Vous êtes sur la page 1sur 140

21/01/13

Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Vantagens e desvantagens das bolas paradas Posted by Valter Correia on November 25, 2012 at 10:00 AM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) As situaes de bola parada, definidas pelos cantos, lanamentos laterais e livres e grandes penalidades, para uns so um recurso vitria e para outros valem como nico meio credvel para alcanar o golo. Frequentemente, as equipas de menor dimenso buscam, atravs das bolas paradas, formas de se aproximarem das balizas das equipas de maior calibre. Alguns estudos indicam que os golos por situaes de bola parada esto a aumentar, ou seja, cada vez mais os treinadores buscam as situaes de bola parada para alcanar a vitria nos jogos de futebol.

Os estudos comprovam a eficcia das bolas paradas

No campeonato mundial de 1986, Olsen analisou 132 golos referentes a 52 partidas de futebol. Dos 132 golos, 36 golos golos foram obtidos a partir das bolas paradas, equivalendo a um quarto dos golos conseguidos pelas selees. Hughes, outro mestre de futebol, analisou 202 golos em 109 jogos, dos quais 92 golos foram obtidos em situaes de bola parada, equivalendo a praticamente metade dos golos. Outro estudo, desta vez realizado na liga portuguesa, mas que infelizmente desconheo o ano, indicou que 51 golos foram apontados em bolas paradas, equivalendo a 35% dos golos obtidos durante a poca de estudo.

Google Tradutor

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/20360134-vantagens-e-desvantagens-das-bolas-paradas

1/3

21/01/13

Artigos

A principal vantagem das situaes de bola parada

Cada treinador entende as bolas paradas ao seu prprio jeito e natural que uns valorizam mais e outros valorizam menos. As bolas paradas tm uma grande vantagem em relao s restantes situaes de jogo: podem ser preparadas sem oposio. As situaes de bola parada so situaes estticas do jogo, ou seja, as equipas tem tempo para preparar essas situaes. Durante o treino, principalmente durante o treino de coordenao, a equipa pode treinar todas estas situaes, uma vez que no existe a mesma presso em cima da coordenao deste tipo de lances em relao, por exemplo, s transies. Durante o jogo, a equipa aproveita as pausas para se posicionar conforme o que foi treinado previamente uma vez que adversrio tambm est parado e no existe oposio para a equipa preparar o lance. Ento, porque no aproveitar essa falta de oposio, uma vez que todos os lances durante o jogo tm oposio? Muitos treinadores j perceberam isso e aproveitam as bolas paradas para chegar perto da baliza. Por outro lado, s existe oposio a partir de determinado perodo aps o apito para um lance de bola parada, uma vez que, de acordo com as regras do jogo, o adversrio deve manter uma certa distncia da bola antes do apito do rbitro. Esta uma das duas condies que atribui alto valor s situaes de bola parada. A segunda condio que atribui alto valor a este tipo de lances, a desvantagem que proporciona.

A principal desvantagem das situaes de bola parada

O lance mais difcil de obter durante uma partida o golo, como bvio. As situaes de bola parada permitem que qualquer equipa se aproxime do golo. Assim, tendo em conta que o objetivo das bolas paradas fabricar o golo, a desvantagem a mesma dificuldade da obteno de golo: aproximarse da baliza. Isto significa que, para a equipa conseguir uma situao de bola parada que seja favorvel, no basta conseguir uma falta em qualquer zona do campo. Em vez disso, necessrio levar a bola para zonas estratgicas, para que a probabilidade de conseguir o golo seja muito maior. O golo tem a mesma exigncia das bolas paradas, ou seja, um prmio por todo o trabalho efetuado desde a prpria baliza at baliza adversria. No basta conseguir uma falta numa zona qualquer do campo para conseguir uma oportunidade de conseguir fazer golo. Tambm necessrio criar todo um processo de transio com o objetivo com com a virtude de conseguir imensas bolas paradas, uma vez que, quanto mais prximas da baliza forem conseguidas, maior a probabilidade de conseguir marcar golo.

ARTIGOS RELACIONADOS Conceitos na organizao ofensiva Como jogar 9 contra 11? As tendncias de um jogo de futebol O manual de bolso das fases do jogo

Categories: Teoria Tactica


Like 6

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/20360134-vantagens-e-desvantagens-das-bolas-paradas

2/3

21/01/13
Email Message

Artigos

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/20360134-vantagens-e-desvantagens-das-bolas-paradas

3/3

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Consideracoes sobre esquema tatico Posted by Valter Correia on November 4, 2012 at 12:05 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Quando nos referimos organizao ttica do futebol, natural confundir a "ttica" com o esquema de jogo que uma equipa usa, tambm chamado de sistema de jogo ou dispositivo ttico. No entanto, a maioria no sabe que o esquema ttico no representa algum processo de jogo, algum modelo de jogo e nem sequer representa nenhum mtodo de jogo. Cada esquema ttico apenas representa a distribuio dos jogadores no campo, ento, a partir da, constri-se os processos de jogo que a equipa vai utilizar durante uma partida de futebol

Como so representados os esquemas tticos?

O campo est dividido em trs setores: defesa, meio-campo e ataque. Da mesma forma, o esquema ttico tambm est dividido em trs setores, onde um nmero representa a defesa, outro o

Google Tradutor

meio campo e outro o ataque. Por vezes, existe ainda a disposio por linhas de marcao, onde a representao feita com quatro, cinco ou seis nmeros, como 4-2-3-1 ou 4-1-2-1-2. Por vezes, o guarda-redes tambm faz parte do esquema ttico, ficando 1-4-1-2-1-2 ou 1-4-2-3-1.

Qual a vantagem de definir um esquema ttico para uma equipa?

O esquema ttico uma forma de organizar a equipa, assim como so os mtodos de jogo ou os processos de jogo. Mas, tal como as vrias formas de organizar a equipa, o esquema ttico tambm tem as suas vantagens. Primeiro, uma forma de organizar os jogadores pelo campo. Cada jogador sabe qual posio ocupa e assim sabe tambm qual a funo que deve desempenhar. Dito isto, o esquema ttico auxilia imenso na leitura de jogo, uma vez que, definida a posio e funo dos jogadores, ser bem mais fcil decidir e ler os processos que acontecem durante uma partida de futebol.

Quais so os esquemas tticos usados no futebol?

Existem imensos. Desde esquemas tticos defensivos at esquemas tticos ofensivos, o treinador tem imensas, opes por onde escolher. Para um treinador com mentalidade defensiva, esquemas como 4-3-2-1, 4-4-2, 5-4-1 ou 5-3-2 so excelentes opes para ter em conta. Por sua vez, 4-3-3, 4-2-4 e 3-3-4 so excelentes esquemas tticos para equipas ofensivas. Mundialmente e atualmente, o 4-3-3 e o 4-5-1 so os esquemas mais usados e/ou conhecidos, devido a uma elevada dinmica ofensiva e defensiva, bem como a transio entre os dois esquemas com facilidade.

Como definir um esquema ttico?

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/19741766-consideracoes-sobre-esquema-tatico

1/3

21/01/13

Artigos
O treinador deve ter em conta vrios pormenores para definir um esquema ttico para a sua equipa. Existem plantis cujos jogadores para um setor so mais numerosos em relao aos setores restantes. Por exemplo, se o plantel tem imensos mdios, usar o 4-5-1 ser uma boa ideia. Se o treinador adota uma filosofia atacante e linhas muito subidas, pode usar o 4-3-3 com dois extremos muito mveis e abertos. Mesmo tendo apenas um atacante em frente baliza, um ou mais mdios tem oportunidades para finalizar com facilidade, uma vez que as linhas subidas os deixam prximos da baliza. Equipas com amplitude elevada so propensas a utilizar o 4-5-1, assim como equipas de presso no meio campo so propensas a usar na mesma o 4-5-1.

Porque existe confuso entre esquema ttico e "ttica" do futebol?

Esta resposta no serve para descaracterizar seja quem for que, tal como eu, a incio tambm no fazia esta distino, que alis, bem simples. O esquema ttico segue as caractersticas vistas acima. A "ttica" do futebol um termo para descrever a organizao ttica, onde o esquema ttico est includo. Por falta de cultura ttica, as pessoas confundem imenso os dois termos, uma vez que os processos, princpios e mtodos de jogo so bastante mais desconhecidos do que termos "4-4-2 porque tem dois homens na frente", "4-3-3 porque o Mourinho gosta" e mais coisas do gnero, assim como o esquema ttico surge imenso no seio duma conversa. O ideal ser compreender que o esquema ttico apenas descreve o posicionamento de base dos jogadores, mas no descreve movimentaes nem aes. Duas equipas podem usar o mesmo esquema ttico mas usarem processos diferentes.

Consideraes finais

O esquema ttico um elemento da organizao ttica muito antigo, ainda antes dos mtodos ou processos de jogo passarem a ser termos usuais. O primeiro esquema ttico era o 1-2-7, numa poca que os jogadores passavam a bola e apenas corriam. Ao longo da histria do futebol, o esquema ttico tem variado imenso, transitando jogadores ofensivos para setores mais recuados, uma vez que as equipas procuram cada vez mais a vitria e no uma soma de golos.

No fique parado. Este artigos so relacionados, e so tambm de grande importncia As caratersticas dos avanados ou pontas de lana A relao entre a ttica e a tcnica Passes longitudinais e passes transversais 7 sugestes da semana

Categories: Esquemas taticos, Teoria Tactica


Like 6

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/19741766-consideracoes-sobre-esquema-tatico

2/3

21/01/13
Email Message

Artigos

Post Comment 1 Comment

Reply

claudio januario marques da silva

12:16 PM on December 09, 2012 onde vejos os artigos completos

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/19741766-consideracoes-sobre-esquema-tatico

3/3

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos As carateristicas dos avancados ou pontas de lanca Older Entry | Newer Entry Posted by Valter Correia on October 29, 2012 at 8:25 PM

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) uando um jovem jogador inicia a sua carreira no futebol, ser o melhor jogador do mundo e faturar golos sem conta certamente o seu sonho. No entanto, ser avanado cumprir uma funo de elevada responsabilidade, uma vez que, na maior parte dos modelos de jogo, os avanados pouco intervm diretamente no jogo. A posio de avanado contm vrias funes diferentes, apoiadas no modelo de jogo da equipa. Se a equipa ataca posicionalmente, o avanado quase sempre solto. Se assume estratgias de contra-ataque, o avanado ser fixo. Se a equipa no tem um jogador de referncia, o avanado ser um falso-nove Assim, decidimos descrever estas trs funes nos pargrafos seguintes.

Trs funes diferentes para a posio dos avanados

Falso nove

Quando um avanado adequa funes de falso ponta de lana, significa que vai ser muito participativo na criao das aes ofensivas, pois uma das tarefas atribudas ao falso nove a distribuio de jogo. Em vez de se posicionar na rea para receber e finalizar, o atacante desce no terreno, recebe a bola e abre para um colega de equipa que est posicionado num dos flancos, assim como pode conduzir a bola em direo baliza. A vantagem deste tipo de movimentao a capacidade da equipa em ocupar os espaos com superioridade numrica, uma vez que o atacante apoia os mdios. A principal desvantagem a ausncia de um, jogador em frente baliza. Este tipo de avanado frequentemente encontrado em equipas de posse de bola, cujo ataque posicional.

Google Tradutor

Avanado fixo

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/19628455-as-carateristicas-dos-avancados-ou-pontas-de-lanca

1/3

21/01/13

Artigos
Esta funo certamente a mais encontrada ou pelo menos mais distinguida entre as vrias funes dos avanados. Por norma, pretende-se que um avanado seja um exmio matador, com capacidades de finalizao impressionantes. Mas para que este tipo de jogador possa ser enquadrado com a equipa, necessrio uma grande coordenao por parte da mesma, uma vez que o atacante quase no participa diretamente nas aes defensivas. Por norma, um avanado fixo hbil na receo e no jogo areo, uma vez que a maioria dos modelos de jogo onde esto includos avanados com tais caractersticas, estes quase sempre so os jogadores-alvo da equipa. Mesmo sem participar diretamente nas aes defensivas, os avanados fixos participam imenso nas aes defensivas, embora indiretamente. A sua presena entre os defesas suficiente para impedir que os adversrios subam demasiado as linhas de marcao. A principal desvantagem desta funo a falta de participao direta nas aes ofensivas, que por vezes causa desvantagem numrica em determinadas zonas. A principal vantagem a presena regular de pelo menos um jogador perto da baliza. O avanado fixo muito pertencente a modelos de jogo cujo mtodo ofensivo o ataque rpido

Avanado solto

Este tipo de avanado ideal para equipas que jogam com imensa amplitude e so muito dinmicas, pois a movimentao deste avanado, permite transies lentas e seguras como permite transies rpidas, diretas e verticais, como contra-ataques. O avanado solto tem muita mobilidade, descai para os flancos, participa nas aes defensivas, troca de posio com os colegas de equipa e finaliza, principalmente com o p. Vale como uma excelente opo para adversrios extremamente defensivos. A principal vantagem da funo do avanado solto a dinmica que oferece equipa e a desorganizao que causa no adversrio. A principal desvantagem a exigente capacidade de leitura de jogo, para aparecer sempre no stio certo.

No fique parado. Os artigos seguintes so relacionados com o artigo que acabou de ler, e so tambm de grande importncia.
Modelo de jogo rudimentar, intermedirio e avanado Passes longitudinais e passes transversais As tendncias de um jogo de futebol As aes tcnico-tticas

Categories: Teoria Tactica


1 Like 23

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/19628455-as-carateristicas-dos-avancados-ou-pontas-de-lanca

2/3

21/01/13

Artigos

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/19628455-as-carateristicas-dos-avancados-ou-pontas-de-lanca

3/3

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos 7 sugestoes da semana (3) Posted by Valter Correia on September 12, 2012 at 2:55 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Organizao ttica, treino e condio fsica. Estas trs caratersticas so importantes, e tambm so as mais faladas e mais tratadas. Mas e ento e a parte psicolgica? Quer queira quer no, o treinador obrigado a tomar decises todos os dias. Fica assim algumas sugestes importantes, relacionadas com a parte psicolgica.

Saia da rotina

Quando ns encontramos "aquela frmula" que nos garante bons resultados, ou "aquele jeitinho especial" de fazer uma tarefa mais complicada ou confusa, por vezes esquecemos do nosso potencial e at onde podemos ir para alcanar o sucesso. Muitos de vocs no sabem, mas deviam saber: os melhores economistas do mundo fazem investimentos e ficam com prejuzo no fim do ms. Mas, no ms seguinte, j recuperaram o dinheiro e ainda fizeram lucro, porque sabem que as apostas que fizeram cobririam todos os riscos. A questo no conhecer os riscos ou os lucros, ou perceber muito de economia, ou ainda conhecer um mtodo especial para conseguir fazer dinheiro. A questo : se sabemos como fazer bons resultados, porque no fazer determinada aposta e conseguir resultados ainda melhores? No mundo da economia, grandes empresas fazem regularmente grandes apostas, e obtm resultados fenomenais. No futebol, acontece exatamente a mesma coisa: grandes treinadores criam novos mtodos e revolucionam o futebol, tal como a laranja mecnica de Rinus Michels ou a periodizao ttica de Jos Mourinho.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/18860993-7-sugestoes-da-semana-3-

1/5

21/01/13

Artigos

Cada um tem as suas responsabilidades

Talvez eu no me v esquecer um conselho que ouvi uma vez e que hoje partilho convosco. Foi um conselho que me deu um empurro para a vida, que faz muito sentido e tambm lgico. Quando experimentamos novas culturas, novas teorias e alcanamos conhecimentos que para ns so novos, sentimos sempre vontade de experimentar um pouco mais. Sejam treinadores, jogadores, dirigentes ou nem interessa quem seja, todos ns temos um papel a cumprir, at mesmo fora do desporto. Por exemplo, dentro de uma empresa, o chefe sabe que deve liderar bem, pois reconhece que a insatisfao dos empregados levar a greves e consequentemente queda das receitas. Por sua vez, os empregados sabem que se devem esforar, para que o chefe consiga reunir as receitas necessrias para os ordenados e investir na empresa, fazendo-a crescer. Quais dos dois tm maior responsabilidade? Obviamente que o chefe. Mas ser que um lder consegue obter bons resultados se no tiver ningum para liderar? E os funcionrios? Ser que conseguem produzir o necessrio, se no so bem liderados, se esto desorganizados e sem ningum para tomar as decises mais difceis? No futebol, o treinador responsvel pelas decises difceis e os jogadores so responsveis pelo esforo fsico. Ambos formam uma equipa. Mas ser que os jogadores sabem para onde devem correr, se no tem um treinador que lhes ensina para onde? E ser que um treinador vence uma competio sem nenhum jogador no plantel?

Construindo uma forma de jogar

Bem, no tenho dvidas que muitos de vocs vo pensar que estou a aproveitar este artigo para trazer um pouco de publicidade ao primeiro ebook lanado pela comunidade Teoria do Futebol. natural que o faam, mas eu explico porque deixo esta sugesto. O livro foi escrito a pensar no leitor, de forma coerente, simples, dinmica e foi disponibilizado gratuitamente. Alguns assuntos j tratados no nosso blog, como os princpios do treino foram aprofundados. Tambm foram publicados alguns exerccios dinmicos e divertidos, tudo disponibilizado gratuitamente aos leitores. Levou um ms a fazer, a refazer e a corrigir, mas no fim, vale pelo prmio da nossa comunidade aos crescentes leitores. Vale a pena baixar. No tem custos para o leitor.

Mantenha-se motivado

- Relembre qual o seu objetivo e trace pequenos caminhos para o alcanar - Descansar essencial, traduzindo num nimo e vontade maiores para realizar as suas tarefas

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/18860993-7-sugestoes-da-semana-3-

2/5

21/01/13
seus resultados

Artigos
- Escolha um objetivo que pretende alcanar e oferea um prmio a si mesmo quando atingir os

- Quando uma tarefa est a correr mal, lembre-se que apenas mais uma oportunidade para aproveitar algo que correu mal. Aproveite, pois isso no um limite, uma porta.

Se ainda no sabe, aprenda a ensinar

Lembra-se dos tempos de escola? Lembra-se dos professores espetaculares? E lembra-se, ou no se queria lembrar, dos professores "ranhosos" das suas "aulas secantes"? Ento responda a esta pergunta: com qual dos professores aprendeu mais? Uma vez, uma professora minha disseme uma frase, que provavelmente ainda no foi dita por meia dzia entre os milhares de professores por este mundo fora: No h maus alunos. H maus professores. Alguma vez ouviram esta frase de algum professor? At ao momento que a ouvi, no imaginava sequer que um professor dissesse algo assim, e espero nunca me esquecer desta frase. Treinadores so professores, e assumem o cargo de responsabilidade do plantel, porque so seres humanos com facilidade em tomar decises difceis, como a aposta numa forma de jogar. So tambm pessoas capazes de valorizar os jogadores, levando-os para as boas exibies. Um treinador nunca se pode esquecer que os jogadores no tm determinada experincia nem conhecimento, e tambm no pode esquecer que os jogadores tm capacidades de compreenso diferentes, que por vezes os impedem de alargar os seus horizontes. Assim, cabe ao treinador compreender que necessita de encontrar a frmula correta de transmitir a mensagem, mensagem essa que contm as prprias ideias, filosofias e pensamentos. Estes artigos esto relacionados com o papel de lder, que se revelam eficazes em determinados momentos: 1. O poder pessoal de um verdadeiro lder 2. Transmitir superioridade 3. Como fazer um bom discurso

Google Tradutor

Encare a vida como ela , no como gostaria que fosse

Demasiada ambio, demasiada vontade de vencer ou demasiada imaginao em algo que no temos mas que gostaramos de ter, pode ser to prejudicial como a falta dessas caractersticas. Provavelmente, ainda no foi descoberta uma frmula mgica que permite nivelar corretamente as nossas ideias, e por vezes imaginamos ter alcanado novos objetivos e novos limites com os quais no sabemos lidar. Existem muitos seres humanos que se preocupam com os pequenos problemas que

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/18860993-7-sugestoes-da-semana-3-

3/5

21/01/13

Artigos
surgiram no passado, esquecendo as grandes vitrias que podem atingir no futuro. Perdem o seu tempo a olhar para trs, e perdem tempo a resolver coisas simples, como uma relao que no funcionou, foram mal servidos num restaurante ou ento existe aquele colega que trabalha de forma diferente e que ns no aceitamos, porque acreditamos que existe uma forma melhor de trabalhar. A inventar problemas menores e a corrigi-los, perdem tempo duas vezes, enquanto que podiam ter usado esse tempo para atingir novas metas, objetivos ou limites. A equipa perdeu uma partida? E depois? Em vez de se martirizarem pela derrota, porque no identificar o que correu mal e corrigir? O jogo correu mal a um jogador. Qual o problema? Ser que outros jogos no correram melhor a esse jogador, que at foi fundamental para a equipa conseguir a vitria? O papel do treinador estar constantemente atento s falhas e aos novos limites alcanados diariamente, procurando sempre novos mtodos de alcanar novos horizontes. Quando todos os limites forem atingidos, e todas as barreiras forem ultrapassadas, ser que no basta um pequeno passo para chegar mais longe ainda, e alargar o horizonte at ento julgado como finito?

No fique parado. Os artigos seguintes so relacionados com este artigo, e so tambm de grande importncia

7 sugestes da semama 7 sugestes da semana (2) 18 conselhos para quem quer ser treinador de futebol

Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/18860993-7-sugestoes-da-semana-3-

4/5

21/01/13
Teoria do Futebol

Artigos

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever

P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/18860993-7-sugestoes-da-semana-3-

5/5

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos 7 sugestoes da semana (2) Posted by Valter Correia on July 12, 2012 at 9:50 AM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) O futebol treino, e uma partida de futebol no passa de mais um treino. Mas, no entanto, o futebol tem e ter sempre questes para resolver, em vrias circunstncias. A organizao ttica, a liderana e o treino so, provavelmente, os temas que englobam a maior parte das dvidas e questes de treinadores, jogadores e apaixonados por futebol.

Google Tradutor Acoes tecnico-taticas (26)


Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3)

Quais so os tipos de passe no futebol?

Eis uma boa questo, sobre um assunto muito usual, mas pouco aprofundado. O futebol um jogo de equipa, e por isso, o passe a ligao entre dois jogadores da mesma equipa. Na maior parte dos casos, o passe une dois jogadores com progresso da equipa no terreno de jogo. Compreende-se como a ao de enviar a bola para um companheiro ou zona do campo

Existem dois tipos de passe especficos: Passe de alvio - Um passe pode evitar a ameaa de interveno do adversrio, como presso sobre o portador da bola, tentativa de desarme, entre outros. Frequentemente, estes passes so efetuados para o lado e para trs. Passe de progresso - Penetrao contra a equipa adversria, em direo baliza. Geralmente os passes verticais e os passes em profundidade so responsveis pelo passe de progresso. Podemos ainda dividir o passe em vrios estilos distintos, onde cada estilo usado para determinada fim ou num processo de jogo especfico, como passes longo ou curto, rasteiro ou pelo ar, direto ou para o espao.

