pessoais, da funo que possa vir a desempenhar durante o ato sexual, e/ou como participantes de orgias sexuais. Mas, no geral, os garotos de programas entrevistados estabelecem o preo de acordo com algumas observaes, por exemplo, o sotaque dos clientes, pois o mesmo pode ser um turista; marca do carro, dentre outros. Portanto, existe uma tabela regular de preos cobrados nos programas, entretanto existe tambm uma flexibilidade ou variaes de preos que podem ser para mais ou para menos, de acordo com cada situao em particular. Estudo realizado por Vicentini (2008) revela os seguintes dados apresentados em artigo eletrnico:

26

27 | P g i n a
Existem os garotos de programa que so de famlias tradicionais de classe mdia alta e so estudantes universitrios, justificando a atividade para arredondar as contas no final do ms. Estes em geral anunciam seus servios em jornais, revistas, nas salas de bate papo e de namoro da internet, ou freqentam saunas masculinas e garantem que o dinheiro dos programas, que varia entre R$ 50,00 e R$ 300,00, no faz falta. Porm ambiciosos, dizem que com a prostituio podem se d ao luxo de aos 23 anos j ter um carro e um apartamento alugado. (VICENTINI, Disponivel em < http://andresavicentini.blog.uol.com.br >. Acesso em 23 de nov. de 2009).

Para o Movimento Homossexual de Belm MHB difcil calcular quanto ganha um prostituto no contexto urbano de Belm ou em outra parte do Brasil, j que h aqueles que no se limitam ao preo combinado recebendo presentes extras. O preo das ruas geralmente padronizado no contexto urbano de Belm, todavia este pode ser alterado de acordo com a necessidade, ao cliente e ao dia que o garoto se encontrar29. A tabela n 11 a seguir demonstra o tempo de exerccio na atividade. Pelo tempo declarado percebe-se que so profissionais que trabalham por anos e sem o conhecimento da proteo dos direitos trabalhista a eles adequado.30

TABELA 11 - Tempo de trabalho na atividade de prostituio masculina TEMPO 0 e 3 anos 4 e 6 anos 9 anos TOTAL NMERO 18 9 3 30 % 60% 30% 10% 100%

Fonte: Levantamento realizado pelo prprio autor em novembro de 2009.

29

Para saber mais ver DUARTE, P. MHB- Movimento Homossexual de Belm. Disponvel em <http://www.agenciaaids.com.br>. Acesso em 10 de jan. de 2010. 30 importante observar que o Ministrio do Trabalho e Emprego prev a atividade da prostituio, classificando os profissionais do sexo, sob o cdigo n 5198, na CBO - Classificao Brasileira de Ocupaes. Neste sentido, a ocupao definida e desempenhada por garota ou garoto de programa, meretriz, messalina, mich, mulher da vida, prostituta, quenga, rapariga, trabalhador do sexo, transexual, travesti, dentre outros adjetivos, e descrita de forma sumria pelo Ministrio do Trabalho, como os profissionais que batalham programas sexuais em locais privados, vias pblicas e garimpos; atendem e acompanham clientes homens e mulheres, de orientaes sexuais diversas; administram oramentos individuais e familiares; promovem a organizao da categoria, realizam aes educativas no campo da sexualidade e propagandeiam os servios prestados. Para saber mais ver Advogados Trabalhistas de So Paulo AATSP Disponvel em: <http://www.aatsp.com.br/Conteudo/ConteudoBusca.aspx?idpagina=134&IdNavegacao=8&IdPortal=1 &IdFerramenta=9>. Acesso em maro de 2010.

