Vous êtes sur la page 1sur 63

Departamento de Engenharia Electrotcnica e de Computadores Faculdade de Cincias e Tecnologia da Universidade de Coimbra

Aproveitamentos Hidroelctricos

Elaborado por: - Roberto Jos Cura Martins n. 2007122183 - Tiago Andr Ferreira de Almeida n.2007122249

NDICE

Introduo ...................................................................................................................3 Central hidroelctrica .................................................................................................5 Princpio de Funcionamento ...................................................................................5 Constituio .............................................................................................................6 Classificao das centrais ........................................................................................6 Produo em escala reduzida....................................................................................22 Mini-Hdricas.........................................................................................................22 Turbinas ....................................................................................................................24 Tipos de turbinas ...................................................................................................24 Constituio de uma turbina.................................................................................31 Distino/Eleio....................................................................................................32 Geometria das Barragens .........................................................................................34 Barragens de Beto................................................................................................34 Barragem de aterro ...............................................................................................38 Vantagens e Desvantagens ........................................................................................43 Vantagens...............................................................................................................43 Desvantagens..........................................................................................................44 Ponto de situao em Portugal .................................................................................47 Situao actual no SEN .........................................................................................47 Projectos futuros....................................................................................................54 Curiosidades ..............................................................................................................57 Concluso ..................................................................................................................60 Anexos........................................................................................................................61 Bibliografia................................................................................................................63

Introduo
A energia da gua em movimento foi desde h milhares de anos utilizada para os mais diversos fins. No sculo XX, a produo de hidroelectricidade foi principalmente efectuada atravs da construo de barragens de grande ou mdia capacidade. Nestas constitua-se um "depsito" de gua interrompendo pontualmente o fluxo de gua nos rios. A energia hidroelctrica, como o seu prprio nome indica, a energia da gua transformada em electricidade. A energia solar evapora a gua dos oceanos e dos grandes lagos. Este vapor de gua condensa e transformado em chuva ou neve, alimentando os rios que correm devolvendo a gua sua provenincia. A isto chama-se o ciclo da gua. A gua dos rios tem energia cintica (movimento) e potencial gravtica (pode cair de grandes alturas). Esta energia pode ser convertida em electricidade em centrais que so construdas para aproveitar aqueles dois tipos possveis de energia da gua.

A hidroelectricidade hoje uma das formas tradicionais de produo de energia, considerado um recurso energtico renovvel, isto , a sua fonte, a gua, teoricamente inesgotvel, pois circula na natureza em circuito fechado. Em Portugal a produo hidroelctrica tem um peso significativo no balano energtico, devendo-se a ela uma grande parte da produo nacional de energia. A primeira central hidroelctrica do mundo foi instalada em 1881 no Rio Wey no condado de Surrey (Gr-Bretanha) aproveitando a corrente de gua para produzir electricidade para consumo pblico. Mas a primeira grande central hidroelctrica foi construda em 1895 junto s cataratas do Niagara (Nova Iorque). Apenas uma pequena

fraco da gua das quedas foi aproveitada para fazer mover as duas turbinas com 11.000 cavalos de potncia. Em Portugal, o aproveitamento hidroelctrico mais antigo para uso pblico data de 1891 e foi construdo no rio Cvado, prximo de Penide. Na ilha de S.Miguel encontra-se, ainda hoje, em servio a Central da Vila, na Ribeira da Praia, construda em 1899. No entanto, preciso no esquecer que a produo deste tipo de energia est directamente dependente da chuva. Quando a precipitao mais abundante, a contribuio destas centrais atinge os 40%. Pelo contrrio, nos anos mais secos, apenas 20% da energia total consumida provm dos recursos hdricos. As barragens produzem aproximadamente cerca de 20% de toda a electricidade do mundo. A China ocupa o primeiro lugar do mundo na reserva dos recursos hdricos e possui grande potencialidade na sua explorao. At os fins do ano passado, a capacidade instalada dos grupos de geradores da China foi de 440 milhes de kilowatts, da qual a dos geradores hidroelctricos ocupou apenas 25%. Especialistas prevem que at 2020, o consumo da energia na China dobrar de base no consumo actual. Levando em considerao os recursos energticos e a realidade do Pas, a China tem grande potencialidade na explorao da hidroelectricidade.

Central hidroelctrica
Princpio de Funcionamento
As guas dos rios, em constante movimento adquirem uma energia cintica que pode atingir valores bastantes elevados, se as massas de gua forem grandes. As centrais hidroelctricas aproveitam este facto para produo de energia elctrica; isto , transformam a energia do movimento das guas em energia elctrica. Para que a potncia elctrica produzida seja elevada, h necessidade de aumentar a velocidade das guas. Isso conseguido construindo desnveis artificiais, de tal forma que a gua vai cair de um local a nvel elevado (com a energia potencial elevada) para outro a nvel inferior (com a energia potencial inferior), atingindo grandes velocidades. Esta gua, a grande velocidade injectada sobre as ps de turbinas ligadas a alternadores, atravs dos seus veios, aos quais produzem finalmente energia elctrica.

Da fsica sabe-se que uma massa de gua (m), localizada a uma altura (h), possui uma energia potencial WP.

WP = m g h

Constituio

Classificao das centrais


As centrais hidroelctricas, embora aparentemente iguais entre si deferem quanto a um conjunto de factores, que tem implicaes no valor da potncia produzida, no servio desempenhado e na continuidade da energia fornecida. Assim as centrais hidroelctricas so geralmente classificadas quanto : Potncia, queda til, caudal, tipos de aproveitamento e servio desempenhado.

Queda til

Consoante o valor da altura til (h) da queda de agua, assim podemos classifica-las em:

Designao Alta queda Mdia queda Baixa queda

Altura (h) h >250m 50m h 250m h <50m

Definies: Queda total: Diferena entre as cotas mximas e mnimas de desnvel. Local onde se inicia a queda e onde se realiza a descarga. Queda til: Queda efectivamente aproveitada pelas turbinas.

Caudal mdio

Quanto ao caudal mdio (Q), podem ser classificadas em: Q (m3/s) Q >100 10 Q 100 Q <10

Designao Grande caudal Mdio caudal Pequeno caudal

Clculo do caudal:

Caudal = Seco Velocidade Mdio

Definies: Caudal: o volume de gua que atravessa uma dada rea por unidade de tempo. O caudal definido desta forma chamado caudal volumtrico (por apenas ser analisada a quantidade de fluido em unidades de volume); Caudal Caracterstico Mdio : valor cuja durao do caudal garantida em 100 dias por ano; Caudal mximo: Valor mximo de o caudal num determinado perodo de tempo; Caudal mximo de 10dias: valor em relao ao qual os caudais s so superiores no mximo 10 dias em cada ano; Caudal de Estiagem: Valor em relao ao qual os caudais s so inferiores 10dias em cada ano.

Potncia
Quanto potncia instalada (Pi), podem ser classificadas em:

Designao Central hidroelctrica Pequena central hidroelctrica Mini central hidroelctrica

Pi (MW) >10 <10 <2

A potncia da central hidroelctrica (Pi) pode ser calculada pela variao de energia do sistema (E) em determinado intervalo de tempo (t) e dada pela seguinte expresso:

E P t (m g h) Pi = t V Pi = g h t Pi = g h Q Pi =

Equao 1

Na equao 1, g = 9810 N / m 3 o peso volmico da gua, Q (m /s) o caudal de gua que passa pela central, h (m) a altura de queda til desnvel entre montante e jusante. Se considerarmos o rendimento de transformao (), a potncia que chega s ps da turbina :

P = g h Q
3

parte o peso volmico, que pode ser expresso em kN/m para a potncia vir expressa em kW, nenhuma das grandezas da expresso constante. Esta circunstncia torna o processo de escolha da potncia a instalar, e a sua repartio pelo nmero de grupos, uma operao complexa. O factor que mais influencia a potncia a instalar o caudal, at porque aquele que apresenta um maior espectro de variao. Nem todo o caudal afluente , em geral, aproveitado para obter energia: pode haver limitaes por exigncias de gua para abastecimento ou rega, ou, ainda, pela garantia do caudal ecolgico. Assim, no ser econmico instalar equipamentos que s seriam plenamente aproveitados poucas horas por ano. Por outro lado, tambm no interessa usar as turbinas para uma pequena fraco do seu caudal nominal, porque o rendimento demasiado baixo.

