Vous êtes sur la page 1sur 2

Ontologia

Ontologia (em grego ontos e logoi, "conhecimento do ser") a parte da filosofia que trata da natureza do ser, da realidade, da existncia dos entes e das questes metafsicas em geral. A ontologia trata do ser enquanto ser, isto , do ser concebido como tendo uma natureza comum que inerente a todos e a cada um dos seres. Costuma ser confundida com metafsica.[carece de fontes] Conquanto tenham certa comunho ou interseo em objeto de estudo, nenhuma das duas reas subconjunto lgico da outra, ainda que na identidade.

ndice

1 Histria antiga da ontologia 2 Bibliografia relacionada 3 Ver tambm 4 Ligaes externas

Histria antiga da ontologia


Imagina-se que o conceito de ontologia tenha se originado na Grcia Antiga, tendo ocupado as mentes de Plato e Aristteles em seu estudo. Ainda que sua etimologia seja grega, o mais antigo registro da palavra ontologia em si, a sua forma em Latim ontologia, que surgiu em 1606, no trabalho Ogdoas Scholastica, de Jacob Loard (Lorhardus), e em 1613 no Lexicon philosophicum, de Rudolf Gckel. Estudantes de Aristteles utilizaram pela primeira vez a palavra metafsica (literalmente depois do fsico) para se referir em seus trabalhos docentes como a cincia do ser na qualidade do ser. Segundo esta teoria, ento, ontologia a cincia do ser na medida em que est a ser, ou o estudo dos seres, na medida em que eles existem. Para a ontologia, qualquer coisa que existe vista apenas como algo que , nada a mais do que isso. Mais precisamente, ontologia diz respeito a determinar quais as categorias do ser so fundamentais, e perguntar, e em que sentido, os itens para essas categorias serem ditas que "so". Alguns filsofos da escola platnica alegam que todos os substantivos referem-se a entidades existentes. Outros filsofos sustentam que nem sempre substantivos nomeiam entidades, mas que alguns fornecem uma espcie de atalho para a referncia, para uma coleo de objetos, ou eventos quaisquer. Neste ltimo ponto de vista, mente, pois em vez de referir a uma entidade, refere-se a eventos mentais vividos por uma pessoa. Por exemplo, "sociedade" remete para um conjunto de pessoas com algumas caractersticas comuns, e "geometria" refere-se a um tipo especfico de atividade intelectual. Entre estes plos de realismo e nominalismo, h tambm uma variedade de outras posies; mas em qualquer uma, a ontologia deve dar conta de que palavras referem-se a entidades que no "so". Quando se aplica a este processo substantivos, tais como "eltrons", "energia", "contrato", "felicidade", "tempo", "verdade", "causalidade", e "Deus", a ontologia torna-se fundamental para muitos ramos da filosofia.

Questes ontolgicas tambm foram levantadas e debatidas pelos pensadores nas civilizaes antigas da ndia e da China, e talvez antes dos pensadores gregos que se tornaram associados com o conceito.

Bibliografia relacionada

Fenomenologia do esprito, Georg Wilhelm Friedrich Hegel (1806) O mundo como vontade e representao, Arthur Schopenhauer (1818) Ser e tempo, Martin Heidegger (1927) O ser e o nada, Jean-Paul Sartre (1943) O mito do eterno retorno, Mircea Eliade (1956)

Ver tambm

Gnoseologia Teoria do conhecimento Teoria semitica da complexidade Ontolgica- a filosofia surge quando aparece a metafsica, criada por Aristteles , para denominar o estudo do ser. Estuda aquilo que esta alem da natureza, sobrenatural.. alem da matria, alem da Physys, Sec. V a.c,, Socrates , Plato causa uma ruptura no mundo ocidental ,que comeava a surgir com Parmenides de Eleia, escola de eleatas discutiam a Physys , os elementos fundamentais de tudo que existe, O ser vai se tornar IMANENTE, (Espinoza sec XVII),, Filosofia classsica essencialmente

Metafsica, tentativa de explicar por elementos, FORA IMANENTE FORA IMANENTE CARACTERIZA O PERIODO CLASSICO, Plato separa o Universo nas dimenses Inteligivel e Sensvel, Mundo Espitirtual x Mundo Espititual, PLATo... Epistemilogia.. Platao com ideias Ideias Atemporais, ideias que so imutveis. Dev ir =- vir a ser., Plato e anti Herclito,,, Scrates- e alegria da caverna - maiutica---

Vous aimerez peut-être aussi