27

28 | P g i n a Observou-se que 60% dos garotos de programas exercem a prostituio em um tempo igual ou inferior a trs anos, e 10% dos Garotos exercem a prostituio h nove anos. Tempo considerado elevado para est prtica, sendo que, destaca-se o garoto N 19, que no incio praticava por motivos financeiros e posteriormente se tornou hobby, at mesmo porque hoje, desempenha sua profisso como Analista de Sistema e sua renda familiar de acima de 10 (dez) salrios. E s pensa em largar a prostituio se encontrar uma pessoa que goste. No entanto conforme Abreu (1998) h ainda um fator sociolgico para a juventude do garoto prostituto: em geral uma atividade relativamente de curta durao e ao contrrio do que acontecem com as garotas de programa, lhes restam poucas opes depois de iniciada a carreira. Estes garotos prostitutos dedicam-se a outras atividades paralelas prostituio tais como o trfico de drogas, aliciamento de outros garotos e outras atividades31. Na realidade de Belm ao contrrio, demonstra um longo perodo no exerccio da atividade e as outras atividades a qual se dedicam so lcitas, conforme se demonstrou na tabela 09 supracitada. Todavia alm da crise econmica que permeia o submundo da prostituio, no caso a masculina, ainda temos outras crises que completam o posicionamento de inferioridade desses garotos, so elas: a crise social e de identidade. 3.2 - Fator social e de identidade O fator social que permeia o garoto prostituto est inserido na prtica do ato sexual, comercializado, como tal assume uma posio de m profisso, ou m conduta, entretanto, conforme foi analisado perpassa pela relao econmica. Entretanto, outro aspecto desta dimenso diz respeito aos valores sociais. Cabe-nos aqui perguntar: o que voc faria ao saber que algum do seu crculo de relaes exercesse essa profisso? Por outro lado, como voc reagiria ao saber que algum de seu crculo de relaes utiliza este servio de prostituio? Portanto, h certo crculo que perpassa pela discriminao social, e que englobam a participao do sujeito e do outro. correto afirmar, ento, que essas representaes so acompanhadas de valores estabelecidos socialmente que no geral a profisso assume um carter de trabalho indigno e repudiado por esses critrios morais que esto estabelecidos socialmente.

31

ABREU analisa as relaes de ingresso dos garotos no mercado da prostituio e sua durao nesta atividade. Para mais esclarecimentos ler ABREU, W. O submundo da prostituio, Vadiagem e Jogo de Bicho. (16a ed.). Rio de janeiro. Editora Record, 1998.

28

29 | P g i n a O fator de identidade incorpora todo o discurso da sexualidade, em que tenta estabelecer o gnero do garoto de programa. Segundo Vicentini (2008), os garotos envolvidos com a prostituio podem ser definidos como: Heterossexuais que, por livre escolha preferem ter relao com mulheres, mas por dinheiro se dispe a praticar sexo com outros homens. Bissexuais que, tanto podem corresponder ao padro de comportamento masculino (ativos), como ao feminino (passivo). E Homossexuais que, matem relao somente com homens. Porm todos eles matem relaes sexuais com ambos os sexos, raras excees dos que apenas se relacionam com mulheres 32. Na sua maioria assumem uma identidade de homem, embora haja liberdade sexual em funo da prpria prtica exercida profissionalmente. No grupo pesquisado se pde ter o seguinte perfil de preferncias conforme demonstra a tabela N 12 a seguir: TABELA 12 Clientela que atendem FREQUNCIA Sempre Regularmente Raramente Nunca MULHER 50% 30% 10% 10% CASAIS 60% 30% 0% 10% HOMOSSEXUAIS ou HSH 60% 20% 20% 0%

Fonte: Pesquisa realizada pelo prprio autor no 2 semestre de 2009.

Quanto clientela que atendem observa-se que 90% dos garotos de programa entrevistados atendem mulheres, sendo que 50% sempre atendem 30% atendem regularmente, 10% atendem raramente e 10% nunca atendem. 100% dos Garotos atendem homens, sendo que 60% sempre atendem. 20% atendem regularmente, 20% atendem raramente. 90% dos Garotos atendem casais, sendo que 60% sempre atendem. 30% atendem regularmente e 10% nunca atendem. Assim, ressalta-se que na realidade de Belm a maioria da clientela so homens que podem ser homossexuais ou HSH (homens que fazem sexo com homens). Tambm se pode observar que 90% dos clientes so casais. E 90% atendem mulheres, sendo que

32

ANDRESA VICENTINI descreve as tipologias que permeiam o contexto psicolgico do garoto de programa. Para saber mais consultar Um olhar sobre a prostituio masculina. 2008. Disponivel em <andresavicentini.blog.uol.com.br>. Acesso em novembro de 2009.

29

30 | P g i n a destes 50% sempre as atende. O dado que chama mais ateno nesta tabela a procura de garotos de programas por casais, essa uma tendncia nova no mercado sexual e que tem ganhado visibilidade e coloca-se como novo desafio a pesquisa mais especfica deste segmento.