Uma expresso, derivada da equao anterior, muito vulgarizada para o clculo da potncia elctrica, em kW, :

P = 8Q h

Equao 2

O que equivale a tomar para rendimento global de todo o aproveitamento


3

hidroelctrico, o valor de 81,6%. Q (m /s) o caudal nominal e h (m) a altura bruta de queda, suposta conhecida.

O rendimento global, que depende do caudal, o produto dos rendimentos do circuito hidrulico, da turbina, do gerador e do transformador, e ainda inclui os dispndios de energia nos equipamentos auxiliares. Tomar 81,6%, para valor mdio deste rendimento global, demasiado optimista para os pequenos aproveitamentos; nestes casos, ser mais realista contar com valores entre 60 a 70%, e, portanto, o coeficiente da equao 2 dever ser reduzido para 6 ou 7. Uma expresso prtica de clculo a usar para determinar a potncia elctrica (em kW) numa central mini hdrica poder vir:

P = 7Qh

Equao 3

A gama de potncias nominais dos equipamentos existente no mercado discreta, pelo que a opo se far pelo grupo turbina/gerador, de entre os que o mercado oferece, cuja potncia nominal mais se aproxima do valor calculado. A potncia nominal do grupo turbina/gerador define o caudal nominal (atravs da equao 2 ou da equao 3); h, portanto, que proceder correco da estimao inicial do caudal nominal, em face do valor da potncia efectivamente instalada.

Tipos de aproveitamento
Quanto ao tipo de aproveitamento, elas podem ser classificadas em 3 tipos: Centrais a fio-de-gua Centrais de albufeira Centrais de bombagem

Centrais a fio-de-gua

As centrais de fio-de-gua no tm grande capacidade de armazenamento de gua. So definidas como as centrais cujo perodo de esvaziamento da gua armazenada inferior a 100 horas, potncia mxima e sem haver caudais afluentes. Visto a capacidade de armazenamento ser reduzida, as guas afluentes so logo turbinadas ou mesmo descarregadas quando em excesso. Em perodos de grande pluviosidade, chega a haver grande desperdcio de gua e, portanto, de energia.

Barragem de Crestume-Lever

Figura 1 - Central fio-de-gua da Crestuma-Lever (Rio Douro)

Caracteristicas:

UTILIZAES - Energia / Abastecimento / Navegao

LOCALIZAO Distrito - Porto Concelho - Porto Local - Crestuma Bacia Hidrogrfica - Douro Linha de gua - Rio Douro

DADOS GERAIS Promotor - CPPE, C. Portuguesa de Produo de Electricidade, SA Dono de Obra (RSB) - CPPE Projectista - EDP Construtor - Construtora do Tmega, Ld. Ano de Projecto - 1976 Ano de Concluso - 1985

CARACTERSTICAS HIDROLGICAS rea da Bacia Hidrogrfica - 92040 km2 Precipitao mdia anual - 1078 mm Caudal integral mdio anual - 7388900 x 1000 m3 Caudal de cheia - 26000 m3/s Perodo de retorno - 1000 anos

CARACTERSTICAS DA ALBUFEIRA rea inundada ao NPA - 12980 x 1000m2 Capacidade total - 110000 x 1000m3 Capacidade til - 22500 x 1000m3 Nvel de pleno armazenamento (NPA) - 13 m Nvel de mxima cheia (NMC) - 21,5 m

CARACTERSTICAS DA BARRAGEM Beto - Gravidade Altura acima da fundao - 65 m Cota do coroamento - 25,5 m Comprimento do coroamento - 470 m Largura do coroamento - 8,2 m Fundao - Xisto Volume de beto - 205 x 1000 m3

DESCARREGADOR DE CHEIAS Localizao - No corpo da barragem Tipo de descarregador - Sobre a barragem Desenvolvimento da soleira - 241,6 m Comportas - 8 Caudal mximo descarregado - 26000 m3/s Dissipao de energia - Bacia de dissipao

CENTRAL HIDROELCTRICA Tipo de central - Contnua Barragem N de grupos instalados - 3

Tipo de grupos - Kaplan Potncia total Instalada - 108 MW Energia produzida em ano mdio - 366,9 GWh

Centrais de albufeira
As albufeiras possuem grande capacidade de armazenamento de gua, nas suas albufeiras. So definidas como as centrais cujo perodo de esvaziamento superior a 100 horas, potncia mxima e sem haver caudais afluentes. Podem, por isso, guardar a gua durante perodos prolongados, de modo a ser utilizada quando for mais necessria, como por exemplo durante o vero ou em perodos de seca prolongada. Estas centrais podem, por isso, fornecer potencias mais elevadas, em virtude de as guas se encontrarem geralmente em nveis superiores, o que importante quando a potncia total exigida elevada (nas horas de ponta do consumo de energia).

Figura 2 - Esquema do princpio de funcionamento de uma central de Albufeira

Barragem do Torro

Figura 3 - Central de albufeira do Torro (Rio Tmega)

Caracteristicas:

UTILIZAES - Energia

LOCALIZAO Distrito - Porto Concelho - Marco de Canavezes Local - Torro/Alpendurada Bacia Hidrogrfica - Douro Linha de gua - Rio Tmega

DADOS GERAIS Promotor - CPPE, C. Portuguesa de Produo de Electricidade, SA Dono de Obra (RSB) - CPPE Projectista - EDP Construtor - Mota & Companhia/Conduril Ano de Projecto - 1979 Ano de Concluso 1988

CARACTERSTICAS HIDROLGICAS rea da Bacia Hidrogrfica - 3252,1 km2 Precipitao mdia anual - 1273 mm

CARACTERSTICAS DA ALBUFEIRA rea inundada ao NPA - 6500 x 1000m2 Capacidade total - 124000 x 1000m3

Caudal integral mdio anual - 2110800 x 1000 m3 Caudal de cheia - 4150 m3/s Perodo de retorno - 500 anos

Capacidade til - 77000 x 1000m3 Volume morto - 47000 x 1000m3 Nvel de pleno armazenamento (NPA) - 65 m Nvel de mxima cheia (NMC) - 65 m Nvel mnimo de explorao (Nme) - 49 m

CARACTERSTICAS DA BARRAGEM Beto - Gravidade aligeirada Altura acima da fundao - 69 m Cota do coroamento - 69 m Comprimento do coroamento - 218 m Largura do coroamento - 8,35 m Fundao - Granito Volume de beto - 224,415 x 1000 m
3

DESCARREGADOR DE CHEIAS Localizao - No corpo da barragem Tipo de controlo - Controlado Tipo de descarregador - Sobre a barragem Cota da crista da soleira - 54,4 m Desenvolvimento da soleira - 53,50 m Comportas - 5 Caudal mximo descarregado - 4500 m3/s Dissipao de energia Ressalto

DESCARGA DE FUNDO Localizao - Talvegue Tipo - Atravs da barragem Seco da conduta - 2x4,91=9,82m Caudal mximo - 250 m /s Controlo a montante - No Controlo a jusante - Sim
3 2

CENTRAL HIDROELCTRICA Tipo de central - Subterrnea N de grupos instalados - 2 Tipo de grupos - Turbina/Bomba Potncia total Instalada - 146 MW Energia produzida em ano mdio - 228 GWh

Centrais de bombagem
As centrais de bombagem so centrais de albufeira que tm a funo de produzir energia elctrica durante o dia, e bombear a gua para uma albufeira a cota superior durante a noite.

Como se sabe as centrais de fio-de-gua descarregam a agua em excesso ( no pode ser turbinada) quando os caudais so elevadas. Ora, durante a noite, a energia elctrica produzida (principalmente as centrais de fio-de-gua, que esto em funcionamento permanente) frequentemente superior a energia pedida pelos consumidores. Entao, h que aproveitar o excesso de energia produzida para bombear gua para uma albufeira a cota superior, de forma a poder ser utilizada quando necessria (geralmente durante o dia, nas horas de ponta). Para que uma central de albufeira possa funcionar como uma central de bombagem, ela deve ter as seguintes maquinas: Turbina+bomba+mquina sncrona ou grupos reversveis (turbina+mquina sncrona). A mquina sncrona pode funcionar como alternador ou como motor. Quando a central fornece energia elctrica funciona o grupo turbina+alternador. Quando a central bombeia gua funciona o grupo motor+bomba. No caso dos grupos reversveis a turbina pode funcionar nos dois sentidos.