Qual a diferena entre exerccio aerbico ou exerccio anaerbico? www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/16979833-7-sugestoes-da-semana-21/4

21/01/13

Artigos

anaerbico?

Durante uma partida de futebol, surgem inmeras situaes individuais e coletivas, e durante o treino, o jogador pratica tambm inmeras situaes. Essas situaes, desenvolvem diferentes tipos de msculos, e por isso, os exerccios so divididos em exerccios aerbicos e exerccios anaerbicos. Exerccios aerbicos so extremamente importantes para a sade. So exerccios responsveis pelo consumo de oxignio nos msculos, como andar, correr, nadar e por a fora. Resistncia e velocidade so capacidades motoras relacionadas com exerccios aerbicos. Exerccios anaerbicos so bastante distinguidos e responsveis pelo futebol espetculo. Jogadores de exploso possuem grande habilidade em exerccios anaerbicos, como saltar e acelerar. Ao contrrio dos movimentos aerbicos, este tipo de movimento no consome oxignio nos msculos, alm que os movimentos so breves e de alta intensidade. Assim, fora e flexibilidade so capacidades motoras relacionadas com este tipo de movimentos.

O conceito de "Transfert" de Claud Bayer

Claude Bayer um autor francs, que desenvolve uma teoria de ensino para desportos coletivos. Segundo ele, as modalidades coletivas tem uma lgica central em comum, expressa pelos princpios operacionais. A sua teoria afirma que, atravs de desportos coletivos diferentes, os jogadores podem ser ensinados atravs de conceitos comuns, aplicados dentro da especificidade de determinado desporto. Assim, a teoria do "Transfert" de Claude Bayer afirma que as experincias passadas deixam uma determinada influncia no aprendizado, alm que essa influncia ou experincia pode interferir numa modalidade praticada mais tarde.

Qual a diferena entre o processo defensivo e ofensivo?

O processo ofensivo determinado pela posse da bola. Comea quando uma equipa ganha a posse da bola e termina quando a perde. O seu fim, fazer ponto. Neste caso, o ponto o golo, e atravs do mesmo que se decide a vitria. para esse objetivo que trabalham os jogadores das duas equipas. As trs etapas do processo ofensivo so: construo do processo ofensivo; criao de situaes de finalizao e finalizao.

Entendendo um processo como um caminho a fazer para alcanar um objetivo, o processo defensivo no futebol tem metas a cumprir que elevam o sucesso da equipa. Quando a equipa est a defender, seja a fazer presso alta ou baixa, ou seja a fazer presso vertical ou horizontal, existem sempre dois objetivos fundamentais a cumprir pela equipa: a proteo da prpria baliza e a recuperao da bola. As trs etapas do processo defensivo so: O equilbrio defensivo; a recuperao defensiva e a defesa propriamente dita.

Como fazer uma palestra aos jogadores?

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/16979833-7-sugestoes-da-semana-2-

2/4

21/01/13

Artigos
Esta questo uma das mais usuais e mais mal respondidas entre os usurios. O treinador responsvel por tomar a primeira atitude da equipa, elevando a moral do plantel. A palavra do treinador antes dos jogos, no passa de um discurso motivacional, alm de todas as questes tticas da equipa. Existem vrios truques que um tcnico pode usar para transmitir uma mensagem aos seus jogadores, usando um discurso equivalente, por exemplo, a uma palestra comercial. Recentemente, foi publicado um artigo com vrias dicas de como elaborar um bom discurso, traduzindo por um mtodo responsvel por fazer a mensagem chegar aos jogadores de forma clara.

A linha da bola

Linha da bola um conceito universal em todos os desportos coletivos que se apoiam na ideia de invaso, como explica Claude Bayer nos Princpios Operacionais dos desportos Coletivos. O termo trata de uma linha imaginria, paralela s linhas de fundo, definida pela posio da bola no campo de jogo. Costuma-se dizer que, quanto maior o nmero de jogadores atrs da linha da bola, o espao mais fechado para a ao do adversrio e maior a induo para um passe errado ou para trs. A linha da bola no uma linha fixa. Conforme a bola progride no campo de jogo, a linha segue o seu movimento. No futebol, este conceito muito importante, principalmente em situaes prximas da baliza. Quantos mais jogadores esto posicionados atrs dessa linha, maior a compactao defensiva, e maior a possibilidade de passes errados ou para trs por parte do adversrio

O princpio da especificidade

Porque especificidade? Especfico em relao a qu? O princpio da especificidade um princpio aplicado ao treino do futebol, responsvel pela coordenao dos exerccios com o modelo de jogo adotado. O futebol tem uma forma de ser jogado, que o distingue dos outros desportos, sejam individuais ou coletivos. O sucesso de uma equipa de futebol depende da eficcia durante o treino, e por isso, os exerccios devem rentabilizar o potencial atleta ao mximo, para que este atinja alto rendimento durante o jogo.

No treino moderno, considera-se que a fora do atleta no um dos focos principais para o sucesso de uma equipa, e por isso, tambm no um foco no treino da equipa. O posicionamento dos jogadores, um exemplo de uma parte essencial dentro de um modelo de jogo, e por isso includo nos treinos de uma equipa. Assim, considera-se que um exerccio utilizado para treinar o posicionamento dos jogadores, um exerccio especfico ou cumpre o princpio da especificidade, pois atende s necessidades do futebol. A fora no uma necessidade deste desporto, e por isso, exerccios baseados em aumentar "o cabedal" dos jogadores no so exerccios especficos.

No fique parado. Os artigos seguintes so relacionados com este artigo, e so tambm de grande importncia

7 sugestes da semana As tendncias de um jogo de futebol A relao entre a ttica e a tcnica

Categories: Teoria Tactica


1 Like 1

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/16979833-7-sugestoes-da-semana-2-

3/4

21/01/13
Post a Comment

Artigos

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/16979833-7-sugestoes-da-semana-2-

4/4

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos 7 sugestoes da semana Posted by Valter Correia on May 11, 2012 at 1:35 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Por excelncia no futebol, o remate surge como a ao que mais vezes decide o resultado. De uma forma imprevisvel,, o remate deve ser executado de forma tanto explosiva como instantnea e o atleta que aplica um remate sobre a bola deve ser rpido em julgar a situao prpria para o remate. Para que um remate seja bem efetuado, o p de apoio deve ser colocado ao lado da bola, permitindo assim uma trajetria da bola mais precisa e com um movimento do objeto do jogo com maior velocidade. Nos dias que correm, um desporto cada vez mais praticado, mais difundido e chama-se futebol. Movimenta muito dinheiro, tornando-se assim mais negcio do que desporto. Surgem tambm treinadores de bancada, que, com um nvel excepcional de conhecimento de futebol - e de tudo mais em alguns casos - surgem tambm algumas dvidas simples.

1. O conceito do remate

Google Tradutor

2. Os tipos de combinaes

Existem trs tipos de combinaes diferentes no futebol. Mas, antes de enumerar cada uma, as combinaes tticas so essenciais nos melhores modelos de jogo, para ultrapassar adversrios que surgem no centro de jogo. A equipa de futebol, previamente preparada, deve ser capaz de decidir que tipo de ao deve realizar e no momento oportuno. Assim, quando dois jogadores, um deles com a posse de bola, encontram um adversrio pela frente, deve seguir um para o lado com a bola controlada e o outro para o lado contrrio sem a posse de bola. Esse tipo de combinao chama-se combinao simples, e causa indeciso do adversrio na ocupao do espao. Por outro lado, se surgirem dois defesas, os jogadores com posse de bola devem atuar de forma explosiva e imprevisvel. No momento que o portador da bola passa a bola ao companheiro, deve colocar-se imediatamente em movimento. O seu companheiro que o novo portador da bola, com a deciso j definida, devolve a bola ao primeiro portador da bola, que surge em movimento num espao livre dos adversrios, devido ao seu movimento rpido e imprevisvel. Esse o segundo tipo de combinaes: combinaes indiretas.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/14964330-7-sugestoes-da-semana

1/4

21/01/13

Artigos
Por fim, existe um terceiro tipo de combinaes, que surgem da combinao das anteriores. As combinaes indiretas so conhecidas pela movimentao que causa indeciso e pela ao de exploso, permitindo assim um total embaralho do centro do jogo sobre a equipa adversria. O portador da bola passa a bola para um colega e move-se do seu espao para confundir um adversrio, tal como nas combinaes simples. O novo portador da bola, no devolve ao primeiro, mas passa a bola a um terceiro colega de equipa que surge em movimento, que o que contece nas combinaes diretas.

3. A anlise do adversrio

A importncia duma boa leitura de jogo acresce a importncia do conhecimento sobre o adversrio. A equipa que prev cada ao e/ou movimento do adversrio, est mais preparada para atingir o sucesso da partida. Mas como feita essa anlise? No modelo de jogo adotado por um treinador, na primeira diviso do todo surgem os momentos do jogo, que so quatro. No momento defensivo, existem falhas na organizao da equipa, pela qual deve ser exploradas para chegar at baliza adversria. Na transio defensiva, ou seja, quando a equipa move-se para as suas posies originais de defesa, existem movimentaes e espaos que a equipa deixa sempre em falha ou aberto, ou porque ocupa mal o espao, ou porque os jogadores esto muito adiantados, ou por outras razes. Outro momento de jogo a ser estudado, a transio ofensiva, ou seja, a forma como a equipa adversria trabalha a bola no meio campo para permitir leva-la at s linhas de marcao mais adiantadas e como vai oferecer a bola a essas linhas. O ltimo dos momentos do jogo, que no tem uma ordem definida, o momento ofensivo, definido pela forma como a equipa envia a bola para a baliza. Cruza? Remata? Combinaes? Resta ainda as bolas paradas. Os livres, os cantos, os lanamentos. Tudo isso deve ser estudado pelo treinador e/ou equipa tcnica, diminuindo as dificuldades para o jogo que se avizinha, e durante o jogo.

4. A relao entre a ttica e a tcnica

O ttulo poderia ter sido escrito de outra forma: o que fazer com a bola e como fazer? A questo muito simples de responder. A ttica, ou a organizao da equipa, responde pergunta o que fazer. Quando a equipa est bem organizada, existem sempre solues para fazer a bola progredir, ou ento pelo menos proteg-la. para a outra questo, a pergunta como fazer, pode ser respondida atravs da tcnica. O jogador sabe que vai passar a bola, mas deve saber colocar bem o p e o corpo para passar a bola de forma correta. tcnica.

5. O que o flanco no espao?

Quando a questo o espao, sempre nos lembramos das linhas de marcao, dos corredores e do centro do jogo. Estes trs termos definem como a equipa organizada de forma horizontal, vertical, ou no espao onde se encontra momentaneamente a bola, respetivamente. Existem trs corredores ou flancos. O corredor lateral esquerdo, o corredor lateral direito, e o corredor central. Cada corredor tem as suas caractersticas e formas de jogar prprias, e cada um desses corredores deve ser explorado de forma diferente. Os corredores laterais so usados essencialmente para forar o adversrio a desocupar o espao. Em palavras simples, quando a bola transportada para os corredores laterais, o adversrio deve desocupar o corredor central e ocupar esses corredores, pois assim permite demasiado espao livre para a progresso da bola pela equipa. O corredor central, como o caminho mais perto da baliza, tambm o caminho mais rpido a explorar nos contra-ataques. Em ataques posicionais, a partir do corredor central existem linhas para ambos os corredores laterais, permitindo assim um espao maior para explorar.

6. O que a conduo de bola?

Entre vrios artigos aqui escritos anteriormente, como os princpios gerais, operacionais e fundamentais, ou a planificao, programao e periodizao do treino, que so artigos bastante completos e esclarecedores sobre os temas tratados por cada um, tambm j escrevemos um artigo sobre a conduo da bola. Mas, sem grandes rodeios, a conduo da bola - que uma ao tcnicottica - reside na ao de deslocamento controlado da bola no espao de jogo, com os objetivos de progredir no terreno de jogo, ou temporizar o desenvolvimento do processo ofensivo.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/14964330-7-sugestoes-da-semana

2/4

21/01/13

Artigos

7. Qual o melhor esquema ttico?

Esta sem dvida uma das questes que os leitores de qualquer pgina de organizao ttica levantam. E existe uma condio para que a dita resposta seja muito procurada. Essa resposta no existe. Se comear pelo princpio, partindo de um esquema ttico pelos nmeros, como 4-3-3, o esquema ttico no a respostas para a pergunta. So apenas nmeros que dividem os jogadores pelos vrios setores. Para alm desses nmeros, existem formas como os jogadores esto organizados no campo, e essa organizao define os pontos fortes e fracos da equipa. Um esquema ttico pode ser bastante eficaz contra determinada equipa, mas pode tambm ser totalmente intil contra uma equipa diferente. No existe, ainda, um esquema ttico perfeito no futebol

No fique parado. Os artigos seguintes so relacionados com este artigo, e so tambm de grande importncia

Trs tipos de cruzamentos Introduo ao modelo de Jogo O regulamento do jogo Os princpios de jogo de uma forma simples

Categories: Teoria Tactica


Like 2

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/14964330-7-sugestoes-da-semana

3/4

21/01/13
Teoria do Futebol

Artigos

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/14964330-7-sugestoes-da-semana

4/4

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Google Tradutor

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos As tendencias de um jogo de futebol Posted by Valter Correia on April 29, 2012 at 8:25 AM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) A anlise das Tendncias Evolutivas do Jogo coloca vrias questes de devemos analisar, aprofundar e retirar ensinamentos: O espao de jogo cada vez mais reduzido, em especial em zonas de construo e finalizao; A alternncia entre perodos de esforo aerbico e esforo anaerbico, distinguidos por fases de corrida lenta e mdia e perodos de exploso. Assim, existe cada vez mais a alternncia entre momentos de paragem e de alta velocidade e o ritmo de jogo cada vez mais elevado e alternado. Este aumento manifesta-se, no na distncia percorrida, mas no aumento de situaes prximas da intensidade mxima, que so as mais decisivas durante uma partida. Os mecanismos de perceo e deciso assumem uma importncia determinante na expresso do jogo de alto nvel. A informao deve ser captada, selecionada e processada o mais rapidamente possvel, para que os mecanismos de tomada de deciso e execuo sejam rpidos, eficazes e eficientes A estrutura condicional desenvolvida nos contextos ttico-estratgicos e tecnico-coordenativos, em aspetos como a ateno, a capacidade de discriminao da informao relevante e a qualidade decisional que se constituem como fatores que fazem a diferena na expresso do jogo de alto nvel. Maior presso temporal, devido a uma melhor e maior organizao defensiva A durao da fase ofensiva cada vez mais breve A importncia das bolas paradas, juntando o aumento da importncia do jogo areo. A polivalncia e o desaparecimento do jogador especialista A importncia do jogador universal, que domina as facetas defensivas e ofensivas nos diferentes setores do campo Categories: Teoria Tactica
1 Like 2

O futebol desporto, e por isso est sujeito a evolues constantes, tanto nos meios de como divulgado, nos mtodos de treino, nos mtodos de jogo, etc, ou seja, a cada dia est mais completo e todo o conhecimento aplicado a este desporto cada vez mais estendido.

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/14557566-as-tendencias-de-um-jogo-de-futebol

1/2

21/01/13
Post Comment 0 Comments

Artigos

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

Receba todas as novidades por e-mail

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/14557566-as-tendencias-de-um-jogo-de-futebol

2/2

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos A defesa pressionante Posted by Valter Correia on July 26, 2011 at 5:15 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Marcao rigorosa e agressiva ao portador da bola, onde quer que se encontre; Cada jogador trabalha na sua zona de ao, mas desloca-se pra outras zonas com a finalidade da equipa em concentrar-se no espao onde est presente a bola; A concentrao dos defesas grande em torno da bola, deixando os espaos vazios longe dela; Toda a organizao defensiva desloca-se em funo do deslocamento da bola de forma homognea e concentrada. A defesa pressionante um mtodo mais complexo que os restantes mtodos defensivos. Consiste em pressionar a zona do portador da bola. Como se carateriza:

Zona de presso - a equipa de vermelhopressiona descaida para o flanco esquerdo.

Logo aps perder a bola, um defesa ataca o portador da bola, com inteno de recuperar a bola ou impedir a progresso adversria. Os jogadores nas zonas prximas deslocam-se rapidamente para trs do defesa em conteno, dando-lhe a cobertura defensiva adequada. E os jogadores mais distantes deslocam-se em direo zona de ao. Assim, h sempre uma grande concentrao de jogadores em torno do portador da bola, o que o obrigar a passar para o lado ou para trs ou a perder a bola.

Aspetos favorveis
Diminui o espao de jogo do adversrio, criando situaes mais favorveis para a recuperao da bola longe da prpria baliza; Permite a criao de situaes com vantagem numrica nas sucessivas situaes de jogo; Devido a existncia contnua de jogadores na cobertura, as falhas individuais podem ser prontamente corrigidas; Diminui a iniciativa de jogo dos adversrios, devido grande concentrao de jogadores no centro de jogo; A equipa pode jogar em bloco homogneo e compacto; Dificulta a criao de espaos livres aos atacantes, principalmente em zonas volta da bola; Permite estabelecer aes de cobertura defensiva volta do companheiro em conteno;

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7843046-a-defesa-pressionante

1/3

21/01/13

Artigos
Permite o corte de grande parte das linhas em direo baliza; Confere grande iniciativa e criatividade aos jogadores durante o processo defensivo.

Aspetos desfavorveis
Pode surgir dificuldades em estabilizar a organizao defensiva, especialmente se o adversrio faz circular a bola rapidamente entre flancos; Requer leituras rpidas e sistemticas por parte dos jogadores; Requer a execuo constate de aes de compensao e permutao, e em certas situaes, pode no haver tempo para as fazer; Como o recuo defensivo efetuado em funo da bola, podem criar-se grandes espaos entre o guarda-redes e o ltimo defesa; Podem surgir dificuldades durante uma transio ofensiva rpida, devido concentrao de jogadores em torno da bola J conhece a histria do futebol portugus? Os grandes momentos, os grandes feitos e os grandes jogadores! Experimente as nossas curiosidades da histria!

Artigos relacionados Defesa mista Alguns comportamentos referncia Modelo de Jogo Rudimentar, intermedirio e Avanado Princpios de Jogo de uma forma simples Feedback Categories: Teoria Tactica, Metodos de Jogo
Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7843046-a-defesa-pressionante

2/3

21/01/13

Artigos
Subscrever Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7843046-a-defesa-pressionante

3/3

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Defesa mista Posted by Valter Correia on July 25, 2011 at 3:55 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) S o nome diz tudo. A defesa mista a juno ou sntese da defesa zona e marcao individual. Cada jogador responsvel pela marcao da sua zona do campo, marcando os adversrios que entrarem nessa zona. No entanto, a sua interveno no se confirma apenas na sua zona. Uma vez marcado o atacante com bola, este seguido para qualquer zona do campo e s deixado quando deixar a bola ou outro defesa assumir funes de conteno.

Google Tradutor

Marcao mista - a equipa de vermelho marca zona e individualmente

A partir das respetivas zonas de ao, os restantes defesas agem em funo do companheiro em conteno, realizando a cobertura defensiva e em funo dos atacantes sem bola, fazendo-lhes a marcao direta.

Aspetos favorveis
Oferece bastante segurana defensiva; No permite que os atacantes criem situaes de superioridade numrica com facilidade; Do ponto de vista fsico, e em relao marcao individual, menos exigente; Dificulta a criao de espaos livres; As falhas individuais podem ser prontamente corrigidas; D liberdade aos defesas para se soltarem das suas zonas e ocuparem zonas vitais.

Aspetos desfavorveis
Requer uma leitura de jogo permanente por parte dos defesas, para anteciparem as situaes que podem ocorrer; Exige um grande esprito de solidariedade e responsabilidade; Pode obrigar os defesas a jogar em zonas onde esto menos habituados.

J conhece a histria do futebol portugus? Os grandes momentos, os grandes feitos e os grandes jogadores! Experimente as nossas curiosidades da histria!

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7828951-defesa-mista

1/2

21/01/13

Artigos

Artigos relacionados Defesa zona Alguns comportamentos referncia Os mtodos de Jogo A linha de defesa: alta por ter defesas rpidos? Fechar a subida de um lateral

Categories: Teoria Tactica, Metodos de Jogo


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

Receba todas as novidades por e-mail

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7828951-defesa-mista

2/2

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos A defesa propriamente dita ou Fase I defensiva Posted by Valter Correia on July 11, 2011 at 5:35 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Aps a Fase III e Fase II defensivas, explicamos como funciona a Fase I do processo defensivo. Esta a Fase menos desejada por treinadores e jogadores, uma vez que, quando ocorre, significa que a equipa adversria est demasiado prxima da baliza e por isso as probabilidades da equipa sofrer golo so maiores. Como as hipteses da equipa adversria marcar golo so muitas, ambas as equipas fazem muita presso - a equipa que defende no pode sofrer golo e a equipa que ataca deve aproveitar as poucas oportunidades que tem para marcar golo. Mas existem equipas que adotam esta Fase como fundamental no seu modelo de jogo, uma vez que se aproveitam do enorme espao deixado pela equipa adversria e que pode ser explorado no contra-ataque.

Movimentaes durante a Fase I defensiva

Vantagens
1. A bola fica longe da baliza e da presso adversria 2. Obriga a equipa adversria a construir o jogo de novo 3. A equipa ganha tempo para voltar s posies defensivas de base

Desvantagens
1. A equipa contrria volta a ter a bola rapidamente 2. muito provvel que a equipa volte a ser atacada 3. No assume o controlo do jogo

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7680581-a-defesa-propriamente-dita-ou-fase-i-defensiva

1/4

21/01/13

Artigos

Vantagens
1. O adversrio tem muito pouco espao para circular a bola 2. O adversrio obrigado a procurar solues mais longe da baliza 3. A probabilidade de recuperar a posse de bola maior

Desvantagens
1. Significa que a parte decorrente do jogo est a ser controlada pelo adversrio 2. O risco em sofrer remates de longe elevado 3. A equipa precisa de percorrer uma distncia grande para levar a bola at ao alvo

Vantagens
1. A equipa pode voltar s posies de base 2. Uma vez que a bola sai fora do campo, as substituies previstas podem ser efetuadas 3. Impede que o adversrio recupere a bola em zonas prximas baliza limitando para pontaps de canto ou lanamentos, quando a equipa j est organizada

Desvantagens
1. Entrega a bola ao adversrio, que pode assumir o controlo da partida 2. O adversrio tambm tem tempo para se reorganizar 3. O adversrio pode beneficiar de jogadas previamente estudadas

Vantagens
www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7680581-a-defesa-propriamente-dita-ou-fase-i-defensiva 2/4

21/01/13

Artigos
1. A equipa mantm a posse de bola depois de a ter recuperado 2. A probabilidade em fazer a bola chegar a um jogador mais avanado mais elevada 3. O adversrio obrigado a retomar posies defensivas quase sempre

Desvantagens
1. O risco de perder a posse de bola perto da baliza elevado 2. O adversrio ainda pressiona muito alto 3. A marcao aos jogadores mais adiantados fcil, uma vez que esto em desvantagem numrica

Artigos relacionados A sada do jogo ou Fase III ofensiva A criao de situaes de finalizao ou Fase II ofensiva 3. A finalizao ou Fase I ofensiva 4. O equilbrio defensivo ou Fase III defensiva 5. A recuperao defensiva ou Fase II defensiva
1. 2.