30

31 | P g i n a

CAPITULO IV

Famlia, sade e clientes: Outras categorias que cercam a vida do garoto de programa

31

32 | P g i n a 4- Famlia, sade e clientes: Outras categorias que cercam a vida do garoto de programa. Alm dos fatores econmicos, sociais e de identidade, no se pode deixar de dar importncia a categoria famlia, bem como os fatores relacionados preveno da sade desses garotos de programa, e ateno quanto ao perfil dos clientes desse mercado to crescente atualmente no contexto urbano de Belm. 4.1- A Famlia. Deve-se observar que os profissionais do sexo tm diferentes maneiras de exercer sua condio: alguns estabelecem uma separao entre as atribuies da profisso, do papel que tem perante a famlia, criando a partir disso uma vida dupla que se expressa na vida privada e na vida clandestina institucionalizada. No entanto, a famlia muitas vezes tem conhecimento da condio do garoto, mas prefere no comentar pela contribuio deste na renda familiar com a atividade da prostituio. No grupo pesquisado foi possvel observar essa afirmao atravs dos dados obtidos na tabela N 13 abaixo: TABELA 13 - Conhecimento da famlia sobre a atividade do garoto RESPOSTA Sim No Desconfiam TOTAL N 12 15 3 30 % 40% 50% 10% 100%

Fonte: Levantamento realizado pelo prprio autor no 2 semestre de 2009.

Observou-se que 50% dos garotos de programa entrevistados, relatam que sua famlia no tem conhecimento sobre a atividade que ele exerce. Como relata o garoto N 10 abaixo:
Porque eu preferi manter minha famlia afastada disso. Ento eu me afastei muito da minha famlia, no caso, por esse motivo. Pra que eles no saibam e no sofram. (Entrevista realizada em 10/08/2009).

No entanto os outros 50% dizem que sua famlia ou sabe ou desconfia, mas prefere no comentar pela contribuio do garoto na renda familiar com a atividade da prostituio. Como foi constatado no relato do garoto N 4 abaixo:

32

33 | P g i n a
Sabem, mas fazem vista grossa. Descobriram, porque como eles sabem que eu no trabalho, como que eu pago o meu aluguel? O meu irmo j me viu vrias vezes saindo do motel, ele policial, coisa desse tipo. (Entrevista realizada em 07 de julho de 2009).

Quanto s pessoas que residem com o garoto obteve-se a seguinte resposta na tabela 14 abaixo:

TABELA 14 - As pessoas que residem com o garoto PESSOAS Famlia (pai, me, irmos) Famlia/Filhos Outros (primos, amigos, cnjuges) TOTAL NMERO 15 6 9 30 % 50% 20% 30% 100%

Fonte: Levantamento realizado pelo prprio autor no segundo semestre de 2009.

Observou-se que 50% dos Garotos de Programa entrevistados, moram com suas famlias, entendendo-se esta como sendo, pai, me e irmos; e 20% dos Garotos entrevistados moram com a famlia e filhos, entendendo-se como sendo pais, irmos e filhos, e 30% dos garotos entrevistados moram com outras pessoas, como primos, amigos ou cnjuges Quanto ao tipo de moradia do grupo pesquisado. Temos a seguinte constatao na tabela N 15 abaixo:

TABELA 15 - Tipo de moradia. TIPO Prpria Alugada TOTAL NMERO 24 6 30 % 80% 20% 100%

Fonte: Pesquisa realizada pelo prprio autor no 2 semestre de 2009.

Observou-se que, a maioria (80%) dos garotos de programa entrevistados possui casa prpria, enquanto que 20% deles moram em casa alugada.

33

34 | P g i n a Quando a pesquisa se estende para o nmero de pessoas que moram com o garoto e contribuem na renda familiar. Verifica-se de acordo com a tabela N 16 abaixo

TABELA 16 - Nmero de pessoas que contribuem com a renda PESSOAS 3 5 TOTAL NMERO 27 3 30 % 90% 10% 100%

Fonte: Levantamento realizado pelo prprio autor no 2 semestre de 2009.

Observou-se que na famlia de 90% dos garotos de programa entrevistados, trs pessoas contribuem com a renda familiar, e na famlia de 10% dos garotos, cinco pessoas contribuem com a renda famlia. Outra observao feita que mais da metade dos garotos entrevistados possuem eletroeletrnicos e 10% possuem um carro como bem. Como se pode constatar na tabela N 17 abaixo a renda familiar da metade dos garotos no to baixa.

TABELA 17 - Quanto renda familiar SALRIO MINIMO Entre 1 e 3 Entre 4 e 6 Entre 7 e 9 Acima de 10 TOTAL NMERO 9 6 9 6 30 % 30% 20% 30% 20% 100%

Fonte: Pesquisa realizada pelo prprio autor no 2 semestre de 2009.