Figura 4 - Esquema do princpio de funcionamento de uma central de bombagem

Figura 5 - Espectro energtico de um dia de uma central de bombagem

Barragem do Alqueva

Figura 6 - Central de bombagem da Alqueva (Rio Guadiana)

Caracteristicas:

UTILIZAES - Reserva / Rega / Abastecimento / Energia

LOCALIZAO Distrito - Beja Concelho - Moura

DADOS GERAIS Promotor - Empresa de Desenvolvimento e Infra-estruturas do Alqueva SA (EDIA)

Local - Alqueva Bacia Hidrogrfica - Guadiana Linha de gua - Rio Guadiana

Dono de Obra (RSB) - EDP - Direco Operacional de Equipamento Hidrulico Construtor - Ace-Somague-Bento PedrosoCubiertas- Dragados Ano de Projecto - 1994 Ano de concluso - 2002

CARACTERSTICAS HIDROLGICAS CARACTERSTICAS DA ALBUFEIRA rea da Bacia Hidrogrfica - 55000 km2 Caudal integral mdio anual - 2851000 x 1000 m3 Caudal de cheia - 12000 m3/s Perodo de retorno - 1000 anos rea inundada ao NPA - 250000 x 1000m2 Capacidade total - 4150000 x 1000m3 Capacidade til - 3150000 x 1000m3 Nvel de pleno armazenamento (NPA) - 152 m Nvel de mxima cheia (NMC) - 154,7 m Nvel mnimo de explorao (Nme) - 135 m

CARACTERSTICAS DA BARRAGEM Beto - Abboda de dupla curvatura Altura acima da fundao - 96 m Cota do coroamento - 154 m Comprimento do coroamento - 458 m Largura do coroamento - 7 m Fundao - Rocha Volume de beto - 687 x 1000 m3

DESCARREGADOR DE CHEIAS Localizao - 2 no corpo da barragem e encontros Tipo de controlo - Controlado Tipo de descarregador - Soleira tipo Wes c/ canal a jusante Cota da crista da soleira - 139 m Desenvolvimento da soleira - 2 x 19 = 38 m Caudal mximo descarregado - 6300 m3/s Dissipao de energia - Trampolim

DESCARGA DE FUNDO Localizao - Incorporada na galeria de derivao provisria Seco da conduta - d 3m Caudal mximo - 160 m3/s

CENTRAL HIDROELCTRICA Tipo de central - P da barragem c/ bombagem N de grupos instalados - 2 Tipo de grupos - Reversveis Turbo/Francis

Controlo a montante Controlo a jusante Dissipao de energia - Trampolim

Potncia total Instalada - 240 MW Energia produzida em ano mdio - 269 GWh

Servio desempenhado
Quanto ao servio desempenhado, podemos classifica-las em: Centrais de Base Centrais de Ponta

Uma central de base uma central que funciona continuamente, durante as 24 horas, com a totalidade ou parte dos seus grupos-alternadores. So, por isso, a base do sistema electroproductor. Uma central de ponta uma central que funciona apenas para cobrir eventuais necessidades energticas nas horas de ponta de consumo. Nem sempre fcil definir, partida, que esta ou aquela central tem de ser uma central de base ou uma central de ponta. Na verdade, o seu tipo de funcionamento (ou servio desempenhado) vai depender de vrios factores, entre os quais: a relao entre a potncia total do sistema produtor e a potncia total exigida pelos consumidores, o tipo de diagrama de carga exigido, a percentagem de potncia instalada por tipo de central (hidroelctrica, termoelctrica classica ou nuclear, solar, elica, etc.) As centais de fio-de-gua fazem geralmente o servio de base, sendo denominadas centrais de base. Quanto as centrais de albufeira, preocupao dos tcnicos responsveis no deixar esvaziar as albufeiras para alm de determinados limites, de modo a haver uma potncia mnima durante os perodos mais secos. Assim estas centrais s entram em funcionamento quando necessrio, nomeadamente para satisfazer as pontas dos consumos, funcionando portanto frequentemente como

centrais de ponta. Estas centrais funcionam tambm como centrais de base quando a pluviosidade bastante grande e as albufeiras se encontram cheias; h por isso necessidade de descarregar a gua.

Produo em escala reduzida


Mini-Hdricas
Caractersticas
A designao de central mini-hdrica usada para designar os aproveitamentos hidroelctricos de potncia inferior a 2MW. Em regra geral as mini-hdricas so centrais de fio-de-gua, logo no sendo possvel grande regularizao de caudal afluente como acontece nas centrais de albufeira. Designao Mini central hidroelctrica Micro central hidroelctrica Pico central hidroelctrica Pi (MW) <2 <0,5 <0,05

As mini-hidricas tm caractersticas bastante prprias comparando com as grandes centrais hidroelctricas: Obra civil orientada para sistemas simples e compactos, com vista a reduzir trabalhos no local; Turbinas normalizadas com bons rendimentos para uma larga gama de regimes de funcionamento; Maior simplicidade de operao com automatizao total; Existe um maior nmero de locais com bom potencial j que se encontram em locais de baixa queda; So utilizadas mquinas assncronas como geradores.

Nas figuras seguintes, esto bem representados diferentes configuraes que este tipo de centrais podem ter:

Figura 7 - Central com canal de aduo e conduta forada, com alta queda e afastada da barragem

Figura 8 - Central apenas com conduta forada, com alta queda e perto da barragem

Figura 9 - Central encastrada na prpria barragem com baixa queda

Figura 10 - Central com canal de aduo e cmara forada, com baixa queda e afastada da barragem

Motivaes
Este tipo de aproveitamento hdrico alm de ter as mesmas vantagens e desvantagens faladas at agora, tem como motivao a elevada eficincia(70% a 90%), uma tecnologia robusta a matura mais de 40 anos, tem taxas de intermitncia suaves(pequenas variaes de dia para dia), e como baseada essencialmente em aproveitamentos de fio-de-gua os seus impactos ambientais no so significativos. Apesar de ser difcil estimar o potencial de explorao mini-hdrica existente em Portugal possvel apontar para valores perto dos 1.000 MW, dos quais entre 500 e 600 MW so concretizveis em poucos anos (at 2010), com uma produo mdia entre 1.500 e 1.800 GWh/ano.

Turbinas
Tipos de turbinas
As turbinas so projectadas para converter a energia (potencial gravtica e cintica) armazenada na gua ou outro fludo em energia mecnica. As turbinas hidrulicas podem ser classificadas em turbinas de aco (funcionam ao ar livre) e em turbinas de reao (funcionam no seio da gua turbinada). As turbinas dividem-se em 3 tipos principais: Plton Francis Kaplan

Cada um destes tipos adaptado para funcionar em centrais com uma determinada faixa de altura de queda. Os fluxos volumtricos podem ser igualmente grandes em qualquer uma delas, mas a potncia ser proporcional ao produto da queda (H) e do fluxo volumtrico (Q). Em todos os tipos h alguns princpios de funcionamento comuns. A gua entra pela tomada de gua, a montante da central que est num nvel superior, e levada atravs de uma conduta at a entrada da turbina. A a gua passa por um sistema de guias mveis, que controlam o fluxo volumtrico fornecido turbina. Para se aumentar a potncia as guias abrem-se, para diminuir a potncia fecham-se. Aps passar por este mecanismo a gua chega ao rotor da turbina. Nas turbinas Pelton, no h um sistema de guias mveis mas sim um bocal com uma agulha mvel, semelhante a uma vlvula. O controlo da vazo feito por este dispositivo. Por transferncia de quantidade de movimento, parte da energia potencial dela transferida para o rotor na forma de torque e velocidade de rotao. Devido a isto a gua na sada da turbina est a uma presso pouco menor que a atmosfrica e bem menor do que a inicial. Aps passar pelo rotor, um duto chamado tubo de suco conduz a gua at parte jusante do rio, no nvel mais baixo. As turbinas Pelton tm um princpio um pouco diferente (impulso), pois a presso primeiro transformada em energia cintica num bocal, onde o fluxo de gua acelerado at uma alta velocidade e em seguida choca com as ps da turbina imprimindo-lhe rotao e torque. Normalmente, devido ao seu alto custo e necessidade de ser instalada em locais especficos, as turbinas hidrulicas so usadas apenas para gerar electricidade. Por esta razo a velocidade de rotao fixada num valor constante.