Categories: Teoria Tactica, Processo defensivo e ofensivo


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol

Search

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7680581-a-defesa-propriamente-dita-ou-fase-i-defensiva

3/4

21/01/13
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Artigos

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation
Follow @TeoriadoFutebol 31 follow ers

Subscrever

P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7680581-a-defesa-propriamente-dita-ou-fase-i-defensiva

4/4

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos A recuperacao defensiva ou Fase II defensiva Posted by Valter Correia on July 9, 2011 at 11:00 AM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Esta fase surge quando a equipa est devidamente pronta para defender, ou pelo menos devia. Geralmente, os jogadores de qualquer equipa esto posicionados de forma suficientemente defensiva para tentar recuperar a bola com xito, mas tambm de forma suficientemente ofensiva para realizar um contra-ataque igualmente eficaz. Das trs fases defensivas, a Fase II apresenta o maior nmero de recuperaes de posse de bola, pois, ao contrrio da Fase I onde a bola aliviada muitas vezes, nesta fase que se comea a sentir presso e os jogadores esto colocam-se posicionados para recuperar a bola e sair a jogar.

Movimentaes durante a recuperao defensiva

Vantagens
1. A equipa consegue recuperar a bola rapidamente 2. O adversrio tem pouco tempo para pensar e reagir 3. Obriga o adversrio a cometer erros

Desvantagens
1. Existem demasiados espaos livres longe do centro de jogo 2. O adversrio fica com muitas zonas a pressionar, mas com zonas onde fcil transportar a bola 3. O desgaste fsico mais elevado

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7658707-a-recuperacao-defensiva-ou-fase-ii-defensiva

1/4

21/01/13

Artigos

Vantagens
1. Ocupam espaos no centro do jogo de forma compacta 2. Obriga o adversrio a jogar para trs ou para o lado 3. Aumenta a eficcia defensiva

Desvantagens
1. O desgaste fsico elevado 2. O corredor oposto fica muitas vezes desocupado 3. A equipa contrria pode aproveitar a constante movimentao para desgastar a equipa 4.

Vantagens
1. O adversrio no pode subir com demasiados jogadores 2. Aumenta a probabilidade do contra-ataque ser bem-sucedido 3. Obriga o adversrio a ser mais cauteloso

Desvantagens
1. Existe menos um jogador atrs da linha da bola 2. Se a equipa no recuperar a posse de bola, o jogador apenas ocupou espao e impediu um jogador ou dois de subirem 3. Por vezes, o jogador faz imensa falta para recuperar a posse de bola

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7658707-a-recuperacao-defensiva-ou-fase-ii-defensiva

2/4

21/01/13

Artigos

Vantagens
1. Aumenta a eficcia na recuperao da posse de bola 2. O jogador que est a ser acompanhado pode arriscar recuperar a posse de bola com mais segurana 3. Impede o adversrio de explorar as costas da defesa

Desvantagens
1. Os jogadores so obrigados a seguir a movimentao do adversrio 2. O adversrio pode levar os jogadores para longe da equipa, e assim desequilibrar 3. Se a cobertura defensiva muito lenta, as probabilidades do adversrio em ultrapassar duas linhas de jogadores so elevadas.

Artigos relacionados A sada do jogo ou Fase III ofensiva A criao de situaes de finalizao ou Fase II ofensiva 3. A finalizao ou Fase I ofensiva 4. O equilbrio defensivo ou Fase III defensiva 5. A defesa propriamente dita ou Fase I defensiva
1. 2.

Categories: Processo defensivo e ofensivo, Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7658707-a-recuperacao-defensiva-ou-fase-ii-defensiva

3/4

21/01/13

Artigos

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7658707-a-recuperacao-defensiva-ou-fase-ii-defensiva

4/4

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos O equilibrio defensivo ou Fase III defensiva Posted by Valter Correia on July 9, 2011 at 10:25 AM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Entre tempo gasto, espao ocupado, velocidade de preciso, entre outros, a Fase III defensiva idntica Fase III ofensiva. Durante a fase de equilbrio defensivo, os jogadores fazem a primeira marcao e/ou primeira presso sobre o adversrio, ainda na sada de jogo do mesmo, e ao mesmo tempo organizam e assumem os posicionamentos bsicos para defender correctamente. O tipo de movimentaes usadas por uma equipa depende imenso da forma como vo atacar. Se o ataque posicional, a equipa vai subir as linhas. Se contra-ataca, vai descer as linhas e nem vai pressionar sada de jogo.

Movimentaes gerais durante o Equilbrio defensivo ou Fase III defensiva

Vantagens
1. Diminuem o espao disponvel do adversrio 2. Podem recuperar a bola mais perto da baliza adversria 3. Formam coberturas defensivas no meio campo

Desvantagens
1. O espao nas prprias costas da defesa a explorar pelo adversrio grande 2. Quando recuperam a bola, a equipa adversria est muito fechada e compacta 3. A equipa devem ser hbil na armadilha de fora-de-jogo

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7658327-o-equilibrio-defensivo-ou-fase-iii-defensiva

1/4

21/01/13

Artigos

Vantagens
1. Obriga a equipa adversria a colocar a bola em jogo para no correr riscos de a perder perto da prpria baliza 2. Permite recuperar a bola mais perto do alvo 3. A equipa adversria desce no terreno para procurar solues

Desvantagens
1. A equipa tem menos jogadores atrs da linha da bola 2. Exige esforo fsico, pois o espao sempre largo 3. Por vezes obriga a equipa contrria a efetuar transies ofensivas rpidas que se revelam eficazes, uma vez que a equipa no est organizada

Vantagens
1. O portador da bola tem menos opes para passar a bola 2. A equipa adversria obrigada a movimentar-se para criar solues 3. Ocorrem muitos passes para trs por falta de opes

Desvantagens
1. A movimentao adversria obriga os jogadores a sarem fora das suas posies de base 2. Se fechar linhas feito atravs da marcao individual, a movimentao adversria causa imenso desequilbrios na formao da equipa 3. Por vezes no existem coberturas defensivas adequadas e espaos bem ocupados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7658327-o-equilibrio-defensivo-ou-fase-iii-defensiva

2/4

21/01/13

Artigos

Vantagens
1. Aumenta o espao que podem explorar em contra-ataque 2. A defesa fica mais compacta e a recuperao da bola torna-se mais fcil 3. Obriga o adversrio a procurar espaos e a arriscar

Desvantagens
1. O adversrio fica demasiado prximo da baliza que deve atacar 2. O espao a percorrer at alcanar a baliza adversria grande 3. Se a bola for recuperada, o adversrio pode voltar a recuper-la demasiado perto da baliza que a equipa est a defender

Artigos relacionados A sada do jogo ou Fase III ofensiva A criao de situaes de finalizao ou Fase II ofensiva 3. A finalizao ou Fase I ofensiva 4. A recuperao defensiva ou Fase II defensiva 5. A defesa propriamente dita ou Fase I defensiva
1. 2.

Categories: Teoria Tactica, Processo defensivo e ofensivo


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7658327-o-equilibrio-defensivo-ou-fase-iii-defensiva

3/4

21/01/13

Artigos

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7658327-o-equilibrio-defensivo-ou-fase-iii-defensiva

4/4

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos O processo defensivo Posted by Valter Correia on July 7, 2011 at 5:05 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Para alguns autores, o processo defensivo um processo com menos valor, porque o seu objetivo no fazer ponto para a vitria no fim do jogo. So opinies. Tanto o processo defensivo como o ofensivo so importantssimos, e a realizao dos dois no deve ser nunca posta em causa. No entanto, o processo defensivo convm terminar o mais cedo possvel e bem-sucedido. A equipa que defende no deve limitar-se a esperar pela recuperao da posse de bola como consequncia de erros cometidos pelo adversrio. No dependendo da zona do campo, os defesas devem sempre obrigar os atacantes a cometer erros, fazendo com que os mesmos sejam obrigados a conservar a bola e a manter uma estrutura pronta para defender a baliza. Quando o assunto o futebol, certamente que a ideia da "ttica" do jogo entra no meio da conversa. Tambm se fala em ganhar dinheiro por a, mas tudo uma questo de tentar ganhar dinheiro. Como no h duas sem trs, sem processo defensivo tambm no h processo ofensivo. O processo defensivo a fase do jogo quando uma equipa tenta recuperar da posse de bola, podendo depois realizar aes ofensivas. Comea com a perca da posse da bola e termina com a recuperao da mesma.

1. Os objetivos do processo defensivo

Entendendo um processo como um caminho a fazer para alcanar um objetivo, o processo defensivo no futebol tem metas a cumprir que elevam o sucesso da equipa. Quando a equipa est a defender, seja a fazer presso alta ou baixa, ou seja a fazer presso vertical ou horizontal, existem sempre dois objetivos fundamentais a cumprir pela equipa: a proteo da prpria baliza e a recuperao da bola.

1.1 Proteger a baliza

Sempre que a equipa perde a posse de bola, existe sempre a hiptese de sofrer contra-ataque da equipa adversria. Por essa razo, a transio defensiva deve ser o mais rpida possvel, ocupando o espao livre e obrigando a equipa contrria a procurar solues para criar situaes de finalizao favorveis. Esse processo deve ser feito, tendo em conta duas variveis. Em primeiro lugar, deve ter em conta o espao a ocupar e colocar o maior nmero possvel de jogadores entre a linha da bola e a baliza, sem esquecer fechar as linhas de passe para o lado ou para jogadores mais importantes da equipa adversria. Em segundo lugar, a equipa deve conhecer os movimentos naturais do adversrio durante a transio ofensiva, e fechar os espaos corretos o mais rapidamente possvel. Esta varivel s possvel aps uma anlise do adversrio antes ou durante a partida em curso. Resumindo, no modelo de jogo da equipa, deve estar contido uma forma de defender que seja eficaz, relacionando o espao reduzido com a ocupao de espaos correta. Dependendo de vrios fatores, como transies, jogadores importantes na forma de jogar, ou mesmo erros que podem surgir

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7640254-o-processo-defensivo

1/3

21/01/13

Artigos

1.2 Recuperar a posse da bola

Uma vez que a proteo da baliza est assegurada, e o adversrio ter de rever os seus planos para tentar marcar golo, a equipa est em condies de recuperar a posse de bola e iniciar o seu processo ofensivo. Quando falta a posse de bola equipa, Um ou mais defensores que estiverem mais perto devem pressionar rapidamente para a recuperar tambm rapidamente. Em simultneo, os companheiros devem deslocar-se rapidamente, realizando a ao de cobertura defensiva, e prestando segurana para a tentativa de desarme do jogador que est a pressionar o portador da bola. Os restantes colegas devem deslocar-se em direo s linhas de passe e espaos que so mais provveis de ser explorados pelo adversrio, impedindo a progresso da equipa adversria.

Dica: A presso sobre o portador da bola deve ser efetuada sempre com dois jogadores. O primeiro jogador cumpre o princpio da conteno, fazendo frente ao portador da bola. O segundo jogador ocupa o espao por trs. Assim, se o primeiro jogador for ultrapassado, o segundo jogador deve entrar em conteno sobre o portador da bola, mantendo a presso sobre o mesmo. - Princpio da Cobertura defensiva

2. Sobre um olhar mais profundo

A proteo da baliza e a recuperao da posse de bola, no so apenas dois objetivos do processo defensivo, como so tambm dois objetivos fundamentais do jogo. Dependendo do estilo de jogo de cada equipa, isto se pratica futebol defensivo ou ofensivo, um dos objetivos anteriores pode ser deixado para segundo plano para evidenciar o outro objetivo. Por exemplo, se o futebol apresentado pela equipa tem postura defensiva, certamente que a baliza vai ser exposta ao adversrio como prmio. Para isso ter que a proteger at ao momento quando o adversrio se encontra suficientemente exposto. Ser um bom momento para recuperar a bola e contra-atacar, gerando resultados que vo de encontro aos objetivos da sua postura defensiva. Se a postura da equipa for ofensiva, acontece o contrrio por duas razes. Uma vez que, equipas ofensivas procuram naturalmente pontuar durante a partida, s o podem fazer de uma forma: chegar com a bola at baliza adversria. E para chegar com a bola at baliza, precisam de estar na posse da mesma. Assim ser importante recuperar a bola o mais rapidamente possvel, procedendo depois ao processo ofensivo. Em segundo lugar, se a equipa ataca em busca do golo, alguns dos jogadores sobem no terreno e deixam espaos livres. A recuperao rpida da posse de bola muito importante, impedindo que esses espaos sejam devidamente (ou indevidamente) explorados pelo adversrio

Artigos de interesse
Princpio da Continuidade 10 coisas que um atleta deve saber Princpio da especificidade O poder pessoal de um verdadeiro lder A organizao defensiva no modelo de jogo - download

Categories: Teoria Tactica, Processo defensivo e ofensivo


3 Like 4

Post a Comment

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7640254-o-processo-defensivo

2/3

21/01/13

Artigos

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7640254-o-processo-defensivo

3/3

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos A finalizacao ou Fase I ofensiva Posted by Valter Correia on July 6, 2011 at 6:30 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) A finalizao a fase mais curta das trs fases do processo ofensivo. Ocorre em frente baliza, onde o espao e o tempo para rematar so extremamente reduzidos e a presso adversria muito forte. Acrescentando que 70% das aes ofensivas terminam durante a Fase II do processo ofensivo e apenas 2% terminam na Fase I, a preciso de remate, a velocidade de execuo, a espontaneidade e a criatividade devem ser caractersticas muito evoludas. Durante os breves segundos da fase de finalizao, a tenso muito elevada tanto para a equipa que ataca como para a equipa que defende. A exigncia to elevada como a tenso, uma vez que as oportunidades para fazer ponto so raras.

Os quatro tipos de finalizao mais comuns, mais usados e mais eficazes

Vantagens
1. Tem espao e tempo para rematar 2. Permite a movimentao dos colegas de equipa enquanto a bola est no ar para se aproximarem da baliza e se prepararem para a recarga 3. uma situao de finalizao muito imprevisvel

Desvantagens
1. necessrio muita fora no remate e principalmente preciso 2. O guarda-redes ou um jogador tem muito tempo para defender ou bloquear o remate 3. Termina quase sempre em pontap de baliza para o adversrio, ou seja, perca de bola

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7628866-a-finalizacao-ou-fase-i-ofensiva

1/4

21/01/13

Artigos

Vantagens
1. Existem altas probabilidades de recarga quando o guarda-redes no segura ou defende a bola para a frente 2. A finalizao muito eficaz e os estilos de remate so variados 3. O tempo disponvel para o guarda-redes reagir muito curto

Desvantagens
1. O guarda-redes cobre uma parte considervel da baliza 2. Existe um longo processo para levar a bola at baliza 3. O atacante deve ser forte psicologicamente para no se deixar levar pelo entusiasmo e/ou ansiedade

Vantagens
1. O seu posicionamento deixa-o de frente para a rea, podendo tomar outra deciso 2. A facilidade em ganhar pontaps de canto elevada 3. Ocorre muitas vezes como recarga quando os guarda-redes defendem para o lado

Desvantagens
1. O guarda-redes tem um espao reduzido para defender 2. A probabilidade de finalizar com eficcia baixa 3. O atacante necessita de tcnica e capacidade de deciso considerveis

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7628866-a-finalizacao-ou-fase-i-ofensiva

2/4

21/01/13

Artigos

Vantagens
1. O cabeceamento pode ser feito em inmeras ocasies, como cruzamentos, pontaps de canto e livres, sejam eles vindo de trs ou dos lados 2. A direo do cabeceamento imprevisvel 3. Permite criar situaes estudadas durante o treino, sendo mais previsvel para a equipa que vai atacar (cada jogador sabe o que deve fazer)

Desvantagens
1. Os jogadores devem ser hbeis no jogo areo 2. o tipo de finalizao mais difcil de concretizar 3. A probabilidade da equipa adversria recuperar a bola elevada

Artigos relacionados A sada do jogo ou Fase III ofensiva A criao de situaes de finalizao ou Fase II ofensiva 3. O equilbrio defensivo ou Fase III defensiva 4. A recuperao defensiva ou Fase II defensiva 5. A defesa propriamente dita ou Fase I defensiva
1. 2.

Categories: Teoria Tactica, Processo defensivo e ofensivo


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7628866-a-finalizacao-ou-fase-i-ofensiva

3/4

21/01/13

Artigos

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7628866-a-finalizacao-ou-fase-i-ofensiva

4/4

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52) Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30)

Artigos

Back to Artigos A criacao de situacoes de finalizacao ou Fase II ofensiva Posted by Valter Correia on July 5, 2011 at 6:45 PM

Older Entry | Newer Entry

A segunda fase do processo ofensivo termina Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) com a criao de situaes de finalizao. Independentemente da estratgia da equipa ou do processo utilizado durante a terceira fase, esta uma fase indispensvel a todas as equipas, pois neste momento que a equipa consegue criar situaes favorveis para pontuar na partida, como tambm neste momento quando ocorre o maior nmero de percas de posse de bola e a equipa ainda no est posicionalmente e defensivamente organizada. Depende imenso da sada de jogo, pelo que praticamente impossvel alcanar esta fase se a fase anterior no for realizada convenientemente.

Processos realizados durante a Fase III ou criao de situaes de finalizao

Vantagens
1. Caso seja pressionado, o avanado pode devolver a bola e a equipa mantm a sua posse. 2. A equipa pode construir uma jogada imprevisvel, pois o avanado est em linha com os defesas e pode rematar ou lanar um colega m profundidade 3. Obriga os adversrios a pressionar e a libertar espao noutras zonas mais favorveis

Desvantagens
1. O avanado deve ser tecnicamente hbil, principalmente com a capacidade em segurar a bola no p 2. Sem a criatividade individual, a probabilidade da jogada morrer alta

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7617408-a-criacao-de-situacoes-de-finalizacao-ou-fase-ii-ofensiva

1/4

21/01/13

Artigos
3. O adversrio consegue criar uma zona de elevada presso e espao reduzido

Vantagens

1. Ultrapassa todas as linhas de marcao, deixando apenas o guarda-redes entre o portador da bola e a baliza 2. A presso adversria praticamente nula 3. Permite criar espao livre para pensar e agir, tanto m frente baliza para rematar como nos flancos para cruzar

Desvantagens

1. A habilidade tcnica do primeiro portador de bola deve ser extremamente elevada para efetuar um passe preciso 2. O segundo portador de bola deve fazer uma excelente leitura de espao 3. A probabilidade em cair em fora-de-jogo elevada

Vantagens

1. O adversrio tem muito pouco tempo para reagir 2. O posicionamento do portador da bola obriga a equipa adversria a ocupar o corredor central, libertando espao para segurar a bola junto linha lateral 3. O jogador que recebe a bola pode rematar de primeiro toque ou devolver para o espao lateral e manter a posse

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7617408-a-criacao-de-situacoes-de-finalizacao-ou-fase-ii-ofensiva

2/4

21/01/13

Artigos

Desvantagens
1. O espao est quase sempre muito ocupado pelo adversrio 2. praticamente impossvel ultrapassar um adversrio sem cobertura defensiva 3. Os colegas de equipa do portador da bola esto rigorosamente marcados

Vantagens

1. Facilidade em colocar a bola na rea perante equipas muito compactas 2. Caso a situao no seja favorvel para cruzar a bola, posicionamento do portador da bola permite avanar um pouco mais no terreno 3. Se a linha defensiva est demasiado subida, o portador da bola pode cruzar para as costas da defesa

Desvantagens
1. A equipa adversria tem muito tempo para reagir 2. A preciso do cruzamento deve ser elevada 3. O jogador-alvo deve ser hbil a receber a bola e/ou a cruzar

Artigos relacionados A sada do jogo ou Fase III ofensiva A finalizao ou Fase I ofensiva 3. O equilbrio defensivo ou Fase III defensiva 4. A recuperao defensiva ou Fase II defensiva 5. A defesa propriamente dita ou Fase I defensiva
1. 2.

Categories: Teoria Tactica, Processo defensivo e ofensivo


Like 0

Post a Comment

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7617408-a-criacao-de-situacoes-de-finalizacao-ou-fase-ii-ofensiva

3/4

21/01/13

Artigos

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7617408-a-criacao-de-situacoes-de-finalizacao-ou-fase-ii-ofensiva

4/4

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos A saida de jogo ou Fase III ofensiva Posted by Valter Correia on July 4, 2011 at 6:35 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) A sada de jogo, que tambm podemos chamar de Fase III para a equipa que est na posse de bola, responsvel pela primeira parte da transio ofensiva, ou por outras palavras, durante a Fase III que a equipa leva a bola para o setor ofensivo, seja pelo cho ou pelo ar. Geralmente, a fase mais longa para qualquer equipa que tem a posse de bola e tambm a fase mais importante de todo o processo ofensivo, pois necessrio que a sada de jogo seja bem sucedida para que a equipa consiga criar situaes de finalizao eficazes. A maioria das aes tnico-tticas so realizadas at linha do meio-campo. Isso significa que no so aes muito complexas, uma vez que so realizadas por jogadores menos tcnicos e em zonas pouco pressionadas pelos adversrios.