Observou-se que 50% dos garotos de programa entrevistados possuem renda familiar a partir de sete salrios mnimo e superior a dez salrios. 30% destes garotos possuem renda entre 1 e 3 salrios e 20% possuem renda entre 4 e 6 salrios mnimos. Portanto, vlido ressaltar que a renda apresentada por 80% dos garotos que tm outras ocupaes, proveniente tambm de outras atividades e no apenas da prostituio

34

35 | P g i n a Para Rigoletto (2001), a partir da distino entre a vida familiar e a vida profissional, so formulados os meios de exerccios dos dois papis, sendo que o mais aplicado a separao fsica entre os dois espaos. Os profissionais do sexo que optam por uma prtica diferenciada dessa ltima, integrando a vida profissional com a privada, se destacam no conjunto tanto pela opo assumida, quanto pela conseqente valorizao de sua condio 33. No entanto como foi supracitado acima na tabela N 05, muitas vezes a atividade desenvolvida pelo garoto responsvel pela reproduo de si mesmo, mas tambm de sua famlia 4.2- A Sade A profisso assumida pelos garotos de programa uma atividade de muito risco a sade, principalmente quando os atos so inconseqentes e irresponsveis, sabe-se que atravs do ato sexual podem-se transmitir inmeras doenas. Conforme constataes de Andressa Vicentini (2008) os garotos de programa, so unnimes em dizer que sempre fazem sexo com preservativo, mesmo quando os clientes pedem para no us-lo, oferecendo um pagamento maior. Na pesquisa realizada em Belm, todos garantem que fazem exames peridicos de trs em trs meses. Como se pode observar na tabela 19 abaixo no caso de Belm os entrevistados aparentemente tem preocupao com a sade. TABELA 18 Utiliza preservativo Utiliza preservativo Sim No TOTAL NMERO 30 0 30 % 100% 0% 100%

Fonte: Pesquisa realizada pelo prprio autor no 2 semestre de 2009.

Observou-se que 100% dos garotos de programa entrevistados usam preservativos nos programas que realizam. Entretanto, essa afirmativa questionvel, por que segundo o relato da psicloga Patrcia Swinerd, com experincia em orientao psicolgica e sexual, revelou que muitos no assumem, mas fazem sexo sem
33

RIGOLETTO relata a relao desses garotos com sua vida privada e a profissional. Para saber mais ver em RIGOLETTO, R. N. (2001). Prostituio masculina. Disponvel em <http://www.pontogls.com/psicologia2.htm>.

35

36 | P g i n a preservativo por cachs maiores.34 Neste sentido, quando se cerca de outros questionamentos, deflagra-se com outra constatao, conforme pode ser corroborado quando a pergunta abrange as outras doenas sexualmente transmissveis, o garoto N 16 responde a essa questo:
J, Gonorria, mas antes de fazer programa, porque logo no incio eu no sabia como colocar camisinha e ela estourou. (Entrevista realizada em 21/10/2009).

De acordo com o presidente do MHB Paulo Duarte, ainda preciso uma campanha mais efetiva no meio dos profissionais, como o mesmo diz: Eles contam que seus clientes, principalmente os mais ricos e famosos, pedem para no usar preservativos. Confiar apenas nos exames trimestral como sinnimo de imunizao de doenas sexualmente transmissveis um erro. Existe algo chamado janela imunolgica, ou seja, a pessoa manteve uma relao sexual e foi infectada, contudo, o resultado positivo s aparecer no exame depois de trs meses35. No se pode negar o avano no que tange a conscientizao, entretanto necessita de uma interveno mais efetiva. 4.3- Os Clientes DUARTE, P. presidente do M.H.B. - Movimento Homossexual de Belm discorre que so muitas as indagaes a respeito da relao entre garoto de programa e cliente, j que ocorrem atravs de critrios avaliados por ambas as partes. Sendo que, esses critrios visam uma leitura do produto a ser negociado, gerando confrontos na hora da oferta/procura, bem como o desfecho do encontro. Aventura, sexo, dinheiro, poder e seduo, so elementos que perpassam este emaranhado comrcio do corpo masculino.36 Independentemente do profissional e do tipo de servio, muito do que caracterizou o mich como um produto para homem ao longo da histria, ainda se mantm na atualidade. No caso de Belm o alto ndice de procura por parte de clientes do sexo feminino e por casais tambm aparece como a principal caracterstica, ver

34

Andressa Vicentini relata o valor negociado neste tipo de comrcio e as atitudes do garoto em relao ao seu cliente. 35 Para saber mais ver DUARTE, P. MHB- Movimento Homossexual de Belm. Disponvel em <http://www.agenciaaids.com.br>. Acesso em 03 de jan. de 2010. 36 Ibid.