Turbinas Plton
A turbina Pelton uma das mais eficientes do mundo. uma mquina de impulso, significando isto que usa a segunda lei de Newton para extrair energia do fluxo de gua. A turbina usa um fluxo de gua tangencial, ou seja, a gua flui em direco tangente hlice. Um conjunto de bocais dirige fortes fluxos de gua contra uma srie

de baldes, os quais esto montados na extremidade de uma roda. Cada balde inverte o fluxo de gua deixando-o com menor energia, O impulso resultante faz girar a turbina. A roda de Pelton muito eficiente em aplicaes de grande altura de queda de gua. Um dos maiores problemas destas turbinas, devido alta velocidade com que a gua choca com o rotor, a eroso provocada pelo efeito abrasivo da areia misturada com a gua, comum em rios de montanhas. As turbinas Pelton, devido possibilidade de accionamento independente dos diferentes bocais, tem uma curva geral de rendimento plana, que lhe garante boa performance em diversas condies de operao.

Figura 11 - Prncipio de funcionamento de uma turbina Plton

Para locais de grande queda e pequenos fluxos a Pelton a turbina de eleio. No entanto as rodas de Pelton so feitas em todos os tamanhos. Existem rodas Pelton de vrias toneladas montadas na vertical, apoiadas em chumaceiras a leo em grandes centrais hidroelctricas. As maiores unidades podem chegar aos 200MW. As mais pequenas Pelton podem medir apenas algumas polegadas e so usadas, por exemplo, em aplicaes domsticas. Dependendo do fluxo de gua e do design as rodas Pelton podem operar com quedas to pequenas como 15m e tal elevadas como 1800m.

Em geral, com o aumento da queda, menor volume de gua necessrio para gerar a mesma potncia. Toda a instalao tem a sua prpria configurao de mximo rendimento, velocidade e volume. Normalmente as pequenas instalaes usam turbinas standard e adaptam um gerador a estas. Em grandes instalaes usam um gerador standard e adaptam a configurao da turbina para um determinado torque e volume apropriado a esse gerador.

Figura 12 - Roda Plton

Turbinas Francis
A turbina uma turbina de entrada de fluxo que combina conceitos de fluxo radial e axial. actualmente a turbina de gua mais usada. Pode trabalhar com uma queda de gua desde os 10m at vrias centenas de metros, sendo principalmente usadas para a produo elctrica. A turbina Francis uma turbina de reaco, o que significa que a presso do lquido se altera medida que se move sobre ela, transferindo assim a energia. A turbina est localizada entre a entrada de gua de alta presso e a sada desta a baixa presso, normalmente na base da represa. O canal de entrada espiralizado. Guias conduzem a gua directamente para a hlice. Este fluxo radial actua nas ps da turbina causando a sua rotao. As guias

podem ser ajustadas para diferentes condies de fluxo de modo a permitir um funcionamento eficiente da turbina.

Figura 13 - Turbina Francis acoplada a um gerador

Guias reguladas para menor fluxo

Guias reguladas para maior fluxo

Figura 14 - Interior turbina Francis

O tubo de sada de gua feito de modo a ajudar a desacelerao do fluxo da gua antes que esta atinja o rio.

Figura 15 Princpio de funcionamento da turbina Francis

As grandes turbinas Francis so individualmente desenhadas para cada central de maneira a atingirem o mximo rendimento possvel, tipicamente acima dos 50%. Elas so apropriadas para stios com elevados fluxos e quedas baixas ou mdias. O seu planeamento, produo e instalao muito caro mas elas podem trabalhar durante dcadas. Alm da produo elctrica, elas podem tambm ser usadas na bombagem, ou seja, bombear gua para montante nas horas de baixo consumo elctrico para que possa voltar a ser usada posteriormente nas horas de pico.

Figura 16 - Imagens de turbinas Francis

Turbinas Kaplan
A turbina de Kaplan uma turbina de gua de hlice com lminas ajustveis. Esta turbina era uma evoluo da Francis. A sua inveno permitiu a obteno de potncia em instalaes de baixa queda onde no era possvel usar a Francis. So actualmente usadas em todo o mundo em aplicaes de alto fluxo e de baixa queda. A Kaplan tambm uma turbina de reaco e de entrada de fluxo, tal como a Francis. Alis, a nica diferena entre as turbinas Kaplan e Francis o rotor. Este assemelha-se a um propulsor de navio (similar a uma hlice) com duas a seis ps mveis. Um sistema de mbolo e manivelas montado dentro do cubo do rotor responsvel pela variao do ngulo de inclinao das ps. O leo injectado por um sistema de bombeamento localizado fora da turbina, e conduzido at ao rotor por um conjunto de tubagens rotativas que passam por dentro do eixo.

O accionamento das ps acoplado ao das guias do distribuidor, de modo que para uma determinada abertura do distribuidor corresponde um determinado valor de inclinao das ps do rotor.

Figura 17 - Princpio de funcionamento da turbina Kaplan

As Kaplan tambm apresentam uma curva de rendimento "plana" garantindo bom rendimento numa ampla faixa de operao. Tal como as Francis, o seu desenvolvimento e produo extremamente caro, valendo a sua grande longevidade.

Figura 18 - Imagens de turbinas Kaplan

Constituio de uma turbina


Uma turbina constituda basicamente por cinco partes: Caixa espiral Pr-distribuidor Distribuidor Rotor e eixo Tubo de suco

Caixa espiral
uma tubulao que envolve a regio do rotor. Esta parte fica integrada estrutura civil da central, no sendo possvel ser removida ou modificada. O objectivo distribuir a gua igualmente na entrada da turbina. fabricada com chapas de ao carbono soldadas em segmentos. A caixa espiral liga-se conduta na seco de entrada e ao pr-distribuidor na seco de sada.

Pr distribuidor
A finalidade do pr-distribuidor direccionar a gua para a entrada do distribuidor. composta por dois anis superiores entre os quais so montados um conjunto de 18 a 24 guias fixas, com perfil hidrodinmico de baixo atrito, para no gerar perda de carga e no provocar turbulncia no escoamento. uma parte sem movimento, soldada caixa espiral e fabricada com chapas ou placas de ao carbono.

Distribuidor
O distribuidor composto por uma srie de 18 a 24 guias mveis, accionadas por um mecanismo hidrulico montado na tampa da turbina (sem contacto com a gua). Todas as guias tem o seu movimento conjugado, isto , todas se movem ao mesmo tempo e de maneira igual. O accionamento feito por um ou dois pistes hidrulicos que operam numa faixa de presso de 20 bar (nas mais antigas) at 140 bar (nos modelos mais novos). O distribuidor controla a potncia da turbina pois regula o fluxo da gua. um sistema que pode ser operado manualmente ou em modo automtico, tornando o controle da turbina praticamente isento de interferncia do operador.

Rotor e eixo
O rotor da turbina onde ocorre a converso de energia hdrica em potncia de eixo.

Tubo de suco
Conduta de sada da gua, geralmente com dimetro final maior que o inicial, desacelera o fluxo da gua aps esta ter passado pela turbina, devolvendo-a parte jusante do rio.

Distino/Eleio
A escolha da turbina crucial para o bom rendimento da central, devendo ser feita de acordo com a altura til da queda de gua, caudal e a velocidade especifica da turbina.

Intervalo tpicos de Quedas de gua (H)


Designao Turbina Plton Francis Kaplan Altura (m) 15m< H <1800m 10m< H <350m 2m< H <40m

Velocidade especifica
A velocidade especfica (n), de uma turbina caracteriza a sua forma de uma maneira no relacionada com o seu tamanho. Isso permite projectar uma nova turbina a partir de uma j existente, cuja performance conhecida, apenas alterando a escala. A velocidade especfica tambm o principal critrio na escolha de uma turbina para uma determinada central.

A velocidade especfica de uma turbina fornecida pelo fabricante e refere-se sempre ao ponto de mximo rendimento. Isto permite fazer clculos precisos do desempenho de uma turbina para uma determinada gama de quedas e fluxos.