Processos realizados durante a Fase III ou sada de jogo

Vantagens
1. Obriga o adversrio a afastar do alvo (a baliza defendida pela equipa) 2. Assume o controlo do jogo, obrigando o adversrio a realizar uma quantidade considervel de esforo para alcanar a baliza 3. A equipa tem tempo para assumir posies ofensivas

Desvantagens
1. Liberta demasiado espao nas costas da defesa, especialmente se o adversrio faz presso durante a sada de jogo 2. As linhas demasiado avanadas obrigam o adversrio a formar a compactao defensiva, dificultando os processos ofensivos durante a Fase I e Fase II 3. Obriga a equipa a realizar muito esforo fsico se o adversrio recuperar a bola e avanar rapidamente no terreno

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7606206-a-saida-de-jogo-ou-fase-iii-ofensiva

1/5

21/01/13

Artigos

Vantagens
1. Ultrapassa todas as linhas dos adversrios de uma s vez 2. Leva a bola para longe da baliza, sobrando sempre tempo para a equipa se recompor novamente 3. Impede a perca de bola em zonas prximas baliza

Desvantagens
1. A taxa de sucesso de entrega de bola muito baixa 2. O jogador alvo deve perceber a aco e agir rapidamente 3. Devido taxa de insucesso muito elevada, a bola quase sempre recuperada pelo adversrio

Vantagens
1. A bola mantida no p, permitindo o alvio se o adversrio pressionar 2. A equipa pode realizar vrias movimentaes para se organizar ou pressionar o adversrio 3. Caso pretenda recuperar a bola, o adversrio obrigado a se desgastar, levando o portador da bola a estar menos desgastado fisicamente que o adversrio no momento da perca da bola

Desvantagens
1. O adversrio pode recuperar a bola em zonas prximas da baliza 2. Geralmente no existe cobertura defensiva quando o adversrio recupera a bola, especialmente se a Fase III ainda est no inicio 3. O adversrio tem tempo para efetuar a marcao aos jogadores sem posse de bola

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7606206-a-saida-de-jogo-ou-fase-iii-ofensiva

2/5

21/01/13

Artigos

Vantagens
1. A sada de jogo efetuada com a amplitude mxima 2. A bola colocada de imediato num mdio-ala ou extremo e longe da prpria baliza 3. A taxa de sucesso na entrega da bola mais elevada que a taxa de sucesso na entrega da bola da bola longa

Desvantagens
1. A bola pode ser recuperada pelo adversrio ainda no setor defensivo da equipa que faz a sada de jogo, e pode ser recuperada especialmente no setor mediano 2. O jogador-alvo tem um longo caminho para percorrer e muitos adversrios diretos para ultrapassar 3. O flanco adversrio deixado sem marcao, originando espaos perigosos que o adversrio pode explorar

Vantagens
1. Impede a perca de posse de bola quando o adversrio pressiona 2. Inicia a sada de jogo do incio, permitindo explorar outro processo sem perder a posse de bola 3. Obriga o adversrio a esperar por novas aes da equipa ou a pressionar para recuperar a posse de bola

Desvantagens
1. Entre a Fase III e a Fase II ofensivas, a equipa demora demasiado tempo 2. A bola afastada da baliza adversria 3. O adversrio ganha tempo para recompor as aes bsicas

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7606206-a-saida-de-jogo-ou-fase-iii-ofensiva

3/5

21/01/13

Artigos

Vantagens
1. Ultrapassa um adversrio ou uma linha de marcao 2. Acelera o ritmo de jogo da equipa e obriga o adversrio a fazer movimentaes e/ou desorganizar-se 3. O perigo de perca da posse de bola to baixo como a progresso pelo cho e ainda permite formar a conteno e cobertura defensiva caso tal acontea

Desvantagens
1. O adversrio pode recuperar a bola prximo do alvo 2. Os jogadores intervenientes deve ser tecnicamente dotados 3. medida que a tabela realizada em zonas mais avanadas no terreno, sobem tambm as probabilidades de perca de posse de bola

Artigos relacionados A criao de situaes de finalizao ou Fase II ofensiva A finalizao ou Fase I ofensiva 3. O equilbrio defensivo ou Fase III defensiva 4. A recuperao defensiva ou Fase II defensiva 5. A defesa propriamente dita ou Fase I defensiva
1. 2.

Categories: Teoria Tactica, Processo defensivo e ofensivo


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7606206-a-saida-de-jogo-ou-fase-iii-ofensiva

4/5

21/01/13

Artigos

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7606206-a-saida-de-jogo-ou-fase-iii-ofensiva

5/5

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos O processo ofensivo Posted by Valter Correia on July 4, 2011 at 5:55 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) O processo ofensivo um grande momento ou uma das duas formas gerais para fazer a leitura do jogo, permitindo a cada equipa saber em que momento deve realizar determinada movimentao. Cada treinador define como a equipa levar a bola para a frente, como a colocar na rea e como vai tentar rematar a bola. A importncia em coordenar cada uma das fases com as outras duas muito grande, uma vez que cada fase depende das outras fases para o sucesso da equipa. Uma equipa inicia o processo ofensivo a partir do momento que recupera a posse de bola, e termina este processo quando fica sem a posse da mesma, seja atravs de remates, bolas para fora do campo ou desarmes por parte da equipa adversria. O objetivo principal do processo ofensivo pontuar na baliza adversria, que tambm o objetivo do jogo. Com a constante evoluo tecnolgica, financeira, comunicacional e igualmente constante evoluo desportiva, nenhuma equipa se pode arriscar a estagnar a sua evoluo correndo o risco de ficar para trs e levar muito tempo para recuperar. Por essa razo, a evoluo da organizao ttica est a crescer a nveis sem precedentes.

O processo ofensivo

As trs fases do processo ofensivo 1. A finalizao ou Fase I ofensiva 2. A criao de situaes de finalizao ou Fase II ofensiva 3. A sada de jogo ou Fase III ofensiva

No entanto, podemos observar dois outros grandes objetivos do processo ofensivo:

A manuteno da posse da bola

A manuteno da posse de bola no propriamente um objetivo, mas uma condio para o objetivo fundamental no futebol: o golo. Teodurescu afirma que procurar manter a posse da bola evitar o risco irracional que leva alguns jogadores a perder a bola de forma injustificvel. No sendo propriamente um objetivo final, importante encontrar o equilbrio entre risco e segurana, partindo do princpio que nas situaes de jogo, sejam aes individuais e combinaes tticas utilizadas na construo ou na criao de situaes de finalizao, prefervel tentar reiniciar essas situaes em vez de perder desnecessariamente a bola para o adversrio. Assim, a resoluo de qualquer situao no jogo ofensivo deve ser avaliada em funo do binmio risco e segurana. A funo do portador da bola avaliar corretamente as vantagens e desvantagens de determinado comportament ou determinada movimentao, em funo dos

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7605873-o-processo-ofensivo

1/3

21/01/13

Artigos
objetivos tticos da equipa. Num determinado lance, prefervel no optar pela situao de maior risco e manter a posse de bola, mesmo que essa situao no seja a mais adequada nesse lance. Mas manter a posse de bola, torna possvel reorganizar o processo ofensivo.

A progresso ou a finalizao:

Imediatamente aps a recuperao da posse, se houver uma oportunidade para finalizar, a equipa deve faz-lo o mais rpido possvel. Caso no haja essa oportunidade, a equipa deve progredir em direo baliza adversria de forma segura. Isto exige aos atacantes que:

Insistam e continuem a tentar desorganizar a equipa adversria, de maneira a criar condies, de espao e nmero, mais favorveis resoluo de sucessivas situaes no jogo A maioria das aes tcnicas e tticas individuais e coletivas devem estar corretamente orientadas e coordenadas Quando esto perto da baliza, procurem a criao de condies mais propcias para uma concluso do objetivo deste processo, que a obteno do golo.

Durante o processo ofensivo, perseguir este objetivo a tarefa mais importante de qualquer jogador, e cada um deve esforar-se por cumpri-la com o maior empenho e frequncia possveis, mas sempre dentro da sua funo. O maior erro de um jogador dirigir-se em direo ao alvo se esta no for a sua funo.

Existem trs etapas que representam as subdivises do processo ofensivo, ou seja, os perodos pelo qual passam os jogadores na construo de lances e situaes, desde o momento que ganham a bola at ao momento que a perdem. Como Dietrich afirma, as etapas do processo ofensivo so:

1. A construo do processo ofensivo ou Fase III ofensiva 2. A criao de situaes de finalizao ou Fase II ofensiva 3. A finalizao ou Fase I ofensiva

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7605873-o-processo-ofensivo

2/3

21/01/13

Artigos

Categories: Teoria Tactica, Processo defensivo e ofensivo


3 Like 55

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7605873-o-processo-ofensivo

3/3

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos O tempo no jogo Posted by Valter Correia on July 2, 2011 at 7:15 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Vejamos, quando falamos da noo de tempo, falamos de outras noes: Mais do que simples minutos ou segundo, o tempo est ligado diretamente com as estratgias das equipas, quando falamos de aes ou pequenas jogadas. Isto porque as equipas, durante a partida variam a velocidade e o ritmo de jogo. Qualquer um sabe que o tempo que uma partida dura de 90 minutos, fora tempos de compensao. Mas os nmeros indicam que ambas as equipas tm a posse de bola, 50 minutos na totalidade. Num jogo equilibrado, cada equipa tm a bola durante 25 minutos, em que os defesas centrais apenas tm a bola por 30 segundo e 3 minutos o tempo que os condutores de jogo a tm. Durante o tempo restante, os jogadores recolhem e selecionam informaes, analisam essa informao e tomam decises. Assim, a importncia do jogo sem bola elevada e as relaes entre estratgia e tcnica devem estar bem clarificadas. Aqui est um excelente assunto para ser discutido.

Velocidade: velocidade de resoluo de problemas, em que a eficcia das situaes de jogo depende em grande parte das solues tomadas. Ritmo: entende-se pela quantidade ou nmero de aes individuais e coletivas realizadas por unidade de tempo; Espao e nmero: Tanto o nmero de jogadores num certo espao pode ser menor, como o nmero de jogadores o mesmo mas o espao maior. Quanto mais espao houver, mais tempo tem o jogador para pensar, decidir e reagir.

Abrao Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7587665-o-tempo-no-jogo

1/2

21/01/13

Artigos

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

Receba todas as novidades por e-mail

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7587665-o-tempo-no-jogo

2/2

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Os 3 setores do campo Posted by Valter Correia on July 1, 2011 at 7:05 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Dependendo dos setores, o comportamento dos jogadores ser diferente. O campo mede, entre 90 e 120 de comprimento e 45 a 90 metros de largura. So medidas variveis com os seus limites no mximo. Dependendo da competio, os limites so outros que no estes. Verticalmente, divide-se o campo em flancos esquerdo, direito e central. So divididos por linhas paralelas s laterais e so linhas que unem as pequenas reas das balizas. E os setores so tambm trs: defensivo, meio campo e ofensivo. Divididos iguale paralelamente no campo, ser sobre estes trs setores que vou escrever. Ol a todos!

Setor defensivo: Este setor , geralmente, ocupado por jogadores de ao defensiva. Os jogadores posicionam-se dependendo da bola, do adversrio, dos companheiros e da baliza, com o intituito de condicionar ou interromper as aes da equipa adversria. Nesta zona, a equipa geralmente cumpre o princpio geral de tentar manter a superioridade numrica. E quanto aos comportamentos defensivos, a marcao forte e a cobertura defensiva aos companheiros em conteno deve ser eficaz. Os adversrios livres de marcao constituem um grande perigo na zona recuada do campo.

Recuperada a bola, a equipa pode tomar duas opes: ou parte rapidamente para o ataque, ao que ns chamamos de contra-ataque, ou ento valoriza a posse de bola, retirando a mesma da zona de presso onde foi recuperada, como um atraso por exemplo. A sada rpida para o ataque pode conduzir perca de bola num espao curto de tempo e a equipa pode sofrer um contra-ataque por parte do adversrio. A valorizao da posse de bola d tempo para o adversrio fechar os espaos, levando assim a uma transio defesa-ataque mais longa e complexa.

Entre os trs setores, no setor defensivo que comea, pela recuperao da posse de bola, a maior parte das jogadas que terminam em golo. Poranto, correr o menor risco possivel nesta zona o ideal por parte da equipa.

Setor do meio campo: Quando falamos de qualquer ao tcnica ou ttica, neste setor deve existir um equilbrio entre risco e segurana.

no meio campo onde se desenrolam as primeiras aes para a recuperao da posse de bola ou o retardar do processo ofensivo do adversrio, ganhando assim tempo para a organizao da equipa. Este duplo objetivo est assente na realizao de marcaes sistemticas e agressivas aos sucessivos portadores da bola e da concentrao no maior nmero de jogadores entre a linha da bola e a baliza. Da mesma maneira que se trabalham as primeiras aes de defesa, tambm neste setor

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7578924-os-3-setores-do-campo

1/3

21/01/13

Artigos
que se desencadeiam as primeiras aes ofensivas. Falamos de abrir e/ou destabilizar a defesa adversria ou utrapass-la. A misso dos jogadores que tentam esses objetivos , nada mais nada menos, criar, ocupar e utilizar espaos atravs de deslocamentos ofensivos, seja de cobertura ofensiva, desmarcaes em ruptura, princpio da penetrao ou atravs de outros princpios e meios. O ideal, ser circular a bola no sentido da baliza adversria rapida e eficazmente, alm de mant-la sempre em segurana.

Mesmo sendo uma zona mais afastada da baliza, o risco no momento da perca de posse de bola mantm-se, pois no s as possibilidades de fazer golo so anuladas como a equipa adversria pode partir para o contra-ataque. Est mais longe da baliza que o setor defensivo, mas isso no quer dizer que a equipa no seja vulnervel. O risco tende para o elevado, face a uma provvel quebra de ateno por parte dos jogadores. Assim, importante manter as coberturas defensivas e ofensivas bem estruturadas, dando assim maior apoio ao portador da bola.

Setor ofensivo: na zona mais afastada da prpria baliza onde so mais frequentes as aes ofensivas, principalmente combinaes, objetivando provocar rupturas da defesa da equipa adversria. Mesmo nas aes que o adversrio ganha ou pode ganhar a posse de bola, no pode haver hesitaes na execuo de aes tticas e tcnicas, pois a equipa tm sempre a hiptese de algum lance resultar em golo. Alm de no ter receio de arriscar, no s os atacantes mas tambm os jogadores que os apoiam devem ser incentivados a arriscar.

uma zona boa para ganhar tempo necessrio para a equipa recompor atitudes e comportamentos defensivos, sem por em causa a recuperao imediata da posse de bola.

Existem conceitos comuns aos trs setores. Durante o processo ofensivo, a equipa deve procurar criar, ocupar e explorar o espao em mxima largura e profundidade, dificultando a marcao por parte do adversrio, alm que a troca de bola entre os jogadores mais segura e rpida. Durante o processo defensivo, a equipa deve assegurar a concentrao de jogadores, principalmente na zona de finalizao e no centro do jogo, tentando restringir, vigiar, anular e marcar os espaos vitais de jogo.

At j Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7578924-os-3-setores-do-campo

2/3

21/01/13

Artigos

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7578924-os-3-setores-do-campo

3/3

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Google Tradutor

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos A relacao entre a tatica e a tecnica Posted by Valter Correia on June 30, 2011 at 6:00 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) A importncia da deciso faz parte do nvel mais elevado. Atravs duma leitura completa e correta, o jogador pode tomar a deciso correta, dependendo da experincia do atleta, embora esse no seja o nico fator. Os atletas devem possuir, em larga escala, recursos especficos para que o atleta realize uma ao fundamentada na deciso. Esses recursos designam-se por tcnica e fazem parte deles o passe, o drible, o remate, o cabeceamento, o desarme, e outros exemplos. Durante uma partida de futebol, o primeiro problema que o jogador enfrenta tm natureza ttica. Em primeiro lugar, deve saber o que fazer, para depois resolver os problemas propostos durante o jogo selecionando e colocando em prtica, respostas motoras que sejam adequadas ao problema em questo. Da mesma maneira que o todo e as partes so mais fortes havendo uma correlao entre si, a tcnica e a ttica tambm podem ser usadas em conjunto em prol do coletivo. Boas

A capacidade ttica do jogador est sobre a tcnica, pois, durante uma partida, os fatores de execuo tcnica so sempre determinados por um contexto ttico. Isto quer dizer que, a partir da tcnica, o jogador aplica os conceitos tticos, servindo assim a inteligncia e a deciso do jogador e da sua equipa.

Na prtica, a ttica e a tcnica so indissociveis, pois as habilidades tcnicas do atleta esto relacionadas com a leitura e a deciso desse atleta.

Podemos ento concluir que, durante uma partida de futebol, o importante saber gerir as regras de funcionamento e os princpios, ao invs de usar um esquema ttico rgido e determinado anteriormente, alm de regras tticas gerais que no se adaptam ou que no se adaptam to bem s situaes que surgem durante essa partida.

Abrao, Valter Correia Categories: Teoria Tactica


2 Like 1

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7568546-a-relacao-entre-a-tatica-e-a-tecnica

1/2

21/01/13

Artigos

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7568546-a-relacao-entre-a-tatica-e-a-tecnica

2/2

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Conceitos e carateristicas do passe Posted by Valter Correia on June 16, 2011 at 7:10 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Vrios autores consideram o passe como uma das caractersticas principais no futebol. Principalmente no futeol moderno, j no bastsa fazer passes rpidos ou longos. O essencial fazer passes precisos, de forma a que a bola chegue at a um colega de equipa e a jogada que se iniciou possa ser terminada com sucesso. Um dos autores dizia: " Arranjai-me uma equipa que saiba passar e que saiba posicionar-se e eu veno qualquer competio". Existem dois tipos de passes: os que evitam a ameaa de interveni do adverrio e os que tentam penetrar em direo baliza do mesmo. Para exemplificar, podemos pensar num passe para trs aps a recuperao da posse de bola, para evitar a zona de presso, e, no segundo exemplo, um passe para as costas da defesa, direcionado para um espao onde o avanado vai tentar recever, algo como criar uma situao de finalizao. Antes de comear, o passe o elemento num jogo de futebol que une dois jogadores e que permite com segurana, quase na totalidade dos casos, da progresso da equipa com posse de bola. Compreende-se como uma ao de enviar a bola para um companheiro ou zona do campo. Boas

Existem algumas caratersticas que se identificam com o passe:

o elemento de ligao entre os jogadores de uma equipa; Um passo correto cobre as distncias mais rapidamente que os deslocamentos; um dos elementso do jogo fundamentais; Existem dois objetivos principais para executar um passe; Orientao, velocidade e fora do passe so as caratersticas dum passe eficaz;

No futebol, que no um desporto individual, o sucesso depende quase sempre da capacidade da equipa em jogar coletivamente. Atravs do passe se constroem a maior parte das jogadas, levando ao sucesso da equipa. Deficincia no passe ou na recepo levam a muitas percas de bola, e consequente falta de situaes de finalizao, levando ao insucesso. de notar que o mesmo jogador mais rpido sem bola do que com ela, pois envolve menos leitura cerebral, levando a maior concentrao no sprint, porque no tm de ler os dois ps ao mesmo tempo que l a bola. Portanto, devem ser priorizados lances em que o jogador percorre uma distncia livre do que com bola. Um passe para as costas costuma ganhar tempo ao avanado que j vai a correr, mesmo que o defesa seja mais rpido.

E que tipos de passes podem ser realizados? Podemos passar a bola, com o peito, com a cabea ou com o p (parte interna, externa, peito do p, interna dianteira, peito do p, com a ponta e com o calcanhar) e com o joelho. Quanto bola, percorre um trajeto curto ou longo, pelo solo ou pelo cho, com mais ou menos velocidade e at pode ir tensa.

Isto tudo para saber, porque futebol no se resume a fazer fintas. Fintas uma forma de valorizao pessoal numa jogada individual, mas o futebol um desporto coletivo. Mas impossvel, pelo menos nos tempos atuais, descartar a habilidade no um contra um, at que fundamental passar a bola e vencer nessas situaes, para no perde-la, caso contrrio era impossvel enfrentar o adversrio de

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7419679-conceitos-e-carateristicas-do-passe

1/2

21/01/13
frente.

Artigos

Abrao, Valter Correia

Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Search

novidades por e-mail


Join the conversation

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7419679-conceitos-e-carateristicas-do-passe

2/2

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Desgaste dos atletas durante uma partida Posted by Valter Correia on June 13, 2011 at 3:22 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) nestas velocidades mximas onde se realizam os lances mais efetivos durante uma partida. Os elementso mais bsicos e fundamentais so: remate, corrida, sada rpida ou sprint, saltar, mudanas de direo, as rotaes, fintas, acelaraes e desacelaraes. Entende-se assim que as aes realizadas tm carter aleatrio. Proseguindo o estudo, o esforo dos jogadores velocidade mxima realiza-se cerca de 50% a distncias inferiores a 12 metros, entre os 12 e 20 metros apenas 20%, a 15% realizam-se os esforos entre os 20 e 30 metros e os restantes 15% a distncias superiores a 30 metros. O nmero de acelaraes, tenham elas inicio com o atleta parado ou a correr, 130 por jogo. Segundo um estudo realizado na 1 diviso espanhola, os jogadores esto parados ou a andar de 55 a 60% do tempo total do jogo, ou seja, de 49 a 54 minutos. A um ritmo mais moderado, ou seja at 15 km/h, mantm esse ritmo de 31 a 35 minutos, ou seja, de 35 a 40% do tempo total. A uma velocidade superior, algo como desde 15 at 25 km/h, os jogadores atingem essa velocidade entre 3 a 6 minutos por jogo ( 3 a 5% do jogo) e apenas atingem a velocidade mxima entre 0.4 a 2% do tempo toal do jogo, ou seja de 22 a 270 segundos.

Para jogadores profissionais, as aes de intensidade mxima duram cerca de 7 minutos, inclundo 19 sprints com uma durao de 12 segundos. Cerca de 88% das aces realizadas num jogo so de atividade aerbica, e os restantes 12% de atividade anaerbica.

Estes dados indicam que a fora um fator importante no futebol. No falo de fora moscular, ou nem sei bem que nome lhe podemos chamar, mas da capacidade que o atleta tm de realizar as aes. No se valoriza muito a velocidade em sprint, ou seja, no est em primeiro lugar chegar antes do adversrio, mas sim ser eficaz velocidade mxima possvel.

Abrao Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7382896-desgaste-dos-atletas-durante-uma-partida

1/2

21/01/13

Artigos

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

Receba todas as novidades por e-mail

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7382896-desgaste-dos-atletas-durante-uma-partida

2/2

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Como analisar a equipa adversaria Posted by Valter Correia on June 9, 2011 at 7:00 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) A preparao no futebol fundamental para o alto rendimento desportivo, e deve partir sempre do treino, que dividido em duas fases diferentes: o ensino/adaptao/treino ao modelo de jogo adotado pelo treinador e a preparao para o jogo que se avizinha. A existncia de um modelo de jogo fundamental, e a nica forma para que exista uma forma de jogar atravs do treino, adaptando os jogadores, fsica, ttica e psicologicamente aos contedos do dito modelo de jogo. Esse modelo de jogo deve ser adaptvel, no necessariamente ao longo da poca, mas para o jogo seguinte, pois deve haver sempre espao para a preparao da equipa para o jogo precedente. Durante o treino de uma equipa de futebol, existem os mais variados objetivos que deve ser cumpridos, como por exemplo, no treinar nem pouco nem em demasia, respeitando o princpio da sobrecarga, ou por exemplo, ao respeitar o princpio da especificidade, o treino deve ser rigoroso e restritivo aos seus objetivos, excluindo exerccios que no influenciam na forma de jogar da equipa. Existe uma questo frequente entre treinadores e professores de futebol. Como treinar surge bastantes vezes nos motores de busca dos websites de organizao ttica e de futebol. Mas existe uma outra questo, que, apesar de "inserida" primeira questo, igualmente importante: o que treinar?

1. A anlise de uma equipa

Existe uma ferramenta especial que serve de "plataforma" ou "alavanca" para o alto rendimento desportivo, que influencia diretamente na preparao durante o treino. Chama-se Anlise do Adversrio, que geralmente uma tarefa efetuada por um dos membros da equipa tcnica. O conhecimento da estrutura, da forma de jogar nos vrios momentos de jogo, da filosofia do treinador, entre vrios pontos fortes e fracos da equipa que se segue no fim de semana seguinte funciona como palavra-chave para diferenciar as grandes equipas de equipas inferiores. Praticamente, tem o mesmo valor que entrar no jogo a ganhar.