36

37 | P g i n a tabela N 12 supracitada. Em mulheres que buscam o servio do mich, tem mais de 40 anos e buscam companhia, ou a realizao de alguma fantasia.37 Existem tambm casais que desejam a presena de um terceiro na relao sexual. Neste caso, o contrato apenas para o sexo e, o marido ou parceiro voyeur, desejando ver parceira manter relaes sexuais com outro homem. Porm, verifica-se que a grande maioria da clientela do mich formada por homens, que desejam permanecer no ambiente do anonimato, em funo da famlia e profisso. Outros que no fazem questo do anonimato, mas que se encontram na solido. No tem um parceiro ou namorado no momento, buscando no mich uma atitude alm de sexual seja compreensiva ou que simplesmente responda ao apelo de companhia. Na maioria das vezes, pagam o profissional e no partem direto para o ato sexual. Nestor Perlongler (1987) argumenta: os homens que se prostituem na maioria no se consideram homossexuais (eles se consideram heterossexuais convictos), e essa recusa da homossexualidade vai de encontro com a demanda dos clientes que procuram mais rapazes que no sejam homossexuais. Essa contradio (se os rapazes so ou no homossexuais) se soma a outra questo, a diferena de idade entre o prostituto e o cliente. Tomando como referncia, valores de masculinidades privilegiadas, e espaos como a boca e o nus, variantes subordinadas destas masculinidades passam a negociar espao-tabu, do corpo masculino. Pode-se sugerir que masculinidades e espaos corporais dos homens so fluidos, no apresentando fronteiras fixas, definidas, em certos contextos sociais.38 Como aponta Simes (2004), o coroa altamente valorizado no mercado do sexo e suas inscries corporais como, barriga e cabelo grisalho surgem como moeda forte de negociao, mas por questes subjetivas: o coroa maduro, faz um sexo maduro, ele chegou l. Neste sentido, as inscries corporais do coroa so smbolos do homem burgus, produto de um sistema binrio, sexual e de gnero. Tais discursos apontam mais para o discurso da heteronormatividade em que o homem o grande modelo.39
37

Andressa Vicentini em seu blog relata que as mulheres que procuram esse tipo de garoto esto acima dos 40 anos. Um olhar sobre a prostituio masculina. Disponivel em <http://andresavicentini.blog.uol.com.br>. Acesso em 10 de nov. de 2009. 38 Para saber mais ver DUARTE, P. MHB- Movimento Homossexual de Belm. Disponvel em <http://www.agenciaaids.com.br>. Acesso em janeiro de 2010. 39 Para saber mais ver SIMES, Jlio Assis- Homossexualidade Masculina e Curso de Vida: Pensando Idades e Identidades Sexuais, in- (orgs.) PISCITELLI, Adriana; GREGORY, Maria Filomena;

37

38 | P g i n a Contudo no so bem conhecidas as razes que levam os prostitutos a maltratarem os seus clientes. Uma das hipteses a necessidade que os prostitutos sentem de reassegurar-se da prpria masculinidade, que sente comprometida ao ter prazer com outros homens ou mesmo raiva por ter que se submeter ao contato sexual com outro homem e repudiar tal ato. A agresso representaria uma forma de negar em si mesmo tambm tendncias homossexuais. Outro fator inconsciente pode ser o ressentimento, onde o fregus quase sempre uma pessoa de condio social e econmica mais elevada, constituindo uma fonte potencial de hostilidade reivindicativa40. Claro que no so todos os garotos prostitutos que maltratam seus clientes, muito pelo contrrio existem clientes que viram amigos e a nica fonte de desabafo. Em todas as atividades existem bons e maus profissionais 41. Entre o mich e seu cliente existe, s vezes, uma cumplicidade que vai alm das questes financeiras. Como na prostituio feminina, entre os protagonistas se estabelece um jogo ertico no qual fica difcil saber quais fantasias esto sendo realizadas. Segundo o presidente do MHB, se por um lado existe o garoto envolvido no comrcio sexual, ainda no h questionamentos quanto figura do usurio -- o cliente. O qual aparece como "espectador noturno" para solicitar a prestao de servio do boy42.

CARRARA, Srgio- Sexualidade e Saberes- Convenes e Fronteiras, pgs. 415-447. Rio de Janeiro, Ed. Garamond, 2004 40 Para saber mais ver Um olhar sobre a prostituio masculina. Disponivel em <http://andresavicentini.blog.uol.com.br>. Acesso em 15 de nov. de 2009. 41 Ibid., p. 35. 42 Para saber mais ver DUARTE, P. MHB- Movimento Homossexual de Belm. Disponvel em <http://www.agenciaaids.com.br>. Acesso em 10 de jan. de 2010.