Figura 19 - Comparao da forma da turbina vs velocidade especfica

ns = n P / H 5 / 4

(parametro dimensionado), n=rpm

Ns =

P/ gH 5 / 4

(parametro no dimensionado),

=velocidade angular (rad/s)

Potncia
A potncia de uma turbina pode ser calculada pela seguinte expresso:

P = Q H g
P Potncia (J/s ou Watts) Densidade da gua ( Kg/m) Q - Fluxo volumtrico (m/s) H Queda (diferena de altura entre as superfcies de entrada e sada da gua, m) g Acelerao da gravidade (9.8 m/s) Rendimento da turbina

O rendimento a fraco da energia total da fonte de energia primria (no caso a gua) que convertida em energia til (no caso potncia de eixo). As principais causas da "perda" de energia nas turbinas so:

- perdas hidrulicas: a gua tem que deixar a turbina com alguma velocidade e esta quantidade de energia cintica no pode ser aproveitada pela turbina. - perdas mecnicas: so originadas por atrito nas partes mveis da turbina e calor perdido pelo aquecimento dos mancais.

Tipicamente as turbinas modernas tm um rendimento entre 85% e 95%, que varia conforme a vazo de gua e a potncia gerada.

Geometria das Barragens


As barragens so feitas de forma a acumularem o mximo de gua possvel, tanto atravs da chuva como tambm pela captao da gua caudal do rio existente. Fazse a barragem unindo as duas margens aprisionando a gua na albufeira (barragem)(represa artificial das guas correntes ou pluviais, para irrigao). A construo de uma barragem tem sempre de passar por quatro etapas fundamentais: o projecto, a construo, a explorao e a observao. No projecto determinado, aps estudos no local e estudos relativos rentabilidade da barragem, o tipo de barragem a construir. Desta forma, podemos dividi-las em dois grupos essenciais relativamente ao material de que so constitudas:

Barragem de beto Barragem de aterro

Barragens de Beto
As barragens de beto so feitas em vales apertados pois a resistncia do beto tem algumas limitaes relativamente ao comprimento da barragem. Apesar de muito resistentes, estas barragens so tambm muito vulnerveis a certos tipos de situaes. Se houver algum erro de projeco e a barragem fender pode ter consequncias

catastrficas. J numa situao de galgamento pela gua da albufeira no to prejudicial. De acordo como transmitem os esforos fundao e a forma como so construdas as barragens de beto podem ser:

Barragem de gravidade Barragem em contrafortes Barragem de arco-gravidade Barragem de arco-abboda Barragem de beto compactado (BCC) Barragem mistas dos tipos anteriores

Barragem de beto de gravidade


As barragens de gravidade transmitem os esforos, como o prprio nome indica por gravidade. Este tipo de barragem caracterstico pelos seus macios trapezidais adequados a regies de topografia suave com vales largos. Apresentam uma seco transversal trapezoidal que lhe confere estabilidade por si s e resistem apenas pelo seu peso requerendo, por isso, em geral um maior volume de beto em comparao com os outros tipos de barragens. Em termos de fundao so bastante exigentes no que diz respeito resistncia dos terrenos, idealmente formados por um substrato rochoso a relativa pequena profundidade.

Figura 20 - Desenho esquemtico de uma barragem de gravidade

Barragem de beto em contrafortes


As barragens de contrafortes correspondem genericamente a barragens de beto gravidade aligeiradas. Estas barragens so constitudas por elementos estruturais transversais seco ou contrafortes, com o objectivo de simultaneamente contribuir para a reduo do volume de beto e diminuio das sub-presses. Em termos de fundao requerem terrenos muito resistentes, uma vez que as foras concentram-se nos apoios (contrafortes). Geralmente so adequadas para regies de topografia suave com vales amplos e elevaes relativamente baixas.

Figura 21 - Desenho esquemtico de uma barragem em contrafortes

Barragem de beto em arco-gravidade (gravidade com curvatura)


As barragens de beto arco-gravidade correspondem genericamente a barragens de beto gravidade aligeiradas e dispostas em planta em arco. As barragens de arco gravidade transmitem os esforos da coluna de gua imposta pelo reservatrio, simultaneamente por gravidade e aos encontros devido ao efeito arco.

Figura 22 - Desenho esquemtico de uma barragem em arco-gravidade

Barragem de beto em arco-abboda


As barragens de beto arco-abboda so as mais complexas do ponto de vista de projecto, anlise e construo uma vez que que se tratam de estruturas muito esbeltas, com curvatura em planta (semelhante s barragens arco-gravidade) e em perfil. Neste tipo de barragem tira-se partido da elevada resistncia da fundao e encontros para diminuir notavelmente o volume de beto usado na barragem. As barragens de arco-abboda caracterizam-se por transmitir os esforos impostos pela coluna de gua aos encontros pelo efeito de arco. Deste modo, no s necessitam de um terreno de fundao altamente resistente, como tambm a garantia de que a orientao e resistncia das descontinuidades nos encontros, seja a adequada para assegurar a estabilidade destes. Podem ser construdas com alturas elevadas e so adequadas em regies de topografia vigorosa com vales apertados.

Figura 23 - Desenho esquemtico de uma barragem em arco-abboda

As barragens de abbodas mltiplas so outro tipo de barragens que podem ser includo nas barragens de arco-abboda uma vez que correspondem a barragens de arcoabbada com mais do que uma abboda. Estas barragens transmitem os esforos da coluna de gua de forma semelhante s barragens de arco, apenas com a diferena que nestas existe mais do que um arco.

Barragem em beto compactado (BCC Beto compactado com cilindros)


Nos ltimos vinte anos tem-se desenvolvido consideravelmente a tcnica do beto compactado com cilindros (BCC). Esta tcnica consiste em construir a barragem em beto utilizando os equipamentos e tcnicas usados na construo de barragens de aterro. O beto coloca-se em camadas de espessura varivel (da ordem dos 30 cm) que so espalhadas com um bulldozer e posteriormente compactadas com cilindros vibradores. As barragens de beto compactado comportam-se, no geral, como as barragens de gravidade podendo apresentar um efeito de arco atravs da adopo de uma geometria curva. A construo deste tipo de barragens bastante vantajosa em relao s tradicionais de beto no s porque o encargo econmico bastante menor (25 a 50% menor que nas barragens de beto convencionais) como tambm o tempo de construo significativamente menor.

Barragem mistas dos tipos anteriores


Neste tipo de barragens caracterstico o emprego de dois tipos de barragem de beto anteriormente descritos, numa mesma barragem. Geralmente a opo por este tipo de barragem devido essencialmente topografia local.

Barragem de aterro
A barragem de aterro uma barragem construda de materiais escavados colocados sem mistura de outros materiais artificiais usualmente obtidos no local da barragem ou nas suas proximidades e normalmente construdas em vales largos. O sistema de construo destas barragens consiste na compactao dos materiais dispostos em camadas de espessura varivel com equipamentos especficos. As barragens de aterro comportam-se de maneira razovel em praticamente todos os tipos de fundao, uma vez que os esforos transmitidos fundao por unidade de rea so menores que nas barragens de beto, e os assentamentos verificados durante e aps a construo no so significativos para comprometer a estabilidade da barragem, devido fcil adaptabilidade do material do aterro.

De acordo com o tipo de material utilizado no corpo da barragem, as barragens de aterro podem ser subdividas em: Barragem de terra Barragem de enrocamento Barragem mista de aterro

Figura 24 - Desenho esquemtico de uma barragem de aterro

Barragem de terra
Este tipo de barragem caracterstico pelo seu macio trapezoidal adequado a regies de topografia suave e vales amplos. Transmite, usualmente, os esforos impostos pela coluna de gua no reservatrio por gravidade. De acordo com o tipo de perfil adoptado, distinguem-se em homogneas e zonadas.

Barragens de terra homogneas As barragens de terra homogneas so caracterizadas pela utilizao de apenas um tipo de material no seu corpo, geralmente de natureza impermevel. Para controlar a percolao atravs do corpo da barragem podem utilizar-se diferentes tipos de drenos (de chamin, p de jusante, horizontal, entre outros. Geralmente este tipo de barragens no atinge alturas muito significativas, sendo adequado a pequenos empreendimentos para abastecimento/irrigao.