Segue-se um resumo do que deve constar num relatrio de anlise de uma equipa adversri

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7342966-como-analisar-a-equipa-adversaria

1/5

21/01/13

Artigos
1.1 Transio ofensiva

Quando a equipa perde a posse de bola, deve ser rpida a ler a situao e a reagir. A capacidade de previso de como ir reagir o adversrio acrescenta pontos para uma recuperao da bola mais eficaz e o sucesso defensivo praticamente garantido. Mas a equipa deve ser capaz de prever o qu? Como vai o adversrio transportar a bola at ao ataque? Ser um ataque rpido e vertical, ou ser mais lento, posicional e horizontal? A equipa explora os corredores laterais ou o corredor central? E quais so as condies que levam a equipa a explorar determinado corredor? O adversrio tenta criar condies para efetuar o ltimo passe ou tenta servir um jogador que explora determinado espao? As condies antecedentes da finalizao so as costas da defesa, ou so cruzamentos, quer da linha de fundo, quer do ltimo tero do campo? Qual o movimento do adversrio onde existe uma maior probabilidade de recuperao da posse de bola? E existem tambm movimentos onde o adversrio deixa espao livre para explorar, como por exemplo na subida de um lateral?

1.2 Momento Ofensivo

Uma vez que o adversrio leva a bola ao ataque, vai certamente criar condies para a finalizao. Como tal a palavra-chave do artigo, a equipa deve "prever" como ir suceder o comportamento da equipa contrria O remate colocado, forte ou de cabea? Surge de determinados jogadores especializados na finalizao? E esses jogadores, rematam com a bola no p ou rematam ao primeiro toque? Quais so as movimentaes de padro dentro da grande-rea? Existem jogadores que aparecem vindos de trs? Que surgem junto de um dos postes ou que tentam finalizar atravs de um movimento em diagonal?

1.3 Transio Defensiva

Nenhuma equipa pratica um futebol de excelncia ou perfeito, e por isso, qualquer equipa pode perder a posse de bola, e portanto efetuar uma transio ofensiva. Quais so espaos que a equipa se apressa a fechar? E quais so os espaos que a equipa no ocupa corretamente? A equipa obriga o adversrio a tentar explorar pelos corredores laterais? Pressiona na sada de bola? Qual o setor do campo onde a presso maior? E a equipa sobe ou desce no terreno aps recuperar a posse de bola?

1.4 Momento defensivo

Este ser um dos pontos-chave do relatrio, pois identifica os pontos fracos quando a vez da prpria equipa atacar.

Google Tradutor

A equipa defende com muitos jogadores atrs da linha da bola? E qual o corredor do campo onde esto mais jogadores? A presso vertical ou horizontal? Existe uma ligao entre a forma como a equipa defende e como ataca? A marcao feita zona ou homem-a-homem? E existe algum jogador influente que marca outro jogador especfico? A penetrao na grande-rea mais fcil se feita nas costas da defesa, com cruzamentos curtos ou com cruzamentos longos?

1.5 Bolas paradas

Livres, cantos e lanamentos tambm entram no relatrio de anlise de uma equipa. Os lanamentos laterais so rpidos, curtos ou so longos? Para os lanamentos laterais existem jogadores especialistas ou so efetuados de forma aleatria? Os cantos, so curtos, para a grande-rea, ou atrasados? Quais so os jogadores que batem os cantos?

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7342966-como-analisar-a-equipa-adversaria

2/5

21/01/13

Artigos
O cruzamento feito para que zona da rea? E como feita a movimentao dos jogadores? Os livres so batidos diretamente baliza ou so cruzamentos para uma zona ou jogador especfico? A barreira salta em livres contra a prpria equipa?

1.6 Padres do modelo de jogo

Entende-se padres de jogo como movimentaes frequentes de uma equipa, no necessariamente no mesmo local, mas as mesmas diretrizes e objetivos. Comum aos cinco pontos anteriores, a anlise cuidada de uma equipa encontra sempre padres na forma de jogar de qualquer equipa. Existem movimentaes regulares na forma de jogar das equipas, como combinaes durante a construo de jogo, cruzamentos, movimentaes de apoio, entre muitos.

1.7 Outros pontos importantes

Existem ainda outros pontos importantes que devem constar num relatrio de anlise Quais so os jogadores indisponveis para o jogo? Qual ser o onze mais provvel ou qual o onze mais utilizado? Qual a filosofia do treinador? Em que momentos do jogo costuma fazer substituies? Quais so as substituies que faz? A equipa ataca em que tempo de jogo? Se na primeira parte, se na segunda, ou durante um perodo especfico? Como esto as condies do relvado, quais so as condies climatricas no dia de jogo e existem outros fatores externos que podem influenciar o jogo?

Conforme descrito neste artigo, a anlise de uma equipa adversria uma ferramenta importante utilizada pela equipa tcnica. Aspirantes a treinadores de futebol podem tambm escrever os seus prprios relatrios de futebol e assim melhorar os seus conhecimentos e a sua viso de jogo. Voc gostava de ver o seu relatrio de anlise no Teoria do Futebol? Entre em contacto com o administrador e envie o seu relatrio j!

Artigos Sugeridos pelo autor do artigo


Princpios Gerais, Operacionais e Fundamentais Os mtodos de Jogo Planificao, Programao e Periodizao do Treino Princpio da Sobrecarga

Categories: Teoria Tactica, Relatorio de Jogo


Like 6

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7342966-como-analisar-a-equipa-adversaria

3/5

21/01/13
Email Message

Artigos

Post Comment 8 Comments

Reply

Valter Correia

03:53 PM on November 06, 2012 jorge says... O contedo muito bom, mas esse "equipa" tira a vontade de continuar lendo!!!

Ol Jorge natural. O idioma brasileiro e o idioma portugus so idnticos. Obrigado pelo comentrio

Reply

jorge

11:12 AM on October 20, 2012 O contedo muito bom, mas esse "equipa" tira a vontade de continuar lendo!!!

Reply

Valter Correia

10:34 AM on August 23, 2012 Joo Alfredo da cunha says... Parabns meu camarada!!! j adicionei aos meus favoritos,sera de grande valia.

Ol caro Joo. para ler opinies como a sua que continuamos a trabalhar. Continue connosco. Abrao Valter Correia

Reply

Valter Correia

10:31 AM on August 23, 2012 David Pereira says... Adorei o site! Vou adicionar aos meus favoritos!

Ol caro David. Obrigado pelo comentrio e pelos bons gostos Abrao

Reply

Joo Alfredo da cunha

09:54 AM on August 22, 2012 Parabns meu camarada!!! j adicionei aos meus favoritos,sera de grande valia.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7342966-como-analisar-a-equipa-adversaria

4/5

21/01/13

Artigos

Reply

David Pereira

09:07 PM on August 01, 2012 Adorei o site! Vou adicionar aos meus favoritos!

Reply

Valter Correia

10:05 AM on July 01, 2012 orlando de jesus restrepo says... grcias por tan interesante informacion soy entrenador y un asiduo lector de sus columnas ,gracias por tan valioso aporte un abrazo orlarespo.

Hola Orlando de Jesus Restrepo Gracias por tu opinin. Espero que toda esta informacin puede seguir para ayudar a s mismos ya sus colegas. Saludos de Valter Correia

Reply

orlando de jesus restrepo

11:01 AM on June 14, 2012 grcias por tan interesante informacion soy entrenador y un asiduo lector de sus columnas ,gracias por tan valioso aporte un abrazo orlarespo.

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7342966-como-analisar-a-equipa-adversaria

5/5

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos 3 Tipos de Cruzamentos Posted by Valter Correia on May 16, 2011 at 6:55 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Mas vejamos: Existem 3 tipos de cruzamentos: Cruzamentos da linha de fundo; Cruzamentos de linhas intermdias; Cruzamento de linhas recuadas. Cruzamentos mais do que ter um jogador a bombear a bola para uma zona onde est outro jogador. Um cruzamento define-se como ao tcnico-ttica que expe a defesa contrria a situaes eminentes de golo.

Cruzamento da linha de fundo:

Neste tipo de cruzamento, os avanados tm vantagem sobre os defesas, pois tem a possibilidade de observar a trajetria da bola. Quanto aos defesas, estes tm de ter ateno a bola e o avanado, ou seja, devem marcar o adversrio, e manter ateno na trajetria da bola. Os avanados devem aproveitar esta vantagem desmarcando-se no timming certo e ocupando racionalmente o espao na zona de finalizao. Normalmente a equipa atacante coloca trs jogadores em frente baliza, formando um tringulo: um jogador no 1 poste, um no 2 e o terceiro na rea de grande penalidade. Se o jogador que ataca o primeiro poste no for muito alto, deve ser hbil a antecipar-se.O jogador que entra no 2 poste deve colocar-se em ligeira diagonal sobre a linha de cruzamento.

Cruzamento em zonas intermdias:

Este tipo de cruzamento uma arma muito valiosa em equipasque defendem zona sem um lbero de origem. O jogador que cruza a bola deve ser hbil nos cruzamentos. Neste caso, o cruzamento deve ser tenso, raso e para as costas da defesa, procurando a desmarcao dos avanados ou cortes mal efetuados dos defesas que originem auto-golos. Os avanados devem atacar sempre em velocidade a baliza contrria, tendo em ateno as situaes em fora-de-jogo.

Cruzamento em zonas recuadas:

Este tipo de cruzamentos o menos perigoso para as defesas cntrrias, pois os defesas tem tempo suficiente para definirem e ajustarem a marcao. No entanto, este tipo de cruzamento pode ser muito til, colocando a bola num avanado forte no jogo areo, que vai depois tentar assistir para os companheiros na rea.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7068510-3-tipos-de-cruzamentos

1/2

21/01/13

Artigos

Quando estiverem a ver um jogo de futebol, tomem ateno ao tipo de cruzamentos das duas equipas

Abrao Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

Receba todas as novidades por e-mail

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7068510-3-tipos-de-cruzamentos

2/2

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Os 4 Momentos de jogo Posted by Valter Correia on May 14, 2011 at 6:30 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Na transio ofensiva ou defesa-ataque: Vejamos: Desmontando um universo do Modelo de jogo, temos os momentos de jogo, So as transies defensiva e ofensiva, e os momentos ofensivos edefensivos. " O picpo d jg eo sbpicpo d jg socmotmno e s rnis e oo s u rnis e oo opraets pdsd cmotmnoqeotendrqe qesjmrvldspls are e opraet u riao ur u ea eeao eo su jgdrsepl saeup nsdfrne mmno d jg.Ess es oaoe ea u qia o ieets oets o oo se cmotmno epdsd cmotmnoqad atcldseetes opraets are e opraet uno riuao nr eieca u pd d cmotmnoanamir o sj,uaietdd vdnim m aro e opraet id ao, u ea m dniae d e u p a q a d n m n m s d o g n z o f n i n l " (Guilherme Oliveira, e qia o ul eoiao e raia ucoa. 2003)

Google Tradutor

No momento que recuperamos a posse de bola, o objetivo principal aproveitar a desorganizao adversria e tentar avanar rapidamente ao golo. Caso no seja possivel, passa a ser objetivo retirar a bola da zona de presso. Estas so as duas solues que a equipa pode tomar quando recupera a bola. Dependendo do posicionamento adversrio e da prpria equipa, a equipa vai escolher entre seguir com a bola ou se a vai manter. Na figura, a equipa representada pela cor azul avana do terreno aps a recuperao da pose de bola no flanco esquerdo.

Quanto ao momento ofensivo ou organizao ofensiva:

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7047419-os-4-momentos-de-jogo

1/4

21/01/13

Artigos

Com a posse de bola, o objetivo marcar golos. Assim, torna-se importante criar muitas situaes para o fazer. Usar bem o espao e o tempo em relao equipa e ao adversrio, ou seja, o grupo deve ter um bom jogo posicional e boa tcnica no passe, adquirindo ento velocidade na circulao da bola. Na figura, a equipa azul est a pressionar o adversrio para tentar fazer o golo

Mais um momento tansio defensiva ou transio ataque-defesa:

A partir do momento em que a equipa perde a posse de bola, o objetivo organizar-se defensivamente e rapidamente, fazendo assim o campo curto e impedindo o adversrio de criar situaes ou possibilidades de golo. fundamental, para dar tempo transio, condicionar imediatamente a ao do portador da bola do adversrio. Frequentemente recorre-se falta para matar tentativas de contra-ataque do adversrio. Na figura, a equipa azul est a descer no terreno aps ter perdido a bola

Temos ainda um ltimo momento de jogo. Organizao defensiva ou momento defensivo:

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7047419-os-4-momentos-de-jogo

2/4

21/01/13

Artigos

Quando a equipa est sem a posse de bola, o objetivo principal evitar golos ou situaes que possam dar em golo contra a equipa. Tal e qual como na organizao ofensiva, fulcral usar o espao e o tempo em relao aos companheiros e adversrios. Sem esquecer, a equipa deve ter um bom posicionamento defensivo, formando um bloco compacto com linhas muito juntas. Muitas vezes, a equipa serve-se duma zona de pressing alta, de forma a recuperar a bola mais perto da baliza adversria. Na figura, a equipa est a defender sobre a presso do adversrio no lado esquerdo

Artigos relacionados na Categoria Teoria ttica


Os quatro espaos-chave do campo Desgaste dos atletas durante uma partida A relao entre a ttica a tcnica Mapa do Site At j Categories: Teoria Tactica
Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7047419-os-4-momentos-de-jogo

3/4

21/01/13

Artigos

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/7047419-os-4-momentos-de-jogo

4/4

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Domnar a descansar Posted by Valter Correia on May 9, 2011 at 6:04 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Mas, regra geral, a melhor forma de fazer descansar a equipa longe da prpria rea, sempre com a Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) bola em circulao. Por outras palavras, a melhor forma de descansar, dominando o jogo. Porm, preciso ter em conta vrios fatores. Para dominar o adversrio, preciso jogar no campo do mesmo, sempre com bom posicionamento e bastantes movimentaes, facilitando a troca de bola e procurando situaes de finalizao. Quando a bola perdida, necessrio que a equipa feche os espaos rapidamente, evitando que a bola saia da zona de presso para uma zona mais favorvel do adversrio. Recuperada a bola, o conjunto vai valorizar a posse de bola, colocando esta em zonas de baixa presso e iniciando uma nova circulao da mesma. Volta-se ento ao mesmo, movimentaes, passes, sempre bem posicionados, etc. Outro aspeto: o que cansa menos? Pressionar o adversrio, tentando tirar a bola ou induzindo a um erro; ou recompor toda a equipa? Geralmente apontam para a segunda hiptese. Depende imenso dos mais variados fatores. J algum pensou se possvel dominar um jogo, e ao mesmo tempo descansar? J repararam que as grandes equipas, geralmente at podem nem rematar muito, mas costumam fazer lances bastante eficazes. Porqu?

Podemos at ir mais longe. Ao ver um jogo, reparamos na velocidade dos jogadores. Quando falo em velocidade, no falo em sprints. Trata-se da tempo que os jogadores demoram a fazer presso ou que demoram a ocupar os espaos aps perder a bola. Se uma equipa no for rpida ao fechar espaos e a fazer presso, pode perder a bola da zona de presso. Da mesma forma que se construir com frequncia lances rpidos, tende a perder a bola e gerando muitas transies defensivas, aumentando assim o nvel de cansao.

Podemos concluir ento que o melhor a procurar para construir uma equipa simplesmente, o equilbrio. Simplificando, se atacarmos muito, teoricamente a nossa defesa fraca. Se defendemos em demasia, no marcamos golos.

Abrao

Categories: Teoria Tactica


Like 1

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6991125-domnar-a-descansar

1/2

21/01/13
Email Message

Artigos
Already a member? Sign In

Post Comment 0 Comments

Search

Receba todas as novidades por e-mail


Join the conversation

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6991125-domnar-a-descansar

2/2

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos 4 Espacos-chave do campo Posted by Valter Correia on April 29, 2011 at 7:20 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Vamos comear pela zona de finalizao. Mais de 90% dos golos so marcados nesta zona, muitas vezes de primeiro toque. E facil perceber porqu. Esta zona est logo em frente da baliza, dentro da grande rea- Qualquer remate pode originar um golo, ou at mesmo numa recarga, pois qualquer barreira para um remate, seja guarda-redes ou defesa, no tem tempo de reagir em condies, dada a curta distncia entre o rematador e a meta. Existem espaos do campo que uma equipa d mais ateno. So 4 os espaos-chave no terreno do jogo, que uma equipa pode explorar.

Outra zona a zona perigosa. nesta parte do campo onde uma equipa constri o jogo. uma zona muito importante e de grande importncia. Uma vez que a baliza est de frente, remates de longe ou livres diretos so mais fceis de finalizar, bem como o jogo pode ser distribudo para os flancos ou para as costas da defesa a partir daqui.

Mais uma zona aquela que entendemos como zona problemtica. A partir desta zona, um jogador pode soltar-se muito rapidamente para finalizar um cruzamento, explodir num drible, organizar o jogo e criar uma oportunidade de finalizao teoricamente eficaz e mesmo remates de longe so muito mais efetivos.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6883836-4-espacos-chave-do-campo

1/3

21/01/13

Artigos

Por ltimos, temos as alas do campo. Podemos dividir em duas sub-zonas. A Zona 2 representa uma ala normal, onde o jogo construdo e trabalhado pelos lados. A Zona 1 uma zona de onde so feitos os cruzamentos para a rea. Quando se fala cruzar da linha de fundo ou ir linha de fundo, falase desta zona. Geralmente partem daqui os cruzamentos mais mortferos.

Portanto, quando observarem um jogo, tomem nota do comportamento de cada equipa nestas zonas, facilitando a leitura do jogo e compreendendo a essncia e a razo de como cada equipa joga em determinada zona do campo

At j Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6883836-4-espacos-chave-do-campo 2/3

21/01/13
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Artigos

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail


Follow @TeoriadoFutebol 31 follow ers

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6883836-4-espacos-chave-do-campo

3/3

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos A linha da bola Posted by Valter Correia on April 27, 2011 at 6:30 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) O termo trata de uma linha imaginria, paralela s linhas de fundo, definida pela posio da bola no Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) A linha da bola no uma linha fixa. Conforme a bola progride no campo de jogo, a linha segue o seu movimento. No futebol, este conceito muito importante, principalmente em situaes prximas da baliza. Quantos mais jogadores uma equipa posiciona atrs dessa linha, maior a compactao defensiva, e maior a possibilidade de passes errados ou para trs por parte do adversrio Esse conceito em questo respeita os Princpios Operacionais de defesa de Claude Bayer, que busca dificultar a progresso dos atacantes ao campo e a finalizao meta, facilitando o processo de recuperao da posse de bola. campo de jogo. Costuma-se dizer que, quanto maior o nmero de jogadores atrs da linha da bola, o espao mais fechado para a ao do adversrio e maior a induo para um passe errado ou para trs. Linha da bola um conceito universal em todos os desportos coletivos que se apoiam na ideia de invaso, como explica Claude Bayer nos Princpios Operacionais dos desportos Coletivos.

Em desportos em espaos menores, como no futsal, colocar todos os jogadores atrs desta linha uma boa estratgia, pois e espao a percorrer pequeno. No entanto, o futebol praticado num campo de 100 metros e com 22 jogadores. Enquanto os avanados marcam praticamente a partir da linha de meio campo, defesas e mdios respeitam muito mais a linha da bola, colocando-se entre esta e a baliza, caso contrrio, facilitam para o adversrio progredir.

um conceito bastante bvio, mas nem sempre usado. Existem situaes comuns, em que um jogador fica a marcar o adversrio a frente da linha da bola, respeitando o princpio da marcao individual, ou seja, no protege o seu campo para dificultar o avano adversrio.

Outra questo a quantidade de jogadores atrs da linha da bola. Se a equipa defende recuada, tem mais jogadores para recuperar a bola e um espao livre maior para contra-atacar. Se posicionar menos jogadores atrs dessa linha, tm um nmero maior de jogadores para contra-atacar. No entanto, o trabalho dos defesas e do guarda-redes deve ser mais eficiente.

Concluindo, com compreenso e aplicao da ideia da linha da bola, nota-se que um fator importante na armao de um sistema defensivo e tambm uma ferramenta na leitura da proposta de jogo do adversrio. Compreender esse conceito facilita a observao e adaptao da equipa ao sistema defensivo adversrio

No entanto, este conceito usado em zonas especficas do campo. Pode ser ensinado ou treinado a partir da utilizao de jogos reduzidos, para que os jogadores vivenciem tais situaes centradas neste aspeto. Uma forma de facilitao na aprendizagem, passa por fazer o jogo com bola na mo, que exige

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6860420-a-linha-da-bola

1/2

21/01/13

Artigos
menos psicologicamente do atleta.

Este mais um conceito aplicado ao futebol. mais comum, porque qualquer um sabe o que a linha da bola. No entanto, saber o que no chega, convm explorar e aplicar.

Abrao

Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6860420-a-linha-da-bola

2/2

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Um modelo de jogo simples Posted by Valter Correia on April 26, 2011 at 7:25 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Primeiro, gosto de ser eu a propor o jogo. J em determinados desportos, que gosto de praticar, gosto sempre de ser eu a tomar iniciativa. No estou a falar de jogar ao ataque, mas de controlar o jogo, para que o adversrio jogue como eu quero, em vez de remediar e ser controlado. Gosto muito dessa teoria, que apresenta algum efeito psicolgico sobre o adversrio. Por exemplo, no tnis de mesa, defendo mal, mas apresento tcnica no servio e no remate ou puxar ou como queiram chamar. A questo aqui no se sou bom jogador ou no, mas sim o dito efeito psicolgico que notei no pessoal que me rodeava. Uma grande parte dos colegas no queriam jogar contra mim porque eu puxava tudo. E s os que no tinham receio da minha forma de jogar que davam mais luta, pois aproveitavam para aprender. Recordo, a questo aqui no acerca valorizao pessoal, mas sim um exemplo que tirei e que fao usufruto para aprender e ver a realidade de outra forma. Vou apresentar um modelo de jogo simples. No o copiei de lado algum. Apenas o desenvolvi atravs do video-jogo. Devem estar a pensar que uso os jogos de computador para estudar futebol e que, por isso, sou maluco. E por acaso uso. No para aprender sobre futebol, mas para retirar alguns exemplos daquilo que eu quero ver, como por exemplo o posicionamento de um jogador. A vantagem que posso, a qualquer altura, estudar determinada ao, ao invs de esperar que essa mesma ao acontea num jogo de futebol. Leiam aqui sobre a teoria de Tranfert de Claude Bayer, mas na vida real, em que estou a usar as condies que tenho para melhorar o meu conhecimento. Ol caros leitores

Segundo, estudei as condies que o determinado jogo de computador me oferecia. No vou dizer qual , apenas que no fez ainda dois anos desde que que saiu no mercado. Como procedi com esse estudo? Foquei-me apenas numa equipa, e procurei vrias tticas, posicionamentos e estratgias que o jogo oferecia, e ainda criei algumas. E, durante cada partida, observava o movimento dos jogadores e procurava sempre escolher a melhor opo possvel. Claro que a tcnica no comando tambm evolui, o que ajuda muito para depois aprender sobre o jogo. Lembrem-se que, quando estamos a aprender uma certa ao, assim que nos aproximmos da perfeio, podemos incluir essa ao noutra mais complexa. Acontece que o nosso inconsciente controla a ao mais simples, enquanto o consciente d conta a mais complexa. Aprendi isso uns tempos e noto bem no que toca profisso que exero. Mas, voltando ao assunto, aps conhecer as condies que o jogo me oferecia - e acho que qualquer um faz o mesmo, seja num jogo ou no lazer, trabalho, etc - procurei incorporar as minhas ideias e teorias.