38

39 | P g i n a CONCLUSO Esta pesquisa teve como principal objetivo identificar e analisar as dificuldades enfrentadas no que se refere trajetria de vida e preconceitos, ao qual est inserido o garoto prostituto no contexto urbano de Belm, bem como fazer uma anlise acerca das condies econmico-sociais destes indivduos. Sendo que nos dados coletados obtevese respostas consideradas esperadas em algumas questes, como as causas que fazem com que estes garotos se prostituam, e respostas que exigem um pouco mais de ateno, como o nvel de escolaridade dos garotos, bem como sua renda familiar, que bem mais elevada do que se imagina. A prostituio entendida como a concesso de servios sexuais no mbito da troca, ou seja, visando recompensas materiais. J que a prostituio ainda possui uma imagem da transgresso ou desvio, pois no uma atividade que se considera dentro dos padres ditos normais, e o prprio garoto de programa acaba assumindo uma carreira desviante, sendo rotulado como servidor sexual e que de certa forma, se aceita como tal. Entretanto, preferem se manter no anonimato a serem colocados margem da sociedade, sentindo-se excludos e rejeitados. O valor cobrado pelo programa varia de R$ 30,00 a R$ 300,00, ou at quanto acharem que o cliente pode pagar por um espao de tempo que varia de uma a 4 h. A clientela constituda por casais, mulheres e homens (homossexuais e HSH). Embora todos os Garotos entrevistados paream estar conscientizados acerca da preveno de Doenas Sexualmente Transmissveis - DST observa-se que alguns clientes preferem manter relaes sem camisinha, pagando um preo mais elevado por essa prtica que se constitui em risco de transmisso de doenas sexualmente transmissveis. Evidencia-se o fato de que a maioria dos garotos de programa j pensou em largar esta atividade por no se sentirem bem a praticando, at porque so poucos os que sentem prazer no ato sexual com uma pessoa desconhecida, por quem no tem qualquer envolvimento afetivo. Considera-se que a maior parte deles est exercendo esta atividade em perodo de tempo igual ou superior a trs anos. Observou-se nos resultados das entrevistas que todos os garotos pretendem arranjar outro emprego, mas colocam algumas condies, como uma boa proposta e que este emprego seja conquistado de maneira fcil, implicando em um conflito entre

39

40 | P g i n a deixar, porque acham que no est agindo de forma correta, e o no deixar quando reconhecem as dificuldades de se conseguir um emprego em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo, em que exigem experincia profissional e uma jornada maior de trabalho a cumprir e que geralmente remunera a cada 30 (trinta) dias, e que esta remunerao baixa se comparada a renda mensal fazendo apenas programas. A clandestinidade dessa prtica de certa forma dificulta pesquisas mais especficas. O Estudo sobre prostituio masculina tem se proliferado de formas legais ou semi-legais (bordeis, saunas, servios em domiclio, internet, etc.), substituindo os espaos abertos (rua, esquinas, praas, bares, etc.). Estes rapazes geralmente no abrem seu particular (suas relaes sexuais e cotidianas) aos pesquisadores, criando vrios obstculos no resultado final da pesquisa. Assim os variados espaos (abertos baixa prostituio; ou reservados alta prostituio) que se encontram os prostitutos, iro exigir formas diferenciadas de aproximao do pesquisador. Da ento, como argumentou Foucault (1976):
Devemos pensar que um dia, talvez, numa outra economia dos corpos e dos prazeres, j no se compreender muito bem de que maneira os ardis da sexualidade e do poder que sustm seu dispositivo conseguiro submeter-nos a essa austera monarquia do sexo, a ponto de votar-nos tarefa infinita de forar seu segredo e de extorquir a essa sombra as confisses mais verdadeiras43. (FOUCAULT, Michel,1976. p.149).

Enfim, as informaes contidas neste estudo foram muito vlidas para o objetivo proposto. Informaes estas que se destacam como primordiais para a identificao de quem so e como vivem as dificuldades que enfrentam como os esteretipos a eles atribudos, quanto aceitao ou no destes esteretipos, quanto funo que desempenha, quanto ao nvel de satisfao/insatisfao que vivencia, quanto expectativa de vida, j que a maioria deles est na idade adulta, dentre outros aspectos

43

FOUCAULT questiona as relaes de poder na sociedade contempornea que ao mesmo tempo discrimina, as consome, marginalizado-a. FOUCAULT, Michel. A histria da sexualidade volume I, A vontade de saber. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1976.