Figura 25 - Desenho esquemtico de uma barragem homognea com dreno no p de jusante

Figura 26 - Desenho esquemtico de uma barragem homognea com dreno horizontal ou tapete drenante

Figura 27 - Desenho esquemtico de uma barragem homognea com dreno vertical ou chamin e horizontal

Barragens de terra zonadas No corpo das barragens de aterro zonadas utilizam-se diferentes tipos de materiais extrados de diferentes reas de emprstimo, tirando partido, deste modo, da heterogeneidade dos materiais includos na rea da futura albufeira. Os materiais distinguem-se funo do seu objectivo: ncleo, que constitue o elemento impermeabilizante da barragem; macios estabilizadores, que conferem estabilidade barragem e rgos de drenagem (filtros e drenos).

Figura 28 - Desenho esquemtico de um perfil tipo simplificado de uma barragem de aterro zonada

Este tipo de barragens contitudo basicamente por duas classes de materiais. O ncleo pode apresentar diferentes posies e disposies das quais, so apresentadas apenas duas a ttulo exemplificativo.

Figura 29 - Desenho esquemticodo perfil tipo de uma barragem com ncleo central

Figura 30 - Desenho esquemticodo perfil tipo de uma barragem com ncleo inclinado

Barragem de enrocamento
No caso das barragens de enrocamento, o elemento impermeabilizante pode ser um ncleo interno argiloso, ou o paramento de montante impermeabilizado atravs do emprego de geomembranas, camadas de beto, beto asfltico, beto betuminoso ou chapa metlica.

Figura 31 - Desenho esquemtico de um perfil tipo simplificado de uma barragem com paramento impermeablizado

Figura 32 - Desenho esquemtico de um perfil tipo simplificado de uma barragem de enrocamento zonada

O elemento impermeabilizante pode ser tambm um ncleo interno argiloso que pode assumir diferentes configuraes.

Barragem mista de aterro


Ainda de referir um tipo barragens mistas entre terra e enrocamento, em que os materiais so usados distintamente em aterros diferentes.

Barragens de Mistas (Beto e aterro)

Este tipo de barragens caracterstico pelo emprego de dois tipos de barragem numa mesma barragem. Geralmente comum em locais ou onde h falta de materiais suficientes para a construo apenas de aterros ou vales muito amplos, onde a construo apenas em beto, poderia encarecer e aumentar substancialmente o tempo de construo.

Vantagens e Desvantagens
Vantagens
As vantagens e mesmo benefcios provenientes deste tipo de tecnologia, alm do sector elctrico, podem-se ver em: Sector elctrico Economia Recursos hdricos Agricultura Ambiental/Florestal

Sector elctrico
Recurso renovvel; Do resposta quase imediata s variaes da procura, e consequentemente, um rpido ajuste da produo ao consumo (servio dinmico); Aumentam a fiabilidade do servio, pois permitem uma interveno rpida em situaes de problemas na rede, garantindo assim a continuidade dos fornecimentos; Armazenam grandes quantidades de energia nas albufeiras, o que constitui a forma mais atraente de criar reservas estratgicas de energia elctrica; Os aproveitamentos equipados com bombagem so essenciais e importantes no equilbrio pelo seu modo de operar; O aumento deste tipo de produo de energia contribui para a independncia energtica do exterior (tal como outros tipos de produo); Contribuem para a integrao de fontes intermitentes tais como a energia elica e a energia solar fotovoltaica.

Economia
Criao de condies que permitem, o desenvolvimento regional e fixao da populao; O turismo tambm beneficiado no que toca a actividades de recreio, desportos, campismo, lazer, e mesmo na hotelaria e restaurao.

Recursos hdricos
Aumento da disponibilidade de gua em quantidade, em qualidade para o abastecimento pblico, e outros fins; Diminuio da quantidade e da severidade das cheias e consequentemente dos prejuzos causados por estas;: Possibilidade de estabelecer caudais estivais satisfatrios; Proteco contra a crescente irregularidade climtica prevista.

Agricultura
Permite a diversificao das culturas; Provoca o aumento da produtividade em consequncia de um melhor controlo e aumento da irrigao.

Ambiental/Florestal
Garantia de caudais em perodos crticos; Contribui para a reduo de emisses atmosfricas, cumprindo assim as exigncias do protocolo de Quioto; Permite a diminuio de catstrofes como os incndios, uma vez que, esto criadas as condies necessrias para o reabastecimento de meios areos (cada vez mais eficazes e importantes no combate a incndios); por exemplo, calcula-se que as albufeiras com planos de gua superiores a 2km contribuem com uma reduo de rea ardida num raio de 25km na sua zona da ordem dos 10% -20%.

Desvantagens
A construo de aproveitamentos hidroelctricos, ao promover a edificao de um obstculo transversal ao curso de gua, com a subsequente diviso do habitat em dois compartimentos, altera inevitavelmente as caractersticas ecolgicas da seco da bacia hidrogrfica onde a obra hidrulica se insere. Esta alterao ecolgica e ambiental apresenta algumas desvantagens como:

Efeito barreira actividade migratria Alterao de habitat Alterao no regime de escoamento Alterao da qualidade e dos parmetros fsico-qumicos da gua Risco de predao e doenas

Efeito barreira actividade migratria


A edificao de obras hidrulicas limita os movimentos das espcies migradoras e/ou residentes para montante ou jusante, reduzindo a acessibilidade dos taxa pisccolas a locais fundamentais para completarem o seu ciclo de vida. Esta situao pode provocar o isolamento populacional, compartimentando diferentes classes de idade a montante e jusante (que com o decorrer das geraes poder conduzir ao isolamento gentico), causar desequilbrios na taxa de recrutamento e na estrutura etria, e ainda ser responsvel pelo desaparecimento de certas espcies a montante, sobretudo didromas. O efeito dos obstculo face s rotas migratrias depende da altura imposta, da capacidade locomotora das espcies migratrias e das condies hidrodinmicas sobre e imediatamente a jusante do obstculo, especialmente a velocidade da corrente, a altura da lmina da gua, a configurao dos jactos e a profundidade e turbulncia da massa de gua. Para evitar que estas obras influenciem na actividade migratria cclica dos peixes e ouros animais o homem viu-se obrigado a construir as chamadas passagens para peixes. Em termos genricos, esta estrutura pode ser definida como um caminho artificial, alternativo ao curso de gua onde foi edificada uma barreira, que para a ictiofauna dulaqucola se apresenta intransponvel ou dificilmente supervel. O princpio geral de funcionamento consiste em atrair os peixes migradores a um ponto do sistema fluvial, a jusante do obstculo, e incit-los a deslocarem-se para montante atravs de uma estrutura onde flua gua.

Alterao de habitat
Como o fluxo unidireccional da gua interrompido formam-se zonas de caractersticas lnticas, reduzindo significativamente a heterogeneidade ao nvel dos habitats, alterando igualmente a composio das comunidades pisccolas.

Em funo das flutuaes no nvel da gua verificadas a montante da barreira podem existir variaes morfolgicas e estruturais das margens, com alteraes na constituio da vegetao ripria e aqutica.

Alterao no regime de escoamento


Em cursos de gua submetidos a regulao por obras hidrulicas o regime natural modificado, podendo existir alteraes bruscas de caudais, as variaes sazonais podem desaparecer, o perodo estival sem caudal pode ser prolongado e os picos de cheia eliminados (ou ocorrem mais tarde do que o esperado, apresentando magnitudes inferiores). Em situaes extremas, sobretudo no troo entre a captao e a restituio dos aproveitamentos hidroelctricos, a alterao de caudais poder ser drstica, permanecendo esta seco sem gua. A modificao do regime de escoamentos influencia igualmente a produo de alimento e a existncia de condies para a sobrevivncia de ovos e alevins, devido ao seu arrastamento para jusante.

Alterao da qualidade e dos parmetros fsico-qumicos da gua


A construo de obras hidrulicas induz alteraes significativas na qualidade e nos parmetros fsico-qumicos da massa de gua. Tal facto resulta do seu represamento e de eventuais descargas da albufeira (aquando de limpezas ou obras de manuteno). A reteno de gua modifica as condies de transporte slido preexistente, provocando a sedimentao de material slido a montante do paredo assoreamento da albufeira. A nvel da temperatura, provvel que sofra alteraes na seco fluvial (para montante e jusante) influenciada pela imposio do obstculo, sendo que a natureza e amplitude destas variaes dependem das condies climticas, das caractersticas dos sistemas fluviais e tambm do tipo de obra.