Terceiro, o estilo do Barcelona ser aquele que melhor aparenta com o meu. Embora parecidos, no me foquei muito no Bara, mas em alguns conceitos globais para controlar o jogo. Aquilo que aprendi at hoje acerca futebol, ou seja nada, faz-me compreender porque Jos Mourinho defende duas premissas principais: ocupao equilibrada de espaos e valorizao da posse de bola. Como criei o modelo de jogo e segundo essas premissas, sei quais so os pontos fortes e os fracos. Essas mesmas premissas so aplicadas em variadas equipas, que partem depois para outras menos fundamentais.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6849225-um-modelo-de-jogo-simples

1/3

21/01/13

Artigos
Quarto, adaptei o meu modelo de jogo ao video jogo. Troca de passes sempre com o objetivo de subir no terreno, e sempre atento ao posicionamento, desmarcao, etc dos jogadores. Tanto faz se o passe sai para a frente, para o lado ou para trs. O importante no perder a posse de bola e subir no terreno. No que tratam os princpios fundamentais de ataque, mais exatamente a penetrao, seja atravs do passe ou progresso com bola, faz parte do meu jogo subir muitas vezes com os defesas ou mdios, para que a minha equipa suba e o adversrio desa no terreno. Assim se chama fazer presso sobre o adversrio com o campo de jogo como referncia. Tem algumas vantagens como por exemplo o terreno a percorrer pelo adversrio num contra-ataque, pois colocar bastantes jogadores subidos torna-se mais vulnervel a um contra-ataque muito rpido, atravs do jogo direto. Quase sempre tenho tempo de recuperar a bola. Escassas so as vezes que a bola chega minha baliza, pois tenho sempre 3 a 4 jogadores a defender, e um deles sempre em conteno a frente da defesa. Quanto ocupao equilibrada de espaos, os jogadores desmarcam-se por si, os laterais ocupam as suas faixas e os restantes dominam em grande nmero no meio. Jogo em 4x3x3.

Quinto, procurei um onze que melhor satisfazia as minhas pretenses: passe. Pelo lado direto, os jogadores so destros e pelo flanco esquerdo so canhotos. Melhora a preciso do passe e receo de dois jogadores da mesma linha vertical quando usam o mesmo p. Tambm o fiz porque o jogo em si d ateno nesse aspeto. Outra coisa em que dediquei ateno foi a caracterstica de passes dos jogadores: passe curto, passe longo, primeiro toque e cruzamentos. Se o jogo focado no passe, os jogadores tm de o saber fazer.

Sexto, em duas posies, que so elas mdio centro e ponta de lana, dei-lhes especial ateno. Criei um 4x3x3 com linhas adiantadas e dois mdios sempre a subir quando a equipa tem a posse, mas fica sempre um atrs. Para minha sorte, tinha um excelente jogador para a posio de mdio centro, ou trinco, que desarmava muito bem ( recordo que um jogador ficava na conteno frente da defesa) e que tambm exmio no passe. o meu distribuidor de jogo. Enquanto fao a sada de jogo, a bola sempre trocada entre os laterais e este jogador, e quando o objeto est numa zona mais adiantada no terreno, j fao mais uso de passes para trs para esse jogador. atravs do mdio centro e dos laterais, que mais uso a penetrao pela progresso, em especial pelo mdio, que est sempre pronto a passar, para minha felicidade, bem. Se j estiver mais subido no terreno, tento colocar a bola nos jogadores abertos pelos lados, sejam extremos ou laterais para cruzar ou ento tento colocar a bola em profundidade para os avanados. Dependo do posicionamento dos jogadores das duas equipas. Quanto ao ponta de lana, um finalizador. Tambm mais completo que os outros avanados, mas escolhi um certo jogador que melhor enquadra com aquilo que quero no momento da finalizao. No plantel tenho avanados muito melhores no passe, mas o que importa finalizar, mesmo quando este erra muitos passes. A vantagem ser rpido para acelerar o jogo, pois este desce muitas vezes no terreno para pressionar ou ajudar a distribuir, ou seja, joga de costas para a defesa. Tambm controla bem a bola. Nos outros, ou encontro controlo ou velocidade.

Stimo, por fim, uso as ferramentas que o jogo que oferece, para melhorar o meu estilo. Marcao a zona para distribuir bem os jogadores para passar e defender, pois H-H at assusta as vezes. Uso o futebol total para que os jogadores alternem estrategicamente entre si de posio. Frequentemente deso portador da bola no terreno, arrastando um adversrio. outro vai ocupar a posio em que eu estava anteriormente, e fao um passe vertical. Assim, passo por uma linha com 3,4 ou 5 jogadores, atravs de desequilbrios. Este stimo ponto j no se enquadra bem no modelo de jogo, mas na adaptao que tive de tomar para aplic-lo

Oitavo e ltimo, divirto-me. Uma coisa certa: jogos de computador no se comparam ao real, pois temos sempre mais uma hiptese de repetir at ganhar, algo que no temos na realidade. Apenas falo aqui do modelo de jogo para explicar algumas teorias que tentei por em prtica. No estou a fazer comparaes entre realidades virtuais e reais, mas a fazer uso das condies que tenho para praticar algum pouco conhecimento. Mais nada

Abrao e Obrigado Categories: Teoria Tactica, Treinador de Bancada


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6849225-um-modelo-de-jogo-simples

2/3

21/01/13

Artigos

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

Receba todas as novidades por e-mail

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6849225-um-modelo-de-jogo-simples

3/3

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Teoria de Claude Bayer Posted by Valter Correia on April 26, 2011 at 6:55 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Um jogo de futebol composto por duas equipas de 11 jogadores que disputam uma bola, procurando fazer o golo. Mas a presena dos jogadores dentro de campo no garante que seja uma partida de futebol. Para que isso ocorra, cada jogador deve com os colegas de equipa e contra os adversrios. um desporto coletivo, que cada vez mais surgem estudiosos que procuram novas formas de rendimento. Claude Bayer um autor francs que desenvolve uma teoria de ensino para desportos coletivos. Segundo ele, as modalidades coletivas tem uma lgica central em comum, expressa pelos princpios operacionais dos desportos coletivos, que determinam as diretrizes tticas aplicadas s referidas modalidades. Para o autor, existem 6 princpios Operacionais, divididos entre princpios operacionais defensivos e princpios operacionais ofensivos.

1. Princpios operacionais ofensivos

1.1 Manuteno da posse de bola - No futebol, o golo no acontece por acaso. Antes de levar a bola at baliza adversria, preciso ter a sua posse. A manuteno cuidada da posse de bola, no s eleva a capacidade de conduo da mesma at baliza adversria, como o adversrio obrigado a jogar em reao para conseguir recuperar a sua posse

1.2 Progresso at ao campo adversrio - Logicamente, se a baliza est no campo adversrio, at no espao adversrio para onde a equipa deve transportar a bola. Como s possvel fazer ponto se a bola for ao encontro da baliza, ento preciso fazer a bola chegar at perto da baliza para tentar fazer o golo.

1.3 Finalizao - considerada uma das trs etapas do processo ofensivo. a etapa mais curta, mas que apenas se concretiza se as duas outras etapas forem bem realizadas. Apenas 2% do processo ofensivo termina com o remate baliza por parte de uma equipa

2. Princpios Operacionais defensivos

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6848640-teoria-de-claude-bayer

1/3

21/01/13

Artigos
2.1 Recuperao da posse de bola - ao mesmo tempo que fundamental circular a bola de forma eficaz para encontrar espaos e caminhos at baliza adversria, tambem muito importante deixar que o adversrio no o faa. Quanto mais depressa a recuperao da bola for feita, menos tempo ter o adversrio para tentar chegar baliza defensidda pela equipa 2.2 Conteno do Avano adversrio - o adversrio no pode avanar no terreno, nunca! No quer dizer que no o consiga fazer, mas se avanar no terreno o menos possvel, menores sero as oportunidades que dispe para tentar fazer o golo

2.3 Defesa da meta - A meta o espao mais importante do campo. No futebol e no futebol de salao, a baliza. No basquetebol, o cesto, e por a fora. Qualquer equipa deve ter o caminho para a prpria meta sempre fechado.

Esta teoria explica que atravs de diferentes desportos coletivos, podem-se ensinar conceitos comuns que podem ser aplicados dentro das especificidade de alguma modalidade em especial. Assim, o autor apresenta o conceito de Tranfert, ou seja, tanferncia de habilidades e sentidos de aces entre modalidades coletivas. Por outras palavras, as experincias passadas deixam no aprendizado uma determinada influncia, alm que este conhecimento pode interferir em alguma modalidade praticada mais tarde.

Segundo Bayer, existem dois tipos de transfert: transfert pr-ativo - aprendizagem anterior modifica aprendizagem presente transfert retroativo - a aprendizagem atual modifica os hbitos adquiridos anteriormente

O treino de futebol, como base para o sucesso da forma de jogar da equipa, pode ou deve ser visto desta forma: primeiro, ensinar os jogadores aquilo que o treinador quer para a equipa (Transfert Prativo). Depois, treinar os conhecimentos adquiridos, ou por outras palavras, praticar o que foi aprendido anteriormente (Transfert Retroativo)

Artigos de Interesse

Ganhe j 200.000! 10 coisas que um atleta deve saber Programao Neurollingustica Para sermos eficazes, basta que sejamos claros

Categories: Teoria Tactica, Psicologia e Comunicacao

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6848640-teoria-de-claude-bayer

2/3

21/01/13

Artigos

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Receba todas as novidades por e-mail

Search

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

Subscrever

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6848640-teoria-de-claude-bayer

3/3

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Conceitos na Organizacao Ofensiva Posted by Valter Correia on April 2, 2011 at 7:10 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) fase: organizao e criao de espaos; fase: aproveitamento dos espaos; fase: finalizao da jogada. A primeira fase, destina-se a organizar a equipa em largura e profundidade, a fim de gerar espaos, de forma a fazer uma sada com a bola dominada. Caracteriza-se por ser feita num espao maior, possibilitando uma melhor circulao de bola, mais controlada, e com melhor domnio das aes. Basicamente, a primeira fase a sada de jogo, e importante estabelecer uma superioridade numrica, gerando sempre linhas de passe ao portador da bola. Vejamos ento que a organizao ofensiva tem trs fases: Vou transferir algum contedo que encontrei, por palavras minhas. uma forma de aprender um pouco. Encontrei um blog, em que o seu autor escreve artigos importantssimos. Tenho aprendido bastante e deviam ir dar uma olhadela: periodizacaotatica.blogspot.com. Ol a todos

No mos podemos esquecer que todos os jogadores so linhas de passe, e que existem linhas de passe mais seguras e outras menos. importante que os jogadores assumam um comportamento de identificao da posio da bola, ou seja, os jogadores adaptam-se estruturalmente, movimentando-se, sem modificar o modelo da equipa, de forma a criar linhas de passe.

Assim, com linhas de passe mais ou menos seguras, reparamos que a direo no a nica caracterstica. Por exemplo:

Preciso: no p dominante; Local: no espao vazio ou jogador; Velocidade: convm ser rpido, evitando demoras at ao seu objetivo; Tenso: ou efeito na bola, permitindo assim um direcionamento ou passe de primeira; Variao: curto ou longo; Variao: rasteiro ou alto.

No podemos esquecer outros conceitos na organizao ofensiva, como:

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6592954-conceitos-na-organizacao-ofensiva

1/3

21/01/13

Artigos

Conduo da bola: o jogador conduz a bola, para atrai o adversrio e criar uma linha nova, em alguns casos atravs de um jogador que fica livre atravs dessa atrao. Tambm importante citar que este conceito pode ser usado para a equipa subir no terreno, sufocando a equipa adversria.

Jogo frente costas: conceito importante na manuteno da posse e conexo entre setores. Significa que os jogadores que esto de costas para o adversrio servem de apoio a quem est de frente.

Jogo entre linhas: conceito fundamental que representado pela mobilidade. Pode ser entre horizontal ou verticalmente. Permite receber a bola sem presso e gerar novos espaos para ligar os setores entre si, atravs de linhas de passe por exemplo.

Velocidade coletiva: a velocidade de circulao de bola, alm da velocidade dos grupos e fluidez horizontal, vertical e diagonal.

Mudanas de ritmo: um conceito importante. Velocidade no pressa, e muitas vezes para ser rpido, necessrio parar a bola, usar poucos toques ou driblar, para que outras coisas aconteam.

Variao de entradas: diz respeito a situaes j programadas objetivando-se por preparar um plano previsvel ao jogador, ou seja, o jogador sabe que vai ocorrer determinada ao ou aes naquela zona do campo.

Timing na desmarcao e passe: caracteriza-se por fazer um passe a um jogador no tempo certo. difcil consegui-lo e envolve a sensibilidade do jogador e do conhecimento especfico, conseguido atravs do treino especfico. Ou seja, os jogadores envolvidos necessitam de perceo e temporizao correta, tanto do que se vai desmarcar como o que vai passar.

So todos conceitos muito importantes. Obrigado a Lus Esteves. J conhecia alguns dos conceitos, mas acabei de melhorar o meu conhecimento ttico, que no se define s por esquemas tticos.

Fiquem bem, abrao

Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6592954-conceitos-na-organizacao-ofensiva

2/3

21/01/13

Artigos

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6592954-conceitos-na-organizacao-ofensiva

3/3

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Velocidade no futebol Posted by Valter Correia on March 28, 2011 at 12:45 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Podemos distinguir, pelo menos, sete velocidades diferentes: a velocidade de percepo: a partir do processo de estmulos visuais e auditivos, o atleta toma decises dependentes da situao em questo; a velocidade de antecipao: capacidade do atleta em prever a evoluo de uma aco; a velocidade de deciso: habilidade de deciso aps analisar uma situao; a velocidade de reaco: a capacidade em reagir a um estmulo ou ou aco prvios; a velocidade do movimento sem bola: capacidade do atleta em executar determinada aco ou aces sem bola (desmarcao, marcao, mudana de direco, etc.); a velocidade de aco com bola: habilidade em executar habilidades tcnicas especficas, na relao com o mbil do jogo; a velocidade de aco de jogo; habilidade para tomar decises durante o jogo e execut-las em relao a caractersticas tcnicas, tcticas e temporais. Geralmente costuma-se dizer que um bom corredor j nasce velocista. Porm, nos desportos colectivos, a velociade no unicamente correr, como no atletismo, mas sim outras velocidades que j vamos ver. Boas

Agora muoto fcil associar aos princpios de jogo e compreender melhot de como e porque efectuada uma aco.

Abrao e obrigado, Valter Correia Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6540841-velocidade-no-futebol

1/2

21/01/13

Artigos

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6540841-velocidade-no-futebol

2/2

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Passes longitudinais e passes transversais Posted by Valter Correia on March 21, 2011 at 6:10 AM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Podemos classificar o passe em dois grandes grupos: passe longitudinal e passe transversal. O primeiro grupo de passes assume direes entre as balizas do campo, ou seja, quando um jogador se coloca no campo virado para uma das balizas, esse tipo de passes feito para a frente ou para trs. O segundo grupo tem direes contrrias, ou seja, quando o jogador assume a mesma posio em frente s balizas, os passes so feitos para o lado. Entendendo como funciona o futebol, no preciso ser treinador ou fazer parte de algum cargo de uma equipa tcnica para compreender que este desporto coletivo, e que o passe a forma como os jogadores comunicam entre si formando a equipa. Sem o passe, o futebol regressaria aos seus tempos iniciais, quando a habilidade tcnica do jogador estava valorizada perante a habilidade coletiva da equipa. Ento, devemos aprofundar e perceber que a definio de passe no futebol a ao de enviar a bola a um companheiro, independentemente da sua fora, direo, distncia ou parte do corpo usada.

Quais so os tipos de passes diferentes?

Google Tradutor

Passe longitudinal

Entendendo que este tipo de passes assume direes entre as duas balizas, um estilo de passe muito usado, seja para criar situaes de finalizao em profundidade ou para ultrapassar toda uma linha de marcao adversria. Os passes mais difceis de realizar e de maior espetculo pertencem a este grupo, uma vez que a capacidade de um jogador em colocar a bola no espao, como no caso dos passes em profundidade, deve ser mais elevada que fazer um passe simples para o lado ou para um colega que est perto. Geralmente, este tipo de passe assume maior perigo de perca de posse de bola, como tambm assume maior probabilidade em criar situaes favorveis finalizao ou progresso da equipa

Tipos de passe pertencentes a este grupo

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6471454-passes-longitudinais-e-passes-transversais

1/4

21/01/13

Artigos

1. Passe em profundidade para criar situao de finalizao 2. Passe em profundidade para libertar a bola da zona de presso 3. Passe recuado, impedindo a presso sobre a bola 4. Passe direto a um jogador, esteja este frente ou atrs do portador da bola

Passe transversal

Este tipo de passes assume direes contrrias ao passe longitudinal. No apresenta tanto risco de intercees como os passes verticais, pois no tem a mesma capacidade em criar situaes de perigo para a equipa adversria, mas em compensao, permite a progresso mais lenta no terreno, que um estilo de movimentao caracterstico de equipas de posse de bola. Para criar situaes de finalizao a partir deste estilo de passe, a equipa deve levar a bola o mais prximo possvel da linha de fundo, que representa situaes de finalizao maios eficazes, embora exija mais trabalho e maior perca de tempo para levar a bola at linha de fundo

Tipos de passe pertencentes a este grupo

1. Cruzamentos da linha de fundo 2. Cruzamentos do meio campo 3. Cruzamentos curtos ou longos 4. Inverso da posio da bola no terreno de jogo 5. Manuteno da posse da bola

Mas, e o passe com direo diagonal?

O passe diagonal apresenta caractersticas dos passes transversais e caractersticas dos passes longitudinais. Os passes diagonais rasteiros, com o objetivo de criar uma situao de finalizao em profundidade ou colocar a bola num novo portador da bola, apresenta as mesmas caractersticas do passe longitudinal. So passes de espetculo e de criatividade. Por outro lado, cruzamentos do meio campo por exemplo, so passes transversais, uma vez que no so individualmente criativos e que podem ser realizados por qualquer jogador que no apresente a mxima preciso de passe, mas de manuteno da posse de bola. Um bom exemplo, ser um passe longo de um lateral esquerdo para um mdio-ala direito.

Artigos relacionados

Aes tcnico-tticas individuais ofensivas: Passe Os 4 espaos-chave do campo 3 tipos de cruzamentos

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6471454-passes-longitudinais-e-passes-transversais

2/4

21/01/13

Artigos

Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 2 Comments

Reply

Valter Correia

10:26 PM on September 15, 2012 Andr says... Valter, belo artigo! Parabns!!!

Ol Andr Obrigado pelo seu comentrio. Fao o que sei e como sei, aprendo com os meus leitores e escrevo para todos. No escrevo tudo correto, mas tambm nada correto Continue a visitar o site, porque eu sei que vai gostar. Um grande abrao amigo

Reply

Andr

10:00 PM on September 15, 2012 Valter, belo artigo! Parabns!!!

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show

novidades por e-mail


3/4

Receba todas as

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6471454-passes-longitudinais-e-passes-transversais

21/01/13
Join the conversation

Artigos
Teoria do Futebol
Curtir Follow @TeoriadoFutebol 31 follow ers

Subscrever

2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6471454-passes-longitudinais-e-passes-transversais

4/4

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Introducao ao Modelo de Jogo Posted by Valter Correia on March 20, 2011 at 6:55 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Por exemplo: como definir um modelo de jogo? comum ver muita gente falar de que equipas jogam melhor que outras, mostram-se o jogo todo a correr, golos, fintas, desmarcaes, manter-se em cima do adversrio. Valoriza os jogadores e isso importante, alm de entusiasmar os adeptos. Mas segundo aquilo que li, concordo imenso que at cito a frase: " O melhor modelo aquele que faz depender o colectivo o menos possvel das individualidades.". Sem dvida. interessante este assunto, pois o futebol evoluiu imenso. H setenta anos praticava-se futebol meramente individualista, com a bola colocada nos extremos e estes corriam. Era futebol moderno para a poca, e no sei dizer se hoje seria um futebol superior ao dos nossos dias, e no conheo quem o saiba dizer. Mas voltando ao assunto, o futebol praticado hoje obriga cada equipa a jogar como equipa, porque o adversrio assim o faz. Gosto, por experincia prpria em desportos individuais, de impor o jogo ao adversrio, ao invs de me deixar jogar. Nos desportos colectivos, apoio esta ideia. O meio campo deve-se ligar defesa e ao ataque, e a defesa ligar-se ao ataque, aplicando princpios de jogo, regras, conceitos e filosofias, formando o modelo de jogo do treinador. Um jogo de futebol o confronto entre duas equipas, orientadas por regras prprias de cada equipa. Essas regras e comportamentos designam-se por princpios defensivos e ofensivos, por mtodos para atacar e para defender, e ainda por processos que auxiliam o comportamento dos jogadores, formando a equipa. todos estes conceitos fazem parte do grupo da Organizao ttica, e formam, em conjunto, aquilo a que chamamos Modelo de jogo

Google Tradutor

E at posso deixar alguns exemplos.

Por exemplo, vejamos o caso de Jorge Jesus no Sport Lisboa e Benfica. Aplica um modelo de jogo de futebol espectculo: Linhas adiantadas, presso alta, muito poucas jogadas individuais, e aproveita as qualidades individuais e colectivas, fortalecendo os dois ao mesmo tempo. Fbio Coentro tem jogado muito, e Saviola tem jogado pouco. O primeiro est em forma e o segundo no? Errado. O modelo de jogo da poca actual valoriza mais o portugus e desvaloriza o Argentino. Ambos os jogadores esto em boa forma, mas a diferena est no modelo de jogo. J no caso do Real Madrid de Jos Mourinho, podemos entender que dentro de campo no existem limites. Cada jogada no mais que um exerccio ou situao em que os jogadores esto preparados e habituados. Mourinho aplica o seu modelo de jogo para ganhar, baseado na periodizao tctica, em que a construo da equipa, por assim dizer, est baseada ou focada no seu modelo de jogo. O treinador portugus aplica bem os princpios de jogo, em que grande parte das situaes no jogo so 1x1 e 2x2. Porm, este modelo, ao contrrio do modelo de Jorge Jesus, no d grande espectculo, no d grande jogo. Dentro do que aplicado no jogo seguindo o seu modelo, os jogadores jogam muito, mas o futebol apresentado tecnicamente no de grande qualidade para o que os adeptos querem ver. Os jogadores so valorizados igualmente. So dois modelos de jogo aprovados.