40

41 | P g i n a que permeiam a prtica da prostituio, mais especificamente, a masculina, no contexto urbano de Belm. Esta pesquisa pode ser alvo de grande interesse por parte da academia, visando conseqentemente contribuir para o campo cientfico e social, atravs de um estudo mais aprofundado sobre o assunto, que, como afirma Vitiello (2001), jamais fora alvo de maiores preocupaes por parte dos estudiosos que sempre dirigiram suas atenes para a prostituio feminina. Com isso, esta pesquisa torna-se infindvel, no sentido de que h, ainda, muito a aprofundar neste tema, pois aspectos relevantes possam ter deixados de ser mencionados, j que esta uma pesquisa nova e pouco se sabe acerca da prostituio masculina. E, diga-se: a prostituio no a profisso mais antiga do mundo como muitos dizem. Ela talvez seja o primeiro grito de socorro abafado da humanidade.

41

42 | P g i n a REFERCIAS BIBLIOGRFICAS ABREU, W. O submundo da prostituio, Vadiagem e Jogo de Bicho. (16a ed.). Rio de janeiro. Editora Record, 1998. Advogados Trabalhistas de So Paulo AATSP Disponvel em: <http://www.aatsp.com.br/Conteudo/ConteudoBusca.aspx?idpagina=134&IdNavegacao =8&IdPortal=1&IdFerramenta=9>>. Acesso em maro de 2010. ARENT, M. (2007). Gnero e erotismo: etnografia de um Clube de Mulheres no Rio de Janeiro. 261f. [Tese de Doutorado em Sade Coletiva], Instituto de Medicina Social. Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro. Disponvel em <http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/viewFile/2887/218 >. Acesso em novembro de 2009. Associao Brasileira de Lsbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais ABGLT. A trajetria do movimento homossexual. Disponvel em <http://www.abglt.org.br>. Acesso em novembro de 2008. DUARTE, P. MHB- Movimento Homossexual de Belm. Disponvel em <http://www.agenciaaids.com.br/noticias-resultado.asp?Codigo=6806>. Acesso em janeiro de 2010. ENGELS, Friedrich. A origem da famlia, da propriedade privada e do Estado. Civilizao Brasileira, 1981. FERREIRA, A. B. H. Novo Dicionrio Aurlio da Lngua Portuguesa. 2 edio revista e aumentada. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1986. FERREIRA, Rubens da Silva. As "Bonecas" da pista no horizonte da cidadania: uma jornada no cotidiano travesti. 2003. 151 f. Dissertao (Mestrado) - Curso de Mestrado em Planejamento do Desenvolvimento - PLADES, Ncleo de Altos Estudos Amaznicos, Universidade Federal do Par, Belm. Orientadora: Lgia T. L. Simonian FOUCAULT, Michel. ______. Vigiar e punir: nascimento da priso. Petrpolis: Vozes, 1975. ______. Microfsica do poder. Rio de Janeiro: Graal, 1979. A histria da sexualidade volume I, A vontade de saber. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1976.
_______.

______. A histria da sexualidade volume II, O uso dos prazeres. Rio de Janeiro: Editora Graal, 1984. _____. A histria da sexualidade volume III. O cuidado de si. Rio de Janeiro: Editora Graal,1985. HALPERIN, D. One hundred years of homosexuality. Disponvel em <http://www.pagu.unicamp.br/files/cadpagu/Cad17/n17a02.pdf>. Acesso em setembro de 2009. Jornal O liberal Belm/PA. Classificados de outubro de 2008. Classificados de maro de 2010. Jornal Dirio do Par Belm/PA. Classificados de outubro de 2008. Classificados de maro de 2010.

42

43 | P g i n a MARX, Karl. O Capital. Critica da economia poltica. Livro 1 em 1988; Traduo de Reginaldo SantAnna. 15 edio. Rio de Janeiro-Brasil. 1996. Cap. 1, p.41 93. OKITA, Hiro. Homossexualidade da opresso libertao. Coleo 10. So Paulo, 2007. PERLONGHER, Nstor. O negcio do mich: prostituio viril em So Paulo. So Paulo: Brasiliense, 1987. Prostituio Masculina (2001). Disponvel em <http://copsa.cop.es/congrssoiberoa/base/social.htm>. Acesso em novembro de 2008 Revista G Magazine- So Paulo. Ano 9- Maro/2007. Edio 114. RIGOLETTO, R. N. (2001). Prostituio masculina. Disponvel <http://www.pontogls.com/psicologia2.htm>. Acesso em outubro de 2008. em