Risco de predao e doenas


A acumulao de uma grande densidade de indivduos em migrao, essencialmente a jusante das barragens, constitui um alvo fcil para predadores pisccolas e mesmo para algumas aves ou mamferos.

Para alm das possveis desvantagens ecolgicas e ambientais que as construes necessrias para haver aproveitamentos hdricos provocam, necessrio focar tambm o facto de que essencial haver um fornecimento regular de gua s centrais hidroelctricas, esse fornecimento provm das barragens, no entanto se no houver gua suficiente armazenada nestas, as centrais no recebero gua e por sua vez no produziro energia. aqui que entra a importncia das condies climatricas nomeadamente da pluviosidade. sabido que quanto mais chove maior ser o armazenamento de gua nas barragens e por conseguinte as centrais podero receber maior quantidade de gua. portanto, a dependncia da pluviosidade, mais uma desvantagem neste tipo aproveitamento para a produo de energia. Por outro lado, infelizmente, os locais disponveis para a construo destes grandes aproveitamentos esto a acabar.

Contudo os aproveitamentos hidroelctricos podem ser feitos em dimenses mais reduzidas, at por vezes, sem recorrer a armazenamento de gua e assim, com impactos bastante reduzidos. Os aproveitamentos em pequena escala so denominados de mini e micro hdricas.

Ponto de situao em Portugal


Situao actual no SEN
Portugal o pas da Europa com maior potencial hdrico por aproveitar, estando a ser apenas aproveitadas metade (46%) das capacidades dos rios , e onde produzida apenas 30% do total de energia. Na figura seguinte esto apresentados os aproveitamentos hidroelctricos existentes neste momento em Portugal:

Figura 33 - Zona Norte (fonte: PNBEPH)

Figura 34 - Zona Sul (fonte: PNBEPH)

No quadro seguinte nos mostrado a capacidade til de armazenamento e potncia hidroelctrica instalada nas principais bacias hidrogrficas nacionais:

Bacia hidrogrfica Lima Cvado Douro Vouga Mondego Tejo Guadiana Sado Mira Ribeiras Algarve Total

Afluncias anuais (hm3) 3000 2300 18500 2000 3350 12000 4500 1460 330 400 47800

Capacidade til das albufeiras (hm3) 355 1142 380 0 361 2355 3244 444 240 341 8862

Potncia hidroelctrica (MW) 652 632 1882 0 290 569 250 0 0 0 4275

Apesar de existirem protocolos a cumprir entre Portugal e Espanha de salientar que os principais rios onde so feitos aproveitamentos hidroelctricos no SEN nascem em Espanha, o que se torna uma desvantagem, j que os nveis de caudal vo depender no s das condies climticas mas tambm de polticas externas ao nosso Pas.

Como j sabe a emisso de energia hidroelctrica depende de diversas condies, tanto a nvel de procura de mercado, como de condies ambientais. No grfico que se segue temos tanto a emisso hidrulica como a energia utilizada nos grupos reversveis:

Figura 35 Grfico de emisso e consumo em bombagem hidrulica (fonte: REN)

No grfico seguinte, apresentada de forma esclarecida a evoluo incostante que Portugal teve nos ltimos dez anos a nvel de investimentos neste tipo de energia:

Figura 36 - Grfico de potncia instalada (fonte: REN)

No que se refere produo hidroelctrica, a situao actual muito diferente da observada nos anos 50 e 60, no decurso dos quais a produo hidroelctrica foi dominante. Nesses tempos as centrais hidroelctricas asseguravam a quase totalidade dos diagramas de carga, com as centrais trmicas a prestarem apoio nos perodos de estiagem (seca). Os trs exemplos de diagramas de carga recentes apresentados, correspondem a um dia de baixa hidraulicidade e alto consumo (30 Janeiro 2006), dia chuvoso de Inverno (14 de Fevereiro 2007), e dia de estiagem (11 Julho 2006).

Figura 37 - Diagrama de carga dirio em dia de baixa Hidraulicidade (fonte: REN)

Figura 38 - Diagrama de carga dirio em dia de alta Hidraulicidade (fonte: REN)

Figura 39 - Diagrama de carga dirio em dia de estiagem (seca); (fonte: REN)

Nas duas figuras seguintes so apresentadas previses para diagramas de carga no ano de 2011 em dias de diferentes caractersticas:

Figura 40 - Diagrama de carga previsto em dia de baixa hidraulicidade

Figura 41 - Diagrama de carga previsto em dia de mdia hidraulicidade

Projectos futuros
Portugal vai aumentar a capacidade instalada a nvel hidroelctrico no pas. Uma das razes mais importantes para se apostar rapidamente e em grande escala no investimento hdrico devido evoluo da energia elica que se comporta como uma energia instvel. Assim ser vantajosa para as situaes, em que, exista excesso de produo de energia e onde ser utilizada para bombear gua com o objectivo de armazenagem. De salientar tambm que a energia hdrica continuar a ser uma energia alternativa e renovvel que graas a uma rpida resposta satisfar a qualidade de servio;

Segundo fontes da REN, e no programa apresentado pelo (PNBEPH) Programa Nacional de Barragens com Elevado Potencial Hidroelctrico, constavam um total de 25 aproveitamentos com elevado potencial hidroelctrico bastante viveis. Os locais inventariados localizavam-se todos a norte do Rio Tejo inclusive, sendo os seguintes: Assureira (Rio Lima); Pvoa e Pinhoso (Rio Vouga);

Asse-Dasse, Girabolhos, e Mides (Rio Mondego); Almourol, Santarm, Erges e Alvito (Rio Tejo); Atalaia, Senhora do Monforte, Pro Martins, Sampaio, Mente, Rebordelo, Foz Tua, Castro Daire, Alvarenga, Castelo de Paiva, Padroselos, Vidago, Daives, Frido e Gouves (Rio Douro).

Figura 42 - Potncia instalada por aproveitamento (fonte: PNBEPH)

Figura 43 - Potncia produzida por aproveitamento (fonte: PNBEPH)

Figura 44 - Capacidade de armazenamento das albufeiras (fonte: PNBEPH)

Neste momento esto aprovadas dez novas barragens que fazem parte do plano nacional que pretende dotar o Pas, ainda antes de 2020, de um total de potncia hidroelctrica de 7000 megawatts (MW). Actualmente Portugal tem uma capacidade instalada de 4800 MW. Esta instalao vai gerar investimentos na ordem dos dois mil milhes de euros incluindo os pequenos aproveitamentos hidroelctricos que lhe estaro associados.

Segundo dados oficiais com estas novas dez, e mais outros projectos j definidos, Portugal dever atingir os 70% da potncia hdrica possvel de tirar partido.

As novas dez localizaes, todas no Norte e Centro do Pas, so Padroselos, Daives, Frido, Gouves e Vidago, na bacia do rio Tmega, Foz Tua, no rio Tua , Pinhoso (Vouga), Girabolhos (Mondego), Alvito (Ocreza) e Almourol (Tejo). As localizaes foram escolhidas de entre as 25 anteriormente faladas.

Com uma potncia de 1100 MW, o destaque vai para a de foz Tua, que com os seus 234 MW passar a ser uma das maiores do Pas, s ultrapassada pela de Alqueva. O investimento previsto de 1100 milhes de euros, a que se juntam os j estimados

para a barragem do Baixo Sabor (cerca de 355 milhes), os reforos de Picote, Bemposta e Alqueva (435 milhes) e outros no especificados, que devero orar cerca de 650 milhes de euros.

O reforo do potencial hdrico nacional uma das vias para a garantia de 45 % de fontes de energia renovveis no produo elctrica em Portugal at 2010.

REFERNCIA Produo de electricidade com base em energias renovveis

METAS ANTERIORES

NOVAS METAS 2007-2010 45% do consumo bruto

39% do consumo bruto

Energia hidroelctrica

46% do potencial 5000 MW em 2010

7000 MW em 2020, 70% do potencial. (5575 MW em 2010)

De frisar ainda que a Energias do Brasil, empresa do grupo EDP, iniciou a construo da Pequena Central Hidroelctrica (PCH) de Santa F. Localizado na cidade de Alegre, Esprito Santo, o empreendimento ter capacidade instalada de 29 megawatts (MW) e energia assegurada de 16,4 MW. At o primeiro semestre de 2010, a Energias do Brasil" espera obter a licena de instalao de 24 pequenas centrais hidroelctricas, com potncia at 30 MW cada uma, que totalizam uma potncia de 538 MW e esto em fase de estudos de viabilidade.