Em breve aprofundo os assuntos relacionados com modelos de jogo, de forma a estudar e compreender melhor outros conceitos como periodizao e princpios de jogo.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6468041-introducao-ao-modelo-de-jogo

1/2

21/01/13

Artigos

Obrigado, abrao, Valter Correia Categories: Teoria Tactica


1 Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6468041-introducao-ao-modelo-de-jogo

2/2

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Pressing a zona: duas variantes Posted by Valter Correia on March 17, 2011 at 7:45 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Existem, portanto, duas formas de pressionar zona. Podemos chamar de pressing vertical e Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) fcil olhar para o ecr da televiso e perceber quando a equipa est a pressionar alto. Nota-se facilmente que o guarda-redes est adiantado, por vezes, fora da rea. A ideia, receber um passe, e devolv-lo mais rapidamente. Outro aspecto a defesa que est mais subida. Desde a defesa at a linha de fundo da equipa, existe um grande espao. Esse no ocupado por ningum, alm do guarda-redes. uma forma de presso que empurra o adversrio para trs, tentando impedi-lo de trocar a bola ou de seguir por qualquer dos trs flancos. O campo a defender maior, devido ao grande espao nas costas da defesa. O movimento colectivo complexo, em que a gesto do espao deve ser regida por regras que todos compreendam e saibam em que momentos aplic-las, proporcionando assim a manuteno da organizao, da estrutura e operacional da equipa. A ideia, fechar horizontalmente o espao, impedindo o adversrio de explorar qualquer um dos flancos. Compreende-se por isso que, se o adversrio procurar a circulao lateral da bola, a equipa est equilibrada de forma a realizar pressing continuamente. As mudanas de flanco tambm no causam problemas na estrututa da equipa com facilidade. Vejamos ento o pressing vertical. pressing horizontal. As referncias a estudar, sero o comportamento do adversrio, de forma a tomar como exemplo e compreender melhor estes conceitos. De acordo com a filosofia de jogo, estruturas, tipos de marcao, e muitos outros factores de ambas as equipas, recuperar a bola uma tarefa mais fcil ou mais complicada. essencial ter a bola, e estar preparado para us-la de forma efectiva em busca do cumprimento da lgica do jogo. Mourinho defende dois conceitos ou duas premissas fundamentais. Uma delas a valorizao de posse de bola. E com razo. Boas

Quanto ao pressing horizontal:

um pressing vantajoso contra equipas que no circulam bem a bola, e que fazem ataques rpidos sem mudana de flanco, e que explore as costas da defesa. Portanto, nota-se que a equipa flutua, usando a bola como referncia, de forma a ocupar o espao por onde o adversrio procura solues. Geralmente, nota-se um espao vazio num dos flancos, que ser aquele que contrrio ao flanco da bola. O espao fechado verticalmente. Mas neste caso a equipa no to vulnervel

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6443698-pressing-a-zona-duas-variantes

1/3

21/01/13

Artigos
a bolas longas para as costas da defesa, mas mais vulnervel a mudanas de flanco. No entanto, vale relembrar que este estilo de pressing est relacionado com a m distribuio de bola do adversrio.

Google Tradutor

Podemos dizer que o pressing uma forma de defender. So mais interessantes conceitos e estratgias em que a equipa defende a partir da frente, impedindo a bola de chegar defesa, bem como a defesa impede a bola de chegar ao guarda-redes. Mais vale defender a frente e usar quatro defesas e seis jogadores para controlar o jogo, do que usar mais defesas para esperar pelo fim do jogo, encostando a equipa para trs e sofrer um golo a qualquer altura

Obrigado a todos, Valter Correia Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6443698-pressing-a-zona-duas-variantes

2/3

21/01/13
Follow @TeoriadoFutebol 31 follow ers

Artigos
Subscrever Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6443698-pressing-a-zona-duas-variantes

3/3

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Marcacao a zona: algumas referencias Posted by Valter Correia on March 17, 2011 at 7:15 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Uma referncia, a bola. Ao contrrio da marcao homem-a-homem, na marcao zona, os jogadores usam a posio do objecto como referncia. A equipa vai comportar-se independente do adversrio, mas dependente de si. Os jogadores seguem para o lado do campo onde est a bola, mantendo a distncia entre eles. Outra referncia, so os quadrantes. A equipa vai ocupar os quadrantes de maior valor, podendo assim criar situaes de vantagem numrica (2 princpio especfico de jogo em relao defesa). No entanto, mesmo ocupando os quadrantes de maior valor, a equipa est distribuda como que uniformemente por todos os quadrantes. Vale a pena referir que, neste aspecto, a equipa vai deixar mais livre o flanco contrrio ao da bola. Desta vez vou falar das referncias que os jogadores usam para fazer esse tipo de marcao. importante destacar que vou tratar apenas do assunto da marcao zona. Exclui-se, portanto, factores externos. um assunto interessante para ser discutido. J falei anteriormente da defesa zona, da forma como so ocupados os espaos verticais e horizontais. Boas

As linhas de marcao tambm so uma referncia. A estrutura da equipa muito importante. Ainda que estas linhas no "definam" a marcao, tm muito valor, ao passo que mantm a equipa organizada. Significa que os jogadores organizam-se entre si, fazendo referncias uns aos outros.

Concluindo, so referncias para o jogo sem bola. Os jogadores tm de manter um nvel de estrutura equilibrada entre jogo sem bola e jogo com bola, de forma a que essas duas estruturas interajam uma com a outra, potencializando os efeitos. Uma desvantagem, para alguns treinadores, que a marcao por zona pode atingir uma grande velocidade. Porm, na marcao individual, fcil desorganizar a equipa, atravs de movimentos e trocas de jogadores.

Abrao e Obrigado, Valter Correia Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6443632-marcacao-a-zona-algumas-referencias

1/2

21/01/13
Name

Artigos
Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6443632-marcacao-a-zona-algumas-referencias

2/2

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Avancado: jogar de costas para a baliza Posted by Valter Correia on March 14, 2011 at 6:40 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Antes de mais, um avanado jogar de costas para a baliza, d a entender que falso, pois o seu papel Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) fundamental ocupar bem os espaos. Num futebol planificado, importante usar a capacidade individual de um jogador como base para o desenvolvimento das ideias colectivas. No futebol, as medidas do campo no so sempre as mesmas, devido a lei do fora-de-jogo. Assim, conforme a equipa avana no terreno, a largura mantm-se a mesma, mas o comprimento diminui. Neste aspecto, importante saber explorar muito bem os flancos. Porm, essa capacidade no nasce na profundidade das alas. importante saber dar os apoios necessrios aos jogadores que entram de trs com a bola. fazer golos, e no andar mais abaixo no terreno. No entanto podemos usar Falco como exemplo para esse aspecto. Boas algum tempo, aps ter lido um artigo em que fazia referncia ao Lionel Messi como falso 9 no Barcelona, fiquei um pouco apreensivo. Porm agora mais fcil perceber.

habitual, nas equipas que mantm a posse de bola, ver os avanados ter relao com o jogo, antes da relao com o golo. O que importante aqui? importante a esses avanados entrar no jogo da equipa e jogar de costas para a baliza.

Podemos definir por um processo. O jogador desce, entra no jogo da equipa, recebe a bola, segura, abre para um flanco e volta para a rea, espera que a bola, enviada para um flanco, volte para o centro, neste caso para finalizar.

Podemos ver um exemplo: 4x3x3. um sistema tctico com ausncia de um 10. Quando a equipa coloca a bola no meio, a bola est numa zona onde existem mais linhas de posse de bola. A funo de um 10, receber a bola, e organizar o jogo, distribuindo a o jogo. Neste sistema, estamos perante a ausncia de um 10. Portanto, algum de fazer a sua funo. Existem algumas opes: um mdiocentro que sobe, mas deixa espao no meio-campo; um ala, que, aps seguir para o centro do terreno, coberto atrs por um lateral; ou um avanado, que desce o terreno, mas que precisa de saber jogar de costas para a baliza.

Todos os conceitos so importantes. Neste aspecto, em relao ao jogador em questo, torna-se importante a marcao bem efectuada, a equipa impedida de jogar. Cabe equipa procurar solues

Abrao e Obrigado, Valter Correia

Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6413758-avancado-jogar-de-costas-para-a-baliza

1/4

21/01/13

Artigos

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 8 Comments

Reply

Valter Correia

06:02 PM on May 09, 2011 No sou treinador, metade daquilo que ei sei est neste site. Estou a usar este site para postar aquilo que aprendo e dar a conhecer uma informao, que, como disse, dificil de encontrar. Eu mesmo as vezes vejo que chato procurar informaes. Como disse, metodologias de treino sao as periodizaes. Assim de forma resumida, a periodizaao convencional intensifica as carateristicas fisicas dos jogadores. Est ligado a um estilo de jogo que geralmente tem grande intensidade. Requere resistencia. Os jogadores so treinados arduamente. j na periodizaao tatica, como diz o nome, os jogadores nao treinam tanto o fisico, mas as carateristicas taticas. frequente para as equipas que seguem esta metodologia de treino descansarem durante uma partida de futebol com troca de passes ou mantendo a bola longe a propria area sem grandes correrias, pois como o nivel fisico no tao treinado, os jogadores no tem tanta resistencia e fora para aguentar um jogo inteiro a nivel mximo. Quanto ao treino integrado, os jogadores treinam sempre com bola de acordo com o modelo de jogo definido pelo treinador. Neste ltimo ainda estou um pouco de lado e no vou adiantar muito mais. De forma resumida estas so tres metodologias de treino aplicadas, pelo menos, ao futebol. No que eu puder ajudar abrao

Reply

Tiago

05:22 PM on May 09, 2011 J agora aproveito para pedir alguns esclarecimentos sobre metodologias de treino e as suas varias forma, caso seja possvel coloque links e/ou documentos... Periodizao Tactica, Periodizao Convencional, Treino integrado etc...

Reply

Tiago

05:20 PM on May 09, 2011 Tiago says... De nada Valter. No se preocupe que tenho muitas duvidas a colocar ainda (noutros topicos). Ainda muito complicado encontrar informao detalhada, organizada e coerente sobre

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6413758-avancado-jogar-de-costas-para-a-baliza

2/4

21/01/13

Artigos
futebol, para alem de um ou outro site... cumprimentos

Reply

Tiago

05:11 PM on May 09, 2011 De nada Valter. No se preocupe que tenho muitas duvidas a colocar ainda (noutros topicos). Ainda muito complicado encontrar informao detalhada, organizada e coerente sobre futebol, para alem de um ou outro site... cumprimentos

Reply

Valter Correia

03:27 PM on May 09, 2011 Gostava se alguem me explicasse se existe algo melhor do que gostarem do que somos ou daquilo que fazemos. Tiago, obrigado pelo seu agradecimento Continue a visitar o meu site

Reply

Tiago

02:58 PM on May 09, 2011 Obrigado. Fiquei a compreender melhor as diferenas.

Reply

Valter Correia

02:28 PM on May 09, 2011 Boas caro amigo Tiago No sou muito entendido no futebol, pelo menos de forma to aprofundada. Est a confundir uma posio com uma funo. No que trata a um 10, ou mdio ofensivo centro, um jogador que ocupa a penltima linha de marcao, responsvel por organizar o jogo, recebe a bola e distribui. Aquilo que escreveu est correto. Geralmente ocupa o corredor central, logo atrs dos avanados. Funo o trabalho que determinado jogador faz no campo. Um exemplo simples: a funo do avanado marcar golose do Guarda redes defender a baliza. Mas um avanado tambm defende a baliza se o adversrio marcar um canto ou ento o guarda redes tenta marcar golo no caso de ser a sua equipa a marcar um canto, como acontece vrias vezes no ltimo lance dum jogo, em que uma equipa pode fazer diferena significativa no resultado, de forma a empatar ou ganhar o jogo ou impedir que seja eliminado numa eliminatria. No caso do J. Moutinho, este jogador faz esse papel no FC Porto, as no fica espera que lhe passem a bola para distribuir. Faz presso ao adversrio, desce no terreno, recupera bolas. um mdio centro, que geralmente joga descado para a direita. No caso dos momentos ofensivos, ocupa vrias vezes a posio de 10, mas sso no significa que seja um 10. Tal como ele distribui existem sempre lances da equipa azul em que Moutinho no entra. Outros jogadores organizam o jogo de acordo com as regras definidas pelo modelo ou estratgia da equipa,e nenhum deles passa a ser 10. Apenas ocupa aquele espao durante os momentos ofensivos. Mas vale salientar que este jogador faz muitas vezes esse papel devido sua qualidade de passe, distribuio e organizao. Quanto ao 4x3x3, habitualmente no joga com nmero 10. Essa posio faz parte dos mdios. Mas neste esquema ttico, costumam jogar um trinco ou mdio defensivo e dois mdios centros, no caso dum 4x3x3 com tringulo de base alta no meio-campo, ou dois trincos e um mdio centro, com triangulo de base baixa. Neste ltimo caso, como o espao no to ocupado na linha do vertice frontal do tringulo, os alas ou extremos descem para ajudar a defender e j se desenha um 4x2x3x1. Claro que tambm se pde desenhar um triangulo de base baixa com dois mdios centro e um mdio ofensivo, e a sim existe um 10. Mas trs avanados, um mdio ofensivo e s dois mdios mais atrs?

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6413758-avancado-jogar-de-costas-para-a-baliza

3/4

21/01/13

Artigos
Existiria um espao demasiado grande para ser ocupado por apenas dois homens no meio campo, e a equipa no teria muita consistncia no setor intermdio. Isto s uma opinio, mas no futebol no existem regras gerais que definam o posicionamento perfeito, e as opinies dividem-se Obrigado pelo seu comentrio Abrao

Reply

Tiago

09:32 PM on May 08, 2011 A serio?... no existe nenhum 10? No caso do fcp o 10, no meio campo, no papel do moutinho? (receber bola, organizar jogo, distribuir jogo)? obg

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.001 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6413758-avancado-jogar-de-costas-para-a-baliza

4/4

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos O conceito de pressing Posted by Valter Correia on March 14, 2011 at 5:15 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Vamos l ento. Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Se o "pressing" for bem sistematizado e preparado durante os treinos, a equipa vai ocupar racionalmente todos os espaos prximos bola. Assim, o adversrio v o nmero de linhas de passe reduzidas e o espao de jogo muito suprimido. Podemos usar o Barcelona como exemplo. Em vrios momentos de jogo, at d a impresso que a equipa tem praticamente o dobro dos homens em relao ao adversrio. Segundo o seu criador, Rinus Michels, o "Pressing" uma ferramenta tctica, cujo objectivo actuar intensamente sobre o adversrio para recuperar a posse de bola e impedir a iniciativa de jogo do mesmo. Boas Aps um post acerca da diferena entre presso e pressing, deixo agora este, aprofundando o pressing.

O Pressing uma aco defensiva de opresso sobre o portador da bola. A presso sobre o adversrio depende de uma ocupao inteligente e direccionada de todos os espaos necessrios. importante referir que o "pressing" no deve ser feito apenas para impedir que o adversrio jogue, mas para que a prpria equipa jogue. Portanto, aps a recuperao da posse de bola, a equipa deve estar pronta para dar sequncia jogada, ao invs de simplesmente perder a bola.

Existem trs variveis neste conceito: 1. Espao: refere-se regio ou sector do campo onde a aco realizada ou iniciada; 2. Tempo: refere-se ao momento em que se deve iniciar a presso, se numa transio, se num passe, etc; 3. Referncia: elemento de jogo que orienta a presso, se um jogador, a bola, etc; Estas trs variveis so importantes para compreender a aco de pressionar. Independentemente do referencial, a capacidade de pressing depende do nvel de compreenso dos jogadores tm sobre o jogo. Essa compreenso acerca da lgica de jogo depende dum processo pedaggico de treino, com complexidade crescente e actuando conforme o conhecimento do grupo de atletas. O "pressing" um smbolo de futebol moderno. Existe uma teoria em que, para pressionar bem, a equipa tm de pressionar alto. No entanto est errado. O Pressing pode ser bem realizado em bloco baixo ou mdio.

O Pressing alto

Tudo depende da filosofia de jogo, ideias do treinador, caractersticas dos jogadores e do estilo de jogo do adversrio. Simplificadamente, fazer pressionar alto significa adiantar linhas e tentar recuperar a bola em zonas adiantadas, evitando que a equipa recue aps a sua perda, tentando resgat-la onde a perdeu.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6413340-o-conceito-de-pressing

1/3

21/01/13

Artigos
comum destacar-se um jogador para exercer o pressing alto numa primeira instncia, logo aps a perda de bola. Geralmente, so os mdios interiores ou mdios centro. No entanto, o pressing por si s, no produz nada. Deve pressionar-se para jogar, e no jogar para pressionar. Cada jogador deve saber o movimento subsequente sua recuperao.

Costuma-se dizer que o pressing construtivo aquele em que, aps a recuperao da posse de bola, a equipa est de frente para o meio-campo contrrio, controlando assim o jogo e dando profundidade aos seus movimentos. J um pressing destrutivo, aquele que feito lateralmente, em que, aps a recuperao da posse de bola, a equipa est virada para a linha lateral, e apresenta maiores dificuldades em seguir com uma jogada. Neste aspecto, importante ter jogadores com qualidade tctica a nvel de marcao e qualidade tcnica a nvel de passe. Pressing um conceito aplicado ao futebol, digamos, moderno. O Barcelona o melhor exemplo desta caracterstica, que impede o adversrio de ter a bola. Marcar muitos golos no depende dos remates, mas depende mais em ter a bola para efectua-los.

Obrigado a todos, Valter Correia Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.002 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6413340-o-conceito-de-pressing

2/3

21/01/13
Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

Artigos

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6413340-o-conceito-de-pressing

3/3

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Principios de jogo Posted by Valter Correia on March 8, 2011 at 7:40 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) as fases: etapas percorridas no desenvolvimento do ataque e da defesa; os princpios (gerais e especficos): normas segundo as quais os jogadores, no individual ou colectivo, coordenam a actividade no desenvolvimento das fases; os factores: meios que os jogadores utilizam, qualquer que seja a fase do jogo, tendo em conta os princpios; as formas: estruturas organizadoras da actividade durante o jogo e diversas fases. Os princpios especficos representam um conjunto de regras que coordenam as aces dos jogadores. So quatro princpios de ataque, e quatro de defesa. Antes de mais, existem regras ou conjunto de regras de aco e princpios de esto de jogo. Segundo Teodorescu (1984), denominam-se componentes fundamentais da tctica. So eles: Sempre ouvimos falar de princpios de jogo. Mas o que isso? O que engloba? Para que serve? Boas a todos.

Imaginemos um jogador na posse de bola. Tm duas opes: ou procura espao para progredir com a bola, ou remata. Este o primeiro princpio de ataque: a penetrao.

Em resposta, a equipa defensora deve fechar a linha de remate e o espao para progedir. O primeiro princpio de defesa chama-se conteno.

Os riscos so maiores para quem defendo do que para quem ataca. Por isso, a equipa defensora vai acrescentar um jogador um segundo defesa, caso o primeiro seja ultrapassado. Chama-se cobertura defensiva.

A equipa que ataca, fica assim em desvantagem numrica, e portanto precisa de ser restabelecida a igualdade. No segundo princpio de ataque, a cobertura ofensiva, junta-se um segundo atacante.

Esta situao de 2x2 , na teoria, menos vantajosa para a equipa atacante. Portanto, o segundo atacante afasta-se do portador da bola de forma a liberta-lo da cobertura defensiva, tentando refazer a situao de 1x1. Caso o segundo defensor no o acompanhe, est criada uma linha de passe de forma a criar uma situao de 1x0. Este o terceiro princpio de ataque. Chama-se mobilidade.

Entre estas duas alternativas, compete defesa optar pela menos perigosa. O segundo defesa deve acompanhar o segundo atacante, criando situaes de 1x1. Este princpio de defesa chama-se equilbrio.

Resumindo, o ataque tem o objectivo de tornar o jogo mais aberto, com maior profundidade e largura de jogo, de forma a obrigar o adversrio a flutuar, criando-se assim linhas de passe ou dificultar a equipa contrria a criar situaes de desvantagem numrica. O quarto princpio de ataque o espao.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6359570-principios-de-jogo

1/3

21/01/13

Artigos

Por fim, o quarto princpio de defesa, denomina-se concentrao. A defesa deve diminuir o espao e amplitude de jogo, obrigando assim o adversrio a jogar em pequenos espaos, facilitando a cobertura defensiva e criando situaes de vantagem numrica com mais facilidade.

Resumindo, os quatro princpios de ataque so: penetrao, cobertura ofensiva, mobilidade e espao. Por sua vez, os quatro princpios de defesa so: conteno, cobertura defensiva, equilbrio e concentrao.

Assim, quando estiverem a ver um jogo, prestem ateno a estes oito princpios. So muito fceis de decorar e perceber. Outros conceitos como pressing ou conceito de liderana so mais difceis de compreender.

Obrigado a todos Categories: Teoria Tactica


1 Like 1

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 1 Comment

Reply

Nelson Correia continuacao de bom trabalho

07:50 PM on March 12, 2011 tudo dito e explicado... Assim que se quer

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6359570-principios-de-jogo

2/3

21/01/13

Artigos
Teoria do Futebol
Curtir 2.002 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6359570-principios-de-jogo

3/3

21/01/13
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos

Artigos
Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos O jogo em profundidade Posted by Valter Correia on February 28, 2011 at 6:45 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Antes de mais, o que a profundiade? Carlos Alberto Parreira, no seu livro Evoluo Ttica e Estratgia do Jogo", escreveu "No ataque, importante que a equipe tenha, pelo menos, um jogador o mais adiantado possvel, utilizando a profundidade do campo. Este atacante deve sempre procurar ir para cima do ltimo defensor e tentar levar ou empurrar a defesa para trs. Recentemente escrevi um artigo sobre a relao entre defesas velozes e a linha de defesa. A propsito deste post, achei que devia falar de uma das caractersticas tcticas de um avanado, como de toda a equipa em geral: profundidade.

Jogar em profundidade, tem as suas vantagens. Quanto mais a equipa trabalhar a profundiade, mais difcil ser defesa contrria manter-se compacta, da mesma forma que a equipa tem mais espao para trabalhar. Outras vantagens so que a bola mantem-se afastada da nossa baliza, a equipa contrria empurrada para trs, acabando por demorar mais tempo para chegar at nossa baliza, facilitando a nossa reorganizao.

interessante ver vrias equipas a explorar este mtodo/caracterstica, habilitando-as a passes longos para os avanados ou "passes a rasgar", surgindo muitas vezes golos com apenas um ou dois toques na bola.