RUBIN, Gayle- Thinking Sex: Notes for a Radical Theory of the Politics of Sexuality in- (Orgs.) ABELOVE, Henry; BARALE, Michele Aina; HALPERIN, David M.; The Lesbian and Gay Studies- Reader, pgs. 3-44 New York and London, Ed. Routledge, 1993. SARTRE, Maurice. Ritos e prazeres gregos. Caderno Mais, Folha de S. Paulo, outubro, 1999, p. 5. SIMES, Jlio Assis- Homossexualidade Masculina e Curso de Vida: Pensando Idades e Identidades Sexuais, in- (orgs.) PISCITELLI, Adriana; GREGORY, Maria Filomena; CARRARA, Srgio- Sexualidade e Saberes- Convenes e Fronteiras, pgs. 415-447. Rio de Janeiro, Ed. Garamond, 2004 VICENTINI, Andressa. Um olhar sobre a prostituio masculina. Disponivel em <http://andresavicentini.blog.uol.com.br>. Acesso em novembro de 2009. VEYNE, Paul. O amor em liberdade, A homossexualidade em Roma. Trad. de Ana Paula Faria. Editora Terramar, 1998. Viso do mundo homossexual. Disponvel em < http://www.estoufelizassim.hpg.com> Acesso em 23 de novembro de 2008.

43

44 | P g i n a

Apndices

44

45 | P g i n a Apndice 01- Detalhamento dos procedimentos metodolgicos da pesquisa 1Passo: Pesquisa nas sesses de amizades dos classificados dos dois jornais locais, a fim de obter os telefones de rapazes que fazem programas no centro de Belm; 2Passo: Contato com os rapazes via telefone, solicitando sua colaborao no sentido de participarem da pesquisa, assegurando o carter sigiloso da mesma; 3Passo: Conversar pessoalmente com os garotos, com o objetivo que as perguntas do questionrio sejam compreendidas e respondidas de forma correta; 4Passo: As entrevistas foram realizadas individualmente; 5Passo: Anlise os resultados das entrevistas a partir dos dados apresentados em forma de tabelas, bem como analisar os significados das palavras, agrupando-as em categorias com base no referencial terico pesquisado e nos objetivos da pesquisa.

45

46 | P g i n a Apndice 02- Formulrio aplicado junto aos garotos de programa


IIdentificao:

Data de Nascimento: ________________________________________ Escolaridade:______________________________________________ Est estudando? S ( ) N ( ) Porque?____________________________ Estado civil: Casado ( ) Solteiro ( ) Amigado ( ) namorando ( ) Filhos:_______ S ( ): N ( ) Religio:_____________ Freqenta? S ( ) N ( ) IISituao scio-econmica:

2.1- Tipo de moradia: ( ) Alugada ( ) Prpria ( ) Cedida ( ) Parentes 2.2- Com quem voc mora e quantas pessoas moram com voc? 2.3- Quantas pessoas em sua casa trabalham para contribuir com a renda familiar? 2.4- Voc possui quantos bens? Quais? 2.5- Renda familiar: ( ) entre 1 e 3 salrios ( ) entre 4 e 6 salrios ( ) entre 7 e 9 salrios ( ) acima de 10 salrios IIIQuanto ocupao:

3.1- Voc atende: Sempre Mulheres Homens Casais Homossexuais 3.2- Voc tem outra ocupao alm de ser garoto de programa? Qual? (em caso negativo, perguntar por qu?) 3.3- Com qual delas voc consegue manter-se mais, financeiramente? 3.4- H quanto tempo voc exerce essa atividade? 3.5- Como voc comeou a fazer programas? 3.6- Quanto voc cobra por um programa? 3.7- Voc ganha o suficiente para se manter s com esta ocupao? Regularmente Raramente Nunca

46

47 | P g i n a
3.8- Onde voc atende seus clientes? 3.9- Voc usa preservativo? 3.10- Voc j contraiu alguma DST? 3.11- Sua famlia sabe que voc garoto de programa? ( ) SIM. Como ela lidou ou lida com esse fato? ________________________________________________________ ( ) NO. Por qu? ________________________________________________________ ( ) DESCONFIAM. 3.12- Porque voc resolveu fazer programas? 3.13- Voc pretende arranjar outro emprego? Qual? Quando 3.14- O que voc espera do futuro? 3.15- Como voc se sente exercendo esse trabalho? 3.16- Voc j pensou em deixar esse trabalho? Por qu? 3.17- Que tipos de dificuldades voc enfrenta no seu trabalho? (violncia fsica, ameaas, preconceitos...) 3.18- Para voc, como a sociedade lida com homens que fazem programas? 3.19- Voc tem namorada (o)? Ela (e) sabe que voc faz programas? 3.20- O que voc faria se seu filho viesse a desenvolver esse trabalho? 3.21- Voc j teve um relacionamento afetivo com algum de seus clientes? Como foi? 3.22- Voc tem contato com outros garotos de programa? Como o seu relacionamento com eles? 3.23- Voc sente prazer nos programas que realiza? 3.24- O que voc no aceita fazer?

47

Vous aimerez peut-être aussi