Curiosidades
A Barragem das Trs Gargantas (Three Gorge) a maior central

hidroelctrica do mundo, construda no Rio Yangtz, o maior da China. A obra foi concluda em 20 de maio de 2006, seis meses antes do prazo previsto. Foi aplicado um rgido controlo de qualidade, para garantir que a obra no tenha nenhum risco na sua futura operao. A obra das Trs Gargantas tem como funo a preveno de enchentes,

a gerao de energia, e aumentar a facilidade do transporte fluvial, e por assim ela desempenha um papel importante no desenvolvimento scio-econmico da China.

A construo da Barragem das Trs Gargantas foi iniciada em 1993, e at fins de 2004, quatro turbinas entraram em funcionamento. Em 2009, com 26 turbinas instaladas, a capacidade da barragem dever ser de 18.200 megawatts, e ultrapassar a potncia de Itaipu (Brasil), at ento a maior barragem hidroelctrica em potncia instalada no mundo. O descarregador est projectado para 116110 m/s e vai ser, junto com o da Central Hidroelctrica de Tucuru, no rio Tocantins, o maior do mundo em vazo.

Barragens de Alvenaria, so o tipo de barragens mais antigo construdo em

Portugal. Entre as quais, a ttulo exemplificativo se ilustram as barragens de alvenaria do Covo de Ferro e da Lagoa Comprida, ambas situadas na Serra da Estrela.

Figura 45 - Barragem da Lagoa Comprida e a do Covo do Ferro (Serra da estrela)

As barragens de Burges (Vale de Camba), Vale de Rossim (Gouveia), Penide e Penedo Redondo (Castelo Branco) contituem outros exemplos de barragens de alvenaria. Com o desenvolvimento da tecnologia do beto este tipo de construo de barragens foi abandonado devido ao seu processo de construo moroso e dispendioso.

Concluso
Com o aumento do preo dos combustveis e a crescente preocupao com o ambiente, nomeadamente com emisses de gases poluentes devido, por exemplo, utilizao de combustveis fsseis para gerar electricidade, torna-se cada vez mais necessrio optar por recursos com menor impacto ambiental e de preferncia, renovveis. Uma boa resposta a esta demanda sem dvida a Energia Hidroelctrica. Uma das suas grandes condicionantes o facto de estar muito dependente do factor hidrolgico, pois se no chover, no haver gua armazenada nas albufeiras e logo, no haver capacidade de produo elctrica. No portanto uma fonte de energia elctrica da qual se possa estar exclusivamente dependente. No entanto muito importante, por vrias outras razes. A Hidroelectricidade importante pela sua disponibilidade pois pode-se pr uma central em funcionamento com relativa rapidez e pode-se aumentar ou diminuir a sua produo energtica quase instantaneamente conforme as necessidades imediatas da rede. Desempenha assim um papel bastante importante ao permitir a estabilidade de tenso na rede e aumentando portanto, a fiabilidade do servio prestado ao consumidor. Alm disso, as centrais de bombagem so o nico meio eficaz de armazenamento de electricidade. Em resumo, a Hidroelectricidade, alm de ser um meio de produo energtica sem emisses poluentes e renovvel, possui tambm a capacidade de melhorar a qualidade do sistema elctrico do ponto de vista da eficcia, segurana e mais importante, da fiabilidade.

Anexos
Figura 1 - Central fio-de-gua da Crestuma-Lever (Rio Douro) ..............................................11 Figura 2 - Esquema do princpio de funcionamento de uma central de Albufeira.....................14 Figura 3 - Central de albufeira do Torro (Rio Tmega)..........................................................15 Figura 4 - Esquema do princpio de funcionamento de uma central de bombagem ..................17 Figura 5 - Espectro energtico de um dia de uma central de bombagem ..................................18 Figura 6 - Central de bombagem da Alqueva (Rio Guadiana)..................................................18 Figura 7 - Central com canal de aduo e conduta forada, com alta queda e afastada da barragem ................................................................................................................................23 Figura 8 - Central apenas com conduta forada, com alta queda e perto da barragem ..............23 Figura 9 - Central encastrada na prpria barragem com baixa queda .......................................23 Figura 10 - Central com canal de aduo e cmara forada, com baixa queda e afastada da barragem ................................................................................................................................24 Figura 7 - Prncipio de funcionamento de uma turbina Plton .................................................26 Figura 8 - Roda Plton............................................................................................................27 Figura 9 - Turbina Fancis acoplada a um gerador....................................................................28 Figura 10 - Interior turbina Francis .........................................................................................28 Figura 11 Princpio de funcionamento da turbina Francis.....................................................28 Figura 12 - Imagens de turbinas Francis .................................................................................29 Figura 13 - Princpio de funcionamento da turbina Kaplan......................................................30 Figura 14 - Imagens de turbinas Kaplan..................................................................................30 Figura 15 - Comparao da forma da turbina vs velocidade especfica ....................................33 Figura 16 - Desenho esquemtico de uma barragem de gravidade ...........................................35 Figura 17 - Desenho esquemtico de uma barragem em contrafortes.......................................36 Figura 18 - Desenho esquemtico de uma barragem em arco-gravidade ..................................36 Figura 19 - Desenho esquemtico de uma barragem em arco-abboda ....................................37 Figura 20 - Desenho esquemtico de uma barragem de aterro .................................................39

Figura 21 - Desenho esquemtico de uma barragem homognea com dreno no p de jusante ..40 Figura 22 - Desenho esquemtico de uma barragem homognea com dreno horizontal ou tapete drenante .................................................................................................................................40 Figura 23 - Desenho esquemtico de uma barragem homognea com dreno vertical ou chamin e horizontal ............................................................................................................................40 Figura 24 - Desenho esquemtico de um perfil tipo simplificado de uma barragem de aterro zonada ...................................................................................................................................41 Figura 25 - Desenho esquemticodo perfil tipo de uma barragem com ncleo central..............41 Figura 26 - Desenho esquemticodo perfil tipo de uma barragem com ncleo inclinado..........41 Figura 27 - Desenho esquemtico de um perfil tipo simplificado de uma barragem com paramento impermeablizado...................................................................................................42 Figura 28 - Desenho esquemtico de um perfil tipo simplificado de uma barragem de enrocamento zonada...............................................................................................................42 Figura 33 - Zona Norte (fonte: PNBEPH)...............................................................................48 Figura 34 - Zona Sul (fonte: PNBEPH) ..................................................................................49 Figura 35 - Diagrama de carga dirio em dia de baixa Hidraulicidade (fonte: REN) ................52 Figura 36 - Diagrama de carga dirio em dia de alta Hidraulicidade (fonte: REN)...................52 Figura 37 - Diagrama de carga dirio em dia de estiagem(seca) (fonte: REN) .........................53 Figura 38 - Diagrama de carga previsto em dia de baixa hidraulicidade ..................................53 Figura 39 - Diagrama de carga previsto em dia de mdia hidraulicidade .................................54 Figura 40 - Potncia instalada por aproveitamento (fonte: PNBEPH) ......................................55 Figura 41 - Potncia aproveitada por aproveitamento (fonte: PNBEPH)..................................56 Figura 42 - Capacidade de armazenamento das albufeiras (fonte: PNBEPH)...........................56 Figura 43 - Barragem da Lagoa Comprida e a do Covo do Ferro (Serra da estrela) ................59

Bibliografia

Reviso e actualizao do Trabalho do ano lectivo 2006/2007 Lista de sites: http://www.energiasrenovaveis.com/ http://www.esha.be/index.php?id=4 http://www.inag.pt/ http://www.edp.pt/EDPI/Internet/PT/Group/AboutEDP/default.htm http://www.ren.pt/portal/home.asp http://pt.wikipedia.org/wiki/P%C3%A1gina_principal http://www.historia-energia.com/ http://www.fwee.org/ http://www.edia.pt/portal/page?_pageid=53,1&_dad=portal&_schema=PORTAL http://www.aprh.pt/ http://dn.sapo.pt/media/

Obras consultadas: [Matias, Jos Vagos Carreira], Tecnologias da Electricidade, Didctica Editora, ano 2000, 4. Edio, Volume 1;

Vous aimerez peut-être aussi