No entanto, no s o avanado que tenta empurrar a defesa, mas geralmente sim. Existem mais formas de jogar em profundidade, utilizando os extremos por exemplo. comum ver equipas a jjogar com dois avanados, em que a funo de um vir buscar o jogo, e a do outro ficar frente a fazer o jogo sem bola, para no deixar a defesa subir, tambm conhecido de "homem de rea". Categories: Teoria Tactica

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6266421-o-jogo-em-profundidade

1/3

21/01/13

Artigos

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 2 Comments

Reply

Valter Correia

07:18 PM on March 09, 2011 Boas

nekinhu says... assim, o cardozo um bom exemplo, mas no propriamente pela sua velocidade... eu penso que o cardozo um jogador que de avanado tem a sua presena de homem rea, mas tambem a sua estatura... agora assim, o cardoso nao dos jogadores menos velozes, comparado ao helder postiga ou ao liedson ex sporting, o cardoso um homem rpido, o seu defeito nao evidenciar a sua presena entre os defesas adeversrios em situaes de rea.... nao concordo quando se diz que o cardoso e um homem que nao vem buscar jogo, at porque quando o faz, f-lo bastante bem, so acho que devia treinar melhor os remates a 50cm da baliza xD

O Cardozo tem qualidades sem dvida. um jogador de presena na rea sim, mas a sua estatura o seu problema. Faz dele mais lento. Tm um dos melhores ps esquerdo do mundo no que toca a remate, mas no tm p direito, no fantstico de cabea, tm tcnica, mas nada de sobrenatural. O Benfica fica a ganhar com ele, at porque o Cardozo faz golos, mas um azelha nato e acho que no seria difcil arranjar alguem melhor para o lugar dele. No esquecer que por ser lento no seja motivo para jogar bem. Um jogo so 90 minutos. Desses 90, os jogadores apenas tocam na bola em 50 minutos. E os que mais tocam na bola s a tocam por 3 ou 4 minutos, ou seja, resta 85 minutos para fazer o jogo sem bola. um facto muito importante. Abrap

Reply

nekinhu

05:53 PM on March 09, 2011 assim, o cardozo um bom exemplo, mas no propriamente pela sua velocidade... eu penso que o cardozo um jogador que de avanado tem a sua presena de homem rea, mas tambem a sua estatura... agora assim, o cardoso nao dos jogadores menos velozes, comparado ao helder postiga ou ao liedson ex sporting, o cardoso um homem rpido, o seu defeito nao evidenciar a sua presena entre os defesas adeversrios em situaes de rea.... nao concordo quando se diz que o cardoso e um homem que nao vem buscar jogo, at porque quando o faz, f-lo bastante bem, so acho que devia treinar melhor os remates a 50cm da baliza xD

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol

Search

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6266421-o-jogo-em-profundidade

2/3

21/01/13
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Artigos

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show


Follow @TeoriadoFutebol 31 follow ers

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.002 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Join the conversation

Subscrever

P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6266421-o-jogo-em-profundidade

3/3

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Fechar a subida de um lateral Posted by Valter Correia on February 23, 2011 at 5:55 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Existem vrias maneiras de fechar a subda de um lateral, entre elas a basculao e a conteno. Vejamos: J.Pereira sobe, ninguem fica atrs. O Benfica contra-atacava aps recuperar a bola, e aproveitava sempre a extrema esquerda. Se o estilo de jogo no permitisse fechar a subida de Joo Pereira, eu compreendia, mas a jogar em 42-3-1, mais difcil perceber porqu no corrigi-lo, at que foi devido a esse erro que pelo menos um dos golos foi sofrido. Enquanto via o derby Sporting-Benfica, reparei num erro defensivo da equipa verde e branca, durante todo o jogo. Boas

So conceitos de fcil compreenso.

A basculao ou efeito corda no bem uma estratgia de proteger as costas de um lateral que sobe, aplica-se em todo o terreno a todos os jogadores, na defesa zona. Os jogadores seguem o movimento da bola e mantem a distncia entre eles. Por exemplo, a bola vai para o flanco direito. Os jogadores vo organizados para o lado direito do campo, mantendo a distncia entre eles.

uma forma de fechar a defesa. Mas, se eu fosse treinador, s apostava nessa estratgia quando o adversrio est a jogar recuado. preciso ter em ateno que ao subir um lateral, a defesa fica com menos um jogador. Se o adversrio jogar com dois avanados, e explorar bem os extremos, um grande risco, sem fechar com algum na frente.

Interessante ser dizer tambm que a basculao no s usada para fechar na defesa, mas na marcao zona, orientada pelo sentido da bola, os jogadores percorrem o campo para ocupar espaos.

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6239173-fechar-a-subida-de-um-lateral

1/3

21/01/13

Artigos
Esta estratgia tem ainda uma variante, denominada basculao elstica. um estilo adoptado para impedir que a equipa contrria flanqueie o jogo. Enquanto a equipa bascula para um lado, o jogador do lado contrrio no mantm a distncia e mantm-se posicional.

Quanto conteno, outra forma de fechar espao na defesa. Em vez de deixar algum espao nas laterais, deixa espao na frente da defesa. Isto porque, quando algum defesa sa da sua posio original, seja para marcar, subir no terreno, o mdio defensivo ou trinco vai ocupar a sua posio. Sem clubites, Javi Garcia um bom exemplo.

Portanto, na basculao, os jogadores fecham o terreno movimentando-se horizontalmente orientados pela bola, e na conteno um trinco ocupa o espao de um defesa, gnero futebol total.

Acredito que os dois sistemas possam ser usados em conjunto, como por exemplo, a equipa no est organizada, est a sair em contra-ataque pela lateral. Enquanto a equipa est posicionada aps uma basculao para fechar do lado que o lateral subiu, o trinco vai em direco posio do lateral, no v a equipa perder a bola mais a frente e deixar o espao desprotegido.

Continuar a estudar, e a aprender. sempre bom saber um pouco mais, seja do que for.

Um conselho para os mais novos, pois j estive no topo em algumas reas quando frequentava a escola: quando s bom em alguma coisa, as pessoas do-te mais credibilidade, mesmo fora dessa rea.

Obrigado a todos Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol

Search

Receba todas as
www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6239173-fechar-a-subida-de-um-lateral novidades

por e-mail

2/3

21/01/13
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Artigos

novidades por e-mail

Teoria do Futebol
Curtir 2.002 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 Follow @TeoriadoFutebol 31 follow ers teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

Subscrever

P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6239173-fechar-a-subida-de-um-lateral

3/3

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Como jogar 9 contra 11? Posted by Valter Correia on February 21, 2011 at 12:20 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) O que fazer ento com nove jogadores? Jogar com apenas nove jogadores, parece impossvel. O terreno de jogo demasiado grande para ser ocupado por nove jogadores. A manuteno das linhas e equilbrios no nos permitem defender em superioridade numrica e ter elementos suficientes para manter a dinmica ofensiva, para atacar com unidades capazes de criar muitas dificuldades ao adversrio. Com menos um jogador em campo, as coisas j so mais difceis. O comprometimento defensivo deve ser posto em causa; o ofensivo, com alguma astcia e inteligncia, pode ser eficaz. No jogo 11x11 temos todos os referenciais de jogo. Com todos os jogadores disponveis, temos todos as referncias de jogo e a dinmica desportiva preparada nos treinos. Ol a todos

Vou usar como exemplo um jogo entre Rio Ave e Vitria de Guimares. O Rio Ave ficou reduzido a 9 jogadores no minuto 60, e, 8 minutos depois, sofre o segundo golo. Estava em clara desvantagem.

A estratgia foi a seguinte:

Defensivamente, manteve as linhas muito juntas, com os jogadores prximos no meio campo. Formou uma linha de quatro defesas que contriburam e asseguraram a manuteno equilibrada da dinmica defensiva. No entanto, perdeu-se dinmica ofensiva, pois os laterais no subiam, estavam mais posicionais.

No meio campo, manteve-se os trs elementos habituais ( o Rio Ave costuma jogar em 4-3-3). O comportamento dos mdios envolveu grande sacrifcio e grande mobilidade defensiva, pois na ausncia dos extremos para combater os defesas laterais contrrios, os mdios laterais tiveram que ocupar estes espaos.

Na frente, apenas Joo Toms, que, no momento defensivo, fazia o papel de quarto mdio.

Manteve-se assim o equilbrio defensivo. No entanto, o Rio Ave estava a perder.

"Ao ganhar a posse da bola, numa equipa que tem menos duas unidades em campo, parece que no existem companheiros para jogar, porque essencialmente se perdem referncias. O maior perigo nestas situaes pode ser o facto de as equipas perderem o seu equilbrio tctico, em funo de quererem atacar com a normalidade habitual no que diz respeito sua dinmica, e no sabendo por isso que os equilbrios se podem tornar quase impossveis, tornando-se altamente vulnerveis no

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6216921-como-jogar-9-contra-11-

1/3

21/01/13

Artigos
momento de transio defensiva." por Carlos Carvalhal, 2011

Sempre que o Rio Ave ganhava a posse de bola, tentava mant-la at que Joo Toms e um mdio subissem no terreno. Nessa altura, verificou-se sempre uma tentativa de jogo directo para os dois homens da frente, sobretudo para ganhar faltas. Foi assim que conseguiu chegar baliza adversria, e aps uma falta sobre Joo Toms. Apareceu o golo do empate.

Manter a posse de bola, sem abandonar as posies de forma a estar equilibrado na transio ofensiva e procurar passes directos para os jogadores que se posicionem na frente para ganhar faltas parece ser uma excelente forma de combater uma inferioridade numrica deste grau. Defender bem e tentar aproveitar os lances de bola parada.

E quanto equipa que est em superioridade numrica?

Tal e qual como o Vitria de Guimares. Colocou quatro jogadores nos corredores laterais (dois defesas laterais e um extremo de cada lado) de forma a abrir o campo e tentar causar desequilbrios principalmente pela aco dos defesas laterais.. Dois avanados colocados na frente para combater os defesas centro no 1x1. Um mdio defensivo e um ofensivo, e dois defesas centrais.

Foi uma opo, pois tendo em conta as dificuldades sentidas pelos mdios contrrios, quanto mais as bolas entrarem nessa zona e mudarem de flanco, mais desgaste podem acusar e acabam por abrir espaos naturalmente. Por outro lado, com a dificuldade em ocupar espaos, aparecem os desequilbrios Categories: Teoria Tactica
1 Like 1

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail


2/3

Receba todas as

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6216921-como-jogar-9-contra-11-

21/01/13

Artigos
Teoria do Futebol
Follow @TeoriadoFutebol 31 follow ers

Subscrever

Curtir 2.002 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6216921-como-jogar-9-contra-11-

3/3

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Pressao e Pressing: a mesma coisa? Posted by Valter Correia on February 17, 2011 at 5:55 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) fcil entender isto. frequente ver os treinadores a mandar os jogadores pressionar quem tem a bola, se for um adversrio. E at mesmo num jogo de amigos, h sempre algum que diz " vai a bola, tira-lhe a bola". No implica desarmar um jogador. mais ir at a beira dele, impedindo-lhe o espao para fazer uma aco ou de ficar com a posse de bola, ou seja, obrigando ao erro, e s depois vm o desarme. Comeando por falar da presso, partimos do principio que fazer presso fazer uma fora sobre uma rea. No futebol, no mais que atacar o jogador que tm a posse de bola, de forma a recuperar a mesma. Fazer presso e fazer pressing so a mesma coisa? No. So conceitos diferentes. Hoje vou deixar dois posts, e se tiver tempo, deixo mais um. Ol a todos.

No entanto, a presso est contida no pressing. O pressing no nada mais que fazer presso. No entanto tem uma caracterstica. Enquanto fazer presso ir at ao adversrio, impedindo-o de realizar uma aco, seja passe, finta, e posteriormente tentar desarme, pressing est mais relacionado com a velocidade do tempo com que o jogador faz presso, bem como toda a equipa.

Significa que, ao fazer pressing, podemos dizer que a equipa fecha as linhas de passe equipa contrria. Fazer pressing ao jogador com a posse da bola, encurta o espao e o tempo de deciso a esse jogador, da mesma forma que encurta equipa, obrigando esta a movimentar-se para procurar espaos

A ideia da presso, eliminar ou diminuir as possibilidades ao jogador portador da bola. A ideia de pressing, diminuir as possibilidades equipa portadora da posse de bola.

Resumindo, fazer presso faz-se sobre o jogador, o espao efectivo da equipa no referncia, o tempo para a equipa tomar decises no referncia e o princpio operacional predominante da aco recuperar a posse de bola. O pressing faz-se sobre a equipa, so referncias o espao efectivo de jogo e o tempo de deciso da equipa e os objectivos so recuperar a bola, impedir a progresso e proteger o alvo ou cortar as linhas de passe. Em comum, est a diminuio do espao e do tempo ao portador de bola.

Presso e Pressing so conceitos um pouco mais complicados, mas nada por a alm

Abrao a todos

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6185521-pressao-e-pressing-a-mesma-coisa-

1/2

21/01/13

Artigos
Categories: Teoria Tactica
Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

Teoria do Futebol
Curtir 2.002 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6185521-pressao-e-pressing-a-mesma-coisa-

2/2

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos Defesa a zona: espaco vertical e horizontal Posted by Valter Correia on February 17, 2011 at 5:15 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) As vantagens so que, horizontalmente, os espaos so melhor ocupados, tendo em conta que o meio-campo est distribudo uniformemente na horizontal do meio campo. Atravs da basculao, os espaos contrrios ao flanco onde est a bola, so sempre ocupados por algum. Por exemplo, a bola est no nosso meio campo do lado esquerdo, mas h um mdio direito a ocupar o espao contrrio. Comeando pelo 4-4-2, um esquema que tem quatro linhas de marcao (1-4-4-2). Representa vantagens e desvantagens na ocupao de espaos horizontais e verticais respectivamente. Antes de mais, tambm posso chamar de 1-4-3-3 ao 4-3-3 por exemplo, e cada algarismo representa uma linha de marcao, incluindo o guarda-redes Para isso, vou usar dois esquemas tcticos: 4-4-2 em linha e 4-2-2-2 ou meio campo em quadrado. Desta vez decidi falar de como espaos verticais e horizontais so ocupados. Ol a todos

A desvantagem, est no espao entre as linhas de fundo. Havendo poucas linhas de marcao, mais fcil progredir com a bola pelo cho, do que flanquear o jogo, pois verticalmente tem poucos jogadores para ultrapassar. Por outras palavras, enquanto um jogador tem muitos adversrios ao lado, tem poucos pela frente.

Falando ento do 1-4-2-2-2, verificamos logo que temos cinco linhas de marcao. As vantagens so verticais, e as desvantagens horizontais.

Verticalmente, com as cinco linhas de marcao, tm muitos jogadores a ocupar espao para progredir com a bola, seja em drible ou passe. muito difcil ao adversrio progredir com a bola por um flanco ocupado por seis jogadores, entre mdios e avanados.

Horizontalmente, se a equipa flutua para um lado praticamente no deixa ningum no lado contrrio. Por exemplo, a bola est no corredor direito, e a equipa segue nesse sentido. Se ningum se soltar do esquema tctico, vai deixar muito espao livre no corredor contrrio.

As linhas de ocupao verticais e horizontais so pormenores que no fazem um treinador campeo, mas aliados a vrias caractersticas, j do bastante luta a quem quer vencer no final da poca tambm

Um abrao a todos

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6185202-defesa-a-zona-espaco-vertical-e-horizontal

1/2

21/01/13

Artigos
Categories: Teoria Tactica
Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

Receba todas as novidades por e-mail

Teoria do Futebol
Curtir 2.002 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6185202-defesa-a-zona-espaco-vertical-e-horizontal

2/2

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos A linha de defesa: alta por ter defesas rapidos? Posted by Valter Correia on February 16, 2011 at 6:45 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Geralmente, o senso comum, entende que a linha de defesa deve ser alta ou baixa, conforme a velocidade dos defesas: ERRADO. importante qualquer jogador ter uma boa velocidade, como importante ter qualquer caracterstica fsica, tcnica ou tctica bem apuradas. Dito isto, pus-me a pensar e achei o assunto interessante para ser postado. Estava eu a conversar com um amigo meu, sobre o meu Sporting, e dizia eu:" as vezes o Sporting deixa um grande espao entre os defesas e mdios, deviam subir a linha da defesa". e ele responde:" subir a linha? devia descer os mdios para ajudar a defesa, porque esta lenta e no pode deixar muito espao atrs." Hoje vou deixar um pequeno post acerca da linha de defesa, tratando o porqu da linha ser alta ou baixa. Boas a todos

No entanto, subir ou descer a linha no depende da velocidade dos defesas, mas da equipa mais frente: mdios e atacantes.

Estranho no? O segredo est na capacidade da equipa em pressionar a sada de bola do adversrio. Por exemplo, um defesa adversrio est na posse de bola. Se for bem pressionado, ser impossvel aos jogadores da frente serem servidois no espao vazio, como um passe longo a rasgar ou futebol directo (no bem a mesma coisa).

Vejamos este vdeo:

http://videos.sapo.pt/TuedNCa5qltK2t8YMBha

O defesa olha para a frente, passa, Aimar recebe, chuta e com dois toques faz golo.

Aprofundando, no a recuperao da posse de bola que est em primeiro plano, mas o objectivo do adversrio no ter tempo para pensar e procurar um avanado para fazer um passe longo explorando as costas da defesa. Por mais rpido que seja o defesa, se a coordenao entre quem passa e quem recebe for correcta, no h jogador algum que seja capaz de chegar primeiro que o adversrio a uma bola colocada no espao. Isto porque o defesa no s tem de se virar e de arrancar, como quem vai receber a bola j vem de trs em velocidade,

Se formos mais longe, ficamos a saber que:

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6176207-a-linha-de-defesa-alta-por-ter-defesas-rapidos-

1/3

21/01/13

Artigos
- Se no podemos meter a bola na frente pelo ar, vamos pelo cho. Mas pelo cho, vamos at ao meio campo e j alcanamos a linha mais avanada da equipa porque estes se subirem, esto em fora de jogo. Ou seja, a partir da, temos de correr.

No sou f do Barcelona, mas o seu tiki-taka permite chegar longe pelo cho, mantm a posse de bola, enerva os adversrios e faz golos.

Simples, no?

Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

Receba todas as novidades por e-mail

Teoria do Futebol
Curtir 2.002 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

Follow @TeoriadoFutebol

31 follow ers

Subscrever
P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6176207-a-linha-de-defesa-alta-por-ter-defesas-rapidos-

2/3

21/01/13

Artigos

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6176207-a-linha-de-defesa-alta-por-ter-defesas-rapidos-

3/3

21/01/13
Google Tradutor

Artigos
Teoria do Futebol Os nossos livros Mapa do Site Artigos Pensamentos Contacto Forum de debate Programa de Afiliados

Categories
Relatorio de Jogo (22) Teoria Tactica (48) Psicologia e Comunicacao (52)

Artigos

Back to Artigos A linha de defesa e de meio-campo. Posted by Valter Correia on February 9, 2011 at 6:46 PM

Older Entry | Newer Entry

Treinador de Bancada (11) Processo defensivo e ofensivo (14) Treino (30) Resenhas e Publicidade (6) Exercicios (18) Acoes tecnico-taticas (26) Entrevistas (3) Esquemas taticos (8) Principios de jogo (10) Metodos de Jogo (24) Principios dentro e fora do centro de jogo (8) Livros (3) Podemos pensar que se recuarmos a linha defensiva, a equipa contrria vai estar mais impedida de usar jogadores rpidos para passes a rasgar e, posteriormente, situaes 1x0+G, pois estamos a deixar pouco espao nas costas da defesa. Nesta estratgia, entre as linhas de defesa e meio campo, das duas, uma: No entanto, ao manter a bola (no a posse desta) na referida zona, a nossa equipa deve estar preparada para a distribuio de jogo adversria. Se estivermos mal-posicionados, o adversrio pode criar situaes com excelentes hipteses para finalizar, incluindo em 1x0+GR. Podem surgir remates de longe, passes a rasgar, triangulaes, mudanas de flanco. Em geral, o contra-ataque comea em qualquer zona do campo, conforme a bola recuperada. Estudando um adversrio qualquer, e concluindo que este gosta de manter a posse de bola, construir o jogo a partir da posse de bola, e que faz com isso um jogo ofensivo, podemos usar o nosso meio campo defensivo para iniciar o contra-ataque, que ser certamente onde o inimigo mantm a bola. um contra-ataque que necessita de percorrer uma longa distncia, e portanto precisamos de uma transio defesa-ataque rpida, atravs de passes e dribles. Todos sabem que no contra-ataque, recuperamos a bola e contra-atacamos. Mas a estratgia tem os seus prs e contras.

-se a linha do meio campo est adiantada:

- um dos atacantes da equipa contrria pode descer para vir buscar o jogo e tentar uma triangulao para a frente, driblar ou rematar de onde est, pois tem espao para agir e pensar;

- os mdios esto impossibilitados de ocupar tanto espao at a linha da defesa, mas esto melhor posicionados para jogarem (sem bola) no meio campo ofensivo; - podemos usar a distribuio em jogo directo na transio defesa-ataque para contra-atacar - o adversrio pode criar com mais facilidade situaes de vantagem numrica, largura de jogo; - o adversrio encontra dificuldades em encontrar espao nas costas da defesa (se a linha da defesa no subir);

-se a linha est recuada:

- estamos a encostar a nossa equipa muito para trs, e o adversrio tem bastante espao e domnio na maior parte do campo; - os mdios ocupam melhor o espao at linha da defesa, mas praticamente no jogam no meio campo ofensivo (sem bola) - o adversrio procurar usar uma maior largura de jogo para tentar abrir a nossa equipa; - a nossa sada para o ataque, muito lenta, pois s temos os avanados a frente da linha da bola;

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6176147-a-linha-de-defesa-e-de-meio-campo-

1/3

21/01/13

Artigos
- na sada para o ataque, usando o jogo directo para os avanados, a probabilidade de receberem e progredirem com a bola baixa.

Com tantos contras, pensamos: porque no subir a linha da defesa? Para isso,temos de adiantar a linha mdia tambm (nem faz sentido subir a defesa e descero meio-campo) mas entretanto tentamos encostar mais o adversrio; d-mosbastante espao nas nossas costas da defesa para que o adversrio tenha depercorrer um grande espao at a nossa baliza; etc...

Portanto s tratando das linhas de defesa e de meio-campo, j d muito que pensar, dependendo do estilo/estratgia inimiga, isto sem meter ao barulho a marcao, a presso, o nmero de jogadores de cada linha.

Realmente no ser fcil ser treinador. Se no tiver conhecimento tctico, no ser fcil ler o jogo

Postado por Valter Correia em 09-02-2011

Categories: Teoria Tactica


Like 0

Post a Comment

Oops!
Oops, you forgot something.

Oops!
The words you entered did not match the given text. Please try again.

Name Already a member? Sign In Email Message

Post Comment 0 Comments

Teoria do Futebol

TeoriadoFutebol
TeoriadoFutebol Artigo: Conceitos de mobilidade para aplicar no modelo de jogo teoriadofutebol.com/apps/blog/show
34 day s ago reply retw eet fav orite

Search

TeoriadoFutebol Modelo de jogo apoiado no esquema ttico 4-4-2 teoriadofutebol.com/apps/blog/show Join the conversation

novidades por e-mail

Receba todas as

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6176147-a-linha-de-defesa-e-de-meio-campo-

2/3

21/01/13
Follow @TeoriadoFutebol 31 follow ers

Artigos
Subscrever Teoria do Futebol
Curtir 2.002 pessoas curtiram Teoria do Futebol.

P lug-in social do F acebook

Teoria do Futebol Copyright 2012 - Todos os direitos reservados

www.teoriadofutebol.com/apps/blog/show/6176147-a-linha-de-defesa-e-de-meio-campo-

3/3

Vous aimerez peut-être aussi